PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport - Conserto do freio de mão - botão quebrado

Glaicon
27/08/2011, 09:26
Senhores, em virtude do problema com a quebra do botão do freio de mão ser algo um pouco comum, resolvi criar o tópico dando a solução para o conserto, para que no futuro a busca seja mais facilitada.
Conforme pesquisa, a alavanca nova do freio de mão, no Brasil, custa R$ 509,00.
Pesquisando importação, o custo com frete e taxação faz o preço se aproximar do mesmo valor, desistimulando a compra.
E sem contar com a mão de obra para instalação.
Comprei uma alavanca usada da Laredo, mas o código da peça e alguns fixadores são diferentes.
Dependerá de adaptações cujo resultado pode não ficar bom.
E isto ainda exigirá a retirada do console central do carro, com o risco de quebrar algum fixador ou suporte.
Solução?
Colar!
Ao invés de usar a cola durepóxi, que demora muito para secar, compre POXIPOL 10 minutos.
Ela se intitula como "solda plástica".
Segundo o manual, depois da secagem absoluta, com a dureza que ela fica você pode lixar, cortar com serra ou até furar.
Procedimento:
Deixe seu carro em locar que não precisará manobrar por no mínimo uns 30 minutos.
Imaginando que botão do seu carro quebrou com o freio baixado, que faz a trava do freio soltar e ele não mais funcionará, use um alicate para puxar o eixo interno da alavanca, puxando-a para cima.
Assim, para fazer o serviço deixe o freio no modo acionado.
Pegue o botão e raspe-o bastante por dentro, para que fique áspero o suficiente para aderir bem a cola.
O eixo tende à descer e encostar no acabamento plástico da alavanca.
Use algum objeto por baixo para mantê-lo bem no meio durante os trabalhos.
Misture os dois componentes da cola (são dois tubos) e aplique com a pequeno espátula que acompanha o produto sobre a ponta do eixo e no centro do botão.
Coloque a mola na posição correta (ela é cônica) e coloque-a no local, pressionando o botão.
Com o botão ainda pressionado coloque uma fita adesiva eficiente na alavanca, passando em frente ao botão, de modo que o segure devidamente pressionado.
Depois disto, apesar do produto falar em 10 minutos, por garantia, aguarde 30.
Depois, pode tirar a fita e usar o freio normalmente.
Como as instruções da cola falam em "secagem total em 24h", sugiro usar o carro normalmente, mas sem utilizar o freio de mão nesse período.
E pronto!
Espero que seja útil.:concordo:

RicardoSW
27/08/2011, 11:31
OPa!!!
Estou indo testar....
Abs

Ricardo

andretomasi
27/08/2011, 13:46
Glaicon, show de bola! Mais DIY impossível!

[ ]'s

Reginaldo B
29/08/2011, 17:51
Li em algum lugar que o botão do freio de mão do monza serviria para adaptar, mas não tenho a mínima ideia se isso procede.

Glaicon
30/08/2011, 07:07
Li em algum lugar que o botão do freio de mão do monza serviria para adaptar, mas não tenho a mínima ideia se isso procede.
Até é possível, pois na ponta do eixo é uma rosca.
O que quebra na parte interna do botão é exatamente a parte plástica rosqueável.
Olhando pelas fotos 1 e 3 se observa o pedaço do plástico que ficou preso nele.
Se o botão do freio do monza ou de qualquer outro carro for rosqueável e da mesma bitola, o problema será simples de resolver. :concordo:

Coreh
05/09/2011, 21:30
Achei que esse era problema exclusivo meu. Vou colar é agora!!!

Abração
Coreh

Sinuhe
17/04/2024, 10:55
Resolvi do meu exatamente assim......aprovado!

Glaicon
18/04/2024, 06:21
Resolvi do meu exatamente assim......aprovado!
Nem lembrava mais deste tópico.
Que bom que ainda é útil.:concordo: