PDA

Ver Versão Completa : Check engine



MOCA
09/06/2005, 14:12
pessoal, acendeu uma luz no painel da ranger v6 (chek engine) essa luz so se refere ao motor? pq eu tirei o fusivel que liga a bozina da caixa de fusiveis do motor será que pode ser isso? AJUDA!!!!!!!

MOCA
09/06/2005, 16:02
eai pessoal uma dica, pra quem tiver esse problema na ranger ,tire o cabo da bateria e coloque de novo o check engine ira desaparecer ,pelo menos foi oq aconteceu agora.tomara que não volte a acender

Walter L. L. Casitta
09/06/2005, 17:47
O modulo de controle da injeção eletrônica da sua Ranger detectou alguma anomalia no motor ou agregados. E quando essa luz acende, ao mesmo tempo ele armazena o código de erro referente a essa anomalia na memória que posteriormente pode ser acessada por uma scanner para ajudar a fazer um diagnóstico do problema.

MOCA
09/06/2005, 17:58
Eu sei walter só que isso é o que mais acontece na ranger a gasolina a maioria das vezes isso é um mau contato, na 4cc que eu tive o check engine ficou ligado e eu rodei mais de 20 mil km com ele ligado ,dai eu tive que trocar a bateria e ele apagou .

RangerRed4x4
03/09/2010, 19:17
Tenho uma Ranger 4.0 v6 e após eu ter problemas com o alternador em uma viagem, a luz CHECK ENGINE ativou. Já fiz uma revisão completa no alternador e a luz teimava em não apagar. Levei em uma oficina conceituada aqui de Curitiba e o Scanner apontou problema no sensor de ar (aquele duto que fica em cima do alternador e foi removido para a revisão do mesmo), o sendor de ar foi conectado corretamente e o erro foi apagado com o Scanner, mas depois de rodar uns 10 km a maldita luz acendeu de novo. Voltei na oficina e o scanner acusou "combustível com mistura pobre". Testaram a pressão da bomba de combustível e nada de errado, resetaram a central e apagaram o erro com o scanner. Disseram que se persistir é falha em uma das sondas que medem os gases do escapamento. Rodei uns 15 km e a luz tá apagada. Espero que continue assim ...caso dÊ algum problema eu relato.

Walter L. L. Casitta
03/09/2010, 22:02
...Disseram que se persistir é falha em uma das sondas que medem os gases do escapamento....

Com certeza não será a sonda. Condenar a sonda lâmbida é atestado de incapacidade técnica.

RangerRed4x4
07/09/2010, 13:03
Tenho uma Ranger 4.0 v6 e após eu ter problemas com o alternador em uma viagem, a luz CHECK ENGINE ativou. Já fiz uma revisão completa no alternador e a luz teimava em não apagar. Levei em uma oficina conceituada aqui de Curitiba e o Scanner apontou problema no sensor de ar (aquele duto que fica em cima do alternador e foi removido para a revisão do mesmo), o sendor de ar foi conectado corretamente e o erro foi apagado com o Scanner, mas depois de rodar uns 10 km a maldita luz acendeu de novo. Voltei na oficina e o scanner acusou "combustível com mistura pobre". Testaram a pressão da bomba de combustível e nada de errado, resetaram a central e apagaram o erro com o scanner. Disseram que se persistir é falha em uma das sondas que medem os gases do escapamento. Rodei uns 15 km e a luz tá apagada. Espero que continue assim ...caso dÊ algum problema eu relato.

Já rodei mais 200km e a luz continua apagada. Acho que o problema está resolvido. Boa sorte para os que estão com o mesmo problema.

criparamos
07/09/2010, 16:04
Se o carro tiver GNV é normal a luz acender....

Carlos Jacomini
07/09/2010, 16:42
Desculpe amigo, mas o GNV não é o culpado não!
Check Engine acende quando falta óleo, ou falta combustível no tanque, ou qdo há outro problema ralacionado ao motor.
Então, mesmo se tiver GNV, é melhor verificar porque NÃO É NORMAL!

Carlos Monaco
07/09/2010, 17:54
Desculpe amigo, mas o GNV não é o culpado não!
Check Engine acende quando falta óleo, ou falta combustível no tanque, ou qdo há outro problema ralacionado ao motor.
Então, mesmo se tiver GNV, é melhor verificar porque NÃO É NORMAL!

Desculpa, mas o GNV causa esse tipo de problema sim, qdo pego estrada com a S10 ando 250km até acabar o GNV e coloco na gasolina ela acende a luz de Check, ao meu ver é o módulo que emula a sonda do gas que deve confundir a sonda e da esse erro de leitura. Mas nunca me deu problema a luz acesa.

Quando ando na cidade e mudo para gasolina ela não acende a luz, só ocorre na situação acima.

criparamos
07/09/2010, 23:33
Concordo com vc... mas digo isso por experiencia, tenho GNV no carro da patroa, um vectra 98, qdo entra o GNV acende na mesma hora a luz, ate pq qdo aciona o gas desliga a bomba de gasolina... nao sei se é esse o caso.. nosso amigo nao citou se tem ou nao...

criparamos
07/09/2010, 23:35
Ha sim... me esqueci de dizer... coloquei GNV assim que comprei o carro.. isso vai pra 4 anos no final desse ano.. e sempre foi assim... luz acesa direto.. desligou a bomba de combustivel, acende a luz.... essa luz controla desde funcionamento da bomba ate vela queimada...

vini84
08/09/2010, 10:06
Minha Ranger tem GNV há mais de sete anos. Manutenção preventiva bem realizada, limpeza do cilindro a cada 2 anos (para retirada de acumulo de óleo) e dando partida sempre com gasolina (e sempre rodando ao mesno 1km ao final do dia na gasolina) nunca tive problemas. A luz de 'check engine' nunca acendeu, por conta de uso do gás. Assim, digo: check engine acendeu, pode procurar o problema. Essa história que é por causa do gás é coisa de mecânico preguiçso ou má instalação.

criparamos
08/09/2010, 13:59
Uma pergunta.... qdo vc instalou o gnv, o instalador colocou rela na bomba de combustivel, ta parecendo que naum... pode ser que a bomba esteja querendo abrir o bico... o carro ta fraco na gasolina, oscila em marcha lenta? Qdo se instala o gnv e nao se instala o rele, a bomba fica funcionando direto... sei la... é uma sugestao...

Sylvio Simioni
15/05/2015, 12:57
Boa tarde Pessoal to com uma Grand Cherokee 97, quando instalei GNV no mesmo dia ela acendeu a Luz de Check Ingne, o cara do GNV passou um scaner nela e a Luz apagou na mesma hora......Depois de uns 10 dias a luz voltou a acender e não apagou mais....o carro funciona perfeitamente no GNV e quando passo pra gasolina ele fica engasgando....podem dar uma ajuda sobre isso....obrigado galera