PDA

Ver Versão Completa : Troca de Fluidos Hilux SW4 1999 3.0TD Motor 1KZT

celtics
23/08/2011, 12:42
Boa tarde PEssoal, estarei fazendo essa semana a minha primeira troca dos fluidos da viatura que comprei recentemente, porém ela veio sem o manual, como vou realizar a troca de todos os fluidos gostaria da ajuda dos amigos para me falarem qual os melhores do mercado? segue a lista, e quem puder me ajudar com o Marca, Densidade, etc agradeço desde já!

1 - Óleo no Motor?
2 - Óleo do Diferencial Traseiro?
3 - Óleo do Diferencial Dianteiro?
4 - Óleo da Caixa de Redução 4x4?
5 - Óleo da Caixa de Marchas?
6 - Fluido de Freios?
7 - Fluido de Direção?
8 - Fluido de Radiador?

Será que esqueci de algum?
Obrigado e fotos em breve, agora com as black wheels

Supercharger
23/08/2011, 13:45
A minha não é diesel, então vou colocar só o que tem em comum:

Diferencial Dianteiro: Óleo para engrenagens hipóides API GL-5 75W90.
Diferencial Traseiro: Óleo para engrenagens hipóides API GL-5 SAE 90, se não tiver LSD. Se tiver, tem que ser óleo para LSD.
Caixa de Transferência: API GL-4 or GL-5 SAE 75W90. Já ouvi dizer que o GL-5 na transferência pode deixar os engates meio bruscos, mas como no manual está especificado, eu preferi ter diferenciais e transferência usando o mesmo óleo para simplificar a manutenção.
Direção Hidráulica: ATF DEXRON® II or III.

Motor e caixa mecânica vou ficar te devendo.

feitosac
23/08/2011, 22:52
Complementando, na minha SW4 2001 3.0 TD uso,
Oleo de Motor, BR Top Turbo, 15w40
Oleo de caixa de marcha, o mesmo da caixa de transferencia e diferencial dianteiro (especificado acima, se nao encontrar 75w90, pode usar 80w90)
Fluido de freios peça para o mecanico conferir o que ja esta no circuito e acompanhe, evite misturar DOT3 com DOT4, na duvida pelo ano deve ser DOT3
Fluido de radiador o melhor é original Toyota, eu uso Bardhal Radcool concentrado, proporçao 40% fluido para 60% de agua de preferencia use agua sem cloro.
Como dica, pelo ano troque a valvula termostática não é tao cara assim, veja a KM com relaçao a correia dentada se nao precisa trocar
Abs.:p

celtics
24/08/2011, 10:31
Obrigado pessoal, ela está no mecânico dando a revisão....tá sendo trocado bastante coisa.
No diferencial trazeiro tem o adesivo: LSD Only, o mecânico disso que óleo LS é a mesma coisa....sei que não né, porém a função do óleo LS tem a mesma do LSD?
obrigado

Emerson Höpner
24/08/2011, 12:27
Colegas Toyoteiros, tenho um primo que é mecânico em Itajaí - SC e presta serviços para concessionárias Toyota e Mitsubishi. Conversei com ele a uns dias atrás e, entre outras informações interessantes, ele me disse que óleo é Castrol. (ponto) As autorizadas enviaram pra ele inclusive algumas recomendações onde aparecem classificados os óleos (por estrelas) e o óleo BR não é recomendado porém pode ser utilizado. Os recomendados ficam entre Castrol, Havoline entre poucos outros. Agora, o que mais me surpreendeu é que a troca de óleo para os motores acima de 100.000 km é feita com metade de óleo (Castrol Tection 15W40) e outra metade de aditivo Castrol Rx. Segundo ele isso é infomação "sigilosa" das concessionárias e mesmo ele que já tem mais de 25 anos de experiência só ficou sabendo disto quando começou a trabalhar com as mesmas.
Agora a última, e por favor não estou criticando ninguém pois eu também fazia isto, a troca do óleo (nas condições acima) é a cada 10.000km, e segundo ele antes disso é jogar dinheiro fora.

Se alguém tiver contato com pessoal de manutenção de alguma concessionária podia verificar a questão do Rx?

celtics
24/08/2011, 13:01
Agora, o que mais me surpreendeu é que a troca de óleo para os motores acima de 100.000 km é feita com metade de óleo (Castrol Tection 15W40) e outra metade de aditivo Castrol Rx. Segundo ele isso é infomação "sigilosa" das concessionárias e mesmo ele que já tem mais de 25 anos de experiência só ficou sabendo disto quando começou a trabalhar com as mesmas.
Rapais fala mais ae desse sigilo!!!

Emerson Höpner
24/08/2011, 19:10
Pois é, na próxima troca vou fazer com ele e usar 3,5l de Castrol Tection 15W40 + 3,5l de Castrol Rx (RX Viscus 25W60 - Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Motores Diesel - Castrol Ultramax Viscus (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025336&contentId=7047398)). Deixar claro que estou falando de uma Hilux SW4 3.0D 1998, para outros modelos e versões a quantidade de óleo pode ser outra conforme o volume do cárter...
Segundo o meu primo, que faz muita manutenção em picapes e suv a diesel, ele tem clientes que chegam a rodar quase 10.000km por mês e trocam óleo sempre com esta configuração.
Além disso, ele deixou claro o que muitos já comentaram sobre radiadores: chegou nos 100.000 km -> trocar a valvula termostática e fazer uma limpeza no sistema.

J.Carlos
26/08/2011, 10:46
Pois é, na próxima troca vou fazer com ele e usar 3,5l de Castrol Tection 15W40 + 3,5l de Castrol Rx (RX Viscus 25W60 - Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Motores Diesel - Castrol Ultramax Viscus (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025336&contentId=7047398)). Deixar claro que estou falando de uma Hilux SW4 3.0D 1998, para outros modelos e versões a quantidade de óleo pode ser outra conforme o volume do cárter...
Segundo o meu primo, que faz muita manutenção em picapes e suv a diesel, ele tem clientes que chegam a rodar quase 10.000km por mês e trocam óleo sempre com esta configuração.
Além disso, ele deixou claro o que muitos já comentaram sobre radiadores: chegou nos 100.000 km -> trocar a valvula termostática e fazer uma limpeza no sistema.
______
RX Viscus 25W60

http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/images/products/prod_CastrolUltramaxViscus_375x142.jpg

Proteção para veículos com mais de 5 anos de uso.
Lubrificante multiviscoso com exclusiva tecnologia VISCUS, especialmente desenvolvido para melhorar a performance dos veículos comerciais com mais de 5 anos de uso, ou alta quilometragem e consumo elevado de lubrificantes.
* Exclusiva tecnologia VISCUS, que confere eficaz vedacão das folgas do motor.
* Viscosidade 30% maior comparado a óleos 15W40 em altas temperaturas, formando uma película de lubrificação mais espessa neste momento crítico de funcionamento do motor.
* Menor consumo: Mantém o nível do óleo por mais tempo diminuindo reposição.
* Mais pressão: Mantém a pressão do óleo garantindo máxima potência.
SAE 25W-60

CF-4
__________________________________________________ _____________________________

Será que vale a pena a dica do colega forista, misturando na porporção de 50% com o tection ?
Com a palavra os experts.....

ZZ Top
31/08/2011, 10:41
Pessoal, irei trocar o oleo da minha Sw99 , fiquei interessado nessa receita do castrol tection com o castrol rx , vou trocar e colocar este pela primeira vez, minha Sw99 ta com 210mil km, motor originalzinho nunca aberto, depois que usar alguns km posto aqui as primeiras impressões. E tenho uma hilux 2.8d 95 será que essa receita tbm é indicada ? acredito que sim, usando a mesma proporção de meio a meio, mas se alguem souber mais detalhes para o 2.8 aceito sugestões.
E tenho duvida ainda qual oleo para o dif. LSD ???
Obrigado a todos pelas dicas !

dpab
31/08/2011, 13:05
Fico preocupado quando leio essas coisas...
Misturar óleos de especificações diferentes, com viscosidades diferentes, e sem um estudo realizado por engenheiro químico ?
Eu não faria isso...
Afinal a tecnologia e a pesquisa empregadas nos lubrificantes são exaustivamente testadas em laboratórios, sob a supervisão de profissionais que conhecem bem o assunto, logo, quem sou eu para simplesmente misturar tudo e colocar na minha viatura... Nananinanão !!! Um abraço, Delfim.

ZZ Top
31/08/2011, 13:27
Ola Delfim,
Entendo seu ponto de vista, e até concordo, mas temos que levar em consideração que um veiculo com mais de 200mil km já tem diferenças de folgas que por sua vez alteram de certa forma o funcionamento, mesmo que pouca coisa, pois conforme o desgaste de um veiculo da pra perceber porque começamos a notar que começa a baixar um pouquinho de óleo, fazer um pouco mais de fumaça, consumir mais combustivel etc, claro depende de cada veiculo, da kilometragem rodada etc, mas creio que isso todo mundo sabe, então acho que usar um óleo diferente do que o fabricante recomenda pode ser indicado sim, e no caso desses oleos ou aditivos castrol citados, acho que da pra confiar , pois a castrol é uma marca renomada e com certeza fazem os devidos testes em laboratorios etc para poderem colocar os produtos no mercado. Por isso que estou disposto a experimentar essa configuração informada, já que é usada pelas concessionarias ou por quem faz manutenção etc, então imagino que está sendo recomendado por quem entende pelo menos um pouco do assunto. Como disse vou colocar e depois posto as primeiras impressões.
Sds.

ZZ Top
31/08/2011, 13:39
Ou será que estou entrando numa fria !
agora fiquei com a pulga atrás da orelha !! ..rs..rs..rs..

Feld
31/08/2011, 14:02
Fria. Os 2 materiais simplesmente podem entrar em trocas quimicas e gerar novas substancias (borras, etc). Os 2 tipos de óleos já tem em sua composição os aditivos próprios, misturando os 2, você não está misturando apenas "óleos" de diferente viscosidade, mas um montão de aditivos químicos que não são apenas "óleo".

Use ou o Tection, ou o RX. Independente da escolha, esvazie/drene completamente o óleo anterior, e troque o filtro. Caso necessário, utilize algum tipo de "flush" para ter certeza de que qq duto ou borra seja limpado/retirado.

Esse óleos "mistura pronta" nem aditivo precisa. O motor 1KZT é uma máquina que se bem cuidada não dá manutenção, portanto não parta para a "gambiarra" pensando que estará fazendo um serviço melhor do que o "padrão".

Inclusive, veja o manual, as viscosidades (API) indicadas para esse motor são diversas, tudo depende da temperatura (Média) do ambiente onde será utilizada. Eu decidi e vou de Tection mesmo, com filtro original apenas. Agora um motor com mais folga (que existe queima/consumo de óleo em excesso visível/perceptível) pode utilizar um RX (mais viscoso). Agora, não misture, não aditive.

[edit]
AINDA EM TEMPO, algo que escrevi aqui no outro post (sobre limpeza do oleo do motor):

Flush é muito perigoso, pois por alguns momentos o motor roda SEM LUBRIFICAÇÃO ALGUMA... é "metal com metal". Eu indico o flush apenas caso tenha problema sério com borra (e não quer investir em abrir o motor), ou caso vá trocar a viscosidade de óleo dali para frente (ex: sempre utilizou 10w40, e agora vai passar a utilizar 25w60...) e mesmo assim é uma vez na vida, outra na morte, não é algo indicado a fazer sempre não......

ZZ Top
31/08/2011, 16:13
Bem, fui fazer a troca, cheguei no posto de trocas já pedi 4 litros do tection e 3 do RX , o cara lá já falou que não é recomendado misturar, mas eu falei que vai mesmo assim, pois o pessoal "entendido" recomendou, então ele pegou os frascos e começaram a esgotar o óleo do carter, então meio sismado peguei o celular/smartphone e acessei a internet e vi que tinha uma resposta aqui no tópico, então li o seu relato Feld, e me convenci que era melhor não misturar mesmo, corri pra ver se os caras não tinham aberto os frascos e mandei devolver os RX e colocar só os Tection ...rs ...rs os cara lá acharam que eu era meio doido !.... kkkk
Enfim, os ultimo relatos aqui me convenceram, e coloquei só o Tection Global 15w40 ! afinal de contas o meu motor não está apresentando nenhum tipo de problema e 200 mil acho que não é muito pra esse motor !
De qqr forma agradeço as dicas e opniões , pois me convenceram.
Obrigado pessoal.

dpab
31/08/2011, 23:30
ZZ Top,
Parabéns pela ponderação e pela feliz decisão. Vc fez a coisa certa !!!
E saiba que 200.000 Km para o motor 1KZ-T é quase nada, pois esse motor bem cuidado roda até 1.000.000 Km sem precisar abrir.
Um abraço, Delfim.

feitosac
01/09/2011, 00:26
ZZ Top,
Bendito celular, ainda bem que voce nao misturou, eu nao faço nunca isso nos meus carros.
Abs.

ZZ Top
01/09/2011, 09:44
Valeu pela "luz" pessoal,
Aproveitei e troquei o óleo do cambio e da caixa reduzida tbm. Usei o API gl-5 75w90
Agora quanto ao óleo do diferencial LSD ? Irei trocar tbm e qual usar ? Pois no adesivo diz "only LSD oil" .
Vi que falaram de todos os "óleos" mas não reparei nada sobre o LSD, e em outros topicos vi que tem algumas controversias.
Alguem sabe o qual o indicado ?

Feld
01/09/2011, 11:59
"Aos 48 do segundo tempo!!"

Aguardo mais info sobre LSD tb.. ;) carro grande/diesel é tudo muito novo pra mim.. mas japoneses, velozes, paixão antiga.

ZZ Top
01/09/2011, 13:25
Então, sobre o óleo pro diferencial LSD, fiz o mais lógico, fui olhar no manual, o problema é que meu manual tava perdido aqui fazia anos e tive que garimpar no meio de um monte de tralhas pra achar, mas achei !
Indicação do manual para o LSD é o "Castrol Hypoy LS 90" !
Se preciarem qualquer informação que consta no manual agora to com ele na mão !
Abs.

ZZ Top
01/09/2011, 13:45
Complementando,
Fui olhar no site da castrol, mas parece que esse óleo o Hypoy LS 90 já não existe mais, pois o manual da minha SW é de 99 !!
No site tem outros óleos indicados para dif. autolocante(LSD) , mas com viscosidade diferente e etc.
Então a dúvida continua !!

J.Carlos
01/09/2011, 16:45
Complementando,
Fui olhar no site da castrol, mas parece que esse óleo o Hypoy LS 90 já não existe mais, pois o manual da minha SW é de 99 !!
No site tem outros óleos indicados para dif. autolocante(LSD) , mas com viscosidade diferente e etc.
Então a dúvida continua !!
Vai de ELF - TOTAL - Transmission DA 80w90 com LSD (média de R$ 22,00 o livro) 2,00 lits. é o suficiente.
Ou então TEXACO 3450 SAE 90, para diferencial autoblocante - LSD - (este inclusive é mais barato) Procure sempre em distribuidoras de óleo automotivo ou casas do gênero. Já usei na minha SW4.

dpab
01/09/2011, 21:25
ZZ Top e J. Carlos,
O óleo recomendado pela Toyota é API GL5 SAE 90, e não 80w90, portanto o ELF TOTAL, mesmo sendo um excelente óleo e projetado para diferenciais de deslizamento limitado (LSD), não atende plenamente às especificações da Toyota.
Eu uso o excelente MOTUL 90PA, que tem o API GL5 e é só SAE 90, ou seja, está rigorosamente dentro das especificações do fabricante das nossas viaturas. Um abraço, Delfim.

J.Carlos
02/09/2011, 08:04
ZZ Top e J. Carlos,
O óleo recomendado pela Toyota é API GL5 SAE 90, e não 80w90, portanto o ELF TOTAL, mesmo sendo um excelente óleo e projetado para diferenciais de deslizamento limitado (LSD), não atende plenamente às especificações da Toyota.
Eu uso o excelente MOTUL 90PA, que tem o API GL5 e é só SAE 90, ou seja, está rigorosamente dentro das especificações do fabricante das nossas viaturas. Um abraço, Delfim.

Em Curitiba, procurei o Motul 90PA sem obter êxito. Quanto ao TEXACO 3450, apesar de possuir especificação SAE90, antiblocante, é APIGL4 (com quantidade menor de aditivos), mas é fácil de encontrar, girando em torno de R$13,00 o litro.

ZZ Top
02/09/2011, 08:43
Vou tentar encontrar o Motul 90PA então, se não conseguir tentarei algum similar que seja API GL-5 SAE 90 .
Valeu denovo pelas dicas !!!
Abs.

Feld
02/09/2011, 11:24
Cara, eu fiz a pesquisa sobre esse Hypoy, e ele tem lá fora. É da linha "Castrol Classic Oils", mas aqui no BR não tem, no entanto, há o "CASTROL EPX 90" (SAE 90 – API GL-5 – MB Approval 235.0) que deve funcionar bem para esse modelo, o que me dizem?

Fontes:
Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Caixa de Transmissão Manual e Automática e Eixos Traseiro (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025345&contentId=7047405)
Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Caixa de Transmissão Manual e Automática e Eixos Traseiro (http://www.castrol.com/castrol/multipleproductsection.do?categoryId=9025343&contentId=7047483)

dpab
02/09/2011, 13:38
Feld,
Esse "CASTROL EPX 90" não é específico para diferenciais com deslizamento limitado (LSD), pelo menos não consta nada a esse respeito nas especificações constantes no site que vc colocou o link...
Um abraço, Delfim.

Feld
02/09/2011, 15:13
Para fazer o serviço "direito", entrei em todas as fichas técnicas dos oleos para diferencial da Castrol

CASTROL:
O EPX NÃO é para USO em difereciais auto-blocantes (LSD).

Temos o SAF XJ (inclusive para BMW!! Sinteticos) no entanto é 75W140, mas é super recomendado para autoblocantes.
Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Caixa de Transmissão Manual e Automática e Eixos Traseiro (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025354&contentId=7047414)
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/SAF_XJ_DT.pdf

SAKAMOTO MOTUL
Temos o MOTUL 90 PA que é para LSD, SAE90 API GL4 e GL-5.
Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > 90 PA (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/23/90_pa_)

No entanto vi lá fora que é muito comum usarem um óleo SAE 80W90 API GL-5, e utilizarem "LSD additive", ou seja aditivo para que o óleo se comporte como deveria em um diferencial LSD.... talvez seja uma solução mais tranquila, porque então a Castrol teria o Dynadrive 80w90, a motul 80w90, a ELF TransELF Type B90.... e por aí vai....

Alguém conhece esses aditivos?

J.Carlos
02/09/2011, 16:02
Para fazer o serviço "direito", entrei em todas as fichas técnicas dos oleos para diferencial da Castrol

CASTROL:
O EPX NÃO é para USO em difereciais auto-blocantes (LSD).

Temos o SAF XJ (inclusive para BMW!! Sinteticos) no entanto é 75W140, mas é super recomendado para autoblocantes.
Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Caixa de Transmissão Manual e Automática e Eixos Traseiro (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025354&contentId=7047414)
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/SAF_XJ_DT.pdf

SAKAMOTO MOTUL
Temos o MOTUL 90 PA que é para LSD, SAE90 API GL4 e GL-5.
Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > 90 PA (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/23/90_pa_)

No entanto vi lá fora que é muito comum usarem um óleo SAE 80W90 API GL-5, e utilizarem "LSD additive", ou seja aditivo para que o óleo se comporte como deveria em um diferencial LSD.... talvez seja uma solução mais tranquila, porque então a Castrol teria o Dynadrive 80w90, a motul 80w90, a ELF TransELF Type B90.... e por aí vai....

Alguém conhece esses aditivos?

Na própria concessionária TOYOTA se vc for até lá à procura de óleo para diferencial autoblocante hilux (com LSD), eles vendem acondicionados em litros , mas não é SAE90, e sim 85w90, inclusive a um preço bem salgado,beirando os cem pilas...

dpab
02/09/2011, 20:15
Por isso uso o Motul 90PA (foto anexa), que vem em embalagens de 2 litros. Aqui no estado do RJ eu compro na BOX 1000 ( http://www.box1000.com.br ), na cidade de Nova Iguaçú. Um abraço, Delfim.

ZZ Top
02/09/2011, 20:26
Bem, pelo que estamos vendo parece que o motul 90 PA é a melhor opção até agora, isso se encontrado, agora se não encontrado então o que fazer ? acho que comprar da concessionaria e pagar perto de 100 pilas o litro ta fora de cogitação, pelo menos pra mim que vou fazer a troca para duas viaturas, além de parecer que o que eles vendem deve ser o mesmo 85w90 da castrol ou de outra marca. E engraçado que ninguem sabe dar informações sobre oleos especificos para LSD, alias onde perguntei nem sabiam o que era LSD !! nem o cara da consessionaria !! Semana que vem vou tentar achar o Motul 90PA, vamos ver se dou sorte !
Abs.

feitosac
02/09/2011, 22:59
ZZTop e Galera,
Quando comprei minha Hilux a 1 ano, passei pelo mesmo problema, liguei para autorizadas e eles nao vendiam o óleo, só colocando lá (muito caro), pois compram em galoes, conversei com alguns mecanicos especializados do Rio e Sao Paulo, alguns ja foram mecanicos de autorizada, uns usam o Motul 90 PA e outros o Elf (Total) Transmission DA 80w90 ambos para LSD conforme especificado na embalagem, e todos afirmaram que os dois se adequam perfeitamente a Toyota, só recomendaram nao usar oleo na faixa 75-140 ou 140 puro, optei por usar o da ELF pois é mais facil de encontrar, rodei 15.000km na Argentina e Chile, pegando neve, gelo e temperatura de 0 graus, nao notei nenhum problema com relacao ao diferencial trazeiro, nenhum barulho anormal, como vou precisar trocar em breve, esta semana comprei o Elf em Sao Cristovao no Rio e paguei 30,00 a embalagem de 1 litro, usam 2 litros na troca.
Abs.:concordo:

Feld
05/09/2011, 10:39
Acabei de ir na Rei do Oleo (Sao Paulo/Sp - Bairro Jaguare), comprei um galão de 20lts de Castrol Tection Global 15W40 (R$299,90) dessa forma ganhei 1 troca a mais, já que 7lts sairiam R$140... comprei filtro FRAM PH5123 (R$99.9) tentaram me empurrar um JapanParts da russia... hahahaha.. sai fora. (Na Jocar.com.br esse filtro sai por R$67... mas como não me cobraram mao de obra, comprei lá mesmo).

Verifiquei e eles tem o Motul 90PA.. mas não está na hora ainda.. aliás, esses caras tem tudo lá viu?!

ZZ Top
05/09/2011, 10:57
Legal agente comparar os preços pra ter uma idéia. Vejam os preços que paguei aqui na minha ciadade , São Carlos - SP
Castrol Tection Global 15w40 R$19,00/Litro - R$133,00/7 litros
Filtro de óleo nacional R$59,00 (não lembro a marca, depois vou la olhar)
Lubrax Gold SAE 75w90 R$44,00/Litro - R$176,00/4litros - Cambio e caixa de redução , sobrou meio litro.
Arruela de aluminio R$2,00 (deveria ser gratis..rs..)
Palheta do limpador do parabrisa generica R$30,00 - aproveitei e troquei, já que logo começam as chuvas!
Falta fazer a troca do óleos dos Diferenciais, inclusive o LSD, e lembrando que todos devem fazer a "TROCA" do fluido de freio e embreagem, pois quando fica velho vai detonando os cilindros, pinças e os reparos, então troquem mesmo, e não apenas completem como normalmente ok, essa medida implica diretamente na durabilidade dos cilindros e pinças etc. Fluido de freio não é muito caro, e aproveitem a troca e passem a usar o DOT4.
Abs.

Emerson Höpner
08/09/2011, 23:07
Srs,
Somente para tirar a dúvida quanto a informação sobre a combinação do Tection 15W40 com o Rx 25W60, mandei um e-mail para a revendedora Toyota na qual faço revisão da minha Fielder e a resposta que obtive é a seguinte:

Pergunta / email:
Sou proprietário de uma Hilux SW4 3.0 TD SW4 e fiquei sabendo por um amigo meu que é mecânico que em alguns casos, como em motores acima de 100.000 km, se utiliza uma combinação de óleo (Castrol Tection 15W40) e aditivo (Castrol RX Viscus 25W60).
Gostaria de saber se existe alguma vantagem nesta "mistura" e qual seria a proporção recomendada. Obrigado.

1a. resposta:
Prezado Emerson, boa-tarde.
Em relação a sua pergunta quanto a benefícios de usar óleo ou combinar acredito não ser necessário.
Se o seu motor não foi feito nenhum tipo de retifica atualmente, e este (Km 100.000) é original basta simplesmente usar o óleo (20w50).

Fiquei sem a resposta para a minha pergunta e intrigado com a resposta... Então perguntei de novo :)

2a. pergunta:
Boa tarde.
Gostaria de tirar esta dúvida... Pode ser utilizada esta combinação de óleos? Pelo que vi no site da Castrol, os óleos são compatíveis quimicamente, porém me resta a dúvida técnica, se tem alguma vantagem ou não.
Além disso, o manual indica óleo 15W40, tem alguma vantagem a utilização do 20W50?
Obrigado.

e, finalmente, a 2a. resposta:
Caro Emerson, boa tarde.
A vantagem é pelo fato do motor estar com 100.000km óleo 20w50 é mais viscoso ajuda quanto ao consumo de óleo principalmente.
Mas se o seu motor não está apresentando este sintoma pode usar o 15W40.
A mistura de óleos não tem influencia nenhuma pois todos os óleos já vem com aditivos tanto para limpeza quanto para lubrificação do motor.
Tecnicamente não tem nenhum beneficio misturar os óleos como mencionado acima.
Esta misturas são para motores como sistema de bronzinamentos,anéis gastos, que acredito não ser seu caso.
Pois o óleo fica mais viscosos com este tipo de mistura.

Att,
Fulano - Lider de Oficina

Baldez
09/09/2011, 05:38
Tentando ajudar....

Baldez
09/09/2011, 05:56
Tentando ajudar 2...
Mude a extenção do arquivo para "7z", pois ele foi reduzido pelo 7zip.
Tive que mudar a extenção pois o site não permite o envio de arquivos com extenção "7z".
Um abraço!

Ezahn
10/09/2011, 09:04
Alguém sabe dizer quanto vai de fluido na troca do fluido de direção da 2.8 diesel?

Feld
22/05/2012, 16:27
Amanha vou fazer troca de fluidos.. cambio, reduzida e diferenciais, além disso vou aproveitar para engraxar os cardãs, e checar os freios.

ZZ Top
22/05/2012, 23:05
Amanha vou fazer troca de fluidos.. cambio, reduzida e diferenciais, além disso vou aproveitar para engraxar os cardãs, e checar os freios.

Só pra lembrar, atente para o óleo que vai usar no diferencial traseiro que se for "LSD" é diferente do óleo usado no dif. dianteiro e do cambio ok. Se tiver duvida cosulte o manual do veiculo e de uma pesquisada aqui no forum, que tem as especificações ok.

calhiandro
09/10/2013, 17:07
Pessoal, alguém saberia dizer quanto pega de fluido de direção hidráulica a hilux sw4 3.0 TD 1kte 2001? Vou trocar mas não sei qual é capacidade total do sistema, não diz no manual.

Abraços

F. Oliveira
09/10/2013, 20:45
Pessoal, alguém saberia dizer quanto pega de fluido de direção hidráulica a hilux sw4 3.0 TD 1kte 2001? Vou trocar mas não sei qual é capacidade total do sistema, não diz no manual.

Abraços

cara...,nao da nem 1 litro :-)
compre 1 de qualidade excelente e arroche

AlonsoFausto
15/04/2014, 14:14
Reativando o tópico porque fiz as trocas ontem, 14/04/2014, e algumas quantidades foram diferentes das que pesquisei aqui... trata-se do motor 1Kzte (3.0 TD).

Seguem as quantidades que entraram, lembrando que todos os óleos foram drenados por muito tempo, deixei sair bastante mesmo, até parar de pingar:

- Diferencial traseiro 2,6L Lubrax GL5 LS (API GL-5 SAE 90)
- Diferencial dianteiro 1,5L Lubrax Gold (API GL-5 75W90)
- Caixa de marchas 3,3L Lubrax Gold (API GL-5 75W90)
- Caixa de transferência 1,2L Lubrax Gold (API GL-5 75W90)
- Direção hidráulica 1L Lubrax ATF TA (sei que nao é Dexron, mas é totalmente compatível)
- Freio + embreagem 1L (Varga Dot 4)
- 7 pontos graxeiros
- acho que foram 10 litros do líquido de arrefecimento, não me recordo

KRodrigo
20/04/2016, 21:44
Reativando o tópico porque fiz as trocas ontem, 14/04/2014, e algumas quantidades foram diferentes das que pesquisei aqui... trata-se do motor 1Kzte (3.0 TD).

Seguem as quantidades que entraram, lembrando que todos os óleos foram drenados por muito tempo, deixei sair bastante mesmo, até parar de pingar:

- Diferencial traseiro 2,6L Lubrax GL5 LS (API GL-5 SAE 90)
- Diferencial dianteiro 1,5L Lubrax Gold (API GL-5 75W90)
- Caixa de marchas 3,3L Lubrax Gold (API GL-5 75W90)
- Caixa de transferência 1,2L Lubrax Gold (API GL-5 75W90)
- Direção hidráulica 1L Lubrax ATF TA (sei que nao é Dexron, mas é totalmente compatível)
- Freio + embreagem 1L (Varga Dot 4)
- 7 pontos graxeiros
- acho que foram 10 litros do líquido de arrefecimento, não me recordo

Boa noite a todos!

Existe alguma possibilidade da Hilux SW4 3.0 Diesel 1999 não ter diferencial autoblocante? Meu antigo mecânico disse que a minha não era autoblocante.

Desde já, agradeço!

ZZ Top
21/04/2016, 00:16
Boa noite a todos!

Existe alguma possibilidade da Hilux SW4 3.0 Diesel 1999 não ter diferencial autoblocante? Meu antigo mecânico disse que a minha não era autoblocante.

Desde já, agradeço!

Ola,
Pelo que sei são todas com autoblocante, também conhecido como LSD , veja se não tem uma etiqueta colada no diferencial com o escrito "LSD" , é provável que já tenha caído, mas pode ainda estar colada. Se tiver o manual dela, deve constar o diferencial LSD inclusive indicando o óleo específico para ele. Claro que pode ter outras possibilidades, como de já terem trocado o diferencial, ou alguma rara exceção do modelo, mas acho pouco provável.
Att.

feitosac
21/04/2016, 17:34
Rodrigo,
Que eu saiba todas são LSD, não é bloqueio 100% , talvez por isso o mecanico falou que não era, segue um texto que copiei do Portal do Troller que descreve bem como atua o LSD.

" Boa noite pessoal, hoje aqui na area como funciona vamos abordar o assunto do bloqueio de diferencial deslizante (lsd),que a muito tempo vem confundindo muita gente!
No troller temos o bloqueio de diferencial deslizante (lsd),vamos ver como funciona?

Há duas unidades de medida costumeiras:
porcentagem (por exemplo, 50%);
proporção (por exemplo, 3:1).

A proporção significa a diferença entre os torques transmitidos a cada semi-eixo. Um LSD 3:1 significa que ele admite que uma roda receba, no máximo, três vezes mais torque que a outra.

Se a roda esquerda estiver patinando, mas ainda houver um pouquinho de aderência, ela está recebendo algum torque, e a roda direita receberá três vezes mais (assumindo que não esteja patinando também...).

Se uma roda estiver erguida do chão, ou estiver patinando num piso realmente liso, ela está absorvendo torque praticamente zero. A outra roda recebe três vezes zero de torque, ou seja, nada, e aquele eixo está "morto" em termos de tração.

É por isso que LSD não serve para certos tipos de off-road, como andar sobre pedras, onde uma ou duas rodas ficam soltas no ar ("ficar em X"). O LSD não sabe lidar com situações de "torque zero" num lado.

Também é por isso que funciona o truque de puxar um pouco o freio de mão. Criando um torque "artificial" na roda que está patinando, consegue-se um torque três vezes maior (se o LSD for 3:1) na roda oposta. Isto pode ser suficiente para tirar o veículo da enrascada.

Um diferencial convencional, aberto, possui proporção de 1:1. O mesmo torque é aplicado nos dois lados. Já o diferencial bloqueado possui proporção infinita, pois o torque de um lado não afeta o do outro, mesmo que seja zero.

Expressar o LSD em porcentagem significa quantos % do torque total podem ir para um único eixo. É uma unidade menos intuitiva, porém fica restrita à faixa 0% a 100%, evitando o valor "infinito" no caso do diferencial bloqueado.

Um diferencial aberto, comum, é 0%. Todo torque de entrada tem de necessariamente sair pelos dois semi-eixos. O diferencial bloqueado é 100%; se uma roda estiver solta no ar, todo o torque vai todo para a que está no chão.

Uma porcentagem intermediária, como 50%, é mais difícil de entender. Um LSD 50% significa que:
50% do torque tem de ir para ambos os eixos (25% para cada semi-eixo, igualitariamente);
50% do torque pode ir para apenas um eixo.
Fazendo as contas: um eixo pode receber até 75% do torque (25% da divisão igualitária mais 50% de torque exclusivo). A proporção 75%:25% equivale a 3:1. Logo, dizer que um diferencial é 3:1 ou 50% é exatamente a mesma coisa.

Num diferencial LSD 60%, restam 40% a serem divididos igualitariamente; 20% para cada semi-eixo. A proporção é 80%:20% ou 4:1. Não é difícil calcular e/ou inferir uma fórmula para converter de uma unidade para outra. "

Espero ter ajudado e não confundido eheheh
Abraços.

3 climas
01/05/2018, 11:29
Segue a capacidade e as especificações dos fluídos de todas as sw4 de 97 a 2002 com motor 3RZ-FE, 5VZ-FE, e 1KZ-T

558046558045

ZZ Top
01/05/2018, 20:47
Segue a capacidade e as especificações dos fluídos de todas as sw4 de 97 a 2002 com motor 3RZ-FE, 5VZ-FE, e 1KZ-T

558046558045

Gostei, obrigado por postar !

Glaicon
02/05/2018, 06:05

Muito bem!
Serve para mostrar que a capacidade do sistema de refrigeração é de 10 litros tanto para modelo 1997, 1998, até 2002.
Alguns cismam em dizer que as mais antigas tem menor capacidade e sofrem com fervura.
Ledo engano.
Sofrem, na verdade, pelo desleixo dos proprietários.:concordo:

TCHEIGOR
02/05/2018, 07:43
Muito bem!
Serve para mostrar que a capacidade do sistema de refrigeração é de 10 litros tanto para modelo 1997, 1998, até 2002.
Alguns cismam em dizer que as mais antigas tem menor capacidade e sofrem com fervura.
Ledo engano.
Sofrem, na verdade, pelo desleixo dos proprietários.:concordo:

Pois é tem essa lenda né. Mas também essa foto pode ser de um manual de uma 2000 por exemplo, não sabemos a fonte dessa informação, vamos ver se o colega que postou diz qual a origem desse arquivo.

Glaicon
03/05/2018, 06:28
Pois é tem essa lenda né. Mas também essa foto pode ser de um manual de uma 2000 por exemplo, não sabemos a fonte dessa informação, vamos ver se o colega que postou diz qual a origem desse arquivo.
HAHAHAHAHA!!
É difícil convencer usuários exigentes.
Então vai uma foto do manual da minha ex SW4 1998.
Já postei essa foto umas cinco vezes por conta dessas dúvidas.
Detalhe que 10 litros é a capacidade de todo o sistema.
Não existe radiador que caiba 10 litros.
Só enjambrando.:concordo:

TCHEIGOR
03/05/2018, 11:17
HAHAHAHAHA!!
É difícil convencer usuários exigentes.
Então vai uma foto do manual da minha ex SW4 1998.
Já postei essa foto umas cinco vezes por conta dessas dúvidas.
Detalhe que 10 litros é a capacidade de todo o sistema.
Não existe radiador que caiba 10 litros.
Só enjambrando.:concordo:

Aí sim! kkk
Sou cético! Desfeito o mito então.
Abraço

Fabiano Miranda
19/12/2020, 13:48
Boa tarde a amigos, gostaria de sugestões comprei uma hilux 2006 turbo diesel 3.0 automática. Quero fazer as trocas de óleo nao tenho experiência? Se alguém poder me ajudar agradeço?
1 - Óleo no Motor? 15w40 urso tdx texaco
2 - Óleo do Diferencial Traseiro?
3 - Óleo do Diferencial Dianteiro?
4 - Óleo da Caixa de Redução 4x4?
5 - Óleo da Caixa de Marchas?
6 - Fluido de Freios?
7 - Fluido de Direção?