Ver Versão Completa : Toyota SW4 2.8 Diesel 1993, vale comprar?
SandroGaúcho
22/08/2011, 21:07
Buenas Pessoal;
Após ficar vidrado lendo vários posts buscando informações sobre o meu sonho de consumo, uma Toyota é claro, hehehe acabei definindo que o que eu posso comprar será uma SW4 93 ou 94 na faixa de uns 27 a 29mil.
Busco uma 4x4 pra puxar uma lancha 16' e não atolar na beira de praia e no ano que vem subir o Brasil com a família.
Esse motor 2.8 aspirado é muito fraco mesmo?
É possível adaptar o 3º banco tornando com 7 lugares?
O que devo cuidar na hora da compra?
Alguém conhece algum mecânico entendido no assunto aqui em Floripa/SC ou Porto Alegre/RS?
Valeu, grato!
Sandro
luiz eduardosh
22/08/2011, 21:51
Velho, tenho uma 1995 com o mesmo motor que vc pretende pegar, já rodei bastante com ela em estrada, e sinceramente, a única coisa que me incomodou foi o fato de não puder andar mais como andava no civic, na faixa dos 140, fora isso não tenho meeeesmo do que reclamar do motor, pois até trilha subindo duna eu já fiz e ele foi na boa viu.
Quanto ao banco, tem que adaptar, já que a nossa não vem com os encaixes, mas nada que um bom capoteiro não resolva, eu até ia fazer isso na minha, mas questão de tempo $$$ hehehe, não fiz. Sim tem que ir no detran e alterar a característica do veículo de 5 para 7 lugares.
Com relação aos cuidados, dá uma pesquisada que tem um mooonte de tópicos falando uma série de dicas, mas a mais preciosa acredito que seja uma que me deram NÃO TENHA PRESSA, é um carro fantástico, mas como vais pegar usado, como eu, procure muuuito e pegue uma o mais original possível que demonstrará que o antigo dono, ou antigos donos, cuidaram bem dela.
Boa sorte e seja feliz com a japa!!!
Ps: vai um videozinho que fiz da minha na trilha, pena que a câmera não ficou bem posicionada (coisa de iniciante, kkkk) para ver a altura da subida da duna....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas-off-road/92798-primeira-trilha-do-joao-luiz-rapaziada-potiguar.html
Sandro, eu tenho uma 93. É um ótimo carro. A questão do motor ser fraco, ela realmente perde força em subidas longas, e um pouco lenta nas retomadas. Isto se compararmos com um carro gasolina 1.6 ou as turbinadas. Mas nada que seja realmente impeditivo. É tipo um carro 1000 (comparação tosca). E outra coisa é a velocidade final. Para não judiar do motor a velocidade cruzeiro é 100 a 110km/h (3000 rpm). Mas tem bastante força, pois é bem reduzida e puxa um barco com certeza, da mesma forma que sobe duna.
Para comprar tem vários tópicos que dão dicas mas uma que achei interessante é ter paciência e procurar os anúncios novos, recentes. Olhar quase todo dia pois carro bom vende logo. De inicio é bom ir olhar quanta vc puder para ir calibrando o olho tb. Quando vc ver a certa vc vai saber!!!
Quanto ao terceiro banco gostaria de saber tb. Será que é fácil de fazer e depois de aprovar no detran???
Boa sorte.
Rafa Cabral
22/08/2011, 23:30
Camarada, meu irmao tem uma 93 com motor original, toda original. Eu particularmente adoro dirigir o carro, por achar legal, gosto de pickups e SUVs, mas o ex carro dele era uma meriva, a mulher dele reclama bastante (viaja atraz com o meu sobrinho de 9 meses) e com razão, espaço trazeiro é minimo, pior q fusca, e a suspensão bate bastante, eh um carro rústico, feito p durar e isso ele cumpre! dura uma eternidade se cuidar com zelo (seguindo por exemplo a dica do amigo Ezahn acima) agora pra viajar, passe mais de 2 h no banco, seja dianteiro ou trazeiro dela e sentira na pele o q digo rs.
Quanto a turbinar, existem topicos nesse forum que dizem a respeito disso, mas eu particularmente n compro a idéia, motor feito p durar e isso ele dura, e dura mto mto mesmo rs, e como ja diz o velho ditado "em time que esta ganhando n se mexe".
Eu ja pensei em pegar uma, mas como gosto de um turbo diesel e por ter a do meu irmao como exemplo, vou esperar p pegar uma pickup mais do jeito q eu quero, tipo uma frontier ou uma ranger, mto mais potente, e um pouco mais confortável!
Abraços, e espero ter ajudado, apesar de achar q n ajudei mta coisa uhauhaha, mas o q vale é a intençao!
luiz eduardosh
23/08/2011, 00:11
Quanto a regulamentação não tem mistério...
Aqui na terrinha funciona assim:
Antes de instalar, ou seja, com ela original, vai no detran faz a pré vistoria para a mudança de característica.
Vai no capoteiro instala e segue para o órgão de inspeção credenciado pelo Imetro, não vou dizer o nome, pois em cada estado tem um nome diferente, hehehe mas é aquele mesmo que regulamenta GNV.
Tudo aprovado, volta para o Detran para emissão do novo documento.
Este vai e vem é o mesmo para instalação de Xenon (que agora está proibido) rebaixamento, colocação de turbo (no caso de esportivos), etc, etc.
Sim agora em cada lugar vc paga uma "taxinha". Inicia pagando pela pré vistoria no Detran, vai para o capoteiro, paga a ele também obviamente, hehehe, vai para o órgão de inspeção e paga a ele, e volta para o detran e paga novamente, agora para emissão do novo documento.
Pode colocar o banco e regulamentar depois? pode, agora vais pagar uma multa por ter feito a alteração sem ser da forma correta.
Agora, sem querer polemizar com o amigo acima, dono de corolla querer comparar conforto com hilux...
e outra, não sei se porque a minha já é 95, mas sinceramente bate bem menos que meu antigo civic 2002 agora, obviamente que é mais dura, porém já viajei por 3h seguidas e cheguei numa boa, sem nenhum problema de dor, vai ver que os meus 4.0 de idade ainda estão muito bem obrigado :)
joaodopet
23/08/2011, 08:27
O espaço traseiro realmente é meio apertado, mas só pra quem é grande(acima de 1,75~1,80) e se os bancos dianteiros estiverem totalmente pra trás.
Nas 97 pra cima isso já é resolvido e o espaço traseiro é enorme, muito confortável de andar.
Já tivemos uma 93, e a única coisa a reclamar mesmo é o motor, que é meio fraco em subidas. No plano ela anda bem legal, mas se pegar uma serra, tem que ir na manha ou então ficar panguando uahuhauhauhauhauhah
Dá pra puxar uma lancha de 16 pés tranquilamente, esse carro é muito guerreiro!
Quanto a adaptação do terceiro banco, até pensamos em fazer, mas ficaria meio inviável(pelo menos pra gente), e quando deu, trocamos pela 97.
Abraços e qualquer coisa é só perguntar!
Rafa Cabral
23/08/2011, 09:26
N se preocupe com polemizar minha opiniao luiz, ate pq pra um comentario surtir alguma polêmica tem q ser pelo menos baseado em alguma coisa, e por vias te fato eh facil perceber que em lugar nenhum no meu texto quis comparar a Hilux com o corolla, afinal é meio que óbvio que sao veículos de propostas e caratcerísticas completamente diferentes, a comparação que fiz foi com relação a outras pickups e SUVs mesmo, e com relação ao ano da sua, é exatamente a mesma mecanica da do meu irmão.
Comparei pq a pouco tempo andei numa Ranger XLT 02, numa Frontier 03 e numa hilux SW4 2011 quando fui fazer a revisão do meu corolla (test drive) e ainda sim com relação a suspensão, estas estão mto a frente desta hilux, mas sem dúvidas com relação a robustes e confiabilidade, a japinha da um banho nelas todas sem dó hehehe. E com relação a viajem, talves por eu ter 1,76m posso ter sofrido um pouco mais na viagem q fiz ate angra, porem n senti dor, apenas cheguei mais cansado q o normal.
Agora o comentario do Joao me deixou encucado, sera que das 97 p cima a diferença é tanta no espaço interno?? huuuuuum fiquei curioso uahuauhhau como eu amo esse forum!
Abraços
SandroGaúcho
23/08/2011, 09:56
Buenas pessoal;
Galera, Luiz, Ezahn, Rafa e João, muito obrigado pelas orientações, qualquer comentário é bem vindo! hehehe
Atualmente eu tenho uma Parati 1.6 2000 e jogo todo meu equipamento de mergulho, surf, etc... no porta mala e acredito que na hilux será muito melhor pois pretendo fazer uma caixa grande impermeável pra não escorrer agua do mar.
Talvez eu não sentirei muita diferença de desempenho entre a Parati e Hilux pois não corro muito mesmo hehehe
Já andei de Ranger e Pajeiro e as achei muito bandoleiras na traseira a uns 100km/h, parece sem estabilidade!
Valeu galera, aguardo mais opiniões...
Sandro
André Cajarana
23/08/2011, 11:07
Quanto a regulamentação não tem mistério...
Aqui na terrinha funciona assim:
Antes de instalar, ou seja, com ela original, vai no detran faz a pré vistoria para a mudança de característica.
Vai no capoteiro instala e segue para o órgão de inspeção credenciado pelo Imetro, não vou dizer o nome, pois em cada estado tem um nome diferente, hehehe mas é aquele mesmo que regulamenta GNV.
Tudo aprovado, volta para o Detran para emissão do novo documento.
Este vai e vem é o mesmo para instalação de Xenon (que agora está proibido) rebaixamento, colocação de turbo (no caso de esportivos), etc, etc.
Sim agora em cada lugar vc paga uma "taxinha". Inicia pagando pela pré vistoria no Detran, vai para o capoteiro, paga a ele também obviamente, hehehe, vai para o órgão de inspeção e paga a ele, e volta para o detran e paga novamente, agora para emissão do novo documento.
Pode colocar o banco e regulamentar depois? pode, agora vais pagar uma multa por ter feito a alteração sem ser da forma correta.
Agora, sem querer polemizar com o amigo acima, dono de corolla querer comparar conforto com hilux...
e outra, não sei se porque a minha já é 95, mas sinceramente bate bem menos que meu antigo civic 2002 agora, obviamente que é mais dura, porém já viajei por 3h seguidas e cheguei numa boa, sem nenhum problema de dor, vai ver que os meus 4.0 de idade ainda estão muito bem obrigado :)
Olá luiz eduardosh
Poderias me indicar um bom mecânico em Natal, que goste de mexer com as velhotas Hilux?
Agradecido.
André
luiz eduardosh
23/08/2011, 23:29
André esta é uma pergunta de vestibular, hehehhe, mas atualmente a minha quem tem feito a manutenção é o João, ele fica em Felipe Camarão e tem uma ótima experiência com motores diesel. Agora ultimamente, chegou em Natal vindo de Sampa o Edson, dono da xaropinha que tem até um tópico aqui e que manja muuuuito, estou até para ver com ele um serviço de checagem do chassi com um tratamento de prevenção de ferrugem. A oficina dele fica em Nova Parnamirim. O cel do JOão é o 9944-8252 e o do Edson é o 9651-5117. Pode dizer a qualquer um que foi o Eduardo jornalista da hilux preta que te indicou...
Abs e boa sorte!!!
Qualquer coisa o meu é o 8816-5244
Cara, sobre o espaço trazeiro não sei das 97 a cima, mas a minha 93 já é mais espaçosa atras que a palio Weekend. Tive uma L200 2000 que tb éra mais apertada atras (esta sim era joelho na orelha) Só para contextualizar, eu tenho 1,84m
Agora luiz Eduardo, uma questão multi cultural.!!! Capoteiro é o mesmo que funileiro (conserta carro batido) ou tapeceiro (arruma o estofado)?
Quanto a ser dura???? Não acho???? A minha não bate nada????
joaodopet
24/08/2011, 00:21
Sim, o espaço interno na 97 é bem maior, nunca entrei numa dessas 2006 pra cima, mas só de olhar, parece que é quase a mesma coisa.
Além da perna não ficar muito alta quando sentado, o espaço entre o encosto dos bancos dianteiros pro banco traseiro é muito maior, é só dar uma olhada nos links que vou mandar pra ter noção:
Comprar Carro Usado - Toyota Hilux Sw4 3.0 4X4 8V Turbo Diesel 4P Manual 2002/2002 Utilitário esportivo Prata, São Paulo (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/toyota-hilux-sw4-3.0-4x4-8v-turbo-diesel-4p-manual/7398696/detalhe.wm)
Comprar Carro Usado - Toyota Hilux Sw4 2.8 4X4 8V Diesel 4P Manual 1994/1993 Utilitário esportivo Azul, Santa Catarina (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/toyota-hilux-sw4-2.8-4x4-8v-diesel-4p-manual/7325303/detalhe.wm)
O espaço interno é bem diferente, meu pai, que tem 1,86 de altura e na 93 diriga com o banco todo pra trás, na 97 não consegue dirigir com o banco todo pra trás, senão os pés não chegam aos pedais uhahuauhauh
E mesmo com o banco todo pra trás, o espaço interno é muito melhor, super confortável para se viajar com 3 pessoas no banco traseiro, coisa que na 93 ficava meio incômodo.
Mas a 93 é um senhor carro, motor sem igual, enfim, um carro muito, muito bom!
Fora que as vezes tinha gente que não entendia muito de carro que chegava e perguntava se era carro novo, se a gente tinha pego recentemente huauhauhauha
André Cajarana
24/08/2011, 01:03
Muito agradecido Eduardo pela informação.
ÔPA!!!!! Nova Parnamirim fica pertinho do meu barraco. Vou ligar pro Edson e descobrir sua oficina e falar da indicação.
Um forte e fraternal abraço!
André
Rafa Cabral
24/08/2011, 08:59
Sim, o espaço interno na 97 é bem maior, nunca entrei numa dessas 2006 pra cima, mas só de olhar, parece que é quase a mesma coisa.
Além da perna não ficar muito alta quando sentado, o espaço entre o encosto dos bancos dianteiros pro banco traseiro é muito maior, é só dar uma olhada nos links que vou mandar pra ter noção:
Comprar Carro Usado - Toyota Hilux Sw4 3.0 4X4 8V Turbo Diesel 4P Manual 2002/2002 Utilitário esportivo Prata, São Paulo (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/toyota-hilux-sw4-3.0-4x4-8v-turbo-diesel-4p-manual/7398696/detalhe.wm)
Comprar Carro Usado - Toyota Hilux Sw4 2.8 4X4 8V Diesel 4P Manual 1994/1993 Utilitário esportivo Azul, Santa Catarina (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/toyota-hilux-sw4-2.8-4x4-8v-diesel-4p-manual/7325303/detalhe.wm)
O espaço interno é bem diferente, meu pai, que tem 1,86 de altura e na 93 diriga com o banco todo pra trás, na 97 não consegue dirigir com o banco todo pra trás, senão os pés não chegam aos pedais uhahuauhauh
E mesmo com o banco todo pra trás, o espaço interno é muito melhor, super confortável para se viajar com 3 pessoas no banco traseiro, coisa que na 93 ficava meio incômodo.
Mas a 93 é um senhor carro, motor sem igual, enfim, um carro muito, muito bom!
Fora que as vezes tinha gente que não entendia muito de carro que chegava e perguntava se era carro novo, se a gente tinha pego recentemente huauhauhauha
Carácules!!! A diferença é de fato cavernosa!! Mas percebi q esta é 2002, é a mesma de 97/98? pq pagar 60 prata ta embaçado, visto que pretendo conseguir uns 39 no meu corolla e pegar uma por volta de 40 mais ou menos, e com isso soh das 99 p baixo. Tava pensando em pegar uma frontier, q convenhamos eh mais nova (03/04, MWM etc...) mas eu conheço a toy e digo e apesar da nissan ser japa tb, Toyota é Toyota! Ó céus, dúvidas... :putz: :parede:
luiz eduardosh
24/08/2011, 09:44
Cara, sobre o espaço trazeiro não sei das 97 a cima, mas a minha 93 já é mais espaçosa atras que a palio Weekend. Tive uma L200 2000 que tb éra mais apertada atras (esta sim era joelho na orelha) Só para contextualizar, eu tenho 1,84m
Agora luiz Eduardo, uma questão multi cultural.!!! Capoteiro é o mesmo que funileiro (conserta carro batido) ou tapeceiro (arruma o estofado)?
Quanto a ser dura???? Não acho???? A minha não bate nada????
kkkkk é verdade Ezahn, apesar de ter sido criado no RJ já estou completamente "enculturado" na terrinha, hehehe. Mas vamos lá, é a segunda opção, ou seja, capoteiro=tapeceiro, rsrsrsrs
Abs...
guilhermeabreu
24/08/2011, 12:36
SANDRO GAUCHO
Tenho uma 93 que já comprei turbinada , não vejo este motor ser fraco não , vou pescar na Bahia 1000 km daqui puxando barco com carreta e todas as tralhas de acampamento com motor do barco e tudo dentro da carreta a ando a 100 -110 km/h tranquilo indO as vezes a 120 não por muito tempo , é muito parruda esta SW4 .
Qto ao espaço interno do banco traseiro, o da SW4 é maior entre todas as picapes , lógico que estou fazendo a comparação porque fizeram aqui , qto ao motor ser lerdo , é sim no aspecto dele não sendo turbinado , mas como a minha esta turbinada , sobe bem grandes e longos aclives sem perder velocidade , não uma BRASTEMP mas da conta do recado , agora dizer que as RANGER 02 E FRONTIER 03 tem suspensão muito a frente das novas SW4 2011 , AÍ É BRINCADEIRA QUE O RAFA CABRAL ESTA FAZENDO COM A GENTE , com todo o respeito a vc em RAFA , me desculpe por colocar desta forma , a FRONTIER é uma EXCELENTE picape mas dura demais e o espaço do banco traseiro meu Deus do céu tão pequeno qto as das outras picapes sem excessão , NESTE ASPECTO AS SW4 ATÉ PARECEM COMO UMA LIMOSINE , até a minha 93 é bem espaçosa comparando com qualquer outra picape desta época .
A não ser as picapes de 2010 em diante acho , DIGO ACHO que este espaço do banco traseiro deve ter sido corrigido , digo acho pq não ví nenhuma ainda por dentro , haaaaaa sim só vi as da NOVAS HILUX que achei que melhorou alguma coisa neste aspecto .
ABRAÇO A TODOS SEM BRIGAS POR FAVOR .
Mas não quero causar polêmica e nem brigas aqui .
Resumindo : SANDROGAUCHO , pode comprar uma JAPINHA desta que vc esta namorando , vc vai casar e adorar este casamento , é pau pra toda obra , tenho a minha ha 11 anos SÓ DE ALEGRIA .
VALE A PENA SIM
É TOYOTA NÉ ??????????????????
Rafa Cabral
24/08/2011, 22:42
SANDRO GAUCHO
Tenho uma 93 que já comprei turbinada , não vejo este motor ser fraco não , vou pescar na Bahia 1000 km daqui puxando barco com carreta e todas as tralhas de acampamento com motor do barco e tudo dentro da carreta a ando a 100 -110 km/h tranquilo indO as vezes a 120 não por muito tempo , é muito parruda esta SW4 .
Qto ao espaço interno do banco traseiro, o da SW4 é maior entre todas as picapes , lógico que estou fazendo a comparação porque fizeram aqui , qto ao motor ser lerdo , é sim no aspecto dele não sendo turbinado , mas como a minha esta turbinada , sobe bem grandes e longos aclives sem perder velocidade , não uma BRASTEMP mas da conta do recado , agora dizer que as RANGER 02 E FRONTIER 03 tem suspensão muito a frente das novas SW4 2011 , AÍ É BRINCADEIRA QUE O RAFA CABRAL ESTA FAZENDO COM A GENTE , com todo o respeito a vc em RAFA , me desculpe por colocar desta forma , a FRONTIER é uma EXCELENTE picape mas dura demais e o espaço do banco traseiro meu Deus do céu tão pequeno qto as das outras picapes sem excessão , NESTE ASPECTO AS SW4 ATÉ PARECEM COMO UMA LIMOSINE , até a minha 93 é bem espaçosa comparando com qualquer outra picape desta época .
A não ser as picapes de 2010 em diante acho , DIGO ACHO que este espaço do banco traseiro deve ter sido corrigido , digo acho pq não ví nenhuma ainda por dentro , haaaaaa sim só vi as da NOVAS HILUX que achei que melhorou alguma coisa neste aspecto .
ABRAÇO A TODOS SEM BRIGAS POR FAVOR .
Mas não quero causar polêmica e nem brigas aqui .
Resumindo : SANDROGAUCHO , pode comprar uma JAPINHA desta que vc esta namorando , vc vai casar e adorar este casamento , é pau pra toda obra , tenho a minha ha 11 anos SÓ DE ALEGRIA .
VALE A PENA SIM
É TOYOTA NÉ ??????????????????
Guilherme acho q me expressei mal! Quando comparei suspensão no segundo post meu, a (desta hilux) a qual me referi era a hilux japinha a modelo acho q 95 p baixo, tipo a sua e a do meu irmão, a suspensão da nova hilux eh mto confortavel, n se sinta injustiçado! uhahua!
As duas coisas q realmentem me irritam nessa hilux antiga eh o espaço traseiro e o motor sem turbo (nunca dirigi uma com esse motor turbinado). Problema que DEFINITIVAMENTE foram resolvidos nas novas, pois aquele motor 3.0 eh uma ignorância de potencia mesmo com cambio AT e o espaço traseiro eh mto, mas mto melhor mesmo, deixando no sapato inclusive as rangers e definitivamente as frontiers 2002 e 2003.
Mas voltando p minha realidade mortal, como pretendo gastar na faixa dos 40, eu consigo somente as 97 ate 99 mais ou menos, e minha curiosidade eh sobre o espaço interno delas, mas como o joao demonstrou nas fotos, parece ser infinitamente melhor, isso se os modelos 2002 dela (tipo o citado no link de anucio) tem o mesmo design das do ano do meu interesse. A frontier me atraia exclusivamente pelo motor MWM, por ser bem mais nova e por eu achar mais moderna em relação a design (puro gosto) mas tb me amedronta a suspenção dura e o espaço traseiro dela q sei q eh bem pequeno. Mas agora com essa revelaçao do Joao com relacao ao espaço e as fotos dos anuncios q ele mandou, somando a confiabilidade das Toyotas, to tendendo mais p SW4 3.0!
Sei que se pegar um carro desse vou ter q me adaptar sobretudo na estrada, pois com meu atual carro faço viagens de 3h a 140 por hora a 3 mil giros no painel numa boa, e a SW consegue isso, mas n eh essa a proposta dela e acabarei diminuindo mto a vida util do motor, e isso me remete a outra duvida: Qual o regime de rotaçao destas danadas (SW4 97 a 99 3.0) a velocidade de 100-120km/h?
Guilherme, juro por Deus! to aki pra aprender com caras como vc meu amigo, q alem de conhecer mais esses carros, tem idade p ser meu pai! Intenção aki jamais eh criar briga ou desrespeitar, jamais mesmo, e n ouse mais pedir desculpas p mim !!!! huauhahuahuauha
Abraçao a todos aih!
guilhermeabreu
24/08/2011, 22:57
Guilherme acho q me expressei mal! Quando comparei suspensão no segundo post meu, a (desta hilux) a qual me referi era a hilux japinha a modelo acho q 95 p baixo, tipo a sua e a do meu irmão, a suspensão da nova hilux eh mto confortavel, n se sinta injustiçado! uhahua!
As duas coisas q realmentem me irritam nessa hilux antiga eh o espaço traseiro e o motor sem turbo (nunca dirigi uma com esse motor turbinado). Problema que DEFINITIVAMENTE foram resolvidos nas novas, pois aquele motor 3.0 eh uma ignorância de potencia mesmo com cambio AT e o espaço traseiro eh mto, mas mto melhor mesmo, deixando no sapato inclusive as rangers e definitivamente as frontiers 2002 e 2003.
Mas voltando p minha realidade mortal, como pretendo gastar na faixa dos 40, eu consigo somente as 97 ate 99 mais ou menos, e minha curiosidade eh sobre o espaço interno delas, mas como o joao demonstrou nas fotos, parece ser infinitamente melhor, isso se os modelos 2002 dela (tipo o citado no link de anucio) tem o mesmo design das do ano do meu interesse. A frontier me atraia exclusivamente pelo motor MWM, por ser bem mais nova e por eu achar mais moderna em relação a design (puro gosto) mas tb me amedronta a suspenção dura e o espaço traseiro dela q sei q eh bem pequeno. Mas agora com essa revelaçao do Joao com relacao ao espaço e as fotos dos anuncios q ele mandou, somando a confiabilidade das Toyotas, to tendendo mais p SW4 3.0!
Sei que se pegar um carro desse vou ter q me adaptar sobretudo na estrada, pois com meu atual carro faço viagens de 3h a 140 por hora a 3 mil giros no painel numa boa, e a SW consegue isso, mas n eh essa a proposta dela e acabarei diminuindo mto a vida util do motor, e isso me remete a outra duvida: Qual o regime de rotaçao destas danadas (SW4 97 a 99 3.0) a velocidade de 100-120km/h?
Guilherme, juro por Deus! to aki pra aprender com caras como vc meu amigo, q alem de conhecer mais esses carros, tem idade p ser meu pai! Intenção aki jamais eh criar briga ou desrespeitar, jamais mesmo, e n ouse mais pedir desculpas p mim !!!! huauhahuahuauha
Abraçao a todos aih!
PÔ RAFA CABRAL
Fico muito feliz por vc não ter me levado a mal , e não vem me chamando de vovô não em ??????????? hahahahahahahahaha .
Mas vc é mais um novo amigo daqui deste maravilhoso forum , mas falando sério , vc comprando uma SW4 vc fará um bem ENORME a vc mesmo , EU TB ANDAVA COMO VC e fui muito feliz por estar vivo até hoje , a idade ajuda muito a gente ficar mais sossegado , e não precisa de vc ficar velho para aprender ísto , FICAREI MUITÍSSIMO FELIZ se vc mudar de comportamento em guiar agora qdo ainda esta novo , pois terei a certeza que vc ficará velho como eu sem sofrer acidentes graves .
Mas vamos mudar este papo fúnebre .
As SW4 desde as japinhas como a minha e estas que vc quer comprar , GOSTAM DE ANDAR NA FAIXA DE GIRO EM TORNO DO 3.000 RPM vc até pode andar a uns 3.500 rpm , MAS NUNCA POR MAIS DE 30 MINUTOS , pq vai encurtar a vida do motor se andar por 4 horas a fio neste giro , mas andando a 3.000 rpm a minha esta a 110 km/h e as mais novas 97 a 99 a 3.000 rpm esta a 120 km/h . Em viagens longas de 500 km a 1.000 km ando na maiso parte do tempo a 115a 120 km/h e a 120 km/h a minha esta a 3.250 rpm , ando assim por horas a fio sem nenhum problema e puxando carreta com barco e tudo , nem parece que esta puxando nada de tão forte que é o torque deste motor . Estas japinhas são os verdadeiros tanques de guerra .
Vc vai com certeza mudar a maneira de guiar , pq guiar uma SW4 é um prazer que só quem tem sabe o que é .
A minha como disse já veio turbinada , e ela anda mais do que uma 3.0 aspirada , a minha sobe bem pra caramba sem perder velocidade , vc embalando lá embaixo , ela vai embora , pode comprar que vai ficar muito satisfeito e o estilo delas , mesmo sendo velhinhas ainda esta muito atual , eu acho a minha linda , me enche os olhos até hoje e olha que a minha é uma 93 com 315.000 km rodados , mas com pintura toda de fábrica ainda sem um ponto de ferrugem sequer .
ABRAÇÃO e prazer em ter vc como mais um amigo daqui do forum e pode contar com minha ajuda no que for preciso . E pedir descupas a pessoas mais novas para mim não é problema nenhum , gosto muito de respeitar as pessoas mesmo as mais novas como vc , é que vc é novo ainda no forum , e aqui as vezes as palavras escritas podem ter interpretações erroneas , já aconteceu comigo e não tenho vergonha de pedir desculpas qdo sou mal interpretado , mas vc entendeu legal , beleza amigo .
joaodopet
25/08/2011, 16:21
Sim, o espaço é a mesma coisa, a única diferença que notei é que as 2001 não tem o terceiro banco.
Quanto a velocidade a 3000RPM, se não me engano é 120km/h, a 100km/h ela fica por volta de uns 2500 ou pouca coisa a mais, muito mais confortável de andar nessa velocidade na 97 do que na 93, porque se ouve muito menos o motor e ele trabalha mais "livre" também.
Rafa Cabral
25/08/2011, 22:27
Sim, o espaço é a mesma coisa, a única diferença que notei é que as 2001 não tem o terceiro banco.
Quanto a velocidade a 3000RPM, se não me engano é 120km/h, a 100km/h ela fica por volta de uns 2500 ou pouca coisa a mais, muito mais confortável de andar nessa velocidade na 97 do que na 93, porque se ouve muito menos o motor e ele trabalha mais "livre" também.
hum, me gusta mutcho!
Tava tendendo pra essa 97 a 99 mesmo, mas li em outro topico o problema cronico do cabeçote trincado por aquecimento, aih fiquei preeocupado, q q vcs acham? Ja leram esse tópico? Pensava q instalando um intercooler resolveria mas vi outro camarada aki do forum que deu o mesmo pau mesmo com intercooler, será q tem q da mto pau p trincar? Eu geralmente procuro forçar o minimo possível o motor, o q acham?
Opaí ó o que o amigo Jampanoll postou me outro tópico quando toquei neste assunto:
Rafa cabral, sou proprietário de uma SW4 1999 a 10 anos, e até agora nao me aconteceu nada parecido com esse problema de cabeçote e radiador. Esse problema, tem sim, ja li muito sobre pessoas com sw4 com problema no cabeçote e radiador, e se nao me engano só existe nas sw4 entre 1997 à 1999 ( ou 2000 ), da uma pesquisada que tem um topico que fala só sobre isso...
Abraçao
Pelo visto esse problema ja deu o q falar e continua dando!
:putz: :shock:
luiz eduardosh
25/08/2011, 23:43
Rafa essa história do cabeçote já está mais do que conhecida. Observe que a maioria das reclamações é antiga, justamente quando a galera não sabia que o que ocasionava o pronblema era o radiador subdimensionado, agora não tem mais bronca, é só observar na compra se o radiador já foi trocado ou não, caso não tenha sido, é trocar e correr pro abraço, heheheh
joaodopet
25/08/2011, 23:55
A nossa já teve esse problema. Desde que pegamos já tinha mas não sabíamos.
A tampa do radiador tava ruim, achamos que era porque estava velha, mas na verdade era porque estava passando compressão pro radiador.
Acontece que após trocarmos a tampa, deu 2 semanas e o carro começou a pegar mancando de manhã, até aí tudo bem, achamos que era sujeira ou diesel ruim. Um belo dia saí com o carro, e quando cheguei em casa notei o ponteiro acima do meio(coisa que nunca aconteceu antes), coloquei na garagem rapidinho e fui ver. Estava totalmente seca, nada de água. Colocamos água e funcionamos, o carro parecia um fumacê(queimando água em um cilindro). Chamamos o seguro, abriram o motor e o problema era mesmo o cabeçote.
Engraçado que antes de trocar a tampa o carro não bebia nada de água, e podia subir serra, andar mais forte, que o ponteiro não passava do meio NUNCA.
Foi só colocar uma tampa que vedasse bem o radiador pro problema aparecer de vez e piorar tudo.
Mas agora graças a Deus tá tudo certo, trocamos o cabeçote e ficou filé!
E o carro anda que é uma blz, sou suspeito em falar que em serras e tal, ela dá pau nos 1.6 da vida uhauhauha
Em comparação a 93(que ficamos por 6 anos), é incrível, anda muito mesmo, pelo menos pra gente, não precisa mais que isso!
Fora que o barulhinho da turbina é muito gostoso de ouvir enquanto dirige.
Rafa Cabral
26/08/2011, 00:10
Rafa essa história do cabeçote já está mais do que conhecida. Observe que a maioria das reclamações é antiga, justamente quando a galera não sabia que o que ocasionava o pronblema era o radiador subdimensionado, agora não tem mais bronca, é só observar na compra se o radiador já foi trocado ou não, caso não tenha sido, é trocar e correr pro abraço, heheheh
Huum bom saber, mas quanto custa essa troca? Como verificar se ja foi feita? Tem q trocar a ventuinha tb? Me animando mais de novo uhahua!!
Luiz! Quanto ficou p trocar o cabeçote, foi super caro neh?
Quando surgir um bom negocio no meu carro quero estar pronto p observar o q tem q ser observado p n me meter em furada!
Abraços a todos!!
SandroGaúcho
26/08/2011, 08:08
Gurizada...
Esse site vicia! hehehe
Muito obrigado pela disposição de vocês em ajudar!
Mas uma coisa eu não tenho mais dúvidas... é achar uma viatura inteira!!! hehehe
leodinossauro
26/08/2011, 10:55
Olá Gaúcho. Continuando os posts, informo que é BEM diferente o espaço traseiro entre as Sw4 93-95 e as 97-2002. A Sw4 3rd generation ( 97-2002 ) têm mais espaço e conforto atrás devido seus quase 17 cm a mais de carroceria em relação a 93 ( isso ninguém fala, mas está aí a explicação ).
Inclusive estou com uma 97 DLX a venda na faixa de preço que procura, boas recordações da "Totona"...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/83826-hilux-sw4-1997-a-2.html
SandroGaúcho
28/08/2011, 11:28
Buenas passoal;
Alguém conhece algum mecânico de confiança aqui em Floripa ou Região?
Aquele Abraço!
Sandro
SandroGaúcho
29/08/2011, 12:36
Buenas pessoal;
Me desculpe por minha ignorância, mas qual a especificação do motor da SW4 93 2.8 diesel?
Como por exemplo o código, potencia, etc...
Grato!
Sandro
Eduardo Schaefer
29/08/2011, 14:06
Fala Sandro, procura por motor 3l (2.8) na minha SW 94 , nos papeis diz 87 CV.
Claudio Samuca
30/08/2011, 00:43
Buenas passoal;
Alguém conhece algum mecânico de confiança aqui em Floripa ou Região?
Aquele Abraço!
Sandro
Tenta o Tadi, de Orleans-SC:
Ver Perfil: Tadi - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/tadi.html)
Abs,
Samuca
SandroGaúcho
07/09/2011, 08:15
Tudo bem Gurizada?
Finalmente já tô com a minha Toy hehehe
Muito obrigado pela ajuda de vocês me orientando na compra!
Valeu
Renato Camargo
07/09/2011, 08:41
Agora posta as fotos da viatura.
luiz eduardosh
08/09/2011, 01:29
Aêêêêêêê :euforico::euforico:
Seja bem vindo a família toyoteira!!! Foi a Sw 1993 ou mais nova?
Agora como o Renato disse, posta umas fotos e mete logo ela no teu avatar, hehehe
Boa sorte com a toyota!!!
SandroGaúcho
08/09/2011, 09:36
Valeuu Gurizada
Assim que eu aprender colocar fotos vou postar com certeza pros "padrinhos" verem hehehe
Oi Luiz, comprei a 93/94 aparentemente muito inteira, mas pra variar sem tempo pra curtir o camburão
Ate mais
Sandro Gaúcho
Renato Camargo
08/09/2011, 13:13
Xííí´pegou uma das antigas, então meu amigo cuide bem do seu ultimo carro, tenho a minha a pouco mais de um ano e não penso em vender nem trocar. Cara sempre tive carros velozes, e me acostumei com a bichina. Boa sorte e esperamos fotos
SandroGaúcho
08/09/2011, 13:37
Gurizada;
Pelo que vi acho que vai ser facil inserir fotos, entao assim que eu descobrir o lado mais fotogênico dela eu posto as imagens! hehehe
Mais uma vez preciso de ajuda, olha só...
Sobre o volante escamoteável:
O dono anterior pediu pra um mecânico eliminar o sistema escoteável porque seu filho brincava como volante e eu gostria de reverter isso, será que eu mesmo consigo?
Alguma dica?
Aquele abraço
Sandro Gaúcho
Parabéns pala compra. Sorte com o camburão.
Sobre o volante escamoteável:
O dono anterior pediu pra um mecânico eliminar o sistema escoteável porque seu filho brincava como volante e eu gostria de reverter isso, será que eu mesmo consigo?
Volanta escamoteável? Seria a regulagem de altura. Se for isto, originalmente tem uma alavanca pequena atrás da alavanca da seta. Tem que ver o que o cara fez. As vezes ele só tirou a alavanca, mas sei lá!!!
SandroGaúcho
08/09/2011, 22:15
Ezahn
É isso mesmo, a regulagem de altura, essa alavanca até que funciona mas não acontece nada, parece que tem alguma coisa impedindo-a.
Valeu
Sandro Gaúcho
Cara, não dá para saber o que o antigo dono fez. Mas acho que ele deve ter travado com algo. Acho que desmontando deve ser possível reverter, mas só mexendo para saber.
SandroGaúcho
26/09/2011, 14:33
Gurizada,
Olha o "Trovão Azul" brilhando! hehehe
313317
Rapinheiro
06/01/2013, 19:17
Gurizada,
Olha o "Trovão Azul" brilhando! hehehe
313317
Amigos,
Acho que vou entrar para o clube sw4. Estou de olho em uma 1993 2.8 aspirada. Sabem informar o consumo de diesel cidade/estrada?
Desde já agradeço.
sandro_ventania
06/01/2013, 21:53
A minha, desse mesmo ano e aspirada tambem, faz 11km/L no dia-a-dia...já cheguei aos 12km/L...e já fiz 10km/L, mas literalmente intupido de gente e bagagem pra viajar.
Rafa Cabral
07/01/2013, 18:15
Aah galera!... demorei mas voltei, e com novidades! Ja to com a minha japinha em maos!! Igual pinto no lixo! uhahuahu eh uma 1993 que eu chamei de coroa. Na verdade ela era do meu pai e fiz uma troca com meu corolla nele e to arrumando a bixinha aos poucos, precisa ver uns barulinhos aqui e acola, revisar o AC, mas no geral ela esta todinha original e com o motor zero bala, tem 430 mil rodados originais. Em breve colocarei fotos da coroa por aki pra apresentar pra voces!
Gostaria de agradecer a todos os amigos do forum que se disponibilizaram a ajudar, e,em homenagem ao guilherme abreu, TEM AS FAIXAS LATERAIS MEU AMIGO, E SAO ORIGINAIS! huahuahuuaha
Em breve fotos e pra quem ta em duvida, eh achar uma em bom estado, cuidar e ser feliz, prazer em dirigir level 9000+ huauhahu!
Abracos!!!!
Thiago Farias
08/01/2013, 21:57
Aah galera!... demorei mas voltei, e com novidades! Ja to com a minha japinha em maos!! Igual pinto no lixo! uhahuahu eh uma 1993 que eu chamei de coroa. Na verdade ela era do meu pai e fiz uma troca com meu corolla nele e to arrumando a bixinha aos poucos, precisa ver uns barulinhos aqui e acola, revisar o AC, mas no geral ela esta todinha original e com o motor zero bala, tem 430 mil rodados originais. Em breve colocarei fotos da coroa por aki pra apresentar pra voces!
Gostaria de agradecer a todos os amigos do forum que se disponibilizaram a ajudar, e,em homenagem ao guilherme abreu, TEM AS FAIXAS LATERAIS MEU AMIGO, E SAO ORIGINAIS! huahuahuuaha
Em breve fotos e pra quem ta em duvida, eh achar uma em bom estado, cuidar e ser feliz, prazer em dirigir level 9000+ huauhahu!
Abracos!!!!
Grande Rafa !!
Quem é vivo sempre aparece....
Meus PARABÉNS, desejo votos de FELICIDADES e que a união com esta Coroa seja longaaa... ou melhor... eterno enquanto dure !!!...kkkkk....
Posta as fotosss da belezura....
Abraço
WOliveira
21/07/2017, 08:58
Bom dia pessoal! Sou novo no fórum e gostaria de ressuscitar esse tópico...hehe...Então é o seguinte: li muitos comentários a respeito da Hilux SW4 93-95 e percebi que praticamente todos que possuem são apaixonados por elas. Eu sempre fui um amante do mundo 4x4, mas para entrar nesse mundo com uma máquina nova é meio pesado, mas meu pai tem uma SW4 95 diesel turbinada e estou pensando em fazer um "rolo" com ele...eu tenho um Astra 2009 e estou pensando em ficar com a SW4 dele, visto que ele já esta vendendo a bichinha...minha dúvida é a seguinte: eu pretendo usa-lá para viagens de uns 2000 km, lugares como serras, estradas de chão batido, locais mais "aventureiros", mas nada de trilha...na verdade ela nunca viu uma trilha...o que acham? Terei um carro bom pra isso? Vale a pena? O pessoal aí do tópico ainda possuem as suas?
TCHEIGOR
21/07/2017, 09:30
Bom dia pessoal! Sou novo no fórum e gostaria de ressuscitar esse tópico...hehe...Então é o seguinte: li muitos comentários a respeito da Hilux SW4 93-95 e percebi que praticamente todos que possuem são apaixonados por elas. Eu sempre fui um amante do mundo 4x4, mas para entrar nesse mundo com uma máquina nova é meio pesado, mas meu pai tem uma SW4 95 diesel turbinada e estou pensando em fazer um "rolo" com ele...eu tenho um Astra 2009 e estou pensando em ficar com a SW4 dele, visto que ele já esta vendendo a bichinha...minha dúvida é a seguinte: eu pretendo usa-lá para viagens de uns 2000 km, lugares como serras, estradas de chão batido, locais mais "aventureiros", mas nada de trilha...na verdade ela nunca viu uma trilha...o que acham? Terei um carro bom pra isso? Vale a pena? O pessoal aí do tópico ainda possuem as suas?
Bom dia Olivieira, eu acho que fará uma ótima compra, visto que o carro é da família e vc deve conhecer o histórico dela, como o seu pai cuidava e como era feita a manutenção. Esse carro com manutenção em dia vai longe, eu tenho uma 93/94 e vou à Patagônia Argentina com ela sem medo, se precisar sair hoje pra uma viagem de 3000km encho o tanque e vou. Uma dica se for revisar ela é usar peças originais, principalmente em peças de segurança (suspensão, direção...). A manutenção não é das mais baratas, mas usando peças originais a durabilidade delas é grande. O resto é só alegria.
WOliveira
23/07/2017, 11:37
Bom dia TCHEIGOR! Valeu pela dica! É justamente isso que penso...uma coisa que eu gostaria de fazer nela, é eliminar os ruídos internos...já vi alguns tópicos aqui e peguei algumas sugestões...de resto ela está muita boa. E vou seguir sua dica ;)
titanium
23/07/2017, 21:19
Acho que carro usado é "PROCEDÊNCIA", essencialmente.
O carro pode ter "fama" no mercado por sua resistência, mas o que manda mesmo é seu histórico de manutenção.
Essas Hilux são fantásticas.
Mas gostam de usar peças originais para trabalharem o máximo possível dentro do "parâmetro de fábrica".
Comprando peça em ponta-porã vale a pena manter... Barato?... bom, se considerar que a peça original vai durar um absurdo de tempo, vale a pena.
Força? Sim, bastante.
Velocidade? Não... mesmo turbinada, velocidade máxima fica a 120 km/hora (obedecendo o RPM máximo de 3.000 RPM).
Mas o fato de o carro ter procedência, ajuda muito!
Abraço e sorte na compra!
WOliveira
24/07/2017, 21:31
Acho que carro usado é "PROCEDÊNCIA", essencialmente.
O carro pode ter "fama" no mercado por sua resistência, mas o que manda mesmo é seu histórico de manutenção.
Essas Hilux são fantásticas.
Mas gostam de usar peças originais para trabalharem o máximo possível dentro do "parâmetro de fábrica".
Comprando peça em ponta-porã vale a pena manter... Barato?... bom, se considerar que a peça original vai durar um absurdo de tempo, vale a pena.
Força? Sim, bastante.
Velocidade? Não... mesmo turbinada, velocidade máxima fica a 120 km/hora (obedecendo o RPM máximo de 3.000 RPM).
Mas o fato de o carro ter procedência, ajuda muito!
Abraço e sorte na compra!
Valeu titanium! É exatamente isso que você falou...Um carro assim com manutenção em dia e peças originais vai muito longe. Já estou com ela...fazendo uns testes...cada dia gosto mais!
Abraços!
titanium
25/07/2017, 06:43
Boa notícia WOliveira!
Show de bola! Já posta umas fotos da criança para apreciarmos!
:D
Abraço!
WOliveira
27/07/2017, 19:46
Segue fotos da viatura
550519
550520
550520
550521
Supercharger
29/07/2017, 12:47
Seu pai que trocou o motor original pelo diesel? Esta aí com certeza era originalmente à gasolina. E se for realmente 95, a frente também foi trocada (grade, faróis, parachoque).
WOliveira
29/07/2017, 20:54
Seu pai que trocou o motor original pelo diesel? Esta aí com certeza era originalmente à gasolina. E se for realmente 95, a frente também foi trocada (grade, faróis, parachoque).
Então Supercharger...ele não trocou...já pegou assim! Eu tinha uma certa desconfiança...mas não entendo muito sobre essas caminhonetes! Mas que vantagem a pessoa tem em fazer isso? Pergunto, pois muita coisa precisa ser mudada, não é verdade?
TCHEIGOR
30/07/2017, 16:03
A frente com certeza é estranha ao modelo, mas de resto não consegui identificar o que caracteriza ela como sendo original à gasolina. Já vi 4runner diesel de importação direta que era igual essa daí. (fora a frente né)
WOliveira
30/07/2017, 18:13
Pessoal, fiquei com a "pulga atrás da orelha"! Dei uma procurada na net e não achei nenhuma que fosse igual a ela...principalmente a frente. Ela até tem teto solar...:pensativo: Quanto a ter trocado o motor de gasolina para diesel, não sei...acho que teriam que mudar muito coisa...além de mecânica, também a elétrica e tal. E ela tem todas as medições do motor diesel no painel, como as simbologias de pré aquecimento das velas e outras...coisa que na gasolina não temos. Será que trocaram apenas a frente? :pensativo: Mas enfim...tem louco pra tudo. Bem, como disse, sou leigo no assunto...se puderem me ajudar a decifrar essa ai...Agora fiquei preocupado, porque na verdade nem meu pai sabe dessas coisas.
TCHEIGOR
30/07/2017, 19:22
Pessoal, fiquei com a "pulga atrás da orelha"! Dei uma procurada na net e não achei nenhuma que fosse igual a ela...principalmente a frente. Ela até tem teto solar...:pensativo: Quanto a ter trocado o motor de gasolina para diesel, não sei...acho que teriam que mudar muito coisa...além de mecânica, também a elétrica e tal. E ela tem todas as medições do motor diesel no painel, como as simbologias de pré aquecimento das velas e outras...coisa que na gasolina não temos. Será que trocaram apenas a frente? :pensativo: Mas enfim...tem louco pra tudo. Bem, como disse, sou leigo no assunto...se puderem me ajudar a decifrar essa ai...Agora fiquei preocupado, porque na verdade nem meu pai sabe dessas coisas.
Pois é eu fiquei curioso pra saber qual característica nosso amigo Supercharger viu que demonstra ser originalmente à gasolina. A questão do teto solar reforça o que eu pensei, ser uma 4runner de importação direta.
Supercharger
30/07/2017, 19:50
A tampa traseira com a luz de ré ao lado da placa é apenas das versões à gasolina, tanto 4cil quanto v6. Por este motivo inclusive as lanternas são apenas bicolores, pois não há luz de ré nelas. Veja que inclusive a lanterna do lado esquerdo foi mudada, e como a tricolor se encontra no balcão das lojas no BR e a bicolor só importando, o dono antigo comprou uma tricolor (suas lanternas esquerda e direita são diferentes). Outra coisa é que o escape das versões à gasolina é do lado esquerdo/motorista enquanto que da diesel é direita/passageiro. Adaptaram o motor e mantiveram o escape certamente para trás do catalisador. Você não havia mencionado antes, mas agora comentou que tem teto solar, então com certeza era uma v6. As à gasolina 4cil não vieram com teto solar e as diesel nem sonham com um.
A frente é um caso à parte... A SW4 tem a grade e faróis diferentes da pickup. São faróis específicos do modelo e que definem as linhas da grade (formato). Os da pickup são retangulares padrão (que tem em caminhão, em cherokee, em F100, etc) e a grade é que faz um nicho para eles, então esta grade e faróis não são dela. Pelo menos não de uma 95, nos EUA tem com esta grade e faróis mas são tipo 90/91 ou antes, no BR não teve assim. O parachoque dianteiro também é outro caso. O da SW4 é uma peça só, e este seu com 3 peças (centro mais duas polainas) é de pickup mas antiga, tipo 90/91 ou antes. Só vi uma pickup destas no Brasil, de um colega do grupo Hilux, versão americana, gasolina, importação independente.
Resumindo, tem uma mistura danada aí.
Leia estes comentários exclusivamente pela ótica da originalidade, ok? De modo algum se referem à qualidade do seu carro, ao funcionamento adequado, às alegrias que já trouxeram para sua família e que certamente vai continuar trazendo.
Saudações,
Gustavo.
WOliveira
30/07/2017, 21:18
A tampa traseira com a luz de ré ao lado da placa é apenas das versões à gasolina, tanto 4cil quanto v6. Por este motivo inclusive as lanternas são apenas bicolores, pois não há luz de ré nelas. Veja que inclusive a lanterna do lado esquerdo foi mudada, e como a tricolor se encontra no balcão das lojas no BR e a bicolor só importando, o dono antigo comprou uma tricolor (suas lanternas esquerda e direita são diferentes). Outra coisa é que o escape das versões à gasolina é do lado esquerdo/motorista enquanto que da diesel é direita/passageiro. Adaptaram o motor e mantiveram o escape certamente para trás do catalisador. Você não havia mencionado antes, mas agora comentou que tem teto solar, então com certeza era uma v6. As à gasolina 4cil não vieram com teto solar e as diesel nem sonham com um.
A frente é um caso à parte... A SW4 tem a grade e faróis diferentes da pickup. São faróis específicos do modelo e que definem as linhas da grade (formato). Os da pickup são retangulares padrão (que tem em caminhão, em cherokee, em F100, etc) e a grade é que faz um nicho para eles, então esta grade e faróis não são dela. Pelo menos não de uma 95, nos EUA tem com esta grade e faróis mas são tipo 90/91 ou antes, no BR não teve assim. O parachoque dianteiro também é outro caso. O da SW4 é uma peça só, e este seu com 3 peças (centro mais duas polainas) é de pickup mas antiga, tipo 90/91 ou antes. Só vi uma pickup destas no Brasil, de um colega do grupo Hilux, versão americana, gasolina, importação independente.
Resumindo, tem uma mistura danada aí.
Leia estes comentários exclusivamente pela ótica da originalidade, ok? De modo algum se referem à qualidade do seu carro, ao funcionamento adequado, às alegrias que já trouxeram para sua família e que certamente vai continuar trazendo.
Saudações,
Gustavo.
Tranquilo Gustavo...Sei que a unica intenção é ajudar. E entendi perfeitamente seu comentário...Cara, então podemos dizer que é quase um Frankenstein! :chorandoderir:Meu pai disse que conseguiu o histórico de compra e venda dela...eu vou dar uma pesquisada na "árvore genealógica" dela pra ver se descubro o que aconteceu!
Supercharger
30/07/2017, 22:36
Depois manda uma foto do cofre do motor e do painel de instrumentos. O painel das à gasolina tem dois instrumentos à mais que as à diesel: um manômetro de pressão do óleo e uma voltímetro.
Supercharger
30/07/2017, 22:40
Ah, se jogar o VIN (número do chassi) no toyodiy ele traduz o modelo para você, dizendo como saiu de fábrica, tipo de motor, câmbio, acabamento, etc.
WOliveira
31/07/2017, 12:49
Ah, se jogar o VIN (número do chassi) no toyodiy ele traduz o modelo para você, dizendo como saiu de fábrica, tipo de motor, câmbio, acabamento, etc.
Gustavo, tirei umas fotos e também fui no ToyoDIY...Segue:
550633550634550635550636550637550638550639
TCHEIGOR
31/07/2017, 18:10
Quando estava procurando a minha achei uma 4runner importaão direta, diesel, branca à venda com esses mesmos detalhes da luz de ré e teto solar. fiquei tentado mas estava bem judiada por dentro e tinha sido retirado o turbo e o manômetro tinha ficado. Ela tinha até inclinômetro no painel.
Supercharger
31/07/2017, 20:32
Carai!
3L turbo de fábrica! Nem sabia que existia. E este volante de dois raios então, coisa da pickup antiga que te falei a tal 90/91...
Importação direta...
O mais curioso é a inscrição GEN de General Markets. Isso tem cara de mercado asiático ou oriente médio.
Que bom que não é uma salada de frutas!
Abraços,
Gustavo.
WOliveira
31/07/2017, 22:04
Valeu galera! A ajuda de vocês foi fundamental para decifrarmos a viatura. Fiquei mais tranquilo agora...Muito obrigado pela ajuda!
Abraços! :palmas:
Rubens Linhalis
01/08/2017, 10:51
Caraca meu! Que carro lindo! Parabens!!!
WOliveira
01/08/2017, 12:34
Caraca meu! Que carro lindo! Parabens!!!
Valeu Rubens! :D
Como é a suspensão traseira? Molas helicoidais ou feixes?
WOliveira
02/08/2017, 15:10
Como é a suspensão traseira? Molas helicoidais ou feixes?
Olá Claudio, a suspensão traseira é com molas helicoidais.
sandro_ventania
02/08/2017, 19:11
WOliveira...que carro lindo! Que configuração bacana!
A minha é 93, que seria 2ª geração até 95. Mas esse seu modelo, que com realmente deve ser importação direta, está um luxo!
Nunca se desfaça, nunca deixe sair da familia, venda um rim, mas não venda ela e nem permita que seus herdeiros façam isso!
Esse carro é único no Brasil! Duvido que tenha outro igual!
Só pode vender pra mim...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
WOliveira
03/08/2017, 08:48
WOliveira...que carro lindo! Que configuração bacana!
A minha é 93, que seria 2ª geração até 95. Mas esse seu modelo, que com realmente deve ser importação direta, está um luxo!
Nunca se desfaça, nunca deixe sair da familia, venda um rim, mas não venda ela e nem permita que seus herdeiros façam isso!
Esse carro é único no Brasil! Duvido que tenha outro igual!
Só pode vender pra mim...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Valeu Sandro! Realmente esses carros são demais. Eu tenho acompanhado você com a sua 93 que é um carrão! Gostei muito da viagem que você fez aqui pelo sul...assisti seus vídeos no youtube, são muito bacanas. Sou seu fã já! :palmas:
Vamos nos falando aí...quero pegar umas experiências com você!
Abraços!
WOliveira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/120838-woliveira.html)
A sua Toy me lembrou esta:
550733
Lembro que quando o filme De Volta Para o Futuro foi lançado, em 1985, tinha 07 anos e babei nessa Toy. Alguns mais tarde, um vizinho ganhou um carrinho de plastico, que era imitação dela... eu sempre pedia para brincar com ela... kkkkkk
Valeu Sandro! Realmente esses carros são demais. Eu tenho acompanhado você com a sua 93 que é um carrão! Gostei muito da viagem que você fez aqui pelo sul...assisti seus vídeos no youtube, são muito bacanas. Sou seu fã já! :palmas:
Vamos nos falando aí...quero pegar umas experiências com você!
Abraços!
Os videos do Sandro são bem legais, já vi quase todos. Estou me preparando para fazer minha geladeira, com base num video dele, achei fantástica a idéia do DIY.
WOliveira
03/08/2017, 12:00
WOliveira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/120838-woliveira.html)
A sua Toy me lembrou esta:
550733
Lembro que quando o filme De Volta Para o Futuro foi lançado, em 1985, tinha 07 anos e babei nessa Toy. Alguns mais tarde, um vizinho ganhou um carrinho de plastico, que era imitação dela... eu sempre pedia para brincar com ela... kkkkkk
Valeu Digaum! Eu também babava nessa toy. Deu até vontade de assistir o filme novamente. :pipoca:
Os vídeos do Sandro são bem legais mesmo. Eu estou me preparando para subir a Serra do Rio do Rastro e descer a Serra do Faxinal, em Cambará do Sul. Espero que de certo!
Abraços!
expedition
01/09/2017, 21:19
[QUOTE=WOliveira;2440386]Bom dia pessoal! Sou novo no fórum e gostaria de ressuscitar esse tópico...hehe...Então é o seguinte: li muitos comentários a respeito da Hilux SW4 93-95 ...
Ei não esqueça da 92 :) . Tenho uma ano e modelo 92, difícil de se ver também deste ano. Quase fechei com uma 4Runner 1992 aqui em Santa Catarina antes de comprar a minha, mas o senhor não aceitava troca, queria vender. Acho que ví essa sua a venda na época também. Diferenciada. Faça bom proveito!
WOliveira
05/09/2017, 22:12
[QUOTE=WOliveira;2440386]Bom dia pessoal! Sou novo no fórum e gostaria de ressuscitar esse tópico...hehe...Então é o seguinte: li muitos comentários a respeito da Hilux SW4 93-95 ...
Ei não esqueça da 92 :) . Tenho uma ano e modelo 92, difícil de se ver também deste ano. Quase fechei com uma 4Runner 1992 aqui em Santa Catarina antes de comprar a minha, mas o senhor não aceitava troca, queria vender. Acho que ví essa sua a venda na época também. Diferenciada. Faça bom proveito!
Bem lembrado! É bem raro encontrar uma 92...
Valeu amigo!
josiel oliveira nunes
20/12/2017, 23:10
Amigos boa noite, depois de um periodo volto a postar...esqueci minha senha anterior e ao tentar reativa-la percebi que sequer tenho o email que usei para cadastro ha alguns bons anos...mas estou de volta..josiel do RJ...( jofotoevideo) e depois de alguns carros diesel ( frontier-Gran Blazer- Veraneio) acabei de comprar minha primeira Hilux..uma cab dupla 4x4 diesel 93 que sera muito util num sitio recem adquirido, 2 km serra acima em estrada de barro...entao em pleno limiar de 2018 portanto, praticamente 25 anos depois de chegar por aqui, eis que 20.000 (valor maximo disponivel ) me permitiu compra-la !!! ..peguei do 3º dono que ficou com ela nos ultimos 5 anos..os anteriores 10 cada um ...e agora hora lavar por baixo, trocar os oleos, filtros, vazamentos, etc...de cara bomba da direcao hidraulica marejada de oleo, bem como retentor da polia do motor e mancha de oleo vinda de cima da caixa de marcha..um pingo de agua com ferrugem em baixo do radiador, na garagem, me fez ficar preocupado, a mangueira dagua parecendo fazer vacuo, um grilinho no rolamento do esticador da correia e um ronquinho muito baixo na caixa em ponto morto que atribuí ao oleo que estaria baixo por estar marejando muito pouco por cima, talvez pela "tampa" da base da alavanca de cambio ...achologia pura...doc em dia, pintura boa, tracao funcionando, motor feito ha 1 ano comprovado por notas por conta de aquecimento, e interior bem conservado....sem me sentir competente para decidir, pq a principio nao queria, mas era o que eu podia pagar, afinal comecamos a negociar em 27.000 e depois de ponderar sobre os servicos a serem feitos ja estavamos onde eu podia ( 20.000) fui atras do mec diesel de confianca...(Beto do Anil/Rj - ex piloto de stok car, rato de oficina desde os 14 e mecanico dos bons )... andou pra la e pra ca com ela, escutou motor, tirou vareta do oleo, deitou em baixo do carro, olhou atras do radiador, , foi conferir tracao e suspensao e palavra dele:
'compra este tanque de guerra senao eu compro... a gente faz tudo barato e rapido!!! primeira coisa lavar amanha por baixo e trocar todos os oleos e filtros, comrpra uma tampa nova do radiador na autorizada, depois leva na oficina pra eu tirar o radiador e procurar este pingo de agua caso nao seja a tampa; te dou o rolamento do esticador pq tenho na oficina e vamos acertando aos poucos...um senhor carro" ...e o ronco da caixa , perguntei...:"depois que vc trocar o oleo e colocar molikote no cambio, vemos, mas creio que vai parar...vamos eliminado...na pior das hipoteses rolamento...se ele tivesse completado o oleo vc nao escutaria e se for na caixa de transferencia, te dou uma que tenho"
.. entao optei pela compra e sou o mais novo proprietario de uma hiluquinha cabine dupla 93....espero estar muito ativo por qui e conto com a ajuda dos amigos mais experientes....grande abc..
[QUOTE=expedition;2446133]
Bem lembrado! É bem raro encontrar uma 92...
Valeu amigo!
Pedro Tannus
22/05/2018, 11:37
Boa tarde, pessoal!
Vamos lá, reativar o tópico novamente.
Estou procurando uma Hilux há algum tempo, e sempre curti as SW4 (minha mãe teve uma 96 que era uma máquina, mas foi roubada). Encontrei uma SW4 2.8 Diesel 1993, parece estar muito bem conservada, pelas fotos o único defeito que vi foi no estofamento do porta malas, o resto parece estar impecável, pra um carro que tem 25 anos.
Minha dúvida é: vi em muitos comentários nesse tópico que o motor é fraco em subidas, acho que é algum problemas em relação ao torque nas retomadas, e que melhora em marchas mais baixas. Eu possuo um trailer que pesa uns 1500 kg e preciso desse carro justamente pra arrastar esse trailer. Será que vou ter problemas? Atualmente, puxo com uma Paraty AP 1.8 1997 que dá conta muito bem do recado, exceto em pista de cascalho.
Fora isso, o proprietário atual está com ela há pouco tempo, e não tem manual e não dá manutenção em autorizadas toyota, mas sim em mecânico da confiança dele. Pelo que entendi, a mecânica do carro é simples, mas é prudente usar peças originais. Vou ver o carro e pedir pra subir no elevador pra olhar por baixo.
Vcs que são mais experientes nesse universo 4x4, que dicas podem me dar?
Grato pela atenção!
Giuliano MO
17/08/2018, 23:18
Olá amigos, cheguei no tópico justamente pelo mesmo motivo do companheiro acima, comprei um trailer karmann caravan kc380 e queria uma camionete diesel pra puxar pra não sacrificar meu Meriva 1.4 que puxa mas não pras viagens mais longas q pretendo. como sou apaixonado pelas sw4 japonesas e não queria me desfazer do Meriva, em vez de vender ele e enterar mais 20 e poucos mil numa camionete mais n9va penaei pq não pegar uns 26mil e comprar a sw4 japa e fico com 2 carros sempre bom ter um backup
Mas enfim esse motor 2.8 sem turbo guenta o tranco no reboque??
Velocidade não me preocupa pq rebocando trailer é nos 80km/h mesmo.pela segurança e em viagens sem trailer costumo nao passar de 100km/h no meriva pq não tenho pressa nessa vida.
Acredito que dá conta de puxar sim, mas com desempenho fraco... Ela vazia anda menos que um carro 1.0 atual, em serra é normal pegar terceira marcha e o freio também deve precisar de reforço (não sei o peso desse trailer)
Se gosta da japinha sugiro pegar uma turbinada ou turbine ela. Freio pode colocar um cilindro maior
Giuliano MO
19/08/2018, 23:39
Freio acredito não ser problema pq o trailer tem freio inercial.
To achando melhor ficar puxando com meu meriva 1.4 de 100hp hehehhe
A questão não é só potência, fosse assim o motor de um Jetta TSI com seus 200cv seria mais adequado que o de 80% dos caminhões.
Motor a gasolina puxando peso extra geralmente abre o bico. Um diesel geralmente tem pistões, bielas e virabrequins pra aguentar torque extra que você precisa, além disso um com opção de reduzida tem força com sobra para arrancar em ladeiras e pisos de baixa aderência
Giuliano MO
21/08/2018, 07:09
Com certeza amigo o torque do.motor diesel em baixa rotação faz toda diferença tb pra puxar o trailer. Era zueira minha mesmo.
Gilberto Fernandes Junior
02/08/2020, 15:18
Pessoal boa tarde, acabei de entrar para o grupo, li bastante informação sobre as Sw4, mas gostaria de ajuda.
Vcs quem conhecem a SW4 2001 Gasolina, é boa? Vale a pena?
Andarei todo dia, e para algumas viagens tb.
Quais cuidados preciso ter ao comprar?
Estou vendo uma sw4 2001 gasolina v6 ou uma 93 diesel 2.8.
Me falaram que está a diesel nao é confortável para viagens nem para dia a dia.
Gostaria de optar para maior conforto e custo x benefício, principalmente se precisar revender.
Se puder ajudar, agradeço.
Abraço.
Rubens Linhalis
04/08/2020, 11:18
Pessoal boa tarde, acabei de entrar para o grupo, li bastante informação sobre as Sw4, mas gostaria de ajuda.
Vcs quem conhecem a SW4 2001 Gasolina, é boa? Vale a pena?
Andarei todo dia, e para algumas viagens tb.
Quais cuidados preciso ter ao comprar?
Estou vendo uma sw4 2001 gasolina v6 ou uma 93 diesel 2.8.
Me falaram que está a diesel nao é confortável para viagens nem para dia a dia.
Gostaria de optar para maior conforto e custo x benefício, principalmente se precisar revender.
Se puder ajudar, agradeço.
Abraço.
A principal diferença esta na geração das carrocerias. A 93 é diferente da 2001. A 2001 é mais moderna, maior, e mais confortavel que a 93.
O desempenho do motor v6 gasolina é muito superior ao 2.8 diesel. Mas o consumo é proporcional.
2001 tem Airbag e abs.. 1993 (acho) que não.
Ambos os anos, se bem conservados, são otimos carros.
Rafael Aloha
10/10/2022, 09:14
Bom dia Pessoal,
Ressuscitando o tema aqui, Recentemente comprei uma 1992 modelo 1993, no começo fiquei com receio de ter bastante problemas.
Já faz quase 20 dias que estou com ela e esse medo já passou.
De lata e motor esta ótima, lanternas, piscas, vidros, praticamente tudo original.
Gostaria de refazer a parte de suspensão dela, quando passo em buraqueiras ela da umas pancadas secas acredito que seja amortecedor e mais buchas.
Não conheço muito de mecânica, e gostaria de deixar ela bem original. talvez pouca coisa mais alta. Será um carro para viagens.
Também busco um rack de teto para ela, gostaria do original (estou parecendo um zé frisinho) mas ela esta bonita como esta e não queria descaracterizar.
Já faz muito tempo que leio os tópicos e acompanho o fórum, alguma dica mais recente?
O que acham do carro em pleno 2022?
Dica de locais para comprar peças originais?
Moro em Curitiba e também estou bastante em Florianópolis, recomendam alguma oficina especializada em toy?
Agradeço já a paciência!