Conectar

Ver Versão Completa : traçao 4x4 ranger

alexandre dal coleto
21/08/2011, 10:31
companheiros comprei uma ranger 4x4 disel ano 98 com motor e cabio da 2001(power stroke 2.8) a traçao não esta funcionado sei que a ranger 98 é a vacuo e a 2001 é com egate eletrico gostaria de saber o que é preciso fazer para que funcione se é preciso alguma modifcação, obrigado a todos aquardo resposta.

BRAVOECONOVEMBER
21/08/2011, 13:41
Não é bem isso companheiro. Ambos os modelos possuem engate de tração elétrico, via um atuador na caixa de transferência que é acionado pelo módulo GEM conforme as condições do carro. A reduzida só funciona com o carro parado, com freio e embreagem pressionados. O 4X4 hi entra com o carro andando. Isso é uma coisa.
Outra coisa é a roda livre. As 2001 começaram a sair sem a roda livre a vácuo na dianteira, porque dizem que dava mais problema que ajudava (tenho minhas d[uvidas...) o que significa que o cardã dianteiro fica sempre girando. Mas isso não tem nada a ver com o acionamento elétrico.
No seu caso, tem que ver direito o que não está funcionando, se é o acionamento do atuador elétrico ou se é o conjunto de roda livre da dianteira. Por acaso as luzes indicadoras do painel acendem sinalizando o engate Hi e low conforme o caso? Se não, o acionamento em si está com problemas. Em caso positivo, daí é conferir se tem tração na dianteira. Se não tem, pode ter linha de vácuo vazando ou desconectada, ou as próprias rodas livres contaminadas, trancadas, vazando... Daí a solução pode ser reparar, ou ir para o sistema de pituto.

alexandre dal coleto
21/08/2011, 16:34
Companheiro valeu por tirar esta duvida amanha mesmo vou mandar verificar a parte eletrica e a linha de vacuo,obrigado até mais.

XAVIER S4T
21/08/2011, 20:35
O sistema de roda livre da ranger tem que trabalhar bem lubrificado... verifique inclusive seu diferencial dianteiro, dá uma revisão nele

Moisés S.M
24/08/2011, 12:18
Na roda livre da Ranger,é preciso colocar alguma graxa dentro dela??ou só um lubrificante já basta?

rbareiro
29/09/2011, 10:49
Bom dia pessoal,

Ontem fui fazer uma graça com minha Ranger 99 4.0L v6 CS 4x4 e a mardita me deixou na mão com relação ao 4x4.

Descobri que para funcionar o 4x4 ela precisa do sistema de vácuo e para reduzida do motorzinho elétrico.
O que acontece quando vc aciona o 4x4Hi ou Low é que os dois funcionam simultaneamente.

Quando isso não acontece, fica na mão que nem ontem. Fiquei sem 4x4 mas a reduzida funcionava normalmente.

Fiz alguns testes do sistema de mangueiras de váculo dela e fiquei na dúvida.

Quando eu ligava o 4x4, ia embaixo do carro, soltei uma ligação do vácuo da roda esquerda e fiquei com o dedo sobre o buraco da conexão e sentia que estava puxando. Então váculo OK naquela linha.
Mas depois de uns 1 ou 2 minutos o vácuo parava. Testei nas duas conexões das duas rodas e a mesma coisa, parava de puxar pelo váculo com uns 2 minutos.

Alguém sabe se é isso mesmo ou o váculo é continuo até vc voltar para o 4x2.

Valeu!

Walter L. L. Casitta
29/09/2011, 11:01
Bom dia pessoal,

Ontem fui fazer uma graça com minha Ranger 99 4.0L v6 CS 4x4 e a mardita me deixou na mão com relação ao 4x4.

Descobri que para funcionar o 4x4 ela precisa do sistema de vácuo e para reduzida do motorzinho elétrico.
O que acontece quando vc aciona o 4x4Hi ou Low é que os dois funcionam simultaneamente.

Quando isso não acontece, fica na mão que nem ontem. Fiquei sem 4x4 mas a reduzida funcionava normalmente.

Fiz alguns testes do sistema de mangueiras de váculo dela e fiquei na dúvida.

Quando eu ligava o 4x4, ia embaixo do carro, soltei uma ligação do vácuo da roda esquerda e fiquei com o dedo sobre o buraco da conexão e sentia que estava puxando. Então váculo OK naquela linha.
Mas depois de uns 1 ou 2 minutos o vácuo parava. Testei nas duas conexões das duas rodas e a mesma coisa, parava de puxar pelo váculo com uns 2 minutos.

Alguém sabe se é isso mesmo ou o váculo é continuo até vc voltar para o 4x2.

Valeu!

É assim mesmo que funciona. O vácuo fica só o tempo necessário para o acionamento da RL. Se a sua RL deve estar emperrada. Tem que desmontar limpar e lubrificar...

rbareiro
29/09/2011, 11:12
Aé. putz maravilha.

Por eliminação estou quase lá então.

É complicado desmontar a RL? Sabe se há topico sobre o desmonte da mesma?

Valeu mesmo!

Walter L. L. Casitta
29/09/2011, 11:31
Aé. putz maravilha.

Por eliminação estou quase lá então.

É complicado desmontar a RL? Sabe se há topico sobre o desmonte da mesma?

Valeu mesmo!

Tem o tópico sim e não é complicado mas, tem que pesquisar um pouco pra encontrar...

JEFFCATUNDA
29/09/2011, 11:47
Tem o tópico sim e não é complicado mas, tem que pesquisar um pouco pra encontrar...

Se optarem por retirar o acionamento por vácuo e transformar em acionamento manual tem um outro tópico aqui muito bom que ensina como fazer isso.....

lcdalzoc
29/09/2011, 15:28
Elimina toda essa porcaria a vácuo e deixa a RL sempre em lock.
Foi o que eu fiz na Explorer. É uma tranqueira a menos pra dar problema e como fica tudo girando estará sempre lubrificado e funcionando.
Outra coisa que fiz foi eliminar aquela p* de acionamento elétrico e colocar um acionamento manual da CT.
Pronto. Nunca mais fiquei no prego no meio do lamaçal.

Moisés S.M
29/09/2011, 15:37
O problema de deixar tudo acoplado,é o desgaste de peças sem necessidade e o aumento do consumo da viatura,ainda mais se for v6.Na minha por ex.o consumo é muito grande quando estou com as rodas acopladas,sem falar que a caranga fica mais pesada de dirigir.Se tu usa o 4x4 de vez em quando,não deixa sempre ligado,mas se tu uso o 4x4 todo dia ai sim vale deixar sempre ligado.

lcdalzoc
29/09/2011, 17:25
Moises,
No meu caso, Explorer 4wd com motor maxion 2.5 da Ranger, não senti diferença nenhuma no consumo e tampouco no sistema de direção.
O problema maior, pelos relatos de usuários, é justamente o oposto: o pouco uso da tração ocasiona emperramento e oxidação dos sistemas/mecanismos envolvidos, e quando necessário, deixa na mão.
A Ford abandonou as RL nas Ranger e se livrou de grande parte dos problemas. Não se ouve relatos de desgaste de semi-eixos, etc, nas Ranger pós 2000.
E ficaria melhor ainda se a CT BorgWarner 1354 fosse disponibilizada com acionamento manual. Nada como a boa e velha alavanca.

Abraços,
Leonardo

rbareiro
29/09/2011, 17:56
Então pessoal,

Eu fiquei praticamente o dia todo nessa m***. A porcaria do vácuo não funfa mesmo.
Desmontei a RL limpei e remontei... nada... então abri novamente tirei aquela presilha metalica que trava as duas tampinhas do sistema da RL e fechei novamente.

Aí funcionou tudo ... 4x4 Hi e Low, só que ficará direto né.

O único incomodo é que fica um barulinho chato pra caramba... fica uuuéééúuu uuuéééuuuu. conforme gira a roda. Não é muito alto mas é chato.

Mas melhor um barulinho do que ficar sem a tração.

De qualquer forma, valeu pela foça!

BRAVOECONOVEMBER
29/09/2011, 19:02
Então nesse caso faz o seguinte, pesquisa como fazer o famoso "pituto". Daí tens acionamento manual das rodas livres a um custo irrisório, e te resolve o problema do barulho. Tem instruções aqui no 4x4brasil, e em mais uma dúzia de sites, foruns, ..., do Brasil e da Argentina. Barbadinha. Metade do procedimento tu já fez, inclusive.

JEFFCATUNDA
29/09/2011, 23:21
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/7524-roda-livre-manual-ranger-baixo-custo.html

Veja ai....