PDA

Ver Versão Completa : Reformando o primeiro 4X4 - Predador I



Waldir Rodrigues de Lima
21/08/2011, 07:27
Caros, bom dia.
Sempre gostei do universo 4X4 mas nunca tive condições de ter um veículo 4X4.
Acompanho o fórum a muito tempo mas apenas depois de ter comprado um 4X4 é que me registrei e é da onde procuro informações para cada decisão na reforma do meu Willys.
Encontrei meu primeiro jipe em uma agencia em SP. Ele estava no fundo da loja e não tive condições nem de andar com ele para dar a proposta. Gostei dele pois estava com o 4X4 aparentemente original. Bons pneus lameiros e o motor em funcionamento, parecia durar (ainda) uns bons kms!!:cool:
Postarei algumas fotos de quando ele chegou e ao longo da reforma que será em duas etapas.
Também dei a ele um nome: PREDADOR I

Waldir Rodrigues de Lima
23/08/2011, 17:58
Vou tentar colocar a configuração que o Predador estava quando eu o comprei.

Motor 6cc BF161 original a gasolina :cool:
Alimentação a carburador de duplo estágio
Tanque: 39L de aço
Cambio original de 3m+ré
Caixa de transferência e reduzida originais
Suspensão dianteira e traseira: Eixo rígido sobre feixe de molas com amortecedor hidráulico
Rodas aro 16”
Pneus 7.50X16 Super Agarre Argentinos (lameiros)

Ele veio ainda com engate traseiro e com Tow-bar e pára-choque tubular na frente.
Para ter uma idéia mais precisa de como estava o veículo, quando o peguei, levei-o direto a oficina especializada em 4X4, que fica perto de casa, na Josewal.
Ainda bem que fiz isso. O diferencial dianteiro não tinha uma gota de óleo!!! Troquei de imediato todos os óleos (diferenciais, cambio, transferência, motor, etc.)
Mandei instalar um banco traseiro com baú, pois tenho crianças e esposa para os dias de passeio!! E eles são parte importante do passeio!!!
Logo na seqüência, pedi uma revisão completa nos freios!! Com segurança não se brinca!! Portanto coloquei freios a disco na frente, o que deixou a viatura muito mais segura!!
Próximo passo, parte elétrica. Pois estava simplesmente terrível!!!
Até mais.
Abraços.:bye:

Robertux
23/08/2011, 20:21
Começou certo. É isso aí mesmo. Os pontos fracos dos Cj são freios e direção, o resto vai muito bem. A parte eletrica é bom estar em ordem também, afinal ficar empurrando jeep sem partida ninguém merece. O velho BF mesmo fundido dificilmente para. Mantenha os óleos em ordem e vá revisando a mecânica aos poucos senão ele lhe fura o bolso, além disso o lugar de jipe é na trilha e não na oficina.

Waldir Rodrigues de Lima
23/08/2011, 23:20
Começou certo. É isso aí mesmo. Os pontos fracos dos Cj são freios e direção, o resto vai muito bem. A parte eletrica é bom estar em ordem também, afinal ficar empurrando jeep sem partida ninguém merece. O velho BF mesmo fundido dificilmente para. Mantenha os óleos em ordem e vá revisando a mecânica aos poucos senão ele lhe fura o bolso, além disso o lugar de jipe é na trilha e não na oficina.

Falou Roberto. Obrigado pelo apoio!!!:euforico:
Precisarei dos conselhos de vcs, que tem mais experiência para me orientar!!! Sem as dicas, nem com 50mil para gastar vc dá conta de resolver tudo!!! Irei encher bastante o saco para solucionar os problemas da viatura!!!:euforico:
E ajudarei a todos que por ventura, eu possa ajudar. Seja no que for!!!:)
Abraços.:bye:

eliasFerreira
24/08/2011, 10:15
Parabéns Waldir!
Seu jeep está muito bonito.

Você vai deixar a mecânica original, ou vai mudar alguma coisa?
Eu sou fã do BF-161, tanto que estou procurando outro pra comprar e ficar de reserva.

Uma dúvida: na sua tampa traseira está estampado FORD?
É que, até onde eu sei, esse estampado foi até 72. O meu que também é 73, como o seu, já não tem o escrito FORD. Deve ser pq o meu jeep foi feito em dezembro, e o seu deve ser do começo do ano.

Um abraço, e se precisar agente tá aí.

Waldir Rodrigues de Lima
24/08/2011, 11:41
Parabéns Waldir!
Seu jeep está muito bonito.

Você vai deixar a mecânica original, ou vai mudar alguma coisa?
Eu sou fã do BF-161, tanto que estou procurando outro pra comprar e ficar de reserva.

Uma dúvida: na sua tampa traseira está estampado FORD?
É que, até onde eu sei, esse estampado foi até 72. O meu que também é 73, como o seu, já não tem o escrito FORD. Deve ser pq o meu jeep foi feito em dezembro, e o seu deve ser do começo do ano.

Um abraço, e se precisar agente tá aí.

Olá Elias, bom dia.
Obrigado pelo Jeep. Quanto a mecânica, deixarei o jeep como está por enquanto. Somente quando o motor mostrar que esta indo pro fim é que mudarei algo.
Quanto a duvida da tampa postarei uma foto de quando ele veio. Não sei se ela é original mas podemos pesquisar!!!
Passei por sua cidade a alguns anos pois o "Caminho da Fé", a pé é claro!!! E tenho certeza que tem trilhas incriveis na região!!! Abraços.

eliasFerreira
24/08/2011, 12:41
Então Waldir, já que na tampa está estampado WILLYS, ela não é original. A original foi substituída por algum motivo. Me corrijam.

E que coincidência vc já ter passado por aqui! Então espero que você tenha gostado da cidade.
Tem umas trilhas boas por aqui sim. Muita erosão.

Abraço.

ZEQUINHA8100
24/08/2011, 13:07
Elias posso estar enganado mas me parece e se não me falhe a memoria ja li mais de uma vez inclusive, que o escrito FORD na tampa traseira saiu apenas dois anos sendo em 1970 e 1971 depois foi retirado abraços

eliasFerreira
24/08/2011, 13:53
Pode ser sim Zequinha. Você deve estar mais por dentro do que eu. O quê reforça que a tampa do Waldir foi mesmo trocada, já que o jeep dele é 73.

Waldir Rodrigues de Lima
26/08/2011, 16:34
Elias e Zequinha, boa tarde.
Realmente pode ter sido trocada mesmo.
Como falei não conheci o antigo dono e pode ter sido trocada mesmo!!!
Por via das dúvidas, pesquisarei mais sobre este assunto.

Waldir Rodrigues de Lima
03/09/2011, 03:06
Bem meus caros,
Como coloquei no início do tópico, sempre gostei de jipes, Rural, e outros antigos e robustos veículos. Mas eu estava realmente precisando de um veículo assim.
Não agüentava mais sair nas estradinhas do interior e voltar com o carro da família avariado. Isso depois não curtir quase nada e ainda ter a mulher falando que eu não cuido do carro direito!!!:parede:
Sempre viajamos para o interior, e na busca de um lugar intocado, com belas cachoeiras, sempre tinha atoleiros, lama, erosão, morros, etc.:dance:
Chegamos a andar mais de 60kms de estradas de terra em apenas um dia. Mas o estado dos Unos, Palios, Gols, Celtas e outros que nos acompanharam , depois da trilha, era lastimável!!:confused::confused:
Lembro de uma estrada de terra entre Cunha e Paraty, que tivemos que parar no meio do caminho para dar passagem para cerca 8 viaturas ( Pick-ups, jipes, etc), pois estávamos atrapalhando a passagem. O ultimo veículo, uma Ranger perguntou se precisávamos de ajuda e falei para ele:
“ Nada disso. Tá tão legal passar na lama de Uno!!!”:cool:
O tempo passou, a namorada virou esposa. Compramos casa, juntos, chegou o primeiro filho nosso( eu já tinha um filho que hoje tem 13 anos ).”Encomendamos” uma filhinha que chegará em Outubro. Mas a vontade de ter um 4X4 só aumentava.:???:
O “Predador I” chegou para estar junto com a família. De início, serão apenas passeios porque precisamos pegar mais confiança na viatura e esperamos os filhos crescerem!!!:euforico:
Quanto a esposa, tenho certeza que ela irá adorar quando estiver conduzindo o Predador na lama. Ela já tem o espírito aventureiro e a lama no sangue!!!
Quanto ao mais novo. A foto diz tudo sobre a paixão por carros e por este em especial!!! Dá para duvidar que ele adora o Predador I.
Até mais!!:bye:

Waldir Rodrigues de Lima
08/09/2011, 19:44
Como falado antes, mandei fazer toda a parte elétrica do Predador.
Estava simplesmente terrível!!! Obtive na região ( Butantã ) uma referência de um auto elétrico que trabalhava com jipes. :violao:
Como tenho objetivo de não me desfazer do jipe tão cedo, mandei refazer toda elétrica do jipe!!! :farted:
Não ficou barato não!!!!:discordo: :freaking:Mas realmente ficou muito bom.:euforico:
Além de toda fiação, foi trocado também o velocímetro ( coloquei o original VDO ), sensor de temperatura, boia do tanque, e faróis auxiliares ( dois pares ).:confused:
O sr também recomendou a instalação de uma luz auxiliar no motor ( para quando houver quebras... ) e a troca da chave de seta por um modelo de caminhão Mercedes . Este parece ser realmente muito bom!!:)
Foi instalado também um botão de Pisca-alerta e um luminoso que avisa quando a seta está ligada. Foi deixado um ponto de energia reserva, atrás do painel e refeito os cabos da tomada auxiliar externa.:euforico:
O serviço demorou 20 dias. Eles não pararam tudo para trabalhar somente na minha viatura!!! Mas eu também não tinha pressa . O que eu queria é minimizar os custos !!!:razz:
Quando se começa uma reforma, temos grandes idéias, e queremos transformar nossas viaturas nas melhores possíveis, com o que tem de melhor em acessórios no mercado!!! :idea:
Mas e dinheiro para tudo???!!! Por isto preferi fazer poucas mudanças, garantindo segurança e robustez no jipe.
Coloco em anexo fotos das instalações. Espero que curtam bastante!!!:cool::violao::euforico:

Waldir Rodrigues de Lima
08/09/2011, 19:48
Mais algumas fotos!!!

direganhan
09/09/2011, 12:46
fala ai waldir blza cara? mais fala ai pra gente, por quanto vc comprou o jeep? parece estar com uma estrutura muito boa nem precisaria de reforma só uma boa revisão! abraço t+

Waldir Rodrigues de Lima
10/09/2011, 19:50
fala ai waldir blza cara? mais fala ai pra gente, por quanto vc comprou o jeep? parece estar com uma estrutura muito boa nem precisaria de reforma só uma boa revisão! abraço t+

E ai tudo bem??? Paguei 13k no jeep, pelas minhas contas ainda tá valendo!!:dance:
Estou melhorando ele pois quando ele for para o interior só voltará uma vez por ano. :violao: Para as preventivas !!!:euforico:
Por enquanto tá faltando a instalação dos bancos novos e uma melhorada na suspensão!!!:cool:

PRIMO 1
10/09/2011, 23:45
Ola Waldir, ta ficando legal a sua viatura :concordo:

meu jeep tbm esta no estaleiro do josewal fazendo algumas melhorias :) .. sem pressa e sem dindin,rsssss

Waldir Rodrigues de Lima
12/09/2011, 14:14
Ola Waldir, ta ficando legal a sua viatura :concordo:

meu jeep tbm esta no estaleiro do josewal fazendo algumas melhorias :) .. sem pressa e sem dindin,rsssss

Fala ai "Primo", tudo bem?? Estive no Josewal hoje!! Eles estão fazendo uma adaptação de bancos na viatura !!!:euforico:
Tava difícil com os bancos originais!!!:banido:
Devo busca-lo ainda hoje ou amanhã!!! :cool:
O seu está lá??? :?:
Qual é a viatura???:?:

Se quizer marcar algo para trocar uma ideias fale !!!:!:

Abraços.

PRIMO 1
12/09/2011, 23:01
Opa... é um prata que ta la no fundo pegando pó,rsssss.. ainda falta muita coisa pra terminar $$$$$$ :putz:

Opa, vamos marcar sim :-D

Waldir Rodrigues de Lima
13/09/2011, 19:42
Opa... é um prata que ta la no fundo pegando pó,rsssss.. ainda falta muita coisa pra terminar $$$$$$ :putz:

Opa, vamos marcar sim :-D

Poxa amigo... Tá com uma viatura muito legal!!!:bye:
Retirei a minha hoje, com os bancos novos!!!:euforico:
Diga-me em que dia vai lá que nos encontramos!!! Vou tentar!?!?!:rolleyes:
Um abraço.:cool:

JAIME MOREIRA
13/09/2011, 20:04
Wadir, parabens pelo jeep, ta indo pelo melhor caminho, vai aproveitar demais, se eu voltasse no tempo, iria fazer igual, o meu veio todo adaptado e adaptado errado, então original sempre se sabe o que tem na mão, boas trilhas!

PRIMO 1
13/09/2011, 20:56
Diga-me em que dia vai lá que nos encontramos!!! Vou tentar!?!?!:rolleyes:

talvez sexta feira ou sabado, na parte da manha, ainda nao sei....:rolleyes:

Waldir Rodrigues de Lima
14/09/2011, 14:17
Diga-me em que dia vai lá que nos encontramos!!! Vou tentar!?!?!:rolleyes:

talvez sexta feira ou sabado, na parte da manha, ainda nao sei....:rolleyes:

Irei dar uma passada por lá no sabado por volta das 10hs. Se tiver lá conversaremos!!!
Abraços.
:violao::bye:

Waldir Rodrigues de Lima
14/09/2011, 14:25
Wadir, parabens pelo jeep, ta indo pelo melhor caminho, vai aproveitar demais, se eu voltasse no tempo, iria fazer igual, o meu veio todo adaptado e adaptado errado, então original sempre se sabe o que tem na mão, boas trilhas!

Boa tarde Jaime.
Estive lendo seus posts sobre a marinete!!!
Dei boas risadas das semelhanças com as mulheres!!!:chorandoderir:
Obrigado pelos elogios!! :dance:
Vamos marcar um bate papo para trocar umas ideias sobre as viaturas!
Não moramos tão longe assim.
Abraços.:bye:

direganhan
14/09/2011, 17:41
pagou muito bem pelo jeep, axelente preço pelo produto parabéns pelo jeep cara. t+

PRIMO 1
16/09/2011, 10:01
blz Waldir, acho que passarei por la nesse horario tbm, se a gente se encontrar por la vamos trocar umas ideias,rsssss:torcendo:

Boudeville
20/09/2011, 08:17
Senhores,
Primeiramente parabéns pela reforma da viatura...
Então eu também estou no meio da reforma do meu veículo e vi vcs comentarem sobre a reforma da parte elétrica....
Pergunto.... Quanto foi o custo da mesma e qual eletricista vcs mandaram a viatura?????
Abraço a todos e parabêns....:dance::dance:

Waldir Rodrigues de Lima
20/09/2011, 14:59
Senhores,
Primeiramente parabéns pela reforma da viatura...
Então eu também estou no meio da reforma do meu veículo e vi vcs comentarem sobre a reforma da parte elétrica....
Pergunto.... Quanto foi o custo da mesma e qual eletricista vcs mandaram a viatura?????
Abraço a todos e parabêns....:dance::dance:

Caro Bondeville, boa tarde.
O custo depende muito da quantidade de equipamentos que a viatura tem e do estado dela.
No meu caso tive que trocar TODA a fiação, não havia nad que poderia ser salvo. :shock:
Além disso tive que formar o motor de arranque e o alternador ( embuchamento novos, dar um "passo" nos coletores, escovas e porta-escovas novas, etc..):shock:
Não foi usado um chicote padrão, que usualmente é vendido por ai... eles são baratos mas vem dimensionados com a bitola minima, e com uma instalação com mais componentes como os de hoje, sobrecarrega o sistema!!! :parede:
E quando colocamos alguns "farois auxiliares " a mais ou outros dispositivos, temos que colocar estes cabos a parte o que não é bom!!!:evil:
Eu diria pra vc que uma reforma somente na fiação, sem a troca ou reforma de nenhum componente, fica aprox. em 2k..:freaking:.. já usando o chicote padrão, vendido por ai, fica por uns 1,5k.:karate: Isso se não for instalado uma "bacia" de relogios no painel !!:rolleyes:
O meu fiz perto de casa, no Butantã, o cara é muito bom!!! o difícil é encontra-lo parado... e com vaga na oficina!!! Sempre tem um jeep novo por lá!!!:pular:

Se precisar de um contato fale!!! Abraços.

PRIMO 1
20/09/2011, 21:24
Ola waldir tudo bem?

Boudville, recomendo o servico que o waldir fz na viatura dele, show de bola, vi com meus proprios olhos.Pretendo fazer a minha fiacao eletrica la tbm, mas nao agora $$$ rss... O Waldir investiu muito bem!!!

Boudeville
20/09/2011, 23:42
Pessoal é impressionante, no mundo 4x4 não existe nada de R$ 100.... Acho que nem parafuso rsrsrsrsrsrs
Bom, primeiro obrigado pelos toques.....
Vou devagar com o andor que meu santo é de barro....
Mas deixa eu perguntar uma coisa.... Vcs acham que é necessário uma bateria reserva para o guincho...... Quero conselhos....Que vcs acham??????

Ola waldir tudo bem?

Boudville, recomendo o servico que o waldir fz na viatura dele, show de bola, vi com meus proprios olhos.Pretendo fazer a minha fiacao eletrica la tbm, mas nao agora $$$ rss... O Waldir investiu muito bem!!!

Waldir Rodrigues de Lima
22/09/2011, 09:45
Mas deixa eu perguntar uma coisa.... Vcs acham que é necessário uma bateria reserva para o guincho...... Quero conselhos....Que vcs acham??????


Caro Boudeville, Não acho necessário uma bateria reserva para o guincho.:discordo::discordo::discordo:
Além do que, vc teria que dimensionar um alternador para recarrega-la, acoplada ao motor tb!!!:stop::stop::stop:
Se o guincho for muito grande, talvez seja necessário substituir a bateria por uma maior( com mais amperagem ) e consequentemente o alternador tb!!!:???::???: ( acho que estou certo... me corrijam caso necessário!!!):confused:

Não pretendo colocar guincho no meu por enquanto... mas sou fã dos guinchos mecânicos!!! Acoplados ao cambio/reduzida!!!:idea::euforico:

Essa vai ser para o ano que vem!!! Abraços.:cool::cool:

Boudeville
22/09/2011, 20:03
Se ta certo.... Vou seguir seu conselho.... Acho que uma bateria maior e um alternador potente resolve o caso......
Caro Boudeville, Não acho necessário uma bateria reserva para o guincho.:discordo::discordo::discordo:
Além do que, vc teria que dimensionar um alternador para recarrega-la, acoplada ao motor tb!!!:stop::stop::stop:
Se o guincho for muito grande, talvez seja necessário substituir a bateria por uma maior( com mais amperagem ) e consequentemente o alternador tb!!!:???::???: ( acho que estou certo... me corrijam caso necessário!!!):confused:

Não pretendo colocar guincho no meu por enquanto... mas sou fã dos guinchos mecânicos!!! Acoplados ao cambio/reduzida!!!:idea::euforico:

Essa vai ser para o ano que vem!!! Abraços.:cool::cool:

Waldir Rodrigues de Lima
12/10/2011, 16:31
Pois é meus amigos, volto para relatar mais uma fase de adaptação do meu Jeep “PREDADOR”.
Quando ele saiu do Auto Elétrico, comecei a usa-lo cada vez mais para os deslocamentos do dia-a-dia. Como trabalho próximo da empresa, o usei para ir e voltar do trabalho.:euforico: E foi logo nos primeiros dias que tive um susto danado com ele!!:-?:-?
Em um trecho um pouco mais longo, dei uma esticada andando aproximadamente a 50kmm/h. Apartir desta velocidade o jeep parecia que iria desmontar!!! Chacoalhava tudo mesmo!!! Coisa de louco mesmo!!!:evil::evil::evil:
Bem tive que ir novamente no mecânico. Por ele conhecer bem de Jeeps, logo disse:
“ Isso é Shimmy cara!!”:parede::parede:
E me explicou que com o tamanho ( exagerado ) dos pneus, era normal isto acontecer. Mas que poderia ser solucionado com a instalação de amortecedor de direção da BAND.:eek::eek::eek:
A solução querer simples instalação, e rápida além de tudo.
Em cerca de 2 horas, o amortecedor foi instalado e imediatamente o problema sumiu!!! Acabou mesmo!! Andei a 100km/h e nada de trepidação!!:torcendo::torcendo:
Esta eu devo ao meu mecânico e ao Forum. Eu já tinha lido sobre o tema mais mesmo quando aconteceu comigo não consegui descobrir que era este o defeito.
Veja as fotos da instalação e se tiver dúvidas entrem em contato!
:cool::cool::cool: Abraços. :cool::cool::cool:

avs
12/10/2011, 19:15
Waldir!

Parabéns pela viatura e paciência....Esta adaptação com a colocação do amortecedor no sistema da direção, deixou a direção mais pesada?

hercilio.neto
12/10/2011, 19:23
Dá gosto ver uma reforma tão caprichada.
Só que concordo com o Boudeville. Trocar toda a parte elétrica fica muito caro.
Estou mexendo no meu Bandeirante, procuro caprichar, mas meu santo também é de barro. rarará.
O andor vai beeem devagarinho. Ritmo de band.
Parabéns pelo Jeep. Show de bola.

Waldir Rodrigues de Lima
13/10/2011, 15:53
Waldir!

Parabéns pela viatura e paciência....Esta adaptação com a colocação do amortecedor no sistema da direção, deixou a direção mais pesada?

Tudo bem AVS,

Quanto a direção, não ficou mais pesada não!! :eek:
Apesar que a minha já é pesada de natureza!!!
Ainda é original!!!:p:p:p

rodrigo.hoffman
13/10/2011, 22:39
Ae Waldir

Antes de mais nada, parabens pela reforma.. Ta ficando bom

Só para constar como informação com relação ao shimmy.. Não se conserta problemas com shimy instalando amortecedor de direção, apenas esconde o problema..

Shimmy pode acontecer por varias coisas: regulagens erradas/folga nos rolamentos de roda dianteiros e dos munhões; folga nos compoentes da direção (rolamentos, buchas, terminais), problemas na suspensão (feixes, buchas, etc)..

Sendo assim é importante que resolva a causa do problema (shimmy) e não colocar um pano por cima pra não enxergar mais ele..

[ ]´s

Waldir Rodrigues de Lima
15/10/2011, 01:43
Ae Waldir

Antes de mais nada, parabens pela reforma.. Ta ficando bom

Só para constar como informação com relação ao shimmy.. Não se conserta problemas com shimy instalando amortecedor de direção, apenas esconde o problema..

Shimmy pode acontecer por varias coisas: regulagens erradas/folga nos rolamentos de roda dianteiros e dos munhões; folga nos compoentes da direção (rolamentos, buchas, terminais), problemas na suspensão (feixes, buchas, etc)..

Sendo assim é importante que resolva a causa do problema (shimmy) e não colocar um pano por cima pra não enxergar mais ele..

[ ]´s

Tudo bem Rodrigo.

Também penso assim.:):):) Sei que o problema está apenas "escondido", mas é como os mais entendidos falaram.. Pra resolver o problema tem que trocar as peças gastas e voltar para o original as outras que nós mesmos mudamos!!!:twisted::twisted:

Só para conhecimento, troquei todos os rolamentos por exemplo!!! :parede: E mesmo assim tinha o Shimmy... O que eu ainda não fiz foi abrir o diferencial, por exemplo!!!:karate:

De qualquer jeito, também não queria me desfazer dos pneus que tenho!!!:evil::evil::evil: Por isso optei por colocar o Amortecedor!!:evil::evil:

Mas obrigado pela dica!!:cool:

Waldir Rodrigues de Lima
15/10/2011, 01:50
Dá gosto ver uma reforma tão caprichada.
Só que concordo com o Boudeville. Trocar toda a parte elétrica fica muito caro.
Estou mexendo no meu Bandeirante, procuro caprichar, mas meu santo também é de barro. rarará.
O andor vai beeem devagarinho. Ritmo de band.
Parabéns pelo Jeep. Show de bola.

Obrigado Hercilio.

Mas é que vc não viu a situação da viatura quando ela chegou!!!

Tava terrível!!! :parede::parede::parede:
Acho que o maior cabo que tinha inteiro era de uns 30 cm !!!:parede::karate::karate:
Mas vai de boa... Tenho um uno em casa que tb tá precisando de uma resolma elétrica nele!!! Mas ele tem uns cabos de até 1 metro!!! Dá pra durar bastante!!!:euforico::euforico::twisted::twisted:: bye::bye:

Abraços.

andrecsreis
16/06/2012, 23:35
Ola Waldir,

Voce poderia me falar quanto gastou com sua instalação eletrica? vi que ficou muito bem feita, melhor que a que fizeram com o meu... sei que ja tem um tempo mas queria ter uma ideia.
Esse amortecedor que vc colocou na barra de direção foi de que carro? estava hoje mesmo conversando com o mecanico sobre isso e ele me aconselhou a colocar. Quanto gastou para instalar??

Abraço