Conectar

Ver Versão Completa : GC ZJ 5.2 v8 - Motor original c/ cambio manual seria possível?

Jean Batistelli
19/08/2011, 20:29
Olá caros companheiros, tenhos uma Grand Cherokee 96 5.2 v8 a qual utilizo em trilhas e expedições off road, já vou com 2 cambios quebrados (comprei outra cherokee 98 só para doar peças para a minha da qual já se foi o cambio também), como moro no interior do Maranhão não existe nenhuma oficina ou mecanica que faça reparo nessas caixas, o mais próximo seria Goiânia o Brasília que fica na faixa dos 1.500-kms, sendo que teria que enviar o carro para fazer o reparo e traze-lo de volta e qualquer probleminha desde uma simples regulagem teria que retornar para lá de novo inviabilizando. Estou determinado a passar ela para caixa manual mantendo o motor original (Já que eu tenho 2 motores iguais), não me importo com originalidade, sei que todo mundo vai falar para ficar com cambio automático e etc..., bom moral da história, seria possivel tal adaptação? pois já vi Rams 5.2 v8 com cambio manual da dakota v6, o problema é que a Zj é 4x4 contínuo e não sairam no brasil dakotas v6 4x4.
Se alguem tiver alguma idéia a respeito, ficarei muito grato, desde já, agradeço a atenção de todos.

andretomasi
20/08/2011, 02:08
Tu pode enviar só o câmbio para uma casa de câmbio especializada em outro lugar e depois só remontar ele na ZJ, não precisa levar o carro inteiro.
E se está quebrando eles tão seguido assim tem alguma coisa errada; mesmo forçando, essas caixas deveriam durar muito, mesmo que coloque um manual provavelmente vai detonar ele também.

[ ]'s

Jean Batistelli
20/08/2011, 08:39
Obrigado André, esse é que é o x da questão, sei que há algo de errado, pois quebraram com pouco tempo de uso, por isso que tenho que enviar o carro para fazer testes para saber o que tem de errado, é como estava falando, as vezes por conta de um sensor ou qualquer outra besteira tenho que tornar mandar o carro de volta para ver do que se trata ficando assim inviável, sei que o manual também pode vir a quebrar mais pelo menos tenho mão de obra aqui para eles.
Se tivesse perto de mim quem trabalhasse com esses cambios automáticos não pensaria nem dua vezes, mandaria arrumar as dua que tenho, pois qualquer irregularidade já mandava o carro para corrigir.
Desde já muito grato pela sua atenção.

Wilsonaa
20/08/2011, 12:48
Vou te contar um segredinho destes câmbios , se não usar o óleo correto que no seu caso seria o ATF+3 tipo 7176 ou ATF4 , quantos você colocar , quantos vai quebrar , se colocar o dexIII de boa qualidade ainda dura uns 15mil se colocar inferior não dura nem cinco, pois estes câmbios são muito sensíveis ao tipo de óleo , agora como disse o Andre , com o óleo certo ,mesmo forçando, essas caixas deveriam durar muito.

T+

Wilson

Jean Batistelli
20/08/2011, 13:29
Realmente Wilsonaa, estou ligando as quebras mais por conta disso, o grande problema é achar o atf+3 ou o atf+4, quando efetuei a troca do meu ainda procurei em todos os cantos e não encontei, sempre fui muito atento no nivel do oleo, coloração e odor que geralmente denuciam algum erro, o 1º cambio rodei uns 15.000 kms então começou aparentemente queimar discos, mudou a coloração (Escurecendo) e um forte cheiro de queimado. O 2º o que está montado nela rodou no máximo uns 3.000 kms, começou a dar problemas após uma atolada em um rio onde ficou com agua até o meio da porta, como não tinha como amarrar o cabo do guincho ficou submersa durante umas 3 horas até eu achar alguem para me puxar, então após retirar, ela saiu funcionando normalmente e levei para uma oficina para conferir os oleos dos diferenciais e caixa e estavam tudo ok, fui para outra trilha uma semana após e andando na estrada percebi que não estava entrando a quarta, e ao reduzir para passar em um quebra-molas simplismente não engatou mais, pisava era como se estivesse em neutro. Trouxe de volta ela para casa em uma prancha e comecei a mexer para ver se achava algo de errado, quando fiz o teste na chave de ignição apareceu o código do sensor de velocidade, então fui retira-lo para ver, foi quando constatei que a redução tinha enchido de agua e consequentemente o sensor foi para o saco imaginei, retirei todo o oleo contaminado (estava como leite - branquinho) limpei tudo e coloquei o sensor que eu tinha no outro cambio junto com oleo novo (dextron III) e continuou da mesma forma sem engrenar nem ré ou 1º, as vezes dá impressão que quer entrar uma marcha, pois faz um barulho como se fosse engatar a reduzida sem estar em neutro. e percebi que começou a aparecer uma vazamento de oleo da caixa entre a capa seca e o motor aparentemente próximo ao conversor. Mais ja cansei de bater cabeça com isso, provavelmente darei um jeito de colocar um cambio manual nela, nem que tenha que colocar um cambio de dodge dart ou charge 4 marchas e largar uma quadrijet em cima, pois sei que o modulo não vai deixar o motor trabalhar com o cambio manual. Desde já agradeço a atenção e quem tiver uma idéia no sentido.

andretomasi
20/08/2011, 20:02
Bom, se tu for fazer isso realmente, o caminho "menos gambiarra" seria adaptar um câmbio de Wrangler ou Dakota, no caso procure por um desses:

- AX-15, que é o câmbio dos Wrangler 4.0; se não abusar muito ele aguenta o V8.
- NV3500, veio em algumas Dodge Dakota e se não me engano esse é o mesmo câmbio das Blazer V6 4.3.
- NV4500, também usado nas Dakota, esse é o câmbio mais resistente que daria pra usar até com o V8 5.9, mas difícil de achar por aqui.

O módulo realmente seria um problema pois sem o câmbio auto ele ia incomodar. Uma opção seria usar um módulo de uma ZJ mais antiga, 93-95, com câmbio não eletrônico (4*RH; as com câmbio 4*RE são as eletrônicas, que "conversam" com o módulo).

[ ]'s

Jean Batistelli
20/08/2011, 21:23
Obrigadão andré, sobre o cambio AX-15 andei lendo sobre eles e vi que sempre equiparam os motores 4.0 como vc falou (Wrangler, cherokee sport e nos Eua as Laredos), mais não tive nenhuma informação deles nos v8, será que acopla no motor sem o uso de uma flange? já vi adaptações do cambio nv3500 (dakotas v6) em dorjoes com motor 5.2 da Grand Cherokee e disseram que foi plug an play, eu só estou achando meio complicado por conta da Tcase, agora se realmente for os nv3500 que equipam as s10 e as blazers 4.3 v6 pode ser mais fácil pois sairam elas 4x4, e achar o conjunto dela inteiro não é tão difícil, só aqui na minha cidade tiraram muito esses motores para colocarem o cojunto a diesel, a principio estava pensando em pegar a capa seca dos dodges (dart ou charge) e fazer uma flange só do cambio para capa seca e pegar o conjunto completo de uma camionete com caixa e redução, e iria estudar qual suportaria melhor a força do 5.2. Desde já muito obrigado, vou dar uma olhada nesses cambio da s10 e blazer 4.3 se realmente encaixam no motor sem a necessidade de uma flange.

andretomasi
22/08/2011, 02:05
O AX-15 aguenta o V8, tem gente usando ele com bloqueio e pneu grande e mesmo assim aguenta. O que não aguenta é o AX-5 que vinha com os 4 cilindros.

Outra coisa, nem todas as Dakotas V6 tinham o NV, algumas V6 tinham o AX-15 também, se achar um desses seria plug'n play com o V8, sem flange ou adaptação.

Não esquece de documentar o processo, caso apareça outro maluco querendo fazer o mesmo :D

[ ]'s

Jean Batistelli
22/08/2011, 07:46
Obrigado pela informação André, apareceu uma luz no fim do túnel, pesquisando descobri que tem uma oficina bem conceituada que trabalha com cambios automáticos a 300 kms de mim em Paragominas-Pa. Que segundo consta tem muitos clientes que se deslocam de Belém-Pa para fazer reparos lá, até para troca de oléo do cambio eles tem a máquina de flushing (Não sei se é esse o nome), nunca imaginei que ouvesse naquela região por conta do porte da cidade, 3 vezes menor que a minha. Vou coletar mais informação sobre eles para possívelmente fazer o reparo nas duas caixa, pois 300 - Kms já compensa, até para fazer a troca de oléo do cambio. Desde já, agradeço a sua atenção e precisando de Algo do Maranhão é só falar.

Jean Batistelli
22/08/2011, 07:56
André só uma pergunta, com o cambio 42RE que no caso é o meu, até que tamanho eu poderia ir de pneus sem perigo de quebra precoce no cambio? hoje estou usando o 265/75/16 BF Mud e estava pensando em colocar um "33" ai fico meio pé atrás por conta do cambio e pontas de eixo. Sérá que da bode?

felipealmeida
22/08/2011, 11:05
Olá, tenho uma dodge ram v8 5.9 , na qual tive o mesmo problema de cambio, troquei por um manual da f250 com capa seca de dodge dart(plug and play) funciona normalmente, o modulo de injeçao nao reclamou de nada!hehehehhe

Jean Batistelli
22/08/2011, 12:28
Blz Felipe, é bom saber, mais teve que utilizar flange da capa seca para o cambio né? e a sua é 4x4? mais tá valendo, se caso não conseguir mesmo o concerto para o automático vou cair para o lado da adaptação. desde já, muito grato.

andretomasi
22/08/2011, 16:04
Jean, que boa notícia! É melhor porque tu pode ficar com duas caixas, uma sobressalente caso um dia a outra dê problema, além do que câmbio automático se bem utilizado é até melhor no off-road.
Mas tem certeza que a tua caixa não é uma 44RE ? O "normal" nas ZJs era vir assim, um modelo de câmbio de acordo com a potência do motor:
Motor 4.0 = 42RE / 42RH
Motor 5.2 = 44RE / 44RH
Motor 5.9 = 46RE / 46RH

Essas caixas aguentam sim, pode ir direto pra uns 35" se quiseres mas aí ia precisar aumentar o lift; depois muda a relação C&P e manda bala!

[ ]'s

elaman spinardi
22/08/2011, 16:17
jean aconteceu a mesma coisa c/ a minha zj ontem, eu estava fazendo uma prova(desafio 4x4) e tive que puxar o meu parceiro (willis) por uns 20 metros dentro de um rio quando sai do rio ela parou de andar e senti um cheiro de queimado. em marcha re ela ainda anda mas pra frente nem mexe,estou preocupado pois comprei a zj faz uma semana e o cambio ja pifou.
agora não sei se troco o cambio por outro automatico usado,arrumo o meu ou adpito um manual .
obs; estou usando pneus 32 frontierão.

elaman

andretomasi
22/08/2011, 18:05
Se comprou ela a uma semana, leva de volta pra loja e cobra a garantia (três meses normalmente pra carro usado) pois o CA já deveria estar baleado quando te venderam.

[ ]'s

Jean Batistelli
22/08/2011, 18:26
Realmente André, me equivoquei a minha é uma 44RE, aliás as minhas, uma ano 98 e a outra 96, em relação ao cambio na trilha sou cuidadoso, não abuso, qualquer obstáculo vou de reduzida e sem abusar muito, não fico com o pé metido por muito tempo, e sempre com atenção não fluído (nivél, coloração e odor). a minha já está com lift de "3" da procomp para mim chegar nos pneus "33" acho que com uns calços de "2" já resolve e também estou usando alargadores de (3cm), mais penso em colocar as rodas da ranger de ferro por causa do off-set, acredito que de certo. desde já agradeço a atenção.

andretomasi
22/08/2011, 18:40
A 44RE aguenta sim, pode trocar os pneus sem medo ;)

Quanto ao lift, como ela já tem 3" eu colocaria direto os 33" e testaria, se pegar em algum lugar aí pensaria em calços ou mexer alguma coisa.

[ ]'s

Jean Batistelli
22/08/2011, 18:46
Elaman o caminho mais fácil é o que o André falou, leva na revenda onde comprou o carro e manda eles arrumarem, pois existe uma garantia de três meses, agora se vc já comprou o carro e eles frisaram que não davam garantia e vc aceitou, ai sim a história muda, primeiro verifique o nivel do Fluído, veja a coloração se não está escuro ou fedendo a queimado ou se não contaminou com água (já que vc estava num Riacho), o mais prudente é levar em uma oficina especializada em cambio automático para eles avaliarem, em relação a adaptação só estou cogitando pela dificuldade na minha região para reparo nessas caixas, mais como falei anteriormente encontrei uma oficina que faz a 300-kms de mim, então já fica viável, agora vc como está no Paraná acredito que tem muita gente que faça o reparo por ai, faça o reparo, essas caixas sabendo usar duram muito tempo. Qualquer coisa estou é só falar.

Jean Batistelli
22/08/2011, 18:56
André desculpe o abuso, qual relação ficaria boa com uns de C&P ficaria boa com uns pneus 33 ou 35? hoje a minha está com a original 9x41 ou 3,73 com lsd no traseiro e um True Trac. grato.

Jean Batistelli
22/08/2011, 19:04
Me expressei mal estou com o bloqueio lsd original no diferencial traseiro e um true trac no dianteiro, com peneus 33 ou 35 qual a relação mais apropriada?

andretomasi
22/08/2011, 19:05
André desculpe o abuso, qual relação ficaria boa com uns de C&P ficaria boa com uns pneus 33 ou 35? hoje a minha está com a original 9x41 ou 3,73 com lsd no traseiro e um True Trac. grato.

4.56 se tu anda muito em estrada, mas se ela é mais pra trilhas e expedições vai direto pra 4.88 (9x44) do Wrangler.

[ ]'s

MARCELOLUCHESI
22/08/2011, 19:56
4.88 do Wrangler? nenhum Wrangler vem de fabrica com essa relaçao. em geral 3.07sport opcional 3.55 que vinha no saaha ou 4.10 no Rubicon e no Wrangler 2.5 4cil. Os JKs se não me engano são 4.10 e 3.55
Em geral o pessoal tem usado para trilha 4.10 a 4.56 para pneu 33 ou 35. e 4.88 para pneus 37-38" Isso tudo em motor 6cilindros. Já com o V8 acho que não precisa reduzir muito não.

Théo_Augusto
22/08/2011, 20:23
Obrigado André, esse é que é o x da questão, sei que há algo de errado, pois quebraram com pouco tempo de uso, por isso que tenho que enviar o carro para fazer testes para saber o que tem de errado, é como estava falando, as vezes por conta de um sensor ou qualquer outra besteira tenho que tornar mandar o carro de volta para ver do que se trata ficando assim inviável, sei que o manual também pode vir a quebrar mais pelo menos tenho mão de obra aqui para eles.
Se tivesse perto de mim quem trabalhasse com esses cambios automáticos não pensaria nem dua vezes, mandaria arrumar as dua que tenho, pois qualquer irregularidade já mandava o carro para corrigir.
Desde já muito grato pela sua atenção.

Jean

Pelo o que vc relata, teus câmbios quebraram com pouco tempo de uso. Uma sugestão como o Tomasi mesmo falou, é enviar apenas o câmbio para lojas especializadas. Mas isto pode reservar muitas surpresas!!!!!!!! A mais comum delas é negligenciarem a manutenção da válvula one-way que existe no sistema de arrefecimento do câmbio. Antes de entrar no radiador, debaixo do cárter, ela se esconde!

Em letras garrafais, no manual destas nossas caixas, está escrito: "O NÃO FUNCIONAMENTO DA VÁLVULA ACARRETA NA DESTRUIÇÃO PRECOCE DO CAMBIO".

Muitas vezes o cambio frita pelo mau funcionamento desta válvula. Vc tira o cambio manda para uma loja especializada, ele te cobra os R$4.500 de praxe, vc manda o conversor para SP ou para o RS, gasta mais una R$200 de frete e os habituais R$400 da revisão. Quando tudo chega vc fica contente, achando que resolveu o problema, monta tudo, e.......................... esquece de ver a válvula!

Pimba! Teu cambio não dura 3000km´s!!!

Quando descobrir a especificação da válvula e quanto ela custa, eu posto novamente! Depois de colocá-la no meu TJ, claro.... :-(

[]´s
Théo
TJ 99/00

Renato Fraga
22/08/2011, 21:14
Só complementando a questão das caixas de câmbio mecânicas:

Dakotas brasileiras só receberam as caixas AX-15 e AS-82. Todas com saida sem flange para a Tcase. Pode ser separado da capa seca.

No caso de encontrar uma caixa de Wrangler ou XJ mecânica, basta trocas as capas secas. Caixas de Troller, F250, entre tantas outras pode ser facilmente adaptadas por intermédio da capa seca do Dodge Dart.

O maior problema dessa adaptação seria encontrar um volante do motor. Tem o lance do sensor de rotação que faz leitura nele. É algo para ser verificado com atenção.

Jean Batistelli
23/08/2011, 10:12
Olá Théo, obrigado pela informação, na verdade eu nem sabia da existência dessa válvula one way, mais sempre pensei dessa forma, sei que enviar só o cambio não vai adiantar, pois já se vão 02 cambios em muito pouco tempo, ha alguma outra coisa de errado, e só acredito que seja sanado fazendo testes com o carro junto, liguei para muita gente que mexe com o cambio em Sp, Go, e DF os que me falavam de enviar só o cambio já ficava descrente, vou dar uma estudada sobre essa vávula que vc falou, já li muito sobre o cambio mais não tinha me atentado a essa parte. Desde já muito grato pela sua atenção.

andretomasi
23/08/2011, 10:32
Essa válvula em teoria deveria ajudar quando se dá partida no carro com o fluido do câmbio frio, pro câmbio não ficar fraquejando; na prática, ela só dá incômodo quando resolve entupir ou acumular sujeira. O pessoal que não usa o carro no dia a dia acaba tirando a esfera metálica dessa válvula pra não ter mais esse tipo de problema.

[ ]'s

Jean Batistelli
23/08/2011, 10:33
Oi Renato, em relação a adaptação o conjunto que eu estava cogitando que seria a da dakota v6, pois tem um cambio completo desses aqui para vender, só teria que indentifica-lo para saber se era um AX-15 ou AS-82, minha unica duvida era em relação a T-case, daria muito trabalho para colocar a da Cherokee ou teria que usar uma flange? o volante do motor estava pensando no da Dakota v6 e se caso desse problemas com o sensor de rotação iria carburar ela, sei que parece loucura mais ela é para uso exclusivo em trilhas e expediçoes, e não me importo muito com a originalidade, pois quero algo funcional, como havia falado antes para o André, achei uma oficina que faz reparo em cambios automáticos a 300-kms de mim então vou fazer essa tentativa. até porque tenho 2 cambios automáticos e se arrumar e ficar bom vou passar um bom tempo sem esquentar com isso. Desde já obrigadão.

Jean Batistelli
23/08/2011, 10:41
Oi Andre´, essa válvula se tirar a tal da esfera não atrapalha em algo? por conta de um entupimento numa válvula dessas o prejuízo é grande, como no meu caso só utilizo o carro nos fins de semana ele passa a maior parte do tempo parado, sendo assim vou estudar um pouco sobre isso, e dependendo eu tiro essa tal esfera. desde já agradeço mais uma vez a sua ajuda.

andretomasi
23/08/2011, 11:01
Ela deveria ajudar, mas em carro que fica parado muito tempo e é exigido em trilha, com exposição à sujeira, etc, ela acaba incomodando.

Não tem problema tirar, a única desvantagem é que quando ligar o carro frio, o câmbio pode ficar meio xoxo até chegar na temperatura ideal de trabalho. Ou se não quiser tirar ela, é só manter a manutenção em dia, se o fluido não tem contaminação por sujeira, etc; ou até instalar um relógio de temperatura do óleo da caixa pra ficar de olho.

[ ]'s

Renato Fraga
23/08/2011, 11:02
Olá Jean, pois bem, relativo ao seu drama, certamente consertar sua caixa automática é a melhor alternativa.

Mas complementando a informação que passei e que você voltou a questionar, Tanto o câmbio AX-15 quanto o AS-82 suportam o V8. Ambos são bem semelhantes externamente e há quem diga que são a mesma peça com nomes diferentes.

Sendo uma caixa que originalmente equipou a Dakota, que é 4x2, as caixas não possuem a flange para a instalação da Tcase. Diante disso seria necessário sim fabricar uma flange.

Me interessei no assunto e vim aqui dar uma sondada pois eu estou nessa empreitada. Minha Dakota recebeu tração 4x4 e a Tcase foi instalada separada do câmbio. Ficou bom, mas estou tendo aborrecimentos com isso, pois enfrento trepidações que não consigo me livrar. Sendo assim já desisti de procurar pelo câmbio mecânico do Wrangler ou da XJ. NA Venezuela tem de monte, mas é meio chatinho pra trazer e o preço não é muito diferente do que se pagaria aqui. Outras caixas necessitariam de adaptações que eu acredito complicar mais o trabalho, tipo posição da alavanca, acionamento da embreagem, etc etc etc. Diante disso contabilizo que alterar a saída do câmbio seja mais fácil. Fazendo a flange, você adapta ela para a Tcase que desejar.

Tens idéia de quanto estão pedindo nesse câmbio de Dakota que você citou????

Outra dica, você disse não se importar em usar ela carburada, na necessidade de mudar alguma coisa e encontrar dificuldades em fazer o motor funcionar eletronicamente. Isso não é necessário. Com um módulo de injeção programável, tipo Fuel Tech ou outro similar, você faz seu motor funcionar igual ou até melhor que o original com um investimento menor que passar ela para carburador.

O negócio é pesquisar, só assim encontra-se solução para os problemas e dúvidas.

Abraços e se tiver notícias do câmbio me avisa

Jean Batistelli
23/08/2011, 12:34
Ok Renato, vou ver com o cara que tem o cambio e ver se consigo identificar de qual é ele, a principio a única informação que eu tenho, que era de uma Dakota v6, logo que tiver a informação eu ti passo, tb estamos com uma empreitada aqui meio parecido com a sua, tenho um companheiro de expedição que tem uma f100 75, hoje ela está com motor da c20 e cambio de silverado, estamos pretendendo colocar ela 4x4, e estamos estudando qual seria a melhor configuração. Vc já viu algo nesse sentido? (F1000 ou F100 antiga com essa adaptação?

Renato Fraga
23/08/2011, 14:10
Eu já ví sim um Jeep com câmbio de silverado.....mas teve que fazer flange!!!!!Isso nem é tão complicado....

Aproveita e fala pra eles procurarem a tcase original da F1000 e arrumar o eixo dianteiro de uma F1000 4x4. A instalação é Plug&Play sem necessidade de grandes adaptações.

Abraços

roberto5.2v8
23/08/2011, 15:49
Ela deveria ajudar, mas em carro que fica parado muito tempo e é exigido em trilha, com exposição à sujeira, etc, ela acaba incomodando.

Não tem problema tirar, a única desvantagem é que quando ligar o carro frio, o câmbio pode ficar meio xoxo até chegar na temperatura ideal de trabalho. Ou se não quiser tirar ela, é só manter a manutenção em dia, se o fluido não tem contaminação por sujeira, etc; ou até instalar um relógio de temperatura do óleo da caixa pra ficar de olho.

[ ]'s
ola amigo . olha a respeito desta valvula one way. aonde fica ? é na saida do cambio? ou é dentro do carter? qual é a função dela por favor pois nunca ouvi dizer sobre ela estou curioso rsrsrs

andretomasi
23/08/2011, 18:33
ola amigo . olha a respeito desta valvula one way. aonde fica ? é na saida do cambio? ou é dentro do carter? qual é a função dela por favor pois nunca ouvi dizer sobre ela estou curioso rsrsrs

Procure embaixo do radiador, no radiador do fluido da transmissão, tem uma mangueira de borracha que conecta a tubulação metálica ao radiador, a válvula é uma esfera com mola dentro dessa conexão.

[ ]'s

Jean Batistelli
23/08/2011, 20:41
Olá a todos, finalmente mandei a minha Zj para o reparo na CA, pesquisei sobre a oficina e me disseram que o rapaz trabalha bem, como fica só a 300 kms de mim, se torna bem mais fácil, amanhã cedo ela será entregue na oficina, ai é so esperar para ver o diagnóstico. E vou aproveitar e quando já tiver tudo certo mando ele tirar essa tal de válvula one way, pelo que vi é igual apêndice, só serve para inflamar e levar a gente para a faca !!!

LUIZ VALLETRONIC
24/08/2011, 13:44
4.56 se tu anda muito em estrada, mas se ela é mais pra trilhas e expedições vai direto pra 4.88 (9x44) do Wrangler.

[ ]'s

Boa tarde andre

Lendo os topicos vejo que você entende bem de cherokee vamos ver se pode me ajudar.
Estou com um barulho no diferencial traseiro, ele o barulho so aparece quando a cheroka esta abaixo dos 60km,em liha reta e sem aceleração ou ate mesmo em neutro;Quando fasso curvas assentuadas para direta ou esquerda sem acelerassão tamben aparece.

Vou tentar descrever o barulho pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa-
repita o pa-pa-pa bem rapido esse e o barulho.

No aguardo da sua opinião e dos demais foristas desde ja muito obrigado

Em tempo ZJ 97 5.2

andretomasi
24/08/2011, 14:33
Tem cara de folga no pinhão, rolamento ruim, pode ser N outras coisas. Tem certeza que o barulho é no diferencial? Junta CV ruim na transmissão também pode fazer barulho, ainda mais na ZJ que o sistema está sempre tracionado.

Antes de mais nada:
1. Conferiu o nível do óleo no diferencial? Tira a tampinha de borracha e confere com o dedo se o óleo está no nível. Se tiver cheiro de queimado também é indicativo de hora de trocar o óleo do diferencial. Se o óleo estiver baixo, completa e vê se melhora o barulho.
2. Trocou o óleo do diferencial recentemente? Usou óleo com aditivo pra bloqueio LS?
3. Se o óleo está certo, o melhor era abrir pra dar uma olhada. Pode ser problema nos dentes da coroa & pinhão, ou pode ser os discos do bloqueio quebrados. Mesmo que não arrume na hora, vai dar pra identificar o problema e vai gastar só com a junta e o óleo pra completar.

[ ]'s

Jean Batistelli
24/08/2011, 18:23
Olha a minha esse barulho, e eram 02 coisas, uma como o André falou, discos do bloqueio quebrados e rolamentos do semi eixo (Roda) ruins, manda abrir o diferencial, se já faz muito tempo que fez uma resisão neles aproveite e faça, rolamento de peão, rolamentos de encosto e dos semi eixos) e por fim não se esquça de usar o oléo especifico para diferencial com bloqueio.

LUIZ VALLETRONIC
25/08/2011, 15:23
Tem cara de folga no pinhão, rolamento ruim, pode ser N outras coisas. Tem certeza que o barulho é no diferencial? Junta CV ruim na transmissão também pode fazer barulho, ainda mais na ZJ que o sistema está sempre tracionado.

Antes de mais nada:
1. Conferiu o nível do óleo no diferencial? Tira a tampinha de borracha e confere com o dedo se o óleo está no nível. Se tiver cheiro de queimado também é indicativo de hora de trocar o óleo do diferencial. Se o óleo estiver baixo, completa e vê se melhora o barulho.
2. Trocou o óleo do diferencial recentemente? Usou óleo com aditivo pra bloqueio LS?
3. Se o óleo está certo, o melhor era abrir pra dar uma olhada. Pode ser problema nos dentes da coroa & pinhão, ou pode ser os discos do bloqueio quebrados. Mesmo que não arrume na hora, vai dar pra identificar o problema e vai gastar só com a junta e o óleo pra completar.

[ ]'s

Boa tarde Andre

Em janeiro revisei o diferencial troquei todos os rolamentos, os dois semi eixos,os discos,os retentores e o oleo (texaco multigear ls).
Tudo novo comprado na rockauto, so não consegui aquele aditivo especial, pois a rokauto me informou que a mopar não mais o distribui.
O barulho a que me refiro, apareceu em março muito fraquinho e agora esta mais auto,o interessante que so faz em baixa velocidade a uns 20km que aparece mais sem aceleração se acelerar para, depois dos 60km reduzido acelerado não fais nada e um silencio so.
De uns tempos para ca quando viajo e paro em pedagios (viagen longa) quando vou sair os discos do bloqueio da umas estaladas.

Em tempo o oleo esta no nivel e sem cheiro de queimado

Carloshts
25/08/2011, 20:47
Estou com o mesmo problema e no meu caso não são os rolamentos de bengala.

Pedrazzi
28/08/2011, 01:57
Olá felipealmeida, gostaria de saber se o cambio que vc utilizou no seu motor magnum é o da f250 v6 gasolina ou da f250 6 cil. diesel.... e quanto aos sensores do cambio automatico, o que fora feito com eles?.... qual volante de motor, embreagem, acionamento de embreagem vc utilizou...se possivel responder no meu e-mail augusto_v82@hotmail.com Muito obrigado desde já!... abraçs

Renato Fraga
28/08/2011, 10:58
Responde aqui pra compartilhar as informações!!!!!!!!!!!!!!

dsamaz
28/08/2011, 19:13
Renato,

decidi hoje eu mesmo instalar um câmbio mecânico numa dodge ram minha (desisti de esperar por mecânicos). Já tirei o cardã e afroxei uns 3 parafusos da caixa.

Já tenho a capa-seca do Dodge Dart e o volante de um v8 8.3 dodge antigão...
Ainda falta: novo cardã, platô da embreagem (disseram que da dakota diesel se encaixa no volante) e disco embreagem (estou aberto a ideias).

"O maior problema dessa adaptação seria encontrar um volante do motor. Tem o lance do sensor de rotação que faz leitura nele. É algo para ser verificado com atenção."

Gostaria muito que você descrevesse o funcionamento, posição e nova configuração deste sensor, para o mesmo continuar funcionando com o volante.
Não gostaria de apelar ao carbura nem àquelas ignições de competição.

Obrigado
Daniel

Só complementando a questão das caixas de câmbio mecânicas:

Dakotas brasileiras só receberam as caixas AX-15 e AS-82. Todas com saida sem flange para a Tcase. Pode ser separado da capa seca.

No caso de encontrar uma caixa de Wrangler ou XJ mecânica, basta trocas as capas secas. Caixas de Troller, F250, entre tantas outras pode ser facilmente adaptadas por intermédio da capa seca do Dodge Dart.

O maior problema dessa adaptação seria encontrar um volante do motor. Tem o lance do sensor de rotação que faz leitura nele. É algo para ser verificado com atenção.

felipealmeida
28/08/2011, 23:47
Dodge v8 8.3??? Na minha uso capa seca e volante do dart v8 5.2 318, caixa da f250 diesel mwm 6(mas nao ficou boa relaçao) ideal seria relaçao da f250 4 cilindros diesel das novas. Plato usei centerforce E.U.A. ! nao tem nenhum sensor na caixa automatica, a minha era 46rh e nao 46re . Tem q usar o volante original(roda fonica)junto com o volante do dart! prende o volante do dart por cima do outro, no virabrequim!

Renato Fraga
29/08/2011, 00:26
É isso aí, o volante tem que ser de uma Dakota, ou mesmo do antigo Dodge dart, mas motores da mesma família, MAGNUM ou LA.

A furação no virabrequim bate em apenas uma posição. O sensor de rotação deve fazer a leitura numa roda fônica como citado ou em marcas em baixo relevo no volante.

Ao desmontar a sua, repare nisso. Pode ser possível usar a mesma roda fônica, ou dependendo de como for, criar as marcas no novo volante.

Abraços

Glaicon
29/08/2011, 09:01
Jean, antes de eliminar peças do conjunto, já verificou os dutos metálicos de circulação do óleo?
É muito fora do normal você danificar duas caixas em tão pouco tempo.
Esses dutos são frágeis e bem aparentes, possibilitando algum tipo de batida e, conseqüentemente, aquecimento exagerado.
E boa sorte.:concordo:

dsamaz
29/08/2011, 09:34
Felipe Almeida e Renato,

muito obrigado pelas dicas.
Vocês postaram tudo e mais um pouco, que queria ouvir.

Vou tirar fotos do processo todo e incluirei num tópico q já tenho aberto, sobre esta empreita.

Vocês fazem deste fórum algo extraordinário.

Obrigado
Daniel

Renato Fraga
29/08/2011, 12:50
Ok, só põe o link do seu tópico.

Abraços

Jean Batistelli
29/08/2011, 17:23
Glaicon, olhei todo o sistema de aferrecimento do cambio, e estavam tudo em ordem, e não houve sinal de superaquecimento, estou esperando o diagnóstico do mecânico, logo que sair coloco aqui no tópico, e em relação ao forum Dsamaz, não existe algo melhor, realmente extraordinário como vc disse, eu ainda não descartei a hipótese de passar a Cherokee para cambio manual, vai depender do concerto, se ficar bom eu mantenho se logo der problema vou fazer a adaptação. Desde já um forte abraço a todos.

Jean Batistelli
29/08/2011, 17:27
Renato, como havia falado para vc, fui no cara que tem o cambio da Dakota e ele está viajando e retorna na próxima semana, e para dar o preço é só com ele mesmo, mais do que ele retornar eu lhe passo o valor que ele está pedindo e tb já vejo qual é a indentificação se é o AX-15 ou AS 82

Renato Fraga
29/08/2011, 22:25
Opa, brigadão, ficaret na espera!!!

dsamaz
30/08/2011, 00:02
Olá Jean,

estamos passando por este problema juntos...

Veja o tópico meu, logo abaixo (dorjona).
Peguei esta dodge sabendo da bronca do câmbio, paguei para arrumarem e não prestou.
Até entrei na justiça especial contra o velho (vamos ver no que vai dar).

O câmbio meu está funcionando, porém sem força... Acho que deva ser besteira (caso você saiba de alguém que dê qualquer coisa por ele e pague o frete, vou vendê-lo bem barato...)
Ele engata a ré normal, mas também está fraco.
Na última vez que arrisquei sair com o carro, após esquentar, não saia do lugar.

Quando peguei na oficina, estava 100% maravilhoso! Passava as 4 marchas direitinho, com o óleo atf mercon 7045 texaco, tudo legal. Não andou nem 200 ou 300km, dou certeza disto!
Estava vazando no engate do resfriador (prox. motor). Resolvi trocando as mangueiras, mas apareceram 3 novos vazamentos. Dois eu mesmo resolvi, mas ainda ficou um na alavanca que só tirando a cx para estancar.

Decidi colocar mecânico, muito a contra-gosto por uma série de motivos:
- maior performance
- economia combustível
- maior confiabilidade
- vou gastar R$1.000 a menos nas trocas de óleo (o óleo do C.A. é R$90 / litros * 12 litros)!!!

Contras o câmbio mecânico:
- tira a originalidade
- complicado instalar pedais e rasgar o assoalho para entrar as alavancas
- o veículo vai andar, mas perderá valor
- daqui a 20 ou 30 anos não poderei dizer que ela é 100% original

O maior motivo mesmo é o óleo. Ainda não vi o bichim na minha vida... No eBay tem o ATF+4 por U$6/l, aqui no MercadoLivre é R$90/l.
Até pensei em trazer um conversor (controlador) de torque, selenóides governador e o valve body dos USA... Pensei também em trazer um câmbio completo da Venezuela (R$1500 - R$2000) e também do USA (U$1.000 já com frete), mas realmente perdi o clima com o câmbio automático.

Obs: vamos manter contato, este problema aflige as viaturas são semelhantes.

Daniel

Glaicon, olhei todo o sistema de aferrecimento do cambio, e estavam tudo em ordem, e não houve sinal de superaquecimento, estou esperando o diagnóstico do mecânico, logo que sair coloco aqui no tópico, e em relação ao forum Dsamaz, não existe algo melhor, realmente extraordinário como vc disse, eu ainda não descartei a hipótese de passar a Cherokee para cambio manual, vai depender do concerto, se ficar bom eu mantenho se logo der problema vou fazer a adaptação. Desde já um forte abraço a todos.

Jean Batistelli
30/08/2011, 09:07
Daniel, infelizmente cambio automático é bom em grandes centros, tipo Sp, Rj pois tem muita gente especializado neles não sei no seu caso em Manaus, as vezes por conta de uma simples regulagem ou um mero sensor arruina o nossos cambios, como não tem ninguem especializado nem para uma revisão preventiva e muito menos reparo (no meu caso), temos que partir para essas adaptações, encontrei uma oficina especializada a 300 kms de mim e vou fazer essa tentativa, se não der certo, vou apelar para a adaptação.
Em relação ao seu cambio, infelizmente na minha região não ha comércio para ele, aqui ninguem arruma cambio automático, pifou compra outro e joga no lugar, é o que acontece com as Hilux, corola, civic e demais carros com esses cambios.
Desdejá um forte abraço, qualquer novidade, informo aqui !!!

Pedrazzi
30/08/2011, 23:24
Dodge v8 8.3??? Na minha uso capa seca e volante do dart v8 5.2 318, caixa da f250 diesel mwm 6(mas nao ficou boa relaçao) ideal seria relaçao da f250 4 cilindros diesel das novas. Plato usei centerforce E.U.A. ! nao tem nenhum sensor na caixa automatica, a minha era 46rh e nao 46re . Tem q usar o volante original(roda fonica)junto com o volante do dart! prende o volante do dart por cima do outro, no virabrequim!

quanto aos pedais de acionamento freio e embreagem, quais vc utilizou? e o sistema d acionamento da embreagem é hidraulico ou mecanico( acionado por cabo)? existe para comprar o sistema de transmiçao mecanica (manual)original do motor 5.9 magnum em algum lugar??
abraços

dsamaz
31/08/2011, 00:03
Feilipe,

por favor, responde três coisas, rapidinho:

1. flange entre a capa-seca e o câmbio. Foi necessário?

2. vc lembra como fizeram com o disco da embreagem? foi utilizado o da f250? ou foi transformado de outro modelo? foi utilizado o eixo-mestre da caixa da f250?

3. poderia descrever mais sobre o platô? qual o modelo dele? qual loja dos USA vc comprou?

Obrigado
Daniel

Olá, tenho uma dodge ram v8 5.9 , na qual tive o mesmo problema de cambio, troquei por um manual da f250 com capa seca de dodge dart(plug and play) funciona normalmente, o modulo de injeçao nao reclamou de nada!hehehehhe

Henrique Hugendobller
01/09/2011, 00:02
pessoal desculpa a pergunta ai, tem cherokee com cambio original manual? tenho gaiola mas devido ao preço da cherokee ser o mesmo de uma boa gaiola ou de um willis, eu tava pensando em bota uma na trilha, afinal pra que se suja da gaiola (embora eu e a muié goste do barro) ou anda de willis antigo, se uma cherokee tem muito mais conforto, e ainda posso leva as duas filha. pensei numa manual depois de ler um pouco os topicos e me assustei com o preço do oleo.

Jean Batistelli
01/09/2011, 10:40
Henrique, existe a Cherokee Sport (XJ) e a Grand Cherokee (ZJ), as Grand Cherokee só viéram para o Brasil com cambio automático nos Eua acho que até 93 saíram algumas manuais, mais assim mesmo poucas, a Cherokee Sport viéram para o Brasil algumas manuais, não são muito comuns, mais tem eu já vi algumas, Henrique na verdade o custo do oleo é baixo em relação ao reparo, mais se souber usar e efetuar as trocas de oleos nos períodos recomendados, tem cambio por um bom tempo.

Henrique Hugendobller
01/09/2011, 21:42
Henrique, existe a Cherokee Sport (XJ) e a Grand Cherokee (ZJ), as Grand Cherokee só viéram para o Brasil com cambio automático nos Eua acho que até 93 saíram algumas manuais, mais assim mesmo poucas, a Cherokee Sport viéram para o Brasil algumas manuais, não são muito comuns, mais tem eu já vi algumas, Henrique na verdade o custo do oleo é baixo em relação ao reparo, mais se souber usar e efetuar as trocas de oleos nos períodos recomendados, tem cambio por um bom tempo.
vi uns videos de cherokee, to lendo bastante aki, derrepente pro ano que vem, termino de monta meus projetos meio loucos, e parto pra uma dessa, pra trilha é melhor manual ou automatica?

andretomasi
02/09/2011, 12:09
Henrique,

Grand Cherokee no Brasil só tem automática.
Cherokee Sport, todas a gasolina são automáticas, e as diesel são manuais, mas bem mais caras.
Qualquer outra, a gasolina manual, etc, é adaptada, principalmente porque não tem como simplesmente trocar o câmbio da gasolina pelo da diesel.

Se é pra ralar em trilha mesmo pega uma Sport, o motor e câmbio são bem fortes, ela é bem resistente pois é feita pra aguentar o tranco, a manutenção é relativamente simples e se consegue peças com facilidade; e o óleo da caixa automática da Sport é beeem mais barato (se acha até por R$ 8 o litro).

Quanto à discussão entre automático e manual ser melhor ou pior, os dois tem vantagens e desvantagens, mas se for pesar as características técnicas dos dois, em off-road o automático se sai melhor por vários motivos; é menos suscetível à água, é mais resistente ao abuso do torque do motor, a trancos, e é muito mais fácil de controlar principalmente em reduzida e quando se precisa passar um obstáculo do jeito certo e não simplesmente socando o pé no fundo.
Sim, vai aparecer um monte de gente agora defendendo o câmbio manual e tal, mas isso é gosto pessoal e não se discute, ou às vezes é desinformação (como as idéias que muita gente tem erroneamente de que câmbio auto não canta pneu, não arranca em segunda, passa marcha quando não deve ou que não se tem controle sobre as trocas de marcha e por aí vai).
Eu também curto dirigir um manual, andar com uma tocada esportiva etc, mas o automático pra trilha é indiscutivelmente melhor.

[ ]'s

MARCELOLUCHESI
02/09/2011, 14:09
[QUOTE=andretomasi;1517808]Henrique,

"Grand Cherokee no Brasil só tem automática.
"Cherokee Sport, todas a gasolina são automáticas", e as diesel são manuais, mas bem mais caras.

Não André você está enganado. Saiu sim original cherokee sport (XJ) a gasolina com cambio mecânico aqui no Brasil e não foram poucas não. Principalmente aqui no RS tem bastante. E a maioria delas são eixo crysler traseiro 8.25 com relação 3,07.

GH
02/09/2011, 22:28

"Cherokee Sport, todas a gasolina são automáticas", e as diesel são manuais, mas bem mais caras.

Não André você está enganado. Saiu sim original cherokee sport (XJ) a gasolina com cambio mecânico aqui no Brasil e não foram poucas não. Principalmente aqui no RS tem bastante. E a maioria delas são eixo crysler traseiro 8.25 com relação 3,07.

A minha é uma delas!
Ano 98, cambio manual original. Inclusive esta versão consta no manual do proprietário, com todas relações de marcha, etc.
A quinta marcha é overdrive, o que proporciona excelente economia de gasosa em estradas, pois o motor gira bem menos, bem quieto. Chega a rodar 9 km/litro de gasosa com cambio manual, vale à pena né?
No nosso grupo de off-road tem um monte de cherokee, a maioria tem cambio manual.
Algumas são automaticas, também.
Questão de gosto.
Eu não troco.
Coisa bem boa é virar uma esquina em segunda marcha de cano cheio, acelerar fundo e ver o seizão fazer dois frisos pretos no asfalto, não tem preço!!

andretomasi
02/09/2011, 22:29

Bom, a Chrysler só importou oficialmente na versão automática. Agora, via importação extra-oficial veio Wagoneer/Cherokee Sport 89 até 95, tem XJ duas portas que querem vender por uma fortuna, tem até a abominação da XJ 4x2, mas os números de vendas desses modelos por aqui são infinitamente menores. Se a Chrysler vendeu oficialmente cerca de 5000 XJs no Brasil, o número desses modelos "incomuns" é muito menor. Em tempo: meu sonho era achar uma dessas por aqui, pra usar pra trabalho na fazenda :D :

http://www.4-the-love-of-jeeps.com/images/1986-Jeep-Comanche.jpg

[ ]'s

GH
02/09/2011, 22:31
[QUOTE=MARCELOLUCHESI;1517885]

Bom, a Chrysler só importou oficialmente na versão automática. Agora, via importação extra-oficial veio Wagoneer/Cherokee Sport 89 até 95, tem XJ duas portas que querem vender por uma fortuna, tem até a abominação da XJ 4x2, mas os números de vendas desses modelos por aqui são infinitamente menores. Se a Chrysler vendeu oficialmente cerca de 5000 XJs no Brasil, o número desses modelos "incomuns" é muito menor. Em tempo: meu sonho era achar uma dessas por aqui, pra usar pra trabalho na fazenda :D :

[ ]'s

Ledo engano, André.
Tenho a nota fiscal de compra da minha, vou ver se encontro, scanear e postar aqui.

andretomasi
02/09/2011, 22:35

A minha é uma delas!
Ano 98, cambio manual original. Inclusive esta versão consta no manual do proprietário, com todas relações de marcha, etc.
A quinta marcha é overdrive, o que proporciona excelente economia de gasosa em estradas, pois o motor gira bem menos, bem quieto. Chega a rodar 9 km/litro de gasosa com cambio manual, vale à pena né?
No nosso grupo de off-road tem um monte de cherokee, a maioria tem cambio manual.
Algumas são automaticas, também.
Questão de gosto.
Eu não troco.
Coisa bem boa é virar uma esquina em segunda marcha de cano cheio, acelerar fundo e ver o seizão fazer dois frisos pretos no asfalto, não tem preço!!

Exatamente, questão de gosto!

Foi comprada em autorizada ou em loja própria? No sistema da Chrysler não tem a opção de câmbio manual para o Brasil nas XJ e elas nem aparecem nos números de vendas, por isso acho que essas são importadas "sob encomenda".

PS: Já fiz 12km/l na auto :D

[ ]'s

andretomasi
02/09/2011, 22:41
[QUOTE=andretomasi;1518179]

Ledo engano, André.
Tenho a nota fiscal de compra da minha, vou ver se encontro, scanear e postar aqui.

Tchê, nem precisa se dar ao trabalho, ninguém está duvidando que tu comprou ela :) ; eu não sou nenhum mestre Jedi da Chrysler então posso ter me enganado com informação errada sim, mas vou consultar o catálogo de novo pra ter certeza, mas até onde me lembro, manual por aqui só encomendando. 99% de certeza. :D

[ ]'s

Renato Fraga
03/09/2011, 00:32
meu sonho era achar uma dessas por aqui, pra usar pra trabalho na fazenda :D :

[ ]'s

Na Venezuela tem de monte dessas Pick Ups. Aliás, lá tem muitos carros americanos cobiçados por nós aqui. E não é muito difícil trazer de lá pra cá. Bem mais fácil que dos EUA.

Abraços

samukanvas
03/09/2011, 00:58

[ ]'s

Que legal uma comanche dessas... Eu tb gostaria de ter uma. Du kct!!!

Abs

andretomasi
03/09/2011, 01:09
[QUOTE=andretomasi;1518179]

Que legal uma comanche dessas... Eu tb gostaria de ter uma. Du kct!!!

Abs

Olha essa aqui, o cara pegou uma XJ 99 batida e "transplantou" a mecânica pra Comanche, além de várias melhorias:

ComancheClub.com • View topic - H3RESQ's Dream MJ, the build continues... (http://www.comancheclub.com/forums/viewtopic.php?f=7&t=29393)

http://i138.photobucket.com/albums/q273/H3RESQ/4_imagejpeg952.jpg

[ ]'s

samukanvas
03/09/2011, 01:15
Muito maneiro o tópico do cara. É bem difícil ver uma comanche nesse estado e feita com boa vontade. Essa tá especial mesmo. Essa aí eu queria 2x hehehehehe

abs

dsamaz
03/09/2011, 22:05
Renato,

tudo bem?

Na venezuela tem muitas tundras, ram, dakota (inclusive das novas 2010 / 2011), titan, explorer, cherokee, wagoneer, ..

Estes comanches tem, mas são raros. Eu já vi nas minhas andanças por lá, mas foi somente uma unidade.

Dá uma olhada em TuCarro Venezuela (http://www.tucarro.com.ve) . Tem 4 unidades a venda, entre R$10 e R$20k. (câmbio aprox. BsF 4,5 por R$ 1 )
Aproveita e veja também as cherokees 2009 / 2010 lindas por R$ 50k ...

Daniel

Na Venezuela tem de monte dessas Pick Ups. Aliás, lá tem muitos carros americanos cobiçados por nós aqui. E não é muito difícil trazer de lá pra cá. Bem mais fácil que dos EUA.

Abraços

Renato Fraga
03/09/2011, 22:31
Renato,

tudo bem?

Na venezuela tem muitas tundras, ram, dakota (inclusive das novas 2010 / 2011), titan, explorer, cherokee, wagoneer, ..

Estes comanches tem, mas são raros. Eu já vi nas minhas andanças por lá, mas foi somente uma unidade.

Dá uma olhada em TuCarro Venezuela (http://www.tucarro.com.ve) . Tem 4 unidades a venda, entre R$10 e R$20k. (câmbio aprox. BsF 4,5 por R$ 1 )
Aproveita e veja também as cherokees 2009 / 2010 lindas por R$ 50k ...

Daniel

Pois é, tenho um amigo morando na Venezuela e está se fartando....

Começou com uma WJ 4.7, depois comprou um Wrangler YJ, comprou também um Dodge Charger R/T 74 (americano) e agora comprou uma XJ 2 portas. Me passou várias referências pelo Mercado Livre de lá, e foi quando eu ví várias Comanches entre tantas outras raridades.

O melhor de tudo é pagar uma miséria na gasolina para alimentar os monstrinhos.

Abraços a todos

dsamaz
04/09/2011, 01:08
Então Renato, a gasolina... Tem muito assunto aqui.

Tem de 60, 70, 80, e 90. Antes estes preços referiam-se a bolivares antigo. O diesel era 48. É tão barata que não compensa trocarem as placas nos postos. Os frentistas sequer "zeram" a máquina e o pagamento arredonda-se sempre um pouca acima.

Para entender o preço da gasolina MAIS CARA (95 octanas): Bs 90
Convertendo para BsF (1 bolívar forte = 1000 Bs): BsF 0,09
Convertendo para Real (1 real = 4,5 BsF): 2 centavos o litro!

Comprando 100 litros de gasolina 95 octanas, paga-se: 9000 Bs = 9,00 BsF = R$ 2,00
Isto mesmo... Não é engano. O ônibu brasileiro que fui da última vez ficou 20 minutos colocando 300 litros de diesel.. o motorista pagou arrendondado 30 BsF para o frentista.

Como o legal neste fórum são as fotos, vou postar algumas das viaturas que andei vendo.

A primeira (135), dá para ver uma f150, duas wagoneer, um bronco e uma picape que parece dodge ou chevy - é próximo de P. Ordaz.

A segunda (204), em Mérida, aparece um willys e uma toyota levantadas.

A terceira (898), em Tucacas (prox. Chichiriviche), é um congestionamento, aparece cherokee, blazer, e dois a frente que vou deixar aos especialistas para dizerem qual é.

A quarta (968), bomba do posto, não zerada, onde aparece o preço do diesel.

A quinta (taa), em Margarita, em estacionamento público defronte a praia El Agua, vários jipes - Monteiro, Tucson...

O preço do combustível criou uma cultura interessante: os motores são todos pontentes. Qualquer ônibus pequeno, guincho, jipes e lanchas só tem v8 e v10. Os ônibus grandes (que não são brasileiros) e caminhões tem uns motores muito loucos. São uns Cummins gigantes.

Daniel

Pois é, tenho um amigo morando na Venezuela e está se fartando....

Começou com uma WJ 4.7, depois comprou um Wrangler YJ, comprou também um Dodge Charger R/T 74 (americano) e agora comprou uma XJ 2 portas. Me passou várias referências pelo Mercado Livre de lá, e foi quando eu ví várias Comanches entre tantas outras raridades.

O melhor de tudo é pagar uma miséria na gasolina para alimentar os monstrinhos.

Abraços a todos

GH
04/09/2011, 14:01
André,

são raríssimas mesmo!
A grande maioria é automática.
É tão rara que até desisti de vender a minha, depois vai ser difícil encontrar outra.
Ainda hoje me ligou um cara por causa do anuncio que fiz na internet, mas tive de pedir deculpas e exlicar que não está mais á venda.
Como tu és de POA, podes ver outras unidades com cambio manual: tem a do Emerson, anunciada no site do jeepbom, uma azul também é manual; tem o Wrangler 99 do Maurão, da Finchers, conhece?Também é manual. Tem ainda o Wrangler do silmar da IBM e a XJ 97 do toquinha, também do jeepbom. O Gordo Alexandre, do jeep clube poa, também catou um Wrangler 98 manual, achou em SP e trouxe para cá.

É uma maneira interessante de contar com uma cheroca ou wrangler que aceite rodar com um tanto a menos de gasosa.
Claro que não tem o conforto do cambio auto, mas a economia é nítida, sempre que quiser você pode usar o motor em baixa rotação, consumindo menos, não tem milagre: é física.

Digo mais: uma cheroca com cambio manual bebe quase o mesmo que um Vitara 1.6 8v ou que um GV 2.0.
Só que tem motorzão...

andretomasi
04/09/2011, 21:02
GH, realmente, acho que é até mais fácil encontrar Wrangler manual do que XJ. Mas essa do câmbio manual beber pouco não sei não, se eu tivesse uma ia ficar enchendo o motor o tempo todo pra cantar pneu nas trocas de marcha :D

[ ]'s

GH
04/09/2011, 22:41
GH, realmente, acho que é até mais fácil encontrar Wrangler manual do que XJ. Mas essa do câmbio manual beber pouco não sei não, se eu tivesse uma ia ficar enchendo o motor o tempo todo pra cantar pneu nas trocas de marcha :D

[ ]'s

kkkkkk!
Confesso que não é fácil resistir...

MARCELOLUCHESI
05/09/2011, 08:59
Tem muita XJ mecanica aqui no RS, Wrangler então nem se fala, acho que a maioria que está na trilha é Manual. Aqui no RS é claro.
E XJ aqui em Caxias do sul conheço 5. Eu acho que Wrangler em 97/98 Veio 50% de cada.

BADIA
08/09/2011, 23:20
All,
Na década de 90 fiz uma Cherokee Sport 2 portas prá trilha. depois de muita solda, calço e serra tico-tico o bicho estava rugindo nas trilhas, tapando a boca e rebocando jipe de muita gente que não acreditava no brinquedo.
Meu amigo GH, aqui de POA, discutia comigo pela Jipenet que a Camper era melhor, vejo que hoje ele me da razão, eheheh
Bom, vamos ao que interessa: - tenho uma Grand Cherokee 97 ha 12 anos, e em 2004 resolvi trilhar com ela e mandei calçar as molas com tacões de nylonde 6cms na frente a atrás.
Para os amigos que perguntaram:
Montei os 33"MUD e fui pro "crime". Tive que recortar a capa do parachoque dianteiro da altura do paralamas para baixo, afastando dos pneus e rebater as rebarbas de junção da lata do paralamas com a carroçaria no painel de fogo, só.
Na primeira trilha custei a apreender que só ia andar reduzida, não por falta de motor ou qualquer outra situação, mas porque esse tal de ALLTIME deste modelo só aciona a força nas rodas dianteiras depois de patinar, dai é pênalti, atolou.
Porem depois de aprender, meu um V8 em uma trilha a gente nunca esquece!!!
O MOTIVO:
Porém este ano emprestei ha um amigo que em uma viagem de 600kms teve o azar de quebrar o cano do radiador de óelo da caixa. Fudeu, mal conseguiu chegar, simplesmente a caixa não andava, trepidava, rugia, cheirava.
Dos 14litros faltava 5. Mandei arrumar o cano, completamos o óleo mas a caixa virou tiptronic, precisa arrancar em primeira e ir passando as marchas como manual.
Sei que os cambios automáticos tem mais do que o dobro da capacidade de força que os manuais, além de muito mais conforto, segurança e desempenho nas trilhas, mas não pretendo arrumá-lo e sim instalar um manual, por isso meu interesse neste tópico. Não sei nada de mecânica, tinham me indicado o cambio do caminhão V8 usado para transportar cana da VW, mas nunca chequei, fica a dica.
Peço aos amigos que completaram essa missão que postarem suas informações e experiências.
Abraço torcendo que dê certo.
Badia

andretomasi
08/09/2011, 23:59
Haha poxa Badia, andar com o radiador de óleo furado, rodar sabendo que está com problema, é pedir pra foder com o câmbio né. É como um amigo meu que enroscou o câmbio do CJ5 em uma subida, chegou a sair umas farpas de aço pela capa do câmbio igual a sobras de torno mecânico, mas ele achou que "daria pra ir até em casa" sem problemas.. adeus câmbio Clark, adeus R$ 1500 no bolso.

[ ]'s

Jean Batistelli
09/09/2011, 12:51
Caro Badia, a minha estou fazendo o reparo no cambio automático e se não ficar bom vou passa-la a manual, a minha GC também utilizo em trilhas e expedições, tive o azar de contaminar o oleo da caixa com agua através do suspiro da caixa e os discos foram para o saco e mais outras coisas junto, como eu tinha outra caixa parada tb danificada deu para aproveitar muita coisa e diminuir o prejuízo, vou fazer só mais este teste se não aguentar pelo menos um ano, passo para o manual, penso que o mais viável para tal adaptação seria com cambio da dakota 6cc (AX-15) já que pelas informações acopla direitinho no v8 sem o uso de flange, com capa seca e volante do motor da dakota tb, ficando a complicação da T-case, já que as dakotas no brasil só eram 4x2, mais deve ter um jeito de fazer uma flange, Bom essa é a minha idéia, mais estou aberto a novas... Desde já agradeço a todos!!!

Renato Fraga
09/09/2011, 12:55
Se alguém se atrever a fazer uma flange dessas para o câmbio da Dakota, pode contar que só aqui terão 2 interessados.

O Jean e Eu.

Abraços

Jean Batistelli
09/09/2011, 13:06
Com certeza Renato, mesmo que não saia um investimento barato, mais teria um conjunto confiável e ao mesmo tempo de fácil reparo o que para mim é bastante importante devido a região que eu moro. Um forte abraço.

BADIA
09/09/2011, 13:55
Pois é André, acho que tinha batido a cabeça quando emprestei o carro, nunca mais!
Amigo Jean te desejo sorte nesse conserto da tua caixa, poraqui não achei ninguem que me desse confiança em investir 5mil reais para deixar o cambio da Limit zerado.
Estou constantemente olhando o ML e os anuncios, mas até gora as anunciadas barato estão com problemas na caixa.
Vamos aguardar pelo andamento das coisas.
Badia

Jean Batistelli
09/09/2011, 17:15
Não é fácil Badia, eu comprei outra Cherokee só para servir de doadora de peças para minha, no entanto ja se foi as duas caixas, como estou fazendo de duas caixas uma, vai baixar um pouco o custo do serviço, ainda não sei em quanto, mais deve ficar bem abaixo dos 5 mil, agora se eu tivesse que fazer do zero a caixa completa com certeza nem pensaria duas vezes, já partiria para adaptação, acredito que na minha região entre peças e M.O gastaria em torno de uns 5 a 6 mil. Então como ainda tinha uma cambio para doar peças vou gastar esse ultimo tiro, caso volte a me incomodar prematuramente comoocorreu com os dois, parto para a adaptação sem hesitar. Um forte abraço e boa sorte na sua decisão.

andretomasi
09/09/2011, 21:01
O triste é que uma oficina especializada em automático, e principalmente honesta, não leva mais do que uma tarde pra desmontar e remontar um câmbio auto quando tem experiência, e não cobra mais do que R$ 1000 pra isso.

Considerando que o master kit com todas as peças pra reconstruir um CA da Cherokee custa em média R$ 1000 importado, R$ 2000 seria um valor justo pelo serviço.

E olha que to chutando pra cima, já vi oficina em SC que orçou em R$ 1500 pra reconstruir um CA de XJ incluindo as peças, pra eles é fácil pois desmontam e remontam o câmbio brincando; o problema é que 99% dos mecânicos não tem conhecimento técnico, e vão pegar a caixa, desmontar toda, trocar o que acharem necessário (que muitas vezes não é), e vão ficar dias brincando de "Lego" tentando colocar as peças no lugar e fazer os ajustes corretamente, muitas vezes no chutômetro mesmo, e depois metem a faca pois é "serviço complicado". :S

[ ]'s

dsamaz
09/09/2011, 23:29
André,

"não leva mais do que uma tarde pra desmontar e remontar um câmbio auto quando tem experiência, e não cobra mais do que R$ 1000 pra isso. "

Está bom, pode ser rápido, mas uma tarde, aí já é demais he he... Leva uns 2 dias.
Comecei a desmontar a minha no fim de semana passado. Quebrou um parafuso que prende a cruzeta do cardã - o corpo do danado ficou dentro da peça próximo ao pinhão do eixo. Sabe quantos dias vou levar para arrumar isto?
Mexer com carro velho sempre aparece "complicantes".

"pra eles é fácil pois desmontam e remontam o câmbio brincando;"

Realmente, para quem é do ramo, é fácil. Muitas peças eles já tem.

"o problema é que 99% dos mecânicos não tem conhecimento técnico, e vão pegar a caixa, desmontar toda, trocar o que acharem necessário (que muitas vezes não é), e vão ficar dias brincando de "Lego" tentando colocar as peças no lugar e fazer os ajustes corretamente, muitas vezes no chutômetro mesmo, e depois metem a faca pois é "serviço complicado"."

Aqui que eu queria chegar. Na verdade, cria-se uma situação complicada para os dois lados, para o meca e para o cliente.
Complicado para o meca, pois realmente ele vai dispender muito tempo com algo que ele não tem prática. Vai deixar de ganhar com outros serviços pequenos de "carros básicos". Pelo lado dele é mais que justo cobrar muito caro. Aliás, o caro que ele cobrou, pode ser inclusive abaixo do que ele deixou de ganhar, com o tempo que teve que investir.

Tiro por mim. De um jeep meu, estes dias troquei os tambores do freio e o cilindo-mestre, por versões a disco e o CM da kombi. Levei uns 2 meses, de grande estress, indo a lojas e pesquisando.

Tive que deixar de fazer outras coisas exclusivamente só para "comprar" itens necessários para a empreita: graxa, esmirilhadeira, parafusos diversos, óleo de freio, conexões de tubos, mangueiras, adaptadores, conexões de borracha, ...
Imaginava sempre o preço que custava o tempo que estava perdendo. Se fosse cobrar somente pelo serviço, acho que R$2.000 está barato.

Aí o cliente pensaria: poxa, R$2.000 só para trocar um CM e colocar 4 discos de freio?? Mas é a regra do negócio. O que vale é o tempo. Câmbios-automáticos, mecânica antiga e adaptações são muito custosas em tempo.

Vou continuar, para terem uma ideia. Primeiramente tentamos recuperar o CM. Depois de ir a três auto-peças que poderia ter o reparo, encontrei numa delas. Após lixar por dentro e trocado o reparo, continuou vazando. Dentro de uma semana, desmontei umas 50 vezes e remontei, seguindo manuais e "teorias" de funcionamento. Parecia que tinha um canal entupido. Continuava vazando. Compramos um CM usado de jeep num ferro-velho do outro lado da cidade (foi uns 3 dias juntando coragem para ir lá). Depois de montar e remontar outras 50x, vazava do mesmo jeito do outro. (mais 3 dias juntando coragem para ir lá devolver!)

Acabei optando por instalar um CM que eu tinha de VW Santana sem o hidro-vácuo. Depois de "bolar" uma chapa para segurá-lo, comprar os parafusos, ..., conseguimos colocá-lo, mas não prestava! Dava pouco volume de óleo.
Depois de pesquisar muito, descobrimos que o CM da kombi possui a mesma furação do Santana / gol / saveiro, porém tem um deslocamento volumétrico muito maior de óleo, ou seja, acabou resolvendo o problema.... Mas... surgiram outros piores...
O pedal ficou batendo no reservatório de óleo de freio (tive que levantar o dito e colocar mangueiras + conexões). Algumas rodas estavam sem freio, um cilindro de roda estava vazando, outro estava "estourando", ...

Viu como o negócio é complicado? Parece que é simples, não é? Recuperar um CM é fácil, não é?

Resumindo, o serviço do mecânico é muito mal remunerado, por isto só ficam atuando os ruins, os que não conseguem "escapar" da profissão e partir para algo melhor (claro que tem muitas excessões!).

Daniel

O triste é que uma oficina especializada em automático, e principalmente honesta, não leva mais do que uma tarde pra desmontar e remontar um câmbio auto quando tem experiência, e não cobra mais do que R$ 1000 pra isso.

Considerando que o master kit com todas as peças pra reconstruir um CA da Cherokee custa em média R$ 1000 importado, R$ 2000 seria um valor justo pelo serviço.

E olha que to chutando pra cima, já vi oficina em SC que orçou em R$ 1500 pra reconstruir um CA de XJ incluindo as peças, pra eles é fácil pois desmontam e remontam o câmbio brincando; o problema é que 99% dos mecânicos não tem conhecimento técnico, e vão pegar a caixa, desmontar toda, trocar o que acharem necessário (que muitas vezes não é), e vão ficar dias brincando de "Lego" tentando colocar as peças no lugar e fazer os ajustes corretamente, muitas vezes no chutômetro mesmo, e depois metem a faca pois é "serviço complicado". :S

[ ]'s

andretomasi
10/09/2011, 01:32
Daniel, eu concordo que o serviço de mecânico é mal-remunerado, mas estamos discutindo coisas diferentes. No seu caso, você estava fazendo uma "adaptação" no sistema de freios, o que realmente demora mais porque você teve que pesquisar, descobrir peças, testar quais funcionam ou não, etc.

Mesmo uma adaptação, se for com um kit pronto pode ser rápida; quando comprei meu kit de freio a disco pro CJ5, deixei na oficina o kit inteiro ao meio-dia, já com todas as peças necessárias e instruções, e as seis da tarde estava pronto e rodando, com freio a disco nas quatro rodas. Paguei o valor combinado e adicionei um pouco a mais pelo serviço bem feito.

No caso de uma adaptação já "planejada" pode ser mais rápido e mais barato; por exemplo, pra colocar o kit de freio a disco traseiro na XJ, e trocar os discos e pastilhas dianteiros, aqui no RS cobram R$ 2000 já incluídas as peças, o que eu acho um preço justo, e o meca nunca fica sem serviço pois sempre está cheio de jeep lá instalando kits.

No caso de câmbio automático, pra quem trabalha só com isso realmente é fácil, falo por experiência própria, assisti a uma equipe de uma oficina que só trabalha com câmbio automático e sistemas hidráulicos desmontar um CA de Ômega inteiro, trocar todas as peças do kit e ajustar em duas horas, entre duas pessoas, depois mais vinte minutos pra completar óleo e testar. O carro saiu perfeito e o câmbio parecia outro, inclusive limparam a carcaça com uma dremel pra sair polida como nova, o que eu achei muito legal pelo "capricho" no serviço. Dá pra notar a diferença porque na hora de montar o cara vai colocando as peças direto uma atrás da outra, sem hesitar pra ver "o que é essa daqui" ou "aonde vai essa outra", então pela prática pra eles é moleza.

Lógico que normalmente eles teriam uma dezena de carros na oficina pra arrumar, e pra cada veículo eles costumam pedir uns três dias pra refazer o CA, mas o próprio mecânico admitiu que os três dias é mais pra eles se organizarem com os outros carros esperando sua vez, e não o tempo de trabalho naquele veículo especificamente.

[ ]'s

Jean Batistelli
10/09/2011, 07:43
André hj se fosse fazer um reparo na CA de Grand Cherokee (Ex kit master) na sua região por quanto ficaria mais ou menos?? pois parece que para as oficinas especializadas nesse tipo de serviço não há uma uniformidade em relação a preços no mesmo reparo, já pesquisei muito na internet sobre esses reparos onde no mesmo problema existe uma divergência tão grande de preços, já vi relatos até aqui mesmo no forum onde um gastou R$ 3 mil outro R$4,5 mil, como o nosso amigo Badia que já orçaram em 5 mil, a minha GC quando comprei (há um ano)tinha acabado de fazer o cambio onde comprovado por nota o ex dono gastou absurdos 8 mil onde simplismente aparecia troca do kit + recondicionamento do conversor de torque + oleo + M.O.

andretomasi
10/09/2011, 08:37
Jean, já vi por aqui orçamentos absurdos de R$ 5000 a R$ 9000 pra arrumar câmbio, varia muito principalmente se é oficina especializada em CA ou se é oficina "genérica" de automóveis, mas os valores mais "reais" são de:

- Em torno de R$ 1000 pra refazer um câmbio auto, comprando o master kit à parte que custa uns R$ 1000; se conseguir importar ou alguém que traga consegue até por menos que isso

- R$ 350 a R$ 800 pelo recondicionamento do conversor de torque, dependendo das peças trocadas (rolamentos, embreagem)

- Óleo sempre é cobrado a parte; a dica é você mesmo comprar o óleo e levar na oficina, e conferir se realmente colocaram o seu óleo no câmbio e não outra porcaria. O Dexron III por exemplo eu compro nos postos BR por cerca de R$ 10,00 o litro, dependendo do tamanho do posto tem até por R$ 8,00. Lógico que tem casas especializadas que comprar o ATF de galão, aí eles conseguem preço bom, mas normalmente as oficinas querem cobrar mais de R$ 25 o litro do DexIII, imagina o preço do ATF+ em oficina então.

Outra dica é procurar oficinas especializadas em hidráulica, por exemplo, quem trabalha com máquinas agrícolas e de construção civil, retroescavadeiras, etc, dependendo da oficina sai mais em conta fazer com eles.

A maior dica que posso dar é PROCURE BASTANTE. A mesma coisa vale pra qualquer conserto em oficina; quando levei a XJ pra uma revisão geral, levei uma rasteira de uma oficina que me foi indicada querendo cobrar mais de R$ 9000, enquanto em outra oficina especializada em Jeeps gastei R$ 1400 pra fazer mais serviços do que na primeira.

[ ]'s

Renato Fraga
10/09/2011, 10:09
não leva mais do que uma tarde pra desmontar e remontar um câmbio auto quando tem experiência

Concordo plenamente.

Recentemente, eu e um amigo desmontamos e montamos um câmbio Torqueflyte 272 basicamente usando ferramentas, o manual de serviço e o master kit. Abrimos a primeira cerveja às 18:00h e apertamos o último parafuso do câmbio às 4:00h da matina, hehehehe!!!!

A questão é a seguinte: Câmbio automático é um bicho de 15 cabeças para quem não conhece. Pra quem sabe do que se trata, é mamão com açúcar!!!! Não tem segredo algum. Quando abrimos o câmbio, não tinhamos experiência, mas tinhamos o manual de serviço. Seguimos todas as recomendações, torques de aperto e calibragens das folgas.

O mecanismo interno é muito simples e pra se ter idéia, o tal câmbio possui apenas um rolamento de esferas. Já o corpo de válvulas, vulgo caminho de rato, é bem complicado de entender, mas o mecanismo também é simples. Basta não trocar nada de lugar. Entretanto, a maioria dos problemas que levam a necessidade de abrir o câmbio está nos discos de embreagem e não no corpo de válvulas.

Agora a dica de mestre, o segredo principal: Limpeza, muita limpeza, não pode ter limalha muito menos fiapos de stopa.

Quando 90% da frota usar câmbio automático, a coisa será diferente.......

andretomasi
10/09/2011, 10:15
A questão é a seguinte: Câmbio automático é um bicho de 15 cabeças para quem não conhece. Pra quem sabe do que se trata, é mamão com açúcar!!!! Não tem segredo algum.

Quando 90% da frota usar câmbio automático, a coisa será diferente.......

Falou tudo Renato! Tanto é que nos EUA onde a frota de automáticos é infinitamente maior, reconstruir um CA em casa é tão "comum" quanto os serviços que costumamos fazer aqui em nossos jeeps na garagem de casa.

[ ]'s

Jean Batistelli
10/09/2011, 11:07
Olhando por estes custos que André passou até anima usar cambio automático, mais é o que o Renato disse mesmo, enquanto não popularizar de vez o cambio automático sempre vai ser complicado o reparo, mais hoje já está bem melhor, acredito que daqui uns dez anos esse cenário mude, pois hoje o cambio automático já caiu no gosto do Brasileiro, lembro que há alguns anos atrás carro automático era carro de deficiente, ninguem queria, é a mesma história dos 02 portas e quatro portas.

dsamaz
10/09/2011, 19:05
Hoje tomei coragem e enfrentei um "fight" com o CA (segundo round).

Soltei todos os parafusos que prendem no motor e no coxim.
Mas a danada não quis sair - está acomodada sobre a travessa que ficava embaixo do coxim dela. Soltei o cárter, para ver se ganhava alguns centímetros. Mas não saiu.

Amanhã (terceiro round), soltando a rabeta e a travessa, ela sai.

Seguem fotos do combate e da capa-seca do dodge antigo + um volante antigo que acho que dará lá.
Segue uma foto do corpo de válvulas, para quem nunca viu.

Ainda estou em dúvidas sobre o que fazer com a dodge. Esta caixa aparentemente está boa, mas ela não desenvolvia... Acho que a bronca é só o óleo e talvez o conversor de torque. Acho que vou passar para mecânica mesmo. O óleo ATF+4 não tem por aqui. Só pedido no ML, por míseros R$70/l + frete, que deve dar uns R$30/l.

Obs: Caso alguém a queira, vendo beeemmm baratinho via forma segura (pagseguro, mercado pago ou paypal)

Daniel

GH
10/09/2011, 21:02
All,
Na década de 90 fiz uma Cherokee Sport 2 portas prá trilha. depois de muita solda, calço e serra tico-tico o bicho estava rugindo nas trilhas, tapando a boca e rebocando jipe de muita gente que não acreditava no brinquedo.
Meu amigo GH, aqui de POA, discutia comigo pela Jipenet que a Camper era melhor, vejo que hoje ele me da razão, eheheh
Bom, vamos ao que interessa: - tenho uma Grand Cherokee 97 ha 12 anos, e em 2004 resolvi trilhar com ela e mandei calçar as molas com tacões de nylonde 6cms na frente a atrás.
Para os amigos que perguntaram:
Montei os 33"MUD e fui pro "crime". Tive que recortar a capa do parachoque dianteiro da altura do paralamas para baixo, afastando dos pneus e rebater as rebarbas de junção da lata do paralamas com a carroçaria no painel de fogo, só.
Na primeira trilha custei a apreender que só ia andar reduzida, não por falta de motor ou qualquer outra situação, mas porque esse tal de ALLTIME deste modelo só aciona a força nas rodas dianteiras depois de patinar, dai é pênalti, atolou.
Porem depois de aprender, meu um V8 em uma trilha a gente nunca esquece!!!
O MOTIVO:
Porém este ano emprestei ha um amigo que em uma viagem de 600kms teve o azar de quebrar o cano do radiador de óelo da caixa. Fudeu, mal conseguiu chegar, simplesmente a caixa não andava, trepidava, rugia, cheirava.
Dos 14litros faltava 5. Mandei arrumar o cano, completamos o óleo mas a caixa virou tiptronic, precisa arrancar em primeira e ir passando as marchas como manual.
Sei que os cambios automáticos tem mais do que o dobro da capacidade de força que os manuais, além de muito mais conforto, segurança e desempenho nas trilhas, mas não pretendo arrumá-lo e sim instalar um manual, por isso meu interesse neste tópico. Não sei nada de mecânica, tinham me indicado o cambio do caminhão V8 usado para transportar cana da VW, mas nunca chequei, fica a dica.
Peço aos amigos que completaram essa missão que postarem suas informações e experiências.
Abraço torcendo que dê certo.
Badia

Fala Badia!
Tudo bem contigo?

Cara, sempre gostei de camper, mesmo. Mas de cherokee também. Aprendi a gostar delas naquela vez que a Chrysler promoveu um test-drive em tarumã, com pista off-road, por volta de 998, lembra?
Ali testei uma XJ zeero km...me apaixonei na hora. Só que a grana não dava, dava só pra camper mesmo...asa camper valiam por volta de 20k, mesmo preço de hoje.
Só que hoje com 20k já pega uma cheroka, né?
Pois é...tive que trair as camper, hahahaha!!!!

Cara, quanto ao cambio: instalar cambo do caminhão, ou do dojão: acho que até encaixa, mas vale à pena? Vais ter o stress da t-case e vai virar numa gambi daquelas!
Depois, só o cara que adaptar vai saber mexer nele direito, virarás refém!
Não rola importar o que tá ruim e continuar AUTO?
Tem uma boa oficina de AUTOS na Av. amazonas c/França, ouvi falar muito bem dos caras, serviço bom e preço honesto.

dsamaz
10/09/2011, 23:44
"Não rola importar o que tá ruim e continuar AUTO?"

Difícil é saber onde está o problema...
Se eu ou algum mecânico amigo soubesse onde estava a bronca do meu, já teria trocado a parte defeituosa meses atrás.

Daniel

Fala Badia!
Tudo bem contigo?

Cara, sempre gostei de camper, mesmo. Mas de cherokee também. Aprendi a gostar delas naquela vez que a Chrysler promoveu um test-drive em tarumã, com pista off-road, por volta de 998, lembra?
Ali testei uma XJ zeero km...me apaixonei na hora. Só que a grana não dava, dava só pra camper mesmo...asa camper valiam por volta de 20k, mesmo preço de hoje.
Só que hoje com 20k já pega uma cheroka, né?
Pois é...tive que trair as camper, hahahaha!!!!

Cara, quanto ao cambio: instalar cambo do caminhão, ou do dojão: acho que até encaixa, mas vale à pena? Vais ter o stress da t-case e vai virar numa gambi daquelas!
Depois, só o cara que adaptar vai saber mexer nele direito, virarás refém!
Não rola importar o que tá ruim e continuar AUTO?
Tem uma boa oficina de AUTOS na Av. amazonas c/França, ouvi falar muito bem dos caras, serviço bom e preço honesto.

dsamaz
11/09/2011, 20:15
Colegas,

alguém poderia informar onde fica o tal sensor próximo da caixa de transmissão?

Hoje tiramos a cx automática + conversor de torque.

Na foto anexa, postei duas setas. Uma refere-se a três fios, não sei se estavam assim. Aparentemente estão inutilizados os três. Alguém sabe a utilidade deles?

Na outra seta aparece algo que parece ser um sensor. É ele o sensor de rotação?
Ao lado dele tinha algo semelhante a um carvão / imã (não tinha magnetismo igual a imã) e este carvãozinho quebrou-se, ao menor toque de carícias he he (ele é extremamente temperamental).

Este disco cheio de buracos que ficou preso no virabrequim é a tal roda fônica?

Posso tentar ligar o motor? (ainda não fiz devido ao filtro de óleo do motor, fui necessário tirar e vou aproveitar para colocar novo)

Daniel

Carlos Feruti
18/09/2011, 21:47
Parceiro é o seguinte.

A primeira coisa que te pergunto, seu carro ligava?

Tó perguntando isso por que essa peça que você disse que parece um carvão é o Sensor de Rotação, sem ele o carro não liga, mas não liga por nada.

Aqueles fios alí que estão cortados, me parecem justamente os fios do sensor, e se estão cortados o carro não pega de jeito nenhum, então volto a perguntar, o carro pegava?

Outra coisa, essa adaptação que você quer fazer é muito, mas muito mais complicada do que você imagina e vou explicar por que.

Essa peça a qual você perguntou se é a roda fônica, é isso mesmo, é ela quem transmite as informações da posição do eixo de manivelas para o módulo, se você olhar no perfil da mesma há 8 cortes, cada vez que um desses cortes passa no sensor de rotação, aquele do carvão o módulo recebe um sinal e libera a corrente para a bobina fazer a centelha, enfim, sem essa roda fônica, sem o carvão já era, não liga.

Agora eu te pergunto, nesse volante do motor que você arrumou de um Dodge antigo, tem aqueles 8 buracos exatamente na mesma posição que a Roda Fônica? não tem. Na capa seca do câmbio Dodge tem o buraco para encaixar o sensor de Rotação? não tem também.

Só com isso já viu que vai ter muita dor de cabeça, mas tem mais dor de cabeça, não acabou.

O Câmbio Automático da Dakota é Eletrônico e se comunica com o módulo para várias coisas, entre elas ligar o carro, para isso existem dois sensores, um de posicionamento da alavanca do câmbio, a Dakota só liga no P e no N, em outra posição o carro não liga, esse sensor é até enganável colocando um botão no carro para pressionar na hora de ligar, mas o outro sensor não tem como pois o mesmo mede a pressão do óleo do câmbio para informar ao módulo que tá tudo ok, do contrário o carro também não liga, ou seja, esse não tem como enganar.

Portanto para você colocar um câmbio manual em uma Dakota da forma que você quer, vai ter que abandonar o módulo original e instalar no carro uma injeção programável, para acabar com o problema da Roda Fônica os caras que vão preparar a injeção programável vão substituir o mesmo colocando uma outra Roda Fônica em outro lugar, possivelmente na principal polia na frente do motor.

Ou seja, impossível não é, mas fica caro pra cacete e é trabalhoso pra cacete.

Mas volto a perguntar, o carro pegava? se não pegava e o problema era esse, o defeito do seu carro é só a falta do sensor de rotação, veja a cor do plug do mesmo seguindo aqueles fios, pois tem dois tipos um com plug branco e um com plug preto, veja a cor do plug, pesquise no mercado livre, até facilitei sua vida Sensor rotação dakota em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/sensor-rota%C3%A7%C3%A3o-dakota) e compre a peça, coloque tudo que você tirou no lugar, com o câmbio automático mesmo, e veja se agora liga, tudo indica que seu defeito é só esse aí do sensor de rotação e mais nada.

Antes que alguém fale algo me procura lá no Orkut da Comunidade da Dakota, eu tenho 4 Dakotas aqui em casa, sei tudo sobre o carro, das 4 duas eu desmontei completamente para reformá-las, então eu sei onde tá cara parafuso do carro e para quê servem.

Em tempo, ví que a que a sua é uma RAM, se a sua possuir o câmbio hidráulico (sem sensor de pressão eletrônico) é mais fácil, a única parte que terá que a adaptar é a roda fônica com o sensor de rotação, e botar um botão para pressionar para ligar o carro para enganar o módulo (como se estivesse no P ou N) pois aí o câmbio não se comunica com o módulo, dá uma olhada na plaqueta do câmbio se lá for 44RH ou 46RH é hidráulico mas se for 44RE ou 46RE o mesmo vai ter esses dois sensores que falei que não deixam o carro ligar.

Uma alternativa, que pode economizar um pouco nesse caso do câmbio ser só hidráulico, é levar a roda fônica em um torneiro para o mesmo reproduzir no volante do motor do Dodge antigo aquelas mesmas marcações, os mesmos buracos na mesma posição, isso não é complicado para um torneiro, se olhar é impossível montar a roda fônica em posição diferente, pois os buracos dos parafusos não são equidistantes, só dá para montar em uma posição é só copiar então os ângulos exatos da roda fônica e reproduzir no volante do motor parao sensor de rotação ler, e na capa seca você teria que mandar abrir um corte, também no torneiro para o sensor de rotação encaixar nele, essa seria a solução mais barata e viável para manter o módulo original, mas isso só é válido se seu câmbio for só hidráulico.

Não lí nenhum post seu com seu problema, mas acredito que seu carro não ligava, e tudo indica que seu defeito é só o sensor que esfarelou e os fios cortados.

Abraços.

Carlos Feruti
18/09/2011, 22:04
Agora uma pergunta de curioso:

É possível sobrepor o volante do motor sobre a roda fônica?

Entendeu a pergunta? tirar os parafusos, e sem tirar a roda fônica colocar o volante do motor por cima da mesma?

Se isso for possível já tá resolvida a questão dos buracos, ficaria pendente só a questão do corte no capa seca.

dsamaz
18/09/2011, 22:05
Tudo bem Carlos,

muito obrigado por nos prestigiar com sua presença e conhecimento.

Realmente o carro ligava sim, e andava, para frente e para trás. Porém devarinho, muito fraco.

Só que já me estressei bastante com o câmbio auto. Estou decididíssimo a colocar mecânico.
Ontem dirigi uma dakota com MWM 2.8 de um amigo. Show de carro! Maravilha da natureza humana.
Antes ela era automática / v6.

Sobre os fios, pesquisei e constatei que as cores eram iguais. Então, fui lá na viatura a procura do sensor e acabei encontrando-o no chão, ou seja, quebrei na hora de tirar a caixa. Já providênciei outro no eBay (comprei 3, um para mim e 2 para vender, he he).

Gostaria que você falasse mais a respeito deste sensor da caixa, que informa a ecm da pressão do óleo do câmbio. Eu vi há uns 3 meses, de toda a verdade, uma dakota adaptada. Motor original v6 + ecm original + câmbio t5 mecânico.

Como ele informa a pressão antes de ligar? Lembro que estes dias, quando tinha acabado de instalar o câmbio automático na minha dodge, tinhamos colocado só uns 3 litros; demos a partida e aí sim fomos completando o resto. Ou seja, o carro ligou somente com 3 litros!

Daniel

Parceiro é o seguinte.

A primeira coisa que te pergunto, seu carro ligava?

Tó perguntando isso por que essa peça que você disse que parece um carvão é o Sensor de Rotação, sem ele o carro não liga, mas não liga por nada.

Aqueles fios alí que estão cortados, me parecem justamente os fios do sensor, e se estão cortados o carro não pega de jeito nenhum, então volto a perguntar, o carro pegava?

Outra coisa, essa adaptação que você quer fazer é muito, mas muito mais complicada do que você imagina e vou explicar por que.

Essa peça a qual você perguntou se é a roda fônica, é isso mesmo, é ela quem transmite as informações da posição do eixo de manivelas para o módulo, se você olhar no perfil da mesma há 8 cortes, cada vez que um desses cortes passa no sensor de rotação, aquele do carvão o módulo recebe um sinal e libera a corrente para a bobina fazer a centelha, enfim, sem essa roda fônica, sem o carvão já era, não liga.

Agora eu te pergunto, nesse volante do motor que você arrumou de um Dodge antigo, tem aqueles 8 buracos exatamente na mesma posição que a Roda Fônica? não tem. Na capa seca do câmbio Dodge tem o buraco para encaixar o sensor de Rotação? não tem também.

Só com isso já viu que vai ter muita dor de cabeça, mas tem mais dor de cabeça, não acabou.

O Câmbio Automático da Dakota é Eletrônico e se comunica com o módulo para várias coisas, entre elas ligar o carro, para isso existem dois sensores, um de posicionamento da alavanca do câmbio, a Dakota só liga no P e no N, em outra posição o carro não liga, esse sensor é até enganável colocando um botão no carro para pressionar na hora de ligar, mas o outro sensor não tem como pois o mesmo mede a pressão do óleo do câmbio para informar ao módulo que tá tudo ok, do contrário o carro também não liga, ou seja, esse não tem como enganar.

Portanto para você colocar um câmbio manual em uma Dakota da forma que você quer, vai ter que abandonar o módulo original e instalar no carro uma injeção programável, para acabar com o problema da Roda Fônica os caras que vão preparar a injeção programável vão substituir o mesmo colocando uma outra Roda Fônica em outro lugar, possivelmente na principal polia na frente do motor.

Ou seja, impossível não é, mas fica caro pra cacete e é trabalhoso pra cacete.

Mas volto a perguntar, o carro pegava? se não pegava e o problema era esse, o defeito do seu carro é só a falta do sensor de rotação, veja a cor do plug do mesmo seguindo aqueles fios, pois tem dois tipos um com plug branco e um com plug preto, veja a cor do plug, pesquise no mercado livre, até facilitei sua vida Sensor rotação dakota em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/sensor-rota%C3%A7%C3%A3o-dakota) e compre a peça, coloque tudo que você tirou no lugar, com o câmbio automático mesmo, e veja se agora liga, tudo indica que seu defeito é só esse aí do sensor de rotação e mais nada.

Antes que alguém fale algo me procura lá no Orkut da Comunidade da Dakota, eu tenho 4 Dakotas aqui em casa, sei tudo sobre o carro, das 4 duas eu desmontei completamente para reformá-las, então eu sei onde tá cara parafuso do carro e para quê servem.

Em tempo, ví que a que a sua é uma RAM, se a sua possuir o câmbio hidráulico (sem sensor de pressão eletrônico) é mais fácil, a única parte que terá que a adaptar é a roda fônica com o sensor de rotação, e botar um botão para pressionar para ligar o carro para enganar o módulo (como se estivesse no P ou N) pois aí o câmbio não se comunica com o módulo, dá uma olhada na plaqueta do câmbio se lá for 44RH ou 46RH é hidráulico mas se for 44RE ou 46RE o mesmo vai ter esses dois sensores que falei que não deixam o carro ligar.

Abraços.

Carlos Feruti
18/09/2011, 22:07
Outra coisa, olhando aqui com calma me parece que os fios cortados são os fios do Sensor Hall (distribuidor) veja se não é isso.

Se for o carro também não pega por nada, pois o Sensor Hall é quem faz a distribuição de energia para cada um dos cilindros, sem ele o carro também não pega.

Agora chega.

Carlos Feruti
18/09/2011, 22:16
Olha só, existem Dakotas V6 (3.9) originais com câmbio Manual, e Dakotas V6 (3.9) com câmbios automáticos.

Em ambos os casos o chicote do motor/câmbio é diferente na parte que vai para o câmbio e o módulo também é diferente, pois o câmbio da Manual não faz a leitura desses dois sensores.

Seria possível, em tese, colocar um câmbio de uma Dakota V6 Manual em um motor V8, é plug and play e em tese é possível utilizar o chicote do motor V6 para utilizar no V8, exceto com algumas adaptações, basicamente são alguns fios que precisam ser alongados pois o motor V8 é mais comprido, e adicionar os 2 fios positivos com os plugs para os dois bicos injetores (7 e 8) eu até tenho a pinagem disso aqui em casa pois acompanhei uma adaptação de um V6 para V8, mas com câmbio automático, enfim, até o chicote daria para ser aproveitado.

O único problema é que não existe Dakota V8 com Câmbio Manual, logo não há como se obter um módulo para gerenciar tudo.

Eu acompanhei em um fórum gringo DodgeForum.com (http://WWW.DODGEFORUM.COM) várias tentativas de adaptar um câmbio manual no lugar do automático, e sempre os caras esbarram no problema do módulo.

Sei que existe Dodge RAM V8 com o mesmo motor 318 com câmbio Manual, dessa forma, utilizando-se o módulo, câmbio manual e chicote da RAM seria a melhor opção, talvez a única, pois já ví gente tentando usar o chicote da Dakota Manual V6 adaptada para V8 com o módulo da RAM V8 Manual, mas o carro não liga pois a pinagem é diferente.

Então no seu caso existe uma opção, mas seria a meu ver, arrumar um Câmbio de RAM Manual, com chicote e módulo da RAM manual, é difícil mas não é impossível.

Carlos Feruti
18/09/2011, 22:23
Agora garanto que não é impossível colocar um motor Magnum em um câmbio Manual e vou de dar a prova.

Veja o vídeo.

Dodge Charger R/T 1978 - Brasil - Motor Cherokee - V 8 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=q3OOQz7BpLE)

Isso é um Charger com Motor de Cherokee 5.9 e câmbio de Dakota Manual, mas o cara tá usando uma Injeção programável tenta contato com ele para pegar detalhes, pois certamente ele sabe tudo que foi feito.

Renato Fraga
19/09/2011, 01:30
CArlos, o lance da roda fônica é o menor dos problemas.

É perfeitamente possível instalar uma roda fônica na polia dianteira para assumir o papel daquela que fica no volante ou no flex plate como o caso dos automáticos.

Basta acertar a posição das marcações.
Por outro lado, basta ver como são essas marcações no volante da V6 e verificar como pode ser adaptado no volante para o V8. Na pior das hipóteses, esse flex plate pode ser montado junto com o volante, que tal tentar colocar um sobre o outro????

Quanto a questão do seletor do câmbio, isso também é tranquilo, mantendo o seletor na posição necessária para mandar corrente ao arranque, ou mantendo o seletor escondido em algum canto, ou fazendo uma chave específica, não resulta em problema algum. Em compensação tem mais coisas a se duvidar desse problema. Minha dakota que é V6 quando apresentou problemas no módulo, ela ganhou um da cherokee LX, v8 5.9. Teoricamente tem todo esse lance do câmbio etc e tal mas funciona normalmente. Existe compatibilidade entre vários módulos.

Tem algum tempo, um amigo meu tinha uma Ram 95 cujo câmbio auto foi pro espaço. Retirou o automático e adaptou um da F250 e anda com ela até hoje normalmente. Não sei ao certo o que foi feito, mas já tem um bom tempo isso.

Abraços a todos

Carlos Feruti
19/09/2011, 08:13
Renato as adaptações são possíveis sim, só não é tão simples, não é uma coisa do tipo tira um, encaixa outro e tá resolvido, tem mais coisa envolvida que apenas isso, isso que eu quis mostrar.

Claro que há como enganar o módulo, pois o sensor de pressão nada mais é que um interruptor, então é certo que um botão ou chave em algum lugar, ou mesmo um sistema alimentado por relé quando virar a ignição resolve.

Eu creio que é possível também usar o volante sobre o flexplate sem problema, só é preciso colocar um sobre o outro para ver se o flexplate não vai ficar empenado ou forçado, isso inclusive eu gostaria que nosso parceiro aí tentasse pois essa adaptação é uma das coisas que eu gostaria de fazer, eu gostaria muito de ter uma Dakota V8 com câmbio manual, por isso eu já leio sobre esse assunto há muito tempo.

Quanto à adaptação de seu módulo, é possível sim, mas tudo depende de vários fatores, por exemplo, se a Cherokee que doou o módulo tinha câmbio automático com final RH ou seja hidráulico, o módulo não se comunica com o câmbio por isso não faz diferença se é manual ou automática que ele aciona o motor independente de pressão de óleo do câmbio e tudo mais; outra coisa, o módulo da Cherokee gerencia 8 cilindros, como você só tem 6 no seu carro o módulo vai acinar os 6 e dois pinos que corresponderiam ao 7º e 8º bicos ficam sem função alguma pois não há esses bicos no carro; mas o contrário não funciona, não dá para fazer um módulo de V6 fazer funionar um motor V8 pois no módulo V6 esses dois pinos do 7º e 8º bicos estão desativados no chip do módulo.

Eu tenho aqui um Volante do motor de uma V6 se quiser eu tiro fotos para vocês verem como são os cortes no mesmo (equivalmente ao Flexplate) só que no caso da V6 a posição dos cortes é diferente, e são obviamente em 6 pontos, ou menor, são na verdade 9 cortes, pois no caso das V6 os cortes são intercalados em sequências de 1 e 2 cortes, ou seja, o primeiro corte é um só, o segundo são 2 cortes, o terceiro é um novamente o quarto são 2, o quinto é um e o sexto são 2.

Olha aqui nesse fórum que o assunto é o mesmo, e repare que o cara até colocou um flexplate sobre um flyweel para ver como ficava, acho que a idéia seria a mesma que nós demos, de sobrepor um sobre o outro, mas creio que vai ter que rolar alguma uzinagem na peça.

5.9 Magnum MPI swap flywheel idea - For A Bodies Only Mopar Forum (http://www.forabodiesonly.com/mopar/showthread.php?t=78887)

http://home.comcast.net/%7Efzmax/Temp/Flexplate_Flywheel_a.JPG

http://home.comcast.net/%7Efzmax/Temp/Flexplate_Flywheel_Hub_a.JPG

Carlos Feruti
19/09/2011, 08:15
Aqui tem uma foto de um volante (flyweel) segundo o cara vendido no site da NAPA e nele há os cortes do sensor de rotação para o motor V8 repare só.

http://partimages.genpt.com/partimages/773600.jpg

Carlos Feruti
19/09/2011, 08:19
Aqui tem a foto de um flexplate de uma V6 a foto não é boa, mas dá para ver o que eu disse que são intercaladas marcações de 1 e 2 furos, repare nas bordas que vai perceber.

Pioneer Inc. FRA477 - Flexplate 1994 Dodge Dakota | O'Reilly Auto Parts (http://www.oreillyauto.com/site/c/detail/PIO0/FRA477.oap?year=1994&make=Dodge&model=Dakota&vi=1087578&ck=Search_03232_1087578_-1&pt=03232&ppt=C0338#)

Renato Fraga
19/09/2011, 09:31
Pelas fotos que temos aqui dá pra ver que o negócio pode ser bem mais simples.

Sobrepondo o o flex plate ao volante dá pra ver que ele tem o diâmetro igual à furação da embreagem.

Entretanto existe um pequeno espaço entre as duas peças.

Como o eixo piloto fica centrado no virabrequim e não no volante, é possível usinar um "espaçador" que permita o assentamento entre ambas as peças.

Podem questionar até se o centramento ficaria comprometido, mas o espaçador pode perfeitamente ter um rebaixo para centrar ambas as peças ao virabrequim. É uma simples questão de usinagem.

Mais simples ainda do que eu pensava.

dsamaz
19/09/2011, 15:39
Carlos e Renato,

o encaixe parece ser simples. É só comprar parafusos maiores e usinar a peça. Acho que até umas porcas grossas daria conta do serviço.

O problema que bati foi que a ordem de instação seria: motor, roda-fônica, volante, disco, embreagem;
O volante seria afastado em mais de uma polegada, mas o motor de partida ficaria na mesma posição, possivelmente não encontrando os dentes do volante. E agora? Será que vai prestar?

Carlos, sobre os fios que você viu na minha foto, referem-se realmente ao sensor de rotação. Encontrei o mesmo no chão, foi quebrado na retirada da caixa automática.

Vou postar mais informações aqui do desenrolar da história. A minha Dodge vai ter que ir para algum lugar, nem que seja para o fundo rio (se me der muita raiva).
Esse negócio tem que sair legal... hoje encontrei uma Dodge ram inteira de lataria, cabine estendida, ano 96, linda, branca, pneus bons, documento só um ano atrasado, com motor, baratinha, só com um problema fatal: câmbio...
Se eu resolver e ficar legal, vou acabar comprando outra he he..

Daniel

Pelas fotos que temos aqui dá pra ver que o negócio pode ser bem mais simples.

Sobrepondo o o flex plate ao volante dá pra ver que ele tem o diâmetro igual à furação da embreagem.

Entretanto existe um pequeno espaço entre as duas peças.

Como o eixo piloto fica centrado no virabrequim e não no volante, é possível usinar um "espaçador" que permita o assentamento entre ambas as peças.

Podem questionar até se o centramento ficaria comprometido, mas o espaçador pode perfeitamente ter um rebaixo para centrar ambas as peças ao virabrequim. É uma simples questão de usinagem.

Mais simples ainda do que eu pensava.

Renato Fraga
19/09/2011, 16:14
O problema que bati foi que a ordem de instação seria: motor, roda-fônica, volante, disco, embreagem;

ok, sequencia correta

O volante seria afastado em mais de uma polegada, mas o motor de partida ficaria na mesma posição, possivelmente não encontrando os dentes do volante. E agora? Será que vai prestar?

É tanto assim????

O que dá pra fazer é usinar um pouco de cada parte e deixar o flex plate flexionar um pouco para amenizar essa diferença. Ou seja: Faz um espaçados mais estreito, usina um pouco o volante onde as bordas do flex plate encostam nele, tirpa um pouco do próprio flex plate e depois pode deixar um espaço de até 5 mm que o bichão deforma numa boa.

O lance do Motor de arranque é bem plausível de ocorrer, mas na pior das hipóteses também dá pra reposicionar a cremalheira. Note que tem parede do volante sobrando...

Abraços

dsamaz
19/09/2011, 18:52
Renato, você deu uma ideia boa. Debastar um pouco o volante. Só vou ver se dá para desbastar em círculo somente onde pega a roda...

Pensei também em debastar um pouco a capa-seca, afim de "empurrar" o arranque mais para trás.

Mas 5mm é impossível. A roda não dá para tirar, pois tem os buracos dela. Na verdade a distância tomada pela roda-fônica dá mais que uma polegada;
Vou tirar umas fotos e envio aqui mais tarde.

Daniel

ok, sequencia correta

É tanto assim????

O que dá pra fazer é usinar um pouco de cada parte e deixar o flex plate flexionar um pouco para amenizar essa diferença. Ou seja: Faz um espaçados mais estreito, usina um pouco o volante onde as bordas do flex plate encostam nele, tirpa um pouco do próprio flex plate e depois pode deixar um espaço de até 5 mm que o bichão deforma numa boa.

O lance do Motor de arranque é bem plausível de ocorrer, mas na pior das hipóteses também dá pra reposicionar a cremalheira. Note que tem parede do volante sobrando...

Abraços

Renato Fraga
19/09/2011, 21:48
Opa, na espera pelas fotos...

dsamaz
20/09/2011, 09:04
A roda-fônica, de flexível só tem o nome em inglês (flexplate). Ela não é flexível...

Carlos Feruti
20/09/2011, 13:48
Parceiro acho que é mais fácil pegar o flexplate e levar no torneiro pedindo para ele reproduzir as marcações do mesmo exatamente nos mesmos pontos, mas no volante, assim não precisa do flexplate e vai ganhar esse espaço, acho que é a melhor opção.

Renato Fraga
20/09/2011, 16:18
A roda-fônica, de flexível só tem o nome em inglês (flexplate). Ela não é flexível...

Só faltou você tirar uma foto com as duas peças sobrepostas

Jean Batistelli
20/09/2011, 17:46
Carlos e Renato, essa leitura do sensor de rotação não poderia ser reproduzida na parte da frente do motor igual ao sistema igniflex por exemplo??? A única função do flexplate é para a leitura do sensor de rotação? sou meio leigo em relação a isto, mais já vou me inteirando no assunto para no futuro fazer a adaptação. Desde já um grato !!!

dsamaz
20/09/2011, 18:45
Renato, de manhã o fórum saiu do ar, justamente quando ia postar o post 2, contendo mais fotos. De qualquer forma, esta foto que falaste, não tirei. Vou tirá-la e postarei amanhã.

Carlos, será que funciona? Difícil seria para fazer os cantos quadrados...
A questão é se funciona perfeitamente, pois não é fácil colocar, testar, tirar, recolocar... Tem que ser um negócio certo.

Será que a cremalheira (dentes) do volante não iriam interferir na leitura, se esta fosse feita no volante?

Daniel

Parceiro acho que é mais fácil pegar o flexplate e levar no torneiro pedindo para ele reproduzir as marcações do mesmo exatamente nos mesmos pontos, mas no volante, assim não precisa do flexplate e vai ganhar esse espaço, acho que é a melhor opção.

Renato Fraga
20/09/2011, 19:48
Ok, ficamos na espera.

Em relação a fazer tais marcas no volante, corre-se o risco de ficar um pouco fora da distribuição correta, e do alinhamento correto com o sensor.

Não justifica um trabalho duvidoso desses sendo que existem possibilidades mais concreta como usar o flex plate ou uma roda fônica na parte frontal do motor como eu já citei lá atraz e nosso amigo Jean comentou agora novamente.

Na pior das hipóteses, remove o centro desse flex plate e solda aquele anel mais externo no volante. ó ficar atento para a posição correta que é determinada pela furação do virabrequim.

felipealmeida
20/09/2011, 23:44
Faz um rebaixo no volante p usar a roda fonica junto c o volante, uso assim na minha dodge ram!

Juliano Nitsch
21/09/2011, 18:20
Ola pessoal...

Tem um rapaz indicado pela Fuel Tech que faz as 8 janelas direto no distribuidor, porém isto é para funcionar com a Fuel Tech. Não sei dizer se funcionaria com o modulo original.

Até mais.

Jean Batistelli
23/09/2011, 11:56
Caros amigos, conforme havia falado no início do tópico, mandei arrumar minha caixa em uma oficina que localizei mais próxima da minha cidade (300-Kms), e finalmente ficou pronta, irei busca-la amanhã, o diagnóstico foi água no cambio, misturou com oleo e os discos foram embora e mais umas coisinhas, o reparo ficou em R$ 3.400,00. Quando a 1º caixa quebrou mandei retirar e colocar a outra que eu tinha, o mecânico fez uma burrada e esqueceu de colocar a mangueirinha dos suspiro da caixa, na primeira atolada que dei dentro da água começou o problema. vou fazer esse teste, se ela rodar pelo menos uns 2 anos sem me dar dor de cabeça, vai permanecer automática, caso contrário vou acrescentar mais um pedal do lado esquerdo!!! desde já grato a todos.

Henrique Josino
23/09/2011, 12:29
Ola pessoal...

Tem um rapaz indicado pela Fuel Tech que faz as 8 janelas direto no distribuidor, porém isto é para funcionar com a Fuel Tech. Não sei dizer se funcionaria com o modulo original.

Até mais.

Tem o contato!?

Henrique Josino

Edson Mergulhão
24/09/2011, 02:14
Eu creio que é possível também usar o volante sobre o flexplate sem problema, só é preciso colocar um sobre o outro para ver se o flexplate não vai ficar empenado ou forçado, isso inclusive eu gostaria que nosso parceiro aí tentasse pois essa adaptação é uma das coisas que eu gostaria de fazer, eu gostaria muito de ter uma Dakota V8 com câmbio manual, por isso eu já leio sobre esse assunto há muito tempo.

Carlos e amigos, estou bastante elucidado com o que estou lendo aqui e esbarrando em uma complicação.

Minha história de "tranqueiras". Comprei um dakota sport CE 99 com motor 3.9 v6 manual, sabia que o motor estava travado mas ao abrí-lo vi que a encrenca era demais (2 bielas quebradas) vira danificado, camisas detonadas, etc.
Decidi então que ia desistir do 6 canos e partir pro V8, comecei procurando os old 318 dos dodges e no velho mercado livre acabei achando um 318 porém este estava dentro de uma Grand cherokee 1993 com documentos bem atrasados, multas e um câmbio auto que embora ande para frente, não desengata nem anda em ré. Comprei a GC agora carinhosamente chamada de caveirão por causa do film G5 que ela tem kkk) rodei até minha cidade - taubaté -SP desde são paulo, +- 130km sem maiores transtornos...
Esta semana tiramos o 318 dela e estamos esbarrando na adaptação do chicote da injeção. O bom é que os módulos de ABS e Air bag são separados, o que permite que funcionem sem maiores traumas.
Pelo que pesquisamos, até o momento provavelmente teremos que apelar pras full tech ou carburar a dakota (o que eu prefiro evitar ao máximo). Mesmo assim um amigo que mexe com injeção quer tentar adaptar o módulo da GC "isolando/enganando o que não for usar".
Todas dicas, apoios, comentários, decepções, etc serão bem vindas nesta empreitada... e se quiserem posso postar fotos e maiores descrições da epopeia que se inicia agora...

Amigos pela solidariedade aos custos das nossas brincadeiras hheheh, saibam que tenho um GC 93 a venda (sem motor) inteira ou em partes, então se precisarem de algo, não receiem em conversar. Bem como injeção, partes de motor, chicote e tal da dakota V6 3.9. email elmergu@ig.com.br

Abraços a todos,

Edson

Renato Fraga
24/09/2011, 08:56
Véio, acho que a solução para o seu problema é um pouco mais simples.

Procure um módulo e chicote da Dakota V8.

A Fuel Tech é uma alternativa, mas lembre que nada mais vai funcionar no carro, esquece painel, computador de bordo etc etc etc.

Até o alternador é gerenciado pelo módulo, portanto prepare-se, existem formas de mater o módulo em paralelo com o motor.

Abraços

Edson Mergulhão
24/09/2011, 11:08
Renato o módulo da dakota V8 não é para só para câmbio automático, isso não será problema?

Abs

Jean Batistelli
24/09/2011, 11:26
É verdade Edson, as dakotas v8 só saíram com cambio automático, a questão é que com o modulo e o chicote da v8, vai permanecer tudo funcionando painel, comp. de bordo e etc..., qi eu vc esbarra no ponto que nós chegamos, no sensor de rotação que é feito no flexplate na caixa automática, se conseguir uma forma de colocar ele junto com o volante do motor ou fazendo a marcação do flexplate no volante. desde ja um forte abraço.

Renato Fraga
24/09/2011, 11:31
Exato, o lance do flex plate, mas em relação ao câmbio automático, tranquilo, pois pra você ter idéia, minha Dakota roda com um módulo de Cherokee 5.9 automática.

Lembrando que a minha é V6 mecânica.

PAra o seu caso, adaptar o flex plate ao volante como estamos sugerindo aqui seria necessário ou então instalar uma roda fônica na polia frontal do motor.

Abraços

Jean Batistelli
24/09/2011, 12:50
Renato no caso usando uma roda fônica na frente do motor seria compativel com o modulo original da v8? pergunto em virtude a marcação do flexplate ser feito em uma circunferência maior ou só seria possível usar uma roda fônica com modulo programavél?

Edson Mergulhão
24/09/2011, 13:53
Mas Renato, como você fez com o painel? A idéia é tentar usar o módulo da cherokee V8 auto, dar um jeito de fazer funcionar o sensor de rotação, mas e teu painel?

Edson Mergulhão
24/09/2011, 14:10
erro* erro errop

Edson Mergulhão
24/09/2011, 14:11
Renato no caso usando uma roda fônica na frente do motor seria compativel com o modulo original da v8? pergunto em virtude a marcação do flexplate ser feito em uma circunferência maior ou só seria possível usar uma roda fônica com modulo programavél?

creio que isto não é o problema, pois o que vale é o momento dela mandar a centelha ... neste caso tanto faz o raio da circunferência, desde que a cada 360 graus ela envie 8 "pulsos"

Renato Fraga
24/09/2011, 15:30

creio que isto não é o problema, pois o que vale é o momento dela mandar a centelha ... neste caso tanto faz o raio da circunferência, desde que a cada 360 graus ela envie 8 "pulsos"

Pois bem, como já comentado, o que vale é a circunferência, ou seja, a graduação. Pra começar, as marcações na verdade são janelas e o intervalo dessa janela corresponde a uma certa graduação. Se o diâmetro diminui, a janela também vai diminuir mas tem que respeitar o mesmo número de graus. A parte mais chata será achar a posição coincidente da roda fônica com o flex plate, mas isso já será trabalho pequeno pra quem fez o mais difícil.

FAzendo isso, você usa o mesmo sensor original.

Mas Renato, como você fez com o painel? A idéia é tentar usar o módulo da cherokee V8 auto, dar um jeito de fazer funcionar o sensor de rotação, mas e teu painel?

Na verdade, com meu relato eu quiz simplesmente mostrar que existe uma certa compatibilidade entre determinador módulos, independente do veículo, motor e câmbio.

Meu motor funciona perfeitamente assim como o painel e todos os demais instrumentos.

Abraços

Carlos Feruti
28/09/2011, 14:38
Volto a levantar a mesma questão.

Uma coisa é gerar os 8 pulsos, isso uma roda fônica colocada em qualquer lugar vai fazer.

Outra coisa é enganar o módulo em relação aos sinais do câmbio da Dakota que é eletrônico.

Renato você tá usando um módulo de cherokee 5.9, e isso não dá problema nenhum por um simples motivo, o câmbio da Cherokee 5.9 não é eletrônico como o da Dakota, é somente hidráulico, logo não tem nenhuma ligação entre o câmbio e o módulo, por isso não dá problema.

Mas se colocar o motor 318 Magnum em um câmbio Manual, digamos que tenha sido resolvida a questão da roda fônica ou adaptando um volante ou com o próprio flexplate, não há como enganar o módulo da Dakota por que ele não vai receber o sinal da pressão do sistema eletrônico do câmbio, não é uma coisa do tipo ligado/desligado, não é on/off, é um sensor que varia a corrente em função da pressão interna, e isso não tem como ser feito.

Para o sistema funcionar tem que esquecer o módulo da Dakota e partir para um programável.

OU então usar um módulo de Cherokee 5.9 pois como não se comunica com o câmbio não tem esse problema.

Carlos Feruti
28/09/2011, 14:55
Sobre aquele volante do motor já com a marcação para o sensor eu achei mais coisa na internet nesse tópico.

***SOLD*** Flywheel for 360 5.9L magnum and clutch set for 5.2/5.9 - Great Lakes 4x4. The largest offroad forum in the Midwest (http://www.greatlakes4x4.com/showthread.php?t=128574)

E tem uma foto comparativa também e o código de um fabricante http://api.viglink.com/api/click?format=go&drKey=1146&loc=http%3A%2F%2Fwww.greatlakes4x4.com%2Fshowthrea d.php%3Ft%3D128574&v=1&libid=1317232102722&out=http%3A%2F%2Fi178.photobucket.com%2Falbums%2Fw 243%2Fsnodevil11%2F59flywheel.jpg&ref=http%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Fimgres%3Fq%3D 5.9%2Bflywheel%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26biw%3D1400%26bih%3D753%26tbm%3Di sch%26tbnid%3Dj6SUX1TsNjZ4IM%3A%26imgrefurl%3Dhttp %3A%2F%2Fwww.greatlakes4x4.com%2Fshowthread.php%25 3Ft%253D128574%26docid%3DeVB3l5eVvOIksM%26w%3D300% 26h%3D225%26ei%3Dzl2DTv7KB-WnsQK9ofyoDw%26zoom%3D1%26iact%3Dhc%26vpx%3D188%26 vpy%3D346%26dur%3D59%26hovh%3D180%26hovw%3D240%26t x%3D122%26ty%3D98%26page%3D1%26tbnh%3D128%26tbnw%3 D176%26start%3D0%26ndsp%3D26%26ved%3D1t%3A429%2Cr% 3A20%2Cs%3A0&title=***SOLD***%20Flywheel%20for%20360%205.9L%20m agnum%20and%20clutch%20set%20for%205.2%2F5.9%20-%20Great%20Lakes%204x4.%20The%20largest%20offroad% 20forum%20in%20the%20Midwest&txt=http%3A%2F%2Fi178.photobucket.com%2Falbums%2Fw ...59flywheel.jpg&jsonp=vglnk_jsonp_13172325006183

Carlos Feruti
28/09/2011, 14:57
Achei o produto.

http://www.standardflywheels.com/modules/partsearch/partsearch_p4.php?id=1277

É um volante para usar em uma RAM 1500 5.9 com câmbio manual.

Ou seja, com um volante desse, e com um módulo de RAM 5.9 tá resolvido o problema, só precisa saber se eles mandam para o Brasil.

Carlos Feruti
28/09/2011, 15:00
Também é compatível com a Dakota.

Standard Flywheels: Parts Search (http://www.standardflywheels.com/modules/partsearch/partsearch_p4.php?id=1243)

Só esclarecendo, a Dakota RT americana é 5.9, mas como já dito, o lançe e usar o módulo da Cherokee 5.9 pois não pega sinal do câmbio automático.

Renato Fraga
28/09/2011, 15:14
Carlos Feruti, Cherokee com câmbio apenas hidráulico é até o ano de 1995, o 46RH. De 96 em diante, começou a usar o 44RE.

A Grand Cherokee LX 5.9 só foi fabricada em 98 e usava o câmbio 46RE. Eletrônico portanto.

Consulta aqui:

ZJ Grand Cherokee Stock Specifications - Jeep Cherokee Forum (http://www.cherokeeforum.com/f52/zj-grand-cherokee-stock-specifications-819/)

ZJ - Model range (http://www.jeepzj.hamcar.info/gpage.html)

Abraços

Carlos Feruti
28/09/2011, 15:29
Ok você está certo.

Mas então como diabos esse seu módulo da 5.9 com câmbio eletrônico funciona na sua V6 Manual? será que o chicote da manual tem algum fechamento de circúito que permite o funcionamento ignorando a questão da válvula de pressão?

Tó perguntando isso por vários motivos.

O 1º é que tenho uma Dakota RT Estendida e se um dia o câmbio automático der pau pretendo colocar um manual no lugar, por isso tenho tanto interesse nesse assunto.

2º tenho uma Dakota V6 Manual Cabine Simples aqui sendo recuperada de um acidente.

3º tenho um motor 318 aqui guardado e tinha vontade de brincar um pouco com essa V6 Manual e enfiar um V8 no lugar para ver como ficaria uma V8 manual, mas eu não queria fazer nada com cara de adaptação, por isso eu queria um volante de motor que tivesse os cortes simulando o flexplate e isso existe e já achamos, comprar e receber é outra história. Paralelo a isso eu tinha esse problema do chicote do motor/câmbio para resolver, mas se o chicote da manual de alguma forma enganar o módulo da automática, eu só preciso, em tese, do volante do motor mesmo, pois o resto eu tenho, até o módulo de Dakota V8 RT eu tenho aqui sobreçalente.

Renato Fraga
28/09/2011, 15:31
Pois é, pra ver que a interação de um módulo com outro carro não é tão complicada assim.

Carlos Feruti
28/09/2011, 15:44
Uma coisa é certa e eu vou poder testar, mas não vai ser agora nem tão cedo.

Quando a V6 Manual estiver rodando novamente, vou espetar o módulo da V8 que tenho para ver se o carro liga, se ligar abrirá grandes possibilidades tanto na questão de botar um câmbio manual na RT, como um motor V8 no lugar da V6.

Renato Se puder colocar o código desse seu módulo aí, já seria de grande ajuda, pois certamente se esse módulo faz ligar um motor V6 com câmbio manual, certamente ele liga também um V8 pois foi feito para um V8.

Abração.

judagrey
11/01/2012, 18:56
Alguma novidade da adaptaçao?tenho curiosidade também pelo simples motivo que quero turbinar uma GC 5.2 v8 1997 e o cambio auto pelo que vi nao dura muita coisa...

INÁCIO GAUCHO DO GOIAS
23/05/2012, 12:51
Ola jean temos os dois modelos de cherokee em Anapolis go v 8 e 6cc com cambio manual da hailux e nos competimos em corridas de força livre fica o bixo muito bom , so que tem que tirar os motulos da cheroka e colacar uma fhul tch 300 ou 400 ai elimina todos os modulos e senseros

Jean Batistelli
24/05/2012, 11:59
Olá Inácio, semana passada mesmo andei dando uma olhada em uns cambios, comprimento, capa seca e etc para ver qual ficaria mais fácil, achei bem interessante o conjunto da L200 sport, essas adaptações que vc fizeram foi com a caixa da Hilux antiga (de 2004 para trás) ou das novas (de 2005 em diante)? e usaram completa com caixa e redução? desde já agradeço a atenção.

PEGADO
24/05/2012, 14:45
Ola jean temos os dois modelos de cherokee em Anapolis go v 8 e 6cc com cambio manual da hailux e nos competimos em corridas de força livre fica o bixo muito bom , so que tem que tirar os motulos da cheroka e colacar uma fhul tch 300 ou 400 ai elimina todos os modulos e senseros

I
Inacio, tenho bastante interesse nesse tema, alguns mecanicos dizem que não é possível já outros afirmarão que é, então se vc puder mandar mais detalhes de sua modificação irá ajudar bastante, qual a referência da caixa da hilux???, ano de Fabricação???, usou a caixa de redução da hilux também??, a caixa esta aguentando a potencia do v8??, e a caixa seca qual foi usada ou mandou fazer uma???, o quite de volante e embreagem é de que tipo???se tiver fotos sera excelente da parte interna e externa.,
desculpe o exesso de pergunta é que como já disse esotu curioso e muito interessado em fazer essa mudança, o carro deve ficar um monstro,kkkk

meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção, sds..

Jean Batistelli
24/05/2012, 16:25
Faço das palavras do Pegado as minhas, pois tb tenho muito interesse, to só esperando o meu cambio ir embora para fazer a adaptação.

andretomasi
24/05/2012, 17:23
Se vai adaptar caixa nova, ter que instalar módulo de injeção Full Tech, basicamente vai ter que re-adaptar toda a mecânica dela, etc. Pensa se não vale a pena já instalar direto um conjunto de motor a diesel com caixa manual, com módulos e tudo "de fábrica".

[ ]'s

Jean Batistelli
24/05/2012, 19:02
Realmente para quem quer o carro para o dia a dia, viagens concordo plenamente com vc André, no meu caso tem a burocrácia da documentação, pois o maranhão não aceita a conversão gasolina/alcool para Diesel, teria que transferir para outro estado leva-la para lá, para poder fazer vistoria e etc... a minha na configuração que ela está hoje é exclusiva para trilhas, air bag, abs, bancos elétricos e um bocado de coisa eletrônica ja se foi, e se eu colocar cambio manual vou de carburador, pos quanto menos eletrônica tiver para mim melhor, pois ando em muitos lugares desabitados, um carburador com problema aceita gambiarra, um módulo com problema é outra história.

PEGADO
24/05/2012, 19:25
já tive carro a diesel, parti para limited pelo motor V8 e não quero perder, se conseguir colocar um cambio manual ficara perfeito, podendo tirar tudo que um V8 pode dar, a minha estou adaptando exclusivamente para trilhas também e como aki no RN temos muitas dunas altas e ingrimes, tem que ter muito motor para subir, hoje em dia só os trolles 3.0 chipados com 250 cavalos, estão subindo tudo.

INÁCIO GAUCHO DO GOIAS
25/05/2012, 11:31
Na v 8 usamas a caixa da hilux nova manual e a reducão a mesma da cherok com o plato e disco do dorge darte que acha em goiania .
Ja na 6 cc caixa railux reducão da cherokee com o flange da v 8 .

Estou fazendo uma v 8 com caixa automatica e aumentando o radiador de agua e oleo da caixa
ja fis uma 6 cc aumentei o radiador de agua e tirei os canos de oleo da caixa que passa dentro do radiador agua
e coloquei 2 radiador de oleo da caixa ficou o bixo parou de esquentar a temperatura do motor e da caixa

sds

inacio

INÁCIO GAUCHO DO GOIAS
25/05/2012, 11:37
MEU e-mail e inacio@transnitro.com.br me passa as perguntas que te mando as fotos das mesmas

andretomasi
25/05/2012, 14:19
Posta aqui as fotos Inácio, porque não compartilha com os colegas?

[ ]'s

Renato Fraga
25/05/2012, 21:45
Posta aqui as fotos Inácio, porque não compartilha com os colegas?

[ ]'s

X2, compartilha suas experiências aqui, colocando as fotos que tiver, fórum é pra essas coisas.....

Abraços

Diego Massenz
27/05/2012, 21:02
Para quem interessar estou montando um conjunto com motor 5.2 v8 da cherokee com caixa da hilux nova, o volante vou usar o da dakota 6 cc com a roda fônica da v8 original por traz do volante(é só tirar a pista original da dakota que é 6cc para dar lugar), que da bem certo. Estou esperando chegar a capa seca da dakota que sei que encaixa no motor e me disseram que encaixa na tbm na caixa da hilux.
Se realmente der certo posto aqui depois com fotos.

Renato Fraga
27/05/2012, 23:13
Opa, essa adaptação de caixa Hilux e capa seca da Dakota muito me interessa.

Abração

Diego Massenz
28/05/2012, 09:46
Opa, essa adaptação de caixa Hilux e capa seca da Dakota muito me interessa.

Abração

Ok, chegando a capa seca que deve ser nesta semana começo a postar fotos e dicas.
Postei uma foto do volante da dakota sem a pista original e com o flex da cheroke tudo encaixa perfeitamente
Abraço

PEGADO
28/05/2012, 12:37
Para quem interessar estou montando um conjunto com motor 5.2 v8 da cherokee com caixa da hilux nova, o volante vou usar o da dakota 6 cc com a roda fônica da v8 original por traz do volante(é só tirar a pista original da dakota que é 6cc para dar lugar), que da bem certo. Estou esperando chegar a capa seca da dakota que sei que encaixa no motor e me disseram que encaixa na tbm na caixa da hilux.
Se realmente der certo posto aqui depois com fotos.

Amigo esse tema me interessa bastante, como também a muitos companheiros aki do fórum, quanto mais dica você puder nos fornecer inclusive com fotos será muito útil,

Diego Massenz
28/05/2012, 16:48
Amigo esse tema me interessa bastante, como também a muitos companheiros aki do fórum, quanto mais dica você puder nos fornecer inclusive com fotos será muito útil,

Ok, conforme eu for fazendo a adaptação vou postando as fotos e as dicas pra galera

Jean Batistelli
29/05/2012, 10:02
Muito bom Diego, assim como varios tb tenho muito interesse na adaptação, e vejo que vc está tendo a boa vontade de compartilhar essa empreitada, vou ficar de olho para pegar a receita, pois o meu cambio automático não vai durar muito tempo.
desde já boa sorte na empreitada.

BADIA
08/06/2012, 09:54
Oi Diego, parabéns pela empreitada, isso vai atender o sonho de muuuuuitos proprietários como eu.
Minha dúvida: As relações de diferencial, ficam mais curtas ou mais longas ou nada muda?
Abraço,
Badia

Diego Massenz
12/06/2012, 11:38
352994352995352997352999353000353001Ola pessoal, hoje chegou a capa seca da dakota 6cc e como eu ja sabia ela é plug & play tanto na caixa da hilux quanto no motor.
Agora fica muito mais fácil porque não precisa fazer nenhuma flange e ate o arranque e sensor de rotação se ajustou perfeitamente.
Só falta agora definir a embreagem, que as estrias do disco são diferentes. Estou chegando uma informação de que é possível trocar a prize da caixa pela da dakota se realmente for posto depois. Também posso usar o disco da hilux com o plato da dakota, mas tenho que checar se será possível.
Postei umas fotos para visualização da adaptação.

Diego Massenz
12/06/2012, 11:57
Oi Diego, parabéns pela empreitada, isso vai atender o sonho de muuuuuitos proprietários como eu.
Minha dúvida: As relações de diferencial, ficam mais curtas ou mais longas ou nada muda?
Abraço,
Badia

Ola Badia, certeza ainda não tenho qto as relações, mas me disseram que a caixa da hilux tem relações mais reduzida de marcha, e isso no meu caso será ótimo, porque quero usar pneus grandes. Assim que colocar para rodar meu projeto posto todas informações. Abraço

Renato Fraga
12/06/2012, 17:34
Referente ao escalonamento das marchas, a última marcha é para ser semelhante, afinal o câmbio original da Cherokee é overDrive, bem como a 5ªmarcha da Toyota.

Uma pergunta referente à adaptação:

A caixa da Hilux parafusou certinho da capa seca da Dakota, mas e o eixo piloto, assentou certinho no virabrequim????

Referente à embreagem, não vejo problemas usar o disco de uma no platô da outra. A menos que haja uma diferença muito grande nos diâmetros.

Abração

GH
12/06/2012, 20:54
Referente ao escalonamento das marchas, a última marcha é para ser semelhante, afinal o câmbio original da Cherokee é overDrive, bem como a 5ªmarcha da Toyota.

A caixa da Hilux parafusou certinho da capa seca da Dakota, mas e o eixo piloto, assentou certinho no virabrequim????

Referente à embreagem, não vejo problemas usar o disco de uma no platô da outra. A menos que haja uma diferença muito grande nos diâmetros.

Abração

Renato,

O fato das duas caixas serem overdrive não significa que terão as mesmas relações de marchas, nem mesmo na quinta e última marcha.
Existem overdrives com relação de 0,9:1 e até de 0,75:1, bem mais longa.
Menosprezar os números pode trazer decepções.
Ovedrive de Hilux 2.8/3.0 diesel, por exemplo, é pouco desmultiplicada, pouca diferença em relação à quarta marcha.
Na XJ manual, a diferença é bem maior.
Na Toyota Band, também muda bastante da quarta p/quinta marcha.

Sugiro uma pesquisa detalhada...

Renato Fraga
13/06/2012, 00:52
Ok, não ignorei os números não, só tentei de uma forma simples dizer que se houver mudança, seria pouca ou para melhor.

Certamente as primeiras marchas do câmbio mecânico são mais curtas que do câmbio automático, apesar de lembrar que o conversor de torque compensa essa diferença, e portanto tornando pouco perceptível qualquer pequena diferença.

Não pesquisei realmente cada uma das relações, mas a diferença certamente será pequena.

Abraços

Théo_Augusto
13/06/2012, 19:59
Ola Badia, certeza ainda não tenho qto as relações, mas me disseram que a caixa da hilux tem relações mais reduzida de marcha, e isso no meu caso será ótimo, porque quero usar pneus grandes. Assim que colocar para rodar meu projeto posto todas informações. Abraço

Pois é...

depois de descoberto vira óbvio... :-) vejam só:

"Toyota Motor Corporation's W family is a family of RWD/4WD transmissions built by Aisin. Physically, these transmissions have much in common (like the bell housing-to-body bolt pattern) with other Aisin-built transmissions, like the Jeep AX-5 and the Toyota G-series. The W55, W56, W57, W58, and W59 are externally and internally very similar aside from the gear ratios."

Ou seja, os câmbios da linha toyota também são Aisin! Pra mim é surpresa!

Continuando a pesquisa, o câmbio W56, usado pelo colega Diego tem as relações:

First Gear: 3.954:1
Second Gear: 2.141:1
Third Gear: 1.384:1
Fourth Gear: 1.00:1
Fifth Gear: 0.85:1

Estou acompanhando de perto este tópico!!!

Abraços
Théo
Wrangler 4.0 Auto 2000
JOinville/SC

Diego Massenz
15/06/2012, 10:08

Abração

Renato, respondendo sua pergunta, o eixo piloto fica um pouco curto, se montado com o disco da hilux. Tem como resolver este detalhe, mas estou esperando a prize da dakota que pode mais comprida o que resolveria o problema sem adaptações. Caso contrário vou colocar um alongamento no volante para não ter que aumentar a prize da hilux.

Abraço

INÁCIO GAUCHO DO GOIAS
15/06/2012, 16:05
pessoal desculpe a demora para responder , estou fazendo outras adaptação e logo apos o temino vou postar todas as fotos e esplicar tudo bem certinho ok

estou colocando o cambio railux nas cherokee 6 cilindro e na v 8 apos terminar passo para todas ok

abraços
inacio

Jean Batistelli
15/06/2012, 19:12
Só na expectativa !!!!

Renato Fraga
16/06/2012, 08:49
Renato, respondendo sua pergunta, o eixo piloto fica um pouco curto, se montado com o disco da hilux. Tem como resolver este detalhe, mas estou esperando a prize da dakota que pode mais comprida o que resolveria o problema sem adaptações. Caso contrário vou colocar um alongamento no volante para não ter que aumentar a prize da hilux.

Abraço

Prize seria o eixo primário, o eixo piloto????

E dá para trocar sem maiores problemas, um pelo outro???? As engrenagens casam???

Se não estou enganado, nos Dodges, o eixo piloto assenta no virabrequim, onde existe uma pequena bucha. A distância é muito grande??? Não é possível fazer uma nova bucha????

No caso de usar o disco da hilux, o que poderia interferir no comprimento do eixo???? A sugestão de usar o disco da hilux seria apenas para casar o entalhado.

Abração

Diego Massenz
16/06/2012, 09:07
Prize seria o eixo primário, o eixo piloto????

E dá para trocar sem maiores problemas, um pelo outro???? As engrenagens casam???

Se não estou enganado, nos Dodges, o eixo piloto assenta no virabrequim, onde existe uma pequena bucha. A distância é muito grande??? Não é possível fazer uma nova bucha????

No caso de usar o disco da hilux, o que poderia interferir no comprimento do eixo???? A sugestão de usar o disco da hilux seria apenas para casar o entalhado.

Abração

Prize, como chamamos aqui é o eixo que engata na estria do disco de embreagem, ou eixo piloto.
Se vai dar para trocar ainda não sei estou desmontando o da minha caixa para comparar com o da dakota para ver se a engrenagem vai bater, so não fiz ainda porque não chegou a prize da dakota ainda.
O eixo piloto assenta em uma bucha no vira sim, mas como o da hilux ficou curto estou tentando ver este da dakota se é mais comprido para fazer este encaixe sem maiores adaptações. Se não der certo a troca do eixo piloto a solução será mesmo usar o disco da hilux para o entalhado servir e usarei um outro volante adaptado no da dakota para chegar mais a frete a embreagem e então ajustar no piloto da hilux.

Abraço

felipealmeida
16/06/2012, 16:58
Olá Diego, fiz uma adaptação semelhante em minha dodge ram 360 ( usei caixa zf da f250,capa seca dodge dart,disco de cerâmica e platô centerforce);Achei interessante sua adaptação, porém acho a caixa da hilux fraca para este motor(suas engrenagens não são muito maiores que de uma caixa de chevette)! Alem de ter mais torque e potência, o motor v8 a gasolina tem uma ´´pegada`` bem mais violenta que o hilux! Abraço e boa sorte na empreitada!!

GH
16/06/2012, 22:17
Olá Diego, fiz uma adaptação semelhante em minha dodge ram 360 ( usei caixa zf da f250,capa seca dodge dart,disco de cerâmica e platô centerforce);Achei interessante sua adaptação, porém acho a caixa da hilux fraca para este motor(suas engrenagens não são muito maiores que de uma caixa de chevette)! Alem de ter mais torque e potência, o motor v8 a gasolina tem uma ´´pegada`` bem mais violenta que o hilux! Abraço e boa sorte na empreitada!!

Tem boa diferença de tamanho (e resistência) na caixa da Hilux 2.8 para a da 3.0.
Inclusive ouvi dizer que a da D4D, de 163 cv, é a mesma caixa das SRV 3.0 2003 em diante.
Não duvido inclusive que seja a mesma caixa das Tundra V8.

Renato Fraga
17/06/2012, 08:55
O eixo piloto assenta em uma bucha no vira sim, mas como o da hilux ficou curto estou tentando ver este da dakota se é mais comprido para fazer este encaixe sem maiores adaptações. Se não der certo a troca do eixo piloto a solução será mesmo usar o disco da hilux para o entalhado servir e usarei um outro volante adaptado no da dakota para chegar mais a frete a embreagem e então ajustar no piloto da hilux.

Abraço

Olha, em termos de motores de Dodge, que já vi de tudo. Adaptação com eles então, nem se fala.

Um amigo meu, certa vez adaptou um determinado câmbio que eu nem faço ideia qual era num motor Dodge, e havia também uma certa distância entre o eixo piloto e o vira. A solução foi prensar uma bucha no centro do volante, devidamente apoiada no miolo do vira, até alcançar a ponta do piloto. Isso deve ter uns 15 anos já e funciona até hoje.

Abraços

dsamaz
04/07/2012, 13:58
Colegas, postei algumas fotos no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/26887-f150-ou-dodge-ram-antigas-7.html

Minha dodge finalmente começou a andar semana passada. Foi instalado um câmbio t5 (isuzu hombre, rodeo, camaro) + embreagem hidráulica.

Esta caixa ainda tem a vantagem do preço, bem baixinho... É como instalar caixa de chevete em opalas e jeep.

Esta caixa BorgWarner T5 é homologada para até 180cv, mas os americanos estão cansados de instalar ela em V8s e V10...

Daniel

dsamaz
04/07/2012, 14:01
Vamos tentar postar as mesmas fotos aqui...

A moldura abaixo do painel, e a proteção abordo da alavanca do câmbio, ainda faltam instalar...
A pintura também está horrível, visto que ela ficou no sol durante 1 ano...

357318357319357320357321357322

thiagomartins
01/05/2013, 11:39
Carlos, Renato, Felipe e demais usuários: cadê o desfecho da história?
O que houve com as adaptações de câmbio?
Afinal, já temos V8 (que era automático e eletrônico) já rodando como manual?
E os módulos, alguma adaptação ou troca para enganar a falta das caixas eletrônicas?
Eu super empolgado com alguma solução e do nada o tópico acaba...
Cara, fiquei muito frustrado...

Abraços a todos...

Diego Massenz
25/05/2013, 20:28
Carlos, Renato, Felipe e demais usuários: cadê o desfecho da história?
O que houve com as adaptações de câmbio?
Afinal, já temos V8 (que era automático e eletrônico) já rodando como manual?
E os módulos, alguma adaptação ou troca para enganar a falta das caixas eletrônicas?
Eu super empolgado com alguma solução e do nada o tópico acaba...
Cara, fiquei muito frustrado...

Abraços a todos...

Peço desculpas mas ando meio sem tempo para dar continuidade no meu projeto que esta parado por 2 motivos um falta de tempo e outro $$$$$ empacou nos amortecedores que custam muito....mas assim que começar novamente continuarei postando afinal o motor e caixa ja estão acoplados como ja postei, então para quem tem uma cheroke ja funcionando o processe de adaptação seria bem mais simples

Luke Dalagnol
02/06/2013, 23:22
Ficamos no aguardo então, aqui tem mais um interessado nessa adaptação, também to querendo um cambio manual no v8 da cherokee.

Abraços

WELLCJ5
18/06/2013, 08:42
Ficamos no aguardo então, aqui tem mais um interessado nessa adaptação, também to querendo um cambio manual no v8 da cherokee.

Abraços

Gosto muito do automático, mas um dia quando der pau já sei o que vou fazer. Aguardando novas informações.

Abs.

Rafael Anastasi
19/06/2013, 02:34
Gostaria de saber como ficaria os cardãns? e a alavanca ficará mais ou menos na posição original?

estou vendo de carburar a minha juntamente transforma-la em manual.

pretendo utilizar o coletor de admissão da edelbrock (#7577) com um quadrijet de 600 cfm, alguem ja fez ou sabe se dará certo esse projeto?

Luiz Gustavo Ferrari
25/06/2013, 14:47
Olá amigos,,, esta semana apereceu um barulho embaixo da minha grand cherokee limited 93. levei na rampa e o mecanico falou que o barulho vem da cremalheira, na frente da caixa automatica,,,, uma duvida sera que pode ser embreagem. ou estou falando besteira,,, como é a embreagem das nossas viaturas?

Luke Dalagnol
26/06/2013, 12:54
Desculpa cortar o amigo ali de cima, mas voltando àquele assunto do sensor de rotação no volante do motor,
alguém já tentou tirar essa informação do distribuidor? usando um distribuidor eletrônico, o módulo receberia a informação dele e então não precisaríamos do sensor no volante, podendo usar qualquer volante que de certo, sem necessariamente ter as marcas pro sensor.

Luiz Gustavo Ferrari
16/07/2013, 11:27
Olá andre tomasi,,, vc sabe onde fica esta oficina em santa catarina ou algum contato, é que sou daki e meu cambio foi pro pau. tenho uma grand chrokee 5.2 v8 93.

att
Gustavo

LeoPOA
31/08/2013, 22:55
Pessoal,

Aproveitando o tópico....

Estou com ideia de adaptar o motor 318 (tanto faz da ZJ ou do dodge antigo) no meu Wrangler manual cambio AX-15.

Minha duvida é quanto a capa seca..... Precisa ser a do dodge dart ou a da dakota v6?

Abraço

RBETTIN
07/10/2013, 22:01
Pessoal,

Aproveitando o tópico....

Estou com ideia de adaptar o motor 318 (tanto faz da ZJ ou do dodge antigo) no meu Wrangler manual cambio AX-15.

Minha duvida é quanto a capa seca..... Precisa ser a do dodge dart ou a da dakota v6?

Abraço

E aí gurizada vamos apimentar o tópico ...
acabo de comprar um motor cherokee 5.2 v8 97 e quero adaptar no meu Jipe que estava com v8 292 e caixa de f250...
Estava meio cabreiro mas ler este tópico me deu uma baixa luz....
vou precisar então do volante e capa seca do doge dart...
Segundo o que li aqui com a caixa da f250 é pulg And play... Mas só acretito vendo...e sofrendo....
sigo postando o que for acontecendo...
abraco...

Diego Massenz
10/10/2013, 22:18
Esta semana voltei a mexer no meu projeto, o cambio da hilux e o motor estão acoplados vou postar as fotos para quem quiser ver, so que agora comprei uma zj 5.2 com cambio ruim e vou colocar nela este conjunto.

Diego Massenz
26/03/2014, 22:11
bom, posso dizer que sem kit de lift não é possível rodar, pois pega o cardã dianteiro no arranque aff. Mas não será problema pra mim que usarei um kit de 6 " hehe. Qto a relação na minha primeira impressão com pneus 235/75 r 16 acho que ficou um pouco curta o que vai ser bom pois usarei uns pneus 33" recapados o que deve ajustar a relação. Vou colocar umas fotos assim que sobrar um tempinho para selecionar para quem quiser dar uma olhada na adaptação, abç

Luke Dalagnol
27/04/2014, 01:37
Opa posta as fotos mesmo cara!

mauro v8
11/02/2015, 17:58
Felipe boa tarde oque voce fez com a caixa da ram ? E automatica ? Estou procurando uma pra adaptar no motor de cherokee v8

mauro v8
12/02/2015, 15:23

ola felipe, me dis uma coisa eu preciso de uma caixa de ram v8 automatica mas ta dificil de achar vi ke voce fex adaptaçao de caixa de f250 imagino ke o motor da sua ram eo mesmo da minha cherokee v8 esabe me dizer essa caixa da f250 da certo no motor de cherokke v8 pois nao kero usar traçao da cherokee por isu eu estou trocando a caixa dela

mauro v8
24/02/2015, 21:58
tenho um cambio novinho pra sua cherokee completo

wimilhomem
25/02/2015, 15:47
tenho um cambio novinho pra sua cherokee completo
qual o preço desse câmbio ?

Marcelo Barbon
16/04/2015, 07:39
Bom dia Inácio
Gostaria de saber desta adaptação do cabio manual na GC 6cc Como ficou?
mande umas fotos pra nos vermos pois estou querendo colocar na minha GC laredo o cambio manual tambem.
obrigado

barriguinha
12/09/2015, 11:57
Olá pessoal,no meu caso,infelizmente,não é Jeep e nada pra trilha,ok!!!Desculpe!!!:sad:
Estou adaptando em uma Chevrolet Brasil,motor V8 5.2 da Cherokee com injeção Fueltech e estou com um câmbio manual 5 marchas da Dakota V6,volante e cardã tbm da Dakota,o câmbio e volante se encaixaram perfeitamente,estou fazendo uma bucha de bronze grafitada para colocar no eixo piloto,meu problema está no motor de partida,não sei qual dá certo,se é o da Dakota mesmo ou outro,pois é instalado no câmbio a esquerda do motor,se alguém puder me dar essa luz,agradeço!
Abçs.
André

Luke Dalagnol
17/09/2015, 23:20
Fala Barriguinha, to numa empreitada parecida, v8 5.2 + câmbio da Dakota v6 e acho que posso te ajudar com o arranque.
Compra um mini starter (mini motor de partida) Dodge, além de bem menor, mais leve e forte que um original, serve direitinho tanto na capa seca de dodge antigo quanto na capa seca da Dakota! Na verdade ainda não testei o arranque com o câmbio acoplado ao motor pra ver se esbarra em algo, mas acredito que não, visto que encaixa perfeitamente na capa seca da Dakota, e na do Dodge antigo testei e da beleza.

Abraço e boa sorte com a Brasil

barriguinha
27/09/2015, 20:21
Blz Luke?? Esse mini starter,é menor ainda que o original da Dakota V6?Pois estou vendo o da Dakota msm que acho que já é o mini ou estou enganado?Pois tem o coletor de escape que sai bem em cima da partida.
Vc vai utilizar o sistema de embreagem hidráulica da Dakota tbm?O que utilizou no eixo piloto?Eu fiz uma bucha de bronze grafitado,ficou perfeito.

Obrigado amigo e boa sorte.

Luke Dalagnol
27/09/2015, 23:08
Agora que você falou, dei uma pesquisada e parece que o da Dakota é esse mesmo que te falei, se for ta tranquilo.
Falando nisso, acoplei o câmbio no motor e coloquei o motor de partida também, encaixa tudo perfeito.
Quanto ao coletor, realmente sai bem acima do motor, fica inviável usar o coletor original da cheroka, como vou usar um dimensionado, não to me preocupando com isso.
A embreagem to estudando ainda (to sem grana pra comprar já mesmo hahaha) mas é o seguinte, o v6 3.9 usa um disco de embreagem de 265mm (10,pol.), já o v8 5.2 usa um disco de 280mm (11.02 pol.), então vou procurar uma embreagem compatível de 280mm, acredito ser fácil e de valor parecido com a do v6, não posso afirmar pois ainda não pesquisei, mas se for inviável arrisco na do v6 mesmo.
Sobre o eixo piloto, quando comprei o câmbio catei junto o rolamento do eixo original da dakota, depois de limpar bem (fácil) coloquei no lugar pra testar e cara, na medida! Certinho, vou usar o rolamento original mesmo.

Abraço

GH
29/09/2015, 16:02
Amigos, na XJ e Wrangler 4.0 a embreagem da C-10 e Bonanza 6 cil. serve certinho, é de 10 pol.
Tentem ver se a da C-20, que tem 11 pol., não serve no caso de vocês.

Luke Dalagnol
29/09/2015, 18:59
Anotado, obrigado pela dica GH!

barriguinha
29/09/2015, 23:09
Luke,a partida,são iguais mesmo,agora o coletor acho que terá de ser dimensionado ou da Dakota V8 que parece ser diferente da Cherokee.
A embreagem,pesquisando pela internet,tem muita gente que usa os da GM de 10" mesmo com chapéu chines e tudo mais e dizem que roda tranquilo por muitos anos,eu até tenho um conjunto quase novo aqui,a diferença é mínima.
Se eu comprar a embreagem nova,vem junto o rolamento do piloto,aí terei um de sobra.

Vlw Luke e GH.

Luke Dalagnol
30/09/2015, 00:49
Acredito que a embreagem de 10" de conta mesmo, se for o caso de optar por esse tamanho a original da Dakota é garantido que da certo também.

Abraço

GH
30/09/2015, 09:22
Pessoal até estou precisando um novo kit desses da GM de 10 polegadas, se encontrarem com bom preço por favor avisem onde tem!

Ricardo Cazachi Donaire
09/09/2016, 22:39
Boa noite pessoal!! Tudo bem?! Venho estudando este tópico por pelo menos uma semana e confesso que fiquei muuito interessado em que vcs estão fazendo!!!! Tão interessado que estou comprando uma GC um pouco caída para levantar e usar como carro de passeio... não sei o quanto isso vai demorar...maaaas a primeira coisa que vou fazer é colocar uma transmissão manual já que a GC não infelizmente nao anda. Como eu conheço o histórico dela sei q a não manutenção preventiva que deveria ser dada pelo dono não foi feita acho q mandar arrumar essa transmissão AT dela ficaria o preço das peças que tenho visto aqui nesse tópico...

Então aqui estou, mais um interessado em fazer esse V8 rodar com embreagem o/

Vi em muitos fóruns la fora o pessoal adaptando o ax-15 mas lá fora essa transmissão tem saida p Tcase pelo q eu percebi e essa versão não veio para o Brasil tbm pelo que percebi...

O mais P&P foi com a transmissão da Toyota Tcase Toyota caixa seca e volante da dakota....mas nao sei o resto... atuador e escravo do acionamento hidráulico da embreagem, a própria embreagem e plato, se o funcionamento da embreagem deu certo dentro da caixa seca.... pedaleira utilizada dentro do carro....todas essas coisas sao ainda algumas dúvidas p mim!

Queria saber como está indo o projeto e td mais...e tbm queria ajudar a descobrir coisas que possam melhorar essa adaptação!!

Valeu!!

RafaTR4
01/12/2016, 07:42
Estou muito interessado em trocar o cambio da minha ZJ por um manual também, é o que falta pra ficar perfeita! rs
Já tem algum tutorial/receita?

joelschafer
02/07/2017, 12:57
Boa tarde, comprei uma cherokee v8 e quero trocar o cambio automatico por um manual
Pensei em por um cambio da hilux ou l200 com a reduzida junto
alguem ja fez essa troca???
Queria dicas ou um tutorial kkk
Fico no aguardo de resposta, obrigado

joelschafer
10/07/2017, 13:21
Segue link do flange ou capa seca para adaptacao
Motor cherokee v8 para cambio hilux manual
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887807156-capa-seca-motor-v8-318-cherokee-x-cmbio-hilux-30-mecnica-_JM
com esse flange fica facil adaptar
E so usar o volante e plato do dodge v8 e o restante da hilux, disco de embreagem, rolamento, garfo e atuador de embreagem hilux
So nao sei certo como fico o motor de arranque, se usa da hilux ou cherokee

feliperods
06/09/2017, 14:35
Tenho uma GC WJ 2000, e estou estudando trocar o cambio dela por um manual. Porém o meu maior problema não seria a adaptação do motor x cambio x tcase. Seria a pedaleira da embreagem, qual usar? Importar ao Wrangler ou Cherokee manual? Fazer só um pedal de embreagem?

O que sugerem?

iversonmorandi
20/09/2017, 15:50
coloca de dodge charger mesmo. nenhuma adaptação. Ou outro cambio clark desse tipo. a caixa seca é do dodge mesmo (pode ser do de 3 marchas, é igual) , e coloca tambem o volante do motor do dodge. a caixa de transferencia pode usar essas mais fortes que costumam usar em f1000 ou d20 diesel. agora, na injeção tem de achar um jeuito de reprogramar ela para ela esquecer do cambio automático...

NIcola Lembo
24/04/2019, 16:48
Boa tarde! sou novo aqui!

Comprei um Motor da Cherokee 5.2 e um cambio manual da Dakota 3.9! qual motor de arranque colocar já que o da cherokee não encaixa no cambio da 3.9?

O que sugerem?

NIcola Lembo
24/04/2019, 18:40
Boa noite LuKe! vc usou o motor de partida original da dakota V6 3.9 no motor 318 da cheroquee? pergunto pq tentei colocar o da Cherokee e não encaixou....

feliperods
01/06/2020, 23:01
Pessoal,
Instalei o cambio manual 5m da S10 2014 em minha GC WJ 4.7.

Precisei fazer um volante para usar o mesmo motor de partida e fiz também uma flange. A travessa utilizei a mesma e ficou no mesmo local.

Agora preciso finalizar a instalação elétrica do motor da tração ou fazer engate manual. O que sugerem?

RenatoPhilippsen
27/07/2020, 16:08
Pessoal,

Precisei fazer um volante para usar o mesmo motor de partida e fiz também uma flange. A travessa utilizei a mesma e ficou no mesmo local.

Agora preciso finalizar a instalação elétrica do motor da tração ou fazer engate manual. O que sugerem?

Amigo, uma dúvida:
O carro está com o PCM original?
Se sim, o módulo não "sentiu falta" do módulo do câmbio automático?

Lembro que li em algum lugar que o PCM não funcionaria sem o módulo do câmbio automático conectado e comunicando.

Obrigado!

feliperods
01/08/2020, 21:19
Está com os modulos originais. Não houve alteração alguma na parte elétrica.

fiz apenas um pequeno jumper no chicote que estava ligado na solenoide do cambio nos pontos 22, 20, 13 e 5 para dar partida.

Liguei os pontos 1 e 6 no interruptor da marcha ré no cambio para acender a luz de ré.

A luz da injeção não fica ligada mas se passar o scanner dá o erro P1899. Mas não afeta em nada a dirigibilidade.

Pellegrino
29/08/2020, 13:45
Pessoal,

Já está andando? Como ficou a resposta com estas relações?

feliperods
03/09/2020, 19:55
Estou andando desde out/2019.

Quanto a relação ficou bem próxima da original (cambio aut. 4 marchas - 45RFE) em rodovia. Porém na cidade ficou mais agil para andar pois a primeira é mais reduzida.

O próximo passo será instalar o 6 marchas da S10. Assim na pista ela irá trabalhar em regime de rotação mais baixa e acredito que tornará mais econômica.

Segue um comparativo com as relações do cambio 45RFE (original), FSO-2505A (instalado) e FSO-2506D (upgrade futuro).

Quanto a economia estou bem satisfeito, na cidade tem feito em torno de 6,1 km/l com gasolina e na rodovia 12,3 km/l com GNV (5ª geração). Isso é quando estou calmo e sem passar de 2000 RPM rsrsrs

Edfrans
26/09/2023, 11:03
felipe bom dia

coloquei na minha zj 5.9 cambio manual da xj 98 e ate ai tudo ok
o problema e que ela da uma acelerada na troca de marchas :parede:
tipo um delay que falam, e agora nao sei se e mecanico ou eletrico o problema.

Pessoal,

Alan RR
27/07/2024, 21:28
Pessoal alguém já adaptou câmbio manual nas cherokee wj 4.7 ?