Ver Versão Completa : economia x conforto da suzuki
leandro bagatta
19/08/2011, 10:09
Bom galera seguinte...
Decidi comprar um suzuki para uso misto, trabalho e algumas trilhas no final de semana ando em torno de 75 km/dia.
Depois de tanto pesquisar to na duvida entre a economia do samurai e o conforto do vitara. Pensei em passar o vitara a alcool, na minha cidade tinha um funcionando certinho.
Alguem pode me ajudar???
Eu iria de Vitara (opinião pessoal). Nos dias de hoje é dificil encontrar um Samurai original, a maioria deles teve a sua vocação trilheira incrementada e os 75km diários podem tornar-se desconfortáveis.
no teu caso seria vitara, sem duvida!
AlemãoRS
19/08/2011, 13:22
Procura por Grand Vitara também, tem opções de bons veiculos custando o mesmo que vitara.
Procura por Grand Vitara também, tem opções de bons veiculos custando o mesmo que vitara.
Apoiado. E investindo um pouquinho mais ainda pode achar um a diesel aí sim a economia fica bem evidente.
Apoiado. E investindo um pouquinho mais ainda pode achar um a diesel aí sim a economia fica bem evidente.
Um Grand Vitara 3 portas ou um Vitara 5 portas com motor 16v bem cuidado faz quase 10km/L, se quiser mais economia que isso compra um 1.0.
Abraço!!
Eu comprei meu samurai há pouco mais de 8 meses. Mudei recentemente pra outro apartamento e agora ando uns 100 km todo dia. Vou te passar uns dados.
- Consumo: 12km/l
- Conforto: É ruim mas é bão, heheheh. O Samurai pula demais mas já me acostumei. Minha mulher é que reclama muuito. Vou trocar amortecedores e molas, que já encomendei, pra amenizar a situação.
- Desempenho on-road: Acho bom o suficiente. Anda bem em velocidades até 90km/h.
- Desempenho off-road: Aproveitei pouco por falta de tempo, mas é fora de estrada que o carrinho se sente em casa e é onde tenho certeza que fiz uma excelente escolha.
Quando procurava pela viatura, estava decidido pelo samurai, mas se encontrasse um vitara em bom estado não perderia a oportunidade. O Samurai apareceu primeiro, em ótimo estado e originalzinho, aí fiquei com ele e náo me arrependo.
leandro bagatta
22/08/2011, 09:54
É verdade Neilson, o que achar melhor primeiro leva, to nessa também. Embora esteja mais propenso ao samurai pela economia até mesmo porque jeepeiro que se presta nao pode pensar em conforto,né...
É verdade Neilson, o que achar melhor primeiro leva, to nessa também. Embora esteja mais propenso ao samurai pela economia até mesmo porque jeepeiro que se presta nao pode pensar em conforto,né...
Posso dizer que o Vitara tem um bom equilíbrio de conforto, pois no on road ele é muito mais firme e pulante que os carros convencionais, porém no off road ele é muito mais confortável que qualquer 4x2, transitando a 60 km/h numa via toda esburacada e com pedregulhos.
Bom minha humilde sugestão, se for pelo conforto o Vitara vai um tanto melhor, porem para uma modificação pra deixar bixo de trilha vc vai gastar bem mais do que o samurai, tenho um samurai 97 a 5 meses me deu bastante alegria e algumas infelicidades, (alguns problemas mecanicos devido a mal uso antigo dono) porem o samurai vc tendo 2 jogos de pneus vc tem um carro razoavel na cidade e MUITO BOM na trilha... temos exemplos de Samurais aqui ex o do DMD que é um monstro... e o do Pedro Bachir (acho que é assim que escreve) o do pedro ta "original" so que ele tem 2 jogos de pneus um 225/75r15 e o original 205/70R15, o meu ainda esta so com o original e ja fui em algumas trilhas que deu pra brincar até começar chover e acabar a traçao dos pneus originais....
Quando fui comprar o meu vi um vitara antes 91 e optei pelo samurai 97 (ano mais novo...) mais inteiro... unica coisa que sinto falta do vitara é a direçao hidraulica para manobrar, na trilha nao faz tanta diferença...... bom acho que deixei bem claro o que penso sem escolher mas dizendo o que acho de cada carro tem seus pontos... so que tem que ver 2 coisas a situaçao dos carros a venda ai e a situaçao financeira sua...
leandro bagatta
22/08/2011, 12:26
Grato pela sugestão RevS, aproveitando queria um samurai de 96 em diante, pois andei em um aqui 93 que me decepcionou, mais acho que os mais novos a suspensão é melhor, né? e um pouco mais confortavel. O que vc me fala do seu?
75 km por dia ??? Pouco...
Minha opnião e experiência vão com o samurai .... Menso conforto, porém mais robusto e econômico, inclusive na manutenção, peças de fácil adaptação...
O vitara também é um ótimo carro, porém muito para manter o conforto sai + $$$
Grato pela sugestão RevS, aproveitando queria um samurai de 96 em diante, pois andei em um aqui 93 que me decepcionou, mais acho que os mais novos a suspensão é melhor, né? e um pouco mais confortavel. O que vc me fala do seu?
Bom não posso fazer um comparativo real entre os dois modelos mas de conhecimento de causa suspensao de mola helicoidal são bem mais macios do que os antigos a feixe de mola, a quem diga que a manutençao dos de feixe acaba sendo mais barata por terem versoes a mais tempo... se nao estou enganado desde 85.... mas gosto bastante do meu... nao se compara com carros ditos normais (tenho um corolla) porem sao bem melhores do que os CJs que ja andei... (unica experiencia de jipes com feixe que eu tenho) o povo fala que o samurai 95 ou anterior sao melhores para trilha por conseguir ganhar altura com talvez menos custo, e tambem pela caixa de transferencia ser por engrenagens (possibilitando instalar kit de reduçao ainda mais reduzido) porem a que diga que o diferencial dos 96 em diante compensa a caixa por corrente dos fabricados no mesmo ano... (96 em diante) entao se optar pelo samurai e sera de uso misto va sem duvidas nenhuma nos modelos 96 em diante por causa da susp mais macia... entao uma conclusa puxando a sardinha para os samurai 96 em diante
O QUE QUER?-----------------QUAL CARRO?
CONFORTO ------------------ VITARA 95 EM DIANTE
TRILHA PESADA--------------- SAMURAI 95 OU ANTERIOR LEMBRANDO QUE DE 91 ANTERIOR ERAM CARBURADOS *SALVO ENGANO QUANTO AO ANO
USO MISTO ------------------SAMURAI 96 EM DIANTE (MECANICA MAIS RECENTE, UM JOGO DE PNEU OFF JA DA PRA BRINCAR LEGAL EM PACEIOS E TRILHAS LEVE E MEDIAS)
LEMBRANDO QUE TUDO ISSO É MINHA HUMILDE OPINIAO QUANTO AO ASSUNTO DISCUTIDO NO TOPICO...:!:
mas.marco
22/08/2011, 14:27
Amigo,
Vão algumas informações honestas, sem glorificações de carro.
Comprei um Samurai 1997 ha pouco tempo depois de 2,5 ANOS DE BUSCA. Meu foco, pra ser sincero, sempre foi o Grand Vitara (3portas entre 1999 e 2001) ou Vitara 4portas 1997.
Como apareceu o Samurai, foi ele mesmo. Principalmente pela robustez, confiança e originalidade.
FUJA mas pra bem longe de Samurai com adaptações na mecânica e/ou elétrica. Podem falar o que quiser, inclusive te apresentarem uma bíblia. FUJA.
O lance do 'conforto' é bem relativo. Eu já li coisas absurdas aqui no fórum em relação à isso, inclusive sobre consumo.
Ao meu ver, 90% dos amigos focam o Samurai para uso off-road e se quer, param pra anlisar possíveis usuários para uso on-road. Isso foi um divisor de águas na minha busca por informações do carro. Enfim....
Se bem cuidado e, se possível, original (como o meu - ano 1997), o consumo fica na casa dos 10km/l na cidade. O meu, na estrada, marcou 12,5km/l. Isso, meu amigo, é um jipe. Qual jipe a gasolina tem essa marca de consumo? NENHUM. Salvo alguns Vitaras e Jimnys.
Jimny é uma proposta mais nova, com mais tecnologia e conforto. Isso reflete o seu valor final.
Vitara possui maior conforto e encara trilhas da MESMA forma. A diferença é que o Samurai (principalmente os até 95) são mais robustos e de melhores adaptações para o uso off-road. Os acima de 1996 possuem mais conforto a bordo, devido à mudanças na suspensão.
Tenha certeza de que o carro NÃO te dará qualquer trabalho (se pegar um original em ótimo estado). Na cidade é tranquilissimo de manobrar, estacionar e não é visado para roubos. Apesar de não ter direção hidráulica, é leve e fácil de tocar. Certamente você sentirá TODAS as imperfeições de nosso asfalto brasileiro (tosco e com 65% dos materiais alterados) mas não chega a ser algo 'impossível'. Sugiro trocar os bancos dianteiros para melhor conforto geral.
Já na estrada, ele rende bem (para um carro desse porte - leia-se: peso/potência/dimensão). Vai serenamente até 110km/h. Acima disso também vai porém mesmo nas retas eu acho arriscado por sua altura do solo. Claro que a acústica não é das melhores, você escutará o motor como se estivesse dentro do capô mas... com um som furreca, no volume médio de 28-30 você não escutará nada além da música.
Antes do Samurai, eu estava com um Ford Ka 1.6 2007. Carro EXCELENTE. Achei que fosse sentir muita diferença.... Senti. Hoje, sou bem mais feliz.
Espero ter ajudado com informações sinceras, sem puxasaquismo, sem ostentações de off-road e com uma visão mista do carro.
Abraços,
Ash & Eek
22/08/2011, 17:00
Olá,
Reforçando os argumentos do mas.marco, também comprei o meu samurai há uns meses, mas é ano 95. Uso como único carro, e pego cidade, estrada e estradas rurais (não faço trilhas). O meu tá com consumo de 11,5 pegando 7 km de cidade, 19km de estrada e 4km de estrada de chão, que é meu percurso diário. Também concordo que dá pra sentir TODAS as imperfeições do asfalto mal conservado e também escuto o motor como se estivesse dentro do capô. A direção realmente é leve e nem sinto falta de direção hidráulica para nada.
Agora "vai serenamente até 110km/h" eu já não concordo, talvez porque "serenamente" seja muito pessoal. Primeiro porque acima de 100km/h a direção fica muito leve e portanto menos segura. Também é alto e portanto menos seguro que um carro normal. Também sofre de instabilidade se pegar fortes correntes de ar laterais. Somado a isso, acima de 90km/h tem que pisar mais fundo se não ele não aguenta, aumenta-se muito o giro do motor que a 110km/h passará bem dos 3000 giros e também parte da sua economia de combustível vai embora. Por isso não é sereno do meu ponto de vista.
Eu recomendo o carro com certeza, mas resolvi citar alguns pontos negativos para que compre consciente deles e não fale que ele é ruim pois realmente é um carro de ótima relação custo/benefício.
Eek
mas.marco
22/08/2011, 19:24
Olá,
Reforçando os argumentos do mas.marco, também comprei o meu samurai há uns meses, mas é ano 95. Uso como único carro, e pego cidade, estrada e estradas rurais (não faço trilhas). O meu tá com consumo de 11,5 pegando 7 km de cidade, 19km de estrada e 4km de estrada de chão, que é meu percurso diário. Também concordo que dá pra sentir TODAS as imperfeições do asfalto mal conservado e também escuto o motor como se estivesse dentro do capô. A direção realmente é leve e nem sinto falta de direção hidráulica para nada.
Agora "vai serenamente até 110km/h" eu já não concordo, talvez porque "serenamente" seja muito pessoal. Primeiro porque acima de 100km/h a direção fica muito leve e portanto menos segura. Também é alto e portanto menos seguro que um carro normal. Também sofre de instabilidade se pegar fortes correntes de ar laterais. Somado a isso, acima de 90km/h tem que pisar mais fundo se não ele não aguenta, aumenta-se muito o giro do motor que a 110km/h passará bem dos 3000 giros e também parte da sua economia de combustível vai embora. Por isso não é sereno do meu ponto de vista.
Eu recomendo o carro com certeza, mas resolvi citar alguns pontos negativos para que compre consciente deles e não fale que ele é ruim pois realmente é um carro de ótima relação custo/benefício.
Eek
Complementou bem. Já estava me deixando levar...:pipoca:
Não possuo o contagiros mas acredito que suba bem. O meu, como vai tranquilo, não sinto tanta a agressividade do motor mas sua observação é completamente válida.
Ah! e o ar condicionado é uma beleza porém, há diversos relatos de que não gela.... cada caso é um caso. Limpeza na colmeia e tudos são fundamentais.
Abs!
olha sei e ja coloquei no meu samurai mais do que os 110 (fiz na reta so pra testar e nao faço mais) desgaste muito alto do motor o giro vai la em cima (apesar de nao ter conta giros) o amigo bachir que eu disse pouco antes ele ja chegou a fazer 13km/l se nao estou enganado com pneus 225/75R15, porem informou que nao anda acima dos 80km/h....
Lucas Kta
22/08/2011, 22:56
oi pessoal... após 8 meses de uso do meu samurai 97 diariamente e 2 meses somente em fins de semana no off-road, tenho alguns pontos a observar:
_mesmo gostando bem do conforto do samurai, se for pra rodar 75km em que se pega transito, não recomendo. para pare-e-anda de cidade grande não rola. cansa muito;
_consumo tb no meu pelo menos não é lá essas coisas que o pessoal está falando, talvez pelos pneus (225/70R15 e agora 225/75R15 armadillo). este é um ponto que tem que ver - o meu dá 8km/l no trânsito intenso de BH;
_samurai não é carro pra velocidade...se for comprar ele pra correr, vai se decepcionar. a idéia dele é valentia. valentia no off-road;
_direção hidráulica é desnecessária. é muito leve e pequeno;
_ar é uma beleza. tem que tomar cuidado pq não tem filtro. então limpar é primordial. mas gela bem, pois uma caixinha de fósforo isolada é fácil de gelar;
recomendo samurai somente se gosta mesmo de jipe. se quer um 4x4 pra de vez em quando ir pra cachoeira, vitara.
225/75R15 armadillo esse mesmo que o bachir tem....