Ver Versão Completa : Possível Problema no 4X4 da L200 Triton
gandarez
18/08/2011, 21:40
Galera já tinha reparado algo estranho no 4X4 mas hoje parei em um rua larga e fiz uns testes, com o 4X4 acionado tanto no High como no Low ao esterçar o volante e acelerar, tipo em círculo, as rodas fazem um barulho tipo raspando, a de trás chega a dar umas cantadas de pneu, parece que da umas freiadas. O que pode ser isso ? Tô preocupado, segundo o dono nunca utilizou o 4x4.
Costalonga
18/08/2011, 21:58
Olha só, não é aconselhável engatar o 4x4 reduzido e ficar esterçando o volante não, e no 4x4 simples não se deve jogar a direção toda não.
Bom, no diferencial traseiro pode ser o LSD trabalhando não deixando o pneu deslizar.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
gandarez
18/08/2011, 22:01
Humm! interessante isso, valeu pela dica! Como é meu primeiro 4X4 não sei ao certo o que pode e o que não pode.
Costalonga
18/08/2011, 22:19
Se o 4X4 tiver algum problema irá fazer em linha reta também, o que você pode fazer é engatar o 4x4 e tipo fazer umas viradas rapidas de volante pra ver, se fizer algum barulho anormal pode ser que seja o 4x4, se não é tudo normal.
Como tu mora em SP, tem Mit a vontade por ae, vai numa Concessionária e chama um mecanico pra dar uma volta e pergunta se é normal o barulho, assim tu fica mais tranquilo.
Vamos conversando.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
TylerNTL
18/08/2011, 22:34
O problema realmente muito sério, felizmente é de fácil solução.
O diagnóstico é amplamente conhecido: Trata-se da peça que fica entre o volante e o banco que não entende o funcionamento da tração 4x4 de uma viatura sem diferencial central.
Receito a leitura do tópico abaixo de forma completa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32942-dicionario-4x4-termos-e-significados.html
gandarez
18/08/2011, 22:55
TylerNTL não ser humilde é pior do que não conhecer o 4X4 de uma simples picape.
Prezado gandarez:
A Triton não possui diferencial central e portanto não consegue acomodar as diferenças de rotação entre os eixos dianteiros e traseiros em uma curva. Este tipo de sistema 4x4 é chamado de "part time" e você não deve colocar o veiculo com este tipo de sistema em 4x4 em pisos firmes já que os eixos dianteiro e traseiro estarão rigidamente acoplados. Você pode vir a causar danos bastante sérios ao sistema de transmissão.
Siga o conselho do colega TyleNTL e leia o tópico indicado.
gandarez
18/08/2011, 23:24
Valeu Neto1, ja sei que nao posso fazer isso em piso "duro", tomara que nos meus testes eu não ferrei nada!
Costalonga
19/08/2011, 09:26
Valeu Neto1, ja sei que nao posso fazer isso em piso "duro", tomara que nos meus testes eu não ferrei nada!
Em pouco tempo assim não acontece nada não.
O problema é você andar uns 200KM no piso seco com ela traçada e acelerando forte, ai sim é problema.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
gandarez
19/08/2011, 09:27
Obrigado pelas respostas.
Carlos A. C. Azevedo
19/08/2011, 20:31
Realmente, usar a tração em asfalto ainda mais reduzida, é como se multiplica se por uns 100 vezes, segura mesmo, ai pode começar a moer tudo, mas como foi só teste não tem muita onda, só não vai usar a tração no asfalto de novo, só em terra pra ter os diferenciais por muito tempo.
:concordo:
TylerNTL
21/08/2011, 09:16
TylerNTL não ser humilde é pior do que não conhecer o 4X4 de uma simples picape.
E sair mexendo em alavancas a toa demonstra muita humildade.
Não conheço o manual da triton, mas com certeza tem uma recomendação bem grande para não utilizar a tração em pisos com boa aderência.