Ver Versão Completa : Motor não pega
rguazzel
18/08/2011, 08:07
Bom pessoal, blza??
É o seguinte, no Tranquera eu tenho um motor de Opala 4cil, os meus cabos de vela estavam bem velhos e resolvi trocá-los por cabos novos de silicone, fiz a troca dos cabos e dei a partida, tudo certo, mas o motor estava falhando e resolvi fazer o teste pra ver se o problema estava em algum cilindro ou se era pq estava fora de ponto, quando tirei o cabo da vela começou a faiscar pela bobina, em todos os cilindros isso aconteceu, só q depois mesmo com tudo ligado continuou faiscando até q saiu várias faíscas e o motor morreu, resolvi voltar o cabo antigo pra ver o q acontecia, liguei todos os cabos mas aí o motor não pegou mais, encaixei bem todos os cabos mas mesmo assim não resolveu, o q pode ter acontecido??
Depois disso coloquei a mão na bobina e ela estava fervendo, pode ser problema na bobina??
Posso ter queimado o módulo da ignição eletrônica???
Desde já agradeço a ajuda.
[]s
Rafaminc
18/08/2011, 15:03
Bom pessoal, blza??
É o seguinte, no Tranquera eu tenho um motor de Opala 4cil, os meus cabos de vela estavam bem velhos e resolvi trocá-los por cabos novos de silicone, fiz a troca dos cabos e dei a partida, tudo certo, mas o motor estava falhando e resolvi fazer o teste pra ver se o problema estava em algum cilindro ou se era pq estava fora de ponto, quando tirei o cabo da vela começou a faiscar pela bobina, em todos os cilindros isso aconteceu, só q depois mesmo com tudo ligado continuou faiscando até q saiu várias faíscas e o motor morreu, resolvi voltar o cabo antigo pra ver o q acontecia, liguei todos os cabos mas aí o motor não pegou mais, encaixei bem todos os cabos mas mesmo assim não resolveu, o q pode ter acontecido??
Depois disso coloquei a mão na bobina e ela estava fervendo, pode ser problema na bobina??
Posso ter queimado o módulo da ignição eletrônica???
Desde já agradeço a ajuda.
[]s
Se a bobina esquentou muito ela pode ter ido pro saco.
Com a bobina fria, retira o cabo do meio do distribuidor, coloca a ponta dele perto da carcaça e tente dar a partida para ver se sai centelha.
Caso elas não estejam pulando, tente trocar a bobina, e se mesmo assim não resolver, seu módulo deve ter se entregado ou o distribuidor não está mais mandando o sinal para chaveamento do módulo (fio quebrado, conector estragado ou com mal contato, bobina interna pifada..).
Outro detalhe é a bobina. Se for a KW, tem que olhar se vc tem o pré-resistor, pois senão ela vai esquentar acima do normal.
E por último, se a sua bateria estiver fraca e o motor girando pesado, a ignição INDUTIVA não consegue gerar a centelha, parecendo que a ignição está com problema.
rguazzel
18/08/2011, 15:11
Se a bobina esquentou muito ela pode ter ido pro saco.
Com a bobina fria, retira o cabo do meio do distribuidor, coloca a ponta dele perto da carcaça e tente dar a partida para ver se sai centelha.
Caso elas não estejam pulando, tente trocar a bobina, e se mesmo assim não resolver, seu módulo deve ter se entregado ou o distribuidor não está mais mandando o sinal para chaveamento do módulo (fio quebrado, conector estragado ou com mal contato, bobina interna pifada..).
Outro detalhe é a bobina. Se for a KW, tem que olhar se vc tem o pré-resistor, pois senão ela vai esquentar acima do normal.
E por último, se a sua bateria estiver fraca e o motor girando pesado, a ignição INDUTIVA não consegue gerar a centelha, parecendo que a ignição está com problema.
Fala Rafamic...
Vou fazer o teste q vc falou...
A bateria está boa, o motor está girando normal, não sei dizer qual é a bobina, mas ela não é a vermelha q eu vi o pessoal comentando q tem q ser, e com certeza não tem o pre resistor, mas pelo menos isso nunca foi problema, rodo com ele faz muito tempo e nunca tive problemas quanto a isso, mas vou providenciar de instalar um pre-resistor pra realmente não ter problemas...
Mas e quanto a sair faíscas pela bobina, isso é normal acontecer quando solta um dos cabos de vela, ou isso mostra q ela está realmente com problema??
É isso ae..
Valeu pela ajuda...
Rafaminc
18/08/2011, 16:26
Fala Rafamic...
Vou fazer o teste q vc falou...
A bateria está boa, o motor está girando normal, não sei dizer qual é a bobina, mas ela não é a vermelha q eu vi o pessoal comentando q tem q ser, e com certeza não tem o pre resistor, mas pelo menos isso nunca foi problema, rodo com ele faz muito tempo e nunca tive problemas quanto a isso, mas vou providenciar de instalar um pre-resistor pra realmente não ter problemas...
Mas e quanto a sair faíscas pela bobina, isso é normal acontecer quando solta um dos cabos de vela, ou isso mostra q ela está realmente com problema??
É isso ae..
Valeu pela ajuda...
Se não for a KW, não coloca o resistor, pois senão a faísca vai ficar mais fraca.
A questão de pular faísca da cabeça da bobina para o borne é normal se vc tiver um cabo desconectado, pois ela vai tentar achar outro ponto mais perto para descarregar (o borne de ligação), agora, se tratando de ignição eletrônica, eu não acho bom ficar forçando esta situação. O módulo deve ter proteção para isso, mas vai que dá uma zebra e vc queima ele.
Dá uma olhada como está o estado do rotor e da tampa do distribuidor (veja se não perdeu o grafite que faz o contato entre a tampa e o rotor).
Caso os contatos da tampa estejam muito queimados, vc pode dar lixada de leve neles, até abrir o brilho para quebrar o galho.
Bom, mas antes de tudo, eu pegaria uma vela, engatava cabo por cabo nela, encosta ela em alguma parte metálica (menos no carburador pra não botar fogo no Jeep) e veja se a centelha pula.
rguazzel
18/08/2011, 16:36
Se não for a KW, não coloca o resistor, pois senão a faísca vai ficar mais fraca.
A questão de pular faísca da cabeça da bobina para o borne é normal se vc tiver um cabo desconectado, pois ela vai tentar achar outro ponto mais perto para descarregar (o borne de ligação), agora, se tratando de ignição eletrônica, eu não acho bom ficar forçando esta situação. O módulo deve ter proteção para isso, mas vai que dá uma zebra e vc queima ele.
Dá uma olhada como está o estado do rotor e da tampa do distribuidor (veja se não perdeu o grafite que faz o contato entre a tampa e o rotor).
Caso os contatos da tampa estejam muito queimados, vc pode dar lixada de leve neles, até abrir o brilho para quebrar o galho.
Bom, mas antes de tudo, eu pegaria uma vela, engatava cabo por cabo nela, encosta ela em alguma parte metálica (menos no carburador pra não botar fogo no Jeep) e veja se a centelha pula.
Blza, valeu pelas dicas...
Minha bobina realmente não sei qual q é, eu sei q ela é prata, mas marca e modelo não faço nem idéia...
Não sabia q não é bom fazer esse tipo de teste com ignição eletrônica, bom saber, assim eu não forço mais esse tipo de situação...
Vou fazer o teste com a vela, mas em todo caso já vou providenciar uma bobina nova dessa da bosch vermelha e um pré resitor...
Espero não ter queimado o módulo da ignição...
Sabe me dizer quanto vou gastar +/- se tiver q comprar um módulo novo??
A bobina já vi comentários de q não é caro, saberia me dizer +/- quanto é tb??
Estou preocupado com os valores pois como acabei de reformar o Tranquera ainda estou pagando as dívidas da reforma e não to podendo gastar muito... hehehe
Valeu mais uma vez pela ajuda...
[]s
Rafaminc
18/08/2011, 17:15
Blza, valeu pelas dicas...
Minha bobina realmente não sei qual q é, eu sei q ela é prata, mas marca e modelo não faço nem idéia...
Não sabia q não é bom fazer esse tipo de teste com ignição eletrônica, bom saber, assim eu não forço mais esse tipo de situação...
Vou fazer o teste com a vela, mas em todo caso já vou providenciar uma bobina nova dessa da bosch vermelha e um pré resitor...
Espero não ter queimado o módulo da ignição...
Sabe me dizer quanto vou gastar +/- se tiver q comprar um módulo novo??
A bobina já vi comentários de q não é caro, saberia me dizer +/- quanto é tb??
Estou preocupado com os valores pois como acabei de reformar o Tranquera ainda estou pagando as dívidas da reforma e não to podendo gastar muito... hehehe
Valeu mais uma vez pela ajuda...
[]s
Olha, se a sua bobina ainda está faiscando, é sinal que o módulo ainda trabalha.
Para ver se o problema está antes do distribuidor, retira o cabo do meio dele (que vem da bobina), coloca a ponta do cabo uns 5mm da carcaça e bate arranque. Se até ali gerar bem as centelhas, revise do distribuidor para frente (rotor, o grafite interno da tampa, contatos da tampa, cabos, velas...).
Uma bobina KW deve estar na faixa de 70 a 80 pila, o pré-resistor de 20 a 25, e o módulo, já vi no Mercadolivre apartir de uns 50...
ARINALDO ELOI
18/08/2011, 21:19
Já falaram tudo. Eu começaria verificando se o grafite da tampa do distribuidor por acaso está no lugar. Já apanhei uma vez por causa disso. Verifica também se o distribuidor esta bem firme no local pois as vezes ele pode dar uma pequena giradinha e então sai do ponto e por último que a rapaziada não citou porque já deve te conhecer e sabe que você é um cara safo: Você instalou os cabos na ordem sequencial de queima???? muitas vezes tiram-se todos de uma vez e na hora de botar os novos, erramos sem querer. Desculpe se não gostou dessa observação mas acho que devemos ver tudo né mesmo??? um abraço e depois posta pra gente o que conseguiu ok?
rguazzel
20/08/2011, 17:46
Já falaram tudo. Eu começaria verificando se o grafite da tampa do distribuidor por acaso está no lugar. Já apanhei uma vez por causa disso. Verifica também se o distribuidor esta bem firme no local pois as vezes ele pode dar uma pequena giradinha e então sai do ponto e por último que a rapaziada não citou porque já deve te conhecer e sabe que você é um cara safo: Você instalou os cabos na ordem sequencial de queima???? muitas vezes tiram-se todos de uma vez e na hora de botar os novos, erramos sem querer. Desculpe se não gostou dessa observação mas acho que devemos ver tudo né mesmo??? um abraço e depois posta pra gente o que conseguiu ok?
Fala Arinaldo,
Não tem problema isso q vc falou não, é uma informação importante, mas eu tomei bastante cuidado pra trocar um cabo de cada vez pra não errar a sequência de ignição...
Mas então, eu fiz o teste da faísca q o Rafamic recomendou, a bobina estava gerando faísca sim, mas uma faísca muito fraca, era a mesma coisa q nada, fui na autopeças e como ia comprar a bobina nova, q infelizmente não encontrei a vermelha e peguei a KW12V mesmo, aproveitei e comprei a tampa do distribuido novo e tb o rotor novo, montei tudo e funcionou bem, inclusive já deixei montado com os cabos de velas novos, e tá funcionando, ainda está falhando, mas deve ser pq está fora de ponto...
Valeu pela ajuda de vcs, foram muito bem vindas...
[]s
Bobinas vermelhas só prá praticar arremesso de peso à distância. Já tive varios problemas com está @#$%¨&*(*&¨%$+),em outro carro. Quando comprei o Jeep em Julho, por conta de uma droga destas passei grande ódio na rua. Troquei por uma BOCH prateada e de boa qualidade e não me imcomodo mais. Para quem é de Curitiba ou conhece a cidade, levei 3 horas e meia para ir do Bacacheri ao Pilarzinho por conta de problema com bobina. sem contar os transtornos que fui obrigado a cusar ao trânsito em final de tarde ..
Rafaminc
22/08/2011, 08:14
Fala Arinaldo,
Não tem problema isso q vc falou não, é uma informação importante, mas eu tomei bastante cuidado pra trocar um cabo de cada vez pra não errar a sequência de ignição...
Mas então, eu fiz o teste da faísca q o Rafamic recomendou, a bobina estava gerando faísca sim, mas uma faísca muito fraca, era a mesma coisa q nada, fui na autopeças e como ia comprar a bobina nova, q infelizmente não encontrei a vermelha e peguei a KW12V mesmo, aproveitei e comprei a tampa do distribuido novo e tb o rotor novo, montei tudo e funcionou bem, inclusive já deixei montado com os cabos de velas novos, e tá funcionando, ainda está falhando, mas deve ser pq está fora de ponto...
Valeu pela ajuda de vcs, foram muito bem vindas...
[]s
Amigo, só verifica na carcaça da bobina se ela pede o pré resistor de 0,8 ohms. A KW é vermelha por causa do adesivo grudado nela (a carcaça é de alumínio).
Normalmente a KW tem que trabalhar em 8V, e se vc largar 12V nela, vai acabar aquecendo mais que o normal e poderá comprometer a vida util dela.
Tenta pegar um multimetro e medir a tensão DC entre o borne + da bobina e a carcaça do Jeep com a chave acionada e o motor desligado. Se estiver dando 8V, provavelmente o fio que vc tem instalado já é resistivo e não vai precisar colocar o pré resistor.
rguazzel
22/08/2011, 13:24
Amigo, só verifica na carcaça da bobina se ela pede o pré resistor de 0,8 ohms. A KW é vermelha por causa do adesivo grudado nela (a carcaça é de alumínio).
Normalmente a KW tem que trabalhar em 8V, e se vc largar 12V nela, vai acabar aquecendo mais que o normal e poderá comprometer a vida util dela.
Tenta pegar um multimetro e medir a tensão DC entre o borne + da bobina e a carcaça do Jeep com a chave acionada e o motor desligado. Se estiver dando 8V, provavelmente o fio que vc tem instalado já é resistivo e não vai precisar colocar o pré resistor.
Fala Rafamic,
Cara, eu não entendi direito o q vc quiz dizer...
A bobina q eu comprei foi a KW12V, ela é prata e tem o adesivo vermelho colado nela, essa bobina não precisa de pre resistor não é isso??
A q precisa de resistor é a bobina da Bosh q é toda vermelha??
Q pelo q eu vi aqui pela net na etiqueta já diz q precisa de resistor e essa prata q eu comprei não fala nada na etiqueta...
É isso mesmo???
Mais uma vez obrigado..
[]s
Rafaminc
22/08/2011, 13:51
Fala Rafamic,
Cara, eu não entendi direito o q vc quiz dizer...
A bobina q eu comprei foi a KW12V, ela é prata e tem o adesivo vermelho colado nela, essa bobina não precisa de pre resistor não é isso??
A q precisa de resistor é a bobina da Bosh q é toda vermelha??
Q pelo q eu vi aqui pela net na etiqueta já diz q precisa de resistor e essa prata q eu comprei não fala nada na etiqueta...
É isso mesmo???
Mais uma vez obrigado..
[]s
Normalmente as KW precisam de resistor. Veja se ela tem algum código embaixo da carcaça e posta aqui. Na etiqueta não diz nada?
No catálogo da Bosch deve mostrar a tensão que a bobina tem que trabalhar, mas tem que ter o código dela...
rguazzel
22/08/2011, 14:26
Normalmente as KW precisam de resistor. Veja se ela tem algum código embaixo da carcaça e posta aqui. Na etiqueta não diz nada?
No catálogo da Bosch deve mostrar a tensão que a bobina tem que trabalhar, mas tem que ter o código dela...
Nossa, agora eu entendi.. hahaha
Caraca, tinha feito uma salada enorme aqui na minha cabeça e misturei tuda as informações, como eu sou tapado... hahaha
Blza, vou verificar se tem alguma coisa, a bobina q eu tirei é o mesmo modelo, então deve ter esse nr embaixo dele né???
E sinceramente, não tem o pré resistor e com certeza o fio q eu uso não é o resistivo, aliás, eu preciso encontrar um cabo novo de ligação do módulo pq o meu tá muito ruim, e não consigo encontrar em lugar nenhum, já achei fabricante q produz mas não encontro em nenhuma loja, nem o cabo q vai ligado na ignição e nem aquela ponta q fica no distribuidor, se alguém souber de algum lugar q vende eu fico agradecido... hehehe
Olhei o catálogo da bosh e a bobina q eu compre é esse código: 9 220 081 067
Não sei se ajuda em alguma coisa...
Mais uma vez obrigado pela informação...
[]s
Rafaminc
22/08/2011, 15:24
Nossa, agora eu entendi.. hahaha
Caraca, tinha feito uma salada enorme aqui na minha cabeça e misturei tuda as informações, como eu sou tapado... hahaha
Blza, vou verificar se tem alguma coisa, a bobina q eu tirei é o mesmo modelo, então deve ter esse nr embaixo dele né???
E sinceramente, não tem o pré resistor e com certeza o fio q eu uso não é o resistivo, aliás, eu preciso encontrar um cabo novo de ligação do módulo pq o meu tá muito ruim, e não consigo encontrar em lugar nenhum, já achei fabricante q produz mas não encontro em nenhuma loja, nem o cabo q vai ligado na ignição e nem aquela ponta q fica no distribuidor, se alguém souber de algum lugar q vende eu fico agradecido... hehehe
Olhei o catálogo da bosh e a bobina q eu compre é esse código: 9 220 081 067
Não sei se ajuda em alguma coisa...
Mais uma vez obrigado pela informação...
[]s
É, vai precisar resistor, veja abaixo uma boa literatura:
LITERATURA TÉCNICA (http://www.dellara.com.br/literatura.html)
O chicote:
Chicote ignição eletronica em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/chicote-igni%C3%A7%C3%A3o-eletronica)
rguazzel
22/08/2011, 16:02
É, vai precisar resistor, veja abaixo uma boa literatura:
LITERATURA TÉCNICA (http://www.dellara.com.br/literatura.html)
O chicote:
Chicote ignição eletronica em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/chicote-igni%C3%A7%C3%A3o-eletronica)
Valeu Rafamic, vou ler esse link q vc passou e vou ver de já comprar o chicote com o fio resistivo...
Muito obrigado pela ajuda...
[]s
rguazzel
29/08/2011, 22:14
Fala pessoal, blza???
Como eu já comentei em um post anterior eu resolvi o problema mas o motor continua falhando, então vou aproveitar este tópico pra tentar resolver o problema...
O q acontece é o seguinte, com o jipe parado eu acelero e ele sobe a rotação certinho, mas quando eu solto o acelerador ele dá uns estouros no escapamento, e quando eu estou andando com ele q precisa de força ele começa a falhar na alta e a hora q eu tiro o pé do acelerador ele vai bem...
Meu carburador está zerado, mandei restaurar faz um mês, e o mecânico disse q não está fora do ponto e q o problema seria com o carburador e q não tem como ser problema de vela pois se fosse vela ele iria falhar em baixa...
Alguém saberia me ajudar??
A ansiedade de conseguir andar com o Tranquera depois de 3 anos com ele encostado e à 8 meses reformando tá cruel... hahaha
Desde já agradeço à todos...
Rafaminc
30/08/2011, 08:02
Fala pessoal, blza???
Como eu já comentei em um post anterior eu resolvi o problema mas o motor continua falhando, então vou aproveitar este tópico pra tentar resolver o problema...
O q acontece é o seguinte, com o jipe parado eu acelero e ele sobe a rotação certinho, mas quando eu solto o acelerador ele dá uns estouros no escapamento, e quando eu estou andando com ele q precisa de força ele começa a falhar na alta e a hora q eu tiro o pé do acelerador ele vai bem...
Meu carburador está zerado, mandei restaurar faz um mês, e o mecânico disse q não está fora do ponto e q o problema seria com o carburador e q não tem como ser problema de vela pois se fosse vela ele iria falhar em baixa...
Alguém saberia me ajudar??
A ansiedade de conseguir andar com o Tranquera depois de 3 anos com ele encostado e à 8 meses reformando tá cruel... hahaha
Desde já agradeço à todos...
Sem for carburador, vc pode fazer alguns testes:
Com o Jeep andando, vai puxando o afogador para ver se o problema aumenta ou diminui. Se aumentar o giglê tá muito grande, se diminuir, está muito pequeno.
Outra coisa é a retirada do filtro de ar. Se melhorar um pouco, tá bebendo demais...
Uma pergunta: Que tipo de distribuidor vc tem? é a platinado ou foi adaptado?
Se for a platinado, coloque cabos Bosch ou NGK, revise o condensador, platinado, rotor, tampa e velas.
Se for com ignição assistida, desliga ela e tenta usar direto no sistema original.
Se for ignição do opala, prepare-se para uma dor de cabeça até resolver o problema...
rguazzel
30/08/2011, 08:25
Sem for carburador, vc pode fazer alguns testes:
Com o Jeep andando, vai puxando o afogador para ver se o problema aumenta ou diminui. Se aumentar o giglê tá muito grande, se diminuir, está muito pequeno.
Outra coisa é a retirada do filtro de ar. Se melhorar um pouco, tá bebendo demais...
Uma pergunta: Que tipo de distribuidor vc tem? é a platinado ou foi adaptado?
Se for a platinado, coloque cabos Bosch ou NGK, revise o condensador, platinado, rotor, tampa e velas.
Se for com ignição assistida, desliga ela e tenta usar direto no sistema original.
Se for ignição do opala, prepare-se para uma dor de cabeça até resolver o problema...
Fala Rafaminc,
Infelizmente o teste do afogador não vou conseguir fazer, pois meu carburador não possui o sistema de afogador...
Vou fazer esse teste de tirar o filtro de ar pra ver o q acontece...
Meu distribuidor é com ignição eletrônica, e pelo q vc falou eu vou ter dor de cabeça até resolver o problema.. hehehe
Pois é a ignição eletrônica do opala...
O distribuidor está com a tampa e rotor novos, os cabos de velas são novos tb aqueles de silicone, não sei a marca, a bobina tb é nova, só não troquei as velas, mas o mecânico me disse q se fosse problema de vela o motor ia falhar em baixa o q não acontece, essa informação procede?
Mais uma vez obrigado pela ajuda...
Rafaminc
30/08/2011, 08:57
Fala Rafaminc,
Infelizmente o teste do afogador não vou conseguir fazer, pois meu carburador não possui o sistema de afogador...
Vou fazer esse teste de tirar o filtro de ar pra ver o q acontece...
Meu distribuidor é com ignição eletrônica, e pelo q vc falou eu vou ter dor de cabeça até resolver o problema.. hehehe
Pois é a ignição eletrônica do opala...
O distribuidor está com a tampa e rotor novos, os cabos de velas são novos tb aqueles de silicone, não sei a marca, a bobina tb é nova, só não troquei as velas, mas o mecânico me disse q se fosse problema de vela o motor ia falhar em baixa o q não acontece, essa informação procede?
Mais uma vez obrigado pela ajuda...
Bom a questão do afogador, vc pode ir fechando a boca do carburador até com fita crepe, só tem que firmar bem para o vácuo não puxa-la para dentro. Pode ir colocando uma tira de fita e testar, depois 2, 3, fechando gradualmente a boca do bura...
Agora o distribuidor, vou te dizer uma coisa, comprei o meu recondicionado e instalei, só que fizeram um serviço tão porco, que falhava em baixa e em alta afinava. Daí precisei desmonta-lo de cabo a rabo, fabricar as duas aranhas novas, inverter o imâ, estanhar o contato e outras coisas.
Se você ainda tem o distribuidor velho a platinado, tenta coloca-lo devolta e testar como o motor se comporta. Se melhorar, já tem a solução...
Se não tiver mais o distribuido velho a platinado, vai ter que identificar onde está o erro.
Uma coisa que me veio a cabeça: vc viu se seu distribuidor tem o avanço invertido? Pois se falha em alta, pode ser que o avanço está trabalhando ao contrário, atrasando o ponto e ocasionando as falhas.
Para ver se o avanço foi invertido, retire a tampa do distribuidor e tente girar com a mão a aranha no sentido horário e antihorário. Ela tem que girar alguns graus no sentido antihorário e voltar para a posição inicial por efeito das molas internas.
Se possivel, tira uma foto do distribuidor, onde apareça o diafragma do vacuo, pois este também tem que estar invertido para o distr. funcionar direito.
rguazzel
30/08/2011, 09:18
Bom a questão do afogador, vc pode ir fechando a boca do carburador até com fita crepe, só tem que firmar bem para o vácuo não puxa-la para dentro. Pode ir colocando uma tira de fita e testar, depois 2, 3, fechando gradualmente a boca do bura...
Agora o distribuidor, vou te dizer uma coisa, comprei o meu recondicionado e instalei, só que fizeram um serviço tão porco, que falhava em baixa e em alta afinava. Daí precisei desmonta-lo de cabo a rabo, fabricar as duas aranhas novas, inverter o imâ, estanhar o contato e outras coisas.
Se você ainda tem o distribuidor velho a platinado, tenta coloca-lo devolta e testar como o motor se comporta. Se melhorar, já tem a solução...
Se não tiver mais o distribuido velho a platinado, vai ter que identificar onde está o erro.
Uma coisa que me veio a cabeça: vc viu se seu distribuidor tem o avanço invertido? Pois se falha em alta, pode ser que o avanço está trabalhando ao contrário, atrasando o ponto e ocasionando as falhas.
Para ver se o avanço foi invertido, retire a tampa do distribuidor e tente girar com a mão a aranha no sentido horário e antihorário. Ela tem que girar alguns graus no sentido antihorário e voltar para a posição inicial por efeito das molas internas.
Se possivel, tira uma foto do distribuidor, onde apareça o diafragma do vacuo, pois este também tem que estar invertido para o distr. funcionar direito.
Fala Rafaminc,
Eu vou verificar esses problemas q vc falou, mas quanto ao avanço invertido acredito q não seja, pois antes de eu encostar o Tranquera por motivos financeiros a uns 3 anos atrás, já estava com a ignição eletrônica instalada e funcionava perfeitamente, o motor era redondo e não falhava nem em alta e nem em baixa...
E ele realmente ficou parado durante 3 anos, e agora desde fevereiro está passando por uma reforma geral, espero conseguir resolver logo esse problema...
Valeu pela ajuda...
[]s
rguazzel
30/08/2011, 16:03
Mais uma pergunta.. hehe
Se o avanço à vácuo estiver com o diafragma furado e não estiver funcionando direito pode acontecer esses sintomas q eu falei???
Pois eu dei uma pesquisada na net e vi q quando fica muito tempo parado, como foi o caso do meu, resseca o diafragma e acaba furando aí o avanço não funciona, e não sei se o mecânico checou isso...
Bom, é isso..
Valeu..
[]s
Rafaminc
30/08/2011, 16:19
Mais uma pergunta.. hehe
Se o avanço à vácuo estiver com o diafragma furado e não estiver funcionando direito pode acontecer esses sintomas q eu falei???
Pois eu dei uma pesquisada na net e vi q quando fica muito tempo parado, como foi o caso do meu, resseca o diafragma e acaba furando aí o avanço não funciona, e não sei se o mecânico checou isso...
Bom, é isso..
Valeu..
[]s
É muito improvável, no máximo vc teria alguma perda de rendimento pequena.
Como tudo funcionava direito antes, acho melhor vc revisar o carburador e derrepente podia tentar lubrificar o eixo do rotor do distribuidor.
Retire o rotor, e coloque algumas gotas de óleo no meio do eixo, também pode pegar um óleo desingripante e borrifar em algum buraco que dê acesso a parte inferior da mesa, pois ali encontram-se os pendulos que com a força centrífuga deslocam a mesa para adiantar o ponto.
Esses dias o meu motor começou a falhar um pouco, e após uma lubrificada no distribuidor o problema parou, pois o eixo do rotor estava travando adiantado.
rguazzel
30/08/2011, 16:41
É muito improvável, no máximo vc teria alguma perda de rendimento pequena.
Como tudo funcionava direito antes, acho melhor vc revisar o carburador e derrepente podia tentar lubrificar o eixo do rotor do distribuidor.
Retire o rotor, e coloque algumas gotas de óleo no meio do eixo, também pode pegar um óleo desingripante e borrifar em algum buraco que dê acesso a parte inferior da mesa, pois ali encontram-se os pendulos que com a força centrífuga deslocam a mesa para adiantar o ponto.
Esses dias o meu motor começou a falhar um pouco, e após uma lubrificada no distribuidor o problema parou, pois o eixo do rotor estava travando adiantado.
Blza Rafaminc,
Mais uma vez obrigado pelas suas dicas, depois q eu fizer, q provavelmente terei tempo só no fds, eu falo aqui o q aconteceu, espero q resolva, senão terei q levar meu carbura de volta pro cara q restaurou ele...
Valeu..
[]s
rguazzel
06/09/2011, 11:55
Fala pessoal, blza??
Passando só pra dizer q o problema era realmente o carburador, levei pra oficina de carburadores e o cara abriu de novo, passou no banho químico e regulou novamente, agora tá funcionando redondinho...
Mais uma vez obrigado pelas dicas...
[]s...
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