PDA

Ver Versão Completa : Iniciando reforma na Camper!!!



Fabio Teloken
17/08/2011, 17:30
Senhores, depois de algum tempo sem participar, estou de volta e com um projeto. Parei ontem minha Camper para desmonta-la inteira e refaze-la praticamente. Meu projeto é "basicamente" ter uma Camper com pneu 38". A principio enquanto desmonto ela vou fazer a lista de compras e mandar vir oque preciso, mas tambem preciso da ajuda de quem entende quanto: (motor 2.8 sprint com cambio hillux)

01 -Relaçao: Passarei para 9x44 (4,88), estaria a contento?
02 -Kit Flutuante: Quem usa, qual a melhor marca a se comprar? Vem com freio a disco?
03 -Conjunto de mola e amortecedores: O da Rota 4x4! O amortecedor deles fica bom ou aconselham algum outro modelo?
04 -Meu eixo dianteiro é da f-75: Colocarei mancais e trocarei rolamentos porcas e travas se precisar... alguem indica algo mais?
05 -Buchas em PU: Trocarei as de borracha pela importada.
06 -Terminais de direção: Consultei um mecanico bom aqui da minha cidade, ele disse que estão colocando terminais de direção do micro onibus Iveco. Alguem ja viu ou ouviu falar? Será que são resistentes?
07 - CASTER: Maldito #$%$&%$ .. . . sem duvida terá que ser mudado... sendo eixo da f75, 6 graus seria suficiente?
08 -Paralamas: Será preciso cortar muito?
09 -PNEUS: Serão Maxxis Crepp Crawling... o preço aqui no Brasil não é dos melhores 1550,00 cada, mas faz parte... .... . .:cry:

A principio essas são minhas primeiras preocupações, mas sei que devem conhecer algum dono, ou alguem que tenha uma Camper/Engesa com pneus 38" ... preciso "escutar" de quem entende, ja andou, conhece uma assim... Aceito todos os tipos de sugestões, conselhos, broncas e afins.. Postarei fotos aos poucos conforme a "reforma" for acontecendo...

É isso ai... Grato desde já... :)

Kim
17/08/2011, 18:59
Opa Fábio!!

Tenho um engesa FII com pneus 38".
No meu caso, eu levantei a carroceria em 13cm com BL, para acomodar os bichinhos lá nos paralamas.
Também coloquei molas maiores.
Sobre a c&p, ficarei te devendo, pois estou usando a 13x46, que é longa, mais uso motor cummins, de baixa rotação e alto torque.
Sobre os terminais, comece com um hight steer, para sua segurança, terminais, compre a barra da ensimec, que já vem pronta e vale a pena, já fui cotar.

Os mancais de munhão, será a melhor coisa que fará!!!

Cara, estou muito feliz com os amortecedores do MB1113, mais se quiser maior curso, coloque do 1313, e são macios, além de barato!!!!

Pense na caixa de direção de S10, pois a original da camper, é opala, e eu tive problema no engesa brancão com pneus 33", imagina 38".

O cáster, 6o ficará bom, mais ainda não sei o porque, se colocar 6o no inclinômetro, no aparelho de geometria ficará com 5o.
Quem me alertou foi o Rodrigo Camper, pois fiz no meu, e não percebi essa diferença.

Sobre o kit flutuante, no mercado há excelentes opções, tanto para freio a tambor, quanto a disco. (eu uso a tambor)

Na dúvida, olhe meu álbum de fotos, está na assinatura!

Abraços.

Kim.

Leonardo Raffi
17/08/2011, 19:00
acompanhando o topico....pensar que morei 2,5 anos ai...que calor....meu irmao mora ai logo qdo for ai vou querer ver esta camper...
abraços

Fabio Teloken
17/08/2011, 19:15
Kim, maravilha de carro....

Então, acredito eu que vou ter que usar calço de 12 ou 13 cm tbm, pq alem de subir a lata eu vou subir motor e cambio uns 3 cm tbm, fazer a coisa bem feita com coxins bons.
Quanto ao hight steer, eu tenho medo de comprar e nao dar certo, como uso o eixo da f75, estou com medo de ficar curto ou qualquer coisa do tipo, eu ja uso nela uma SOS caseira mesmo, reforçada, mas pensei no hight steer... vou pesquisar pra ver se fica bom!

Quanto a caixa de direção, meu mecanico disse a mesma coisa, colocar a caixa da D20 pro lado de fora do chassi, mas eu nao gosto nem de pensar no tamanhoo do trabalho que isso vai dar, se a do opala ja fica ali apertada, imagina outra caixa!!! :(

E o caster, acredite, quando eu mudei o meu, coloquei 5o, todo feliz que estava com ele no jeito, e adivinha? 3,45o quando fui conferir, agora estou ciente, vou colocar 8o na ferramenta pra ver se fica em 5o ou 6o!!!

Vc usa flutuante no seu?!! ... eu estou com um problema de freio na minha, agora ele foi pro pau de vez... qual servo e cilindro freio eu devo usar pra fazer esse carro freiar bem?... na frente como é eixo da f75 esta com pinça de kombi, atras tambor, e sistema original... imaginaaa?... esses dias fiz um gol G1 virar uma sanfona!!! feio de ver, quebrei apenas um farol!!!

Que sistema eu poderia usar de freio pra nao precisar passar a disco a traseira e freiar bem?... se é que isso é possivel!!!

Abraço e obrigado!!

Fabio Teloken
17/08/2011, 19:18
Leonardo.... meu caro amigo, nem queira saber o CALOR INFERNAL que está cuiabá.... estamos tirando foto de termometro na rua com 48o 51o graus.... pode não ser real, mas a sensação de calor aqui passa dos 60o .... ta dificil esses ultimos dias.... e adivinha quem gosta disso? A minha Camper, a temperatura sobe facilmente... é Froid esse clima... mas quando vier pra Cuiabá não se esqueça de avisar.... vamos dar umas voltas de Camper por ai!!!

Abraçoo

Kim
17/08/2011, 19:41
Kim, maravilha de carro....
Então, acredito eu que vou ter que usar calço de 12 ou 13 cm tbm, pq alem de subir a lata eu vou subir motor e cambio uns 3 cm tbm, fazer a coisa bem feita com coxins bons.
Quanto ao hight steer, eu tenho medo de comprar e nao dar certo, como uso o eixo da f75, estou com medo de ficar curto ou qualquer coisa do tipo, eu ja uso nela uma SOS caseira mesmo, reforçada, mas pensei no hight steer... vou pesquisar pra ver se fica bom!

Quanto ao HS, pode ir tranquilo, fica muito bom, o MaGao comprou para o engesa dele (eixo de F75) e JunioNF para a F75 dele, é coisa parruda!
Com a barra acompanhando, é para o resto da vida!!!!


Quanto a caixa de direção, meu mecanico disse a mesma coisa, colocar a caixa da D20 pro lado de fora do chassi, mas eu nao gosto nem de pensar no tamanhoo do trabalho que isso vai dar, se a do opala ja fica ali apertada, imagina outra caixa!!! :(
Sobre a caixa da D20, terá um trabalho grande para passar a barra, pois há a torre das molas e amortecedor no caminho, sem contar que o pneu pegará na caixa de direção.


E o caster, acredite, quando eu mudei o meu, coloquei 5o, todo feliz que estava com ele no jeito, e adivinha? 3,45o quando fui conferir, agora estou ciente, vou colocar 8o na ferramenta pra ver se fica em 5o ou 6o!!!
Pois é, tem diferença!!!!


Vc usa flutuante no seu?!! ... eu estou com um problema de freio na minha, agora ele foi pro pau de vez... qual servo e cilindro freio eu devo usar pra fazer esse carro freiar bem?... na frente como é eixo da f75 esta com pinça de kombi, atras tambor, e sistema original... imaginaaa?... esses dias fiz um gol G1 virar uma sanfona!!! feio de ver, quebrei apenas um farol!!!

Que sistema eu poderia usar de freio pra nao precisar passar a disco a traseira e freiar bem?... se é que isso é possivel!!!

Bem, uso o T-Rex Bone, com cubos reforçados, para freio a tambor!
Uso o eixo original, com seis prisioneiros, coloquei o disco da D20, com pinças da S10, e original no eixo traseiro.
Agora o cilindro mestre...
Chute o pau da barraca!!!
Coloque um hidrobooster, arrasta somente em pensar de pisar no pedal de freio:shock::cool:
É um cavalo de freio!!!
Olha aqui:
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/FreioEFreioDeEstacionamento

Tem que colocar uma válvula equalizadora da linha VW (parati), mais uma válvula proporcionadora do Landau próximo ao eixo, pois freia muuuuuito!!!


http://www.youtube.com/watch?v=XIxvno8ij9Q

Bem, por enquanto é isso!

Abraços.

Kim.

Fabio Teloken
17/08/2011, 20:28
Kim, confesso a vc que esse hidrobooster é tecnologia d+ pra minha cabeça... rsrs... mas vou procurar saber o custo e quem entende sobre aqui... mas que freia MTO isso é verdade.

E quanto ao hight steer ja que citou exemplos, será ele mesmo!

Bonito o balanço do engesa quando freia...nao me disse, mas as molas que usa são as da rota?! modelo especial para pneus apartir de 35"?

Abraço

Kim
17/08/2011, 20:37
Uso molas dianteiras do Ford Landau nas 4!!!

Hidrobooster!

Tecnologia simples!!!

Nada de mais.

Linha ford F250, F350, F4000 (Brasil)

EUA - até "bicicreta".

guilhermeabreu
17/08/2011, 23:42
Senhores, depois de algum tempo sem participar, estou de volta e com um projeto. Parei ontem minha Camper para desmonta-la inteira e refaze-la praticamente. Meu projeto é "basicamente" ter uma Camper com pneu 38". A principio enquanto desmonto ela vou fazer a lista de compras e mandar vir oque preciso, mas tambem preciso da ajuda de quem entende quanto: (motor 2.8 sprint com cambio hillux)

01 -Relaçao: Passarei para 9x44 (4,88), estaria a contento?
02 -Kit Flutuante: Quem usa, qual a melhor marca a se comprar? Vem com freio a disco?
03 -Conjunto de mola e amortecedores: O da Rota 4x4! O amortecedor deles fica bom ou aconselham algum outro modelo?
04 -Meu eixo dianteiro é da f-75: Colocarei mancais e trocarei rolamentos porcas e travas se precisar... alguem indica algo mais?
05 -Buchas em PU: Trocarei as de borracha pela importada.
06 -Terminais de direção: Consultei um mecanico bom aqui da minha cidade, ele disse que estão colocando terminais de direção do micro onibus Iveco. Alguem ja viu ou ouviu falar? Será que são resistentes?
07 - CASTER: Maldito #$%$&%$ .. . . sem duvida terá que ser mudado... sendo eixo da f75, 6 graus seria suficiente?
08 -Paralamas: Será preciso cortar muito?
09 -PNEUS: Serão Maxxis Crepp Crawling... o preço aqui no Brasil não é dos melhores 1550,00 cada, mas faz parte... .... . .:cry:

A principio essas são minhas primeiras preocupações, mas sei que devem conhecer algum dono, ou alguem que tenha uma Camper/Engesa com pneus 38" ... preciso "escutar" de quem entende, ja andou, conhece uma assim... Aceito todos os tipos de sugestões, conselhos, broncas e afins.. Postarei fotos aos poucos conforme a "reforma" for acontecendo...

É isso ai... Grato desde já... :)

CARO AMIGO SUMIDO FABIO TELOKEN

O KIM já deu os pitacos dele , vou dar os meus :

1- A relação 9x44 acho que ficará um pouco curta demais , mas se é + para trilha ficará bom .

2- KIT FLUTUANTE , eu coloquei o da ENFER mais barato e tive que fazer pequenas alterações para ficar 100% como trocar os estojos de 8mm por parafusis HALEN de 10mm e coloquei 4 pinos guias de 10mm , pq com estojos originais e apenas 2 pinos guias o MWM cortou tudo e fiquei sem tração .

3- As molas mandei fazer com o tamanho que eu queria com fio de 16mm nas 4 rodas , ficou ótimo e mais barato .

4- Meu eixo dianteiro ainda é o DANA 30 com MANCAIS DE MUNHÃO como no seu , não precisa de mais nada .

5- AS minhas buchas formam todas feitas em casa com lona de pneu de caminhão , comprei as tiras num posto de molas , comprei 6 tiras de 10cm de largura x 30 cm de comprimento , deu para fazer todas as buchas ficou por R$72,00 todas e acho que não acaba mais .

6- Os terminais de direção coloquei o do trator MASSEY FERGUSSON 850 que são equivalentes/parecidas com a do caminhão 608 baratas , acha fácil e muito robustas , até hoje sem problema , estão lá ha mais de 8 meses e sem nenhuma folga , com as originais trocava a cada 3 meses .

7- O CÁSTER foi corrigido e ficou com 6º e não ficou legal , pedi ao ROGERIO para por 4º como recomendado e com 4º ficou show .

8- Qto aos paralamas acho que vc vai ficar enrolado , pq o ENGESA tem uma caixa de rodas muito maior do as CAMPERS , acho , DIGO ACHO que pneus 38 na CAMPER não devem caber , ESPERO QUE ALGUEM QUE TENHA CAMPER POSSA FALAR MAIS CERTO O QUE ESTOU FALANDO .


Qto ao freio , o meu estou com as 4 rodas com freio a disco da BAND .

Ficou muito fácil de adaptar o freio a disco da BAND na traseira , muito fácil mesmo , comprei apenas o KIT FLUTUANTE DA ENFER ( DOIS SEMI EIXOS COM A TAMPA EXTRIADA + DOIS FLANGES , paguei R$900,00 ) e comprei o restante das coisas aqui mesmo numa loja que vende peças de BAND bem barato ( 2 mangas de eixo + 2 cubos dianteiros da BAND + os 4 rolamentos + 2 suporte das pinças + 2 discos de freio da BAND + 2 pinças da BAND marca VARGA ) , TIVE QUE COLOCAR 3 VÁLVULAS EQUALIZADORAS NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE E UMA VÁLVULA PROPORCIONADORA LÁ EM BAIXO PARA NÃO ARRASTAREM AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , FICOU MUITO BOM E RECOMENDO .

Na dianteira tb ficou fácil , e já tem uma placa de adaptação da pinça da BAND deste freio na ROTA , não tem que soldar nada .

Desta maneira fica mais fácil de adaptar , ou seja : freios a disco da BAND nas 4 rodas , o único problema é que dificulta no uso de rodas de liga aro 15 , eu uso , MAS TIVE QUE DESBASTAR UM POUCO AS PINÇAS NAS COSTAS DELA E ELA MESMO ASSIM FICA BEM PRÓXIMO DA RODA .

Como o KIM fez com disco de D-20 e pinças de S-10 da para usar rodas de liga aro 15 , mas a adaptação pe mais complicada .

Qto ao hidrovácuo eu usei a da BAND , mas a da S-10/BLASER é muito bom tb e tem o diametro menor fica mais fácil de adaptar na CAMPER , recomendo .

Qto ao cilindro mestre , pode usar o da S-10 tb .

Qto a EMBREAGEM HIDRÁULICA usei a da BAND , bem e barato , nunca mais tive que mexer em embreagem .

No mais estamos aí e boa reforma .

ABRAÇÃO

rub
18/08/2011, 19:50
Amigo Guilherme,

Olhando a tubulação de freio da Camper, logo abaixo da porta do motorista tem uma válvula equalizadora em linha com o cano de freio.

Pergunta:
O Engesa também tem esta válvula equalizadora?
Se sim, o sistema de freio do Coração Valente ficou com 4 válvulas equalizadoras em série mais a válvula proporcionadora? (Sem contar a válvula Sumitt)

Abraços,

Rubens

Kim
18/08/2011, 20:52
Rub!

Faça uma foto dessa válvula.

Te peço isso, pois o engesa tem uma peça ali, que serve de união entre os canos, parece uma válvula, mais é só uma emenda.

Abraços.

Kim.

rub
18/08/2011, 21:54
Kim, boa noite!

Amanhã faço a foto e posto aqui.
Obrigado pela dica,

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
18/08/2011, 23:18
Rub!

Faça uma foto dessa válvula.

Te peço isso, pois o engesa tem uma peça ali, que serve de união entre os canos, parece uma válvula, mais é só uma emenda.

Abraços.

Kim.

Kim é uma valvula do modelo da parati, veraneio, para minha surpresa quando comprei a camper tinha no portaluvas uma valvula destas na embalagem do fabricante com a etiqueta Camper. pois e quem disse que nao acha peça de linha para camper esta errado, eu nao sabia da raridade e nao fotografei a embalagem, mas seria uma bela foto. uma vez desmontei esta valvula que fica abaixo do motorista ela tem um embolo que fecha apartir de uma certa pressao. tem uma para cada cano.

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
19/08/2011, 13:53
Amigo Guilherme,

Olhando a tubulação de freio da Camper, logo abaixo da porta do motorista tem uma válvula equalizadora em linha com o cano de freio.

Pergunta:
O Engesa também tem esta válvula equalizadora?
Se sim, o sistema de freio do Coração Valente ficou com 4 válvulas equalizadoras em série mais a válvula proporcionadora? (Sem contar a válvula Sumitt)

Abraços,

Rubens

RUB

No ENGESA não tem esta válvula equalizadora .

No CORAÇÃO VALENTE tem 01 válvula equalizadora na saída do cilindro mestre , logo a seguir tem 01 válvula equalizadora SUMMIT e logo a seguir tem mais uma válvula equalizadora , logo : no CORAÇÃO VALENTE TEM 03 VÁLVULAS EQUALIZADORES SEGUIDAS EM SÉRIE UMA PRÓXIMA DA OUTRA NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE E MAIS 01 VÁLVULA PROPORCIONADORA DA F-100 LÁ EM BAIXO NO DIFERENCIAL NO FINAL DO CANINHO QUE VEM DE CIMA .

Qdo freio forte arrastam as 4 rodas juntas sem mudar a trajetória do ENGESA .

Esta válvula equalizadora encomendei numa loja de auto peças e tem várias aplicações , as que eu me lembro são ENGESA , TOYOTA BANDEIRANTE e acho que tb GOL GT 2000, PARATÍ TURBO , PARATÍ 2000 se não me falha a memória , é da marca ATE e pressão de 3/15 libras .

rub
19/08/2011, 19:20
Amigo Kim,

Segue abaixo a foto prometida (Conexão ou válvula equalizadora?)

Abraços,

Rubens

rub
19/08/2011, 19:33
Amigo Dr. Guilherme,

Obrigado epla explicação!
Como o Engesa e Camper tem a mecânica bem similar, e como na Camper tem uma conexão que parece uma válvula, postei aqui a foto desta possível conexão ou válvula para eliminar as dúvidas.

Devido ao trabalho, só tenhos os finais de semana para fazer as montagens, comprar peças, etc... O próximo item que vou fazer é o freio e depois a embreagem hidraulica.

Estou copiando o sistema de freio da sua. Já comprei as válvulas 3/15, pinças e disco da Toyota Bandeirantes e todo o sistema do flutuante.

Na embreagem hidraulica, estou usando o cilindro mestre do 14B e o cilindro debaixo da Hilux SW4 1993. Não sei se é a melhor configuração para o Motor MWM 2.8 com cambio da Hilux 3.0 SRV.
Tentei adapatar o atuador hidraulico da S10, porém o espaço interno (caixa seca, transmissão e volante do motor (bi-massa)), não permitiram essa adaptação.
Dicas serão bem recebidas. Será que existe cilindro mestre e o debaixo bem dimensionado, de algum caminhão, que poderá deixar o pedal de embreagem macio?


Abraços,


Rubens

Kim
19/08/2011, 20:10
Rub!

Olhei a foto!

Da direita para a esquerda, vem os canos, tem a conexão, que citei, depois a válvula.

A medida 3/15 é a rosca, é a que serve, só resta saber a pressão, no engesa, é 0bar, depois existe a 15bar, 25 bar e 35bar.
Quanto menor a pressão, melhor.

Eu mandei uma 0 para o Dr. Guilherme, não sei se usou.

Encontrei em Sp, um forista que comprou para mim.

A camper tem freio em "X"?

Abraços.

Kim.

rub
19/08/2011, 20:54
Amigo Kim,

Estas duas válvulas com as conexões não tem no Engesa?

O que pretendo fazer, adaptar o hidrovácuo da Blazer com o cilindro mestre, em seguida 3 válvulas equalizadoras de 3/15 da S10 em série e separadas em 200 mm entre elas.

Eliminar estas duas válvulas e também eliminar uma tubulação de freio (que pode ser visto na foto), deixando somente uma tubulação que será levada até a valvula equalizadora da F100, depois da valvula equalizadora, irei utilizar um T que levará o óleo para cada pinça da Band pelo flexível.

Olhando o sistema de freio da Camper, não posso assegurar se eles são em X, pois retirei todo o sistema e não fiquei muito preocupado com o sistema de ligação do freio utilizado.
Porém na saida do cilindro mestre tinha uma conexão que ligava as duas rodas da frente e mais uma coneção que ligava estes dois canos de freio.

Gostaria de substituir esta tubulação de freio por uma nova.
Você sabe de que carro eu posso utilizar?

Abraços,

Rubens

Kim
19/08/2011, 21:03
Opa Rub!

Compra um cano longo da kombi, que quase atravessa a camper toda!

No fuzila, mesmo com todas as dobras necessárias, saiu lá de traz, e foi até a altura do hidrobooster

Depois, fui comprando do fusca, que são vários tamanhos.

Onde ficou grande, eu fiz uma volta, mais isso ocorreu somente em lugar, que não aparece, e foi uma volta pequena

Abraços.

Kim.

rub
19/08/2011, 21:17
Kim,

Obrigado pela dica. Amanhã já vou comprar este cano longo da Kombi!
Em relação as conexões para ligar as válvulas e também para as pinças e cilindro mestre, você tem alguma dica?

Qual hidrobooster que você está utilizando? É o da F250?

Abraços,

Rubens

guilhermeabreu
20/08/2011, 01:30
[QUOTE=rub;1508493]Amigo Dr. Guilherme,

Obrigado epla explicação!
Como o Engesa e Camper tem a mecânica bem similar, e como na Camper tem uma conexão que parece uma válvula, postei aqui a foto desta possível conexão ou válvula para eliminar as dúvidas.

Devido ao trabalho, só tenhos os finais de semana para fazer as montagens, comprar peças, etc... O próximo item que vou fazer é o freio e depois a embreagem hidraulica.

Estou copiando o sistema de freio da sua. Já comprei as válvulas 3/15, pinças e disco da Toyota Bandeirantes e todo o sistema do flutuante.

Na embreagem hidraulica, estou usando o cilindro mestre do 14B e o cilindro debaixo da Hilux SW4 1993. Não sei se é a melhor configuração para o Motor MWM 2.8 com cambio da Hilux 3.0 SRV.
Tentei adapatar o atuador hidraulico da S10, porém o espaço interno (caixa seca, transmissão e volante do motor (bi-massa)), não permitiram essa adaptação.
Dicas serão bem recebidas. Será que existe cilindro mestre e o debaixo bem dimensionado, de algum caminhão, que poderá deixar o pedal de embreagem macio?


RUB

Esta foto que vc enviou é com certeza de uma válvula equalizadora , sugiro a vc em colocar mais duas em série e uma na saída do cilindro mestre e outra logo a seguir uns 10 cm de distancia com mais esta da foto ficariam com 3 válvulas equalizadoras em série , se os canos estão em bom estado não justifica vc trocar . E colocaria mais uma equalizadora antes de cada roda , ficando num total de 4 válvulas equalizadoras em série .

Uma pergunta : como saíram estes dois canos que vão para a traseira desde lá de cima ???????? Pois no cilindro mestre sai apenas dois canos um para a frente e outro para tras , o seu cilindro mestre tem 3 saídas ???? Um para frente e dois para tras????

Aguardo resposta para poder prosseguir no meu raciocínio . Pois se no seu cilindro mestre saem um cano para frente e dois para tras , sugiro então vc colocar apenas mais duas válvulas equalizadoras na saída de cada cano traseiro , ficando cada cano traseiro com 3 válvulas equalizadoras em série , sendo duas na saída do cilindro mestre de cada cano traseiro , mais esta original que já esta lá que é a da foto que vc tirou .

Qto a embreagem hidraulica , como vc fez irá te satisfazer , com o cilindro superior do 14B e o inferior da HILUX 93 eles são muito próximos no tamanho e terá um bom resultado , qto a ficar macio , não acredito muito pois no meu ENGESA ficou pesado , o que faz ficar macio é o tamanho da haste inferior , qto maior mais macio fica a embreagem , mas se o espaço não der para fazer uma haste mais longa ficará com a embreagem pesada , mas eficiente .

rub
20/08/2011, 02:40
[QUOTE=rub;1508493]
RUB

Esta foto que vc enviou é com certeza de uma válvula equalizadora , sugiro a vc em colocar mais duas em série e uma na saída do cilindro mestre e outra logo a seguir uns 10 cm de distancia com mais esta da foto ficariam com 3 válvulas equalizadoras em série , se os canos estão em bom estado não justifica vc trocar . E colocaria mais uma equalizadora antes de cada roda , ficando num total de 4 válvulas equalizadoras em série .

Uma pergunta : como saíram estes dois canos que vão para a traseira desde lá de cima ???????? Pois no cilindro mestre sai apenas dois canos um para a frente e outro para tras , o seu cilindro mestre tem 3 saídas ???? Um para frente e dois para tras????

Amigo Dr. Guilherme,

Eu já comprei o cilindro mestre mais o Hidrovácuo da Blazer 2.8 TD em substituição ao sistema atual da Camper.
Desta forma terei uma saida para as rodas da frente e mais uma para as rodas traseiras.
Um daqueles canos serão eliminados para receber a nova configuração.
Por uma oportunidade acabei comprando uma válvula parecida com a da Sumitt e três válvulas 3/15 da S10 para ir testando e que pretendo colocar em série. Também comprei a válvula proporcionadora da F100. Todas as pinças e discos de freio são da Toyota Bandeirantes.
Assim o freio traseiro ficará da seguinte forma, por favor me avise se está correto:

Com a troca da tubulação de freio:
- cilindro mestre Blazer
- 1 válvula equalizadora exatamente na saída do cilindro mestre (3/15)
- 1 válvula equalizadora tipo SUMMIT (após 200 mm da primeira válvula)
- 1 válvula equalizadora (3/15) após 200 mm da válvula tipo Summit
- 1 válvula proporcionadora da F100
Total 3 válvulas no circuito sem contar a proporcionadora

Sem a troca da tubulação de freio:
- cilindro mestre Blazer
- 1 válvula equalizadora exatamente na saída do cilindro mestre (3/15)
- 1 válvula equalizadora tipo SUMMIT (após 200 mm da primeira válvula)
- 1 a válvula original da Camper conforme a foto monstrada
- 1 válvula proporcionadora da F100
Total 3 válvulas no circuito sem contar a válvula proporcionadora

Embreagem Hidraulica:
Por acaso você conhece algum cilindro inferior com a haste maior? Ou na sua opinião o melhor será no aumento da haste deste cilindro inferior que eu já tenho?
Posso tentar desenvolver algum suporte de fixação para esta finalidade e sendo assim posso comprar outro cilindro com a capacidade volumétrica superior ao da Hilux e com a haste já com outro dimensional.
Desta forma não seria melhor trocar o cilindro do 14B e o cilindro inferior da Hilux por outro conjunto com melhor desempenho? Só não tenho idéia de qual carro/caminhão utilizar. Dicas serão muito valiosas neste momento.

Abraços,

Rubens

guilhermeabreu
20/08/2011, 19:41
[QUOTE=guilhermeabreu;1508685]

Amigo Dr. Guilherme,

Eu já comprei o cilindro mestre mais o Hidrovácuo da Blazer 2.8 TD em substituição ao sistema atual da Camper.
Desta forma terei uma saida para as rodas da frente e mais uma para as rodas traseiras.
Um daqueles canos serão eliminados para receber a nova configuração.
Por uma oportunidade acabei comprando uma válvula parecida com a da Sumitt e três válvulas 3/15 da S10 para ir testando e que pretendo colocar em série. Também comprei a válvula proporcionadora da F100. Todas as pinças e discos de freio são da Toyota Bandeirantes.
Assim o freio traseiro ficará da seguinte forma, por favor me avise se está correto:

Com a troca da tubulação de freio:
- cilindro mestre Blazer
- 1 válvula equalizadora exatamente na saída do cilindro mestre (3/15)
- 1 válvula equalizadora tipo SUMMIT (após 200 mm da primeira válvula)
- 1 válvula equalizadora (3/15) após 200 mm da válvula tipo Summit
- 1 válvula proporcionadora da F100
Total 3 válvulas no circuito sem contar a proporcionadora

Sem a troca da tubulação de freio:
- cilindro mestre Blazer
- 1 válvula equalizadora exatamente na saída do cilindro mestre (3/15)
- 1 válvula equalizadora tipo SUMMIT (após 200 mm da primeira válvula)
- 1 a válvula original da Camper conforme a foto monstrada
- 1 válvula proporcionadora da F100
Total 3 válvulas no circuito sem contar a válvula proporcionadora

Embreagem Hidraulica:
Por acaso você conhece algum cilindro inferior com a haste maior? Ou na sua opinião o melhor será no aumento da haste deste cilindro inferior que eu já tenho?
Posso tentar desenvolver algum suporte de fixação para esta finalidade e sendo assim posso comprar outro cilindro com a capacidade volumétrica superior ao da Hilux e com a haste já com outro dimensional.
Desta forma não seria melhor trocar o cilindro do 14B e o cilindro inferior da Hilux por outro conjunto com melhor desempenho? Só não tenho idéia de qual carro/caminhão utilizar. Dicas serão muito valiosas neste momento.

Abraços,

Rubens

RUB

Qto ao freio , as duas afirmativas estão corretas .

Qto a embreagem , a haste que sai da caixa é que tem de ser mais comprida e não a haste do cilindro inferior , o que fará a embreagem ficar mais leve ou mais pesada é o comprimento da haste que sai da caixa , qto mais curta mais pesada fica e qto mais comprida mais leve ficará o acionamento do pedal , o detalhe é que alí o espaço é muito pequeno e apertado , as vezes vc não consegue colocar um tamanho de haste que sai do cambio do tamanho que ficaria leve o pedal , aí tem que ficar com o tamanho que cabe no espaço e as vezes não é o ideal , no meu ENGESA o pedal da embreagem é um pouco pesado , eu já até me acostumei , mas minha esposa reclama que é pesado demais .

Não sei pq que minha perna esquerda é mais grossa do que a direita , rsrsrsrsrsrsrss .

rub
21/08/2011, 00:46
Amigo Dr. Guilherme,

Obrigado pela explicação.
Vou analisar a haste que fica no pedal de embreagem para saber se é possível aumentar ou reposicionar para um melhor aproveitamento.

Onde você comprou as conexões das válvulas equalizadoras do seu Engesa?
No munhão do Dana 30 tem um selo metálico que veda o rolamento inferior contra sujeiras, você sabe de que carro é este selo?

Abraços,

Rubens


,

guilhermeabreu
21/08/2011, 01:02
Amigo Dr. Guilherme,

Obrigado pela explicação.
Vou analisar a haste que fica no pedal de embreagem para saber se é possível aumentar ou reposicionar para um melhor aproveitamento.

Onde você comprou as conexões das válvulas equalizadoras do seu Engesa?
No munhão do Dana 30 tem um selo metálico que veda o rolamento inferior contra sujeiras, você sabe de que carro é este selo?

Abraços,

Rubens


,

RUB

Não tem conexões para as válvulas equalizadoras , é o próprio caninho do freio que acopla nas vávulas .

Existe 2 tipos de caninho de freio um que o final dele é uma bolinha e outro que no final dele é em forma de funil ( virola ) , vc terá que ver qual é o alojamento da válvula equalizadora , se ela é cônica ( abaulado para cima ) ou convexa ( abaulado para baixo ) . caso sua válvula tiver a sede com abaulado para baixo vc terá que usar o caninho com terminal de bolinha , se a válvula tiver a sede abaulado para cima vc terá que usar o caninho que tem no final um funil ( virola ) , NÃO EXISTE CONEXÃO PARA ÍSTO , é só ver qual é a sede da valvulae comprar o caninho que se encaixa correto .

Qto a pergunta do munhão , eu uso MANCAL DE MUNHÃO não é rolamento , mas esta pergunta eu passo , o ROGERIO deve te responder com exatidão . Fala aí ROGERIO .

Kim
21/08/2011, 08:46
Dr. Guilherme.

Discordo dessa vez.

Sim, há conexão!

Os canos de freio, são "macho", onde a rosca é externa.

A válvula, tem rosca "macho" (entrada) e "fêmea" (saída).

A conexão que nos referimos, tem os dos lados fêmea, serve para fazer a emenda de canos.

Então, a conexão, pode fazer a ligação entre o cano e válvula!

No fuzila, eu uso um "T" do fusca, que fuca na posição deitada "-l", onde na parte de cima, tem o interruptor da liz de freio, na lateral, a linha que vem do cilindro mestre, e o inferior, vai para as rodas.

Fiz isso, pois por questão de espaço, no cilindro tem somente a saída do fluído.

Abraços.

Kim.

rub
21/08/2011, 13:47
Amigo Kim,

Você está usando no seu Engesa o Dana 30?
Estou precisando comprar 2 capas dos rolamentos do pino-mestre que fica no munhão lado intermo. Esta capa de rolamento é parecido com selo de motor.

Você tem alguma idéia de que carro é?
O CJ5 usa munhão parecido com o da Camper?

Abraços,

Rubens

rub
21/08/2011, 14:01
Amigos Kim/Guilherme,

Segue anexo fotos da válvula equalizadora que estou adaptando.
Favor informar qual é o tipo de conexão que eu devo procurar.

Abraços e mais uma vez agradeço antecipadamente pela ajuda,

Rubens

guilhermeabreu
21/08/2011, 19:20
Amigos Kim/Guilherme,

Segue anexo fotos da válvula equalizadora que estou adaptando.
Favor informar qual é o tipo de conexão que eu devo procurar.

Abraços e mais uma vez agradeço antecipadamente pela ajuda,

Rubens

RUB E KIM

Pois é !!!!!!!!!!!! A válvula que coloquei é como esta , o lado que tem a rosca macho enrosquei/parafusei no cilindro mestre , o lado que tem a rosca femea enrosquei o caninho do freio que pela foto este caninho de freio teria que ter a extremidade em bola e não em virola para encaixar na depressão que tem dentro da rosca femea , como coloquei mais válvulas em série , usei o caninho mais curto que tinha e logo a seguir enrosquei a outra válvula equalizadora e usei outro caninho curto e por fim a 3ª válvula equalizadora , logo não comprei nenhuma conexão pq estes caninhos curtos já vem com as conexões em suas extremidades de um lado com rosca macho e do outro com rosca femea , vc só tem que comprar estes caninhos curtos com a mesma rosca das válvulas .

KIM talvez no seu caso tenha precisado de usar conexões em separado , mas no meu caso , não comprei nenhuma conexão em separado pq comprei os caninhos curtos com as conexões .

Qdo vc tem que usar o caninho de freio com a terminação em bola , não tem como vc fazer este caninho usando conexões pq não tem como fazer a terminação do cano de freio com esta terminação , qdo vc pode usar a terminação do cano de freio em virola vc pode comprar a conexão e fazer a virola com a ferramenta de fazer a virola .

Não sei se me fiz entender , pois sei que existe estas conexões e como ele esta fazendo o sistema de freio igual ao meu , foi por ísto que falei que não precisei de usar conexões em separado para fazer as ligações dos canos com as válvulas equalizadoras .

ABRAÇOS

rub
21/08/2011, 20:20
Amigo Dr. Guilherme,

Mais uma dúvida ainda em relação aos freios.
Como você sabe estou clonando o sistema do freio do Coração Valente para a minha Camper.
Hoje fui instalar o disco de freio da Band no cubo da Camper (que é igual ao cubo do Engesa), e após instalar o disco fiquei preocupado pois o prissioneiro ficou curto em relação ao sistema original da Camper.

Por acaso você substituiu os prissineiros das rodas dianteiras do seu Engesa?

Abraços,

Rubens

guilhermeabreu
21/08/2011, 22:24
Amigo Dr. Guilherme,

Mais uma dúvida ainda em relação aos freios.
Como você sabe estou clonando o sistema do freio do Coração Valente para a minha Camper.
Hoje fui instalar o disco de freio da Band no cubo da Camper (que é igual ao cubo do Engesa), e após instalar o disco fiquei preocupado pois o prissioneiro ficou curto em relação ao sistema original da Camper.

Por acaso você substituiu os prissineiros das rodas dianteiras do seu Engesa?

Abraços,

Rubens

RUB

Sim , substituí por prisioneiros mais compridos , na hora de falar a gente esquece destes pequenos detalhes , mas fica OK , vai fundo que o caminho é este mesmo .

No meu caso foi confeccionado aqui mesmo a chapa/flange de adaptação para a fixação da pinça da BAND , mas hoje já vende pronta esta chapa na ROTA , vc comprou lá ou vai fazer como eu fiz ??????

Kim
21/08/2011, 22:59
Rub!

Tem que comprar na rota esses guarda pó dos rolamentos de munhão.

Cada munhão vão 3 guarda pó e uma tampa.

Aproveita e coloca mancais no lugar dos rolamentos, fica excelente.

Eu uso D44, no eixo engesa!

Abraços.

Kim.

rub
22/08/2011, 19:39
RUB

Sim , substituí por prisioneiros mais compridos , na hora de falar a gente esquece destes pequenos detalhes , mas fica OK , vai fundo que o caminho é este mesmo .

No meu caso foi confeccionado aqui mesmo a chapa/flange de adaptação para a fixação da pinça da BAND , mas hoje já vende pronta esta chapa na ROTA , vc comprou lá ou vai fazer como eu fiz ??????

Amigo, Dr.Guilherme,

Você lembra qual foi o prisioneiro (de que carro) que você utilizou no lugar dos prisioneiros originais do Engesa?
Sim, comprei na Rota o suporte da pinça.

Abraços,

Rubens

Kim
22/08/2011, 19:41
D20 longo!

O engesa/Camper usa da D10.

rub
22/08/2011, 19:46
Rub!

Tem que comprar na rota esses guarda pó dos rolamentos de munhão.

Cada munhão vão 3 guarda pó e uma tampa.

Aproveita e coloca mancais no lugar dos rolamentos, fica excelente.

Eu uso D44, no eixo engesa!

Abraços.

Kim.


Kim, boa noite!

Vou entrar em contato com a Rota 4x4 para comprar os 3 guarda pó e a tampa.
Agora em relação aos mancais, fui informado que ele poderá danificar os semis eixos.... Isto é verdade?
Gostaria se possível de uma ajuda técnica neste assunto pois poderei já fazer a susbstituição por estes mancais porque está fácil fazer a inclusão deste item agora.

Obrigado e fico no aguardo,

Rubens

rub
22/08/2011, 19:48
D20 longo!

O engesa/Camper usa da D10.

Kim, o prisioneiro da D20 longo é da roda dianteira?
Você sabe quantos milimetros ele tem?

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Rubens

Kim
22/08/2011, 19:58
Rub!

Não sei informar o quanto é maior, mais é só pedir o prisioneiro de roda grande da D20, não haverá necessidade de troca das porcas.

Ficam perfeitos!

Sobre o mancal, não danifica nada, pois as medidas são as mesmas do rolamento.

Pode ir tranqüilo!

Rota do 4X4 Comrcio de Veculos (http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=148)

Esse é da parte inferior
Rota do 4X4 Comrcio de Veculos (http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=87)

Guarda pó, vão 3 por lado.
http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=84

Abraços.

Kim.

rub
22/08/2011, 20:08
Kim,

Como sempre ajudando os amigos! Obrigado por mais esse grande favor!

Mancais

Você que já fez a instalação destes mancais, você poderia informar como que eu faço a instalação deles?
Ex. Qual é a ordem de montagem tendo em vista que parece que vai uma arruela (vide foto no site da Rota)?

Qual é o torque de aperto deste mancais? Eu vi em algum post que era de 2 kg = 20 N.m. Esta certo?

Abraços,

Rubens

Kim
22/08/2011, 20:53
Rub!

Olha o arquivo em anexo!

Tem o passo-a-passo de como fazer.

Os 2kg, é o peso para movimentar o munhão como se fosse o exterso.

Para os mancais, a leitura é como se fosse o rolamento.

Abraços.

Kim.

rub
22/08/2011, 21:13
Kim,

Só tenho que te agradecer.
Agora é só comprar estes itens e terminar a montagem do Dana 30. Amanhã vou ligar para a Rota e comprar estes itens.

Abraços,

Rubens

Kim
22/08/2011, 21:15
Rub!

Me manda um e1/2, para eu te enviar um material que tenho.
kimcavazin@hotmail.com

Att.

Kim.

rub
22/08/2011, 21:31
e-mail encaminhado!

Abs,

Rubens

Kim
22/08/2011, 22:32
Já ví, adicionei e, respondi!

rub
22/08/2011, 22:47
Já ví, adicionei e, respondi!

Obrigado recebido.

Abraços,

Rubens

guilhermeabreu
23/08/2011, 00:25
RUB

Cheguei agora e estou meio maluco aqui , tenho a impressão que estou lendo o CAVESO escrever e fazendo estas perguntas , mas me certifiquei que o tópico é seu mesmo .

Qdo vc pergunta qual a medida do prisioneiro longo da D-20 , PÔ!!!!!!!!!!!!!!!! o KIM falou que é só vc comprar os prisioneiros longos da D-20 e colocar que fica resolvido e PRONTO , VC VAI QUERER SABER O TAMANHO DO PRISIONEIRO ???????????????????????????? Esta parecendo com o CAVESO .


BRINCADEIRA AMIGO , É SÓ PRA DESCONTRAÍR MESMO , DESCULPE CAVESO PELAS BRINCADEIRAS .

Mas é por aí RUB , é melhor perguntar mil x do que fazer errado , estamos aqui para ajudar no que for possível , e tenho certeza que o KIM pensa da mesma forma .

ABRAÇÃO e boa sorte na sua empreitada que vai ficar muito bom como esta fazendo .

Fabio Teloken
23/08/2011, 12:50
Iai pessoal....estou acompanhando a "discussão"e anotando as receitas de cada um aqui. Hoje vim postar umas fotos que tirei agora pouco.

Estou na fase de desmontar... é muito facil e rapido né?!! quero ver juntar tudo depois e colocar pra funcionar rsrsrs.... Mas uma coisa eu até sabia que pesava bastante, mas fui descobrir que pesa mais do que imaginava, a carroceria da camper é mais da metade do peso dela eu acho rsrsrs.... ontem a noite sob o farol de dois carros eu e mais 4 amigos tiramos ela e separamos chassi de lado... proximo passo deixar o chassi liso no jato de areia (proibido mas ainda acha alguns por aqui), e dar um trato no motor, cambio e embreagem... enfim, proximos 1500 passos pela frente. Ai algumas fotos...

308638308639308640308641

rub
23/08/2011, 20:31
RUB

Cheguei agora e estou meio maluco aqui , tenho a impressão que estou lendo o CAVESO escrever e fazendo estas perguntas , mas me certifiquei que o tópico é seu mesmo .

Qdo vc pergunta qual a medida do prisioneiro longo da D-20 , PÔ!!!!!!!!!!!!!!!! o KIM falou que é só vc comprar os prisioneiros longos da D-20 e colocar que fica resolvido e PRONTO , VC VAI QUERER SABER O TAMANHO DO PRISIONEIRO ???????????????????????????? Esta parecendo com o CAVESO .


BRINCADEIRA AMIGO , É SÓ PRA DESCONTRAÍR MESMO , DESCULPE CAVESO PELAS BRINCADEIRAS .

Mas é por aí RUB , é melhor perguntar mil x do que fazer errado , estamos aqui para ajudar no que for possível , e tenho certeza que o KIM pensa da mesma forma .

ABRAÇÃO e boa sorte na sua empreitada que vai ficar muito bom como esta fazendo .

Amigo Dr. Guilherme,

Não estou encontrando os prisioneiros da D20, em contrapartida comecei a verificar a possibilidade de usar os da Bandeirantes e gostaria da opinião dos amigos para saber se devo ou não usar estes pisioneiros. Segue abaixo os dimensionais deles para uma possível ajuda:

Tamanho dos prisioneios de extremidade a extremidade

Band = 51 mm
Camper = 43 mm

Diametro da cabeça do prisioneiro

Band = 19 mm
Camper 20 mm

Esse um milimetro a menos que o da Band tem poderá quebrar o cubo da Camper no dia a dia de uso?

Já o diametro do prisioneiro bem como o passo da rosca são iguais.

Abraços,

Rubens

Kim
23/08/2011, 21:03
Rub!

Pelo meu conhecimento, não tem como usar o da band...

Esse mm a menos, não quebra, mais criará folga, que inviabilizará o uso dos cubos posteriormente.

A folga se dará, pela aplicação do torque do motor, indo para frente e para traz.

Não ocorrerá rapidamente, será lentamente, quando menos esperara, poderá sofrer um grave acidente.

Eu, em particular, coloquei mais grosso, da F1000, pois os cubos da ensimec usam estes, e as porcas ficariam diferentes nos eixos, então padronizei, refurando os cubos dianteiros.

Mais... (sempre tem um mais)

A parte estriada é longa em relação aos da engesa.
https://lh4.googleusercontent.com/-xDOxA8AiRZ4/TJwKjtch5SI/AAAAAAAAGp4/XtcxQB0Huyk/s800/17092010%252528007%252529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-r5-WOU4hxtE/TJwKs8MeqOI/AAAAAAAAGqE/_v7iVwSAsrI/s800/17092010%252528010%252529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-SnVOaQs5vuo/TJwKtHc5k6I/AAAAAAAAGqI/jULBPuP-0cw/s800/17092010%252528011%252529.jpg

Então, peguei duas campanas de velhas de D20, mandei retirar o centro, e fiz um espaçador.

Ficou excelente!!!

Abraços.

Kim.

Kim
23/08/2011, 21:29
Opa Fabio Teloken!

Bem vindo!!

Precisando, é só chamar!!!

Aproveite o tópico.

Abraços.

Kim.

rub
23/08/2011, 21:47
Kim, boa noite!

Eu encontrei o da D20 no Mercado Livre.

Antes de comprar, você poderia olhar este site para saber se é este mesmo?
Parafuso Roda Prisioneiro Estojo A10 C10 D10 Chevrolet - R$ 5,20 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191902687-parafuso-roda-prisioneiro-estojo-a10-c10-d10-chevrolet-_JM)

Obs.: Se eu comprar os prisioneiros da F1000, vou precisar do espaçador ou o próprio disco da Band já faz o papel de espaçador para evitar que a porca chegue até a parte não rosqueada do prisioneiro?

Você teve que alargar o alojamento do cubo onde fica a cabeça do prisioneiro do Engesa para permitir a montagem do prisioneiro da F1000 ou foi somente alargar o furo por onde vai passar o prisioneiro?

Abraços,

Rubens

Loras
23/08/2011, 22:45
Bela Camper! Gostei do projeto.

Sugiro que converse com o Rodrigo Ciboto sobre a melhor relação. Ele tem várias Campers rodando com esse configuração e com certeza consegue lhe ajudar.

Minhas considerações pessoais:

Pneu 38 é muito para o entre-eixos da Camper. A caixa de direção não aguenta... entre outros problemas já citados.

Pneus 38 são "demais" para eixos Dana 44 sem reforço de semi-eixo, homocinética, etc.

Pneus 38 deixam o freio original péssimo.

O eixo traseiro é desalinhado na caixa de roda. Fica "esquisita". Vai precisar recortar os paralamas sim... ou instalar body lift. Meu limite para calços de carroceria é 2pol. Nesse caso, a não ser que limite o curso da suspensão para cima com batentes mais longos, vai faltar altura.

Mas enfim... se esse é seu objetivo, vai com tudo!!! Eu limitaria nos 35pol e teria um conjunto mais equilibrado. Assim como fiz.

Abraço,

Kim
24/08/2011, 07:20
Opa Loras!!!

Que bom que apareceu por aqui, seus aconselhamentos sempre serão bem vindos!!!

E sua Camper, como está o andamento do projeto, faz tempo que não posta nada, fica cuidando "do lojinha" ...rsrsrsrs


Kim, boa noite!

Eu encontrei o da D20 no Mercado Livre.

Antes de comprar, você poderia olhar este site para saber se é este mesmo?
Parafuso Roda Prisioneiro Estojo A10 C10 D10 Chevrolet - R$ 5,20 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191902687-parafuso-roda-prisioneiro-estojo-a10-c10-d10-chevrolet-_JM)

Obs.: Se eu comprar os prisioneiros da F1000, vou precisar do espaçador ou o próprio disco da Band já faz o papel de espaçador para evitar que a porca chegue até a parte não rosqueada do prisioneiro?

Você teve que alargar o alojamento do cubo onde fica a cabeça do prisioneiro do Engesa para permitir a montagem do prisioneiro da F1000 ou foi somente alargar o furo por onde vai passar o prisioneiro?

Abraços,

Rubens

Rub!

Esses são da D10, mais parece que já perguntou lá, certo?
O que precisa é da D20, mais...

Se colocar o disco pela frente do cubo, ele já faz o serviço de alargador, pois é necessário somente 0,5mm de espaçador..

Para colocar os prisioneiros da F1000, é nescesário reabrir o alojamento dos prisioneiros (furo), pouca coisa, mais precisa.

Na parte traseira, tive que reabrir as campanas, pois elas ficam "atraz" do cubo, para verificar o freio, tenho que retirar o cubo.

Olhe com calma esse álbum:
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/BloqueioMacrotorqueSemiEixoFlutuanteEnsimecBloquei oKaiserDiatEEixoDET

Abraços.

Kim.

Loras
24/08/2011, 16:42
Boas Kim!

A reforma da Camper vai caminhando a passos de tartaruga. Estou trabalhando muito... mudando de casa... e até mesmo a lojinha está sem a dedicação necessária. Agora falta pouco para o motor funcionar. Já consegui todas as flanges necessárias para a tubulação do intercooler. Falta apenas algum tempo no torno e dois tubos de inox.

Em breve boas novas!!!

Abração,

rub
26/08/2011, 21:27
Amigos Kim/Guilherme,

Hoje pela minha infelicidade, quem estava me ajudando a trocar os prisioneiros acabou quebrando um cubo dianteiro da Camper.

Vocês poderiam informar de que carro é este cubo da Camper?

Desde a agradeço pela ajuda,

Rubens

Kim
26/08/2011, 21:36
??????????????????????????????

Como conseguiu????

Cara, esse cubo é engesa mesmo, somente Rota4x4!

Ou achar alguém que tenho um eixo parado, que substituiu por band ou F75!

rub
26/08/2011, 21:50
Amigo Kim, agora estou com um grande problema....

O rapaz foi colocar o prisioneiro da D20 e no ultimo prisioneiro ele forçou um pouco mais e o cubo trincou....
Agora sé é Engesa, não sei o que fazer.
Vou ligar para a Rota na segunda feira porque amanhã eles não abrem e verificar se eles tem.

Caso contrário vou ter que comprar o kit SHD da Ensimec com o rolamento selado da Iveco.

Obs.: Vou abrir um tópico procurando o cubo da roda Engesa/Camper.

Abraços e obrigado,

Rubens

Kim
26/08/2011, 21:54
Sei que vao me crucificar mais deixarei minha opinião.
As peças engesa não são de ferro fundido, portanto, passíveis de solda sem destemperar, ou quebrar na solda.
Procura um bom torneiro, escareia bem, solda, em ambos os lados.
Isso, se foi a aba, onde vão os prosioneiros!

rub
26/08/2011, 22:01
Exatamente na aba onde vão os prisioneiros.

rub
27/08/2011, 19:19
Amigos,

Cubo da roda dianteira da Camper encontrado!
Problema resolvido!

Abraços e obrigado pela ajuda,

Rubens

Kim
29/08/2011, 09:47
Rub!

Sobre o freio, havia dito sobre fotos, segue as mesmas.

Por falta de espaço, não coloquei a válvula equalizadora junto ao cilindro mestre, mais tive que fazer um adaptador de rosca, pois o CM tem um diâmetro bem maior que a linha engesa.
https://lh3.googleusercontent.com/-TmgU1F02GKA/TluFhNXvj1I/AAAAAAAAIyU/qWVfdbrKdHc/s800/29082011574.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-W7EJtlCTbxM/TluFntUAbeI/AAAAAAAAIyY/rX2OoxD7sPY/s800/29082011575.jpg

Na foto a seguir, pode notar duas tubulações, a que desce, é o dianteiro, a que vira para a direita, vai para um "T", onde liga a cebolinha da luz de freio e a válvula equalizadora.
https://lh6.googleusercontent.com/-W7EJtlCTbxM/TluFntUAbeI/AAAAAAAAIyY/rX2OoxD7sPY/s800/29082011575.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-LcgPs7YJVVU/TluFsP-mt0I/AAAAAAAAIyg/4Ua60sS0HWM/s800/29082011577.jpg

A linha dianteira
https://lh6.googleusercontent.com/-ga0O0_BjX-4/TluFyCO-GOI/AAAAAAAAIyk/2cHg8s1q3ps/s800/29082011578.jpg

A válvula proporcionadora, presa ao suporte do flexível traseiro; Não é simples sua colocação, pois os diâmetros batem, mais o fio de rosca é diferente.
Eu optei por refazer a rosca do tubo, pois tinha a fêmea fácil no momento.
https://lh3.googleusercontent.com/-4Jcw5sqIbtM/TWbrbNIM9bI/AAAAAAAAH9Y/UikWUBZj7vM/s800/24022011506.jpg

A válvula proporcionadora, tem duas roscas fêmea, o tubo rosca macho, e o flexível rosca fêmea.
Para colocar o flexível, fiz um nipple, que rosqueou na válvula e no flexível.

Para mais fotos:
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/FreioEFreioDeEstacionamento#

Fabio Teloken
03/09/2011, 18:06
Senhores,

Estou com algumas duvidas.


1 - Qual o flutuante me indicam para colocar na Camper, uma vez que vou deixa-la com o freio a tambor original?
2 - Ouvi dizer que a instalaçao do flutuante alarga em alguns cm o eixo traseiro? Confere? Pra mim seria ideal, pois uso eixo da f-75 na frente.
3 - Pelo fato dos pneus 38'' vou colocar as molas da rota... e os amortecedores oque indicam?... o conjunto da rota ja vem com amortecedores, se alguem tem ou conhece oque me dizem!

Obrigado...

Kim
03/09/2011, 18:24
Opa Fábio!

Uso flutuante no meu engesa, e ambos compartilham a tecnologia de fabricação, portanto arrisco uns pitacos.

1 e 2 -A instalação do flutuante com freio a tambor é possível, mais tem que avisar ao fabricante, pois tenho a leve impressão que há uma diferença na profundidade de assento entre a campana e o disco, quando eu fiz a compra, avisei que era para freio a tambor, a instalação foi tranqüila, não é bem p&p, mais tranqüila!
Realmente, deixa mais largo, mais é algo quase que imperseptível, chuto uns 4cm no total!
https://lh3.googleusercontent.com/-U8PK5ayYAaY/TGC3F_D_9EI/AAAAAAAAGkI/MtB5kpiihdQ/s800/SAM_1304.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/--yGLzk6lYb0/TGC3eNZzLZI/AAAAAAAAGkc/sFkuJ-xwALI/s800/SAM_1308.JPG

3 - O conjunto da rota não vem com amortecedor.
Quer um excelente e barato??
Amortecedor do caminhão M.B. 1113 ou 1313, fica muito bom, sem contar o curso que tem.

Fotos:
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/BloqueioMacrotorqueSemiEixoFlutuanteEnsimecBloquei oKaiserDiatEEixoDET

Abraços.

Kim.

Loras
03/09/2011, 18:46
Já que...

Vai instalar flutuante, por que não instalar freios a disco na traseira?

Abs.

Fabio Teloken
03/09/2011, 20:52
Loras,

Pensei nisso, mas pelo que andei lendo e vendo, os freios a disco traseiros que prestam de verdade não tem freio de mão, os que tem freio de mão acabam a pastilha muito rapido... então decidi continuar com o velho freio a tambor, freia bem e não da tanta manutenção, basta uma regulagem de vez enquanto e pronto. Fica sem freio por um tempo se passar na agua, mas isso é tranquilo.
Me corrija se falei alguma besteira, mas a idéia que acabei formando lendo e vendo as adaptaçoes por ai foi essa... aceito sugestões e criticas.

Kim, qual a marca do flutuante que esta usando!?.... a minha maior duvida é quanto a marca e qualidade.

Abraço

Kim
03/09/2011, 21:40
Olha!
https://lh3.googleusercontent.com/-glYLuu5f0jg/S9jC4wVrdfI/AAAAAAAAFX0/s-ZInxjtnDM/s800/SAM_0353.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-3ocIXZjO_H4/S9jC4vVe4QI/AAAAAAAAFXs/fjgkAw8JPXk/s800/SAM_0351.JPG

Fabio Teloken
03/09/2011, 22:01
Valeu Kim!!!!

Fabio Teloken
03/09/2011, 22:07
KIM...

Desculpa a perturbação.... mas vendo suas fotos vi que tem bloqueio na dianteira!!! Perguntei a um mecanico aqui da minha cidade sobre colocar na dianteira da Camper, ele disse que possivelmente com pneus 38 o bloqueio nao aguentaria, pois os pneus sao grandes e pesados d+!!!!! O que me diz disso?... ja usou alguma vez de forma bruta?!!! Vontade de colocar eu tinha até me dizerem isso. Iai oque me diz?!

Kim
03/09/2011, 22:15
O bloqueio é muito bom!
Uso um Kaiser.

Mais...

Pode esquecer os semi eixos...

Já se foram 2 e as duas cruzetas de munhão.

Estou partindo para homo de toy, com uns semi reforçados, parafraseando o MaGao, terei que ENSIMECAR a dianteira também!!!!

Com o bloqueio na frente, fica muito bom!!!!!

Mais nem pense em usar no asfalto, o veículo não faz curva!!!

Abraços.

Kim.

Loras
03/09/2011, 22:26
Loras,

Pensei nisso, mas pelo que andei lendo e vendo, os freios a disco traseiros que prestam de verdade não tem freio de mão, os que tem freio de mão acabam a pastilha muito rapido... então decidi continuar com o velho freio a tambor, freia bem e não da tanta manutenção, basta uma regulagem de vez enquanto e pronto. Fica sem freio por um tempo se passar na agua, mas isso é tranquilo.
Me corrija se falei alguma besteira, mas a idéia que acabei formando lendo e vendo as adaptaçoes por ai foi essa... aceito sugestões e criticas.

Kim, qual a marca do flutuante que esta usando!?.... a minha maior duvida é quanto a marca e qualidade.

Abraço

Fabio,

Uma opção é optar por instalar um freio no cardã traseiro, na saída da caixa de transferência.

Assim consegue usar até mesmo as pinças originais atrás.

Pessoalmente prefiro o freio a disco pela facilidade de manutenção. Trocar pastilha é bem mais simples que rebitar lonas IMHO.

Na dianteira instale o conjunto da Band e pronto. Cilindro mestre de Blazer e ficará ótimo! Temos várias experiências positivas com essa configuração no Clube da Camper.

Sobre os flutuantes. Você tem três opções: Enfer, Ensimec, Total Tork.

Sugiro que pesquise e converse "a fundo" com os fornecedores antes de escolher. Não tenho dados mais objetivos para acrescentar pois meu eixo traseiro é flutuante de fábrica (eixo Troller 6 furos).

Como o Kim disse, planeje trocar semi-eixos, homocinéticas, relação C&P... pneus 38 exigem um Dana 44 parrudo. E ainda assim o risco de quebra é alto.

Seu mecânicao está errado. Se instalar um bom bloqueio (ex. ARB, Eaton, entre outros) será a última peça a quebrar no seu diferencial. Eu prefiro bloqueios on/off, quando desligados tenho um diferencial original - aberto.

Abraço,

Fabio Teloken
04/09/2011, 14:43
É turma... confesso que estou ficando com medo de investir 6.000,00 em pneus colocando 38" ...prometi pra mim que quando fizesse a reforma que estou fazendo nela teria pneus 38, mas to achando que vou é arrumar dor de cabeça posteriormente, ja to quase achando que 35" vai ser meu limite.

Loras, na frente meu eixo é de f-75 e esta com pinças da kombi...estava pensando em deixar este mesmo. E quanto ao freio de mão no cardã, meu cambio é da hilux 3.0, essa adaptação seria facil de fazer?...

EStou na reta pra finalizar o chassi e posicionamento de motor e cambio, proximo passo vão ser os eixos, freios, relaçao (vou colocar 9x44)... preciso achar essa "receita" aqui com vocês que entende da coisa.

Valeu

Rodrigo Ielpo Bastos
04/09/2011, 15:56
Fabio com pinças de kombi na frente nao aconselho mais que 31, na minha camper pus pinça de S10 com disco de D20 na frente e na trazeira estou com tambor e algumas valvulas, depois de anos freiando parou derrepente de freiar. eu ate estava pensando em colocar disco na trazeira mas apos uma revisao geral vi que um tambor trincou e um cilindro de roda estava todo ferrado. trocamos tudo e ficou otimo de novo freia muito melhor que carro novo. a unica coisa que nao consigo acertar é que se ficar com o pe no freio ele vai descendo lentamente, mas nao vaza oleo, nao sei o que é isso.


Rodrigo Bastos

Loras
04/09/2011, 18:07
A adaptação do freio de mão no cardã é relativamente simples. Disco + suporte + pinça + acionamento.

Precisa ficar bem centrado para não desbalancear o conjunto. Um bom torneiro com paciência resolve.

Na Camper precisará abaixar o power train ou elevar a carroceria com calços. Não há espaço para o disco originalmente.

Se preferir, procure o Berga aqui no fórum.

Ele já vende kits completos...

Conversa com o Rodrigo Ciboto (Clube da Camper - O nosso ponto de encontro (http://www.camper.com.br)). Vai ajudar bastante.

Colocar pneus 38 é viável sim! Mas para ficar confiável vai bastante $.

Eu rodei algumas semanas com pneus 35 no conjunto gasolina. O freio foi o item que mais me incomodou.

Senti muita diferença dos 33.

Abraço,

Loras
04/09/2011, 18:10
Aqui tem mais info: Forum gratis : Clube da Camper (http://camper.forumeiros.com/)

Abs.

Fabio Teloken
04/09/2011, 20:40
Então, acabo de voltar do meu mecanico e estavamos conversando sobre os pneus 38 e durabilidade do conjunto.... eu não quero abrir mao dos 38, e como disse nosso amigo Kim vou ter que ''ensimecar" o eixo dianteiro pra tentar ter um conjunto melhor, com flutuante no traseiro o que recomendariam pro dianteiro (f-75) ? homocinéticas?... cubo completo deles? ... mancais.... manga de eixo de aço?.... oque seria um bom conjunto pra dianteira? minha relação será 4,88 ...

Kim
04/09/2011, 22:13
Fábio!

Não querendo puxar sardinha para a empresa, mais sei que a ensimec tem um sistema reforçado para o eixo de f75, com homo de band e semis reforçados, sem ter que alterar os cubos.

Mais.verifique com as outras empresas.

abraços reforçados.

Kim.

Fabio Teloken
14/09/2011, 22:28
Iai pessoal... depois de mais uns dias sumidos voltei... com trocentas duvidas pra variar...

Hoje busquei o chassi, os braços, suporte e eixos do jato de areia... ficou muito bom o resultado... mais umas soldas e lixas para posicionar motor e cambio e ta pronto pro fundo e pintura.
Pois bem.... chegou a hora de decidir e comprar o restante do conjunto e montar o quebra cabeça....em uma pesquisa pela cidade com os jeepeiros, me indicaram o flutuante da total tork... oque acham? alguem conhece ou usa?

Quanto ao freio de mão.... me indicaram colocar freio hidraulico, nao serve bem como um freio de mao, mas de emergencia... porem como nao pretendo usa-lo como um freio estacionario de verdade acho que vou aderir a ideia... O que acham?

E quanto ao conjunto de freio... um amigo e mecanico me passou a seguinte "receita" ... ja que vai ter freio hidraulico.... pra colocar sem medo nas 4 rodas freio a disco com pinças da kombi, que são baratas e em conjunto com servo do troller vai ter freio suficiente... o que me dizem?....

Enfim, pra variar mtas duvidas ainda, mas essa semana serão resolvidas e farei as compras! ... mas pra não deixar tão simples assim venho até aqui para passar pelo conselho e diretoria!!

ai vai uma foto de como ficou chassi e o restante das peças.. 311727311728

guilhermeabreu
21/09/2011, 00:00
Iai pessoal... depois de mais uns dias sumidos voltei... com trocentas duvidas pra variar...

Hoje busquei o chassi, os braços, suporte e eixos do jato de areia... ficou muito bom o resultado... mais umas soldas e lixas para posicionar motor e cambio e ta pronto pro fundo e pintura.
Pois bem.... chegou a hora de decidir e comprar o restante do conjunto e montar o quebra cabeça....em uma pesquisa pela cidade com os jeepeiros, me indicaram o flutuante da total tork... oque acham? alguem conhece ou usa?

Quanto ao freio de mão.... me indicaram colocar freio hidraulico, nao serve bem como um freio de mao, mas de emergencia... porem como nao pretendo usa-lo como um freio estacionario de verdade acho que vou aderir a ideia... O que acham?

E quanto ao conjunto de freio... um amigo e mecanico me passou a seguinte "receita" ... ja que vai ter freio hidraulico.... pra colocar sem medo nas 4 rodas freio a disco com pinças da kombi, que são baratas e em conjunto com servo do troller vai ter freio suficiente... o que me dizem?....

Enfim, pra variar mtas duvidas ainda, mas essa semana serão resolvidas e farei as compras! ... mas pra não deixar tão simples assim venho até aqui para passar pelo conselho e diretoria!!

ai vai uma foto de como ficou chassi e o restante das peças.. 311727311728

FABIO TELOKEN

Ficou SHOW o serviço do chassi .

Agora : este mecanico =seu amigo É MUI AMIGO , sai fora de freio a disco nas 4 rodas de KOMBI , SAI FORA , ESTE CARA NÃO ENTENDE NADA DE FREIO , SAI FORA , TIRA DE CABEÇA , SAI FORA , experiencia minha própria e de tantos outros por aí , SAI FORA .

Este seu amigo mecanico só acertou em uma coisa : " VAI TER FREIO SUFICIENTE " , vai sim , VAI TER FREIO SUFICIENTE pra vc dar porradas nos outros e/ou vc sofrer acindentes por falta de freio , ainda mais com pneus 38" .

A KOMBI tem 1.000 kg

A CAMPER em 2.000 kg , não preciso dizer mais nada não é ???????

Fabio Teloken
22/09/2011, 12:28
Dr. Guilherme,

Já esta fora de cogitaçao as pinças da kombi nas 4.... decidi colocar da toyota na dianteira, e quem sabe se conseguir ai sim na traseira eu coloco a da kombi.... não resolvi nada sobre a traseira porque estou indeciso quanto ao flutuante.... cada um fala uma marca e puxa a sardinha pra um lado. Enfer, Ensimec ou Total tork?!!! Ta dificil saber em qual confiar mais.

Abraço

Fabio Teloken
25/09/2011, 21:04
Chegaram algumas peças já... ai vai umas fotos.

Quanto suspender a carroceria...acabei inventando meu próprio modelo, vi muitos na internet...cano de ferro, buchas rigidas e tantas outras....acabei inventando o meu modelo com coxins mesmo. Só o flutuante que ainda não decidi qual será...313249313250313251

Kim
25/09/2011, 21:27
Fabio!

Sobre os coxins de carroceria, terá que rever a fixação, pois terá uma diferença devido à inclinação.
https://lh4.googleusercontent.com/-a7MdxW6f1x0/S2rbs_3OrPI/AAAAAAAAEsM/dBqpMOD4sEE/s800/04022010%252528009%252529.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-mYylhhXf840/S2rbtO4wRII/AAAAAAAAEsU/Czc-efTm8B8/s800/04022010%252528011%252529.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-nXleQbboN5c/TK5YYmrn6vI/AAAAAAAAG38/cQvWOs8g4g4/s800/07102010%252528003%252529.jpg

Essa foi a modificação que fiz para assentar corretamente.

Abraços.

Kim.

Fabio Teloken
25/09/2011, 23:20
éé kim.... depois que soldamos pensei nisso....agora ja esta soldado as bases.... quando for descer a carroceria vou ver oque faço... não vai ser facil eu acho...

Leonardo Raffi
08/08/2016, 20:31
e ai... como que ficou a reforma....