PDA

Ver Versão Completa : Automático ou Manual

Leonardo Atanes
17/08/2011, 11:24
Vou comprar um Sidekick, mais etou com uma duvida, uso na cidade mais devez em quando faço uma pescaria e o carro anda na areia, nada muito pesado, mais alguns areals chatos de passar, ai veio a duvida será que um altomático anda bem na areia ou o melhor é o manual, pois eu queria pegar um At mais vai depender dque vcs falarem aqui ok, Obrigado a todos que me ajudarem Valeu....

Leonardo Atanes
19/08/2011, 01:55
Ninguem para me ajudar ?

Curumim
19/08/2011, 08:54
Leonardo,

Cada um tem uma experiência, mas a minha é de que câmbio automático na areia não é muito bom...

Regularmente, viajo a Mosqueiro, um balneário de água doce próximo a Belém, e, para chegar em casa, é necessário atravessar um areal de 200/300 metros. Dependendo da maré, a areia fica bastante pesada e solta.

Atualmente, tenho um GV 1.6 16v. Quando o comprei, ele era calçado com pneus Goodyear 235/70 R16. Agora, está com BF Goodrich AT 31"x10,5" R15. Com as medida originais, eu quase sempre ficava atolado: muito peso e pouca área de contato.

Como o câmbio é automático, se eu parasse (voluntária ou involuntariamente), não era possível "embalar" a viatura (levá-lo para trás e para a frente) até conseguir sair. Se cavasse um pouquinho, não tinha opção: ou acelerava de uma vez para a frente ou acelerava de uma vez para trás.

Com o câmbio manual do meu antigo Vitara, não tinha problema. Usava o acelerador e a embreagem até achar o "momentum" de pisar mais forte, esterçando a direção rapidamente para tentar fugir dos trilhos.

Portanto, contornei o problema do câmbio usando pneus maiores. Mas tudo tem um custo.

Visite o tópico "Câmbio auto... Impressões". Lá tem bastante coisa!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/29519-cambio-auto-impressoes-143.html

[]´s aguardando a opinião dos experts

nanito
19/08/2011, 10:07
Leonardo,

Cada um tem uma experiência, mas a minha é de que câmbio automático na areia não é muito bom...

Regularmente, viajo a Mosqueiro, um balneário de água doce próximo a Belém, e, para chegar em casa, é necessário atravessar um areal de 200/300 metros. Dependendo da maré, a areia fica bastante pesada e solta.

Atualmente, tenho um GV 1.6 16v. Quando o comprei, ele era calçado com pneus Goodyear 235/70 R16. Agora, está com BF Goodrich AT 31"x10,5" R15. Com as medida originais, eu quase sempre ficava atolado: muito peso e pouca área de contato.

Como o câmbio é automático, se eu parasse (voluntária ou involuntariamente), não era possível "embalar" a viatura (levá-lo para trás e para a frente) até conseguir sair. Se cavasse um pouquinho, não tinha opção: ou acelerava de uma vez para a frente ou acelerava de uma vez para trás.

Com o câmbio manual do meu antigo Vitara, não tinha problema. Usava o acelerador e a embreagem até achar o "momentum" de pisar mais forte, esterçando a direção rapidamente para tentar fugir dos trilhos.

Portanto, contornei o problema do câmbio usando pneus maiores. Mas tudo tem um custo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/29519-cambio-auto-impressoes-143.html

Cada um tem seu gosto. Já tive um vitara auto que usei eventualmente em trilhas e em areia, e posso dizer que o desempenho dele era muito bom. Na areia nunca tive problemas em subir dunas ou atravessar trechos de areia pesada e úmida. Na trilha é perfeito pra trechos com erosões. O único defeito dele pra trilha é que por ser um câmbio de 3 marchas apenas (vitara 8v) a relação da primeira marcha (L) é longa demais, o que dificulta o freio motor em uma descida íngreme e enlameada, mesmo com a reduzida acionada. Os pontos positivo sdo cambio auto é que não corre risco de colar a embreagem quando atravessar um alagado, por exemplo, e a robustez dele, aguenta qualquer tranco, difícil de estragar. O ponto negativo do auto é que quando estraga, estraga MESMO. São raros os casos onde se tem que trocar somente o ATF ou uma que outra peça, geralmente quando o câmbio apresenta algum defeito, ele já está todo detonado.

Sobre câmbio manual não tenho muito a dizer, pois ainda não aprontei nenhuma encrenca com meu vitara manual.

Grande abraço!

geraldo botelho
19/08/2011, 19:16
tem que saber usar o câmbio automático, NÃO é só colocar no "D" e acelerar

Leonardo Atanes
20/08/2011, 17:04
Vleu pelas Respostas gente, estou vendo uns Suzukis para a compra mais a maioria é Auto, e são os mais bonitos, porisso a duvida comprar ou não comprar automatico ? e geraldo me explica melhor isso de não é só usar na D e acelerar, pois para mim é, mais tem alguma outra opção ??? Valeu gente Obrigado

AlemãoRS
20/08/2011, 18:55
O que ele quer dizer é que o cambio é "automático", mas a "inteligência" continua sendo do motorista!

geraldo botelho
21/08/2011, 07:59
hehehehehe boa alemão. os câmbios automáticos vem com as seguintes marchas: P, R, N, D, 2, L. se vc colocar no "D" vc estará deixando o sistema louco, pois ele não vai saber se: qdo tu acelerar forte pra passar um atoleiro ele deverá ou não passar a segunda marcha. é isso. mais é muito bacana um câmbio automático. eu colocaria no meu CATITU SAMURAI.
DAQUI A POUCO APARECERÁ UM EXPERT PRA MELHORAR O QUE EU DISSE
vlw

Leonardo Atanes
23/08/2011, 01:03
Então para passar em um areial brabo qual devo colocar ? vlw

mairo
23/08/2011, 07:59
Cara, como falaram, depende de gosto mesmo, recentemente me desfiz de um vitara justamente por ser auto, não gostei nem um pouco, alem da relação das marchas ser mais longa (3 marchas contra 5 do manual) o sidekick é 4, os diferenciais são mais longos tbm, relação 8x37 contra 8x41 na manual, o que deixa o desempenho a desejar e muito, ainda tem o alto consumo comparado ao manual, se colocar pneus maiores, parece um v6, mas freado além do absurdo custo de manutenção, não aconselho cambio auto não!!!!!!!!

Giovanni Morano
23/08/2011, 13:35
Discordo... acho que são iguais... mas tecnicas são diferentes... o AT tbm é manual! principalmente na areia, relação D, 2 e L,(Onde acelerar, quando desacelerar) são indispensaveis para uma boa condução e por dificuldades...

Leonardo,

geraldo botelho
23/08/2011, 14:46
Discordo... acho que são iguais... mas tecnicas são diferentes... o AT tbm é manual! principalmente na areia, relação D, 2 e L,(Onde acelerar, quando desacelerar) são indispensaveis para uma boa condução e por dificuldades...

concordo contigo

nanito
23/08/2011, 16:56

Sim, qualquer um sabe que temos estas opções de troca de marchas no câmbio auto. D não se usa quase nunca em trilha, geralmente L pra atravessar areião pesado ou atoleiros e 2 pra embalar na subida de duna, de preferência com 4x4 Lo.

Concordo que câmbio auto é uma maravilha pra trilha, porém penso que o Vitara tem pouco motor pra câmbio auto. Só quem teve um sabe como a viatura é pesada nas arrancadas, tanto no on quanto no off road. Concordo com o Mairo, é um V6 com freio de mão puxado.

Quando dirigi pela primeira vez meu Vitara manual, parecia que estava dirigindo um 1.8, por causa da absurda diferença de agilidade na arrancada. E também no consumo de quase 10 km/L no manual contra média de 7 km/L no auto (nos dias de glória).

Adoro câmbio auto, mas num motor potente.

Abraços!

mairo
24/08/2011, 08:42
O nanito disse tudo, que eu queria dizer em uma única e feliz frase: "O cambio auto não é pro vitara"

Giovanni Morano
24/08/2011, 13:57
Sim, qualquer um sabe que temos estas opções de troca de marchas no câmbio auto. D não se usa quase nunca em trilha, geralmente L pra atravessar areião pesado ou atoleiros e 2 pra embalar na subida de duna, de preferência com 4x4 Lo.

Concordo que câmbio auto é uma maravilha pra trilha, porém penso que o Vitara tem pouco motor pra câmbio auto. Só quem teve um sabe como a viatura é pesada nas arrancadas, tanto no on quanto no off road. Concordo com o Mairo, é um V6 com freio de mão puxado.

Quando dirigi pela primeira vez meu Vitara manual, parecia que estava dirigindo um 1.8, por causa da absurda diferença de agilidade na arrancada. E também no consumo de quase 10 km/L no manual contra média de 7 km/L no auto (nos dias de glória).

Adoro câmbio auto, mas num motor potente.

Abraços!

Essa discussão é longa... Gosto dos automaticos pelo conforto! E no começo penei com as trilhas, por nao saber usar o AT... com o tempo conversando com quem sabe, vai percebendo que essa diferença é minima...é como jogar videogame pela primira vez, vc leva um tempo para se adaptar!

Nanito vc é o cara sabe d+ e ja me ajudou muito, mas vou ter que discordar que o Gv 2.016v, não tem motor...para o cambio... o motor é muito bom! e Sobe tudo, se ouver técnica, se realmente souber usar TODOS os artificios do AT, EX: passagens de marcha no meio de uma dunna, ligar o OVER DRIVE, e desligar na hora certa, USAR o POWER, o carro fica muito esportivo quando usa desse auxilio, relações principalmente 2 e L, e meu amigo se você souber usar o BLOQUEIO famoso L4x4... acho que nao tem so motor ou cambio, e sim um carro para situações adversas extremas...

Ponto fraco é o consumo! Infelizmente é ruim mesmo, principalmente em trilhas!

Nao estou comparando com um troller...mas nao faz feio!

roberson.rs
24/08/2011, 15:17
Ola Pesssoal!

Meu vitara é automatico, e discordo quando dizem que o Automatico não é pro Vitara, pois eu tinha uma resistencia muito grande a cambios automaticos.
vamos lá..

consumo: sabendo dirigir, não gasta muito, em estradas até 90kmh meu minha viatura faz 10km Litro. Em trilha, é economico. Fui para o Farol da Solidão de tramandai, pela beira da praia com condições muito ruim de areia e pra minha surpresa, média 9km/l.

Andei com alguns Vitaras manuais, e a relação custo/conformo, não vale a pena trocar um Auto por um Manual só para economizar 2km em um litro de combustivel, agora se é para outro fins, ai é algo particular.

mas voltando ao assunto, a questão de atolar na areia não esta relacionado a Câmbio, e se tiver relação, é muito pouco... tem que ver Pneu e Braço... cansei de ver Troller com pneus agressivos atolarem na areia..

abraços

Leonardo Atanes
29/08/2011, 00:42
O duvida Cruel !!!!
estou vendo que os dois são bons, porisso acho que vou de AT, mais tudo é oportunidade, não vou deixar de comprar um carro em ótimo estado só porque é manual, se estiver bonito vai manual mesmo, vlw galera Obrigado pela ajuda.

nanito
29/08/2011, 10:39
Essa discussão é longa... Gosto dos automaticos pelo conforto! E no começo penei com as trilhas, por nao saber usar o AT... com o tempo conversando com quem sabe, vai percebendo que essa diferença é minima...é como jogar videogame pela primira vez, vc leva um tempo para se adaptar!

Nanito vc é o cara sabe d+ e ja me ajudou muito, mas vou ter que discordar que o Gv 2.016v, não tem motor...para o cambio... o motor é muito bom! e Sobe tudo, se ouver técnica, se realmente souber usar TODOS os artificios do AT, EX: passagens de marcha no meio de uma dunna, ligar o OVER DRIVE, e desligar na hora certa, USAR o POWER, o carro fica muito esportivo quando usa desse auxilio, relações principalmente 2 e L, e meu amigo se você souber usar o BLOQUEIO famoso L4x4... acho que nao tem so motor ou cambio, e sim um carro para situações adversas extremas...

Ponto fraco é o consumo! Infelizmente é ruim mesmo, principalmente em trilhas!

Nao estou comparando com um troller...mas nao faz feio!

Giovanni, me interpretaste mal. No meu post eu estava me referindo aos Vitaras auto com motor 1.6.

No GV 2.0 nunca dirigi um auto, então não tenho competência pra julgar.

Grande abraço!

nanito
29/08/2011, 10:46
O duvida Cruel !!!!
estou vendo que os dois são bons, porisso acho que vou de AT, mais tudo é oportunidade, não vou deixar de comprar um carro em ótimo estado só porque é manual, se estiver bonito vai manual mesmo, vlw galera Obrigado pela ajuda.

Eu estava com esta dúvida antes de comprar meu primeiro Vitara. Pra mim tanto fazia se fosse manual ou auto, pois tava muito difícil achar um Vitara inteiro por aqui naquela época. O mais inteiro que achei era auto, então fiquei com ele.

Eu me desgostei com o câmbio auto por causa do alto custo da manutenção quando abri pra arrumar uma "coisinha", por causa do consumo elevado e principalmente pela curta relação da terceira marcha (80 km/h = 3000 rpm com pneu grande).

Agora, na trilha o câmbio auto é show! Zero preocupações no atoleiro ou na duna, dava a impressão que estava sempre na velocidade e marcha certa pra atravessar o obstáculo.

Grande abraço!

roberson.rs
29/08/2011, 11:23
Bá, pior..

ontem tava andando nas dunas la na frente de casa em Tramandai,,, o carro flutuava nas dunas. Ta sempre no ponto e no giro certo.. agora, 80km a 3000 rpm, isso não tem jeito mesmo.. hehehe.. o negocio é andar a 80 , no maximo 90.

BTMEC
29/08/2011, 21:32
Olá pessoal,

estou bastante inclinado a comprar um GV auto, mas estou com algumas dúvidas quanto ao funcionamento deste cambio.

Se eu estiver parado e NÃO QUISER sair em D, eu posso engatar no L, depois passar para o 2 e em seguida passar para o D gradualmente de acordo com a rotação?

Isso é possível? E qual a vantagem?

Obrigado.

mairo
30/08/2011, 08:48
é possivel sim, a unica vantagem que vejo é vc esticar mais as marchas

Giovanni Morano
30/08/2011, 14:31
Giovanni, me interpretaste mal. No meu post eu estava me referindo aos Vitaras auto com motor 1.6.

No GV 2.0 nunca dirigi um auto, então não tenho competência pra julgar.

Grande abraço!

Blz garoto! abraço e o, mais cedo ou mais tarde vou pergunta um monte de coisas, a vc! tem que aguentar!

Giovanni Morano
30/08/2011, 14:35
D - Cambio auto normal
2 - Primeiro e segunda ( esticadas)
L - So a primeira
Over drive - Reduz a marcha ( Mais usado em ultrapassagens)

No meu caso GV 2.0, posso passar a marcha da D para a 2 ou L em movimento sim... e faz a mesma função do manual, redução = ganho de força, mas vai depender da velocidade...

Olá pessoal,

estou bastante inclinado a comprar um GV auto, mas estou com algumas dúvidas quanto ao funcionamento deste cambio.

Se eu estiver parado e NÃO QUISER sair em D, eu posso engatar no L, depois passar para o 2 e em seguida passar para o D gradualmente de acordo com a rotação?

Isso é possível? E qual a vantagem?

Obrigado.

Leonardo Atanes
04/10/2011, 00:16
Vendo essas respostas, decidi comprar um Pajero io 2000, por ter um motor mais possante e mais desempenho, devo pegar a viatura essa semana, ela é AT e quando eu for na areia posto aqui para vcs a minha satisfação com a Viatura ok, Abraço a todos....