PDA

Ver Versão Completa : cherokee com coletor aranhado?

rogercj
15/08/2011, 18:50
Ola meus amigos jipeiros, acabei de comprar uma cherokee sport 98 e o antigo dono me disse que oescapamento estava furando, quando fui na loja de escape.... o cara me disse que o coletor da mesma não era original dela e que estava quebrado sendo o mesmo aranhado .... existe isso? qual coletor pode ser colocado no lugar ?

Rustão
15/08/2011, 22:19
Não entendi ???
Aranhado?

rogercj
15/08/2011, 22:39
O cara me disse: Esse coletor não é original dela pois ele é aranhado.... fiquei confuso por não entender

andretomasi
16/08/2011, 01:24
Aranhado ou coletor aranha = coletor dimensionado, feito sob medida com o mesmo comprimento de tubos pra minimizar contrapressão.

[ ]'s

Glaicon
16/08/2011, 07:07
Aranhado ou coletor aranha = coletor dimensionado, feito sob medida com o mesmo comprimento de tubos pra minimizar contrapressão.

[ ]'s
Ô André, tu és dono do Wikipédia?
Caramba, sabe tudo de Cherokee!:palmas:

GuTo_Cerulli
16/08/2011, 10:41

[ ]'s

Eu conheço isso como coletor dimensionado...Aranhado deve ser estudado no zoológico ou na loja da "Select", onde a galera se reune de quadrado pra se pegar...

Ai temos duas opções, pois o coletor original da XJ é em forma de tubos 6x2x1...Ou o antigo dono fez arte ai...O que é difícil, ou o cara da loja de escapamento "sabe tudo" o que está fazendo...

Abaixo segue a foto dos coletores, o que está "enferrujado" é o original, ou que está "zeradinho" é um dimensionado.:concordo:

[]'s

andretomasi
16/08/2011, 16:05
Ô André, tu és dono do Wikipédia?
Caramba, sabe tudo de Cherokee!:palmas:

Coletor dimensionado serve pra qualquer carro, não só Cherokee :D

Eu conheço isso como coletor dimensionado...Aranhado deve ser estudado no zoológico ou na loja da "Select", onde a galera se reune de quadrado pra se pegar...

Ai temos duas opções, pois o coletor original da XJ é em forma de tubos 6x2x1...Ou o antigo dono fez arte ai...O que é difícil, ou o cara da loja de escapamento "sabe tudo" o que está fazendo...

Abaixo segue a foto dos coletores, o que está "enferrujado" é o original, ou que está "zeradinho" é um dimensionado.:concordo:

[]'s

Não entendi a piada do primeiro parágrafo, mas chamar de coletor aranhado, ou coletor aranha ao invés de coletor dimensionado é mais comum do que pensas, principalmente entre o pessoal de preparação e que corre em autódromo.

Além disso, não vejo porque é difícil o cara ter feito um coletor dimensionado, não é nenhum mistério. E se o cara da loja trabalha com isso, provavelmente ele consegue reconhecer um coletor original de um dimensionado, pela solda/forja do mesmo.

[ ]'s

zanötto
16/08/2011, 20:03
Só aproveitando o gancho: alguém sabe, ou já fez algo do tipo 6 x 2 na cherokee ? Tipo aqueles dos opalas 6cc ? Têm alguma opinião à respeito ?
Abraços
CZ

GH
16/08/2011, 20:59
Só aproveitando o gancho: alguém sabe, ou já fez algo do tipo 6 x 2 na cherokee ? Tipo aqueles dos opalas 6cc ? Têm alguma opinião à respeito ?
Abraços
CZ

Zanotto,

Venho pensando nisso também...
No tempo dos Opalas, logo que a gente botava a mão no carro, levava para instalar o 6x2 dimensionado. O ganho de potência era notório. Bons preparadores estimavam em cerca de 10 hp a mais. Perdia-se um pouco do torque em baixa, mas pra quem andava sempre de cano cheio, blz.

Uma vez eu tava sem grana para o 6x2 porque recém tinha comprado o carro, uma Caravan 4.1 250-S 1982 linda demais.
Daí resolvi colocar um silencioso de Puma GTB, que tinha um ronco bacana também.
Só que ninguém tinha o tal silencioso p/venda...isso foi por volta de 1988.
Daí fui a uma oficina que mexia bastante em motores 6 cil e bingo: lá tinha uma GTB, que recém havia trocado o silencioso.
Peguei a sucata e levei ao surdineiro: surdina da C-20!!

Bom, voltando ao dimensionado: vi na net o da marca Simpson, esse do Guto é isso?

Se não tiver por aqui, sou capaz de ir no de C-20, mesmo :-)

andretomasi
16/08/2011, 21:00
Abraços
CZ

96 Jeep Cherokee True Duel Exhaust Routing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=VO10q0hybdI&feature=related)

[ ]'s

GuTo_Cerulli
17/08/2011, 11:17
Coletor dimensionado serve pra qualquer carro, não só Cherokee :D

Não entendi a piada do primeiro parágrafo, mas chamar de coletor aranhado, ou coletor aranha ao invés de coletor dimensionado é mais comum do que pensas, principalmente entre o pessoal de preparação e que corre em autódromo.

Além disso, não vejo porque é difícil o cara ter feito um coletor dimensionado, não é nenhum mistério. E se o cara da loja trabalha com isso, provavelmente ele consegue reconhecer um coletor original de um dimensionado, pela solda/forja do mesmo.

[ ]'s

Não foi com você não fio...Mas uma coisa é como se chama a coisa....outra é como é conhecida...Aranhado é coisa de autódromo mesmo, arrancadão...peguinha...Se tivesse falado asneira pode ter certeza que seria bem pior...ou teria falado sobre a explicação...que foi perfeita...Quando a denominação...Ok...Tranquilo...Já ouvi muito este termo...Já tive mais carros turbo e aspirados que imaginas...

Mais literatura sobre o coletor: HowStuffWorks - Os coletores de escapamento melhoram o desempenho dos motores? (http://www.hsw.uol.com.br/questao172.htm)

Eu vejo um motivo bem bom pro cara não ter gasto uma grana pra fazer um coletor dimensionado...Como sabe o que é...Deve saber o quanto custa...E normalmente XJ é tudo pau véio que nego por ai faz gambiarra pra deixar o carro andando...NÃO TÔ FALANDO QUE É O CASO AQUI HEIN...?PELAMOR...

Do mais a mais...Você tem XJ...Sabe o tanto de mecânico e chutador que tem por ai...Aposto que no mínimo o cara olhou o motor e falou: Ah! É igual do Opala que tem coletor de ferro fundido (como a maioria dos carros)...

Tento deixar as coisas mais técnicas por aqui....e felizmente/infelizmente seu post foi único que se aproveitava até então...

GuTo_Cerulli
17/08/2011, 11:21
Segue matéria sobre coletor dimensionado na XJ

1999 Jeep Cherokee Exhaust Upgrade - Off-Road Trucks - Off-Road Magazine (http://www.off-roadweb.com/tech/0610or_1999_jeep_cherokee_exhaust_install/index.html)

GH
17/08/2011, 20:18
Segue matéria sobre coletor dimensionado na XJ

1999 Jeep Cherokee Exhaust Upgrade - Off-Road Trucks - Off-Road Magazine (http://www.off-roadweb.com/tech/0610or_1999_jeep_cherokee_exhaust_install/index.html)

Ok, pelo relato da revista, o ganho com o dimensionado é bem como eu previa, o mesmo que se ganha nos GM 4.1, e que não é pouco.

Você sabe se tem p/venda aqui no país?

raven
18/08/2011, 00:29
Pronto tem no ebay, e chega aqui por uns 780,00 se taxarem também o frete.....

JEEP WRANGLER CHEROKEE TJ YJ XJ ZJ 4.0L EXHAUST HEADER | eBay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/JEEP-WRANGLER-CHEROKEE-TJ-YJ-XJ-ZJ-4-0L-EXHAUST-HEADER-/130543870389?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3ACherokee%7CMake%3AJeep%7CYear%3A1998&hash=item1e650561b5)

Mas para isso funcionar bem não adianta trocar só o coletor, tem que alterar o resto do escape também sem falar na admissão de ar. Como nem tudo são flores será que não perde em torque?

Abraços

zanötto
19/08/2011, 19:14
Zanotto,

Venho pensando nisso também...
No tempo dos Opalas, logo que a gente botava a mão no carro, levava para instalar o 6x2 dimensionado. O ganho de potência era notório. Bons preparadores estimavam em cerca de 10 hp a mais. Perdia-se um pouco do torque em baixa, mas pra quem andava sempre de cano cheio, blz.

Uma vez eu tava sem grana para o 6x2 porque recém tinha comprado o carro, uma Caravan 4.1 250-S 1982 linda demais.
Daí resolvi colocar um silencioso de Puma GTB, que tinha um ronco bacana também.
Só que ninguém tinha o tal silencioso p/venda...isso foi por volta de 1988.
Daí fui a uma oficina que mexia bastante em motores 6 cil e bingo: lá tinha uma GTB, que recém havia trocado o silencioso.
Peguei a sucata e levei ao surdineiro: surdina da C-20!!

Bom, voltando ao dimensionado: vi na net o da marca Simpson, esse do Guto é isso?

Se não tiver por aqui, sou capaz de ir no de C-20, mesmo :-)

Pois é GH, tenho saudades dos 250-S com o 6x2. Se encontrar algo pra XJ vou ficar propenso a mexer com isso...
Abçs
CZ