Ver Versão Completa : cherokee com coletor aranhado?
Ola meus amigos jipeiros, acabei de comprar uma cherokee sport 98 e o antigo dono me disse que oescapamento estava furando, quando fui na loja de escape.... o cara me disse que o coletor da mesma não era original dela e que estava quebrado sendo o mesmo aranhado .... existe isso? qual coletor pode ser colocado no lugar ?
Não entendi ???
Aranhado?
O cara me disse: Esse coletor não é original dela pois ele é aranhado.... fiquei confuso por não entender
andretomasi
16/08/2011, 01:24
Aranhado ou coletor aranha = coletor dimensionado, feito sob medida com o mesmo comprimento de tubos pra minimizar contrapressão.
[ ]'s
Aranhado ou coletor aranha = coletor dimensionado, feito sob medida com o mesmo comprimento de tubos pra minimizar contrapressão.
[ ]'s
Ô André, tu és dono do Wikipédia?
Caramba, sabe tudo de Cherokee!:palmas:
GuTo_Cerulli
16/08/2011, 10:41
[ ]'s
Eu conheço isso como coletor dimensionado...Aranhado deve ser estudado no zoológico ou na loja da "Select", onde a galera se reune de quadrado pra se pegar...
Ai temos duas opções, pois o coletor original da XJ é em forma de tubos 6x2x1...Ou o antigo dono fez arte ai...O que é difícil, ou o cara da loja de escapamento "sabe tudo" o que está fazendo...
Abaixo segue a foto dos coletores, o que está "enferrujado" é o original, ou que está "zeradinho" é um dimensionado.:concordo:
[]'s
andretomasi
16/08/2011, 16:05
Ô André, tu és dono do Wikipédia?
Caramba, sabe tudo de Cherokee!:palmas:
Coletor dimensionado serve pra qualquer carro, não só Cherokee :D
Eu conheço isso como coletor dimensionado...Aranhado deve ser estudado no zoológico ou na loja da "Select", onde a galera se reune de quadrado pra se pegar...
Ai temos duas opções, pois o coletor original da XJ é em forma de tubos 6x2x1...Ou o antigo dono fez arte ai...O que é difícil, ou o cara da loja de escapamento "sabe tudo" o que está fazendo...
Abaixo segue a foto dos coletores, o que está "enferrujado" é o original, ou que está "zeradinho" é um dimensionado.:concordo:
[]'s
Não entendi a piada do primeiro parágrafo, mas chamar de coletor aranhado, ou coletor aranha ao invés de coletor dimensionado é mais comum do que pensas, principalmente entre o pessoal de preparação e que corre em autódromo.
Além disso, não vejo porque é difícil o cara ter feito um coletor dimensionado, não é nenhum mistério. E se o cara da loja trabalha com isso, provavelmente ele consegue reconhecer um coletor original de um dimensionado, pela solda/forja do mesmo.
[ ]'s
Só aproveitando o gancho: alguém sabe, ou já fez algo do tipo 6 x 2 na cherokee ? Tipo aqueles dos opalas 6cc ? Têm alguma opinião à respeito ?
Abraços
CZ
Só aproveitando o gancho: alguém sabe, ou já fez algo do tipo 6 x 2 na cherokee ? Tipo aqueles dos opalas 6cc ? Têm alguma opinião à respeito ?
Abraços
CZ
Zanotto,
Venho pensando nisso também...
No tempo dos Opalas, logo que a gente botava a mão no carro, levava para instalar o 6x2 dimensionado. O ganho de potência era notório. Bons preparadores estimavam em cerca de 10 hp a mais. Perdia-se um pouco do torque em baixa, mas pra quem andava sempre de cano cheio, blz.
Uma vez eu tava sem grana para o 6x2 porque recém tinha comprado o carro, uma Caravan 4.1 250-S 1982 linda demais.
Daí resolvi colocar um silencioso de Puma GTB, que tinha um ronco bacana também.
Só que ninguém tinha o tal silencioso p/venda...isso foi por volta de 1988.
Daí fui a uma oficina que mexia bastante em motores 6 cil e bingo: lá tinha uma GTB, que recém havia trocado o silencioso.
Peguei a sucata e levei ao surdineiro: surdina da C-20!!
Bom, voltando ao dimensionado: vi na net o da marca Simpson, esse do Guto é isso?
Se não tiver por aqui, sou capaz de ir no de C-20, mesmo :-)
andretomasi
16/08/2011, 21:00
Abraços
CZ
96 Jeep Cherokee True Duel Exhaust Routing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=VO10q0hybdI&feature=related)
[ ]'s
GuTo_Cerulli
17/08/2011, 11:17
Coletor dimensionado serve pra qualquer carro, não só Cherokee :D
Não entendi a piada do primeiro parágrafo, mas chamar de coletor aranhado, ou coletor aranha ao invés de coletor dimensionado é mais comum do que pensas, principalmente entre o pessoal de preparação e que corre em autódromo.
Além disso, não vejo porque é difícil o cara ter feito um coletor dimensionado, não é nenhum mistério. E se o cara da loja trabalha com isso, provavelmente ele consegue reconhecer um coletor original de um dimensionado, pela solda/forja do mesmo.
[ ]'s
Não foi com você não fio...Mas uma coisa é como se chama a coisa....outra é como é conhecida...Aranhado é coisa de autódromo mesmo, arrancadão...peguinha...Se tivesse falado asneira pode ter certeza que seria bem pior...ou teria falado sobre a explicação...que foi perfeita...Quando a denominação...Ok...Tranquilo...Já ouvi muito este termo...Já tive mais carros turbo e aspirados que imaginas...
Mais literatura sobre o coletor: HowStuffWorks - Os coletores de escapamento melhoram o desempenho dos motores? (http://www.hsw.uol.com.br/questao172.htm)
Eu vejo um motivo bem bom pro cara não ter gasto uma grana pra fazer um coletor dimensionado...Como sabe o que é...Deve saber o quanto custa...E normalmente XJ é tudo pau véio que nego por ai faz gambiarra pra deixar o carro andando...NÃO TÔ FALANDO QUE É O CASO AQUI HEIN...?PELAMOR...
Do mais a mais...Você tem XJ...Sabe o tanto de mecânico e chutador que tem por ai...Aposto que no mínimo o cara olhou o motor e falou: Ah! É igual do Opala que tem coletor de ferro fundido (como a maioria dos carros)...
Tento deixar as coisas mais técnicas por aqui....e felizmente/infelizmente seu post foi único que se aproveitava até então...
GuTo_Cerulli
17/08/2011, 11:21
Segue matéria sobre coletor dimensionado na XJ
1999 Jeep Cherokee Exhaust Upgrade - Off-Road Trucks - Off-Road Magazine (http://www.off-roadweb.com/tech/0610or_1999_jeep_cherokee_exhaust_install/index.html)
Segue matéria sobre coletor dimensionado na XJ
1999 Jeep Cherokee Exhaust Upgrade - Off-Road Trucks - Off-Road Magazine (http://www.off-roadweb.com/tech/0610or_1999_jeep_cherokee_exhaust_install/index.html)
Ok, pelo relato da revista, o ganho com o dimensionado é bem como eu previa, o mesmo que se ganha nos GM 4.1, e que não é pouco.
Você sabe se tem p/venda aqui no país?
Pronto tem no ebay, e chega aqui por uns 780,00 se taxarem também o frete.....
JEEP WRANGLER CHEROKEE TJ YJ XJ ZJ 4.0L EXHAUST HEADER | eBay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/JEEP-WRANGLER-CHEROKEE-TJ-YJ-XJ-ZJ-4-0L-EXHAUST-HEADER-/130543870389?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3ACherokee%7CMake%3AJeep%7CYear%3A1998&hash=item1e650561b5)
Mas para isso funcionar bem não adianta trocar só o coletor, tem que alterar o resto do escape também sem falar na admissão de ar. Como nem tudo são flores será que não perde em torque?
Abraços
Zanotto,
Venho pensando nisso também...
No tempo dos Opalas, logo que a gente botava a mão no carro, levava para instalar o 6x2 dimensionado. O ganho de potência era notório. Bons preparadores estimavam em cerca de 10 hp a mais. Perdia-se um pouco do torque em baixa, mas pra quem andava sempre de cano cheio, blz.
Uma vez eu tava sem grana para o 6x2 porque recém tinha comprado o carro, uma Caravan 4.1 250-S 1982 linda demais.
Daí resolvi colocar um silencioso de Puma GTB, que tinha um ronco bacana também.
Só que ninguém tinha o tal silencioso p/venda...isso foi por volta de 1988.
Daí fui a uma oficina que mexia bastante em motores 6 cil e bingo: lá tinha uma GTB, que recém havia trocado o silencioso.
Peguei a sucata e levei ao surdineiro: surdina da C-20!!
Bom, voltando ao dimensionado: vi na net o da marca Simpson, esse do Guto é isso?
Se não tiver por aqui, sou capaz de ir no de C-20, mesmo :-)
Pois é GH, tenho saudades dos 250-S com o 6x2. Se encontrar algo pra XJ vou ficar propenso a mexer com isso...
Abçs
CZ