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Ver Versão Completa : Me sinto estupido



Sunny
15/08/2011, 17:58
Boa noite a todos!
Algum tempo atras tive um problema com os freios, parecia que estava travado na frente, consegui andar só com a reduzida ou ele ia morrer. A galera aqui recomendou sangrar os freios, explicarem bem direitinho como fazer, legal.
Demorei ate hoje pra fazer isso. Deu tudo errado. Acho.

Para facilitar o trabalho eu levantei o jipe no ar, tirei as rodas da frente (aonde travou o freio de disco), abri o sangrador e ... nada. Nenhuma gota de nada. O reservatório do liquido de freio esta cheio. Tirei os sangradores, limpei, mas não estava entupido. Pisei no freio, de todas as maneiras, e ainda nada. Parei aqui, acho que vou ter que desmontar o freio todo, ne?

Mas agora o meu sentimento maior: a estupidez. Eu não entendo quase nada de automecanica, mas não sou ruim com ferramentas em geral.
Primeiro, quando eu gira a roda traseira manualmente, a roda do outro lado gira para o lado inverso. Huh? O que foi? Não entendi essa. Deve ser alguma coisa relacionado com o eixo, caixa, etc. Espero que isso é normal.

Agora minha maior preocupação (ou falta de entendimento): quando eu ligo o motor e coloco a primeira só as rodas do lado esquerdo giram, e mesmo assim, eu posso parar as rodas na mão, parece que não tem força nenhuma. Isso no 4x4, 4x2 ou com a reduzida.

Estou perdido. Alguém acende uma vela pra mim?

Abraços a todos

M-Beltrame
15/08/2011, 18:32
O diferencial sem bloqueio é assim mesmo.
Mas vc só consegue segurar um lado de cada vez, pois quando vc para um lado a força vai toda para o outro, igual quando o jeep atola.


T+

Kim
15/08/2011, 18:41
Hummmm...

Que tal voltarmos ao freio????

Teve um ajudante?

Tem que abrir o sangrador (não retirar, somente 1/4 de volta), pisar no freio e apertar o sangrador, e então soltar o pedal do freio.

Repetir a operação algumas vezes, até que não saia ar, ou saia fluido limpo, que será umas 5x.

Não esquecer de colocar uma mangueira do sangrador até um recipiente, para não espirrar fluído na tinta do Jeep.

Observar o reservatório para não acabar o fluído, e assim entrar mais ar no sistema.

Depois que resolver isso, partimos para as demais indagações.

Mantenha o foco, uma coisa de cada vez.

Att.

Kim.

Sunny
15/08/2011, 19:06
@Kim: exatamente isso que eu fiz. Não sai fluido nenhum. Mesmo se eu retira o sangrador completo. Bombando bastante no freio saiu uma gotinha em um lado.

Rafa Cabral
15/08/2011, 19:10
Sou novato, primeiro post, curioso, mas la vamos nos com palpites... servofreio? cilindro de freio?

dsamaz
15/08/2011, 19:25
Para sangrar:

1. uma pessoa bombeia (no mínimo 5x) e segura o pedal do freio pressionado;
2. com o pedal pressionado pelo primeiro outro meca alivia o parafuso sangrador, espera vazar um pouco e reaperta;
3. repete-se este processo algumas vezes (5x)

Deve-se sangra o cilindro-mestre também, da mesma forma que os cilindros de rodas.

obs: segue-se a ordem de sangramento: 1. conexões do cilindro-mestre; 2. roda traseira direita; 3. roda tras. esquerda; 4. roda dianteira direita; 5. roda diant. esquerda.

T+
Daniel

Kim
15/08/2011, 19:53
Caro Sunny!

O dsamaz está certo em um item que esqueci.

Deve-se sangrar o cilindro mestre, pois se estiver com ar, não bomba o fluído até a pinça!

M-Beltrame
15/08/2011, 19:59
dsamaz essa sequencia vale só para o sistema original neh? Ou vale para os modificados como é o caso?
Por que hoje em dia cada jeep é de um geito.



T+

antonio umino
15/08/2011, 20:02
Sunny. Está parecendo que o flexivel do freio ou o cano está entupido.
Experimente, soltar o cano de freio no lado do eixo onde prende o flexivel. Me parece que no jeep tem um em cada lado. (flexivel). Então se vc soltar a porca um pouco pisar no freio, e sair oleo por ali. tudo bem. aperte. Retire o flexivel do cilindro da roda, agora com a conexão do cano solta para poder virar o flexivel (tirar o flexivel do cilindro da roda). aperte novamente, e peça para alguem pizar no freio (de leve). se não sair óleo de freio o flexivel estará entupido. faça isto nos dois lados. e na parte trazeira também tem um flexivel que liga o eixo ao chassis. faça a mesma coisa. Com certeza com isto você fará uma boa revisão no sistema de freios. e se sair óleo pelo flexivel, aperte novamente, e vá nos cilindros das rodas. se sair óleo aí sim. vc vai sangrar (tirar o ar do sistema) de acordo com o topico acima (6). Ok. um abraço.

Kim
15/08/2011, 20:10
Muito bem Antonio!

Passei por isso, e havia me esquecido, flexível entupido!!!!

M-Beltrame!

Sangria é tudo igual.
Olha aqui:
206-00 – Sistema de Freios - Informações Gerais (F250) (http://fenix.revemar.com.br/cat/F250/html/ms-f250-206-00-sistemas-de-freios-informacoes-gerais-01-index.htm#18)
Começa em Procedimentos Gerais
Sangria-Componentes.

M-Beltrame
15/08/2011, 20:13
Valeu KIm vou ler com atenção.

antonio umino
15/08/2011, 20:20
Opa. Kim isto que tu mandou é uma verdadeira aula sobre freios.. Espero que os amigos aproveitem bem esta aula. pois com freio não se brinca, ou leva pau....Muito bom. Ok. obrigado. um abraço.

dsamaz
15/08/2011, 20:45
Uma vez tive problema semelhante.
Era o cilindro de roda que estava travando e, algumas vezes não retornava direito.

M-Beltrame, a sequencia começa primeiro do cilindro-mestre e depois dos pontos mais longes do cilindro...

T+
Daniel

Sunny
15/08/2011, 22:08
Muito bem, vou tentar o que nosso amigo antonio umino escreveu: verificar todos os flexíveis e canos. Sangrar o cilindro mestre tambem vou. Amanha vou relatar o resultado.

Obrigado. Se alguem tem umas dicas ou explicações sobre minas outras preocupações seria legal.

eliasFerreira
16/08/2011, 01:43
Um vídeo muito legal sobre o diferencial:


How Differential Gear works (BEST Tutorial) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=K4JhruinbWc)

Gustavo de Olliveira
16/08/2011, 08:21
Sunny, seguinte:
retira o caninho do burrinho mestre, tampa com o dedo, pede prá alguem bombar o pedal,
tem que espirrar forte o oleo ali. rosqueia de novo o caninho
faz na outra saida ( deve ter duas saidas no cilindro mestre)
deu pressão, abre o sangrador ( nas pinças e burrinho de roda), um de cada vez, bomba até o oleo chegar neles , tirou o ar , tem que dar freio.
se o oleo não der pressao na saida do cilindro mestre é pq tá com defeito, substitui.

Rafaminc
16/08/2011, 16:53
Vai um pitaco: Existem 3 flexíveis nas rodas dianteiras. Se não sai óleo nos sangradores dir. e esq., e o pedal do freio está alto, verifique direto o flexível do meio (que fica entre o chassi e o diferencial).

Sunny
16/08/2011, 18:02
@eliasFerreira - legal o video, entendi agora algumas coisas.
@Gustavo, @Rafaminc - sangrei o mestre, sangrei o flexivel do meio, sangrei o flexivel na esquerda, a direita nao consegui abrir de jeito nenhum. Resultado: freio esta livre e nao trava mais. Parece resolvido. Mas vou ter que levar pra fazer uma revisao completa. Quase arranquei o tubo de cobre que sai do mestre, ficou meio torto e torcido mas nao esta vazando.

reslima
24/08/2011, 19:54
dsamaz e Kim, gostaria de mais informações sobre o procedimento de sangria do cilindro mestre. Acessei o link que o Kim postou e vi um desenho com duas mangueiras das conexões ao reservatório do cilindro, é só isso? colocar fluído, com tubos voltando ao reservatório de forma a não perder o fluído, e bombar no pedal? Ou existe a necessidade de isolar as demais conexões para sangrar uma por vez?? Pode ser algo básico, mas eu confesso que fiquei em dúvida.
Abraço.

Renato

Para sangrar:

1. uma pessoa bombeia (no mínimo 5x) e segura o pedal do freio pressionado;
2. com o pedal pressionado pelo primeiro outro meca alivia o parafuso sangrador, espera vazar um pouco e reaperta;
3. repete-se este processo algumas vezes (5x)

Deve-se sangra o cilindro-mestre também, da mesma forma que os cilindros de rodas.

obs: segue-se a ordem de sangramento: 1. conexões do cilindro-mestre; 2. roda traseira direita; 3. roda tras. esquerda; 4. roda dianteira direita; 5. roda diant. esquerda.

T+
Daniel

Rafaminc
24/08/2011, 20:32
Deixa eu me meter:
O mais rápido é sangrar em duas pessoas, e tudo depende da situação, pois se vc trocou o cilindro mestre por um novo, pode ter entrado ar nos tubos que vão para as rodas, então vai ter que sangrar em várias rodas até tirar todas as bolhas do circuito.
Nunca solte o pedal do freio com algum dos sangradores frouxos, pois daí sim vai puxar ar para dentro. O correto é pisar no freio 2 ou 3 x e outra pessoa soltar o sandrador enquanto o pedal estiver pressionado. Após o pedal descer, fecha o sandrador, e solta o pé do freio. Vai repetindo a operação até sair todo o ar.
Outra M do sistema original do Jeep é que o cilindro mestre fica quase no mesmo nível dos cilindros de roda, então o ar não sobe para poder sangrar nas conexões dele.

XAVIER S4T
24/08/2011, 21:18
Realmente todo aprendizado aqui neste fórum é válido!!! O 4x4 brasil está de parabéns e vc também pelo tópico!! Já aprendi muito sobre mecânica de veículos a Diesel e muitas curiosidades foram sanadas! E lembre-se que o seu jipe é sua maior diversão! Não fica com raiva do bichão! Ele já te deu e ainda vai dar muitas alegrias....

Kim
24/08/2011, 21:36
dsamaz e Kim, gostaria de mais informações sobre o procedimento de sangria do cilindro mestre. Acessei o link que o Kim postou e vi um desenho com duas mangueiras das conexões ao reservatório do cilindro, é só isso? colocar fluído, com tubos voltando ao reservatório de forma a não perder o fluído, e bombar no pedal? Ou existe a necessidade de isolar as demais conexões para sangrar uma por vez?? Pode ser algo básico, mas eu confesso que fiquei em dúvida.
Abraço.

Renato

Opa Reslima!

O sistema com os tubos voltados para o reservatório, serve para sangrar o cilindro mestre, assim tem-se certeza que está completamente livre de bolhas de ar.

Como está partindo do 0, seria interessante esse procedimento, depois, a sangria individual.

Está última, fica bem mais fácil.

Lembrando, que para o procedimento nas rodas traseiras, tem que ficar de olho no reservatório, pois o fluído se vai rapidamente!!!

Abraços.

Kim.

dsamaz
11/10/2011, 14:27
Olá Reslima,

Este negócio de colocar tubulaćão voltando o óleo para dentro do reservatório é, como se diz, "coisa para gringo ver".

Enrolaćão, em outras palavras...
Não precisa disto para os cilindro-mestres normais dos nossos carros.
A única vantagem deste procedimento é que não se perde algumas gotas do fluido e não se contamina o ambiente.

Se você está disposto a perder uns 100ml de fluido e tem um local que não polua o solo, basta alguém pressionar umas 5x o pedal do freio e mantê-lo pressionado.
No Cilindro-Mestre, outro mecânico solta a conexão com a tubulaćão que vai para as rodas.
Repete-se umas 3x este procedimento.

Em cilindros-mestres duplos, faz-se este procedimento para as duas saídas, primeiro a da frente, a mais longe da haste (pedal).

Daniel


dsamaz e Kim, gostaria de mais informações sobre o procedimento de sangria do cilindro mestre. Acessei o link que o Kim postou e vi um desenho com duas mangueiras das conexões ao reservatório do cilindro, é só isso? colocar fluído, com tubos voltando ao reservatório de forma a não perder o fluído, e bombar no pedal? Ou existe a necessidade de isolar as demais conexões para sangrar uma por vez?? Pode ser algo básico, mas eu confesso que fiquei em dúvida.
Abraço.

Renato

Rafaminc
11/10/2011, 15:32
Olá Reslima,

Este negócio de colocar tubulaćão voltando o óleo para dentro do reservatório é, como se diz, "coisa para gringo ver".

Enrolaćão, em outras palavras...
Não precisa disto para os cilindro-mestres normais dos nossos carros.
A única vantagem deste procedimento é que não se perde algumas gotas do fluido e não se contamina o ambiente.

Se você está disposto a perder uns 100ml de fluido e tem um local que não polua o solo, basta alguém pressionar umas 5x o pedal do freio e mantê-lo pressionado.
No Cilindro-Mestre, outro mecânico solta a conexão com a tubulaćão que vai para as rodas.
Repete-se umas 3x este procedimento.

Em cilindros-mestres duplos, faz-se este procedimento para as duas saídas, primeiro a da frente, a mais longe da haste (pedal).

Daniel

Pois é, mas o problema é quando não se tem um ajudante, rsss...Daí tem que pisar no freio, calçar o pedal com um toco, sandrar, soltar o toco, pedalar denovo...Eu faço assim, mas um parto...hehe, mas tem uma vantagem, pois enquanto o fluído velho estiver saindo, o novo vai preencher o cilindro de roda.
O método de colocar uma mangueira devolta para o CM seria interesante quando tudo é novo, mas quando se troca só o CM, não vale a pena jogar todo aquele óleo podre que está dentro do cilindro de roda devolta para o CM. Outro detalhe é que se soltar muito o sangrador, poderá voltar ar pela rosca do mesmo quando o pedal retorna, daí vai ficar a mesma M...

antonio umino
11/10/2011, 18:52
Tem uma maneira de sangrar sozinho.

Coloca uma chave estrela no sangrador. e um mangueira(tipo cadeira de área) que encaixe na ponta do sangrador. Esta mangueira mergulhada em um oleo de freio e com um o sangrador um pouco solto. Aperta o pedal de freio (cilindro mestre cheio), o ar contido na tubulação vai sair pelo sangrador e fazer bolha no recipiente. Dá uma 3 bombadas, e ar terá saido. e voltando ao sangrador aperta e retira a mangueira. A ponta da mangueira tem que estar mergulhada no oleo de freio. Fazendo assim se consegue sangrar o freio sozinho.

Ok. cada um na sua. faço assim. um abraço