PDA

Ver Versão Completa : como trocar o distribuido de platinado pelo eletronico?

sapo_bonatto
15/08/2011, 16:52
pessoal o meu jeep tem motor de opala 4cc com com platinado e comprei um motor velho de barbada e tem ignição eletronica...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png
gostaria de saber quais os passos para fazer a troca de um pelo outro e se precisa ser feita por um mecanico???http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon5.png

dsamaz
15/08/2011, 19:40
Sapo,

o ideal:
1. tira o distribuidor platinado e coloca o outro
2. instala a caixa eletrônica (pode ser daquelas "genéricas")
3. troca a bobina por uma daquelas "vermelhas", de códigos kw12v ("59 ou maior")

Futuramente vc deverá trocar as velas, cabos, rotor e a tampa do distribuidor, para deixar tudo novo, zerado, bonito.

T+
Daniel

Robertux
16/08/2011, 01:11
Parece que não é tão simples assim, para tirar um distribuidor e colocar outro tem que ver a posição correta senão fica fora de ordem de explosão.
Tem que ver a posição do 1º cilindro ou coisa assim. Eu nunca troquei mas já ajudei a trocar. É bom pegar uma informação mais detalhada.

Mauro-F75
16/08/2011, 16:19
Sapo,
Fiz essa troca no último fim de semana, os passos são:
1- Com o distribuidor antigo no lugar, coloque o cilindro nº 1 na posição de explosão (tem uma marca no distribuidor)
2- Observe a posição do cachimbo, vai estar voltada para o cilindro 1
3- Tire o distribuidor de platinado e coloque o de ignição eletronica, vai tirando e colocando até que a posição do cachimbo fique igual ao anterior (voltada para o cilindro 1)
4- Agora vc vai precisar de uma pistola de ponto pra colocar no ponto, nao dá pra usar uma lâmpada como fazia no paltinado
Um abraço

Mauro

vavarusso
23/09/2011, 21:53
Boa noite a todos.
Gostaria que os mestres deste fórum pudessem dá uma orientação detalhada de como tirar e colocar o distribuidor do BF161. Pois quero tirá-lo para limpá-lo. Se alguém puder ajudar agradeço.

miochims
17/02/2013, 15:14
Reativando o tópico. Tenho um Willys 73 com motor de opala 4cc.

Resolvi me aventurar e fazer 250KM em dois dias com a viatura, o bixo se comportou bem, voltei para minha cidade feliz e contente e quando cheguei na garagem escutei um barulho estranho, uma espécie de "tec-tec" no motor. O barulho estava vindo do distribuidor. Desliguei o motor, esperei uma hora e fui dar a partida novamente. Não pegou nem com reza braba. O giro do arranque ocorreu bem devagar e a bateria estava simplesmente zerada!

No outro dia, após recarregar a bateria fui até a viatura, bati a chave e a partida rolou numa boa. Comecei a observar mais atentamente o cenário e identifiquei que a bobina esquenta MUITO e muito rápido. Basta dar uma volta na quadra.

Como faz um tempinho que estou afim de eliminar aquele platinado, comprei um Kit de ignição eletronica completo. O brabo é que vou ter que levar num cara justo por causa do item 4 descrito antes pelo Mauro-F75.

"..4- Agora vc vai precisar de uma pistola de ponto pra colocar no ponto, nao dá pra usar uma lâmpada como fazia no paltinado."

chinelao4x4
17/02/2013, 15:46
amigo , o item 4 , vc substitui pelo ouvido , rsrs ,
liga o veiculo, com a porca meio solta , e com uma aceleração entre 1.500 giros , vc vai girando , onde subir mais o giro , ta bom,
é assim que sempre fiz, inclusive pra regular entrada de ar do carburador , onde subir o giro, é ali....
minha dica é essa , mais a lampada é mais preciso sim , se nao tiver marca errada no vira ou na latinha que indica.
por isso vou de ouvido

abrçs

Jacimar
17/02/2013, 17:23
amigo , o item 4 , vc substitui pelo ouvido , rsrs ,
liga o veiculo, com a porca meio solta , e com uma aceleração entre 1.500 giros , vc vai girando , onde subir mais o giro , ta bom,
é assim que sempre fiz, inclusive pra regular entrada de ar do carburador , onde subir o giro, é ali....
minha dica é essa , mais a lampada é mais preciso sim , se nao tiver marca errada no vira ou na latinha que indica.
por isso vou de ouvido

abrçs

X2 :curtir: ! ! ! E depois para conferir se está ok, quando estiver subindo um morro em "alta" velocidade na última marcha, force um pouco o acelerador, se grilar é porque está adiantado . . . se não grilar você pode deixar desse jeito ou então ir adiantando o ponto aos poucos e testando, quando grilar você volta um pouquinho o ponto e pronto ! boa sorte e um abraço !