PDA

Ver Versão Completa : Vazamento de óleo na base do distribuidor bosch do bf-161



jkdaniels
15/08/2011, 10:58
Alo amigos jipeiros!

Primeiramente, procurei por isso no fórum porém não achei nada conclusivo.

Meu motor bf-161 com distribuidor bosch vaza óleo bem na base desse :parede:, ou seja, estou sempre com o lado direito do motor sujo de óleo. Gostaria de saber se alguém me indica alguma solução.

Seria preciso retentor? junta? gambiarra?

Obrigado a todos pela atenção.

4X4GARAGE
15/08/2011, 11:29
troca o anel de borracha que tem no pé dele

jkdaniels
15/08/2011, 11:37
Bah! A minha nem tem isso, tava direto no motor. Sabes as especificacoes pra procurar um?

Bercan
15/08/2011, 13:05
Eu so achei esse anel pra comprar no jogo de junta........ como não ia morrer em um jogo de junta arrumei outra solução.....

coloquei o anel de vedação do distribuidor do fusca..... ficou melhor ate q o original.... ficou bem justo e não vaza óleo.....

fica ai a dica!!

att

jkdaniels
15/08/2011, 13:18
Amigo Bercan, procuro entao por anel de vedacao do distribuidor do fusca, é isso: eu substituo ele no lugar do anel de borracha que esta na base do distribuidor?

Bercan
15/08/2011, 16:10
isso ai..... tira o anel de vedação do distribuidor do jeep e coloca o anel do fusca no lugar....

se possível retire o distribuidor e leve-o com vc na loja.... ai vc pega um punhado de anéis e vai testando o que ficar mais justo com o corpo do distribuidor e passar um pouquinho da cava onde encaixa o anel vai ser o q vai vedar melhor.... não tem erro não.... o meu ja ta com o anel de vedação do fusca tem 6 meses e ate agora ta beleza.....

e o melhor d tudo.... o anel de vedação do fusca e tao barato que o cara da loja me deu 3.....

rsrsrsr melhor q compra um jogo d junta so por causa do bendito anel!!!!!


abraço!!

Bercan
15/08/2011, 16:17
segue foto de como e o anel do distribuidor do jeep....... ele não tem a "lateral arredondada" feito os do fusca......


mas pode ir sem medo........ e so ter cuidado na hora de colocar o distribuidor no lugar pois o anel do fusca vai passar bem justo.... o perigo e apertar e cortar o anel.....

fora isso...... não tem segredo!!!

Rafaminc
15/08/2011, 16:26
Amigo Bercan, procuro entao por anel de vedacao do distribuidor do fusca, é isso: eu substituo ele no lugar do anel de borracha que esta na base do distribuidor?

Se seu distribuidor usar vedação por o´ring, vc pode medir o diâmetro interno do canal e a largura do mesmo. Depois é levar estas medidas em uma casa da vedações (hidráulica, pneumática...) e escolher um o´ring que melhor se adapte ao seu distribuidor.

Veja um site onde vc tem uma tabela com as medidas padrões que achará no comércio:

Vedapecas (http://www.vedapecas.com.br/Aneloring.htm)

Bercan
15/08/2011, 16:35
ahhhhh mais uma coisa...... a parte interna do anel tem q ser igual a do jeep..... Não pode ser arredondado não...... a parte esterna não tem problema..... mas a interna tem q ser igual.....

procurei o´ring tbm.... mas nunca encontrei algum que tivesse a parte interna q não fosse arredondada..... intao todos que utilizei vazaram oleo......


rafaminc, sabe me dizer se tem o´ring dessa forma..... vc ja utilizou no distribuidor????



foto do anel do fusca no distribuidor do fusca: 0001

desenho de como vai ficar a vista do eixo do distribuidor do jeep com o anel do fusca: imagem

Abraço

Rafaminc
15/08/2011, 17:03
ahhhhh mais uma coisa...... a parte interna do anel tem q ser igual a do jeep..... Não pode ser arredondado não...... a parte esterna não tem problema..... mas a interna tem q ser igual.....

procurei o´ring tbm.... mas nunca encontrei algum que tivesse a parte interna q não fosse arredondada..... intao todos que utilizei vazaram oleo......


rafaminc, sabe me dizer se tem o´ring dessa forma..... vc ja utilizou no distribuidor????



foto do anel do fusca no distribuidor do fusca: 0001

desenho de como vai ficar a vista do eixo do distribuidor do jeep com o anel do fusca: imagem

Abraço

Bercan, o oring original muitas vezes apresenta a base quadrada por deformação da borracha.
Com o calor e ataque químico, a borracha fica quadrada e se molda no canal, perdendo a capacidade de vedação.
O normal é utilizar oring redondo e dimensiona-lo corretamente.
Ex: Vamos supor que o diâm. interno do canal tenha 32mm, o externo 42mm e a largura 5,5mm, então vc vai lá na tabela e compra um anel de Ø31,12 x Ø5,33, sendo assim o aperto será de 0,66mm contra a parede.
Para vc ter uma idéia, nos kits GNV, os o´rings são utilizados amplamente, e suportam pressôes de mais de 200 BAR, então para um distribuidor, a pressão não existe restando somente a temperatura, e para isso vc pode comprar um o´ring de VITON, que deve custar poucos reais a mais que o nitrilico.
Se não existir lojas que trabalhem com vedações hidráulicas na sua cidade, na pior das hipóteses, vc pode pegar uma fita teflon, e engrossar o canal onde o o´ring velho está alojado, forçando-o para fora. Isso já deve conter o vazamento por muitos anos...

jkdaniels
15/08/2011, 21:07
Valeu galera, vcs sao fera mesmo.

Amanhã vou levar o distribuidor numa casa dessas que tem aqui pertinho da minha baia e pegar com a medida certinha.

Muito obrigado e boas trilhas pra vcs.

jkdaniels
17/08/2011, 09:31
Amigo Bercan, show de bola tua dica, fui na autopeça e pedi o referido anel do fuca e com uns centavinhos resolvi meu problema de vazamento do distribuidor. Muito obrigado mesmo pela força.

Abração!

Bercan
18/08/2011, 08:15
q bom.... e por essas e outras q o fórum e super útil !!!!!

Abraço!