PDA

Ver Versão Completa : Envemo Camper 4X4 94 4.1 "Onça"



Caio
08/06/2005, 09:02
Ficha Técnica:

Tudo em reforma ainda..........

Caio
08/06/2005, 13:28
Substituto da Panhard

Caio
08/06/2005, 13:32
O motor vou voltar na configuração original de bateria e filtro no lado esquerdo (visto de frente)

Caio
08/06/2005, 13:36
Aquele scoop indecente :x :x já foi cortado e o capo vai receber de volta as nervuras originais.
Tudo pintado em PU vermelho com os detalhes pretos. O interior vai receber um emborrachado com tampões no piso, quero poder lavar por esquicho por dentro sem encharcar nada.
Carpete só presta para mofar e dar mau cheiro.

Marcelo R. A. da Cunha
08/06/2005, 14:00
Caio,

Vai postando as etapas da reforma....

rgds,

Marcelo

cristiano
08/06/2005, 14:33
Aquele vermelhão no farol é porque tá enferrujado ?
Se ele tivesse o intercooler até que seria útil o scoop... senão corta fora.
Concordo contigo, se não puder jogar água não tem graça, no máximo um tapete de borracha....

Caio
08/06/2005, 15:36
Aquele vermelhão no farol é porque tá enferrujado ?



Enferrujado e com água :x :x

Caio
08/06/2005, 16:16
:arrow: Calços
:arrow: Buchas
:arrow: Suporte na longarina da tal "bandeja"
:arrow: Parte elétrica- Essa me deixa triste :cry: :cry: :cry:

cristiano
09/06/2005, 07:49
Vai ter muita diversão pela frente... não esqueça de postar aqui, que quando você desanimar a gente levanta sua moral.

Que mer#$$# de parte elétrica... ops!! falha nossa! é para levantar moral.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

SJKCaio
09/06/2005, 12:45
Me doi o coração porque eu sou eletricista, mas vai ficar do meu gosto ainda....

SJKCaio
20/06/2005, 08:34
Indo para pintura essa semana :D :D :D

SJKCaio
13/07/2005, 14:48
Preparação da fibra.........

cristiano
13/07/2005, 15:01
Olha, eu tenho impressão que você não vende essa Camper tão cedo... a carroceria dela é toda de fibra ?

Beto Lacerda
13/07/2005, 15:18
a carroceria dela é toda de fibra ?

assim como todas as campers
[]'s

SJKCaio
13/07/2005, 15:26
Um dos motivos da gente achar poucas trincas na viatura é que existe uma estrutura muito boa de aço dentro da fibra.

Lembra dos Puma GTB que rachavam de fora a fora......
Muito motor, muita torção e pouca estrutura :x :x :x

Realmente depois de tudo pronto o apego fica grande 8) 8)

cristiano
13/07/2005, 17:08
a carroceria dela é toda de fibra ?

assim como todas as campers
[]'s

:oops: :oops: :oops: :oops: deu (ops!) para ver que não conheço muito de Camper...

Entre os jeeps que mais gosto, depois do CJ e Toy, estão a Camper e o Engesa... quem sabe eu não consigo... :dance: :dance:

bruno_
04/08/2005, 19:25
É linda mesmo desmanchada assim!!

Parabéns pela viatura!!!

Põe a ficha técnica da bichana aí!!

SJKCaio
05/08/2005, 16:30
Já está no cor final (PU-vermelho sólido VW), todo fundo com bate-pedra e interior emborrachado 8) 8) 8)
Estou copiando o parachoque do Marruá com o protetor da barras para ser instalado na ponta da longarinas e deixando no jeito para uma futura base para quincho.

Já tô 01 mês atrasado pois o funileiro teve um piripaque no coração :x :x :x acho que tinta e resina não fazem muito bem a saude :shock: :shock:

A mecanica tá em ordem , só ligar falta o circuito de agua quente para o coletor e por uns coxins decentes no radiador........

Ainda não sei se arrisco fazer uma revisão na transferencia :?: :?: :?:

NeRo
05/08/2005, 16:44
Ainda não sei se arrisco fazer uma revisão na transferencia?
Porquê não?
Você já tá no inferno mesmo, abraça o capeta! :twisted:
E dos rolamentos também. 8)
Tem fotinho da pintura?

Cotrim
09/08/2005, 21:41
E aí, Caio, cadê as fotos dela pintada???

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
16/08/2005, 11:19
Caio

Eu viajei há duas semanas atrás para Tiradentes. Num passeio por lá, estacionei ao lado de uma retroescavadeira, e nela havia uma "coisa" parecida com esse "engenho" que está na sua suspensão .... oops, na suspensão da sua Camper.

Se você não descobriu ainda o que é, vale investigar por aí :?: :pensativo:

Eriksom

SJKCaio
30/11/2005, 08:58
Tá ai o "quase final" da reforma, o pesado já foi porem ainda falta muitos detalhes que eu resolvi fazer por conta, senão o valor final do brinquedo dispara :x :x

SJKCaio
30/11/2005, 09:04
Vista da primeira trilha na região de Monteiro Lobato..........
8) 8)
A suspensão com triangulo oscilante no lugar da panhard funciona muito bem, pudemos comparar com dois Engesas e nas erosões mais fundas trabalhou muito bem.

PS: O morrinho do fundo é a Pedra do Baú

hugo.morais
30/11/2005, 09:08
Caio,

Parabéns pelo trato que vc deu na onça, ela realmente tava precisando encontrar um dono :D Coloca ai os planos futuros para onça :concordo:

[ ]s,

SJKCaio
30/11/2005, 09:34
Hugo,

Vc conhece reforma de viatura melhor que eu, sabe que isso vai longe...
A curto prazo preciso terminar a parte elétrica do painel que não funciona nada e terminar o filtro de ar do motor, pois estou apanhando para achar uma tampa (mufla) do carburador decente.
Essa estória de carburador tb tá me enchendo o saco, dificil regular bem o 2º estágio do 3E, tentei por com mola , mas abre duma vez e dá excesso :x :x
Tô pensando seriamente para o ano que vem por o cambio e tranf. da Hiluix 3.0, antes que eu fique louco com o barulho da tranf. F1.
Tô usando a viatura no dia a dia e algumas viagens curtas e um cambio longo faz falta :x :x
Diesel é bom já tive um e gostei, mas um motor a alcool 6CCé tão bom quanto: muito torque, robusto e custo baixissimo de manutenção.
Consumo??? 5,5-6,0km/l a R$1,19 cabe no orçamento, talvez um GNV para rodar na cidade.
Preciso fazer um parachoque e um protetor na frente e arrumar a fibra do original, tô pensando em encarar o reparo por conta, não deve ser tão dificil.

É isso ai 8) 8)

alfreis
30/11/2005, 09:47
Caio,

Sobre a mufla, tenta na Folego Turbo...
É uma loja de equipamentos para carros turbinados na Faria Lima...
Como referência, ela fica entre a Rebouças e o Largo da Batata, no sentido Itaim...
Eu comprei uma de aluminio para o meu jeep com eles e estou satisfeito...
Ah, não esqueça de comprar a tampa da válvula de prioridade...
Se não for lá, outras lojas de turbo como a SPA devem ter essa peça...

[]'s

hugo.morais
30/11/2005, 10:10
Grande Caio,

Hehehehe eu sei bem o que uma reforma :D Carburador realmente é complicado pra regular, o pior é tá cada vez mais difícil e caro arrumar as peças :pensativo: Com relação a mufla segue a dica do Alexandre. Não lembro agora se o corpo do 2E é igual ao do 3E se for uma dica é procurar pela mufla da Pampa com motor AP :concordo:

[ ]s,

SJKCaio
30/11/2005, 10:36
Já vi essas para turbo, a questão é os diametros, como o ar entra "socado" peloa turbina o diametro é pequeno (menos de 2") .
O Opalão precisa de ar em alta para não dar excesso, então a tubulação tem que ter no minimo 2" 1/2.
Tô vendo se faço uma em aluminio numa oficina aqui perto já com a tubagem curva passando por cima da tampa do cabeçote.

Valeu pelas dicas....Viatura velha tem que andar todo dia é o único jeito de retornar o investimento :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s sonhando com uma transf "muda"

SJKCaio
30/11/2005, 10:47
Tentativa de dar um fim nas folhas dentro da ventilação :mrgreen: :mrgreen:


A ventilação forçada da Camper tem pouca vazão, no inverno vc nem percebe mas em Janeiro :x :x :x

alfreis
30/11/2005, 11:25
Caio,

De que carro é esse rack???
Se puder, manda fotos de mais perto para a gente...
Cada vez que eu tenho que colocar a barraca no teto, penso que deveria ir para uma pousada!!!... :D

[]'s

SJKCaio
30/11/2005, 13:44
Os racks foram herdados de um Corollinha, são da Thule.
Em carros com canaleta qq modelo Thule de garra funciona, eu parafusei duas chapas de metal com larguras diferentes e prendi.
Os racks da Thule são carinhos mas a qualidade compensa e no seu carro de passeio nunca vai estragar a pintura.
Rack bom tem que aguentar 60kg, o problema é muito volume (equipamento de windsurf) que com a pressão do vento força muito.

Eriksom Teixeira Lima
30/11/2005, 14:50
Caio,

Repito as perguntas que fiz na lista da Camper:

Sua Camper tinha um sistema 3-link nas suspensões, mas o prop. anterior que adaptou manteve os tensores. Pergunto:

1- você descobriu exatamente de onde veio aquilo (o triângulo)?

2- ele foi construído com terminal de direção/ponteira de direção?

3- a preservação dos braços tensores não restringiu demais a movimentação da suspensão?

Minhas perguntas derivam do fato de eu ter olhado a parte traseira do GV, oops, digo de uma Land Skol-Sardinha Rover, e percebido que no esquema que eles usaram os tensores são em tubo fixados em "T" no diferencial, procedimento similar adotado nos JPX. No caso a Land manteve a panhard dianteira, e o JPX adaptou outra 3-link invertida para caber junto com o motor.

[] curiosos

Eriksom

SJKCaio
30/11/2005, 16:39
Grande Erikson,

Acompanho sempre os posts do yahoo e me diverto bastante........

1- O triangulo e a adaptação foi feito em Cocalinho-MT por um figura que montou um jipe com controle remoto escala 1:1 :shock: :shock:
A peça foi fabricada não saiu nem da Land ou JPX.

2-Essa ainda não descobri, pois o triangulo usa o mesmo terminal nas três pontas

3- Tinha essa mesma dúvida, neste domingo fiz uma trilha mais forte com erosões e o sistema abriu tanto ou um pouco mais que os dois Engesas. Um deles com a Panhard deslocada (mais horizontal)
O comportamento foi o mesmo apesar do 33" do Engesa.

Braço tensor e a tal barra longitudinal que dá para usar as buchas da F-4000?????

O triangulo tem uma agulação muito boa , além de ficar acima da linha do eixo (chapa 'L' 1/2")

SJKCaio
30/11/2005, 16:41
É essa??

Eriksom Teixeira Lima
01/12/2005, 21:44
Caio

É exatamente essa a bucha que se o olhal for ovalizado, você usa as buchas da F-4000, pelo menos na minha vem de lá.

A minha pergunta sobre os tensores era exatamente essa: se eles limitavam demais, e "demais" entra aqui como fica igual ao original, mas sem o deslocamento transversal causado pela Panhard. Olhe a suspensão traseira de uma Land ou de um JPX, preste bem atenção no tensor similar ao nosso, e como ele é preso no diferencial. É disso que eu falo, é isso que ilumina os meus sonhos :twisted:

Agora, entre nós, que o GV não saiba, a Vermelhinha aí tá mais bonita que o Red :concordo: :palmas:

Eriksom

SJKCaio
02/12/2005, 11:22
Assim que eu achar uma rampa vou tirar umas fotos com a susp aberta para tirarmos essa dúvida.


Tô num dilema grande meu amigo, já investi 22.000,00 nessa viatura e ainda tem coisa para fazer.......

Preciso por uma transf. decente e só nisso já vai uns 4000,00 ou seja, nunca mais recupero e vou ter que casar com a viatura :x :x :x

Enquanto isso vou rodar o máximo possivel e curtir o brinquedo, pois só quem tem uma dessas sabe o que é rodar num carro 94 que chama mais atenção que um 2005 que todo mundo tem :mrgreen: :mrgreen:

NeRo
02/12/2005, 19:50
Minha opinião é que use essa transferência até abrir o bico, depois coloque uma de Toy.
Mas só depois de abrir o bico! :twisted:

Eriksom Teixeira Lima
03/12/2005, 20:38
Concordo com o NeRo. :concordo:

Pense conosco, uma caixa normal de qualquer carro tem normalmente em 1ª marcha cerca de 3,7:1. Com reduzida padrão 2.e troco por um, você rodaria em 1ª reduzida na base de cerca de 7,5:1. Compare com os 6,32:1 de uma 2615 ou os 6,89:1 de uma 240V. :pensativo:

A diferença é pouca, exceto se você participara de Trial na UBROC :?:

Se você acha que precisa de uma 5ª desmultiplicada, bem, aí já é outro problema, mas você não fala nada disso, logo não acho que esse seja o problema.

Dessa forma, se for só a transferência decente, 4K é muito dinheiro por pouca coisa. Por 4K, eu compraria o conjunto que o Ramiro está oferecendo, um câmbio T-19 e uma caixa Dana 300, que se não for quase plug&play na sua caixa, tá próximo disso (por mais 1,8K você leba até o motor dele, uma AMC 4.0). Fale com ele (ele anunciou na lista da Camper, e todo mundo sabe o fone dele aí em SP), não custa nada avaliar uma medida radical. Vende tudo seu, e coloca um conjunto completo, só faltará ajeitas cardan (se for o caso) e os suportes do motor e travessas da caixa :pensativo: Como suspensão 3-link e um belo trem-de-força, será dificil para você se divorciar de sua Camper :mrgreen:

Eriksom

SJKCaio
05/12/2005, 09:44
Grande Erikson,

As dicas são boas, comecei a usar a viatura no dia a dia e estou rodando bem, mais do que eu imaginava (a viatura é confortável para uso urbano).
A questão é o barulho na minha cabeça que está me deixando louco..................
A 5ª até faz falta mas não é fundamental se trocasse tudo no pacote ia ficar bom.

Tô fazendo minhas conta aqui :x :x

SJKCaio
05/12/2005, 14:04
câmbio T-19 e uma caixa Dana 300,

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

De qual viatura é isso???

NeRo
05/12/2005, 21:41
Caio... o Piu-piu envolveu a T-case dele com manta asfáltica... já andei na viatura dele e fico bom...

GH
06/12/2005, 11:58
Caio,

Na minha uso a mufla do Santana/Versailles 91/92, que é a maior para o 3E, tirando a da C-20, que não cabe na Camper.

alfreis
06/12/2005, 13:04
Heck,

Por acaso a mufla da C-20 é aquela que sai para cima e parece uma chaminé???...Acho que eu sei quem tem uma dessas e até venderia...
Quando eu estava procurando a mufla para o jeep cheguei a pegar essa do Santana na mão, mas que eu me lembre ela tinha o mesmo diâmetro de entrada das muflas de carro turbo...
No caso do Caio, ainda acho que compensaria entrar na SPA, Fôlego, Belquip ou na BeepTurbo e perguntar se não existe alguma com a entrada maior...

[]'s

GH
06/12/2005, 14:00
É a própria, Ale.

Se o Caio descobrir algo melhor, dê um toque, ok?
A do Santana tem a mesma bitola do filtro de ar da S-10 2.8, sei porque é o que eu uso.

SJKCaio
06/12/2005, 14:48
Resolvi a questão da mufla :D :D :D

Achei uma ferramentaria boa aqui perto do trabalho eles fornecem peças para a Embraer, consegui trocar aquelas duas rodas pretas da foto da reforma por uma peça de inox com 3" de diametro passando por cima do cabeçote e indo pegar um ar mais frio do outro lado, ficou muito bem feita e com uma vazão excelente.
Hoje tô terminando de montar junto com aqueles filtros parecidos com o K&N só que seco.

O tal T-9 já descobri que é do CJ7 gringo, tô tentando um contato com o Ramiro mas até agora só caixa postal.
Tô orçando o da Hilux SRV 3.0 tb, pois ainda não sei se esse T-9 é muito curto a transf. é ignorante de forte (Dana 300) os nºs que eu pesquisei espantam :shock: :shock:

SJKCaio
08/12/2005, 08:15
Parece muito maior na foto :x :x

SJKCaio
19/12/2005, 11:01
Primeira viagem (200km) , sinceramente preciso de uma T-case mais silenciosa :x :x :x
Preciso perder o hábito do "diesel" de pé embaixo :shock: :shock: :shock:
Com o rack cheio e pé embaixo fez 3,5km/l :shock: :shock: :shock:

Volta na casca 5,5km/l :twisted: :twisted:

SJKCaio
04/01/2006, 13:27
up

Martin Melcop
04/01/2006, 14:17
Com o rack cheio e pé embaixo fez 3,5km/l



Tira uma dúvida, isso foi em estrada de asfalto???? :parede: :parede: :parede:

SJKCaio
04/01/2006, 14:28
Asfalto: Dom Pedro II/Fernao Dias
Trecho: SJC-Joanópolis

A aerodinamica já não ajuda e mais de 200l de volume no rack arrastando :x :x :x

Tem que andar de leve com o acelerador a diferença de consumo de 80km/hr para 110km/hr é gritante.........

SJKCaio
09/01/2006, 10:35
Essa é cor correta de um 4X4...........

Aproveitando as chuvas :twisted: :twisted:

FábioGondim
09/01/2006, 22:10
Já está no cor final (PU-vermelho sólido VW), todo fundo com bate-pedra e interior emborrachado

Como assim, interior emborrachado? Emborrachado com o quê? Bate-pedra também?! É que estou pensando em fazer algo no DOURADO...

SJKCaio
12/01/2006, 11:11
Usei o bate-pedra até mesmo , até nos embaixo dos tapetes eu passei, fica bom :concordo:

Como é fibra não me preocupo com ferrugem embaixo da tinta, mas o seu tá com a lata zerada, pode aplicar sem susto.

nerinei
24/01/2006, 00:39
Bonita viatura, o vermelho fica muito bom na camper....acho que você devia pensar seriamente num kit gás....pelo menos eu não aguentaria 3,5 km/l e muito menos viajar a 80km/h.....
Mas tentando ajudar: se você pegar uma estrada com muito pó, seu motor vai sofrer bastante com esse filtro....ele deixa passar particulas mais finas que vão causar problemas sérios....
se quiser manter o filtro esportivo coloca um K&N, esse sim funciona.....
Abraços

SJKCaio
24/01/2006, 08:12
O consumo foi em função do pé pesado e rack muito cheio :x :x :x

Este fim de semana fiz uma trilha leve aqui perto e resolvi a questão da poeira colocando um saco de aspirador de pó cobrindo o filtro preso com abraçadeira de naylon, funcionou bem.
São aqueles sacos de papel descartavel que vem no aspirador de pó.Geralmente com tempo chuvoso o filtro vai estar livre de poeira fina.

A solução foi tabajara mas o motor continuou respirando bem :D :D :D

A cor é o vermelho do Golf novos em P.U 8) 8)

nerinei
24/01/2006, 10:49
O consumo foi em função do pé pesado e rack muito cheio :x :x :x

Este fim de semana fiz uma trilha leve aqui perto e resolvi a questão da poeira colocando um saco de aspirador de pó cobrindo o filtro preso com abraçadeira de naylon, funcionou bem.


Cara, to mijando de rir por conta desse saco de aspirador de pó......bom, mas deve ter funcionado....... :mrgreen:
falei do kit gás por que ele fica muito bom em um motor a alcool (maior taxa de compressão), tem um amigo que tem uma camper parecida com a sua e ela tá fazendo quase 8km/m3......é uma economia bem considerável....
Abraços

thiagoloco
27/01/2006, 18:34
Ae caio, ja ta vendendo a camper??

Tem um anuncio no rolo 4x4 da sua camper só que o nome do cara que ta vendendo é otro...

http://www.rolo4x4.com.br/anuncio.asp?md=20&ct=1&an=0

[]'sss

SJKCaio
30/01/2006, 11:37
É Thiago apareceu um negcio muito bom num terreno aqui em SJC, daqueles que mesmo sem dinheiro não podeira deixar passar....
Até a Scenic da minha esposa tá indo no imovel.
O cara é o Alberto de Guarulhos, ele tá me dando uma mão pois tenho pouco tempo para ficar anunciando.
A oficina é pequena mas o capricho dele nas restaurações placa preta é incrivel, vale conferir o site dele.

www.pontomilitar4x4.com.br


Como na futura casa nova vai ter uma garagem/oficina o proximo 4X4 vai ser questão de tempo 8)
8) 8)

PS: Mande um grande abraço para seu pai , assim que der faremos uma visita na La Basque :D :D

thiagoloco
30/01/2006, 11:55
Ahh tah..
Achei que era alguem se passando por vc hehuhauhahu
Bomm boa sorte ai na venda, triste saber que vai vender a onça depois di tanto trabalho..
Mas vamos esperar pra ver o proximo 4x4!!!

[]'ssss

P.S. Mando sim, só avisa quando vc for, q a gente vai pra la...

SJKCaio
14/02/2006, 13:07
RADIADOR NOVO

Não estava tendo problema de aquecimento,porém como estava muito velho começou a dar uns furinhos, soldava aqui vazava ali.........

SJKCaio
21/03/2006, 16:28
Troquei todos os parafusos por aço inox e colei com trava quimica, agora não afroxa :twisted: :twisted:

Os parafusos pequenos são o sistema Braile de roda livre,mesmo entupido de barro vc sabe se está ligado, é só alinhar os parafusinhos 8) 8)

SJKCaio
18/05/2006, 11:51
Juninho.........

SJKCaio
18/05/2006, 12:13
mais umas..........

haundrich
19/05/2006, 01:43
Caio

Na sua suspensão , pelo que andei lendo, me corrijam, é do tipo 3 link com braço A, como é o pivô do vértice deste A? ele fica na vertical ou horizontal?
Esse pivô é de qual carro?

As barras longitudinais continuam ainda as originais da Camper?

O ponto deste link, no vértice, fica na mesma altura das buchas no eixo? Teria foto?

Se você usa essa ancoragem tipo A na suspa dianteira, como fica a barra da direção rodas ao pitman? Continua a mesma original?

putz, te enchi de perguntas.

Meus parabens pela viatura. Estou pensando em trocar meu Fase 2 diesel por uma Camper, andei pesquisando e encontrei seu tópico.

Flávio - querendo sair do esquema das panhards

Leonardo Raffi
15/06/2018, 13:25
Troquei todos os parafusos por aço inox e colei com trava quimica, agora não afroxa :twisted: :twisted:

Os parafusos pequenos são o sistema Braile de roda livre,mesmo entupido de barro vc sabe se está ligado, é só alinhar os parafusinhos 8) 8)

muito bem bolado ...............