PDA

Ver Versão Completa : 4.0 DANDO MORTE SUBITA Apaga e não pega



MARCELOLUCHESI
14/08/2011, 20:53
Olá pessoal me ocorreu esse fim de semana numa trilha logo no inicio nem os pneus eu tinha sujado.
Situação: jeep TJ 4.0 auto, Andando no arranca e para do comboio (dia quente aproximadamente 28 graus não sei se agrava a situação porém o cofre do motor estava muito quente e AC ligado) Mas a temperatura no painel na sua faixa normal.
SIMPLESMENTE DO NADA DERREPENTE MORRE O MOTOR sem, falhas, oscilações ou qualquer outra anomalia conhecida. Nunca tinha passado por uma situação dessas, simplesmente apagou, como se alguem tivesse baixado a chave geral ou algum corta de corrente. Tento "bater o arranque" e nada, após alguma tentativa de bater o arranque e desistir e esperar o Apoio dos fechas porteiras da trilha uns 10-15min, vou dar a ultima tentada e o jeep Pega!
Ando mais uns 2km de trilha. Outra vez trasito congestionado na trilha evito de desligar a chave com medo de não pegar mais e trancar a trilha. Já havia perdido a confiança no brinquedo e louco para cair fora da mesma, derrepente há uns 100mts da estrada morre novamente do nada. Um jeep me puxa (bato bato bato o arranque e nada) nem 5 minutos abro o capô me deparo com um calorão vindo do cofre do motor. despejo 1 litro de agua em cima da bobina pois lembrei varias vezes me deparei com essa situação em carros carburados que esqueceram a chave ligada sem dar arranque. E o jeep pega.
Pergunta será que é bobina?
Ou será que é sensor de rotação?
Alguem já passou por essa situação?
Será que a condição climatica agravou?

Segundo 2 mecanicos que consultei me deram 90% de certeza que é sensor de rotação. Pois se fosse bobina ia falhar antes de apagar.

E ai pessoal?

MARCELOLUCHESI
14/08/2011, 21:01
Pessoal só para constar nessas tentativas de fazer pegar, Nem sinal de tentar de Querer pegar, era como se não viesse Nada mas nada mesmo de faisca. e na primeira vez que ocorreu depois de 10 minutos parado fui tentar a ultima vez e pegou de cara! na segunda vez após derramar agua na bobina pegou de Cara. Fiz uns 10km andando sem para e não apresentou mais o defeito. Eu estou desconfiado que a condição climática agravou algo que já está a meio pau.

Glaicon
15/08/2011, 08:47
Tive uma meriva que pifou a bobina. A característica é que estava no trânsito normalmente e o carro apagou do nada, SEM FALHAS.
Porém, não pegou mais, o que já diferencia do seu problema.
A temperatura externa elevada acho que é mera coincidência, pois a temperatura do motor e agregados trabalham em um ambiente muito mais quente.
Lembre que estes carros andam até em deserto.
Por proximidade de adivinhação, é certo que é problema elétrico.
Motor continua saudável.:concordo:

MARCELOLUCHESI
15/08/2011, 09:44
Pois é Glaicon eu acho que vou trocar os 2 de uma vez. Eu estive pensando e lendo relatos em outros foruns e o pessoal fala que trocou o sensor de rotação e depois de um tempo apareceu o problema novamente. Segundo essa pessoa o fio do sensor ficou proximo a surdina e acabou queimando o mesmo. E pensando nisso, a ultima trilha que fiz, estava com aquela caixa de vacuo frouxa, que eu não sei para que serve, e a mesma caiu derretendo na surdina. retirei-a e isolei as mangueiras da mesma. Eu estou desconfiado que na queda pode ter atingido outro componete do motor, danificando-o que é o casa do sensor de rotação. Eu vou esperar mais relatos do pessoal aqui do forum antes de mexer no jeep. Até porque tenho que mandar lavar e antes de quarta ou quinta feira não vai ficar pronto.

Jeanilson
15/08/2011, 09:46
Marcelo,

Esses "Apagões" são sintomas de falha no sensor de rotação.

Se não me engano no 4.0 o sensor de rotação fica na parte de trás do motor, ligado no comando de válvulas. talvéz quando você molhou a bobina tenha resfriado também o sensor de rotação e o tenha feito voltar a funcionar.

Mas como o amigo Glaicon disse, com certeza é problema elétrico. Começe verificando os contatos elétricos, pois são comuns eles oxidarem com o tempo e apresentar o "mal do osmar".

[]'s

MARCELOLUCHESI
15/08/2011, 09:57
Resumindo eu to Fu.... perdi a confiança no brinquedo!! Que é problema elétrico eu também tenho certeza.......... e achar o defeito?

andretomasi
15/08/2011, 13:39
Eu aposto no sensor de rotação também, principalmente pelo fato de ele nem dar sinal de vida quando tentava ligar de novo. Troca o sensor e testa bastante pra voltar a confiar na viatura!

[ ]'s

MARCELOLUCHESI
15/08/2011, 14:52
Valeu Andre acho que vou nele primeiro mesmo.......existem relatos de fatos parecido com o meu e o problema era no sensor, eu to desconfiado que quando aquela caixa de vacuo caiu ela deve ter danificado o sensor ou queimado o chicote do sensor e quando esquenta demais o jeep apaga. Ou simplesmente chegou a hora de substituir.... Mas o que mais me entrigou fou o fato de molhar a bobina e o jeep pegar, pode ser conciência....



Eu aposto no sensor de rotação também, principalmente pelo fato de ele nem dar sinal de vida quando tentava ligar de novo. Troca o sensor e testa bastante pra voltar a confiar na viatura!

[ ]'s

GuTo_Cerulli
16/08/2011, 11:03
Meus dois centavos:

- olha a linha elétrica da sua bomba de combustível, desde a chave de ignição até o conector da bomba...Um TJ de um amigo teve um problema desses na trilha (fio rompido) e parava do nada...

- faz uma putsa limpeza no arrefecimento...minha XJ uma vez teve o mesmo "problema" de morrer do nada e não pegar...só depois de um tempo...resultado...ela aquecia (chegava aos 115) e não mudava nada no painel...Morria e depois de fria, pegava novamente...

- Como é um sistema "véio" pra caraio, se a bobina estiver aquecendo, o carro morre também...

- bomba de combustível perdendo pressão...Pode estar indo pro saco...O carro funciona normalmente, mas perde pressão de o carro "morre" do nada...É colocar um medidor de deixar funcionando...Já vi acontecer em XJ e TJ...

[]'s

MMauricio
17/08/2011, 17:45
Amigos,
Tenho uma XJ 2000 Automatica 6cc 4.0 na gasolina, e venho enfrentando o mesmo problema e já a um bom tempo.... independente da temperatura que marca no painel...90, 95, 100, 115 não importa ela morre do nada e só pega depois de uns 10 15 minuitos resfriando.... Ja tentamos de tudo inclusive cabeçote....achando que ela esquentava demais.... mas o problema continua...
Para fazer dar o problema é só andar por um longo tempo ou coloca-la em reduzida e andar forçando a ponto de aquecer o cofre do motor que ela para... Sempre corta em baixa rotação, quando o giro cai por exemplo... com giro no motor nao acontece nada....?!?!?!
O cofre do motor fica um verdadeiro forno.. voce não consegue encostar a mão em nada, inclusive no módulo que tb fica muito muito quente mesmo...!! A principio achavamos que era radiador... fizemos refizemos e nada.. a temperatura no painel como disse fica entre 90 e 100 e mesmo assim a temperatura do cofre parece que esta a 200º...
Outra coisa que fizemos é medir o sensor de rotação e já descartamos ele pois mesmo quando ela apaga, ao dar partida o sensor continua mandando sinal... e quando morre também.....ou seja não deve ser ele?!?!?
Outra situação é a seguinte... mesmo que ela não apague, se voce desligar, quando o cofre esta bem quente, e em seguida dar a partida... esquece...não pega nem a pau... ai é o mesmo procedimento espera 10 15 minutos e ela penga normal....
Não consigo me conformar com uma temperatura tao alta no cofre do motor, mesmo com vários colegas sempre afirmarem ser normal em XJ!!!!
Já passamos o scaner DBII e nada... sem erros... agora nos recomendaram passar no scanner usado pelas concesionárias o tal DBIII, mas onde levar pra passar por um preço justo que não seja concessionária?!?!? Será que vai ter alguma diferença entre os scanner??? sei lá...?!?!
Enfim, turma isso vem me deixando bem intrigado a meses.... e como o amigo disse, não da pra ter a menor confiança na viatura, certa vez ela me deixou na mao em plena 23 de maio, um transito gigantesco 2h da tarde.... que maravilha né!!!!!

Abraço a todos

Renato Fraga
18/08/2011, 01:07
Amigos, esses problemas são comuns em veículos produzidos pela Chrysler dessa época.

O motor apaga e não dá sinal nenhum e o painel fica morto também sem indicar nada no painel, dependendo do carro, aparece escrito NOBUS no odômetro.

Isso ocorre bastante nas Dakotas também. É falha do módulo da injeção. Muitos acham que é por conta do aquecimento, realmente, quando o módulo está ruim, o problema sempre se mostra com o motor quente, carro em baixa velocidade, dias quentes, etc etc etc.

Mas isso acontece quando o processador do módulo começa a acusar defeitos. Há quem ache que é problema de solda fria, nos terminais, etc etc etc. Só resolve trocando a unidade por uma nova ou recondicionada. Recondicionada de verdade só trocando o processador, aqui no Brasil ninguém faz isso, mas nos EUA tem muita oferta a preço baixo, cerca de U$200,00.

Já troquei o módulo da minha por um usado e está indo tudo bem até o momento. Já tive ocasião de enfrentar congestionamento com um saco de gelo sobre o módulo.

O resumo do problema é falha por tempo de vida, assim como um computador não funciona eternamente com toda a eficiência de um novo, o processador do módulo também perde eficiência com o passar do tempo.


Abraços a todos

Glaicon
18/08/2011, 07:15
Amigos,
Já passamos o scaner DBII e nada... sem erros... agora nos recomendaram passar no scanner usado pelas concesionárias o tal DBIII, mas onde levar pra passar por um preço justo que não seja concessionária?!?!? Será que vai ter alguma diferença entre os scanner??? sei lá...?!?!
Enfim, turma isso vem me deixando bem intrigado a meses.... e como o amigo disse, não da pra ter a menor confiança na viatura, certa vez ela me deixou na mao em plena 23 de maio, um transito gigantesco 2h da tarde.... que maravilha né!!!!!

Abraço a todos
E você ainda acha que não vale à pena levar numa concessionária para passar no scanner correto?:shock:
Vai esperar acontecer o quê?

MMauricio
18/08/2011, 10:11
Bom Dia Glaicon,

Entendo seu ponto de vista, vou considerar!

Obrigado
Maurício

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 11:09
Mauricio e essas mortes subitas ficaram mais seguidas com o passar do tempo ou tem meses que não faz???

No Wrangler ocorreu 2 vezes seguidas em menos de 30min. Após isso, mandei lavar o jeep e o mecanico levou para analisar, chegando na oficina deixou 1hora ligado para ver se ia aparecer o defeito e NADA.

Eu comprei ontem o sensor de rotação pelos relatos do forum. e Vou trocar quando chegar. Você experimentou esfriar a Bobina como fiz, jogando água?
O resto dos sintomas é exatamente o que você comentou. COFRE DO MOTOR FERVENDO e sistema de refrigeração perfeito. Eu acho que se eu tivesse ventilação não teria ocorrido o defeito. Posso estar enganado......relate mais o seu caso por favor.... andando direto ventilando já apagou?

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 11:30
Amigos, esses problemas são comuns em veículos produzidos pela Chrysler dessa época.

O motor apaga e não dá sinal nenhum e o painel fica morto também sem indicar nada no painel, dependendo do carro, aparece escrito NOBUS no odômetro.

Isso ocorre bastante nas Dakotas também. É falha do módulo da injeção. Muitos acham que é por conta do aquecimento, realmente, quando o módulo está ruim, o problema sempre se mostra com o motor quente, carro em baixa velocidade, dias quentes, etc etc etc.

Mas isso acontece quando o processador do módulo começa a acusar defeitos. Há quem ache que é problema de solda fria, nos terminais, etc etc etc. Só resolve trocando a unidade por uma nova ou recondicionada. Recondicionada de verdade só trocando o processador, aqui no Brasil ninguém faz isso, mas nos EUA tem muita oferta a preço baixo, cerca de U$200,00.

Já troquei o módulo da minha por um usado e está indo tudo bem até o momento. Já tive ocasião de enfrentar congestionamento com um saco de gelo sobre o módulo.

O resumo do problema é falha por tempo de vida, assim como um computador não funciona eternamente com toda a eficiência de um novo, o processador do módulo também perde eficiência com o passar do tempo.


Abraços a todos




Oi Renato Obrigado, talves a solução do problema seja essa mesmo.(EU tinha medo de escutar isso kkkkkkkkkk). Mas agora você me deixou mais tranquilo $$$$$.) Mas de teimoso, antes vou tentar revisar toda a parte elétrica.
O que mais me intrigou foi que molhei a bobina e o jeep voltou a funcionar, talves foi mera coincidencia aqueles 2 minutos que o capô ficou aperto pode ter sido o suficiente para refrigerar algum componete com defeito.

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 11:40
E você ainda acha que não vale à pena levar numa concessionária para passar no scanner correto?:shock:
Vai esperar acontecer o quê?

Glaicon é bem provável que não apareça erro no scanner só se der o defeito naquela hora. No meu caso eu não lembro se acendia alguma luz diferente no painel depois que deu esse erro. Mas posso te dizer que depois que pegou voltou tudo ao normal. Nenhuma luz de injeção ou check gauge acesa. O que mais me intriga nisso tudo, como falei antes é DIA QUENTE, cofre do motor fervendo. Temperatura no painel temperatura normal de funcionamento. Eu estou revisando toda eletrica do jeep inclusive miolo de iginição, para depois partir para Módulo.

MMauricio
18/08/2011, 11:47
Marcelo,
Andando com o veículo por exemplo em uma estrada, sem problemas não acontece nada, pode estar um calor de 40° o problema é parado, sem ventilação do cofre, em teste parada ela nunca deu o problema e olha que ja fizemos de tudo pra ela aquecer ao ponto de cortar e não conseguimos, ela só da esse problema em transito pesado ou é só exigir força, ai cria aquele forno dentro do cofre, e pronto é corte na certa! Pra ter ideia, você mal consegue por a mão no capo ou nas laterais, e como disse a temperatura do painel, na casa dos 100º ou menos, sem problemas...pelo menos é o que esta mostrando no painel, ao atingir os +-110º a ventoinha do ar condicionado aciona normal tambem, enfim entendo que o sistema de refrigeração esta perfetio!!! Olhando o que o pessoal diz, realmente seria o sensor de rotação, mas como relatei já testamos e ele não para de emitir o sinal?!?!
Vou fazer esse teste da bobina, talvez amanha, pra ver o que acontece...eu faço assim, tem uma rua ingrime perto da minha casa, linha reta, engato a reduzida, cambio na 1ª e giro em torno de 2.000 / 2.500 subo e desço de ré tb engrenado faço isso umas 5 ou 6 vezes é batata!! Quando paro para trocas a marcha pra subir novamente ela morre! Com giro nada acontece.
Concordo com você quanto a ventilação no cofre, e assim que resolver esse problema pretendo abrir o capo e colocar aquelas saidas de ar que o troller tem, para amenizar o forno...rs
Vamos nos falando e qualquer novidade posto aki...
Abraço

MMauricio
18/08/2011, 12:55
Oi Renato Obrigado, talves a solução do problema seja essa mesmo.(EU tinha medo de escutar isso kkkkkkkkkk). Mas agora você me deixou mais tranquilo $$$$$.) Mas de teimoso, antes vou tentar revisar toda a parte elétrica.
O que mais me intrigou foi que molhei a bobina e o jeep voltou a funcionar, talves foi mera coincidencia aqueles 2 minutos que o capô ficou aperto pode ter sido o suficiente para refrigerar algum componete com defeito.

KKK isso mesmo na verdade a gente torce ser outra coisa que modulo, pois sabemos o que nos espera...$$$$ Mas concordo que tem muito fundamento a observação do Renato... será mais um ponto de observação nos próximos testes...Vamos lá!!!

Abraço

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 13:42
Mauricio experimenta fazer esse teste da água na bobina, mas despeja 1 litro em cima dela e tenta fazer pegar em seguida, depois me conta!! Eu to com o jeep na mecanica ainda. Quanto ao sensor de rotação eu comprei direto na rockauto e vou troca-lo assim que chegar, também acho que não deve ser ai o problema, mas como tem muitos relatos e achei relativamente barato esse sensor vou trocar. Eu tive lendo a especificação do mesmo e a resistencia dele é em torno de 156 a 200 oms e o meu está dando 1K, ou 1.000 oms, como não entendo de parte elétrica nada resolvi comprar e trocar.

Mas Mauricio quando vc comentou das entradas ou saidas de ar no capô me lembrei que vejo isso em de várias cherokas de trilha. Vou tentar buscar mais informação e posto aqui.

E se você fizer o teste da água poste aqui também, estou curioso em saber. Vamos ver se conseguimos resolver o problema.

Rones Jr
18/08/2011, 14:26
Já experimentaram passar o scanner quando ela estiver parada?

Jeanilson
18/08/2011, 14:54
Marcelo e Maurício,

Um problema que estava ocorrendo com o meu Wrangler era que o marcador de temperatura estava indicando menos do que o normal, na casa dos 75º onde o normal seria por volta dos 90/95º. No meu caso era oxidação no contato do sensor de temperatura, o que aumentava a resistência e diminuia a corrente, e por consequencia, a temperatura no marcador. Foi só limpar o contato que passou a marcar normal.

De repente pode estar acontecendo algo parecido nas viaturas de vocês, com o marcador indicando uma temperatura menor do que a real do motor. Eu aconselho uma verificação no sensor de temperatura (e limpeza nos contatos) antes de descartar completamente problema de superaquecimento.

[]'s

Renato Fraga
18/08/2011, 15:02
Amigos, por vezes é difícil acreditar que a origem do problema não seja o módulo, mas entendam que se fossa algum sensor ou qualquer outra anomalia, o problema não seria tão intermitente. Experimentem desligar e ligar as tomadas do módulo quando ocorrer o apagão. É um macete que ajuda a fazer funcionar novamente.

Acaba sendo mais barato trocar o módulo do que ficar perdendo tempo com possibilidades menos prováveis. Faço parte de uma comunidade só de Dodges Dakotas, e esse problema é muito comum. Não adianta resistir!!!!

Detalhe, passando o scanner, nada vai aparecer.... Se estiver com o scanner plugado no momento do apagão, ele ficará sem comunicação nenhuma com a central. Reparem no painel o que ocorre durante o apagão. Geralmente voltímetro e marcador de combustível também ficam sem indicar nada. Outras vezes o contagiros trava, e aparece escrito NOBUS no odômetro.

Abraços

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 15:07
Eu vou dar uma geral nisso também Jean. Mas olha que eu já peguei algumas vezes dias quentes e AC ligado e a temperatura no painel passando dos 110 graus e nunca tinha apagado como dessa vez. Só não lembro se o cofre do motor estava fervendo.
Eu vou dar uma verificada nesse sensor de temperatura. A principio o meu quando frio e começo a andar ele demora um pouco para a temperatura chegar nos 95. quando chega nos 95 um pouco tempo depois "deve abrir a valvula termostatica (primeira vez que abre) e o marcador de temperatura baixa um pouco. Após isso ele volta para os 95C. e em dias muito quentes ele chega nos 100C mas após movimentar o veiculo a temperatura no painel começa a baixar para os 95C. Em congestionamento com o AC ligado e dias quentes que chega passar dos 110C mas nunca tinha apagado. Como o seu trabalha agora:?

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 15:14
Amigos, por vezes é difícil acreditar que a origem do problema não seja o módulo, mas entendam que se fossa algum sensor ou qualquer outra anomalia, o problema não seria tão intermitente. Experimentem desligar e ligar as tomadas do módulo quando ocorrer o apagão. É um macete que ajuda a fazer funcionar novamente.

Acaba sendo mais barato trocar o módulo do que ficar perdendo tempo com possibilidades menos prováveis. Faço parte de uma comunidade só de Dodges Dakotas, e esse problema é muito comum. Não adianta resistir!!!!

Detalhe, passando o scanner, nada vai aparecer.... Se estiver com o scanner plugado no momento do apagão, ele ficará sem comunicação nenhuma com a central. Reparem no painel o que ocorre durante o apagão. Geralmente voltímetro e marcador de combustível também ficam sem indicar nada. Outras vezes o contagiros trava, e aparece escrito NOBUS no odômetro.

Abraços

Na verdade deveria aparecer no odometro GOBUS.kkkkkkkkkkkk Vc sabe Renato que ocorreu uma vez exatamente isso com o meu jeep. mas ele não apagou, simplesmente morreu o ponteiro da gasolina e voltimetro, acendeu Check Gauge (normal) isso iria acontecer. Parei o jeep desliguei a chave e dei a partida novamente. E nunca mais ocorreu esse defeito.
Mas eu estou me preparado para ser módulo.....mesmo. eu quero que ele dêe o defeito novamente para mim fazer esse Reset como vc falou. Tomara que não seja durante o transito. Pois eu não vou sair trocando peça adoidado.

andretomasi
18/08/2011, 15:21
Esse problema de exibir a mensagem NOBUS no hodômetro, ou de "apagar" o voltímetro e marcador de gasolina, também acontece por mal-contato no conector do painel ou nos plugs do módulo. Levando em consideração que vocês estão tendo o problema sempre com a viatura em movimento, seria uma boa conferir todos os conectores do painel e módulo pra ver se não tem nada com o problema do Osmar por ali.

[ ]'s

Renato Fraga
18/08/2011, 15:34
Sim isso é verdade, inclusive há quem recomende aplicar limpa contatos em todos os conectores do carro.

MAs é tudo paliativo infelizmente!!!!!

Só trocando o módulo para resolver

andretomasi
18/08/2011, 15:38
Depende né Renato, já vi muitos casos dessa perda de comunicação do painel com o módulo onde a simples limpeza dos contatos resolveu e nunca mais deu problema, não dá pra afirmar que é necessariamente paliativo, um conector com ferrugem ou oxidação depois de limpo pode ser uma solução definitiva para um problema! Experiência própria :D

[ ]'s

Renato Fraga
18/08/2011, 15:42
Sim, como eu vou esclarecer, o que eu referia em ser paliativo é com relação a ocorrência dos apagões

O marcador de combustível ou qualquer outro instrumento pode ter problema isoladamente. Se o painel acusar check gage, o mau contato está antes do módulo (isso levando em conta que a indicação do marcador está realmente errada). Se ele simplesmente parar de funcionar e não acusar check gage, o mau contato está entre o módulo e o painel.

Se tudo parar e aparecer NOBUS significa que o módulo parou de enviar informações ao painel.

Resetar o módulo é um outro procedimento. Remover os conectores e plugá-los novamente simplesmente ajuda a acertar um possível mau contato.

Resetar o módulo propriamente dito ajuda a eliminar erros acumulados pelo módulo, necessita desligar um dos conectores da bateria e segura a chave na posição de partida por alguns segundos.

Abraços

MMauricio
18/08/2011, 16:46
Mauricio experimenta fazer esse teste da água na bobina, mas despeja 1 litro em cima dela e tenta fazer pegar em seguida, depois me conta!! Eu to com o jeep na mecanica ainda. Quanto ao sensor de rotação eu comprei direto na rockauto e vou troca-lo assim que chegar, também acho que não deve ser ai o problema, mas como tem muitos relatos e achei relativamente barato esse sensor vou trocar. Eu tive lendo a especificação do mesmo e a resistencia dele é em torno de 156 a 200 oms e o meu está dando 1K, ou 1.000 oms, como não entendo de parte elétrica nada resolvi comprar e trocar.

Mas Mauricio quando vc comentou das entradas ou saidas de ar no capô me lembrei que vejo isso em de várias cherokas de trilha. Vou tentar buscar mais informação e posto aqui.

E se você fizer o teste da água poste aqui também, estou curioso em saber. Vamos ver se conseguimos resolver o problema.

Pode deixar Marcelo, amanha provavelmente faremos esse teste sim, também fiquei curioso....Quanto as saídas de ar, já é um "projeto" antigo pois o único inconveniente será cortar o capo, do mais entendo que só ajudará a viatura em não manter aquela "panela de pressão" ali dentro... consequentemente preservando bem mais todos os componentes, chicotes etc...sem contar também que deverá ajudar para não transmitir parte deste calor pra dentro do veículo...!!! como ocorre hoje! Mas primeiro quero resolver esse problema.... Sonho mesmo seria colocar essas saídas de ar nas laterais, como os existentes nas Land Rover...ai sim.. ficaria bem mais bonito, na minha opnião é claro!!!
Quanto aos Oms eu não sei te falar que foi meu amigo ao lado que tava fazendo essas medições... mas vou ver com ele...ok

Abrç

MMauricio
18/08/2011, 16:47
"Já experimentaram passar o scanner quando ela estiver parada?"



Boa observação Rones.... Mais um detalhe que posso fazer também.....Pois nunca fizemos!!!
Valeu

MMauricio
18/08/2011, 17:02
Marcelo e Maurício,

Um problema que estava ocorrendo com o meu Wrangler era que o marcador de temperatura estava indicando menos do que o normal, na casa dos 75º onde o normal seria por volta dos 90/95º. No meu caso era oxidação no contato do sensor de temperatura, o que aumentava a resistência e diminuia a corrente, e por consequencia, a temperatura no marcador. Foi só limpar o contato que passou a marcar normal.

De repente pode estar acontecendo algo parecido nas viaturas de vocês, com o marcador indicando uma temperatura menor do que a real do motor. Eu aconselho uma verificação no sensor de temperatura (e limpeza nos contatos) antes de descartar completamente problema de superaquecimento.

[]'s

Jeanilson, Ja pensamos nisto também, e confesso que o sensor de temperatura era uma peça que eu pretendia trocar também, pois ele tem um comportamento muito estranho... os contatos estão perfeitos e limpos, mas desconheço um jeito de testar com eficiência essa peça, digo comportamento estranho porque se você desliga o terminal do sensor com o carro ligado, ou apenas a ignição, e o ponteiro da temperatura estiver nos 100º, ele cai para 90º ao invés de cair a 0º e ainda se você fechar os contatos no terminal ele não faz nada e entendo que o ponteiro deveria ir na casa dos 125º que é o máximo?!?!? Mas amigos lembrem-se, eu sou leigo em mecânica e posso estar falando uma tremenda bobagem!!!

Abraços

MMauricio
18/08/2011, 17:12
Amigos, por vezes é difícil acreditar que a origem do problema não seja o módulo, mas entendam que se fossa algum sensor ou qualquer outra anomalia, o problema não seria tão intermitente. Experimentem desligar e ligar as tomadas do módulo quando ocorrer o apagão. É um macete que ajuda a fazer funcionar novamente.

Acaba sendo mais barato trocar o módulo do que ficar perdendo tempo com possibilidades menos prováveis. Faço parte de uma comunidade só de Dodges Dakotas, e esse problema é muito comum. Não adianta resistir!!!!

Detalhe, passando o scanner, nada vai aparecer.... Se estiver com o scanner plugado no momento do apagão, ele ficará sem comunicação nenhuma com a central. Reparem no painel o que ocorre durante o apagão. Geralmente voltímetro e marcador de combustível também ficam sem indicar nada. Outras vezes o contagiros trava, e aparece escrito NOBUS no odômetro.

Abraços

Renato,
Vou verificar o comportamento do painel com mais atenção.... mas não me lembro dele apagar não... vou verificar...e pra ser sincero se for o módulo vou ficar muito triste pela grana, mas o fato de resolver e voltar a confiar no carro é o que mais quero...!!!
Na ultima vez que o problema ocorreu, desconectamos os terminais do módulo mas continuou sem pegar... teve que alguma peça esfriar mesmo para depois dar partida!?!?!?
E bom saber que você já tem ciência que pode ser o módulo, inclusive se puder já ir adiantando pra gente algum lugar que possa verificar ou até mesmo algum lugar pra comprar que seja de confiança, nem que lá fora mesmo?!?! vai ajudar também, pois tendo certeza que é ele já teremos uma luz!!!
Lembrando pessoal que no meu caso, não precisa nem esperar ela morrer, é só perceber que o cofre esta muito quente... e desligar a viatura que ela não vai pegar em seguida, sem que se espere os 10 15 minutos!!!
Abraço

MMauricio
18/08/2011, 17:17
Esse problema de exibir a mensagem NOBUS no hodômetro, ou de "apagar" o voltímetro e marcador de gasolina, também acontece por mal-contato no conector do painel ou nos plugs do módulo. Levando em consideração que vocês estão tendo o problema sempre com a viatura em movimento, seria uma boa conferir todos os conectores do painel e módulo pra ver se não tem nada com o problema do Osmar por ali.

[ ]'s


André,
Os conectores do módulo estão aparentemente ok, mas os do painel vou verificar!!!
Valeu

Renato Fraga
18/08/2011, 18:20
Amigos, para aquisição de um novo módulo, eu recomendo essa empresa: Auto Computer Exchange | Engine & Transmission Control Units (http://www.autocomputerexchange.com/)

É bem renomada e de confiança, muitos conhecidos já compraram com eles sem nenhuma sombra de problemas.
É possível comprar pelo eBay ou diretamente pelo site deles. Como experiência, mandem um email pra eles, e tirem suas impressões. De modo geral basta passar a numeração contida no módulo (existem várias configurações diferentes) e eles já terão tudo o que precisam para efetuar a venda. Se você puder mandar a sua central, existe um lance de garantia vitalícia se eu bem entendí, mas o duro é ficar algum tempo sem poder usar o carro. Caso contrário a garantia é limitada e acaba custando U$50,00 a mais.

Existe as centrais com configuração original e as "preparadas".

http://www.autocomputerexchange.com/images/index_pod2.jpg

http://www.autocomputerexchange.com/images/index_pod1.jpg



De modo geral aqui tem um link direto para a gama de produtos deles para a linha JEEP. Jeep Auto Computer Exchange PCM,ECM,ECU Engine Control Modules (http://www.autocomputerexchange.com/Jeep/)




Abraços a todos

MARCELOLUCHESI
18/08/2011, 19:03
beleza Mauricio estou junto com vc nessa empreitada assim q possivel faça o teste da bobina e dê retorno. Pode ser q seja coincidência mas no meu caso funcionou é uma pena não ter dado o defeito novamente. Quanto ao sensor de rpm encomendei e trocarei daqui uns 10 dias pois leva uma semana para chegar e dai posto maiores infos.

Glaicon
19/08/2011, 07:25
Bom, a característica do problema para os dois carros é que ele acontece quando estão muito aquecidos.
Pergunta: Nossos carros têm platinado ou alguma peça semelhante que possa "colar" pelo excesso de temperatura?
Rotor?:pensativo:

Théo_Augusto
19/08/2011, 09:07
beleza Mauricio estou junto com vc nessa empreitada assim q possivel faça o teste da bobina e dê retorno. Pode ser q seja coincidência mas no meu caso funcionou é uma pena não ter dado o defeito novamente. Quanto ao sensor de rpm encomendei e trocarei daqui uns 10 dias pois leva uma semana para chegar e dai posto maiores infos.

Olá Marcelo.

Curiosamente meu Wrangler 99/00 também começou a ter "morte-súbita" semanas atrás...
Neste meu carro o problema é recorrente: aparece de dois em dois ano... :-)
Até chegar a peça, o TJ está com um galão de 5litros de água amarradinho lá atrás já: morreu, despeja água no sensor! resolvido!!!

Estes nossos carros tem cada mania!!!! :-))))

[]´s
Théo

MARCELOLUCHESI
19/08/2011, 09:35
Olá Marcelo.

Curiosamente meu Wrangler 99/00 também começou a ter "morte-súbita" semanas atrás...
Neste meu carro o problema é recorrente: aparece de dois em dois ano... :-)
Até chegar a peça, o TJ está com um galão de 5litros de água amarradinho lá atrás já: morreu, despeja água no sensor! resolvido!!!

Estes nossos carros tem cada mania!!!! :-))))

[]´s
Théo



THÉO me diga você está despejando agua no sensor de rotação aquele atráz do motor na capa seca do lado esquerdo ou na BOBINA??

O seu dá esse defeito somente quando esquenta em dias quentes e no transito pesado? o cofre do motor fica fervendo tb?

abs

Renato Fraga
19/08/2011, 12:47
Bom, a característica do problema para os dois carros é que ele acontece quando estão muito aquecidos.
Pergunta: Nossos carros têm platinado ou alguma peça semelhante que possa "colar" pelo excesso de temperatura?
Rotor?:pensativo:

O "prateado" foi extinto tem algumas décadas!!!!

Glaicon
20/08/2011, 09:51
O "prateado" foi extinto tem algumas décadas!!!!
Eu sei. Mas faltavam palavras para substituir o dito cujo. :concordo:
A intenção era sugerir algum problema mais simples antes de se partir para os complicado$.

MMauricio
20/08/2011, 11:49
beleza Mauricio estou junto com vc nessa empreitada assim q possivel faça o teste da bobina e dê retorno. Pode ser q seja coincidência mas no meu caso funcionou é uma pena não ter dado o defeito novamente. Quanto ao sensor de rpm encomendei e trocarei daqui uns 10 dias pois leva uma semana para chegar e dai posto maiores infos.

Boas noticias
Marcelo e demais amigos,

Ontem como havia dito, ficamos eu e meu amigo Eduardo, o qual aproveito para agradecer a paciência e o profissionalismo, ...testando as possibilidades e chegamos na mesma situação que só vi depois, relatou o Theo aki no forum...!
Aquecemos a viatura como de praxe e começamos... primeiro jogando água na bobina, nada aconteceu... ela pegou só após os 10 minutos, depois resfriamos o módulo e também nada aconteceu... Por ultimo jogamos água no sensor de rotação e BINGO !!! Pegou na hora...para não parecer coincidência fizemos isso umas três vezes e todas elas em seguida de jogar água sobre o sensor de rotação ela pegava normal....!
Agora é só pedir o sensor e esperar chegar!!!:euforico::euforico::euforico:

MARCELOLUCHESI
20/08/2011, 15:08
Beleza Mauricio!! Que noticia boa! A agua foi coencidência na bobina no meu caso e o local correto era no sensor de rotaçao como o THÉO comentou então!? Obrigado a colaboraçao de todos que nos ajudaram nessa empreitada. Mais um assunto resolvido pelos colegas de forum! Agora vamos esperar chegar os sensores! O meu comprei na rockauto acho q no meio dessa semana deve estar chegando.

MMauricio
21/08/2011, 14:18
É isso ai Marcelo...nada como a troca de experiência...!!!
Quanto a compra do sensor na rockauto, foi fácil encontrar o seu modelo?? porque estive olhando e tem vários modelos para o meu veículo e com preços malucos que vão de 25 a 180 dolletas todos com as mesmas caracteristicas.... to meio perdido com essas diferenças?!?!? Quanto ao prazo de uma semana, qual modalidade de frete vc escolheu? UPS, Fedex??? porque via encomenda normal vai mais de um mes com certeza?!?
Abraço

MARCELOLUCHESI
21/08/2011, 15:40
É isso ai Marcelo...nada como a troca de experiência...!!!
Quanto a compra do sensor na rockauto, foi fácil encontrar o seu modelo?? porque estive olhando e tem vários modelos para o meu veículo e com preços malucos que vão de 25 a 180 dolletas todos com as mesmas caracteristicas.... to meio perdido com essas diferenças?!?!? Quanto ao prazo de uma semana, qual modalidade de frete vc escolheu? UPS, Fedex??? porque via encomenda normal vai mais de um mes com certeza?!?
Abraço

Oi Mauricio eu comprei pelo modelo ano e do meu jeep no meu caso tinha 3 tipos que variavam de 25-30 dollares dependendo do fabricante.
Eu escolhi sem querer fedex, não sei se a rockauto trabalha com outras formas de envio. Na hora não reparei. O que sei é que fedex é a mais cara porém mais rápida. Para você ter idéia eu comprei na terça feira e na quinta a tarde uma atendente da fedex já me ligou avisando que havia uma encomenda chegando no vôo a noite daquele dia e que ia para alfandega tributar. Mas já eles me adiantaram o valor dos tributos aos quais devrão ser pago diretamete para o entregador da fedex em dinheiro ou em cheque nominal a fedex. Visto que esse serviço não é que nem correios que você recebe o aviso de retirar a mercadoria e pagar o imposto lá. Eu "acho" que durante essa semana estarei recebendo. A forma mais barata de todas que eu conheço é o USPS já comprei, mas leva em torno de 35 dias para chagar depois da postagem. As vezes você corre o risco de não ser tributado, que é ótimo para nós. Existe a forma Express que leva em torno de 15 dias para receber. Essa é um pouco mais cara que a anterior e você recebe o tracking namber para acompanhar a mercadoria, algumas vezes passam isentas pela RF. Éssa é a modalidade que mais prefiro. E por ultimo a Fedex que estou experimentando pela primeira vez. E até agora estou contente mas vai me custar uns 100dollares posta aqui com frete imposto e taxa da fedex.
O meu modelo de sensor é de uma orelha só(onde fixa na capa seca) Eu vi que tem um modelo com 2 orelhas de fixação que é o mais comum de encontrar, inclisive tem para vender no Mercado livre. Você tem que verificar qual o modelo do seu.

MMauricio
21/08/2011, 17:06
Oi Mauricio eu comprei pelo modelo ano e do meu jeep no meu caso tinha 3 tipos que variavam de 25-30 dollares dependendo do fabricante.
Eu escolhi sem querer fedex, não sei se a rockauto trabalha com outras formas de envio. Na hora não reparei. O que sei é que fedex é a mais cara porém mais rápida. Para você ter idéia eu comprei na terça feira e na quinta a tarde uma atendente da fedex já me ligou avisando que havia uma encomenda chegando no vôo a noite daquele dia e que ia para alfandega tributar. Mas já eles me adiantaram o valor dos tributos aos quais devrão ser pago diretamete para o entregador da fedex em dinheiro ou em cheque nominal a fedex. Visto que esse serviço não é que nem correios que você recebe o aviso de retirar a mercadoria e pagar o imposto lá. Eu "acho" que durante essa semana estarei recebendo. A forma mais barata de todas que eu conheço é o USPS já comprei, mas leva em torno de 35 dias para chagar depois da postagem. As vezes você corre o risco de não ser tributado, que é ótimo para nós. Existe a forma Express que leva em torno de 15 dias para receber. Essa é um pouco mais cara que a anterior e você recebe o tracking namber para acompanhar a mercadoria, algumas vezes passam isentas pela RF. Éssa é a modalidade que mais prefiro. E por ultimo a Fedex que estou experimentando pela primeira vez. E até agora estou contente mas vai me custar uns 100dollares posta aqui com frete imposto e taxa da fedex.
O meu modelo de sensor é de uma orelha só(onde fixa na capa seca) Eu vi que tem um modelo com 2 orelhas de fixação que é o mais comum de encontrar, inclisive tem para vender no Mercado livre. Você tem que verificar qual o modelo do seu.

É isso mesmo Marcelo, certa vez comprei algumas coisas na jeep4x4center e demorou em torno de 35 dias mesmo... mas não fui taxado, em outra ocasião pela Quadratec veio pela UPS em uma semana entregaram em casa, mas paguei o imposto para o entregador na hora, eles não querem nem saber taxam mesmo....!
O bom seria se os caras declarassem um valor menor...mas não acho que nenhum lojista lá faria isso?!?!
Mas de qualquer maneira acho que sairá mais barato que os 250,00 que estão cobrando no mercado livre!!! Vou acabar encomendando mesmo por lá mesmo....!!

Théo_Augusto
21/08/2011, 18:44
THÉO me diga você está despejando agua no sensor de rotação aquele atráz do motor na capa seca do lado esquerdo ou na BOBINA??

O seu dá esse defeito somente quando esquenta em dias quentes e no transito pesado? o cofre do motor fica fervendo tb?

abs

Oi Marcelo

Independe da temperatura do dia! Dentro do cofre do motor sempre está muiiiiito quente.. :-)
Só resolve resfriando o sensor de rotação!
Até porque meu TJ é 99/00 e muda o sistema de ignição para os até 98. O meu não tem distribuidor e tem uma bobina para cada 2 cilindros.

Assim como o Mauricio também estou na dúvida sobre qual comprar, diante das opções que a rockauto nos dá...
O de US$25 deve ser uma "segunda linha" até o bambambam MOPAR... eheheh

[]´s
Théo

MMauricio
24/08/2011, 01:57
Oi Mauricio eu comprei pelo modelo ano e do meu jeep no meu caso tinha 3 tipos que variavam de 25-30 dollares dependendo do fabricante.
Eu escolhi sem querer fedex, não sei se a rockauto trabalha com outras formas de envio. Na hora não reparei. O que sei é que fedex é a mais cara porém mais rápida. Para você ter idéia eu comprei na terça feira e na quinta a tarde uma atendente da fedex já me ligou avisando que havia uma encomenda chegando no vôo a noite daquele dia e que ia para alfandega tributar. .

Marcelo,
Já estou com o sensor em mãos, passei o final se semana procurando e acabei encontrando a pronta entrega....e fui buscá-lo hoje de manhã...Aparentemente é igualzinho ao que estava no veículo, mas da pra perceber que não é a mesma qualidade, mas vamos ver como vai se comportar depois que instalar.... to bem ansioso....rsrs

Vou postar umas fotos do sensor que estava na viatura.....aparentemente ele não apresenta nenhuma avaria... e por sinal, a "força" do imã (me refiro a atração com o ferro) é bem mais forte do que comprei novo ?!?!? Se puder, quando o seu chegar de uma comparada com que vai tirar da viatura pra ver se é a mesma situação, de repente este pode ser um dos fatores daquelas divergências de preços entre os sensores...sei lá!!!

Abraço

MARCELOLUCHESI
24/08/2011, 06:37
Ok o meu sensor é para chegar hoje a tarde. Mas só consigo troca-lo na sexta pois vou viajar amanhã. Assim que eu trocar posto maiores infos. Com certeza!!

Hans Beran
24/08/2011, 07:01
Resumindo eu to Fu.... perdi a confiança no brinquedo!! Que é problema elétrico eu também tenho certeza.......... e achar o defeito?

Macelo, já que perdeu a confiança do Brinquedo troca ele no Troller !!!!

Abs...

KKKKKKkkkkkkk.....

MARCELOLUCHESI
24/08/2011, 10:51
Macelo, já que perdeu a confiança do Brinquedo troca ele no Troller !!!!

Abs...

KKKKKKkkkkkkk.....

:) Não obrigado. Só de for Okm, mas é muita grana! ;). No momento acho que vou fazer mais uns testes no TJ tentar recuperar a confiança.

Você que deveria partir para o Troller até motor diesel já tem no TJ. Ou Faz o seguinte, comprar uma toy SW4 e manda encurtar!!

Hans Beran
24/08/2011, 12:32
:) Não obrigado. Só de for Okm, mas é muita grana! ;). No momento acho que vou fazer mais uns testes no TJ tentar recuperar a confiança.

Você que deveria partir para o Troller até motor diesel já tem no TJ. Ou Faz o seguinte, comprar uma toy SW4 e manda encurtar!!

Nada haver, somente estou unindo dois belos mundos, Wrangler + Diesel = Jeep Perfect...KKkkkkkk...

Sw4 não é Jeep e depois ficaria a marca da emenda !!! KKkkkkkk...

Abs

MARCELOLUCHESI
24/08/2011, 13:39
Tu ta certo ficaria feio mesmo aquela emenda já até imagino. Mas ao meu gosto tudo bem, sei que o motor da hilux é show muito mais forte moderno gira bem ecomomico e etc.... principalmente para expedição. Mas para trilha (pau mesmo) não tem nada que responda melhor que Gasolina.

MARCELOLUCHESI
24/08/2011, 13:43
Hans não te ofende comigo Vc sabe que eu estou brincando e estou morrendo de inveja de não ter esse conjunto no meu Jeep. Vai fundo na sua empreitada. Quando ficar pronto me avise que vou a RP fazer uma trilha com vc e a turma dos Kvalosfeios. quer dizer carasfeias.

Hans Beran
24/08/2011, 16:51
Ohh.. Macerlão sem problemas :twisted:

Mas com ceretza vou estranhar a diferença de resposta de um motor a gasolina e a diesel, e principalmente o conjunto que o Wrangler tem, que na minha opinão é uns dos melhores.

O problema somente está no consumo, e como quero virar o Brasil de ponta cabeça, ai fica dificil.:cool:

Eu já me inscrevi na Transcatarina 2012 e vamos com o Wrangler, só de asfalto vai ser 1.700 Km + 900 Km de prova....:euforico:

Também vou muito na Canastra - MG uns 1.000 kms de viagem ,,

Então para condições Brasileiras, $$$ da gasolina :freaking:, Autonomia de viajem :), e algumas vantagens do Diesel, torque de 35 kg a 1400 rpm, e agua, se realmente a eletrica dela não der pau :parede: KKKkkkkk...

Mas fica tranquilo que ainda vou ai fazer uma trilha,:chorandoderir:
Mas será uma grande prazer vc vir para cá andar com a gente.

abs.

MMauricio
24/08/2011, 18:19
Marcelo e Turma!!!

Aparentemente o problema está resolvido!!!!:euforico::euforico::euforico: Pensem num cara felizão...rss Brincadeira gente ... Pode ser cedo pra comemorar (gato escaldado..rs) mas a viatura não morreu mais, Sensor de rotação substituido e nos testes de hoje, pegou todas as vezes mesmo quando o forno aqueceu!!!
Hoje não estava um dia quente em são Bernardo, mas aquecemos o máximo que conseguimos e ficamos um bom tempo no mesmo ritual de subir e descer a rua e nada de morrer.... eu desligava e em seguida dava partida, pegava normalmente.... até a partida como percebeu meu amigo ficou melhor... vou claro fazer mais alguns testes, mas até agora ta show de bola....!!!!:torcendo::euforico::torcendo::euforic o:
Agora vamos aguardar o Marcelo e tomara com as mesmas notícias!!!!

Abraços

Ps. No lugar em que comprei o sensor (R$ 140,00) no mínimo cem latinhas, a menos que outros orçamentos que recebi, percebi que o vendedor tinha de outros modelos se alguem quiser o contato da um toque!!!

AlexPalma
24/08/2011, 19:50
MMauricio:

Pode me mandar o contato por MP?

Valeu!

MMauricio
24/08/2011, 20:31
MMauricio:

Pode me mandar o contato por MP?

Valeu!


Já mandei....
Abraço

AlexPalma
24/08/2011, 20:42
Obrigado, Maurício!!! :concordo:

Abraço.

Jeanilson
25/08/2011, 10:27
Marcelo e Turma!!!

Aparentemente o problema está resolvido!!!!:euforico::euforico::euforico: Pensem num cara felizão...rss Brincadeira gente ... Pode ser cedo pra comemorar (gato escaldado..rs) mas a viatura não morreu mais, Sensor de rotação substituido e nos testes de hoje, pegou todas as vezes mesmo quando o forno aqueceu!!!
Hoje não estava um dia quente em são Bernardo, mas aquecemos o máximo que conseguimos e ficamos um bom tempo no mesmo ritual de subir e descer a rua e nada de morrer.... eu desligava e em seguida dava partida, pegava normalmente.... até a partida como percebeu meu amigo ficou melhor... vou claro fazer mais alguns testes, mas até agora ta show de bola....!!!!:torcendo::euforico::torcendo::euforic o:
Agora vamos aguardar o Marcelo e tomara com as mesmas notícias!!!!

Abraços

Ps. No lugar em que comprei o sensor (R$ 140,00) no mínimo cem latinhas, a menos que outros orçamentos que recebi, percebi que o vendedor tinha de outros modelos se alguem quiser o contato da um toque!!!
MMaurício,

Fico feliz que tenha resolvido o problema :concordo:, muitas vezes a solução é mais simples do que achamos inicialmente, é só pesquisar com calma que se resolve tudo.

Mas agora fiquei curioso sobre a partida: antes de trocar o sensor o motor demorava a pegar? E agora, pega de primeira?

Troquei recentemente a bomba de combustível da minha viatura mais ela ainda demora um pouco para pegar (tem que segurar um pouco na chave), e como já li que sensor de rotação com defeito pode causar demora em ligar o motor, de repende isso pode ser um sintoma que o meu sensor pode pedir aposentadoria em breve :pensativo:...

[]'s

MMauricio
25/08/2011, 11:16
MMaurício,

Fico feliz que tenha resolvido o problema :concordo:, muitas vezes a solução é mais simples do que achamos inicialmente, é só pesquisar com calma que se resolve tudo.

Mas agora fiquei curioso sobre a partida: antes de trocar o sensor o motor demorava a pegar? E agora, pega de primeira?

Troquei recentemente a bomba de combustível da minha viatura mais ela ainda demora um pouco para pegar (tem que segurar um pouco na chave), e como já li que sensor de rotação com defeito pode causar demora em ligar o motor, de repende isso pode ser um sintoma que o meu sensor pode pedir aposentadoria em breve :pensativo:...

[]'s

Olá Jeanilson!

Olha essa situação da partida é quando ela aquece!! Quando ela morria por estar quente demais ou quando eu a desligava e ela não pegava mais e tinha que esperar os 10 - 15 minutos, ai sim voce dava a partida e era uma partida estranha mesmo, meia que quadrada, pra você ter ideia algumas vezes dava até o chamado backfire não era sempre...mas já aconteceu!! Agora ela está redondinha, mesmo com o forno do cofre do motor acesso!!
Em situação normal de temperatura, ela sempre pegou de primeira sem problemas.... mas como deu pra notar o sensor tem haver com a partida sim...pelo menos neste meu caso!

Abraço

MARCELOLUCHESI
26/08/2011, 06:55
Oi Mauricio estarei instalando o sensor Hoje de manhã. vou andar todo o dia com a viatura tentar esquentar bem para ver se continua ou para de vez o defeito!
Depois postarei mais infos......

MARCELOLUCHESI
26/08/2011, 11:16
Oi Mauricio e Pessoal, Instalei o sensor, Levei um susto pois começou a Falhar 1 cilindro. Mas Logo descobri que tem uma regulagem de altura e esta ficou muito próximo do Volante. Então Levantei um pouquinho o sensor (milimetro) e ficou perfeito. Basta saber agora se vai continuar dando o Defeito de apagar ou não. Aqui na minha cidade está frio hoje. Não sei se vou conseguir esquentar o jeep a ponto de ter certeza que não vai mais apagar.O negócio é ir testando. MAURICIO NO MEU CASO TAMBÉM O SENSOR VELHO TINHA O IMÃ É MAIS FORTE QUE O SENSOR NOVO!!!

MMauricio
26/08/2011, 15:40
Oi Mauricio e Pessoal, Instalei o sensor, Levei um susto pois começou a Falhar 1 cilindro. Mas Logo descobri que tem uma regulagem de altura e esta ficou muito próximo do Volante. Então Levantei um pouquinho o sensor (milimetro) e ficou perfeito. Basta saber agora se vai continuar dando o Defeito de apagar ou não. Aqui na minha cidade está frio hoje. Não sei se vou conseguir esquentar o jeep a ponto de ter certeza que não vai mais apagar.O negócio é ir testando. MAURICIO NO MEU CASO TAMBÉM O SENSOR VELHO TINHA O IMÃ É MAIS FORTE QUE O SENSOR NOVO!!!

Boa Marcelo,
Tomara que consiga logo por ela em teste pesado, mas se você não conseguir, vai ter que fazer um grande sacrifício em fazer uma trilhazinha básica pra testar mesmo....kkkkkk Ainda bem que o negocio cilindro foi coisa fácil!!! E realmente curioso essa situação do imã?!?! mas se foram nas duas peças, pode ser que seja normal!!!
Vamos lá to ansioso pelo seu resultado também... a minha até agora esta belezinha!!!!

Abraço

MMauricio
31/08/2011, 20:25
Oi Mauricio e Pessoal, Instalei o sensor, Levei um susto pois começou a Falhar 1 cilindro. Mas Logo descobri que tem uma regulagem de altura e esta ficou muito próximo do Volante. Então Levantei um pouquinho o sensor (milimetro) e ficou perfeito. Basta saber agora se vai continuar dando o Defeito de apagar ou não. Aqui na minha cidade está frio hoje. Não sei se vou conseguir esquentar o jeep a ponto de ter certeza que não vai mais apagar.O negócio é ir testando. MAURICIO NO MEU CASO TAMBÉM O SENSOR VELHO TINHA O IMÃ É MAIS FORTE QUE O SENSOR NOVO!!!

Fala Marcelo tudo bem??

E ai alguma novidade?? Conseguiu colocar a viatura a prova??
Abraço

MARCELOLUCHESI
31/08/2011, 23:10
oi Mauricio a viatura está parada instalando um bloqueio traseiro. Esse fim de semana vou dar umas voltas mas certo mesmo vai ser dia 10 vai ter uma trilha. Bastante congestionamento arranca e para. Ai vamos tirar a prova de vez!

AlemãoRS
01/09/2011, 17:57
oi Mauricio a viatura está parada instalando um bloqueio traseiro. Esse fim de semana vou dar umas voltas mas certo mesmo vai ser dia 10 vai ter uma trilha. Bastante congestionamento arranca e para. Ai vamos tirar a prova de vez!

Está colocando um E-locker no eixo traseiro também?

MARCELOLUCHESI
02/09/2011, 09:34
Está colocando um E-locker no eixo traseiro também?

Oi Leo. Não. Essa vez optei por com menos frescuras mais simples e barato, mais resistente e menos manutenção. é um LSD tipo torsen parece uma maquina de fazer bigoli fuzzili hehehe é o Detroit true trac da Eaton.

MMauricio
04/09/2011, 15:32
Oi Leo. Não. Essa vez optei por com menos frescuras mais simples e barato, mais resistente e menos manutenção. é um LSD tipo torsen parece uma maquina de fazer bigoli fuzzili hehehe é o Detroit true trac da Eaton.

Marcelo,
Aproveitando o gancho estou interessado em um bloqueio...e vi seu comentário a respeito do E-locker...voce teve problemas com ele? é caro sim, mas vale a pena?? pois até onde sei ele dispensa manutenção! na verdade mesmo minha intenção seria um eletrônico na dianteira 100% e um True trac na traseira substituindo o original que dizem não servir pra muita coisa!?!?!
Abraço

MARCELOLUCHESI
04/09/2011, 17:37
oi Mauricio é muito bom o elocker vale a pena não tive problemas custa uns 3mil. Uso na dianteira. quanto ao true da uma pesquizada no topico do meu jeep wrangler 98 rubicão que vc vai ver meu relato instalei a pouco tempo e ainda nao testei bem mas até agora estou contente!

MARCELOLUCHESI
13/09/2011, 10:32
Pessoal dando andamento ao tópico esse fim de semana que passou fiz uma trilha trancada, no final ainda, entopi o radiador de barro levando a viatura a um aquecimento maior ainda. Após a lavagem do mesmo, ontem andei praticamente o dia inteiro com o jeep no transito e aparentemente está tudo OK! Ou seja provavelmente o defeito era o Sensor de Rotação.Mas ainda não recuperei a confiança 100% na viatura, vou seguir fazendo testes.... se ocorrer o defeito venho novamente ao tópico comunica-los. ABS a Todos

MMauricio
13/09/2011, 11:09
Boa Marcelo!!!
A minha também na mesma situação até o momento ta perfeita.... e também estou como um "marido quase traído" to quase perdoando....kkkk

Ahh e quanto ao bloqueio, li seu outro topico e muito bom saber que vale mesmo a pena e que não teve problemas com a Eaton... valeu pelas dicas também

Abç a todos

Elias Paes
11/02/2012, 15:07
Amigos, tenho uma XJ 1998 e apresentou o mesmo problema, estava descendo à praia quando derrepente ela apagou, cortou giro e tive que encostar. Dei a partida na viatura e segui viagem, mas qd eu menos esperava acontecia novamente. Fiquei intrigado, pois só acontecia próximo aos 1700 rpm e quando o motor estava quente. Não falhava nas acelerações, mas cortava giro de vez. Levei em três mecanicos e quando o cara não sabe mexer ele bota defeito, ou seja, falavam pra eu tirar o GNV! Só q o problema acontecia na gasolina e GNV. Li muitos relatos de pessoas que tiraram o GNV e o problema continuou. Achei que era sonda lambda, levei em uma big oficina especializada em injeção eletrônica, expliquei o problema e o gerente me disse que não era sonda, mas que iria verificar. Resumindo, a viatura ficou lá por quatro dias (era a fila), mas ele trabalhou nela apenas algumas horas entre testes e tudo mais. Advinha o problema? O fio e o conector da bobina estavam com MAL CONTATO. Ele me explicou porque acontecia a 1700 rpm, era o momento em que o motor mais vibrava e perdia o contato com a bobina, que por sinal "quente" apresenta uma dilatação, sei lá, alguma coisa desse tipo. Gastei R$ 165,00 reais - parece caro para um fiozinho e um conector né? Mas é aquela velha história, o parafuso custa R$ 0,01 mas para descobrir qual parafuso apertar R$ 999,99! Tô feliz novamente com minha XJ!

Fabiano Klug
22/11/2012, 15:53
Que maravilha que descobriram que o sensor de rotação é tudo isso de mal quando estraga, e trocando ele é moleza, quando chegar a peça pra ZJ daqui de casa, vou tirar fotos e se não tiver vou fazer um tutorial pro pessoal poder fazer o serviço em casa sozinho.

Cesar Bendela
23/11/2012, 11:21
Que maravilha que descobriram que o sensor de rotação é tudo isso de mal quando estraga, e trocando ele é moleza, quando chegar a peça pra ZJ daqui de casa, vou tirar fotos e se não tiver vou fazer um tutorial pro pessoal poder fazer o serviço em casa sozinho.


Bom dia a todos!
Em conversa com o Alexandro aqui do forum, ele me deu a referência deste post, pois estou passando pelo mesmo problema. Minha Cherokee (Sport 1993) apaga de repente. Depois não pega mais, as tentativas de fazer pegar são em vão...o painel acende nrmalmente nem um sinal parente de problemas, o arranque vira mas não pega e só depois de uns 15 ou 20 minutos ela pega como se nada tivesse acontecido, é impressionante!:shock: Já aconteceu de ficar mais de meia hora para pegar. A ocorrencia é intermitente e não tem um tempo certo para acontecer. Os bicos já foram limpos, calibrados e estão Ok, já troquei o emulador de GNV e respectivo chicote. A última que ela me aprontou: fiquei na pista em Cabo Frio/RJ com esposa e filhos!! Resultado, coloquei o carro na prancha e voltei de carona no reboque pois não pegava de jeito nenhum....! Pelo que pude observar, alguns sintomas são identicos aos casos dos amigos aqui relacionados. Talvez possa ser o sensor de rotação, mas já me falaram que pode ser tb bobina, modulo, etc. Achei o sensor de rotação no ML a R$120,00, mas não sei se é confiável. Obrigado!

Fabiano Klug
23/11/2012, 13:46
Eu comprei ontem no ML a 143 reais comf rete pra meu endereço e vem dai do RJ, hoje voltando com a ZJ nada aconteceu, não morreu, mas ficar numa ponte parado ou outro local problematico é um desespero.

Zepi
25/11/2012, 09:39
Esse sensor de rotaçao tambem é responsavel pela pela contagem do rpm no painel???Parece óbvia a pergunta, mas tenho a duvida pq sei que ele dá a posiçao do virabrequim e tambem já ouvi falar que o rpm seria na bobina...alguém conseguiria me dar essa resposta???

Abraços

Fabiano Klug
26/11/2012, 09:15
É possivel que seja, ou é apenas um controlador mesmo, parece que o sensor é um simples imã que deve sofrer magnetismo ao passar rente a alguma engrenagem dentada.