PDA

Ver Versão Completa : Gaiola para F-75



Alberto Cuzomen
07/06/2005, 19:04
Alguem pode me ajudar; preciso indicação de quem faz gaiola para F-75!.
Agradeço qualquer ajuda!.
Alberto

Polvora
24/06/2005, 23:19
Alberto Cuzomen,

Vai ter que perguntar para as oficina especializadas em off road. Mas segue uns links com idéias e se quiser partir para a fabricação existe empresas que alugam curvador de tubo.

O Bill dando uma aula : http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5704&highlight=curvadeira nesse link tem o tel. do Wanderlei da Wandercar.

Idéia para gaiola: http://www.fly-n-hi.com/FST/rollcages.htm

Como começar a "brincar": http://www.pirate4x4.com/tech/bendin_tube/index.html

Boa Sorte ! E quando tiver a gaiola posta uma foto pra gente :wink:

[]

Alberto Cuzomen
26/06/2005, 20:34
Pólvora, valeu pela indicação, depois darei retorno e fotos de como ficou a instalação na F-75.
E aproveito pra convidar todo o pessoal para algumas trilhas aqui na região de Alphaville.
Em qap. :D

Ovelha
10/02/2006, 20:09
Andei pensando em montar uma gaiola realmente funcional para minha F75, só q não gostaria de perder espaço interno e nem a possibilidade de por uma capota de lona na caçamba, é possível?, :pensativo:

cheguei aos seguintes desenhos, mas não sei o quanto eles seriam funcionais, :putz:

to mandando um esboço que fiz em cima do baqueano para vcs poderem desenhar suas idéias tb... :concordo:

Já q não sou engenheiro, vou usar como prova de fogo o julgamento de vcs, e agradeço qlquer ajuda e críticas... :D

Ovelha
10/02/2006, 20:12
Ah.. achei essa aqui e esqueci de postar,,, é uma idéia, mas para mim achei meio exagerada

Ovelha
10/02/2006, 20:23
Esqueci de falar uma coisa, como legenda dos desenhos anteriores, a parte da gaiola em cor mais escura fica por dentro da lata original, tendo sua extremidade fixada no chassi

por acaso isso danificaria a lata, ou o chassi, afinal ambos não teriam mais tanta sobra para trabalharem durante as torções da suspensão...

Um desenho baseado na F75 do paranaense aí de cima...

Giovani
10/02/2006, 21:56
Andei pensando em montar uma gaiola realmente funcional para minha F75, só q não gostaria de perder espaço interno e nem a possibilidade de por uma capota de lona na caçamba, é possível?, :pensativo:

Ovelha, vc pretende ter uma gaiola para segurança ou para proteger a lataria?

É só minha opinião, mas acho essas gaiolas externas feias demais! NMHO, um 4x4 tem que ser bom, mas beleza e estilo também são fundamentais... Uma gaiola interna pode ocupar bem pouco espaço, sem deixar de ser forte, se usar um tubo de diâmetro menor, tipo 1, 1/2" e uns 4 ou 5 mm de parede.

Tenho umas idéias para pick-ups, pois estava pensando numa Toyota pick-up...

Eu faria uma boa gaiola interna, com fixação dos bancos e cintos na própria. Por fora, só um bagageiro, que serviria como proteção do teto, com um tubo descendo até o vidro trasseiro, para proteger de eventuais cargas.
No caso da F-75, poderia ter um tubo na frente também, que desceria até o pára-lama, podendo ou não ter continuidade até o chassi. Fiz um desenho sobre esse seu...

Os australianos que são tarados por pick-ups, pois lá eles a usam direto, trabalho e esporte.
http://www.offroadimages.com.au

[]'s

Ovelha
11/02/2006, 11:13
:shock: Sem dúvida uma gaiola que realmente proteja! Nada de canos de escapamento,, falo em HREW com no mínimo 2mm de parede. :twisted:

:arrow: Agora, qnto a ser interna ou externa: tb acho muito feias as externas, ainda mais qndo ficam completamanete expostas, já a que eu fiz no desenho cramon1.gif , mista de interna e externa, acho mais atraente, porém tenho duvídas qnto a funcionalidade. Me inspirei naquele projeto do sul, do A1, o jipe q até agora pra mim além de algumazs fotos é só lenda... :?

:arrow: Uma gaiola interna acho mais fácíl de triangular, mas acho q ocuparia muito espaço, principalmente no assoalho, pois tenho 1,87 de altura e já tenho problemas em onde apoiar meu pé ao lado da embreagem... :lol:

:?: Qnto a tubos de 1pol ou 1,5... isso não a deixaria muito frágil, mesmo com 5mm de parede? Eu não sei,, não manjo nada de resistência de materiais, mas por ser mais estreito acho q forneceria menos resistência, corrijam-me se eu estiver errado...

:?: Qnto a triangulação:
-aquelas abas perto das quinas da gaiola, sei q ajudam, mas qnto?
-a triangulação dentro das áreas quadradas deve ser feita em X ou em V ? E elas tem que ir ponta a ponta do quadrado ou podem ser até o meio ou algo assim?

Giovani
11/02/2006, 15:00
:shock: Sem dúvida uma gaiola que realmente proteja! Nada de canos de escapamento,, falo em HREW com no mínimo 2mm de parede.
Então instale uma interna. Mas 2mm, é cano de escapamento sim... :roll:


... já a que eu fiz no desenho cramon1.gif , mista de interna e externa, acho mais atraente, porém tenho duvídas qnto a funcionalidade.
Essa dobraria para trás, pois o maior peso, numa capotagem, é sempre sobre o arco do pára-brisa.


Uma gaiola interna acho mais fácíl de triangular, mas acho q ocuparia muito espaço, principalmente no assoalho, pois tenho 1,87 de altura e já tenho problemas em onde apoiar meu pé ao lado da embreagem... :lol:
Esse ponto de apoio pode ser ajustado, mais para frente ou reto para baixo, basta manter uma triangulação, para não perder resistência. E use banco concha de competição, sobra mais espaço para as pernas...


:?: Qnto a tubos de 1pol ou 1,5... isso não a deixaria muito frágil, mesmo com 5mm de parede? Eu não sei,, não manjo nada de resistência de materiais, mas por ser mais estreito acho q forneceria menos resistência, corrijam-me se eu estiver errado...
Apesar ser outro material, mais leve (e bem mais caro), veja as gaiolas de carros de rally. O mair tubo deve ter no máximo 2". E isso pq não estão preocupados com espaço interno.
O que vai dar resitência é justamente a triangulação, não o diâmetro externo do tubo. Um tudo de 1,5 ", com uma triangulação perfeita, será mais resitente que um de 3" sem triangulação. Tem um tópico do Bill sobre isso aqui no fórum, dê uma garimpada...


:?: Qnto a triangulação:
-aquelas abas perto das quinas da gaiola, sei q ajudam, mas qnto?
-a triangulação dentro das áreas quadradas deve ser feita em X ou em V ? E elas tem que ir ponta a ponta do quadrado ou podem ser até o meio ou algo assim?
Ajudam a preservar a área de solda dos tubos, mas não precisa colocar isso em todos os cantos. É um reforço, ponha isso só em pontos críticos, onde realmente existe a possibilidade da solda ceder.
Formando triângulos, a estrutura ficará estável. Quanto mais triângulos por área existir, mais forte fica a estrutura. Vc deve considerar possíveis pontos de impacto, como nos cantos superiores frontais. Assim como no arco sobre a sua cabeça. Nesse arco, eu prefiro ter um X, ou um V, apoiando os cantos superiores (com um ponto de apoio na base do V), do que uma estrutura em A, que só apoiaria o centro desse arco. Em "V" ou "A", vc teria 3 triângulos, ao passo que em X, vc formaria 4 triângulos.
Tudo vai depender do grau de segurança x conforto que vc quer.

Como dizem: não existe almoço grátis.

[]'s :concordo:

billj
13/02/2006, 11:46
Para se adequar a especificação UNRoC:

4.17.2. A gaiola básica deve ser construída de material a seguir (especificação mínima):
4.17.2.1. Tubo redondo em aço carbono (1026 DOM recomendado) de 1 ½” diâmetro externo com 0,120" de parede.
4.17.2.2. Tubo de liga de aço carbono “Chromoly” A519 grade 4130 de 1 ½” diâmetro externo com 0,058" de parede.


Vale mencionar que esta especificação é a mesma utilizada pelas organizações americanas de rock crawling...........

Abraços,

Ovelha
13/02/2006, 16:48
então uma polegada e meia, com 3mm de parede é uma medida boa... :pensativo: :D

bom,, então vou estudar bem essa interna, pontos de apoio etc...

Agora, mesmo ficando o X nas costas em praticamente 90 graus com o chão do carro, ele ainda assim ofereceria resistencia devido aquela barra que passa ao lado do banco?

Valeu todas as dicas,,, ja estou até me sentindo menos ignorante... hehehe :lol:

Arnaldo Tomazetti
13/02/2006, 19:03
http://img431.imageshack.us/img431/3337/imagem3a1bl.jpg (http://imageshack.us)

billj
13/02/2006, 19:04
O tubo de que falo é de 1 1/2 de medida real, não estamos falando de cano d''agua (Schedule)..........

http://southernjeeps.org/phpbb/viewtopic.php?p=30220&sid=d5a3bc1fe64627b9d5a6d92ea2e7a8de


http://www.norcalcrx.org/tyson/rollcage.html


Abraços,

dalmo cruz torres
15/02/2006, 13:14
Será que alguem poderia mandar as fotos das gaiolas para o meu e-mail? E'que não estou conseguindo abrir com os programas do meu comPUTADOR!! :parede: :parede:

Polvora
15/02/2006, 13:50
dalmo cruz torres,

Que fotos você está falando ? Se tiver alguma dúvida me passa MP. :concordo:

[]

dalmo cruz torres
15/02/2006, 16:28
Valeu Pólvora, já consegui ver as imagens, não eram fotos não, eram desenhos da gaiolada f-75, é que o meu computador é muito rápido e a conexão uma $#BLZ.

dalmo cruz torres
15/02/2006, 17:05
Eu estava olhando a pagina de imagens de offroad australiana, realmente as gaiolas externas que os caras colocam nas camionetes são show!!
Tem que dar uma olhada para acreditar!!

Ovelha
18/08/2006, 16:01
Achei esses sites com gaiolas gringas de Lands, mas é esse tipo que eu quero pra minha F 75...!

http://www.qtservices.co.uk/newprod.htm

http://www.whitbread-offroad.co.uk/rollcages.html

Já tenho acesso a uma máquina de dobrar canos igual a do Bill, agora só falta latinhas pros canos e muita paciência e cautela...

dalmo cruz torres
19/08/2006, 13:43
Ovelha, v/c mesmo que vai fazer a gaiola da tua F?

dalmo cruz torres
19/08/2006, 13:46
Ovelha, a terceira foto do primeiro endereço que v/c postou, a gaiola da land picape, é mais ou menos assim que eu quero fazer, qual é a sua idéia? Tô querendo fazer os pára-choques de tubo também, v/c já tem alguma idéia?

Ovelha
21/08/2006, 11:42
A príncipio sim... como tenho acesso aos laboratórios da faculdade aqui do paraná, que tem maquina de dobrar canos, e temos softwares de modelagem 3D, a idéia é que eu mais alguns colegas montemos a gaiola sozinhos.

Quero fazer essa da pick up land,,, o mais parecido possível, a única coisa que eu quero tentar fazer diferente é a fixação... to querendo fixar ela no chassi,

ah, e também quero colocar uma barra lateral (uma de cada lado), na altura do banco para melhorar a triangulação. Essa bara vai vir de dentro do cofre do motor, passar pela cabine na altura da coxa, e sair até a caçamba sendo então fixada no tubo que passa por cima (e por fora) da cabine.

Os parachoques eu quer igual de uma rural postada aqui no forum, uma com lanternas de corsa. São animais aqueles parachoques

dalmo cruz torres
22/08/2006, 11:06
Sei de qual rural cê tá falando, é a do Jośe Augusto, ele é gente fina pacas, vivo amolando ele com dúvidas sobre adaptações. Então podemos falar com ele e pedir o "modelo", já são doi querendo copiar...Eu queria , além dos pára-choques e da gaiola, fazer um estribo que protegesse(é assim que escreve?deu branco) as laterais da cabine como os usados na picape vermelha dessa págia.
http://www.marlincrawler.com/
Que v/c acha?

ribon
22/08/2006, 19:06
Dalmo,

O estribo que quer se chama "rock guard", e esta sendo desenvolvido pela Top Kits, em breve estamos estarei vendendo eles tb.

[ ]´s

dalmo cruz torres
23/08/2006, 11:27
Ribon, é para isso mesmo que eu quero o " estribo" para proteger a lateral das pedras, mas tem que ser forte heim!

ribon
23/08/2006, 11:48
Dalmo,

Vamos deixar ficar pronto.. Só lhe garanto qu eé produto de primeira linha...

Assim que tiver mais novidades eu lhe falo...

[ ]´s

Ovelha
24/08/2006, 10:36
é, esses estribos tem q ser de primeira,,,

a minha F já ancou dando umas sentadas numas pedras que foi de doer...

eu já ia partir pra um estribo qlquer do mercado qndo tive noticia de um amigo meu q colocou estribos keko no cj, e qndo bateu numa pedra, os estribos só serviram para dificultar , mais tarde, a manutenção da lata, pq não segurou a pancada nem em 1 cm...

Agora, como vou fzer minha gaiola, vou aproveitasr na hora de comprar canos, e comrpar uns extras pros estribos,,, mas ainda não parei pra pensar na sua fixação no chassis... isso fica pra mais tarde

José Augusto
26/08/2006, 12:29
Pessoal, tb desejava um estribo (parachoque), mas cheguei a conclusão que sem mexer no chassi um estribo muito rigido (e dependendo da forma como for fixado) pode salvar a lata mas prejudicar o chassi.

Cheguei a conclusão que para evitar pancadas horizontais na lateral ao passar por algum lugar apertado, o estribo funciona, mas se o veículo ficar apoiado por baixo o estribo pode danificar o chassi provocando uma torção localizada.

dalmo cruz torres
26/08/2006, 14:46
José Augusto, cê não morre mais, estávamos falando em v/c. Sobre o estribo, cê tem razão, se o estribo for muito forte ele vai transferir a força que estiver sofrendo para o chassis, mas tem uma coisa, será que o chassis empena mesmo? e se colocarmos, nos pontos onde o estribo estiver preso no chassis, uma travessa? Talves consigamos dar mais rigides ao chassis, fazendo com que o estribo trabalhe como uma "costela" do chassis, protegendo e reforçando. Será que dá certo? Olhando os estribos das picapes de Rock crawlin americanas a impressão que temos é que funcionam assim.

ribon
26/08/2006, 16:07
Dalmo,

O José Augusto esta certo... O chassi no Jeep (com feixes de mola), trabalha como parte da suspensão. Os pontos no chassi onde se instala os estribos ficam rígidos, fazendo com que estes pontos se tornem locais apropriados para ruptura.

Quem usa estribo tubular há muito tempo, geralmente tem problema de trincas no chassi onde o estribo é preso.

As pick-ups americanas bem como alguns jeep, onde se usa 4 Link, 3 link e outras suspensão que não são feixes de molas não tem problema, pois o chassi é fechado e não trabalha tanto como os com feixes de mola.

A rock guard que a Top kits esta desenvolvendo é preso na lata do carro, justamente para não causar problemas ao chassi.

[ ]´s

José Augusto
26/08/2006, 21:03
E aí Dalmo, Ribon, beleza?

Na Rural eu já reforcei algumas partes da lata, junto as bordas da carroceria corre um vergalhão de 10 mm de aço 1045 para evitar "afundamentos" nesses pequenos "encostos" em barrancos.

Eu tinha um estribo bem rigido na versão anterior, era fixo em quatro pontos e preso de maneira a "engastar" no chassi, bom percebi que o esforço transferido era muito elevado, grande demais para a seção do chassi suportar sem se deformar, que por ser uma seção "C" tem momento de inércia á torção (Jt) muito baixo, diferente do que ocorre com seções fechadas onde o Jt é bem maior e até suportam melhor este esforço com vc (Ribon) já havia dito.

Esse Rock Guard deve ser melhor solução para a finalidade preterida, no meu caso, como a Rural ficou muito alta (80 cm do chão) preciso de estribos, já fiz outros mais adequados, agora estou modelando (ainda que de maneira simplificada) o chassi da Rural e vou fixar este estribo nele, mas para evitar os problemas já mencionados, irei estudar uma maneira de não transferir este tipo de esforço diretamente ao chassi, vou fazer isso mas não aconselho ninguem a fazer o mesmo sem critério com risco de estragar o chassi.

A idéia da travessa é feliz mas muitas vezes essa travessa "não cabe", quando reforçamos alguns pontos de uma estrutura ela torna-se mais rígida, em sendo mais rígida ela se deforma menos, mas para compensar ela puxa mais carga, aumentando ainda mais o nível dos esforços nesse ponto e em pontos que não foram reforçados (a coisa tem que ser verificada por inteiro), algumas vezes a solução mais adequada não é por aí.

dalmo cruz torres
27/08/2006, 13:26
José Augusto, ribon, entendi. Uma alternativa seria um Rock Guard não muito forte, que entortasse um pouco sem deixar que estragasse a lata e sem forçar o chassis, mas como poderia ser fixado, nos suportes da carrocaria?