PDA

Ver Versão Completa : Tópico da RANGER 2.5 e 2.8

Imperador!
13/08/2011, 11:48
Aqui no fórum de picapes praticamente virou um fórum de Ranger.
E o pior, são perguntas sempre repetidas que com um mínimo de pesquisa poderiam ser respondidas sem a abertura de um tópico novo.

Por isso, surgiu a ideia de congregar todas as dúvidas em um único tópico, para facilitar a pesquisa e encontrar soluções, assim como já existe com Triton, L200, Hilux e Frontier 2.5 e 2.8.

Seria interessante também que os colegas incentivassem o uso desse tópico, até mesmo para "despoluir" o fórum.

Grato.

Imperador!
13/08/2011, 11:57
Material de referência importante:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/67581-manuais-tecnicos-de-motores.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/43807-manuais-de-manutencao-dana-eixos-30-44-60-e-70-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/850-motor-maxion-2-8-diesel.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/84706-preciso-do-manual-da-ford-ranger.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/31738-catalogo-de-pecas-e-servico-hs-2-5-international-maxion.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/66449-calcule-sua-turbina-seja-motor-ciclo-otto-ou-diesel.html

PauloLimited
15/08/2011, 18:06
Moçada dirigi uma Ranger 2.8 da última que saiu, uns dias atrás e o curso do pedal do acelerador dela ta muito curto, ainda mais comparado a L200 Sport e a Ranger 3.0 como faz um tempo que eu num dirigia uma Ranger 2.8 num sei se isso é normal.

Tem como aumentar o curso do pedal ? Pouca coisa q agente pisa e já bate naquela borracha que tem em baixo do acelerador. Fica até ruim de viajar nela assim, pois qualquer pisada que da já topa no fundo.

Walter L. L. Casitta
15/08/2011, 18:22
Moçada dirigi uma Ranger 2.8 da última que saiu, uns dias atrás e o curso do pedal do acelerador dela ta muito curto, ainda mais comparado a L200 Sport e a Ranger 3.0 como faz um tempo que eu num dirigia uma Ranger 2.8 num sei se isso é normal.

Tem como aumentar o curso do pedal ? Pouca coisa q agente pisa e já bate naquela borracha que tem em baixo do acelerador. Fica até ruim de viajar nela assim, pois qualquer pisada que da já topa no fundo.

Não seria só essa que você dirigiu. Não noto diferenças entre a Ranger e a Triton...

Walter L. L. Casitta
15/08/2011, 18:28
Aqui no fórum de picapes praticamente virou um fórum de Ranger.
E o pior, são perguntas sempre repetidas que com um mínimo de pesquisa poderiam ser respondidas sem a abertura de um tópico novo.

Por isso, surgiu a ideia de congregar todas as dúvidas em um único tópico, para facilitar a pesquisa e encontrar soluções, assim como já existe com Triton, L200, Hilux e Frontier 2.5 e 2.8.

Seria interessante também que os colegas incentivassem o uso desse tópico, até mesmo para "despoluir" o fórum.

Grato.

Isso não adianta. O mesmo problema acontece no tópico da Triton. Um milhão de posts de assuntos diferentes no mesmo tópico não ajuda em nada. Em tópicos separados com títulos sobre um assunto específico são bem mais fáceis de encontrar.

PauloLimited
15/08/2011, 18:31
Não seria só essa que você dirigiu. Não noto diferenças entre a Ranger e a Triton...

Então Walter, o problema está nessa mesmo eu acho. Tem como aumentar o curso do pedal do acelerador ?

Walter L. L. Casitta
15/08/2011, 18:34
Então Walter, o problema está nessa mesmo eu acho. Tem como aumentar o curso do pedal do acelerador ?

Talvez seja folga no cabo. Pede alguém pra pisar no fundo e vê se a BI está no fim de curso...

Pedro Eduardo Patussi
15/08/2011, 18:47

To procurando ranger pra trocar na silverado....e as 2.8 que eu dirigi...tbm achei o pedal com mto pouco curso..(e tbm achei ele mto pequeno...parece um acelerador de carro¬¬)...perto do curso do pedal da silverado.... da pra coloca uns 3 pedal da ranger...
a 2.5 não dirigi nenhuma... pois tds que eu vi estam com motor retificado...

e as 4.0 v6... ainda não achei nenhuma na minha região...(se for o msm curso do pedal da 2.8.... e não tiver solução certamente vou desistir da troca...)

Imperador!
15/08/2011, 18:58

Pra aumentar o curso, se não for acelerador eletrônico, é só fazer a regulagem do cabo do acelerador que aumenta o curso sim...

Imperador!
15/08/2011, 18:59
Isso não adianta. O mesmo problema acontece no tópico da Triton. Um milhão de posts de assuntos diferentes no mesmo tópico não ajuda em nada. Em tópicos separados com títulos sobre um assunto específico são bem mais fáceis de encontrar.

Vamos fazer uma forcinha pra ver se dá certo...
Eu particularmente acho o tópico da Triton muito bem frequentado e útil.

Carlos A. C. Azevedo
15/08/2011, 20:35
Vamos fazer uma forcinha pra ver se dá certo...
Eu particularmente acho o tópico da Triton muito bem frequentado e útil.

Amigo imperador, acho que não foi esse o caso que o Walter falou, se tu quiser achar uma informação bastante importante, tu sabe mais ou menos o que era, mas se não souber exatamente o que era fica uma droga pra pesquisar e pior ainda de ler todas as trocentas e poucas paginas.. isso é ruim.

O bom seria se desse pra organizar post sobre defeitos iguais e juntar em um unico tópico distinto, se bem que deve dá um trabalho FDP pra fazer isso, então centralizar assim, no inicio pode ficar bom, mas depois que começar a ter bilhoes de paginas vai ficar bem ruim, fora que 99% de quem chegar aqui nem vai procurar de inicio por esses topicos, vai logo criando um novo topico pra falar do seu problema, mas quem sabe, ninguem sabe o que pode acontecer hehehe.

:concordo:

Rodolpho Indaial
16/08/2011, 07:49
Pessoal, este tópico é tudo que precisava..

Estou no mundo diesel a 2 meses, quando comprei minha Ranger 00 2.5, confeço que com um pé atras sobre o motor.. mas resolvi confiar no mecânico, como este tópico é para dúvidas, e delas estou cheio, gostaria que o pessoal mais experiente me ajudasse:
Minha ranger está com dois barulhos que estão me deixando encucado, primeiro é um barulho de "chapinha" quando acelera, sei que ja apareceu alguns deste tipo aqui, inclusine o Edin quando tinha a dele, mas lendo todos, nenhum soube realmente o que era.

O outro é um chiado estranho, escuto mais quando estou numa rotação constante do motor... faz como se tivesse uma mangueira de ar furada..ou um rolamento com areia, me entendem? e quando estou descendo algum morro e o tiro o pé do acelerador faz ainda mais alto, tipo "xxxiiiiiiiiii", pior que só escuto de dentro, pois quando abro o capó o barulho normal do motor diesel se sobrepões ao outro.

No sábado ela deu problema na embreagem e quinta feira vai arrumar, começou a arranhar quando tirava o pé e demorar a voltar, com isso dava uma "queimada" nas saidas de sinaleira. Mais isto não me assusta, uns 4 anos atras eu tinha uma STX V6 e deu problema na embreagem tb, mas naquele caso foi mais complicado pois ela perdia totalmente a força.

Numa analise rápida o meca me falou que seria o rolamento da embreagem que trabalha como um atuador, e pode ter ido pro saco. o que os amigos me indicam? trocar todo kit de ambrwagem, ou só trocar o rplamento também é tranquilho?

Abraço

Walter L. L. Casitta
16/08/2011, 08:44
Pessoal, este tópico é tudo que precisava..

Estou no mundo diesel a 2 meses, quando comprei minha Ranger 00 2.5, confeço que com um pé atras sobre o motor.. mas resolvi confiar no mecânico, como este tópico é para dúvidas, e delas estou cheio, gostaria que o pessoal mais experiente me ajudasse:
Minha ranger está com dois barulhos que estão me deixando encucado, primeiro é um barulho de "chapinha" quando acelera, sei que ja apareceu alguns deste tipo aqui, inclusine o Edin quando tinha a dele, mas lendo todos, nenhum soube realmente o que era.

O outro é um chiado estranho, escuto mais quando estou numa rotação constante do motor... faz como se tivesse uma mangueira de ar furada..ou um rolamento com areia, me entendem? e quando estou descendo algum morro e o tiro o pé do acelerador faz ainda mais alto, tipo "xxxiiiiiiiiii", pior que só escuto de dentro, pois quando abro o capó o barulho normal do motor diesel se sobrepões ao outro.

No sábado ela deu problema na embreagem e quinta feira vai arrumar, começou a arranhar quando tirava o pé e demorar a voltar, com isso dava uma "queimada" nas saidas de sinaleira. Mais isto não me assusta, uns 4 anos atras eu tinha uma STX V6 e deu problema na embreagem tb, mas naquele caso foi mais complicado pois ela perdia totalmente a força.

Numa analise rápida o meca me falou que seria o rolamento da embreagem que trabalha como um atuador, e pode ter ido pro saco. o que os amigos me indicam? trocar todo kit de ambrwagem, ou só trocar o rplamento também é tranquilho?

Abraço

Esse motor é barulhento mesmo. Com o tempo piora, mas não deve ser nada. Isso só foi resolvido no motor 2.8

O outro ruido poderia ser a junta homocinética do eixo cardan dianteiro. Mas a sua Ranger tem RL e esse eixo não gira em 4x2. Se tiver sido modificada e ele gira em 4x2. Só retirando o pra saber se é ele mesmo.

Rodolpho Indaial
17/08/2011, 06:30
Caro Walter,

Desculpe a falha, esqueci de mencionar que a minha é uma 4x2.. então esta hipótese esta descartada...

Aparentemente o barulho vem da Frente do carro mesmo, se escuta pelo vão do para lama do lado do motorista, parece que esta ali por perto...

Achei que era a turbina, suspeita incicial também do mecâncio, que poderia estar com uma palheta meio torta e roçando um pouco, mais quando ela trabalha esta em plena potência e não parece ser.

Outra coisa, estava pensando em levantar um pouco a dianteira somente, pois esta com certa diferença para a traseira, como a foto. que você indica?

307651

Imperador!
17/08/2011, 06:52
Sobre a altura da picape: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/75983-barra-de-torcao-duvidas.html?highlight=barra+tor%E7%E3o

Rodolpho Indaial
17/08/2011, 07:29
Imperador, obrigado. Vou verificar os itens citados.

RGamaJr_4x4
17/08/2011, 11:50
Rodolpho

Sobre o barulho de chapinha, a minha faz quando acelera fundo e identifiquei que, no caso da minha, vem de dentro do escapamento mais precisamente numa junção (aquela que tem umas molinhas no parafuso) no trecho entre o coletor de escape e o silencioso. Daí fiquei mais tranquilo.

Inclusive tenho um video e qdo chegar em casa eu posto aqui.

BRAVOECONOVEMBER
17/08/2011, 20:23
A minha é 2.5 também e também fazia um barulho de ar vazando. E era mesmo. Tava com a mangueira de saída do compressor com um rasguinho. Fita auto fusão por baixo e uma braçadeira plástica por cima daquela telinha que tem em cima da mangueira resolveram bem a parada. Quando achar troco a mangueira e pronto.
Quanto a barulho de chapinha, tem um monte de coisa para bater, roçar, soltar parafuso... a minha vira e mexe afrouxa parafuso de suporte do reservatório de água, daí como tenho preguiça de tirar a capa interna de pl[astico do para lama pra colocar com porca auto freno pra resolver de vez, eu de vez em quando vou lá e aperto. Um dia eu resolvo, prometo (hihihi).
Algumas idéias do que pode ser.
Sds.

RGamaJr_4x4
17/08/2011, 21:19
Como prometido postei o video.
O barulho metálico ao acelerar é o que se ouve aos 19 e 21 segundos do video

http://www.youtube.com/watch?v=LRxTFODKo_4

Rodolpho Indaial
18/08/2011, 05:15
Valeu pelas dicas pessoal, vou dar uma olhada no final de semana.
Hoje ela foi para a oficina, para verificar esses tals ruidos, limpeza de bico, revisão de bomba... e algo mais que aparecer no caminho..só fica pronta amanã a noite..

Rogério, estou em um computador que não tenho acesso a vídeos, mas tão logo consiga olhar vou verificar se é o mesmo ruido...mesmo assim obrigado pelo empenho.

BRAVOECONOVEMBER
18/08/2011, 21:44
Pelo barulho dá a impressão de algo solto no escapamento, de repente até uma solda interna soltando, um silencioso meio que batendo. Não parece grande coisa, pelo menos pelo vídeo.

LeoLeone
19/08/2011, 19:47
Na minha havia um ruido metálico que demorei para identificar. Era a capa da parte quente da turbina com parafuso folgado.
Abs..

RGamaJr_4x4
19/08/2011, 20:13
Pelo barulho dá a impressão de algo solto no escapamento, de repente até uma solda interna soltando, um silencioso meio que batendo. Não parece grande coisa, pelo menos pelo vídeo.

X2! Nada sério. É algo solto dentro do escape mesmo.

RGamaJr_4x4
19/08/2011, 20:14
Na minha havia um ruido metálico que demorei para identificar. Era a capa da parte quente da turbina com parafuso folgado.
Abs..

Também já ocorreu o mesmo com a minha. Parecia uma sineta batendo.