Ver Versão Completa : Pajero DAKAR V6 FLEX primeiras impressões
Bom amigos, como tudo na vida muda... acabei trocando minhas viaturas antigas(cj5 e TR4) pela pajero Dakar flex. Claro que a decisão foi difícil uma vez que tinha uma antiga historia com meu cj5 e depois de comprar a t4 fiquei completamente apaixonado pelo jipinho.
Minha decisão pela Dakar foi por três motivos: como sempre atendimento ESPETACULAR da vemasa mitisubishi, por ser um carro com 7 lugares e por ser um legitimo 4x4.
Vamos as minhas impressões:
Em primeiro lugar a Dakar foi disparada a melhor opção de 7 lugares(muito melhor que a full e sw4), tenho 1,80 de altura peso 95 kg e fiquei muito bem acomodado na terceira fileira de bancos, além do conforto a MIT se preocupou muito com quem vai nessa última fileira e colocou alguns mimos como, por exemplo, ar condicionado separado... não é saída de ar não...tem botão de liga e desliga e tudo. Outro ponto positivo foi à opção de andar com seis lugares deixando ainda um espaço generoso para bagagens.
O motor apesar de beber muito(é o que todo mundo fala), esta na medida certa para o carro, vou falar pra vcs: A bichinha mesmo com aquele tamanho todo anda MUIIITOOO... fiquei surpreso com a resposta e ultrapassagens.
Achei a suspensão excelente... o carro é macio e ao mesmo tempo não é molengo feito um banheirão...tb fiquei surpreso.
O câmbio tb gostei muito as trocas de marchas são suaves e as quatro marchas atendem bem o carro, e tem um sistema que se adapta a maneira do motorista dirigir(sinceramente não sei como funciona)ainda não usei a troca manual... não me adapto bem a esta opção, tenho um focus guia com essa opção e sinceramente não gostei, acho que seria melhor a troca no volante com a outlander.
O acabamento interno é excelente tb, possui vários porta trecos, achei o braço entre o banco do motorista e o carona pequeno... tb achei ruim não ter encosto de cabeça par o passageiro que vai no meio do banco de traseiro.
Ainda não aprendi a usar a central multimídia, mas achei péssimo ela NÃO DESLIGAR isso mesmo vc ligou o carro e ela liga... se não estiver a fim de escutar musica tem a colocar o som no mínimo...se de noite a claridade atrapalhar vc tem duas opções: ou coloca no relógio ou desliga apenas a imagem, porém continua tudo ligado. Outra coisa o DVD para de aparecer à imagem quando vc abaixa o freio de mão... inicialmente achei legal por questões de segurança, mas pergunto a vcs quem vai ficar dentro do carro parado correndo risco de um assalto vendo dvd...
Outros carros que testei: pajero full, além de não ter dinheiro, sinceramente o sexto e sétimo lugares são os piores que testei... SW4 acho esteticamente feio e minha esposa achou desconfortável...Santa fé, achei o atendimento da loja horrível, eles não tinham carro pra eu andar, resumindo tinha que comprar o carro para poder andar, além do mais eu particularmente não gosto do carro...Sorrento, um excelente carro tb o que pegou foi não ser um mitisubishi, e a tração é pra inglês ver, na minha opinião carro com tração nas quatro rodas só MITISUBISHI.
Enfim... troquei por necessidade, pois tenho três filhos sendo um especial e sempre tenho que viajar com uma babá(seis pessoas mais bagagem) e fiquei muito satisfeito com o carro...me atende nas minhas necessidades é na minha opinião a melhor opção do mercado e ainda continuo sendo proprietário de um legítimo 4x4!!!
Um abraço a todos e até breve
Gustavo Tubino
Parabens pela aquisicao ! Opinioes de quem acaba de comprar a caranga e esta apaixonado ainda !
Mas comparar Dakar com a FULL nao tem como ! MINHA OPINIAO !
abs Zilion
Zilion,
Me desculpe se passei essa impressão eu jamais poderia comparar a dakar com full, na verdade meu sonho de consumo é a full, só não tenho cascalho pra comprar... eu na verdade só sitei a full pq estava procurando um carro sete lugares por causa das necessidades especiais do meu filho, e no caso da full a terceira fileira de bancos é disparada a pior de todos os carros que vi, acho uma grande falha da mit fazer isso com um carro como a full, um dia quando tiver dinheiro para comprar uma e se Deus quizer meu filho já tiver condições de viajar sozinho sem acompanhamento de uma profissional com certeza absoluta compro uma full, sem pensar duas vezes...
comparar dakar com full... jamais.
uma abraço
gustavo tubino
Entendi queridao! mais vou t dizer a Dakar e show demais tbm!
Carro muito mas muito imponente, parabéns pela aquisição
Abraços Zilion
Rogerio Villela
28/08/2011, 11:43
CaroTubino, estou prestes a comprar uma também. pelo que entendi vc recomenda, apesar do consumo. Tambem preciso de sete lugares e a minha mulher não suporta o barulho do diesel. O fato de ser 4x4 é uma paixão antiga.
Vc ja usou alcool, o que esta achando?
Obrigado
Parabéns pela aquisição e bem vindo ao clube, no aguardo das informações da nave andando na gasolina e no etanol.
Abs e uma boa semana.
Caro Tubino
Qual o ano de sua dakar? em baixas rotações ela é boa? forte em subidas? quantos kilometros faz na cidade?
agradeço
pedechumbo
10/10/2011, 11:42
Boa diaaa... dia 04/10/2011 adquirimos uma Dakar 0km... amanha iremos busca-la... fiz o teste drive na diesel e achei um excelente carroo... so nao achei medias de consumo da flex ainda... entao amanha posto algumas experiencias com o carro, pois sera uma viagem de 400 km... e no sabado mais uma viagem de ida e volta de 700 km... até la pessoal..
heliosilva77
31/01/2013, 10:51
Gustavo, qual o consumo do carro?? Ainda tá satisfeito?
Quais suas impressões depois desse tempo?
valeu,
Hélio.
Bom amigos, como tudo na vida muda... acabei trocando minhas viaturas antigas(cj5 e TR4) pela pajero Dakar flex. Claro que a decisão foi difícil uma vez que tinha uma antiga historia com meu cj5 e depois de comprar a t4 fiquei completamente apaixonado pelo jipinho.
Minha decisão pela Dakar foi por três motivos: como sempre atendimento ESPETACULAR da vemasa mitisubishi, por ser um carro com 7 lugares e por ser um legitimo 4x4.
Vamos as minhas impressões:
Em primeiro lugar a Dakar foi disparada a melhor opção de 7 lugares(muito melhor que a full e sw4), tenho 1,80 de altura peso 95 kg e fiquei muito bem acomodado na terceira fileira de bancos, além do conforto a MIT se preocupou muito com quem vai nessa última fileira e colocou alguns mimos como, por exemplo, ar condicionado separado... não é saída de ar não...tem botão de liga e desliga e tudo. Outro ponto positivo foi à opção de andar com seis lugares deixando ainda um espaço generoso para bagagens.
O motor apesar de beber muito(é o que todo mundo fala), esta na medida certa para o carro, vou falar pra vcs: A bichinha mesmo com aquele tamanho todo anda MUIIITOOO... fiquei surpreso com a resposta e ultrapassagens.
Achei a suspensão excelente... o carro é macio e ao mesmo tempo não é molengo feito um banheirão...tb fiquei surpreso.
O câmbio tb gostei muito as trocas de marchas são suaves e as quatro marchas atendem bem o carro, e tem um sistema que se adapta a maneira do motorista dirigir(sinceramente não sei como funciona)ainda não usei a troca manual... não me adapto bem a esta opção, tenho um focus guia com essa opção e sinceramente não gostei, acho que seria melhor a troca no volante com a outlander.
O acabamento interno é excelente tb, possui vários porta trecos, achei o braço entre o banco do motorista e o carona pequeno... tb achei ruim não ter encosto de cabeça par o passageiro que vai no meio do banco de traseiro.
Ainda não aprendi a usar a central multimídia, mas achei péssimo ela NÃO DESLIGAR isso mesmo vc ligou o carro e ela liga... se não estiver a fim de escutar musica tem a colocar o som no mínimo...se de noite a claridade atrapalhar vc tem duas opções: ou coloca no relógio ou desliga apenas a imagem, porém continua tudo ligado. Outra coisa o DVD para de aparecer à imagem quando vc abaixa o freio de mão... inicialmente achei legal por questões de segurança, mas pergunto a vcs quem vai ficar dentro do carro parado correndo risco de um assalto vendo dvd...
Outros carros que testei: pajero full, além de não ter dinheiro, sinceramente o sexto e sétimo lugares são os piores que testei... SW4 acho esteticamente feio e minha esposa achou desconfortável...Santa fé, achei o atendimento da loja horrível, eles não tinham carro pra eu andar, resumindo tinha que comprar o carro para poder andar, além do mais eu particularmente não gosto do carro...Sorrento, um excelente carro tb o que pegou foi não ser um mitisubishi, e a tração é pra inglês ver, na minha opinião carro com tração nas quatro rodas só MITISUBISHI.
Enfim... troquei por necessidade, pois tenho três filhos sendo um especial e sempre tenho que viajar com uma babá(seis pessoas mais bagagem) e fiquei muito satisfeito com o carro...me atende nas minhas necessidades é na minha opinião a melhor opção do mercado e ainda continuo sendo proprietário de um legítimo 4x4!!!
Um abraço a todos e até breve
Gustavo Tubino
bhallacktracionado
31/01/2013, 11:13
Caro Rogerio,a dakar é muito boa mesmo, e quanto a versão diesel ela é bem silenciosa na minha opinião acho que o ruido não incomodaria .Quanto ao Tubino gostaria de saber pq mescolheu a versão Flex?
CaroTubino, estou prestes a comprar uma também. pelo que entendi vc recomenda, apesar do consumo. Tambem preciso de sete lugares e a minha mulher não suporta o barulho do diesel. O fato de ser 4x4 é uma paixão antiga.
Vc ja usou alcool, o que esta achando?
Obrigado
Estou também interessado numa Dakar, mas, vou lhe dizer que tenho duvida de qual pegar. O preço da flex é interessante se for levar em conta quanto vai rodar por ano. Se for pouco, vale a flex. O desempenho das duas é equivalente, com alguma vantagem para a flex na saída de sinal ou passar um cruzamento, responde de pronto. A 3.2 tem um retardo, que alguns culpam o cambio, mas, é a demora da turbina para encher [turbina não é variável como na hilux ou o vgt na sport]. Depois de 2000RPM eu percebo o 3.2 tão forte quanto o 3.8 da full, só que a força acaba em 3800RPM e full vai a mais de 6000.
Estou com tendência de ficar no diesel porque isso tem solução com o remapeamento. Na triton 3.2 esse problema virou coisa do passado e os motores são idênticos na triton e na dakar ai eu aproveito o filtro de ar K&N que eu tenho da trit.
O tanque de combustível no diesel vai dar para viagens mais longas sem abastecer, pois em velocidades normais o 3.2 vai rodar de 10,5 à 12Km/litro, cambio auto, e a flex na gasolina vai ficar entre 7 e 8,5Km/l. Na triton vou fácil de São Paulo à Florianópolis sem parar, quer dizer, parar vai parar, próximo de são josé por engarrafamento né? Mas que adianta, não consigo chegar lá sem paradinhas, a minha bexiga não cabem 5l. rs.
Um abraço
Enrique
heliosilva77
15/02/2013, 09:10
Um detalhe a ser levado em consideração na escolha é também o preço do seguro, fazendo uma cotação para um full 2008 diesel e gasollina, o preço do seguro da diesel deu quase o dobro, acho q isso vale também para a Dakar e demais carros 4x4 a diesel e gasolina.
Hélio.
Estou também interessado numa Dakar, mas, vou lhe dizer que tenho duvida de qual pegar. O preço da flex é interessante se for levar em conta quanto vai rodar por ano. Se for pouco, vale a flex. O desempenho das duas é equivalente, com alguma vantagem para a flex na saída de sinal ou passar um cruzamento, responde de pronto. A 3.2 tem um retardo, que alguns culpam o cambio, mas, é a demora da turbina para encher [turbina não é variável como na hilux ou o vgt na sport]. Depois de 2000RPM eu percebo o 3.2 tão forte quanto o 3.8 da full, só que a força acaba em 3800RPM e full vai a mais de 6000.
Estou com tendência de ficar no diesel porque isso tem solução com o remapeamento. Na triton 3.2 esse problema virou coisa do passado e os motores são idênticos na triton e na dakar ai eu aproveito o filtro de ar K&N que eu tenho da trit.
O tanque de combustível no diesel vai dar para viagens mais longas sem abastecer, pois em velocidades normais o 3.2 vai rodar de 10,5 à 12Km/litro, cambio auto, e a flex na gasolina vai ficar entre 7 e 8,5Km/l. Na triton vou fácil de São Paulo à Florianópolis sem parar, quer dizer, parar vai parar, próximo de são josé por engarrafamento né? Mas que adianta, não consigo chegar lá sem paradinhas, a minha bexiga não cabem 5l. rs.
Um abraço
Enrique
P. Fonseca
24/03/2013, 22:48
Amigos,
ras.
Comprei a minha, estou muito satisfeito, porém entendo que pelo preço do carro alguns pontos deveriam ser levados em conta pela fabrica MIT, como acessorios internos que diante o preço pago deveriam ter colocados (comp de bordo e etc).
A suspensão da DAKAR é algo simplesmente maravilhoso, pois nem parece que esta dirigindo um "gigante"... espaço... sem palavras.
Quanto ao consumo, andei somente um tanque até agora, e, a gasolina aditivada, sendo 30% na estrada e 70% na cidade, ar sempre ligado, e, particularidade, estou rodando com rodas aro 20, pneus 285/50, o que entendo que aumenta muito o consumo da viatura... fez o primeiro uma média nessas condições de 5,48 km/l.
Essa semana retorno com as rodas originais, pretendo que o consumo diminua e dê assim uma média de aproximadamente uns 6.8 km/l, o que para o tamanho será bom.
Alguém ai ta com médias melhores? E, no etanol?
dojao campeao
25/03/2013, 11:41
Na estrada se não passar de 120 km/h com gasolina vai fazer em torno de 7, na cidade dirigindo normal 4,5.
Felipe Jardim
27/01/2018, 12:11
Boa tarde pessoal, adquiri uma PAJERO DAKAR V6 Flex, fiquei muito satisfeito com o carro, antes de comprar li sobre o mesmo e ele é mesmo o que se fala, excelente espaço interno (o que buscava), boa dirigibilidade alem de ser um Mitsubishi (marca que só tenho elogios), mas me decepcionei quando fiz as primeiras marcações de consumo. Primeiro tanque andando na cidade 3,4 km/l e 5,0 na estrada, isso andando no sapatinho sem passar das 3000 rpm e sem acelerações fortes.
Pergunto a todos é isso mesmo?
Alguém pode me ajudar?
Desde já obrigado.
pedechumbo
27/01/2018, 14:27
Boa tarde pessoal, adquiri uma PAJERO DAKAR V6 Flex, fiquei muito satisfeito com o carro, antes de comprar li sobre o mesmo e ele é mesmo o que se fala, excelente espaço interno (o que buscava), boa dirigibilidade alem de ser um Mitsubishi (marca que só tenho elogios), mas me decepcionei quando fiz as primeiras marcações de consumo. Primeiro tanque andando na cidade 3,4 km/l e 5,0 na estrada, isso andando no sapatinho sem passar das 3000 rpm e sem acelerações fortes.
Pergunto a todos é isso mesmo?
Alguém pode me ajudar?
Desde já obrigado.
Felipe, eh isso mesmo o consumo... a nossa ja tem 150k e melhorou um pouco, nao andamos em cidade, pois moramos fora da cidade e nosso escritorio fica em uma praia a 18km de distancia, na estrada ela ja faz 6km/l o melhor consumo que ja obtive com ela foi 7,5km/l com gasolina boa e estrada sem inclinações. mas o normal eh 5,5 ~ 6 km/l e outra, estamos a nivel do mar. :p
Felipe Jardim
28/01/2018, 10:18
Obrigado!!!!
Felipe, eh isso mesmo o consumo... a nossa ja tem 150k e melhorou um pouco, nao andamos em cidade, pois moramos fora da cidade e nosso escritorio fica em uma praia a 18km de distancia, na estrada ela ja faz 6km/l o melhor consumo que ja obtive com ela foi 7,5km/l com gasolina boa e estrada sem inclinações. mas o normal eh 5,5 ~ 6 km/l e outra, estamos a nivel do mar. :p
Felipe Jardim
01/07/2018, 21:21
Boa noite alguém indica instalação de GNV na Pajero Dakar flex
Lucao134
15/03/2020, 21:14
Pessoal minha pajero dakar 2012 3.5v6 chegou hoje a 195 mil km rodados.. não tenho pretencao de vender ela tão cedo o carro é espetacular .. tá com as revisões em dia na concessionária desde zero bala.. tô rodando largado com ela e não sinto alteração nenhuma de motor nem força nem nada .. como zero.. porém fico na cabeça até quando esse motor vai aguentar ... alguém aí com experiência para falar sem achismos para opinar ou que tenha algum veículo com o tradicional 3.5 v6 da mit com mais kilometros rodados para opinar sobre durabilidade desse motor?
Fora as manutenções do cronograma do veículo existe alguma medida preventiva de eu ir preservando cada vez mais esse motor? Seja um óleo de diferente viscosidade ou algo do tipo?
Kilometragem de rodovia
Pessoal minha pajero dakar 2012 3.5v6 chegou hoje a 195 mil km rodados.. não tenho pretencao de vender ela tão cedo o carro é espetacular .. tá com as revisões em dia na concessionária desde zero bala.. tô rodando largado com ela e não sinto alteração nenhuma de motor nem força nem nada .. como zero.. porém fico na cabeça até quando esse motor vai aguentar ... alguém aí com experiência para falar sem achismos para opinar ou que tenha algum veículo com o tradicional 3.5 v6 da mit com mais kilometros rodados para opinar sobre durabilidade desse motor?
Fora as manutenções do cronograma do veículo existe alguma medida preventiva de eu ir preservando cada vez mais esse motor? Seja um óleo de diferente viscosidade ou algo do tipo?
Kilometragem de rodovia
Cara é um motor com baixa taxa de compressão. Cerca de 9:1. Isso resulta num baixo rendimento e pouca eficiência no etanol. Porém é excelente na durabilidade.
Lucao134
21/03/2020, 22:32
Sim 9.1 mesmo, mais propício gasolina. Mantendo as manutenções em dia tô.com esperança de chegar pelo menos a 400.000 km com ele sem arriar parece ser um motor confiável pois ainda não baixa óleo nem teve interferência sonora do funcionamento ou sequer perda de potência. Caso tenha alguém aí com um 3.5v6 acima dos 300.000 que possa dar uma opinião manifesta aí. Valeu
rdschumacher
26/04/2020, 11:03
Tenho uma L200 com o mesmo V6 com 150k rodados... Não há alteração sonora no motor, nem fumaça, nem perda de força... Está excelente, porém seguido o óleo está abaixo do indicado e tenho que repôr... Alguma dica?
Lucao134
28/04/2020, 13:07
Isso aconteceu apenas uma vez ou vem acontecendo sempre? O ideal é ir acompanhando.. muitos fatores podem fazer baixar o óleo, desde um erro simples do mecânico em colocar mais óleo que o necessário até problemas mais complexos já do funcionamento do motor , tenta acompanhar a frequência disso e a quantidade de reposição. Isso vai ajudar no diagnóstico. Veja se o óleo reposto foi o indicado tb.
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