PDA

Ver Versão Completa : Expedição Alaska-Ushuaia: preparação do veículo



mauro.
12/08/2011, 22:54
Oi Pessoal,
estou a algum tempo sem postar porque os preparativos estão a milhão e não tá dando tempo nem de se coçar...

a adaptação do carro e a construção do camper/ motorhome estão demorando bem mais do que tinha previsto. E também estou trabalhando muuito mais...

Ainda bem que o resultado está ficando como eu queria.

Vejam como está agora o carro. Vou tentar postar mais fotos pois estou fazendo a parte interna agora. Comentários são bem vindos...

Aqui no nosso site (http://www.projetoanima.com/o-projeto/carro/as-modificacoes-no-carro) tem mais detalhes da construçao até agora.

Urbano Meirelles
12/08/2011, 23:13
Mauro,

Ta ficando muito bacana!!
Porque vc abriu outro topico?
To acompanhando,se vc precisar de alguma dica sobre a hilux,modestamente posso dizer que conheço um pouquinho.
Parabens,e to de olho no topico.
Abraço,
Urbano

jeisonk
13/08/2011, 11:21
Show de bola Mauro, estamos acompanhando cada etapa da construção.

Urbano, acredito que seja bom um tópico novo, aquele foi mais destinado à escolha da viatura, aqui já trata da preparação em si, ajuda a organizar as infos.
Agora, vai ficar show, não?

E a Prado, vai abrir um tópico?

Abraços

sgrul1
13/08/2011, 12:22
Rapaz, isso é o que eu chamo de expedição. Vou acompanhar o tópico tb. Tenho vontade de fazer isso um dia embora saiba que p mim é um objetivo pouco realista.
Abrc, boa sorte e mande mais info.

ROAD TECH
14/08/2011, 17:33
Olá Mauro,

Fico contente em saber que seu projeto evoluiu bastante. A viatura está ficando do jeito que vc falou quando conversamos.

Vá colocando fotos assim que tiver novidade para matar a nossa curiosidade.

Boa sorte.

Sds,

Octávio

mauro.
14/08/2011, 23:15
Oi pessoal,
como o jeisonk disse bem, preferi abrir outro tópico pra mostrar as adaptações do carro e a construção do camper.
agradeço o apoio e vou tentar colocar + fotos assim q for progredindo, mas realmente não tá fácil. Vcs já devem ter visto o blog, mas quem atualiza é a Marina, minha esposa, mas pra essas coisas sobre carro eu que tenho que fazer - e não tou conseguindo fazer tudo.

Em muito breve, estarei com os documentos da viatura atualizados e inspeções Inmetro e Detran OK, aí já vai dar pra rodar com ela mais tranqulo, sem medo de ser levado pro pátio.

Oi Urbano, uma coisa que ainda estou enrolado e talvez você possa ajudar é como separar os 2 circuitos elétricos ( baterias) de partida e de serviço. Parece que tem alguns componentes que fazem essa separação dinâmica, mas por enquanto estou no básico - e suscetível a erros - chave geral manual mesmo.

Octávio, o projeto final acabou ficando bem perto da idéia inicial que eu tinha, com os defeitos e as vantagens dela. Mas por enquanto além de não ter conseguido fazer a estrutura em Al, nenhuma surpresa; está ficando como eu queria mesmo.

Abraços,
Mauro

GMC
15/08/2011, 09:31
Passando para assinar o topico , e parabenizar o nosso amigo Mauro....

danilobelmonte
19/08/2011, 23:31
Mauro.

Parabéns pela realização do sonho!
Vou assinar e curtir...
Abraços.

mauro.
21/08/2011, 20:55
Oi pessoal,
essa semana que passou comecei a fazer a parte interna - cama - e também a instalar uns "acessórios" como o suporte do estepe, na traseira do carro. Mas não tirei fotos ainda, amanhã tiro algumas e posto.
agradeço os apoios
abraços,
mauro

feitosac
30/08/2011, 00:07
Parabéns Mauro pelo trabalho, vou ficar acompanhando.
Abs.

Paulista VM
28/09/2011, 11:54
Rapaz, que disposição... com certeza essa viagem é épica... muito legal ter a possibilidade de realizar este projeto! meus parabens, de verdade mesmo. Só por curiosidade: qtos km vc acredita que vai rodar? e em qto tempo? se não for abusar que rota vai utilizar na America do Sul?

perdoem se esse assunto ja foi discutido em outro topico...

uvantuil
28/09/2011, 12:24
Assinando o tópico!

jeisonk
28/09/2011, 16:27
A construção continua a mil, assim como os preparativos, confiram no blog do Mauro: Anima! (http://www.projetoanima.me/)

Adiaram a saída para 24/10

Abraços

mauro.
28/09/2011, 17:16
Pois é galera! Quem escreve nesse momento é a Marina, a esposa do Mauro e passei aqui para atualizar um pouco o pessoal do forum.
Acabei de postar novas atualizações no blog que mostram um pouquinho como está ficando o carro.


313576


Eu estou em casa, organizando as coisas que levaremos escrevendo as atualizações do nosso progresso.
O Mauro continua na lida, trabalhando no carro como doido.
Para esses dias, ele vai instalar o tanque de água (que chegou via transportadora hoje) e a bateria (que se Deus quiser, chegará hj em Santos). Bateria instalada, as conexões elétricas serão concluídas.

Antes de partirmos rumo ao Alasca, faremos uma viagem teste até o Pantanal, para ver como tudo que foi estudado, projetado e confeccionado reagirá na estrada. Nossa saida para esse teste será semana que vem, dia 04 de outubro.
Como Jeison avisou ai em cima, nossa partida oficial será dia 24 de outubro.

Aproveito para convidar todos vocês a seguirem nosso blog
Anima! (http://www.projetoanima.me)
Mauro entrará em breve para tirar todas as dúvidas relativas a construção da viatura!
Absssss

jeisonk
28/09/2011, 17:20
Show Marina, seguimos acompanhando :concordo:

Abraços

Bira IJC
16/10/2011, 18:09
Prezado Mauro,
Parabéns pelas modificações, tá ficando show!!!!:euforico:

Meu pai tá planejando ir ao Alaska em 2013, e está na fase de análise de qual viatura comprar.
Atualmente ele tem uma Land 110 já bem modificada para longas viagens, mas resumidamente está querendo mais espaço e poder contar com um banheiro tb.
Está pesando prós e contras de montar uma camper e em qual plataforma seria.

Vou acompanhar com entusiasmo a viagem de vcs!
Abraços,
Bira.

mauro.
16/10/2011, 21:55
Valeu Bira! Desejamos toda sorte do mundo para o seu pai, e no que puder ajudar, será 1 prazer. Meu email é mauro@projetoanima.com
Eu acho a Land 1 boa plataforma, mas pra uma viagem overland longa, eu escolheria modificar uma 130, acho que dá pra fazer o que seu pai quer. Mas camper pra pegar frio não temos no Brasil, ou ele adapta algo, importa ou faz um.
É difícil falar sobre um ícone, mas como vc deve ter percebido eu não sou dos maiores fãs dela. A escolha claro depende do que você quer: apesar de ser 'difícil' uma Land quebrar, se isso acontece, vc fica enrascado: ímpossível conseguir peças e quem conserte o carro. Prefiro uma marca 'menos confiável' mas que se quebrar é fácil encontrar peças e qualquer um mexe no carro: como Toyota, Ford, GM. Se quiser algo maior que a Hilux (que tem na América toda), é 1 boa opção a família Ford F250, F350, etc, que também tem bastante nas Américas.

Aproveitando, fomos e voltamos para nossa viagem teste e o Jumbo (então, o carro ganhou um nome!) se portou super bem.
Tenho alguns ajustes para fazer, relacionados a parte elétrica e ao fechamento da abertura do teto, de nylon e tela. Para tanto, tenho apenas uma semaninha antes de sair.
Mesmo bem pesado, o Jumbo fez 9km/l o que achei bem razoável
Agora, estamos na reta final da nossa partida. Vejam detalhes no nosso blog!
Abs, Mauro

danilobelmonte
18/10/2011, 00:26
Agora, estamos na reta final da nossa partida. Vejam detalhes no nosso blog!


Mauro.
Coloca o endereço do seu blog na assinatura!

Abraços e boa sorte...

Bira IJC
18/10/2011, 15:02
Valeu Bira! Desejamos toda sorte do mundo para o seu pai, e no que puder ajudar, será 1 prazer. Meu email é mauro@projetoanima.com
Eu acho a Land 1 boa plataforma, mas pra uma viagem overland longa, eu escolheria modificar uma 130, acho que dá pra fazer o que seu pai quer. Mas camper pra pegar frio não temos no Brasil, ou ele adapta algo, importa ou faz um.
É difícil falar sobre um ícone, mas como vc deve ter percebido eu não sou dos maiores fãs dela. A escolha claro depende do que você quer: apesar de ser 'difícil' uma Land quebrar, se isso acontece, vc fica enrascado: ímpossível conseguir peças e quem conserte o carro. Prefiro uma marca 'menos confiável' mas que se quebrar é fácil encontrar peças e qualquer um mexe no carro: como Toyota, Ford, GM. Se quiser algo maior que a Hilux (que tem na América toda), é 1 boa opção a família Ford F250, F350, etc, que também tem bastante nas Américas.

Aproveitando, fomos e voltamos para nossa viagem teste e o Jumbo (então, o carro ganhou um nome!) se portou super bem.
Tenho alguns ajustes para fazer, relacionados a parte elétrica e ao fechamento da abertura do teto, de nylon e tela. Para tanto, tenho apenas uma semaninha antes de sair.
Mesmo bem pesado, o Jumbo fez 9km/l o que achei bem razoável
Agora, estamos na reta final da nossa partida. Vejam detalhes no nosso blog!
Abs, Mauro

Grande Mauro! Agradecido pelas dicas e apontamentos!

Compartilhamos pensamentos em relação a plataforma, minha primeira sugestão havia sido a 130, já que ele é "landeiro" de carteirinha. Mas ele está ciente dessas dificuldades de peças e manutenção tb, por isso está aberto a outras opções como a F350 e a Dodge Ram. Infelizmente a Hilux não é a praia dele.
A ideia da camper é a versatilidade, pois vc pode aproveitar sua pick-up no dia-a-dia, mas no frio, certamente o bicho pega com o teto retrátil.
Ele andou vendo uns trailers tb, mas vc deve ter visto como é difícil encontrar no Brasil produtos que atendam esse nicho "overlanding". O caminho a seguir provavelmente será o de projetar e construir um como vc e alguns outros já fizeram.

de qq forma eu já disse que minha Toyota está à disposição dele para viagem, caso a solução não apareça, rsrsrsrsrs!!!

Bueno, não quero me delongar muito nesse assunto pois há outros tópicos interessantes sobre discussão de viaturas e o foco aqui é o Jumbo (que nome massa!!!) e os preparativos de sua viagem, que já está na reta final.:dance::dance::dance:

Parabéns pelo seu site! Visitei e está muito legal!
Abraços,
Bira.

mauro.
18/10/2011, 18:54
Oi Bira,
só um detalhe: fiz uma longa pesquisa sobre a disponibilidade de veículos nas Américas. Queria saber quais marcas e quais carros são vendidos e tem assistência em quais países.
Além da Toyota, a Ford se saiu muito bem - sem propaganda pra ninguém, que não estou ganhando nada de ninguém, nem da Toyota.
Já a Chrysler/ Dodge Ram não tem presença muito forte fora dos EUA, Can e México.

Valeu pelos comments, estamos nos últimos preparativos agora, pra sair 2a feira, correria total.
abraços,
Mauro

mauro.
18/11/2011, 11:43
Bom, já na estrada pudemos testar melhor nosso jumbo em situações reais.
nem estamos fazendo tantas trilhas, nosso objetivo nem é esse.
Mas acabamos indo pra lugares que o caminho pede uma viatura preparada.
Descemos a Estrada Real de Cunha pra Paraty - sem chuva e portanto com menos emoção. Tranquilo pra carros altos, sem demandar muito do 4x4, apesar de que fui só de reduzida. O maior problema é 1 trecho em que tem uma pedra grande e veículos altos tem dificuldade pra passar, como o jumbo. Mas foi tudo bem.

Fomos também pra Mangue Seco, pela praia. E andando nas dunas. Aí já foi mais complicado. O jumbo cava demais, primeiro pq ele é pesado - temos a casa toda pra carregar. E tbém pq ele está calçado com pneus 215 e nao 265 ou maior.
Por 2 vezes quase atolamos, mas conseguimos sair. O lugar é show de bola. Recomendo.

Temos o tracklog pra quem quiser,
Tracklogs - Projeto Anima ! (http://www.projetoanima.com/home/tracklogs)

E as dicas de como chegar no blog www.projetoanima.me (http://www.projetoanima.me)

abraços,
mauro

jeisonk
18/11/2011, 14:40
Show, estamos acompanhando.

Pergunta: como tem sido o dia-a-dia pousando no Jumbo?
Ficou legal?

Abraços

mauro.
19/11/2011, 21:46
Oi Jeison,
então, foi muito bom termos feito uma viagem teste antes de sair. O test-drive serviu pra corrigirmos/ adaptarmos algumas coisas:
colocamos 1 ventilador, cortinas, aumentamos o espaço pra ventilação quando o teto está aberto, panos e escovas pra limpar os pés e o chão, um varal dentro do jumbo pra secar as toalhas enquanto andamos com ele, uma trava na cama pra ela não abrir quando vira sofá, etc e etc...

Agora estamos nos acostumando à vida na estrada e no jumbo. Estamos curtindo viver ao ar livre, cozinhar e comer sempre 'na varanda', aproveitar o tempo e o dia; nos sentimos muito mais próximos da natureza do que num outro tipo de viagem.
Mas claro que quem escolhe isso abre mão de alguns confortos que tem em casa, mas isso já sabíamos e estamos levando numa boa.

Mas tem 1 coisa que estava planejado, não fiz ainda por corte de verbas, mas ainda vou fazer: comprar 1 porta potti. Principalmente pra Marina, que vai mais do que eu no banheiro durante a noite, será 1 conforto. Vamos ver se encontro 1 a bom preço - quem sabe nos EUA?
O espaço eu já tenho previsto.

Mas ainda temos alguns problemas: muito calor, pois não temos ar condicionado. Ou muito frio, pois não conseguimos testar isso ainda. Por enquanto a estratégia nessa situação será ir dormir num hotel/ pousada. Será mesmo necessário de vez em quando até pra podermos lavar nossa roupa de cama e de banho ou quando quisermos um pouco mais de conforto.

É isso aí. Abraços,
Mauro

mauro.
19/11/2011, 21:58
Oi Danilo,
demorou 1 pouco, mas mudei a foto do perfil, ainda estava a Tracker, e coloquei o endereço do site na assinatura.
valeu pelo lembrete.
Abs,
Mauro

jeisonk
19/11/2011, 23:47
Legal cara.

Que os bons ventos os acompanhem.

Abraços