PDA

Ver Versão Completa : Engeseiro novo - 2º marcha



Marcos Petri
07/06/2005, 15:13
Prezados,

Após muitos meses procurando, consegui realizar um antigo sonho que era comprar um ENGESA. Tive que vender meu CJ-5 com muita dor no coração e só agora que consegui meu Fase I é que estou saindo da depressão. Comprei o danado de um parente, super confiável , que fez negócio de pai para filho.
Bem , a pergunta é: a 2º marcha não "entra direito", ou seja, precisa ter jeito para encaixá-la. Há algo a ser feito ou ela é assim mesmo?
Abaixo, fotos da "mula".

Petri
P.S.: A "mula" já está no funileiro para tirar os podres e as ferrugens da lateral

Caio
07/06/2005, 15:30
Se for o cambio 240V, 2ª pra frente pelo menos no meu é assim mesmo meio tosco e além de jeito tem que ir decidido.
No começo eu estava engatando a ré (no cambio!!!!- o pessoal aqui não perdoa um deslize) no lugar da 2ª.

A 1ª (reduzida) parece o engate da ré :shock: :shock:

Seu motor é 4 ou 6 cilindros????

CARLOS MOREIRA
07/06/2005, 16:06
Caro Marcos, bem vindo a mania ENGESA :D

Estou com o Caio, não é força e sim jeito, mas decidido a colocar a 2ª, se não, entra a ré. A mesma dificuldade vc terá no engate da tração, mas depois que pegar as manhas, fica muito bom :lol:

[]´s

Marcos Petri
07/06/2005, 16:07
Meu motor é 4 cc, à alcool, ano 1988, todo original. Sei que ainda não é "o bicho", mas , com a grana que eu tinha, preferi comprar algo confiável a jipe que não conhecesse a procedência.
Além disso, estou no interior de São Paulo, aqui em Piracicaba, e este ENGESA era de jipeiro piracicabano conhecido. Mais para frente, se eu tiver di$po$ição, troco o power train da "mula".

Mas é coisa para daqui uns anos...

Petri

Caio
07/06/2005, 17:37
Marcão,

Mais importante que "aquele powertrain" é curtir a viatura, ter e criar oportunidade de poder usar a criança mesmo com todos os "defeitos" que nos achamos que tem.

Em vez de investir em "perfumaria" o negocio é encher o tanque (alcool de preferencia) e rodar (de preferencia onde o seu 4X2 nunca vai sonhar em rodar). :D :D

PS:Carlão tem algum macete para engatar a tração, a minha é para frente e tem que forçar um pouco.

Eduardo Velo
07/06/2005, 18:39
Caio , engate de tração é suave pq é só deslocamento de engrenagem pra encaixar nos dentes , desde que esteja alinhado não tem que forçar nada .
Pra desengatar é outra história , o cjt ta forçado e vc tem que aliviar pra desengatar ...

Tenho mais dificuldade com a 3º que a 2º , pq a marcha não vem exatamente reta da 2º pra 3º no clarck 5 marchas , mas é acostumar com a coisa , não tem jeito ...

As vezes nem percebo pq já peguei a manha ... , mas se alguém pega o carro tem que ficar explicando ...

[]s...

NeRo
07/06/2005, 20:41
Marcos! Parabéns pela aquisição...
Agora... deixa eu te fazer uma pergunta bem idiota.
Você está saindo em 1ª (tudo pra esquerda e pra trás) ou 2ª marcha (esquerdinha e pra frente, o que seria a primeira num carro normal... imagine um H)?
Pergunto porquê, se estiver saindo em primeira, pode esquecer, essa aí só se usa em trilha... para uso cotidiano, inclusive subidas, usa-se a 2ª marcha sempre.

Fredão ºOlllllllllllllOº
07/06/2005, 21:39
boa NeRo!

Gerson Jacareí
07/06/2005, 22:53
Marcos quando eu comprei o meu FI tive este mesmo problema engatava a ré em vez da 2º para sair , esta troca de marcha no semáforo é fatal , mas é tudo questão de jeito e não de força .

abraços

NeRo
08/06/2005, 07:25
Já o que eu estranhei quando comprei o meu é que a 3 com o câmbio frio tem que ser bem devagarinho senão arranha...

Caio
08/06/2005, 08:48
desde que esteja alinhado não tem que forçar nada .


Du,
Acho que estou com problemas no alinhamento da transferencia, sei que ronca mesmo,mas está alto pra cacete.

O que eu devo verificar para conferir o alinhamento???? Tem coxins???

Aproveitando que tá tudo desmontado :x :x

Eduardo Velo
08/06/2005, 09:23
Caio , verifica os rolamentos , principalmente o da saída pro cardan ...
estava no nível normal o óleo qdo vc tirou ?? o óleo que vai nessa cx , pela recomendação da Engesa , é SAE 90 GL 5 que é mais usado em diferencial ... qdo coloca o SAE 90 GL 4 ele ronca mais alto tb ...
por enqto é isso que lembro , se alguém puder dar dicas aguardamos ...

[]s...

Caio
08/06/2005, 09:31
Ainda não tirei, como vou fazer um forro colado na fibra vou aproveitatar e checar.
O nivel do óleo tá normal, na dúvida vou trocar, checar os rolamentos (sem querer abusar, tem a especificação deles???) e por um Molykote.

Zerar o ronco não vai nunca,mas talvez seja possivel amenizar..........

Eduardo Velo
08/06/2005, 10:06
Infelizmente não tenho especificações , mas alguém por aqui deve ter ...
Abre a cx e inspeciona o bicho pra ver como está , talvez esteja ok ...

[]s...

CARLOS MOREIRA
08/06/2005, 11:16
PS:Carlão tem algum macete para engatar a tração, a minha é para frente e tem que forçar um pouco.

Caio, me enganei na colocação, eu quis dizer DESENGATAR. Para desengatar não é fácil, tem hora que nem prá frentre, nem prá trás :x um saco, mas com jeitinho vai.

Marcos Petri
10/06/2005, 18:06
Colega Nero,

Me desculpe a demora na resposta, é que estou viajando e só agora consegui uma internet.

A segunda marcha que me referi é a segunda mesmo.Sei que a primeira é a da "reduzida". A segunda é para direita , para frente. Engraçado é que a a 4' entra fácil, fácil.

Quanto a curtir o jipão, concordo. Vou ficar um bom tempo curtindo e só depois, quando tiver grana e se achar necessário é que troco o coração do danado.

Petri

NeRo
10/06/2005, 21:08
Fala Marcos... Bão preguntei porquê tinha que preguntá. :D
Esse câmbio é só resistente, não é preciso e nem macio... :mrgreen:
E sabemos que com o tempo, cara viatura adquire certas peculiares que diferem um do outro.
O que acontece comigo é que ocasionalmente, ter que, no farol, jogar a terceira e depois a segunda para entrar mais macio, sem isso, as vezes não encaixa fácil.
Se você, dentro da sua experiência, acredita que é uma questão de jeito... eu confio, porquê para quebrar esse câmbio tem que ter muita fé! :mrgreen:
A minha ré por exemplo quase nunca entra de primeira e quase sempre arranha.

Eduardo Velo
10/06/2005, 21:52
... A minha ré por exemplo quase nunca entra de primeira e quase sempre arranha.

Nero , pqp pensa antes de escrever criatura ... KKKKKK

Mas que esse cambio é resistente e difícil de pegar as manhas é sim ...

[]s...

AndersonPoa
13/06/2005, 09:58
Marcos,

Tinha o mesmo problema com meu F1 (cambio 240V), inclusive qdo tinha de reduzir de 4a p/ 3a. ou mesmo 2a.

Boa parte do problema foi resolvido trocando um conjunto de molas da tampa da caixa (na parte de cima da mesmo, por onde entra a palanca do cambio). Na medida em que elas "esgacam", o percurso da palanca fica todo "bobo".

Depois da troca, qdo em ponto morto, vc nota uma pequena resistencia ao trazer a palanca para a esquerda e acima (engate de re), enquanto o precurso 1a. e 2a. marcha fica mais alinhado. É quase como se tu tivesses que "desnucar" a palanca, forcando levemente para a esquerda qdo quisesse engatar a ré.

Ouvi falar tb que alguns engeseiros trocam o conjunto todo da tampa por outro da F1000 (alguem confima?), que permite igualmente uma maior definicao do curso da palanca, ficando mais firme e evitando o engate errado de marchas.

caj
13/06/2005, 10:38
olá amgos
tem outro câmbio que fique bom no engesa e que tenha a primeira para frente e seja mais macio e preciso?
abraços

hugo.morais
13/06/2005, 14:35
Caio,

Tem, o da toyota Band! Ainda vem com redução ;)

[ ]s

AndersonPoa
13/06/2005, 15:53
Tem tb o da Land (caixa e transfer), com alguma modificacao no assoalho.
Mas fica show....!

Eduardo Chaves
14/06/2005, 13:22
Marcos,

Esse Engesa não é o do dentista ? Esqueci o nome dele mas é muito gente fina e já fizemos trilha juntos, na época em que eu tinha um Niva, a última que estávamos juntos foi no 12o Jeep Trilha de Pira...

Kra... aguardo sua presença na 2a Trilha da Dona Onça aqui em Americana... :wink:

Ahhh... Só mais um pequeninin detalhe, Engesa NÃO é mania, é ESTILO DE VIDA !!!

Grande []...

FábioGondim
08/01/2006, 23:48
Já o que eu estranhei quando comprei o meu é que a 3 com o câmbio frio tem que ser bem devagarinho senão arranha...
Comigo está acontecendo exatamente a mesma coisa. Depois que esquenta o câmbio, melhora, mas não resolve.

FábioGondim
08/01/2006, 23:53
Marcos,

Tinha o mesmo problema com meu F1 (cambio 240V), inclusive qdo tinha de reduzir de 4a p/ 3a. ou mesmo 2a.

Boa parte do problema foi resolvido trocando um conjunto de molas da tampa da caixa (na parte de cima da mesmo, por onde entra a palanca do cambio). Na medida em que elas "esgacam", o percurso da palanca fica todo "bobo".

Depois da troca, qdo em ponto morto, vc nota uma pequena resistencia ao trazer a palanca para a esquerda e acima (engate de re), enquanto o precurso 1a. e 2a. marcha fica mais alinhado. É quase como se tu tivesses que "desnucar" a palanca, forcando levemente para a esquerda qdo quisesse engatar a ré.

Ouvi falar tb que alguns engeseiros trocam o conjunto todo da tampa por outro da F1000 (alguem confima?), que permite igualmente uma maior definicao do curso da palanca, ficando mais firme e evitando o engate errado de marchas.
Opa! Eu gostaria de fazer o mesmo com o meu câmbio. Eu tenho a mesma impressão: o câmbio é meio bobo, a alavanca não fica alinhada... Poderia dar mais detalhes do que se deve fazer? Tenha em mente que sou novato, portanto, a explicação tem que ser mais didática, ok? Obrigado. :concordo:

Marcos Petri
09/01/2006, 13:08
Prezado Fábio,

Coloquei esta questão já faz 6 meses. Hoje, ainda há o problema mas confesso que já me adaptei e, sinceramente, não penso em trocar o câmbio. Alguém disse que o câmbio da Toyota dá certo, além da reduzida, só que fica a pergunta: vale a pena ? Qual é a relação custo x benfiício ?
Parece que um câmbio destes fica entre peça e mão-de-obra de 2 a 4 pilas. Vale a pena ?
Se o sujeito tá podendo financeiramente falando, então dá para arriscar. Não é o meu caso. Se tivesse esta grana compraria um guincho melhor, ou colocaria freio a disco nas 4 rodas, ou ainda compraria bloqueio de diferencial. Agora, se o sujeito usa o ENGESA mais na cidade e quer conforto a conversa muda.

Petri

Robinson
09/01/2006, 13:55
Eu troquei a mola da alavanca do câmbio e melhorou o posicionamento para engatar 2a e 3a. Decidi fazer isto depois que milha mulher quase passou em cima de mim em uma lombada. Ela estava com o Engesa e eu de Palio atrás dela. Ela parou na lombada e engatou ré em vez de 2a. Imagina meu susto.
Abri o câmbio e troquei a mola da alavanca por uma mais forte. Agora pra engatar Ré ou 1a tem que fazer força.
A troca é relativamente simples. A mola fica na tampa do câmbio. Tem que tirar a tampa do câmbio, soltar a alavanca e também um dos eixos onde corre o braço que troca as marchas.
Eu usei uma mola mais forte e ficou legal.

Abraços,

Robinson
Engesa F1 86

Kim
09/01/2006, 22:04
Caros amigos!
Também troquei a mola, como dito o procedimento é simples...
Retira a tampa da lataria e, terá o câmbio;
Na base da alavanca, terá uma peça redonda que é roscada, retirea, desroscando.
do lado esquerdo, haverá um pino de aço que serve para não deixar a alavanca girar, que o segura é a tampa rocada.
Retire o pino simplismente puxando para o lado esquerdo (lado motorista).
Pronto, puxe a alavanca para cima, tomando o cuidado para estar em "neutro"
Entre a "bola de ferro" e a 1/2 "bola de tecnil" há uma mola, retírea e coloque uma mais forte, no meu caso coloquei uma mola 1 cm maior.
Ficou jóia.
Não saio mais com o câmbio engateado em ré no farol.

Atte,
Gentil Filho.

FábioGondim
09/01/2006, 22:53
Kim,
É isso mesmo que quero fazer no meu! Realmente, já engatei ré no lugar da 2ª :parede: Quase mato quem tava atrás de susto... :D Obrigado pela dica.

Só tem um problema... Acho que não tem tampa de lataria sobre meu câmbio não... Não vi parafusos que me permitam retirar uma parte da lataria sobre o câmbio. Mas, tendo em vista que sou novato, vou verificar melhor... :oops:

Obrigado :concordo:

Kim
10/01/2006, 00:02
E ai Fábio!!!
Estava vendo as fotos do seu Jipão do lado do "primo", bonita as mesmas! :palmas:
Fiquei com saudade do meu CJ5 (já passou); Willys sempre será um clássico.
Bem voltando ao Engesa, no F I, há vários parafusos 10mm, que dá acesso ao câmbio.
Agora seu Jipe é novo, não vejo motivo para mexer, o meu é 87, poriso fiz o reparo, no qual ficou excelente, a patroa ta quase aceitando a idéia de dirigi-lo.
ps. Já li tudo o que escreveu, e vejo que não sou o único apaixonado pelo Jipão (se for contar tudo que fiz no meu, haja forum, e sou eu mesmo que faz, mecânico só aconselha)

Atte,

Gentil Filho.

FábioGondim
10/01/2006, 00:19
Realmente, fui até o DOURADO procurar uma forma de retirar a tampa da lataria... Não tem tampa! Com certeza, não tem! :shock:

Resultado: se eu quiser trocar a mola da alavanca, teria que descer o câmbio todo, é isso?! Se for, vai ficar assim mesmo... Vou instalar uma sirene para quando a ré for engatada, assim, não sairei no sinal de ré... (pelo menos, não sem querer :twisted: ) :lol:


Estava vendo as fotos do seu Jipão do lado do "primo", bonita as mesmas!
Fiquei com saudade do meu CJ5 (já passou); Willys sempre será um clássico.
8) Obrigado... Realmente, estou muito feliz... :D

Marcos Petri
10/01/2006, 09:40
Colegas, eu não queria confessar que era um mané , falando-se de ENGESA. Mas já que tantos doutores assumiram, assumo também: já engatei várias vezes a ré em vez da 2ª. Como já explicaram como se faz para resolver o problema, vou providenciar rapidinho tal alteração.
Aproveitando a oportunidade, parabenizo todos que participam deste grupo. Sou cada vez mais fã deste fórum. Aparece cada solução que realmente nem imaginava.
Quanto à tampa do câmbio, quem não tem não deve se desesperar pois trata-se de chapas planas, facilmente dobradas que podem ser fabricadas. Difícil seria alguém "dobrar" por exemplo um paralama de um CJ-5 sem um molde.

Petri

SJKCaio
10/01/2006, 10:00
Esse cambio é questão de hábito, tô usando a viatura no dia a dia e é costume mesmo, tem que fazer as trocas de marcha "decidido a isso".
Já tô até conseguindo entrar em curvas na terra reduzindo na entrada , cutucando o acelerador para dar aquela "jogadinha" :twisted: :twisted: :twisted:

A vantagem é no off road por serem perto fica fácil fazer aquele "pendulo" 1ª -Ré para sair do enrosco sem esguelar o motor :D :D :D

Eteval
10/01/2006, 13:50
, tem que fazer as trocas de marcha "decidido a isso".



KKKKK,
não poderia ter arrumado um termo mais apropriado. :palmas: :palmas:
No MUSGÃO também já não tenho mais problemas. É só mostrar quem manda :lol: :twisted:

Grande Abraço Enlameado!

FábioGondim
10/01/2006, 22:17
A vantagem é no off road por serem perto fica fácil fazer aquele "pendulo" 1ª -Ré para sair do enrosco sem esguelar o motor

Tudo tem um lado bom e um motivo de ser... :palmas:

FábioGondim
10/01/2006, 22:18
No MUSGÃO também já não tenho mais problemas. É só mostrar quem manda

KKKKKK Isso é mais apropriado para quem está domando um cavalo ou algo assim... :D

Kim
11/01/2006, 21:46
Caros amigos!!! :P
Gostei das soluções para o câmbio :mrgreen: :mrgreen:
Encaminharei as fotos do pendulo de ontem, foi f... :twisted: o equipamento em cima da carreta (forno para aviário) pesa em torno de 2.000 Kg.
Fábio, olhei a foto que postou sobre o câmbio, e no seu caso é só retirar os parafusos que seguram o guarda-pó de borracha, retirando, já verá uma "mei bola" de onde sai a alavanca, é só desroscar é seguir o processo citado ánteriormente.
É mais fácil que o meu.

Atte,

Gentil Filho.

Kim
11/01/2006, 21:48
Mais uma!

FábioGondim
12/01/2006, 21:36
Kim,

Entre a "bola de ferro" e a 1/2 "bola de tecnil" há uma mola, retírea e coloque uma mais forte, no meu caso coloquei uma mola 1 cm maior.
Kim, para que eu não fique perdendo tempo testando molas, saberia me dizer que mola é essa? É de algum carro? Se é 1 cm maior, não significa que ficaria mais frouxa?! :shock:

Agora seu Jipe é novo, não vejo motivo para mexer, o meu é 87, poriso fiz o reparo, no qual ficou excelente, a patroa ta quase aceitando a idéia de dirigi-lo.

Eu também tenho problemas de "patroa" para resolver, logo, um câmbio mais preciso não seria mal. Além disso, devo confessar, não me acostumei, ainda, com o câmbio... :oops: Seria melhor mantê-lo mais firme na posição central.

Kim
12/01/2006, 22:33
Caro Fábio!
Estou postando a foto da mola, é específica de alavanca de câmbio, faltaram algumas medida, como a interna é 2,0 cm, e externa, en torno de 2,4 cm, seu comprimento é de 2,0 cm.
Maior, não fica frouxa, e sim com firmeza maior, oposto do que vc escreveu (não sei fazer citação).
Espero que tenha esclarecido, e procurarei algo para vc aqui, se achar te mando, vou conversar com uns conhecidos.

Atte,

Gentil Filho.

FábioGondim
13/01/2006, 00:29
Caro Fábio!
Estou postando a foto da mola, é específica de alavanca de câmbio, faltaram algumas medida, como a interna é 2,0 cm, e externa, en torno de 2,4 cm, seu comprimento é de 2,0 cm.
Maior, não fica frouxa, e sim com firmeza maior, oposto do que vc escreveu (não sei fazer citação).
Espero que tenha esclarecido, e procurarei algo para vc aqui, se achar te mando, vou conversar com uns conhecidos.

Atte,

Gentil Filho.
Agora, entendi tudo. A mola sofre pressão e não tração, como eu havia imaginado. Desse modo, uma mola maior (se mantidas as demais variáveis) vai, sim, aumentar a pressão sobre a alavanca. :concordo:

Então, só para confirmar se entendi direito:
- Comprimento: 2,0 cm
- Diâmetro interno: 2,0 cm
- Diâmetro externo: 2,4 cm (ou seja, o arame deve ter uns 2mm de diâmetro)
- Mola específica para câmbio

Saberia me dizer específica de que câmbio essa mola é? Seria do próprio Clark 240V? São necessárias uma ou duas molas? Assim que tiver todas as informações, vou comprar as molas e fazer o serviço de uma vez só :concordo:

Aproveitando a oportunidade, parabenizo todos que participam deste grupo. Sou cada vez mais fã deste fórum. Aparece cada solução que realmente nem imaginava.
Isso eu também acho legal demais! :palmas: :palmas:

Quanto à tampa do câmbio, quem não tem não deve se desesperar pois trata-se de chapas planas, facilmente dobradas que podem ser fabricadas. Difícil seria alguém "dobrar" por exemplo um paralama de um CJ-5 sem um molde.

Isso! Eu já estava pensando em fazer uma tampa, mas, tendo em vista que não é necessário para fazer esse servicinho... :stop:

Kim
13/01/2006, 12:23
Caro Fábio!
Somente para esclarecer.
A mola postada é a original, tem que colocar uma maior, estou pesquisando para vc a mola ideal, pois a que coloquei, ganheie de um amigo, não me deu especificação. (tem oficina).
Quanto a colocar duas, é muito, não faça.

Assim que puder conversarei com meu conhecido, e te repassarei as informações.

Atte,

Gentil Filho.

FábioGondim
13/01/2006, 14:37
A mola postada é a original, tem que colocar uma maior, estou pesquisando para vc a mola ideal, pois a que coloquei, ganheie de um amigo, não me deu especificação. (tem oficina).

Beleza, fico no aguardo. Obrigado! :concordo:


Quanto a colocar duas, é muito, não faça.

A pergunta quanto a se seriam necessárias uma ou duas molas foi em virtude de eu não saber como funciona. Pensei que, talvez, fossem utilizadas duas molas, uma de cada lado, fazendo forças opostas. Mas, pela sua resposta já deu para entender que só há lugar para uma mola.

Ok, então, fico no aguardo da informação sobre que mola utilizar.

FábioGondim
13/01/2006, 20:38
Me adiantei e fiz o serviço. Só depois é que li direito a mensagem do Kim e percebi ele dizendo que a mola da foto não era a que eu deveria utilizar, mas, isso sim, a original. Eu deveria, portanto, ter comprado uma mola maior :parede: Como havia feito o serviço e tirado fotos, creio que pode ser útil para quem quiser fazer. Apenas utilizem uma mola maior.

Comecei o serviço, aliás, muitíssimo fácil e rápido. Quem quiser fazer, em uns cinco minutos dá para fazer tudo. Só é necessário ferramenta para abrir a tampa que dá acesso ao câmbio (uma chave de fenda ou de boca, conforme o tipo de parafuso). A partir daí, é tudo na mão.

Primeiro, tirei a canopla do câmbio para que o guarda-pó de borracha possa sair. Soltei os parafusos que prendem o guarda-pó e o retirei, dando acesso à tampa da caixa de mudança (a citada "1/2 bola de ferro).

Em seguida, deve-se desenroscar a tampa da caixa de mudança com as mãos mesmo. Se estiver muito apertado, imagino que se tenha que utilizar uma ferramenta específica, que se encaixaria na própria tampa, que tem uma aba não circular, aparentemente, para isso mesmo.

Retirada a tampa, já se tem acesso à 1/2 bola de tecfil branco. Basta puxá-la para retirar da alavanca de càmbio. Por baixo dessa 1/2 bola está uma arruela comum e a tal mola. Basta retirar a mola e colocar a outra no lugar. Não vi necessidade de se retirar a alavanca de câmbio, mas bastaria puxá-la. Deve-se tomar enorme cuidado com o tal pino que a prende na posição, pois, se ele cair dentro do câmbio... só abrindo para retirá-lo!!! :parede: :parede:

Depois, basta fazer tudo de volta e pronto.

Fiz tudo aparentemente certo e estou aproveitando para postar umas fotos para quem nunca fez e gostaria de fazer. Contudo, não deu certo, como eu já disse, porque a mola era exatamente igual à anterior. Amanhã, vou refazer o serviço com uma mola mais comprida (Kim, se puder dizer logo que mola é essa...) :concordo: e digo aqui o resultado.

Aliás, tentei remontar tudo com duas molas, mas fica difícil demais para enroscar novamente a tampa. Não consegui, então, nem sei se ficaria pressão demais...

Kim
13/01/2006, 21:57
Caro Fábio!
Gostei de ver, colocou a mão na massa para aprender! :P
Bem, sobre a ferramenta para apertar a tampa da alavanca, aquela que tem a aba desuniforme, eu usei uma "chave de grifo", tambem chamada de "chave de cano", tudo depende da região.
O nº da chave para facilitar é 24, bem grande.
Usei tanto para soltar, quanto para apertar.

O material escuro que encontrou, não é graxa, é metal (atrito do tecnil com o aço da tampa) junto com o espeço óleo de câmbio. Isso é normal.

Hoje perto das 18:00 passei na oficina, o amigo não estava, vou pedir a ele uma outra mola e, te encaminharei, é só ele encontrar.

Por enquanto, um abraço.

Atte,

Gentil Filho.

FábioGondim
14/01/2006, 00:31
Bem, sobre a ferramenta para apertar a tampa da alavanca, aquela que tem a aba desuniforme, eu usei uma "chave de grifo", tambem chamada de "chave de cano", tudo depende da região.
O nº da chave para facilitar é 24, bem grande.
Usei tanto para soltar, quanto para apertar.

Ué, mas se fosse necessário utilizar uma chave para abrir, para mim, não seria possível, pois o buraco da coifa de borracha é muito pequeno... Tentei abrir com as mãos e saiu relativamente fácil... Será que tem algo errado?!

Sobre a mola, não seria só eu pedir uma mola com as mesmas características dessa, mas com 1cm a mais?! Não é a mesma bitola do arame, diâmetro interno e externo só variando o comprimento, que passa dos 2 para os 3 cm? É que eu queria arrumar isso no final de semana mesmo... :concordo:

FábioGondim
14/01/2006, 18:57
Kim,


... vou pedir a ele uma outra mola e, te encaminharei, é só ele encontrar.

Talvez não seja necessário encaminhar uma mola. Se me der a especificação exata... Hoje, procurei outra mola com as mesmas características, mas mais comprida e... não encontrei. :cry:

Tudo bem, posso esperar mais... :concordo:

FábioGondim
20/01/2006, 01:46
Alguém saberia me dizer que mola pode ser utilizada na alavanca do câmbio Clark 240V, para deixá-la mais firme? Obrigado.

alfreis
20/01/2006, 10:21
Fabio,

Quando se fala do câmbio 240V não se pode esperar uma alavanca extremamente firme, apenas mais justa e que balance menos quando engatado...Se tiver solto fica parecendo aqueles fuscas antigos que pareciam que podia-se engatar da primeira para a terceira marcha sem passar pelo ponto morto...Rs

Já tentei deixar o meu mais justo e a troca de marchas ficou pior...Essa seria a principal diferença ente o 240V e o 2615 que são câmbios parecidos, mas o segundo usa a famosa tampa de aluminio e por isso tem os engates bem mais macios...No meu caso um simples aperto da bendita porca sempre resolve o problema...

Se mesmo assim você achar que a mola está cansada, aconselho você a ir com a antiga na mão até a Rua Piratininga, pois lá tem um monte de casas que trabalham com câmbio e que devem ter essa mola maior...

[]'s

FábioGondim
20/01/2006, 17:44
Ah... entendi.

E essa famosa tampa de alumínio, que eu nunca tinha entendido do que se tratava, não pode ser instalada no Clark 240V? Melhoraria? Alguém já fez isso?

A mola não está cansada. É novinha! Só queria a alavanca mais firme na posição... Quanto a ir à Rua Piratininga, para mim, que moro em Brasília, não é tão fácil assim... :concordo:

CAVESO
21/01/2006, 10:15
Fábio,

A alavanca não pode ficar muito firme, senão pode acabar forçando os garfos da caixa.
A mola original é a melhor opção pois tem uma carga específica para sua aplicação.
Ferramenta para apertar, no seu caso eu sugiro a boa e velha talhadeira. Uma vez que vendo o espaço que você tem para trabalhar por cima, sem precisar de remover a carroceria.
Aperte com a mão e dê umas batidas com martelo e talhadeira só para garantir seu travamento.
Não aperte em excesso para não "machucar" em excesso a tampa-porca.
Não é a melhor ferramenta, mas me parece ser a mais prática.

alfreis
23/01/2006, 09:43
Fabio,

Se vc quiser mesmo deixar a mola maior pode tentar colocar uns calços...

Sei lá, acho que pode ser questão de costume, mas se essa for mesmo a sua intenção qualquer torneiro faria isso para vc...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira) - Tuuuuuuudo a venda

FábioGondim
23/01/2006, 10:37
É... já pensei nisso mesmo. Tentei comprar mais arruelas iguais às que vem no kit, mas não encontrei. Talvez seja melhor pedir a um torneiro que faça uma "arruela" de 1cm de espessura.

Eu cortei uma mola pela metade e coloquei junto com a outra. Melhorou muito. Pelo menos, a alavanca já não fica mais no rumo da ré... para engatar a ré, é preciso fazer uma forcinha para a esquerda. Acho, contudo, que, se colocasse outra mola inteira talvez ficasse ainda melhor. Bem que tentei, mas não consegui enroscar de novo de jeito nenhum.

Daqui a algum tempo, com a ajuda de outra pessoa (eu estava sozinho fazendo o serviço), vou tentar colocar duas molas e enroscar a tampa novamente. O máximo que pode acontecer é eu achar duro demais e tirar, mas, pelo que vi, honestamente, não creio que isso vá acontecer.

alfreis
23/01/2006, 11:12
Fabio,

Talvez uma boa dica seja você dar uma volta em algum engesa câmbio...
Mas tem que ser um carro bom para poder comparar...
Digo isso pois como o seu carro é todo novinho pode ser mais uma característica do que um defeito...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira) - Tuuuuuuudo a venda!!!

FábioGondim
23/01/2006, 23:40
Digo isso pois como o seu carro é todo novinho pode ser mais uma característica do que um defeito...

Eu também acho que seria mais uma característica do que um defeito... Mas é uma característica que eu não gosto muito, então, para mim, é um defeito :cry:

Bem, mas não é nada grave. Eu só tomei a iniciativa de tentar melhorar porque li esse tópico e recebi a solução de "mão beijada". Além de tudo, é facílimo fazer a troca da mola, então... :concordo:

Kim
23/01/2006, 23:56
Caro Fábio!
A mola tá a caminho!!
Saiu do Paraná hoje via correio.
espero que fique bom após a troca, pois no meu veículo ficou jóia.

Abraços...

Gentil Filho.

wilson ghetti
24/01/2006, 14:38
Boa tarde à todos,

Depois de ler as opiniões de como deizar, ou melhorar o engate da ré ou 2º(1º), todas são válidas, mas eu achei uma solução mais simples, puxei um fio da cebolinha da marcha-a-ré, e coloquei uma luz espia bem no meio do painel, simples, quando a ré é engatada por engano ou não, a luz acende(é o mesmo processo dos guinchos quando acionados), então quando emprestar a viatura para estranhos, e só explicar pra ele ficar de olho na lampada certo?

Espero ter ajudado.

[]'s iluminados

Eriksom Teixeira Lima
25/01/2006, 11:49
Não se esqueçam daquela famosa seqüência dupla de letrinhas afixadas no parachoques traseiro

MANTENHA DISTÂNCIA

e em tamanho bem menor na própria carroceria, porém um pouco mais acima

EU AVISEI!

Eriksom

dalmo cruz torres
17/06/2008, 23:01
Pessoal, queria uma ajuda de vc, que tem cambios 240V. Comprei um cambio desses e, ao tirar a tampa do mesmo para uma olhada dentro dele, percebí que vários dos dentes que engatam na luva da engrenagem da quarta marcha estão quebrados. Olhando o restante do cambio(sem desmontá-lo) não ví mais nada de errado. Queria saber se vc acham que esses dentes quebrados são por causa de "errar" a marcha ou se foi algum serviço de manutenção mal feito. Por fim, queria indicação de vc sobre quais lojas vc tem conseguido peças originais para esse cambio com preços mais justos.

zguilherme
24/06/2008, 13:20
Lendo o topico, eheheh até eu ja tive problemas por engatar a ré no cambio por engano (oia as piadinhas em?????). Ressalto q meu cambio é toyota 4 marchas, entao minha ré é ao lado da segunda. a esquerda.... entao, nao saio de primeira pq é muito reduzida... saio sempre de segunda, entao as vezes no semaforo... putz, acho q o pessoal no carro atras deve ficar morrendo de medo. Nao gostaria de passar por esta situacao.

Nunca houve acidente, mas... quase... quando troquei as molas da tampa... melhorou muito, as originais sao mais fortes. entretanto, a da primeira tive de colocar uma mais forte, pois com a propria vibracao do motor, o cambio desengatava a marcha. era uma novela.

As originais nao seguraram a primeira.

mas o restante ficou bom, até a ré, pois por ser mais forte precisa de um pouco mais de jeitim!

dalmo cruz torres
28/06/2008, 10:11
Zé, eu descobri o porque do meu cambio não estar engatando as marchas direito, é que quando meu irmão trouxe o cambio para mim, ele deixou a alavanca apoiando no banco do carro, resultado, quebrou a parte da tampa do cambio onde vai a trave da alavanca, e a alavanca tá abobalhada....Eu vou ver se consigo refazer esse pedaço da tampa por solda, caso contrário vou ter que providenciar a troca da mesma.
Pô Zé, problemas para engatar a ré?


Não resisti HAHHA

zguilherme
30/06/2008, 00:47
PUTZ DALMO! hahahahahhaha depois vo comenta da piadinha.

Cara, q coisa em... um detalhe no transporte te fez isso tudo... bem.. nao tem solucao senao concertar tudo, alias, vendo a novela do Gnecchi do cambio automatico dele... vc viu, nao adianta temos de revisar mesmo, a dor de cabeça é certa.

O meu precisei fazer isso, e nossa... veja la no frota... a novela q foi... quantas coisas troquei, mas agora estou com a cabeça fria... e sugiro vc fazer o mesmo. Cambio é muiiiiiiiiiiiito importante, e entendi q quando tem algo de errado... vai uma coisa, e depois outra e depois mais outra, e a mao de obra pra descer o cambio....

Sobre a piada.... hehheheheh bem.... q bom q tenho problemas para engatar a ré... imagina se fosse facilidade????????? RAPAIZ!!!! KEREDU!