Ver Versão Completa : HELP - ME com a alavanca em R ou P a ZJ morre!
roberto5.2v8
11/08/2011, 20:24
ola amigos tenho uma zj 5.2 v8 97 e ela esta tendo um problema que não sei oque fazer. já falei com varios mecanicos de cambio automaticos e nenhum me deu uma luz.
ela do nada apresentou o seguinte defeito: ela não liga no P só no N e quando liga morre logo que mudo para o R, quando eu coloco no P ela morre tambem.. algumas pessoas me falaram que pode ser o conversor de torque, mas ai que é a duvida ela não patina e quando paro em D ela não morre. então tá esquisito isto. gostaria da opinião dos amigos pois não sei oque fazer , já falei com uns 10 mecanicos e eles dizem que nunca ouviram falar de carro que quando coloca a r ou o p morre. A MAIORIA JA FALA QUE TEM QUE FAZER O CAMBIO $$$$$$$$$$ o carro estava normal do nada aconteceu isto . detalhe: oleo no nivel e filtro ok. sera problema eletrico?
por favor meus amigos alguem poderia dar uma luz? desde já que DEUS os abençoe...
Wilsonaa
11/08/2011, 23:38
Fala Grande roberto;
Em primeiro lugar da uma checada no rele transmission control ( Se possível cheque todos)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307041&d=1313116404
Depois observe se a luz de ré acende
E em terceiro lugar e mais provável ,pode ser que , e torço para que seja só isso , você tem um defeito no sensor Park/Neutro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307045&d=1313116404
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307043&d=1313116404
Antes de trocar , experimente retirar e dar uma boa limpada nele
neste diagrama da para se ter uma ideia de como ele funciona
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307042&d=1313116404
Espero ter ajudado
T+
Wilson
roberto5.2v8
12/08/2011, 16:19
Fala Grande roberto;
Em primeiro lugar da uma checada no rele transmission control ( Se possível cheque todos)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307041&d=1313116404
Depois observe se a luz de ré acende
E em terceiro lugar e mais provável ,pode ser que , e torço para que seja só isso , você tem um defeito no sensor Park/Neutro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307045&d=1313116404
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307043&d=1313116404
Antes de trocar , experimente retirar e dar uma boa limpada nele
neste diagrama da para se ter uma ideia de como ele funciona
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307042&d=1313116404
Espero ter ajudado
T+
Wilson
ola amigo wilson. obrigado por tentar me ajudar... olha a luz de ré acende e já troquei o rele transmission do lugar com outros reles , agora o sensor de park neutro é meio complicado de limpar né ? pois na zj ele fica dentro da caixa diferente da xj que é por fora , sera que teria um jeito de saber se é o park neutro? ouvi dizer de fazer um jumper no mesmo sera?
Wilsonaa
12/08/2011, 17:38
Robertao , voce esta enganado , o sensor é o da foto e fica do lado de fora conforme diagrama anexo é rosqueado , basta desligar o plug e remover ele , dar uma limpada e testar , se nao ficar bom e só retirar de novo e trocar , nao tem segredo e voce mesmo faz .
roberto5.2v8
12/08/2011, 18:30
Robertao , voce esta enganado , o sensor é o da foto e fica do lado de fora conforme diagrama anexo é rosqueado , basta desligar o plug e remover ele , dar uma limpada e testar , se nao ficar bom e só retirar de novo e trocar , nao tem segredo e voce mesmo faz .
amigo wilson rsrs olha sera que ouve algum erro ? pois eu não vejo o diagrama e nem a foto do sensor kkkk acho que vç esqueceu ou o arquivo esta corrompido...
Wilsonaa
12/08/2011, 19:11
Estranho , para min esta aparecendo , inclusive em sua resposta na pag #3 , ve se voce consegue acesso ao meu album http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/wilsonaa-albums-tecnico.html
Coloquei um circulo e uma seta indicando a parte de dentro do cambio onde este sensor faz a leitura , mas nao precisa abrir o cambio para trocar o sensor.
se voce conseguir abrir a foto , vai reparar que na ponta do sensor tem uma esfera que entra em contato com a peça beje com circulo vermelho .
Tenta remover o sensor e dar uma pressão na esfera , empurrando ela para dentro do sensor e joga um jato de WD pelo buraquinho de esfera e veja o caldo preto que sai .
T+
Wilson
Cláudio Brasília
12/08/2011, 20:01
Muito estranho, pois eu, também, não vejo nada da foto e, no link informado aparece um erro do sistema...
roberto5.2v8
12/08/2011, 20:04
Estranho , para min esta aparecendo , inclusive em sua resposta na pag #3 , ve se voce consegue acesso ao meu album http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/wilsonaa-albums-tecnico.html
Coloquei um circulo e uma seta indicando a parte de dentro do cambio onde este sensor faz a leitura , mas nao precisa abrir o cambio para trocar o sensor.
se voce conseguir abrir a foto , vai reparar que na ponta do sensor tem uma esfera que entra em contato com a peça beje com circulo vermelho .
Tenta remover o sensor e dar uma pressão na esfera , empurrando ela para dentro do sensor e joga um jato de WD pelo buraquinho de esfera e veja o caldo preto que sai .
T+
Wilson
amigo wilson não consigo ver a foto e indo pelo link que vç deixou tambem não da. mas mesmo assim eu te agradeço muito pela boa vontade, valeu
Wilsonaa
12/08/2011, 20:14
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307142&d=1313187511
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307143&d=1313187511
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307041&d=1313116404
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307042&d=1313116404
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307043&d=1313116404
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307044&d=1313116404
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=307045&d=1313116404
Wilsonaa
12/08/2011, 20:17
Segue as fotos , agora vai
Wilsonaa
12/08/2011, 20:18
Este é o sensor Park Neutro
roberto5.2v8
12/08/2011, 20:40
Este é o sensor Park Neutro
amigo wilson agora deu para ver as fotos.. olha que DEUS te abençoe pela sua boa vontade em poder ajudar os colegas graças a DEUS que tem pessoas como vç que perdem um pouco do seu tempo para poder ajudar os outros. muito obrigado mesmo... vou ver se consigo limpar e ver noque dá , mas tá esquisito isto pois eu fiz um jumper no chicote que vai para o nss e o carro pega mas colocanco a ré ou o park ele morre. acho que deve ser alguma solenoide ou ate a regulagem da cinta traseira... oque eu fico louco é que quando o carro esquenta tambem esta apagando em D acho que me ferrei. muitos me dizem que deve ser conversor de torque, mas o carro morre no p , eu pergunto o P não deixa o cambio livre assim como o n? e porque que o carro esta morrendo por isto acho que deve ser algum mal contato ou sensor..... muito obrigado wilsom pla sua ajuda
Wilsonaa
13/08/2011, 08:49
Fala Robertao , não sei como você fez este Jumper , mas todo o seu problema pode estar nele , pense da seguinte forma , a transmissão e o motor principalmente em caso de cambio automático ,precisam trabalhar em conjunto , como se fosse uma orquestra.
Vou tentar explicar por cima !
O Modulo do cambio recebe informações dos sensores espalhados pelo carro, processa e retorna ao modulo para que seja efetuada a troca de marchas , da mesma forma o modulo de ignição do motor , ele recebe informações dos sensores e retorna ao modulo para controlar a injeção de combustível , faísca , mistura rica ou pobre etc .
Todas estas informações , são enviadas ao PCM para conferir os parâmetros , se algo estiver fora dos padrões , ele entra em modo de segurança.
Imagine chegando a informação que o cambio esta em P ou N e outro sensor informando que a VTR esta rodando a tantos KMPH , vira uma bagunça e o motor pode apagar .
Tenta resolver este problema do sensor e desfaça este Jumper o mais rápido possível, ou correra o risco de problemas maiores .
T+
Wilson
roberto5.2v8
13/08/2011, 17:55
Fala Robertao , não sei como você fez este Jumper , mas todo o seu problema pode estar nele , pense da seguinte forma , a transmissão e o motor principalmente em caso de cambio automático ,precisam trabalhar em conjunto , como se fosse uma orquestra.
Vou tentar explicar por cima !
O Modulo do cambio recebe informações dos sensores espalhados pelo carro, processa e retorna ao modulo para que seja efetuada a troca de marchas , da mesma forma o modulo de ignição do motor , ele recebe informações dos sensores e retorna ao modulo para controlar a injeção de combustível , faísca , mistura rica ou pobre etc .
Todas estas informações , são enviadas ao PCM para conferir os parâmetros , se algo estiver fora dos padrões , ele entra em modo de segurança.
Imagine chegando a informação que o cambio esta em P ou N e outro sensor informando que a VTR esta rodando a tantos KMPH , vira uma bagunça e o motor pode apagar .
Tenta resolver este problema do sensor e desfaça este Jumper o mais rápido possível, ou correra o risco de problemas maiores .
T+
Wilson
amigo wilsom tudo legal. olha eu já desfiz o jumper na verdade foi um mecanico de cambio automatico que mandou fazer ele para saber se seria problema no nss a verdade é que com jumper ou sem colocou em P ou R o carro morre 6 mecanicos de automaticos falaram que só pode ser conversor de torque, mas eu não confio pois sintomas de conversor ruim é carro morrendo quando precisa parar em D mas no meu caso acontece totalmente diferente. o mais dificil amigo é que estou com esta zj a 8 meses e o carro ate agora é disparado a pior bomba que comprei estou desanimado, antes desta zj tive uma bmw 325i 93 fiquei com o carro 4 anos só fazendo manutenção periodica o carro era show ai cai nessa de comprar esta zj pelo estado que se encontrava, bonita sem vazamento só 102,000 km segundo dono etc... só que rodei um mes com ela e depois de 40 dias que estava com ela começou vir problema de tudo que é lado bobina, pcm, bomba d.gua, alternador e agora o cambio com este problema. olha não generalizo as grand ou as cherokees xj, mas peguei uma bomba daquelas, o duro é ver o pessoal da minha area andando de blazer e explorer perguntando assim . e ai betão cade a bosta da cherokebra ai vç viu né amigo é duido o processo né. olha vou tentar arrumar este problema e ver se empurro pra bem longe da minha vida amigo rsrsrs é isso ai kkk
Wilsonaa
13/08/2011, 19:48
Comprei a minha , perfeita , tudo funcionando , fui inventar de trocar o óleo do cambio e acabei tendo que refazer o mesmo , agora é só alegria , poe na sua cabeça que não existe carro ruim , existem sim maus antigos donos que relaxam na manutenção preventiva e a bucha estoura mais para a frente , infelizmente , a vida é assim .
Agora as cherokees , tanto XJ como ZJ , são excelentes carros, muito melhor do que estes que você citou , mas precisa conhecer ou ter como mecânico alguém que conheça, o que acontece é que alguns acabam mexendo onde não deve e vira efeito domino , conheço casos que de um simples sensor de velocidade , o cara desmontou a cheroka inteira , ou por um simples óleo de cambio errado , detonou o cambio ,e por ai vai , infelizmente tenho que te dizer isso , mas cherokee é para quem conhece e os mecânicos e principalmente os proprietários , se não se atualizarem é melhor não comprarem e nem tentarem mexer com veículos com muita tecnologia embarcada ou o resultado sera este que você relatou , proprietários desanimados e mecânicos condenando as VTRS por pura e simples incompetência.
Pode colocar BM,blazer e explorer ou qualquer outro carro do lado da minha ZJ , que vai tomar pau tanto em conforto como em tecnologia , alem de ser um Off Road.
Manda estes babacas irem para a PTQP , arruma a sua Cheroka e seja feliz , vale a pena .
T+
Wilson
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