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Ver Versão Completa : Adaptação de CT e câmbio da toyota hilux na D20 4x4 cambio Clark 5 marchas



GiovanniP
11/08/2011, 15:49
Caros colegas,
Possuo D20 88/88 em que adaptei há alguns anos um kit 4x4 engesa com CT da Band.
A adaptação ficou muito funcional e estou bem satisfeito mas estou diante de um problema crônico e agora procuro uma saida definitiva.
A questão é que em cada aproximadamente 5000km acorre um desgaste das fresas da luva (flange) que vai do eixo entalhado ao eixo a CT, perdendo toda a tração do carro. A principal suspeita seria algum jogo ou desalinhamento neste sistema. Na hora em que montamos tudo aparentemete fica legal, entra perfeitamente, sem nenhum jogo. Como não conseguimos diagnosticar nenhum desalinhamento chegamos a duas saídas:

A primeira seria colocar a CT mais para poterior adaptando o eixo entalhado a uma cruzeta e cardâ pequeno e mais uma cruzeta na CT, seria menos mudança neste sistema que me agrada.

A segunda seria uma CT e Câmbio da hilux antiga e saída do clark. Meu mecânico e outros colegas que já fizeram essa adaptação disseram que fica muito bom, ganho a reduzida da CT da Hilux, o câmbio fica mais macio e a adaptação não é tão trabalhosa (segundo informações colhidas).

Gostaria de saber se alguém tem experiência neste tipo de adaptação da CT e câmbio hilux.

Walter L. L. Casitta
11/08/2011, 16:07
Pelo que intendi as carcaças das caixas não estão unidas. E nesse caso a conexão entre os eixos não pode ser rígida. Tem que ter um cruzeta entre as duas, o correto seria ter 2 cruzetas e uma luva.

Isso ou as carcaças tem que ficar unidas rigidamente.

GiovanniP
11/08/2011, 16:12
Correto walter, essa foi a nossa conclusão...
Com relação a adaptação do Câmbio e CT da Toyota, tem alguma experiência?

Edintruder
11/08/2011, 21:53
Na minha eu coloquei uma CT ligada à CM ligadas através de um cardam pequeno e 2 cruzetas. Vibra um pouco, mas nada que gere desgaste ou problemas. Deve estar rodando com mais de 15000km e só mexi pois quebrei uma cruzeta de cada cardam num evento infeliz...
Para fazer a adaptação de forma eficiente tens que encomendar com o Marcel, da Equipeminas4x4. O cara é fera!
Ver Perfil: equipeminas4x4 - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/equipeminas4x4.html)

GiovanniP
12/08/2011, 09:05
Muito obrigado Edin,mandei MP a ele vamos ver se lee me ajuda...
Outra opção que estou avaliando seria passar para adaptação do cardã ligando a CT ao câmbio porém trocando minha Ct da band antiga por uma da frontier MWM, já ouví falar bem desta CT e continuaria com meu câmbio. Alguém tem experiância com isso?

Walter L. L. Casitta
12/08/2011, 09:44
Correto walter, essa foi a nossa conclusão...
Com relação a adaptação do Câmbio e CT da Toyota, tem alguma experiência?

Da Toyota não, conheço bem o conjunto da Mazda B2500. Não acredito que o da Toyota seja compatível com o torque do motor da D20. O da Mazda não é. Acho melhor você ficar o câmbio original e a CT da Band ou outra que não essas das picapes médias.

SERGIO AUGUSTO
12/08/2011, 10:17
Fala giovanniP:
Veja, qual é o lado da saida do cardan do eixo dianteiro? Se for do lado esquerdo(olhando a viatura de trás pra frente), esta CT aqui Caixa De Tração Reduzida 4x4 Cherockee 98 V8 - R$ 1.200,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192630932-caixa-de-traco-reduzida-4x4-cherockee-98-v8-_JM) seria uma boa pedida, pois suportaria o torque do Q 20B. E quanto à ligação Cambio/CT, como tem um sistema separado, vai na CARDANBRÁS (.-:CardanBrás:-. (http://www.cardanbras.com.br/index.php?id=04) ), ou na HIDRAULASER, lá na saida pra Inhumas, que um destes dois lugares, faz o cardan, e demais serviços necessários para o acoplamento ficar perfeito. Já fiz serviços com eles, no meu antigo SCANIA 110, para adaptar uma CT do MB 2217, e ficou ótimo. Esse serviço seu, é fichinha pra eles.
Abraço

GiovanniP
12/08/2011, 10:39
Fala giovanniP:
Veja, qual é o lado da saida do cardan do eixo dianteiro? Se for do lado esquerdo(olhando a viatura de trás pra frente), esta CT aqui Caixa De Tração Reduzida 4x4 Cherockee 98 V8 - R$ 1.200,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192630932-caixa-de-traco-reduzida-4x4-cherockee-98-v8-_JM) seria uma boa pedida, pois suportaria o torque do Q 20B. E quanto à ligação Cambio/CT, como tem um sistema separado, vai na CARDANBRÁS (.-:CardanBrás:-. (http://www.cardanbras.com.br/index.php?id=04) ), ou na HIDRAULASER, lá na saida pra Inhumas, que um destes dois lugares, faz o cardan, e demais serviços necessários para o acoplamento ficar perfeito. Já fiz serviços com eles, no meu antigo SCANIA 110, para adaptar uma CT do MB 2217, e ficou ótimo. Esse serviço seu, é fichinha pra eles.
Abraço

Obrigado pela dica Sérgio. A saída infelizmente e do lado direito, por isso foi avaliado o uso da CT da Frontier, dizem que é bem forte ela. O serviço que será feito será o do cardan mesmo, como o Walter disse assima, preferimos ficar com o meu câmbio original que alé de forte a manutenção e fácil e barata...
A opção pela CT da frontier seria pelo fato da reduzida e pelo fato da minha da Band ser de engrenagens e não ser muito indicado maiores velocidades em 4x4.
Mas estou com 90% de chances de continuar com minha CT Band.
Irei avaliar estes lugares para avaliar a realização do serviço.
Grato,
Giovanni

GiovanniP
12/08/2011, 10:41
Sérgio, sabe me esxplicar melhor onde ficam esses locais na saída pra inhumas? passo sempre por alí, é na castelo branco, anhanguera ou após o trevo de junção das duas?
Grato desde já

SERGIO AUGUSTO
12/08/2011, 10:49
Sérgio, sabe me esxplicar melhor onde ficam esses locais na saída pra inhumas? passo sempre por alí, é na castelo branco, anhanguera ou após o trevo de junção das duas?
Grato desde já
Gioavnni:
A CARDANBRÁS, é na CASTELO BRANCO, depois da praça "Irmãos Soares", no sentido TRINDADE, fica na esquina depois daquela Igreja Católica, bem depois do semáforo para travessia de pedestres.
O HIDRAULASER, fica antes do posto de combustivel que tem na saida de Inhumas, um pouco antes da rotatória da NESTLÉ. Na pista sentido Inhumas, tem o nome HIDRAULASER bem grande, na entrada da oficina, geralmente ficam umas carretas, basculantes, e outras " carrocerias" na porta.
Abraço

Edintruder
13/08/2011, 15:27
Quando eu estava escolhendo a CT para a Femil, eu tinha cogitado nessa da Frontier, porém mecânicos experientes me desaconselharam pois a F1000 é muito pesada para essa CT, e o mesmo pode ocorrer com a Frontier. Na questão do lado de saída para a dianteira, na prática pouco importa, pois a CT pode ser facilmente modificada para trabalhar de cabeça para baixo. No caso dessa aí, basta virar o pescador da bomba de óleo dela que passa a trabalhar virada.

Loras
13/08/2011, 17:02
Qual a caixa de câmbio de sua D20? Clarck? Referência?

A adaptação com redução de Toyota é muito utilizada nos Engesas com 240V.

Não tem mistério e existem kits prontos no mercado.

Ficaria bem mais barato manter suas peças com adaptação correta.

Abs.

SERGIO AUGUSTO
13/08/2011, 19:15
GiovanniP:
Levando em consideração a possibilidade de a CT trabalhar "de cabeça pra baixo", como mencionou o edin, eu pensava seriamente na possibilidade de colocar uma dessas da CHEROKEE. Eu não tinha certeza desta possibilidade, até porque vi um comentário numa pergunta que alguem fez ao vendedor do ML, e ele respondeu que não é possivel " inverter" a CT. Mas pode botar fé no que diz o Edin.
Se colocar uma CT destas, com este cambio que tem, que deve ser o 240V, da pra pensar até em alongar os diferenciais(relação), pois ele tem uma primeira curta(acho que algo em torno de 5,8 a 6,8:1, semelhante a Eaton 2615), e esta CT tem a relação da reduzida em 2,71:1. Ficaria muito bom.
Abraço

Edintruder
14/08/2011, 18:34
Sergio, a minha CT NP205 é toda com engrenagens, então pude inverter de posição alterando apenas o respiro, aonde eu fechei o original e abri um novo na nova posição. Outro detalhe é que perdi o nível de abastecimento e bujão de drenagem do óleo. Posso fazer novos, porém preferi deixar assim, e se eu precisar drenar todo o óleo eu tiro por sucção ou faço um furo em baixo e abro rosca.
Nas caixas modernas que possuem acionamento por corrente, essa corrente fica em contato com o óleo, e esse é o meio de lubrificação principal, e como possuem a redução com sistema de planetária e satélites, esses CT possuem um sistema de pescador e bombeamento de fluído para o interior da caixa de redução, então tem duas formas de inverter o sistema, ou monta a bomba virada ou instala uma mangueira maior e fixa na parte que ficará para baixo para pescar o óleo e jogar para dentro da caixa de redução. Já vi algumas CTs modernas montadas viradas e nenhuma delas apresentou nenhum tipo de problema. Lemba de montar o novo respiro e bujão de drenagem.

XAVIER S4T
14/08/2011, 18:37
Aqui no DF tem o cara que resolve definitivamente isso aí... Washington Rezende!! Vc tá muito proximo do DF, então se precisar procure ele em taguatinga sul-DF.

GiovanniP
15/08/2011, 15:08
Qual a caixa de câmbio de sua D20? Clarck? Referência?

A adaptação com redução de Toyota é muito utilizada nos Engesas com 240V.

Não tem mistério e existem kits prontos no mercado.

Ficaria bem mais barato manter suas peças com adaptação correta.

Abs.


Meu câmbio é o clack mesmo, aquele com a primeira para baixo e beeem reduzida.
Após muito´pensar e avaliar todas as possibilidades decidimos por manter minha CT toy e Câmbio original clarck com a adaptação do sistema de cardã.
Deste jeito ela está me servindo com a primeira reduzida apenas e o único problema que tive até hoje foi com esta flange que se desgasta e pelo visto o sistema de cardã irá resolver isso.
Gasto pouco fica funcional e minha CT e Câmbio são resistentes e me atendem bem
De qualquer forma muito obrigado pela atenção e ajuda de todos e quando ficar pronto eu coloco aqui certinho como ficou.
Abraço

Edintruder
15/08/2011, 22:55
Então vai as fotos do cardã de ligação das caixas. Desse sistema todo que eu fiz só errei em um detalhe, coloquei a CT sobre coxins, e ficou uma droga. O correto para a CT e fixar ela direto em uma estrutura metálica sem nenhum tipo de coxim, pois fica firme e sem gerar vibrações. Quando traciona a CT inclina para a frente em cima dos coxins e enforca as cruzetas. Por isso deve ser instalada em um berço rígido.
O detalhe é que esse garfo com estriado não existe pra vender, tem que mandar para um torneiro soldar. A última foto coloquei por engano.

equipeminas4x4
22/08/2011, 22:10
opa, cheguei dos Sertões hoje e to respondendo por MP.

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