PDA

Ver Versão Completa : Estou pensando em comprar tr4 / estabilidade na rodovia

lausni souza
10/08/2011, 22:25
:) Ola colegas estou pensando em comprar um tr4 pelo custo beneficio, minhas duvidas sao muitas por exemplo como a estabilidade dela na rodovia, é possivel rodar com o 4x4 ligado emlonga viagens, penso em adquirir ai uma 2004/2005 pelas pesquisa q fiz so encontrei, motorizaçao 2.0 16v. sera que este motor vai bem, qual seria a durabilidade dele km, sera q da pra por pneus 33 AT, consumo por ser gas. moro em cidade do interior, ela é confortavel a visibilidade sera q é boa, quais pontos que devo levar em consideraçao na hora da compra,

Karham
11/08/2011, 08:16
Lausni,

eu tenho uma 2007, e to muito feliz com ela! Eu rodo em estradas, e a estabilidade dela é boa (levando em consideração que é um jipe).
O 4x4 pode ser utilizado em qualquer situação (pois tem diferencial central), mas eu o utilizo apenas na terra e na chuva.

Pneus 33??? Sem chance hehehehe Acho que nem metendo a serra no paralamas entra um desses. E acredito que o power train dela não conseguiria girar esse pneu e manter uma durabilidade aceitável.

Paulo Sergio V. muller
11/08/2011, 12:54
Caro amigo lausni comprei a minha automatica 2007 a 4 meses sempre ando em serras estrada asfaltada, tem que ter noçao de jipe nao pode abusar nao caro colega, mas depende se vc quer para asfalto ou uso misto, e um bom carro sim , quanto a pneus tem topico ai para ela da uma lida o maximo e um bf ou mud .

Paulo Sergio V. muller
11/08/2011, 12:55
Caro amigo lausni comprei a minha automatica 2007 a 4 meses sempre ando em serras estrada asfaltada, tem que ter noçao de jipe nao pode abusar nao caro colega, mas depende se vc quer para asfalto ou uso misto, e um bom carro sim , quanto a pneus tem topico ai para ela da uma lida o maximo e um bf ou mud .

Quanto a motor cuidando tem tr4 com 300 mil e ta rodando por ai, um vendedor da revenda me contou isso.

jpuerro
11/08/2011, 14:32
Amigo se vc não se incomodar com espaço interno (traseiro principalmente) se joga!!

dica ande em uma antes para comprovar o interesse!

abs

FranciscoTR4
11/08/2011, 20:30
sempre tive carro baixo, esse ano comprei um TR4 2009. Pego a serra de petropolis direto para ir ao meu sitio em itaipava. estou muito satisfeito com o carro, a estabilidade na serra e ótima, o motor nem se fala melhor ainda, ja o espaço interno traseiro não é aquelas coisas.tenho dois filhos adolescentes eles vão na boa, mas quando bota o quinto passageiro fica meu apertado atras.Ja os pneus estou esperando os originas acabarem para botar uns BF. Mas como o nosso amigo aqui em cima disse "ande em uma antes para comprovar o interesse!".
Abç!

FranciscoTR4
11/08/2011, 20:31
sempre tive carro baixo, esse ano comprei um TR4 2009. Pego a serra de petropolis direto para ir ao meu sitio em itaipava. estou muito satisfeito com o carro, a estabilidade na serra e ótima, o motor nem se fala melhor ainda, ja o espaço interno traseiro não é aquelas coisas.tenho dois filhos adolescentes eles vão na boa, mas quando bota o quinto passageiro fica meu apertado atras.Ja os pneus estou esperando os originas acabarem para botar uns BF. Mas como o nosso amigo aqui em cima disse "ande em uma antes para comprovar o interesse!".
Abç!

Matheus Kögler
12/08/2011, 09:02
Cara, é um carro ótimo, porem, vc tem que se lembrar que ela faz na gasolina no máximo 9km por litro, e que a 90km/h ela já esta berrando (3000 giros), para enxer o tanque custa 150,00, e que (no meu caso) o tanque dura 1 semana. Tirando isso, é um carro fenomenal, na estrada de barro, no asfalto, e no fim de semana no barreiro... Quanto aos pneus 33 AT, nem pensar.

dojao campeao
12/08/2011, 09:50
Lausni, para estrada lembre que o carro é alto e com entre eixos curto, o que requer cautela, depois que vc pegar o "macete" dá pra tocar legal, quanto ao 4X4 (um dos pontos fortes do carro), pode se usar 4X4 desbloqueado na estrada até 100 km/h sem problemas, desde que o piso esteja escorregadido, como por exemplo, sob chuva. Sobre pneus, as caixas de rodas são muito próximas, então qualquer maiorzinho tende a raspar nas lameiras, ou até mesmo nas partes metálicas quando se estar esterçando e passa-se sobre uma depressão forte. Existe um BF all terrain um pouco maior que o original que mesmo assim dá pra usar. dojao campeao

Karham
12/08/2011, 09:54
Na minha, como eu rodo com ela no dia-a-dia, eu optei por não fazer o lift... Coloquei nela os BF Mud na medida 225/75 R16, e não pega em nada... Só tive que lixar um pouco o parabarros, porque quando esterçava o carro na descida, as vezes ele pegava um pouquinho.

dojao campeao
12/08/2011, 10:00
É isso aí Karham. dojao campeao

mark_4x4
12/08/2011, 14:56
olha eu peguei uma esse ano, é mecânica e estou gostando muito do carro, mesmo sendo um pouco beberrão a robustez do carro compensa. Depois que acostumei a andar em carro alto, já dirigia uma ranger no serviço, desacostumei e me sinto sem visibilidade em carro baixo, e fora os passeios que se pode fazer com ele, coisa que um automóvel não faz. mas se puder faça um testdrive e verá que é ""O CARRO"" rsrsrsrr

Sem Loção
12/08/2011, 15:23
:) Ola colegas estou pensando em comprar um tr4 pelo custo beneficio, minhas duvidas sao muitas por exemplo como a estabilidade dela na rodovia, é possivel rodar com o 4x4 ligado emlonga viagens, penso em adquirir ai uma 2004/2005 pelas pesquisa q fiz so encontrei, motorizaçao 2.0 16v. sera que este motor vai bem, qual seria a durabilidade dele km, sera q da pra por pneus 33 AT, consumo por ser gas. moro em cidade do interior, ela é confortavel a visibilidade sera q é boa, quais pontos que devo levar em consideraçao na hora da compra,

amigo, pode ir de boa que o carro é show...:cool:

agora, pneu 33 não rola... :discordo:

se fizer lift, trocar amortecedores rebater paralama e usar alargador de roda, acho que um 31 entra... :putz: e acho muito.... os eixos/homocinéticas/câmbio e etc não são dimensionados para tanto... ou seja, vai forçar e tu pode ter um baita prejuízo... fora que a estabilidade vai pro saco....

uso a 4x4H apenas na chuva (ou offroad), a viatura vira um grude no chão (considerando que tenha pneus e suspensão ok).... no asfalto seco não carece...

[ ]s

Daniel (SL)

lausni souza
17/08/2011, 22:35
o colegas obrigado pelas dica vao ser uteis, esta semana fiz um testedrive e adorei. nota 10 vamos la so encontrar uma q eu goste e so alegria
obrigado
abs
souza

lausni souza
17/08/2011, 22:36
a que eu fiz testedrive era automatica eu estou procurando uma manual e que seja prata e dai so curtir

AACL
19/08/2011, 18:06
Complementando as respostas, a partir da minha experiência com uma ano modelo 08/09 com 75mil km atuais:

- visibilidade é excelente;
- estabilidade é excelente para um jipe;
- tração 4x4 é a melhor do mercado, com possibilidade de uso 4x4Hi em qualquer condição de terreno, sem limite de velocidade ou quilometragem. O limite de 100km/h é para o engate em movimento da tração 4x4Hi e do 4x4Hi Bloqueado; além disso o engate é feito mecanicamente com alavanca no interio do veículo. Além da TR4 só a DAKAR usa engate mecânico com uma tração como a da TR4, já que a FULL é eletrônico e a alvanca é só pra ficar bonitinho.
- cambio automático é um lixo, fuja dele;
- os modelos anteriores ao motor flex têm baixa autonomia, pq o tanque é muito pequeno.
- o motor flex atende as necessidades do carro, apesar de não garabtir muita alegria se for andar como carro carregado.
- consumo dentro do padrão (2.0 16V): faz 8,5km/l na gasolina na estrada com ar. Se alguém conhcver um carro com as mesmas característias que seja mais econômico é só dizer.
- pneu é o BF AT: plug and play
- espaço é limitado para passageiros no banco traseiro; porta malas razoável se retirar a tampa e aprovitar o "espaço aéreo"; fica maior do que qq sedan;

O carra é pura diversão, além de ser versátil. Vai muito bem no asfalto ou no off road.

Boa sorte,

Abs

Lindóia

Fernando Araujo
19/08/2011, 21:06
Tenho uma TR4 2007 - automático há 6 meses. No geral gosto muito do carro excelente na terra e na cidade, só deixa a desejar na estrada pelo desempenho e por ser duro ( pra jipe é bom, mas como tinha um carro antes, senti diferença), mas a estabilidade é excelente. A manutenção faço fora da Mit e até agora ficou a msm preço da minha fiat.
- Consumo: 7 Km/l urabano e 9,5 KM/l estrada. o meu é só gasolina
- Muito bem equipado, ABS, airbaig e 4x4 no asfalto em chuva forte ajuda muito
- Freio, visibilidade e posição de dirigir - Excelentes
No geral um bom carro.

Paulo Sergio V. muller
20/08/2011, 10:42
Complementando as respostas, a partir da minha experiência com uma ano modelo 08/09 com 75mil km atuais:

- visibilidade é excelente;
- estabilidade é excelente para um jipe;
- tração 4x4 é a melhor do mercado, com possibilidade de uso 4x4Hi em qualquer condição de terreno, sem limite de velocidade ou quilometragem. O limite de 100km/h é para o engate em movimento da tração 4x4Hi e do 4x4Hi Bloqueado; além disso o engate é feito mecanicamente com alavanca no interio do veículo. Além da TR4 só a DAKAR usa engate mecânico com uma tração como a da TR4, já que a FULL é eletrônico e a alvanca é só pra ficar bonitinho.
- cambio automático é um lixo, fuja dele;
- os modelos anteriores ao motor flex têm baixa autonomia, pq o tanque é muito pequeno.
- o motor flex atende as necessidades do carro, apesar de não garabtir muita alegria se for andar como carro carregado.
- consumo dentro do padrão (2.0 16V): faz 8,5km/l na gasolina na estrada com ar. Se alguém conhcver um carro com as mesmas característias que seja mais econômico é só dizer.
- pneu é o BF AT: plug and play
- espaço é limitado para passageiros no banco traseiro; porta malas razoável se retirar a tampa e aprovitar o "espaço aéreo"; fica maior do que qq sedan;

O carra é pura diversão, além de ser versátil. Vai muito bem no asfalto ou no off road.

Boa sorte,

Abs

Lindóia

Caro amigo discordo do cambio automatico ser um lixo, acho que depende do gosto da pessoa e claro, depende do transito cidade que vc roda ta certo que poderia ser 5 marchas o cambio automatico dai concordo que melhora um monte na tr4, mas quanto ao consumo a minha e 2007 com pneus pirelli originais , boa na rodovia com velocidade compativel ate 120 vai bem , mas que nem vc falou para um jipe ta bom demais consumo e parecida com a do fernando de limeira a mesma coisa, bom gente tai minha opniao

Sem Loção
20/08/2011, 10:50
Realmente, sendo bem imparcial, o câmbio AT poderia ser melhor.... 5 marchas com melhor escalonamento, uma reduzida "mais reduzida" cairia bem, também... mas o sistema Super Select dessa linha da MIT é um show... como eu pego mais ou menos 1h de trânsito INTENSO todo dia, o conforto câmbio AT pra mim é insuperável....na trilha, a tocada é ligeiramente diferente mas vai muito bem também...

[ ]s com duas AT em casa...

lausni souza
21/08/2011, 22:34
ola colegas, estamos ai pra adquir tr4, quais pontos da tr4 devo observar na hora da compra?
+ uma vez obrigado
abç
souza

AACL
23/08/2011, 09:49
Caro Paulo,

Falei do cambio pq quando fui comprar a minha fiz um test drive com as duas (AT e MT) e achei a AT muito lerda nas retomadas, além de faltar uma 5ª e até uma 6ª marcha e não reduzir tanto quando deveria. Pra andar na cidade acho que o cambio está ok, mas como eu uso o carro 90% na estrada (on e off road) achei que a AT não seria a mais adequada para o meu uso. Além disso, gosto de trocar de marcha, sentir o carro na mão, e o automático da TR4 tá longe de oferecer isso. Também não dá pra exigir na TR4 um cambio automático dos mais modernos se até carros ditos de luxo saem com uns cambios automáticos jurássicos e de 4 marchas, não é?

Concordo que é uma questão de gosto, mas com o cambio automático que vem na TR4 eu sou mais a manual.

Abs

Lindóia

rica_cj5_6cc
23/08/2011, 11:01
Caro Paulo,

Falei do cambio pq quando fui comprar a minha fiz um test drive com as duas (AT e MT) e achei a AT muito lerda nas retomadas, além de faltar uma 5ª e até uma 6ª marcha e não reduzir tanto quando deveria. Pra andar na cidade acho que o cambio está ok, mas como eu uso o carro 90% na estrada (on e off road) achei que a AT não seria a mais adequada para o meu uso. Além disso, gosto de trocar de marcha, sentir o carro na mão, e o automático da TR4 tá longe de oferecer isso. Também não dá pra exigir na TR4 um cambio automático dos mais modernos se até carros ditos de luxo saem com uns cambios automáticos jurássicos e de 4 marchas, não é?

Concordo que é uma questão de gosto, mas com o cambio automático que vem na TR4 eu sou mais a manual.

Abs

Lindóia

concordo com você Paulo, em gênero, número e grau, mas tenho uma AT e, quase um ano de carro, nunca senti uma falta expressiva de desempenho, uma vez que já tive experiência com um civic, desses 1.7 e comparando os 2, a TR é um canhão hehehe
Então na minha opinião, pode ser que não tenha um desempenho de esportivo, mas dá para viajar, fazer trilhas e ainda andar na cidade com conforto. Quanto ao consumo, não acho absurdo pelo carro que é, se compararmos a outros 2.0 do mercado. Eu acho bem gostoso de dirigir, parece um brinquedo, e minha esposa também adora...

abraços

Gugu7
23/08/2011, 22:52
Caro Paulo,

Abs

Lindóia
:stop:
Não estou aqui a defender o cambio AT na TR4, até acho meio lerdo quando comparado a um sedan, como um Corolla AT por exemplo, mas...
Agora sim.
Esse Texto foi bem mais impessoal que aquele anterior que dizia: "câmbio AT é um lixo, fuja dele!"
Dava impressão que o câmbio quebrava demais ou coisa assim. :putz:
Pra quem roda muito na cidade, em transito ruim, câmbio AT é item importante de conforto.
:pipoca:

Sem Loção
24/08/2011, 07:38
:stop:
Não estou aqui a defender o cambio AT na TR4, até acho meio lerdo quando comparado a um sedan, como um Corolla AT por exemplo, mas...
Agora sim.
Esse Texto foi bem mais impessoal que aquele anterior que dizia: "câmbio AT é um lixo, fuja dele!"
Dava impressão que o câmbio quebrava demais ou coisa assim. :putz:
Pra quem roda muito na cidade, em transito ruim, câmbio AT é item importante de conforto.
:pipoca:

Exato...

em nada a TR4 pode ser comparada a um sedan....

para mim, que pego mais de 1h de trânsito pesado quase todo dia, câmbio AT da TR4 é fantástico....

POderia ser melhor escalonado, calor que sim, mas não troco por um MT...

sds,

daniel (SL)

neilsonhenriques
24/08/2011, 11:28
O câmbio é uma meleca, mas é minha segunda TR4 automática e não trocaria por uma MT porque meu uso é 80% na cidade, mas o AACL tem razão. A MT anda muito (muito mesmo) mais que a AT.

Certa vez vi o desempenho de uma MT na estrada, ultrapassando, retomando e achava que o sujeito tinha trocado até o motor do carro. Eu simplesmente não conseguia acompanhar o cara. Dava pra ver a MT acelerando e a minha ficando pra trás com a indecisão do câmbio (3 ... 4 ... 3 ... 4 ... 3 ... 4). Parado no posto, mais a frente, fui conversar com o proprietário que disse não ter mechido em nada no carro. A mulher dele tinha uma AT e o câmbio era horrível (pra ele, claro) por isso preferiu a MT.

Eu sou uma tartaruga na estrada, então, viva o AT. Mas pra quem gosta de andar um pouco mais forte, é meio complicado. O motor quase chega a pular pra fora do capô.

Abraço, :concordo:
Neilson

Pavoski
24/08/2011, 23:01
O câmbio é uma meleca, mas é minha segunda TR4 automática e não trocaria por uma MT porque meu uso é 80% na cidade, mas o AACL tem razão. A MT anda muito (muito mesmo) mais que a AT.

Certa vez vi o desempenho de uma MT na estrada, ultrapassando, retomando e achava que o sujeito tinha trocado até o motor do carro. Eu simplesmente não conseguia acompanhar o cara. Dava pra ver a MT acelerando e a minha ficando pra trás com a indecisão do câmbio (3 ... 4 ... 3 ... 4 ... 3 ... 4). Parado no posto, mais a frente, fui conversar com o proprietário que disse não ter mechido em nada no carro. A mulher dele tinha uma AT e o câmbio era horrível (pra ele, claro) por isso preferiu a MT.

Eu sou uma tartaruga na estrada, então, viva o AT. Mas pra quem gosta de andar um pouco mais forte, é meio complicado. O motor quase chega a pular pra fora do capô.

Neilson

Aí é uma questão de manha e costume... se pegar um trecho de subida de serra, por exemplo, é só desligar o overdrive que não fica nesse 3, 4 ,3, 4 que vc falou...

Quanto ao consumo, a minha AT flex com pneus Mud tá fazendo 6,5 na cidade e 9/9,5 na estrada. Acho que está ótimo pra proposta do carro...

lausni souza
24/08/2011, 23:14
ola colegas poderiam me dizer<< as pajero tr4 do ano de 2004 a 2006 teve alguma mudança na estetica dela ou sao todas iguais? (exemplo parachoque, farol, painel e outros)
obrigado
ate +++
abç
souza

FDeotti
25/08/2011, 04:55
Tive uma AT, hoje tenho uma MT. Também achei muita diferença. A MT é mais gostosa para dirigir na estrada, bem esperta, principalmente depois que reprogramei com SFI Chips. A AT é mais confortável, sem dúvida, principalmente para cidade, e melhor para fazer trilha. Bom mesmo é ter as duas, hehehe.

neilsonhenriques
25/08/2011, 13:32
Aí é uma questão de manha e costume... se pegar um trecho de subida de serra, por exemplo, é só desligar o overdrive que não fica nesse 3, 4 ,3, 4 que vc falou...

Cristiano,

Bem que eu queria que fosse só manha e costume. :)

É minha segunda TR4 (AT 2009). A primeira foi em 2005, também AT. Estou bem acostumado com o carro, mas quando você ver a MT andando na estrada, meu chapa, é outra história. Simplesmente não dá pra acompanhar. Sem chance.

Como o FDeotti falou, o bom seria ter as duas...

Neilson

Gugu7
12/12/2011, 21:34
Cristiano,

Bem que eu queria que fosse só manha e costume. :)

É minha segunda TR4 (AT 2009). A primeira foi em 2005, também AT. Estou bem acostumado com o carro, mas quando você ver a MT andando na estrada, meu chapa, é outra história. Simplesmente não dá pra acompanhar. Sem chance.

Como o FDeotti falou, o bom seria ter as duas...

Neilson
Concordo:
Com manha nenhuma vai fazer a AT ter o mesmo desempenho da M/T.
Mesmo assim eu prefiro automática!

Robertux
24/12/2011, 19:04
Acho que sou proprietário de uma TR4 2008 automática.
Comprei-a há um ano, em dezembro do ano passado. Minha mulher e minha filha gostaram tanto do carro que eu não conseguia tirar delas. Somente consegui começar a usar a TR em fevereiro.
Em junho fui com ela até a Fenajeep e na volta, com chuva escorreguei na serra do óleo (burro não estava usando 4x4). Ela balançou em pendulo até rodar e bater de frente na proteção de concreto no lado de dentro da curva, continuou rodando e bateu também a traseira.
Resultado, embora tenha tentado perda total, não consegui, ficou quase seis meses na oficina, peguei de volta na sexta feira passada.
O mecânico me disse que precisava trocar o retentor do câmbio na saida do cardan traseiro que havia ressecado de tanto tempo parado, para evitar mais transtorno comprei um retentor original e mandei trocar.
Fui com ela para São Paulo, 320 km de ida e volta. Parei na garagem do prédio e na manhã seguinte o chão estava cheio de óleo, bem embaixo da CT. Mandei completar o óleo e foi 1,5L, quase R$ 80,00.
Segunda feira vou levar de volta na oficina e pedir uma caixa de transmissão nova, aseguradora que se ferre ninguém mandou não dar PT, e se ratear entro na justiça. Deve ter trincado a caixa com a batida porque antes ela não tinha vazamento nenhum.
Depois vou trocá-la e tentar pegar uma 2010 ou 2011 e ver se consigo sentir o carro, porque essa não deu tempo.

SILVA RAMOS
26/12/2011, 13:18
Concordo com vc Cristiano. Tenho uma 07/08 AT flex, que além da tração, em todas as suas dimensões, oferece a opção overdrive. Na subida ou na descida é só apertar o botãozinho, que as marchas de velocidade ficarão bloqueadas, dando lugar as marchas de força. e ainda resta as opções Low e second. TR4 é um show! Estou gostando muito da minha.

JRPinto
26/12/2011, 21:23
Tive uma AT, hoje tenho uma MT. Também achei muita diferença. A MT é mais gostosa para dirigir na estrada, bem esperta, principalmente depois que reprogramei com SFI Chips. A AT é mais confortável, sem dúvida, principalmente para cidade, e melhor para fazer trilha. Bom mesmo é ter as duas, hehehe.

Então bastava ter câmbio AT com opção de trocas sequenciais... e ter 30 cm a mais de entre eixos...
Abs.

ANDRÉ DUARTE
28/12/2011, 17:46
Lindoia, tudo isso que disse e realmente oq eu sinto ao dirigir minha tr4, o carro e bacana demais, sempre andei de jipe na vida, so que nunca havia pensado em ter uma tr4, mas, acabei comprando uma, e adoro o carro, robusto, eficiente, e de pouca manutençao.
Falo com os amigos o seguinte, quando se olha por fora, parece pequena, ( realmente e) mas quando e]se esta dentro, parece um caminhao... Rss

Gugu7
10/05/2013, 09:05
Concordo com vc Cristiano. Tenho uma 07/08 AT flex, que além da tração, em todas as suas dimensões, oferece a opção overdrive. Na subida ou na descida é só apertar o botãozinho, que as marchas de velocidade ficarão bloqueadas, dando lugar as marchas de força. e ainda resta as opções Low e second. TR4 é um show! Estou gostando muito da minha.
Tópico antigo mas vou deixar uma ressalva:
Não é bem assim "bloqueia AS marchas de velocidade" ...
Bloqueia apenas a 4ª marcha ficando as demais passando normalmente.
É como, reduzir da 4ª pra 3ª, simples assim.