Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção na homocinética da Ranger

roberto.cardoso@ig.com.br
10/08/2011, 16:43
Pessoal,

Minha carroça completou os 222.000KM, e estou pensando em fazer uma manutenção preventiva nas homocinéticas, limpeza e troca de graxa.

Minha dúvida é, alguém já desmontou a homocinética da Ranger com RL's à vácuo? O processo é muito complicado? (sou do tipo faça em casa e faça bem feito)

Acham necessário retirar a homocinética para limpeza ou será que é possível realizar no local mesmo?

Já vi que as abraçadeiras ainda são originais e caso faça no local terei que trocar por aquelas com aperto por parafuso.

Se alguém já desmontou, possui algum procedimento de como fazer? Pesquisei no fórum e no google e não achei...

Abraços,

TylerNTL
10/08/2011, 18:31
Pensas em trocar também as coifas?

Se encarar mesmo a empreitada não esqueça de tirar umas fotos. A minha tem uns kms a menos que a sua e também tenho a intenção de algum dia fazer coisa parecida.

RGamaJr_4x4
10/08/2011, 19:13
Também tenho planos de revisar a homocinética.

No verão ela começou a fazer barulho que cessou depois que injetei fluido ATF na coifa com uma seringa. Ia desmontar pra dar uma geral mas tô enrolando até hoje.

juliano muller
10/08/2011, 22:19
Moçada, tenho jogado aqui em casa um conjunto desses completo e o sistema é um pouco diferente de homocineticas, parecem cruzetas, mas são com 3 pontas cada junta! Usa uma graxa grafitada eu acho!

Acho que o uso de abraçadeiras com parafuso deve desbalancear o conjunto, o ideal seria usar abraçadeiras originais, porque o giro é alto!
Se alguem precisar de alguma coisa manda uma Mp, beleza!
Abraço...

Ah, esqueci de mencionar, é muito facil desmontar tudo, pois as pontas são apenas encaixadas no diferencial, teta!!:cool:

Walter L. L. Casitta
10/08/2011, 22:29
As minha tão com 230.000Km. Até os rolamentos das rodas são originais. Time que está ganhando não se meche. Se quiser o próximo dono que mecha...

roberto.cardoso@ig.com.br
10/08/2011, 23:12
As minha tão com 230.000Km. Até os rolamentos das rodas são originais. Time que está ganhando não se meche. Se quiser o próximo dono que mecha...

Walter,

A minha também está com os rolamentos originais, dianteiros e traseiros, mas fico pensando se 13 anos com a mesma graxa, enfrentando temperaturas ambientes entre 40ºC e -5ºC, vibrações e outros desgastes não possam afetar no rendimento das peças e da lubrificação. Pensei em desmontar, limpar e lubrificar. Já chequei as coifas e estão ok tb. Será que é furada?

Ainda tem o detalhe da RL's á vácuo, que não gira o tempo todo e deixa a graxa muito tempo parada, será que pode influenciar em algo?

Abraços,

Edintruder
10/08/2011, 23:35
Roberto, eu precisei trocar uma coifa da minha ex-ranger, então pra desmontar é fácil, primeiro solta a ponta da homocinética do cubo de roda e da manga de eixo, depois tira a abraçadeira grande da coifa interna que prende na tulipa e tira o conjunto inteiro. Depois é só soltar a outra abraçadeira grande e recuar a coifa. Se trocares a coifa coloca a original, que é mais dura e resistente. Lava tudo com gasolina, dá um jato de ar e coloca a graxa nova. Mas é como o Walter falou, é algo desnecessário de ser feito, pois é uma peça que tem pouco esforço nesses 13 anos de uso, no caso, não deve ter rodado sob tensão nem 10% da kilometragem total da picape, a graxa ocupa todos os espaços e não se deteriora com o tempo. Na verdade vais desmontar tudo, limpar e constatar que a peça se parece com uma nova...

RGamaJr_4x4
11/08/2011, 14:48
(...) Na verdade vais desmontar tudo, limpar e constatar que a peça se parece com uma nova...

Foi o que aconteceu quando abri o diferencial traseiro. Até o óleo estava como novo. Só perdi tempo.