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Ver Versão Completa : Jeep 1954 ou 1958, como identificar??



adrianosimmer
10/08/2011, 13:29
Prezados,

Tenho um jeep, cuja documentação do Detran apresenta ano de fabricação 1958, entretanto, alguns mecânicos afirmam que o ano de fabricação é 1954.
Como faço para tirar essa dúvida e ter a certezado do ano de fabricação??

Obs.: Em anexo, algumas fotos.

Grande abraço,

Adriano Simmer

Tio Eddie
10/08/2011, 13:50
Com certeza é um "54" Cara de Cavalo.

O 58 tem a frente do CJ5 com o para lama trazeiro redondo.

[]s

zenzen 4x4
10/08/2011, 16:01
Igualzinho ao meu CJ4 54.Está comigo ha 32 anos!
Motor Hurricane 04 cil original.
Câmbio e tração original.
Opcionais: direção hidráulica
Coluna direção escamoteável Monza
freios à disco BY BERGA.
Não empresto, não vendo...
À propósito: Está Lindo teu JEEP!

adrianosimmer
11/08/2011, 07:35
Meus nobres, agradecido pelas respostas!
Zenzen, valeu pelo elogio... confesso, não foi fácil chegar no estágio que encontra-se, muito tempo de oficina e restauro, mas valeu a pena.

Mas vamos lá...
Se é 1954, como eu conseguiria efetuar a alteração na documentação????

Grande abraço,

Adriano Simmer

ZYKAO
11/08/2011, 08:20
Adriano,

a carroceria é o 54 (cara de cavalo), agora precisa ver o chassis de que ano é, pelas fotos ele ta com o 6 cilindros que era original do 58.
Se o cambio for 3 marchas 1ª seca e original dos dois anos.

De uma olhada no chassis, na travessa que fica embaixo do radiador, essa travessa liga as duas longarinas, se for redonda o chassis deve ser do 54 se for reta é do 58.

Não consegui ver nas fotos, os jumelos dianteiros estão na frente das rodas dianteiras ou atras?

adrianosimmer
11/08/2011, 09:06
Zycao,
Estás correto, o motor é um 6 cilindros, com câmbio de 3 marchas, 1ª seca.
Quanto à sugestão de verificar o chassis, infelizmente, por estar em outro município próximo, não consigo agora essa informação, mas posteriormente verificarei.
Sobre os jumelos dianteiros, nas demais fotos que possuo, também não dá para observar..
Pelo número do chassis, consigo alguma informação quanto ao ano de fabricação?
Agora, supondo que seja um 1954, teria idéia de como eu faria para alterar a documentação no Detran?

Abraço,

Adriano Simmer

ZYKAO
11/08/2011, 09:41
Adriano,

no 54 não há numero de chassis, originalmente aonde consta nr do chassis no documento vem o numero do motor, a unica identificação que ele tem é uma plaqueta fixa no cofre do motor com esse numero do motor e a gravação no proprio motor. Se o seu está com um numero marcado no chassis diferente do numero do motor é porque foi remarcado pelo Detran, coisa muito normal de acontecer.

No seu caso acho muito dificil alterar o ano no documento do carro, deixa do jeito que está e seja feliz:)

adrianosimmer
11/08/2011, 14:33
Zycao,

Valeu pelas informações e vou realmente seguir seu conselho.

Grande Abraço.

Robertux
11/08/2011, 15:20
Seu Jeep deve ser um CJ3B. Provavelmente não é um chassi de CJ5 1958 com carroceria de um CJ3B 1954 porque os chassis são de tamanhos diferentes.
Pode também ser um CJ3B de 54 a 57 sem documento, esquentado com um documento de um CJ5 1958, já que naquela época não existia a numeração no chassi e a identificação era feita apenas apenas pela plaqueta, que facilmente poderia ser trocada de um veículo para o outro.
A única coisa que não bate é o motor que tanto no CJ3B como no CJ5 1958 era de 4 cilindros

Bruno Machado
11/08/2011, 20:53
Prezados,

Tenho um jeep, cuja documentação do Detran apresenta ano de fabricação 1958, entretanto, alguns mecânicos afirmam que o ano de fabricação é 1954.
Como faço para tirar essa dúvida e ter a certezado do ano de fabricação??

Obs.: Em anexo, algumas fotos.

Grande abraço,

Adriano Simmer

Adriano,

Infelizmente, não é possível saber o ano de um jeep brasileiro só olhando o modelo. Dá para saber que é de uma faixa de anos. No caso do seu jeep, é um modelo CJ3-B, que ficou conhecido no Brasil como "jeep 54", e que foi fabricado no Brasil - ou ao menos montado - de 54 a 58, mas tem gente que jura que saiu em 59 também.

Quanto ao motor, com certeza não é o original do seu jeep, pois o CJ3B só saiu de fábrica com o motor hurricane, de 4 cilindros. Aliás, a grande diferença do CJ3 (chamado no Brasil de "jeep 51") para o CJ3B é o capo do motor alto, para comportar a troca do motor 4 cilindros continental para o 4 cilindros hurricane, mais alto.

O CJ5, o modelo mais recente, começou a ser vendido no Brasil em 1956 (muito raro), sendo que os CJ5 montados em 56 e 57 utilizavam a carroceria do M38A1, modelo militar. O paralama traseiro com recorte redondo saiu de fábrica até 1960 ou 1961, não tenho certeza.

Ah, esse motor hurricane equipou os CJ5 até 1957 - eu acho - ou 58, como disse o colega!

Resumindo, o seu jeep pode ser um dos raros CJ3B 1958. Se fosse meu, deixava a documentação como está!

Abraços

Denis Takashi
11/08/2011, 21:51
Adriano,

Seu Jeep pode ser sim um CJ3B "autentico", pois este foi fabricado no ano que consta no documento ( 1958), mas nessa epoca era comercializado apenas em outros países ( enquanto aqui no Brasil eram apenas os CJ5) , então dentre as inúmeras possibilidades as que acho mais provável ;

1- Pode ser algum M606 que foi descaracterizado para uso civil.

2- Alguma importação independente de época, ou para uso particular ou para alguma missão humanitária, obra de empresa e etc...

3- Algum carro que depois de algum tempo de uso atravessou a fronteira vindo de algum pais viznho ( Argentina, paraguai) e foi ajeitado por aqui.... hoje a importação de veiculos usados é proibida, mas vai saber a 50 anos atrás....

A página do CJ3b tem alguns dados dos carro deste ano ; 1958 Jeep CJ-3B Owners and Photos (http://www.film.queensu.ca/cj3b/Photos58.html)

Se quiser, informe o numero de chassi dele que dá para "desvendar" seu jeep

()´s

ceveiga
14/08/2011, 13:19
Tirando os dois últimos posts só li abobrinha nesse tópico...

Sou proprietário de um jeep CJ3B 58, o qual segundo consegui me informar veio para o Brasil numa campanha de combate à malária.

Já escutei a história do "só pode ser 54" tantas vezes que quando procuro uma peça prefiro falar o ano errado :evil:.

Fora checar o número do chassis no site canadense do CJ3B uma boa pista do ano verdadeiro pode ser dada pelo painel, seu jeep tem o velocímetro unificado aos relógios de combustível e temperatura como o CJ5 ou é tudo separado como nos CJ3B anteriores?

Se precisar de mais alguma coisa me procure.

Abs.


Carlos Veiga

Leonardo Daltrozo
15/08/2011, 15:53
Adriano..
Que bom que a diversidade de opiniões aqui é grande :)! Respeitando todas elas e considerando que tudo em nossos 4x4 pode ja ter sofrido troca/modificação seja chassis, lataria e até documentos:-o; eu no seu caso p/ saber o que tem nas mãos faria o seguinte:
-Chassis: medir p/ ver se conferem com as medidas de um CJ3, observando também o lugar dos jumelos dianteiros e o setor(diferente do CJ5)
-Documentos: solicitar junto ao Detran no qual foi feita a ultima transferencia, um historico do veículo(recurso utilizado p/ Despachantes a fim de regularizar alguns problemas de doc., o que p/ jeito :discordo: é o seu caso)

Boa sorte na descoberta da historia do seu jeep, Abraço.

Robertux
16/08/2011, 01:56
Tirando os dois últimos posts só li abobrinha nesse tópico...

Sou proprietário de um jeep CJ3B 58, o qual segundo consegui me informar veio para o Brasil numa campanha de combate à malária.

Já escutei a história do "só pode ser 54" tantas vezes que quando procuro uma peça prefiro falar o ano errado :evil:.

Fora checar o número do chassis no site canadense do CJ3B uma boa pista do ano verdadeiro pode ser dada pelo painel, seu jeep tem o velocímetro unificado aos relógios de combustível e temperatura como o CJ5 ou é tudo separado como nos CJ3B anteriores?

Se precisar de mais alguma coisa me procure.

Abs.


Carlos Veiga

O seu CJ3 B tem motor de 6 cilindros? O dele tem!
Foi levantada pelo ZYKAO a possibilidade de ser um CJ5 com carroceria de CJ3 B por causa do motor 6 cilindros e eu disse que não poderia ser porque a carroceria do CJ3 não cabe no chassi do CJ5 que é mais longo, além disso o Jeep dele tem o jumelo da mola dianteira para a frente, original do CJ3, enquanto que o CJ5 tem o jumelo da mola dianteira para trás. Outra coisa o CJ5 1958 não tem motor de 6 cilindros, usa o mesmo motor do CJ3 B, o Hurricane de 4 cilindros. Somente a partir de 1959 foi colocado o motor BF 161 de 6 cilindros. Portanto o Jeep dele é um CJ3 B original, apenas o motor deve ter sido trocado por um 6 cilindros.
O M606 - versão militar do CJ3 B foi fabricado pela Kaiser até 1966, porém o dele não é militar, porque ele tem a tampa traseira que abre e a do militar (M606) é fixa.
Pode ser um CJ3 B importado, ou talvez seja um dos últimos CJ3 B montados em 1957 no Brasil que tenha sido vendido no ano de 1958 (não sei se existiu isso). O CJ3 B foi montado em CKD pela Willys aqui no Brasil de 1954 a 1957.
Outra coisa que era muito comum, antigamente no sítio, o pessoal não se preocupava em fazer documento dos veiculos pois lá não tinha fiscalização, quando eles vendidos para a "civilização" precisava documentar, então, tendo um jeep sucateado, era só tirar a plaqueta e as placas e colocar no que estava sem documento que tava tudo certo, ninguém sabe diferenciar um modelo do outro, só nós jipeiros que somos afixionados por eles. Se não me engano somente quando a Ford comprou a Willys em 1968 é que ela começou a numerar o chassi.
O seu provavelmente foi importado ou doado pelo governo americano para o combate à malária.
Só não sei onde está a abobrinha.

ceveiga
17/08/2011, 22:32
Roberto,

Realmente exagerei na dose ao postar o meu comentário inicial, me desculpe.

Reli o seu post e não tem nada de errado como em alguns dos anteriores que afirmam categoricamente que é um 54 apenas pelo ano. Na verdade quem errou fui eu ao me referir ao número do chassis :parede:, devia ter dito o número da plaqueta da parede corta fogo, embora pelas fotos acho difícil que ainda esteja lá.

Sobre as modificações no motor acho que no caso do CJ3B o mais difícil hoje é achar o motor original...hehehe.

[s],

Carlos Veiga
CJ3B -58

dsamaz
18/08/2011, 04:55
""Se não me engano somente quando a Ford comprou a Willys em 1968 é que ela começou a numerar o chassi.""

O meu é 63 e tem numeração no chassis. Lado direito (passageiro) na frente, bem próximo ao para-choque.
Pode ser remarcação do Detran, mas vai saber?? Pode ser da fábrica.

Daniel


O seu CJ3 B tem motor de 6 cilindros? O dele tem!
Foi levantada pelo ZYKAO a possibilidade de ser um CJ5 com carroceria de CJ3 B por causa do motor 6 cilindros e eu disse que não poderia ser porque a carroceria do CJ3 não cabe no chassi do CJ5 que é mais longo, além disso o Jeep dele tem o jumelo da mola dianteira para a frente, original do CJ3, enquanto que o CJ5 tem o jumelo da mola dianteira para trás. Outra coisa o CJ5 1958 não tem motor de 6 cilindros, usa o mesmo motor do CJ3 B, o Hurricane de 4 cilindros. Somente a partir de 1959 foi colocado o motor BF 161 de 6 cilindros. Portanto o Jeep dele é um CJ3 B original, apenas o motor deve ter sido trocado por um 6 cilindros.
O M606 - versão militar do CJ3 B foi fabricado pela Kaiser até 1966, porém o dele não é militar, porque ele tem a tampa traseira que abre e a do militar (M606) é fixa.
Pode ser um CJ3 B importado, ou talvez seja um dos últimos CJ3 B montados em 1957 no Brasil que tenha sido vendido no ano de 1958 (não sei se existiu isso). O CJ3 B foi montado em CKD pela Willys aqui no Brasil de 1954 a 1957.
Outra coisa que era muito comum, antigamente no sítio, o pessoal não se preocupava em fazer documento dos veiculos pois lá não tinha fiscalização, quando eles vendidos para a "civilização" precisava documentar, então, tendo um jeep sucateado, era só tirar a plaqueta e as placas e colocar no que estava sem documento que tava tudo certo, ninguém sabe diferenciar um modelo do outro, só nós jipeiros que somos afixionados por eles. Se não me engano somente quando a Ford comprou a Willys em 1968 é que ela começou a numerar o chassi.
O seu provavelmente foi importado ou doado pelo governo americano para o combate à malária.
Só não sei onde está a abobrinha.

rural4x4
18/08/2011, 06:21
Adriano, quais sao os caracteres iniciais do chassi do seu cj?

Robertux
18/08/2011, 12:04
""Se não me engano somente quando a Ford comprou a Willys em 1968 é que ela começou a numerar o chassi.""

O meu é 63 e tem numeração no chassis. Lado direito (passageiro) na frente, bem próximo ao para-choque.
Pode ser remarcação do Detran, mas vai saber?? Pode ser da fábrica.

Daniel

Exatamente por não ter certesa do ano em que o chassi começou a ser numerado é que eu usei a expressão "se não me engano", agora, de uma coisa eu tenho certesa, na década de 50 o número não vinha marcado no chassi, foi na década de 60 que começou a ser marcado só não sei exatamente o ano, acho que foi a partir de 68, mas pode ter sido 63

paesem520
18/08/2011, 21:56
Exatamente por não ter certesa do ano em que o chassi começou a ser numerado é que eu usei a expressão "se não me engano", agora, de uma coisa eu tenho certesa, na década de 50 o número não vinha marcado no chassi, foi na década de 60 que começou a ser marcado só não sei exatamente o ano, acho que foi a partir de 68, mas pode ter sido 63

Saudações a todos!
permitam-me entrar no assunto: os jipes fabricados no Brasil, segundo dados e fotos de época, tiveram o chassi marcados somente a partir de fins de 1966.Os CJ3B/M606 tiveram seus chassis marcados também, embora não seja regra já que a Willys, já comprada pela Kaiser nessa época, recebia chassis de mais de um fornecedor. O site canadense dos CJ3B é categórico nesse sentido. A marcação, quando havia, era geralmente no lado direito mas na dobra superior da longarina,logo atrás da roda da frente e alguns logo a frente da roda traseira. O motor dos CJ3B/CJ-5 montados no Brasil eram mesmo os Hurricane 4 cil, o BF-161 6 cil equipou o CJ-5 no Brasil a partir de março de 1958.
O M606, versão militarizada do CJ3B começou a ser produzido de 1964 a 1968 e possuíam a tampa traseira rebatível e manteve o estepe no lado direito, os M38A1 é que não possuíam a tampa traseira (tailgate). Não sei se ajudei a esclarecer ou embaralhar mais ainda, mas esses são os fatos que pesquisei.
Paese
CJ-5 militar 1967
jeepguerreiro.blogspot.com