PDA

Ver Versão Completa : Preparação de Hilux Japonesa



cassiano
09/08/2011, 15:35
Pessoal,

Aí vão algumas fotos da minha Hilux 96. Acho que é o último ano das japonesas com feixe na dianteira. Estou preparando ela aos poucos, na primeira foto ainda estava toda original; na segunda, com os pneus 32 e uma tentativa de escape elevado que não deu certo; nas duas últimas já com os mud 35".

Até agora o que já foi:
- revisão geral da mecânica, freios, suspensão
- guincho 12.000 Smittybilt
- parachoque dianteiro customizado, com guincho embutido
- lift de carroceria de 2 pol
- lift de suspensão com calço na mola traseira 1,5 pol
- rodas de aço 15x8
- pneu Maxxis Creepy Crawler 35
- estribos tubulares

está nos planos:
- parachoque traseiro
- kit de suspensão (molas, jumelos, amortecedores)
- pintura nova (prefiro ela sem as faixas)
- melhoria na direção (essa ainda não decidi o que fazer)
- faróis auxiliares
- e por aí vai!

306652 306653 306654 306655

pedro bonadio
09/08/2011, 16:11
O motor é turbo? A relação dos diferenciais está encurtada? Coloque mais detalhes...

cassiano
09/08/2011, 17:31
Oi Pedro.

O motor dela está original e a relação também. Como ela já é bem reduzida, acho que nem vou mexer na relação. A 100Km/h ela fica cravada em 2500 rpm com os pneus 35. Ficou um pouco mais lerda nas retomadas em alta, mas nada que incomode muito.
Sobre o turbo, estou pensando ainda, no momento não é prioridade. Quero acabar a suspensão toda antes de partir pro motor!

Abs

pedro bonadio
09/08/2011, 18:40
Muito bom!!! Parabéns pela raridade.

Abraços

cassiano
09/08/2011, 19:41
Valeu Pedro!

Mais umas fotos dela, agora fora da garagem :-)

306692 306693

Ezahn
15/08/2011, 21:51
Tá irada!!! Bem legal.
O parachoque é o dela mesmo? Só foi cortado? Ou está para fora para caber o guincho? Como fez este parachoque?
Abraços

cassiano
16/08/2011, 10:25
O parachoque é o original. Ele foi reforçado e alterado pro guincho ficar embutido. Vou postar umas fotos com a "operação".

fabiano carraro
17/08/2011, 23:30
bacana sua Hilux Cassiano ,fiz uma 2 anos atraz tambem que ficou muito bala,este carro é excelente pra montar um monstrinho,exige poucas modificaçoes e ja vem de fabrica com itens excelentes que permitem abusar bastante delas.....coloca um kit 4.70 na t-case e verá que seu carro é muito mais potente do que imagina,pois a minha era turbo,mas nem precisaria ser com o kit .

se quiser é só olhar nos meus albuns que ela ta lá....

excelentes trilhas e muita diversao Cassiano.

cassiano
18/08/2011, 10:52
Aí vão algumas fotos do parachoque dianteiro.

Na primeira dá pra ver bem o que foi feito: 4 cortes nas curvas laterais e no centro, abrindo um pouco o ângulo e aumentando o espaço pra embutir o guincho, que ficou num suporte totalmente independente do parachoque. Na foto está tudo montado sem a fixação final. Depois uma chapa nova entrou para fazer o acabamento na parte de baixo do parachoque.

307805 307806

cassiano
18/08/2011, 11:20
bacana sua Hilux Cassiano ,fiz uma 2 anos atraz tambem que ficou muito bala,este carro é excelente pra montar um monstrinho,exige poucas modificaçoes e ja vem de fabrica com itens excelentes que permitem abusar bastante delas.....coloca um kit 4.70 na t-case e verá que seu carro é muito mais potente do que imagina,pois a minha era turbo,mas nem precisaria ser com o kit .

se quiser é só olhar nos meus albuns que ela ta lá....

excelentes trilhas e muita diversao Cassiano.

Valeu Fabiano! Já achei ela nos seus tópicos (na verdade até já tinha visto foto dela antes), realmente vc arrebentou, a picape ficou show!!! Só que o tópico "morreu", você tem notícia do carro depois disso?

Sobre a potência, eu acho que ela já é bem reduzida. Não sinto falta de motor nas arrancadas e em primeira e segunda, mas nas retomadas e pra manter velocidades mais altas ela sofre. Por isso estou considerando a turbina ao invés da redução.

Vi que você mexeu também na direção, vai ser uma das próximas prioridades. Se você não se incomodar vou querer trocar umas figurinhas... Pelo que já pesquisei é o ponto fraco desse carro!

Abs

fabiano carraro
19/08/2011, 22:40
isto a direçao pegando pelo lado esquerdo ,nao serve pra trilha ,pois interfere demais no curso da suspa.

o correto é vç instalar um kit de HI STEER nela,ai da pra abusar bem mais no deslocamento da suspensao.


A que fiz esta jogada este tempo todo na casa do cliente.....pois ele esta morando no exterior,e nao tem ninguem pra andar com ela neste tempo....MAS quando ele voltar teremos surpresas e um monte de recheios made in GERMANY.

cassiano
23/08/2011, 13:26
Fabiano, uma pena o carro ficar abandonado! Um brinquedo desses tem que ser usado!

Sobre o Hi Steer, tem alguma dica? Dei uma pesquisada, vi que normalmente usa-se a caixa das picapes mais novas (97~). Vou trocar os jumelos também, só não sei se vou precisar mexer nos suportes dos feixes, não sei se vai ter espaço pra barra passar por cima dos feixes.

cassiano
31/10/2011, 12:28
Atualizando... fotos do último final de semana.

Nova pintura
Caçamba encurtada
Novos para-choques
Suspensão nova: amortecedores billstein e novos jumelos
Rodas BlackRock
etc...

318346 318347 318348

Mais fotos: https://picasaweb.google.com/105323335750497444798/Hilux

Zuriel
31/10/2011, 12:55
Cassiano, parabéns pela Hilux, tá linda e preparadíssima.
Estou à procura de uma, mas tenho algumas dúvidas.
Até que ano ela veio com feixe de molas e eixo rígido na dianteira? São Dana?
Quais as principais diferenças entre as hilux argentinas e as japonesas? Qual a mais comum?
Peças de reposição comuns, tais como amortecedores, filtros, rolamentos, são encontradas em auto peças?

aBRAÇO!

fabiano carraro
31/10/2011, 13:26
parabens ficou quase tao linda quanto a que fiz ......PLAGIO ......QUERO 10% kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ta meio apagada ainda, mas isto voçe resolve trocando a pelicula dos vidros de roxa (arghhhh)por uma azulzinha ou prateada igual ao vidro das novas mercedes......

e coloca uma cor nestas rodas ai pra destacarem os 35"......

vai deixar muito neguinho babando e valorizar bastante o carro,deixando ela com ar de modelo 2012/13........rsrsrrs

parebens novamente.

cassiano
31/10/2011, 16:33
hahaha, valeu Fabiano!!! Mas não foi plágio não, só uma leve inspiração :euforico:

Esse insulfim já está com os dias contados, pode ter certeza disso!!! heheheh

cassiano
31/10/2011, 16:38
Oi Zuriel, obrigado! Vou tentar responder suas dúvidas:

Até que ano ela veio com feixe de molas e eixo rígido na dianteira? São Dana?
A minha é 96, o último ano que foram importadas do Japão e com eixo rígido na frente, bem mais resistente. Os eixos não são Dana, são Toyota mesmo. Mas não quebram!!!

Quais as principais diferenças entre as hilux argentinas e as japonesas? Qual a mais comum?
A partir de 97 são argentinas (pelo menos as picapes). A argentina tem suspensão independente na dianteira e o diferencial traseiro da japa é mais parrudo. Se não me engano tem uma pequena diferença de potência no motor - 77cv (arg) x 87cv (japa)

Peças de reposição comuns, tais como amortecedores, filtros, rolamentos, são encontradas em auto peças?
Eu nunca tive problemas, sempre achei tudo com relativa facilidade.

herbs
31/10/2011, 18:05
Valeu Herbs! Os jumelos foram importados pelo Bruno e Rodrigo Samukanvas da 4crawl, são bem parrudos e ainda possuem pinos engraxáveis, além de ser plug&play. Troquei também os amortecedores por um conjunto bilstein com curso maior, e botei calços nas molas.

Antes os 35 também pegavam um pouco com a suspensão torcida e direção esterçada. Ainda não fiz trilha depois da reforma, mas o carro subiu mais umas 2" a 3", então acho que o problema está resolvido!

mais fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/94158-preparacao-de-hilux-japonesa.html#post1559194

Valew Cassiano! Vou responder aqui para não muvucar o outro tópico que é só de fotos. Mandei e-mail para eles para saber a disponibilidade e preço... vc lembra qnt pagou?

E sobre os calços nas molas, foi no feixe, é isso? Você pode tirar uma foto desses calços (mesmo instalado) só para ter uma base para fazer igual na minha..

Com essas modificações o carro continua estável? estável digo na estrada a 100 km/h ela não fica "passarinhando" sabe..

cassiano
31/10/2011, 18:30
Beleza Herbs!

Os jumelos foram algo entre US$80 ~ 100 (eu acho.. hehe) + frete e imposto. Como comprei outras coisas junto, não lembro exatamente quanto ficou esse "extra", até pq foi um único frete pra tudo. Agora, pra trocar os jumelos provavelmente você vai precisar de amortecedores maiores também.

O calço é muito simples, é apenas um espaçador que fica entre o eixo e o feixe de molas, com furos para passar o grampo. No meu caso foi feito com algumas lâminas de feixe de mola "empilhados". Vou ver se tiro umas fotos, mas o carro está na oficina terminando alguns ajustes então só devo conseguir daqui a uns dias.

Sobre a estabilidade: Ja peguei a serra de descida de Petropolis para o Rio, e ela ficou boa de curva sim. Claro que pela altura não dá pra abusar, mas ela não ficou "boba" não - a carroceria não está inclinando demais. Ficou inclusive bem melhor do que antes da mexida, pois estava com as molas e amortecedores bem cansados.

Abs
Cassiano

herbs
31/10/2011, 19:01
Entendi, o aumento no feixe foi parecido ao feito pelo zelucas na Hilux dele, é isso? Você lembra de qnts polegadas é o seu jumelo?

Nesse modificação vou incluir um jogo de amortecedores novos, estava querendo Rancho mas estão muito caros e vou acabar optando por outros com melhor custoxbenefício.

Atualmente meu carro está bem estável tbm, mas com essa m*&ˆ% de pegar de vez em qnd. Meu único medo é levantar demais e o carro ficar ruim de dirigir.

Com essa levantada vc não precisou modificar mais nada? cambio, barra de diração, cardan, etc?

Abs

fabiano carraro
01/11/2011, 12:39
Entendi, o aumento no feixe foi parecido ao feito pelo zelucas na Hilux dele, é isso? Você lembra de qnts polegadas é o seu jumelo?

Nesse modificação vou incluir um jogo de amortecedores novos, estava querendo Rancho mas estão muito caros e vou acabar optando por outros com melhor custoxbenefício.

Atualmente meu carro está bem estável tbm, mas com essa m*&ˆ% de pegar de vez em qnd. Meu único medo é levantar demais e o carro ficar ruim de dirigir.

Com essa levantada vc não precisou modificar mais nada? cambio, barra de diração, cardan, etc?

Abs

traz aq que eu deixo ela um foguete a 150 km sem sustos nem nada..... fazendo 35 km por litro de diesel .......ops me emploguei kkkkkk

Deixo apenas andando bem melhor do que original a 130/140 sem sustos ... com registro de garantia em cartorio.

cassiano
01/11/2011, 12:42
Herbs,

não sei exatamente o que foi feito no carro do zelucas, mas acredito que seja a mesma coisa. É bem simples, a única restrição vai ser o tamanho dos grampos do seu carro pra ver se tem sobra para prender as porcas. Vou medir os jumelos, não sei de cabeça o tamanho, mas devem ter quase uns 30 cm.

Não mexi em mais nada. Mas estou pensando em trocar a caixa de direção pela da Hilux mais nova e instalar um High Steer, modificando o funcionamento da barra de direção. A direção original, além de ser mais fraca, limita bastante o curso da suspensão.

cassiano
01/11/2011, 12:48
Pequena ficha técnica da viatura:

* Kit de Suspensão com jumelos altos e amortecedores Bilstein sob medida
* Calços nos feixes traseiros (2") e dianteiros (0,5")
* Pneus Maxxis Creepy Crawler 35"
* Rodas Black Rock 10"
* Guincho Smittybilt 12.000lbs embutido no parachoque dianteiro
* Parachoque dianteiro e traseiro customizados
* Lift de carroceria de 2" em Tecnyl
* "Rock Sliders" customizados
* Snorkel OGZ
* Caçamba encurtada em 35cm
* Pintura 0km, com teto, parachoques, laterais em preto fosco vinílico

...

herbs
01/11/2011, 14:14
traz aq que eu deixo ela um foguete a 150 km sem sustos nem nada..... fazendo 35 km por litro de diesel .......ops me emploguei kkkkkk
Deixo apenas andando bem melhor do que original a 130/140 sem sustos ... com registro de garantia em cartorio.

35 km/L ?!??!! Agora vi vantagem hein kakakaka =)

Pena que vc está longe, pq meu próximo passo é colocar um novo motor (mais moderno) ou fazer o atual e turbinar e intercoolar (dúvida cruel que ainda não decidi o que fazer)

Abs

Zani
01/11/2011, 19:50
Cassiano, e os fenders, comprou onde?
Abraço.

zelucas
01/11/2011, 19:57
Vou responder aqui aquela pergunta!

Procure por caixas de direção das hilux 97 em diante (modelo quadrado ainda), elas são quase plug-and-play o suporte é simples de fazer, vai ter que mandar fazer as barras de direção, a minha fiz com rosca para terminal de f-1000 que é bem mais parrudo, e precisei fazer o pitman e o hi-steer também. O resultado achei muito bom, direção ficou leve e não tenho mais problemas com o curso de suspensão grande estrangular os terminais.

Tudo o que eu falei tem pre vender lá fora também até a caixa de direção, olha aqui: High Steer | Toyota, Suzuki Samurai, and Jeep Off Road Parts (http://www.trail-gear.com/high-steer)

[]s

elmestizo
01/11/2011, 20:00
Cassiano,

Parabéns pela viatura. Com a caçamba encurtada, qual é o comprimento da viatura?

Ezahn
01/11/2011, 21:00
Atualizando... fotos do último final de semana.

Nova pintura
Caçamba encurtada
Novos para-choques
Suspensão nova: amortecedores billstein e novos jumelos
Rodas BlackRock
etc...

318346 318347 318348

Mais fotos: https://picasaweb.google.com/105323335750497444798/Hilux

Cara. parabéns. Tá irado.

Gostei do para-choque dianteiro com o guincho embutido. Onde vc arrumou? Se não for muita indiscrição, quanto pagou nele? Parece o original colocado mais para fora e pintado. Será que da certo?

Este modelo de para-choque da sua é igual o das SW Japa certo?

Valeu

cassiano
01/11/2011, 21:07
Cassiano, e os fenders, comprou onde?
Abraço.

Oi Zani, os fenders são bem comuns, é o modelo que sempre vejo nas Hilux por aqui. Comprei na Casa das Capotas (da uma googlada que vc acha), mas já vi em várias lojas de acessórios.
Abs

cassiano
01/11/2011, 21:09
Vou responder aqui aquela pergunta!

Procure por caixas de direção das hilux 97 em diante (modelo quadrado ainda), elas são quase plug-and-play o suporte é simples de fazer, vai ter que mandar fazer as barras de direção, a minha fiz com rosca para terminal de f-1000 que é bem mais parrudo, e precisei fazer o pitman e o hi-steer também. O resultado achei muito bom, direção ficou leve e não tenho mais problemas com o curso de suspensão grande estrangular os terminais.

Tudo o que eu falei tem pre vender lá fora também até a caixa de direção, olha aqui: High Steer | Toyota, Suzuki Samurai, and Jeep Off Road Parts (http://www.trail-gear.com/high-steer)

[]s

Valeu, é exatamente o que estou pensando em fazer! Já tô na busca por uma caixa nova!
Abs
Cassiano

cassiano
01/11/2011, 21:13
Cassiano,

Parabéns pela viatura. Com a caçamba encurtada, qual é o comprimento da viatura?

Vou medir.. Acho que o ganho total deve ter sido quase meio metro, considerando o corte da caçamba e o novo parachoque...

Abs
Cassiano

cassiano
01/11/2011, 21:22
Cara. parabéns. Tá irado.

Gostei do para-choque dianteiro com o guincho embutido. Onde vc arrumou? Se não for muita indiscrição, quanto pagou nele? Parece o original colocado mais para fora e pintado. Será que da certo?

Este modelo de para-choque da sua é igual o das SW Japa certo?

Valeu
Ezanh, Acertou em cheio, é o parachoque original reforçado e modificado pra caber o guincho, acho que tem uma foto nos posts anteriores, vou ver se tenho alguma melhor da fabricação.
O custo foi só a relação minha e do meu cunhado, hehehe
Fora isso, chapa, solda e tinta preta :-)

O parachoque é parecido com o da sw4, tem alguns detalhes diferentes mas deve dar pra fazer a mesma coisa

Abs!

laserman
04/11/2011, 17:39
Fala Cassiano,
Tua Japa tá uma BLZ. Qual é o curso final da Suspa ? Alterou cardã ?

Abç,

dudarj
04/11/2011, 18:16
Parabéns!!

Eu a vi na Av. das Américas semana passada. Tá muito show! Pensei em pegar uma no inicio do ano, mas é dificil achar num bom estado.

abs!

cassiano
04/11/2011, 19:08
Parabéns!!

Eu a vi na Av. das Américas semana passada. Tá muito show! Pensei em pegar uma no inicio do ano, mas é dificil achar num bom estado.

abs!

Valeu Duda!! A minha eu achei aqui na Barra no ano passado, na loja do Freeway, estava em ótimo estado (claro que para um carro de 15 anos).

E essa Frontier aí da sua assinatura???

cassiano
04/11/2011, 19:10
Fala Cassiano,
Tua Japa tá uma BLZ. Qual é o curso final da Suspa ? Alterou cardã ?

Valeu Gogó! A sua também ficou show!

Não medi o curso da suspensão ainda, vou fazer umas brincadeiras e postar o resultado aqui. E não mexi no cardã ainda... vamos ver, mas acho que não vai precisar...

Abs

Ezahn
04/11/2011, 22:48
Ezanh, Acertou em cheio, é o parachoque original reforçado e modificado pra caber o guincho, acho que tem uma foto nos posts anteriores, vou ver se tenho alguma melhor da fabricação.
O custo foi só a relação minha e do meu cunhado, hehehe
Fora isso, chapa, solda e tinta preta :-)

O parachoque é parecido com o da sw4, tem alguns detalhes diferentes mas deve dar pra fazer a mesma coisa

Abs!

Gostei mesmo deste parachoque com guincho embutido. Quando for colocar guincho na minha vou fazer o mesmo. Se vc tiver fotos ou dicas com mais detalhes eu agradeço.
De uma forma geral a hilux té nota 10.
Parabéns.

DiegoPatini
08/11/2011, 01:03
Cassiano, muito bacana sua viatura. Penso em comprar uma e usar a tua como inspiração - tirando a parte de encurtar a carroceria.

Só uma dúvida, como é jumelo em inglês? tive umas dificuldades para procurar em fóruns.

cassiano
09/11/2011, 08:40
Diego,
Jumelo = shackles
Nos EUA não existe Hilux, mas pode procurar pela Toyota pickup. O Só os anos que não batem, as pickup com eixo rígido lá foram fabricadas até os anos 80.
Abs

cassiano
09/11/2011, 14:50
Mais algumas fotos...

319670 319671 319672 319673

cassiano
09/11/2011, 15:02
319680 319681

herbs
10/11/2011, 16:16
Cassiano, tá lindona!

Qnd der mede o seu jumelo e me fala por favor! Acredito que o seu seja de 2 pol, mas quero só confirmar!

Valew

Rodolfo40c
11/11/2011, 15:10
Espetacular sua hilux!
Fiquei interessado em saber desses jumelos também! E olhando as fotos, notei que as molas traseiras estão quase retas, por acaso elas são originais? Dessa forma melhora o conforto? Mandei arquear as molas da minha, ficou mais dura.
Queria saber tbm desses calços da caçamba. São aquelas borrachas que ficam entre o chassi e a caçamba?

valeu!

cassiano
15/11/2011, 12:03
Herbs,
os Jumelos têm 5,5 polegadas entre os centros dos parafusos. devem ser cerca de 2 a 3 pol maiores do que os originais.

Rodolfo,
As molas que estão retas são as dianteiras. Até já tentei arquear mais as dianteiras, mas já estão meio cansadas e acabam voltando (sinal de que serão trocadas em breve). As traseiras estão bem arqueadas sim.
Quanto aos calços, ela está com calços de tecnyl de 2"pra fazer o body-lift. E também calços nas molas, entram entre o eixo e os feixes.
Sobre o conforto, deve ter dado pra perceber que essa não é uma das minhas prioridades :eek:, mas posso garantir que hoje o carro está bem mais macio do que quando comprei, com a suspensão original e os amortecedores bem detonados já.

Abs
Cassiano

cassiano
15/11/2011, 12:10
Ainda está meio suja da última trilha, mas dá pra ver:

1. calço na caçamba
2. calço na carroceria
3. estribo e barra pintada em preto fosco
4. calço na mola traseira

320477 320478 320479 320480

Fernando P#
16/11/2011, 23:06
Cassiano, boa noite,

Onde conseguiu ou quem fabricou esse parachoque traseiro ? Abraços

cassiano
17/11/2011, 10:21
Onde conseguiu ou quem fabricou esse parachoque traseiro ? Abraços

Oi Fernando,

Os dois para-choques foram feitos pelo meu cunhado - Roni, a oficina dele é em Petrópolis. O traseiro é feito a partir de um perfil em "U" e o dianteiro é o original modificado pra caber o guincho embutido.

Abs
Cassiano

Haroldo Moreira
17/11/2011, 21:54
Fala Cassiano. Belezinha? Que colocou os calços de carroceria pra você? O que foi mexido na suspensão pra colocar os calços?
Parabéns, tua japa tá show?

cassiano
18/11/2011, 12:29
Oi Haroldo, Obrigado!

Toda a transformação foi feita pelo meu cunhado, em Petrópolis. E a importação das peças e "consultoria" foi do Rodrigo/Bruno da 4crawl. Se quiser te passo os contatos.

Pro lift da carroceria de 2", só foi preciso um calço na caixa de direção e alongar a mangueira do tanque de combustível.
Já na suspensão a modificação foi maior. Além dos calços e arqueamento das molas, troquei os jumelos e amortecedores também. Os calços nas molas são bem simples, o único detalhe é ver se o tamanho dos grampos é suficiente pra caber o calço.

E já está na fila a troca da caixa de direção e um sistema de High Steer.

Vi na sua assinatura que sua viatura também é uma japa, manda aí os detalhes dela!

Abs
Cassiano

cassiano
21/12/2011, 12:11
Vídeo da Japonesa em ação, na Bocaina com a Jipenet/RJ:

Trilha da Bocaina - 17/12/2011 (HD) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=NEgMqrlxRvA)

Cunha03
21/12/2011, 14:26
Cassiano, parabens pela turma e pelo video.
Tira horas aqui que ate prendia a respiração. kkkk
Turma boa'
Na segunda pela Sky passou um programa a noite comparando 3 pickups americanas (Ford, Dakota e ??) usadas e os caras tinham que fazer uma trilha pessada ate chegar numa geleira e aquele que quebrasse teria que continuar numa japonesa 6V cabine estendida. A japinha aparecia como se fosse um fantasma, aterrorizando os caras, no final a dakota e a ford nao terminaram.
Abraço e parabens

cassiano
21/12/2011, 18:30
Valeu Cunha!!!

Esse programa é o Top Gear. Por aqui é exibido pelo History Channel.
É muito bom, embora eu ache a versão da BBC inglesa ainda melhor.

O capítulo das 3 picapes é esse: Top Gear - Best America's 4x4 Truck part 1/5 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=j5RdLE6zJAg)

Abs
Cassiano

Cunha03
21/12/2011, 22:40
Fale Cassiano, gosto do forum por isso, a turma aqui é antenada, sabem tudo. kkk
Foi esse programa mesmo, o Top Gear.
Abraço

juninho.sf
26/12/2011, 16:39
Belo carro parabens!

Urbano Meirelles
28/12/2011, 23:02
Cassiano,

Montei a nova hilux( http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/68448-nova-hilux-p-expedicoes.html ),acabei vendendo e comprando uma Prado para expedições que é meu grande barato, estou sentindio falta de um brinquedão para usar sem preocupação no off, tenho pensando em montar uma hilux eixo rigido,já andei em 2 e fiquei assustado com a folga do volante e da insegurança que isso da,então to na duvida entre o rigido e a IFS,que é bem precisa,te pergunto com tudo ajustado e com o lift que vc fez como ficou a direção , estabilidade e freios?
Tenho pensado em uma receita com a sua, com 35.
Um abraço e parabéns pelo carro.
Urbano

Cunha03
29/12/2011, 09:26
Fale Cassiano, a responsa aumentou agora. kkkk
A japinha esta tendo elogio ate do Urbano, que montou a Hilux que ficou nota 1000.
Abraço e bons projetos para 2012

cassiano
29/12/2011, 11:02
.... fiquei assustado com a folga do volante e da insegurança que isso da,então to na duvida entre o rigido e a IFS,que é bem precisa,te pergunto com tudo ajustado e com o lift que vc fez como ficou a direção , estabilidade e freios?
Tenho pensado em uma receita com a sua, com 35.
Um abraço e parabéns pelo carro.
Urbano

Oi Urbano, eu ja tinha visto esse tópico da sua Hilux, você caprichou mesmo. Ficou linda!
Sobre a direção é o ponto fraco da Hilux Japa mesmo. Com pneu grande e lift só piora. Mas tem solução simples, que é a troca da caixa de direção pela caixa da IFS e um kit de hi-steer, que melhora os pontos que você citou e ainda permite um maior curso da suspensão. Tem vários fabricantes nos EUA e a instalação é bem simples (minha opção é pelo kit da trail gear, é o próximo upgrade da minha japa).
A estabilidade ficou até razoável se considerar a altura do carro, os bilstein estão trabalhando bem e a carroceria não inclina demais. Já peguei algumas serras numa boa e não senti diferença grande em relação à suspensão antiga. Nos freios por enquanto não pretendo mexer em nada; embora nenhuma maravilha, está compatível com a velocidade desse tipo de carro.

Abs
Cassiano

cassiano
29/12/2011, 11:27
Fale Cassiano, a responsa aumentou agora. kkkk
A japinha esta tendo elogio ate do Urbano, que montou a Hilux que ficou nota 1000.
Abraço e bons projetos para 2012

Valeu Cunha!

Caio Carvalho
29/12/2011, 11:44
Muito bom o vido , essa trilha da bocaina me seduiz mesmo so tendo visto videos no youtube ! a hilux ficou otima , a minha e da mesma daquela pretinha soh que com os peneus menor e menos preparada pra off road ^^.

Urbano Meirelles
31/12/2011, 19:21
cassiano,
Suas colocações batem com a pesquisa que fiz,tenho visto algumas japas mas a maioria em pessimo estado,se conseguir uma boa japa embarco ai vou te perturbar,vc já está muito adiantado no "estudo" das japas.
Com a configuração que vc fez,precisa realmente do BL de 2"?
Um abraço e um otimo ano novo.
Urbano


Oi Urbano, eu ja tinha visto esse tópico da sua Hilux, você caprichou mesmo. Ficou linda!
Sobre a direção é o ponto fraco da Hilux Japa mesmo. Com pneu grande e lift só piora. Mas tem solução simples, que é a troca da caixa de direção pela caixa da IFS e um kit de hi-steer, que melhora os pontos que você citou e ainda permite um maior curso da suspensão. Tem vários fabricantes nos EUA e a instalação é bem simples (minha opção é pelo kit da trail gear, é o próximo upgrade da minha japa).
A estabilidade ficou até razoável se considerar a altura do carro, os bilstein estão trabalhando bem e a carroceria não inclina demais. Já peguei algumas serras numa boa e não senti diferença grande em relação à suspensão antiga. Nos freios por enquanto não pretendo mexer em nada; embora nenhuma maravilha, está compatível com a velocidade desse tipo de carro.

Abs
Cassiano

cassiano
31/12/2011, 21:46
valeu Urbano! Um ótimo ano pra você também, e boa sorte na procura. Se achar uma boa Japa com certeza fará um ótimo negócio!!
O bl com pneu 35 acho importante, a chance do pneu dianteiro raspar na parte de trás do para-lama é grande. Vai depender do que for feito na suspensão. Mas nada que alguns minutos com uma esmerilhadeira, martelo e serra não resolvam, hehehe

Abs
Cassiano

cassiano
02/01/2012, 19:46
Mais um vídeo da japa em ação, na trilha do Catonho, Jacarepaguá:

Trilha do Catonho - 20/11/2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=M9L_rIjqq-I)

Cunha03
03/01/2012, 12:25
Cassiano, a japinha é valente mesmo.
Parabens pela diversão

Rodolfo40c
22/01/2012, 05:06
Cassiano!
Esse calço que colocastes na caixa de transmissão foi a solução em vez de alongar o câmbio da redução e a da transmissão normal?
O calço é a mesma medida do bl da carroceria?
Queria mais detalhe dessa engenharia, me parece uma solução bem inteligente.
abraço!

cassiano
23/01/2012, 10:50
oi Rodolfo,

Acho que não entendi a sua dúvida... não botei calço na caixa não... ela está com Body Lift e suspensão levantada com jumelos grandes e calços nas molas. E quanto a alongar o cambio, acho que você queria dizer reduzir, não? Alongar o câmbio só ia piorar a situação, a relação já ficou bem mais longa por causa dos pneus grandes. Então normalmente o que se faz é reduzir a relação.
Abs
Cassiano

Haroldo Moreira
11/09/2013, 09:32
Oi Haroldo, Obrigado!

Toda a transformação foi feita pelo meu cunhado, em Petrópolis. E a importação das peças e "consultoria" foi do Rodrigo/Bruno da 4crawl. Se quiser te passo os contatos.

Pro lift da carroceria de 2", só foi preciso um calço na caixa de direção e alongar a mangueira do tanque de combustível.
Já na suspensão a modificação foi maior. Além dos calços e arqueamento das molas, troquei os jumelos e amortecedores também. Os calços nas molas são bem simples, o único detalhe é ver se o tamanho dos grampos é suficiente pra caber o calço.

E já está na fila a troca da caixa de direção e um sistema de High Steer.

Vi na sua assinatura que sua viatura também é uma japa, manda aí os detalhes dela!

Abs
Cassiano

Bom dia Cassiano.
Desculpe a falta de resposta, tive problemas com a senha do forum e não conseguia mais me conectar. Agora está resolvido.
Gostaria de trocar algumas ideias com você sobre o levantamento da japa, pos quero levantar a minha. Pode ser?
De preferencia pessoalmente.
Forte abraço.

cassiano
12/09/2013, 12:16
Oi Haroldo, bom dia!

Sem problemas, vamos trocar umas idéias sim. Estou mandando meu email pra você por MP, ok?

Abs
Cassiano

Haroldo Moreira
13/09/2013, 08:50
Oi Haroldo, bom dia!

Sem problemas, vamos trocar umas idéias sim. Estou mandando meu email pra você por MP, ok?

Abs
Cassiano


Bom dia amigo.
Não recebi sua MP. Meu e-mail: haroldomoreira.seguros@yahoo.com.br
Abs.

OBS: Vou levantar a japa amanhã e queria tirar umas dúvidas com você...

Rodolfo40c
20/10/2013, 23:35
Onde encontro o passo-a-passo para substituição do sistema de direção da hilux japa original por sistema IFS das argentinas.
Peças a serem substituidas seguindo das adaptações.

Grato!

sandrotp
05/08/2014, 13:34
Valeu Pedro!

Mais umas fotos dela, agora fora da garagem :-)

306692 306693

Boa tarde cassiano, eu tenho uma hilux cs 2.8 turbinada, eu faço trilha com os 33 e acho q ela vai muito bem, mas apareceu uns maxxis 35 pra colocar nela, como ela se comporta na trilha?? muito amarrada?? no barro vai bem??

laserman
05/08/2014, 18:21
Comportamento em trilhas :

https://www.youtube.com/watch?v=LoS_LmGZn2A&list=UUSWbzjcg2rU-1eX4MO6bJTg

https://www.youtube.com/watch?v=3cMgpdX8FgM&list=UUSWbzjcg2rU-1eX4MO6bJTg

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/11/2014, 11:29
Cassiano

Esse BL de 2" é tranquilo de fazer ou tem algum segredinho?

[ ]'s

cassiano
22/12/2014, 19:41
Chuck,

não tem mistério não. Nada que não se resolva em um dia com um pouco de paciência :-)

Só tomar cuidado com fios e mangueiras, bocal do tanque de gasolina e levantar também a caixa de direção. Pra um acabamento mais fino pode-se também alongar a alavanca de mudança!

Abs
Cassiano

cassiano
22/12/2014, 19:45
Oi Sandro, demorei pra ver a sua mensagem. Mas se ela já está turbinada, eu mandaria ver nos 35 sem pensar! Não sei como está a altura da sua Hilux, mas talvez você só precise levantar um pouco ela pois os 35 podem pegar um pouco na frente.

A minha está com motor original e rodo com os 35" sem problema algum!! Mas mundo o ideal seria instalar um kit 4,70 na cx de transferência!

Ezahn
23/12/2014, 08:45
Oi Sandro, demorei pra ver a sua mensagem. Mas se ela já está turbinada, eu mandaria ver nos 35 sem pensar! Não sei como está a altura da sua Hilux, mas talvez você só precise levantar um pouco ela pois os 35 podem pegar um pouco na frente.

A minha está com motor original e rodo com os 35" sem problema algum!! Mas mundo o ideal seria instalar um kit 4,70 na cx de transferência!

Cassiano, como fica a frenagem com este 35"?

cassiano
23/12/2014, 12:00
Cassiano, como fica a frenagem com este 35"?

Ezahn,

Os freios estão todos originais e não percebi nenhuma mudança significativa na frenagem. Claro que fiz uma revisão geral quando troquei os pneus e isso deve ter ajudado.

A única coisa que aconteceu é que as lonas foram pro espaço muito rápido. Mas eu usei peças paralelas, então não sei afirmar se duraram pouco por causa de qualidade ruim ou dos pneus grandes.

CAVESO
29/04/2015, 17:45
Assinando!

rmguimar
04/07/2016, 01:38
Olá! Tenho uma Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 4X4 3.0 turbo diesel 2002. Gostaria de saber se alguém possui o manual técnico dela com a vista explodida identificando as peças genuínas Toyota. Alguém tem?
Obrigado,

mmarcolino
21/08/2017, 14:09
Olá amigo Cassiano, sou se vizinho, sempre passo ai e vejo seu carro, ta lindo. Tenho uma 2002 Turbo diesel. Vamos trocar ideia qualquer dia.

laserman
21/08/2017, 14:39
A JAPA me deu muitas alegrias :

JIPENET RJ BARRO BRANCO - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LoS_LmGZn2A&t=309s)

moises cunha bueno
24/08/2017, 13:26
voce pode me ajudar dizer onde consigo acessorios reposiçãO PRA HILUX 1 1997 cabine simples para tranformação ??

mbbrj
28/01/2018, 14:19
Beleza Herbs!

Os jumelos foram algo entre US$80 ~ 100 (eu acho.. hehe) + frete e imposto. Como comprei outras coisas junto, não lembro exatamente quanto ficou esse "extra", até pq foi um único frete pra tudo. Agora, pra trocar os jumelos provavelmente você vai precisar de amortecedores maiores também.

O calço é muito simples, é apenas um espaçador que fica entre o eixo e o feixe de molas, com furos para passar o grampo. No meu caso foi feito com algumas lâminas de feixe de mola "empilhados". Vou ver se tiro umas fotos, mas o carro está na oficina terminando alguns ajustes então só devo conseguir daqui a uns dias.

Sobre a estabilidade: Ja peguei a serra de descida de Petropolis para o Rio, e ela ficou boa de curva sim. Claro que pela altura não dá pra abusar, mas ela não ficou "boba" não - a carroceria não está inclinando demais. Ficou inclusive bem melhor do que antes da mexida, pois estava com as molas e amortecedores bem cansados.

Abs
Cassiano
Voce escreveu que desceu a serra de petropolis, por acasa vc esta fazendo ela em petropolis? Eu sou de petropolis gostaria de dar uma cheretada rsrsr, tenho uma savana 2008 ja pensei em pegar uma desta suave fazer tipo o mesmo, obrigado meu zap 24 988275505

giazgi
04/11/2019, 18:54
Onde encontro o passo-a-passo para substituição do sistema de direção da hilux japa original por sistema IFS das argentinas.
Peças a serem substituidas seguindo das adaptações.

Grato!

Boa noite. Na época você conseguiu esta informação? Comprei uma Japa e quero fazer estas modificações