PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio On/Off para Gaiola

VictorCarrijo
09/08/2011, 15:05
Prezados colegas Gaioleiros,
esse tema já estava sendo debatido em outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola/87265-bloqueio.html) mas acabou sendo esquecido, porém com o intuito de trazer o tema para debate novamente, eu criei esse tópico para chamar a atenção de vocês para um assunto que é de grande interesse para todos aqui.

Já existem esses bloqueios On/Off para vender na internet, um é do nosso colega aqui do forúm, o MecArt, que é acionado por um botão e o outro é do pessoal do Gaiolama, com acionamento mecânico. Eles inventaram e decidiram lucrar com isso, não divulgando o projeto. Direito deles!!!!!

O que proponho aqui é criarmos esse bloqueio On/Off com a junção de nossas idéias. Criar um projeto livre, para que todos tenham acesso. Para que quem for um verdadeiro gaioleiro possa fazer o seu, ou até para que alguém que gosta de tudo prontinho possa combinar com alguém para comprar.

Enfim, para os interessados no assunto que leu sua evolução no outro tópico, creio que trago uma outra idéia, obviamente para levantar o tema e estimular as participações e é claro justificar a criação desse tópico.

VictorCarrijo
09/08/2011, 15:11
Após ficar namorando um diferencial um tempinho encontrei um lugar que acho ser mais fácil bloquear o diferencial, em vez de travar a planetária podemos travar a tulipa na carcaça do diferencial, no ponto que está marcado na foto (diferencial e tulipa). Essa parte quando montada fica entre o rolamento e o retentor da tampa do diferencial, onde tem um pequeno espaço vazio que podemos colocar nosso sistema de bloqueio.

Na minha cabeça há duas possíveis maneiras de travar:
Uma é um ou mais pinos que entram na carcaça atingindo um buraco na tulipa; A outra é fazer um anel com dentes que fica dentro da saliência que limita o encaixe das duas peças. Quando empurrados encaixam na tulipa travando-a ao diferencial.

VictorCarrijo
09/08/2011, 15:15
Continuando a seqüencia das fotos

samuzeiro
09/08/2011, 20:20
victor, pode funcionar mas o problema é q sendo normal ja quebra imagine se furar a tulipa, unico problema é esse, mas parabens pela iniciativa...

autodemolidora
09/08/2011, 22:41
Boa noite pessoal.
Concordo com o Samuzeiro, eu ja quebrei 5 tulipas, mas tem uns motores de popa com engate de diferencial eletrico, que tem uma mola por cima do eixo presa na carcaça e na otra ponta uma bobina, quando imanta a bobina a mola prensa no eixo e trava nele.
Pensa num troço q quanto mais força mais aperta.
No caso do diferencialque abri, o arame da mola era quadrado, fazendo uma luva perfeita.
Poderia aciona esse bloqueio o momento que quizesse, mesmo em alto giro e esforço, é um sistema de engate muito macio.

VictorCarrijo
10/08/2011, 18:27
victor, pode funcionar mas o problema é q sendo normal ja quebra imagine se furar a tulipa, unico problema é esse, mas parabens pela iniciativa...

Confesso que nunca ví uma tulipa quebrar, homocinética sim, planetárias, cambio etc. Mas tulipa nunca.
Mas creio que realmente a idéia do pino enfraqueça mesmo, mas a idéia do anel com dentes pode funcionar bem. Pois só teria que fresar aquela saliencia da tulipa, e com a ajuda do diferencial a tulipa não iria sofrer tanta força assim.
Posso estar muito errado, mas acho que o bloqueio do Mecart funcione assim.

Alguém tem mais criticas, idéias ou comentários???
Por favor ajude esse projeto

VictorCarrijo
10/08/2011, 18:28
Esse projeto não é pra mim, é para todos os gaioleiros...

Baja DWI
10/08/2011, 19:23
esse projeto não é pra mim, é para todos os gaioleiros...

meus parabens pelo topico e por sua iniciativa... é para isso que serve o forum
nao desanime.... Suas ideias sao muito boas, vou acompanhar este topico, pois eu tb me intereço muito sobre este assunto ao qual é de grande valia para todos nos.........

FUKETEIRO
10/08/2011, 22:54
Esse projeto não é pra mim, é para todos os gaioleiros...
Olá, sua idéia é ótima, também acho que o bloqueio de Mecart é assim, na Amarok o engate é elétrico com uma luva de engate igual de uma marcha,eu tive uma idéia, amanhã pego as peças na mão e falo como da pra fazer...hehe, Abraço.

Fernando Assis
11/08/2011, 09:23
Por curiosidade:
- Esse tipo de bloqueio seria somente para os câmbios VW a ar 4 marchas?
- Qual o preço desses dois bloqueios já disponíveis comercialmente que você citou?

Sonho com um bloqueio destes. Nó tópico do bloqueio, já havia mandado um esquema de bloqueio selecionável da kombi que eu tinha. Se ajudar

Fernando Assis
11/08/2011, 09:40
306936

Esquema do diferencial travante que existiu nas kombis do início da década de 70

VictorCarrijo
11/08/2011, 13:11
meus parabens pelo topico e por sua iniciativa... é para isso que serve o forum
nao desanime.... Suas ideias sao muito boas, vou acompanhar este topico, pois eu tb me intereço muito sobre este assunto ao qual é de grande valia para todos nos.........

Muito obrigado...
Não só acompanhe, participe... para dar certo precisamos da colaboração de todos. Qualquer idéia, crítica ou comentário é bem-vindo.
Valeu......

Olá, sua idéia é ótima, também acho que o bloqueio de Mecart é assim, na Amarok o engate é elétrico com uma luva de engate igual de uma marcha,eu tive uma idéia, amanhã pego as peças na mão e falo como da pra fazer...hehe, Abraço.

Valeu FUKETEIRO, estamos no aguardo. Se conseguir fotos para acompanharmos suas explicações, ficamos agradecido.
De qualquer maneira, muito obrigado!!!

Por curiosidade:
- Esse tipo de bloqueio seria somente para os câmbios VW a ar 4 marchas?
- Qual o preço desses dois bloqueios já disponíveis comercialmente que você citou?

Sonho com um bloqueio destes. Nó tópico do bloqueio, já havia mandado um esquema de bloqueio selecionável da kombi que eu tinha. Se ajudar

- É sim, para o cambio com homcinéticas. Pq esse tipo de bloqueio já existe, como eu disse, e esse cambio é melhor que o de semi-eixo.
- Do MecArt é 1200 pila fora fretes, no mercado livre. Do gaiolama não sei, mas vc pode falar com eles no site deles.

- Já conheço esse diferencial travante da kombi, mas é uma peça completamente diferente então além do incentivo para criar um bloqueio, ele não é de grande utilidade pra gente.

Valeu...

FUKETEIRO
11/08/2011, 20:06
Muito obrigado...
Não só acompanhe, participe... para dar certo precisamos da colaboração de todos. Qualquer idéia, crítica ou comentário é bem-vindo.
Valeu......

Valeu FUKETEIRO, estamos no aguardo. Se conseguir fotos para acompanharmos suas explicações, ficamos agradecido.
De qualquer maneira, muito obrigado!!!

- É sim, para o cambio com homcinéticas. Pq esse tipo de bloqueio já existe, como eu disse, e esse cambio é melhor que o de semi-eixo.
- Do MecArt é 1200 pila fora fretes, no mercado livre. Do gaiolama não sei, mas vc pode falar com eles no site deles.

- Já conheço esse diferencial travante da kombi, mas é uma peça completamente diferente então além do incentivo para criar um bloqueio, ele não é de grande utilidade pra gente.

Valeu...

Olá, a idéia que tive é a seguinte: Fazer uma peça com dentes voltados para dentro fixada na tulipa, tornear a tampa pra adequar o novo vedador, frezar a caixa de satélites em frente ao rolamento para deslizar a luva de engate, furar a tampa lateral para posicionar o acionamento da luva, o acionamento é feito como no bendix do motor de partida....hehe, pegaram a idéia? Vou ver com meu torneiro o valor do serviço pra começar o projeto...hehe, abraço.

autodemolidora
11/08/2011, 22:44
Confesso que nunca ví uma tulipa quebrar, homocinética sim, planetárias, cambio etc. Mas tulipa nunca.
Mas creio que realmente a idéia do pino enfraqueça mesmo, mas a idéia do anel com dentes pode funcionar bem. Pois só teria que fresar aquela saliencia da tulipa, e com a ajuda do diferencial a tulipa não iria sofrer tanta força assim.
Posso estar muito errado, mas acho que o bloqueio do Mecart funcione assim.

Alguém tem mais criticas, idéias ou comentários???
Por favor ajude esse projeto

Daeee Victor.
Vo posta aq umas fotinho das minhas tulipas.
Ai 3 das 5 quebradas.

307014 307015
e essas da ponta de eixo da penultima trilha...

307016 307017

FUKETEIRO
11/08/2011, 22:54
Daeee Victor.
Ai 3 das 5 quebradas.

307014 307015
e essas da ponta de eixo da penultima trilha...

307016 307017
hehe...o nome ja diz tudo...."autodemolidora".....rsrsrs, desculpa aí....abraço.

VictorCarrijo
12/08/2011, 14:56
Daeee Victor.
Ai 3 das 5 quebradas.

Cara... Como vc consegue???
Mais fácil quebra o dente de alguma engrenagem... Putz...
kkkkkkk...

Tem que fazer jus ao nome, né!!!!!

Mas não tem jeito... Se você pegar o diferencial na mão vai ver que o jeito mais fácil mesmo é na tulipa.
Não sei como vc consegue quebrá-las, mas por aqui isso nunca aconteceu. Tanto que se for num ferro-velho daqui, o dono te vende uma por 5 reais pq ninguém compra.
Valeu pelas fotos... Interessante.

VictorCarrijo
12/08/2011, 15:25
Olá, a idéia que tive é a seguinte: Fazer uma peça com dentes voltados para dentro fixada na tulipa, tornear a tampa pra adequar o novo vedador, frezar a caixa de satélites em frente ao rolamento para deslizar a luva de engate, furar a tampa lateral para posicionar o acionamento da luva, o acionamento é feito como no bendix do motor de partida....hehe, pegaram a idéia? Vou ver com meu torneiro o valor do serviço pra começar o projeto...hehe, abraço.

Uai FUKETEIRO, a minha idéia é essa. Mas essa luva com dentes funcionaria em direção do diferencial para a tulipa. Pois dentro da tampa o diferencial ocupa mais espaço.
Se olhar bem as fotos vai ver que eu marquei as partes que fica dentro da tampa do diferencial.
Enfim... Fui no torno expliquei para o rapaz e ele disser que tenho que fazer isso em uma oficina que se chama fresadeira.
Agora, antes disso, temos que saber oq vamos usar como atuador...

FUKETEIRO
12/08/2011, 18:21
Uai FUKETEIRO, a minha idéia é essa. Mas essa luva com dentes funcionaria em direção do diferencial para a tulipa. Pois dentro da tampa o diferencial ocupa mais espaço.
Se olhar bem as fotos vai ver que eu marquei as partes que fica dentro da tampa do diferencial.
Enfim... Fui no torno expliquei para o rapaz e ele disser que tenho que fazer isso em uma oficina que se chama fresadeira.
Olá, falei com meu torneiro hoje e ele tem a frezadeira pra fazer o serviço, vc ja viu como é o acionamento do bendix do motor de partida? Eu pensei algo assim...hehe, final de semana vou estudar se tem outro meio...Abraço.

lucasfellini
15/08/2011, 21:03
Meus parabéns pela iniciativa, gostei muito da ideia, nessa parte da mecânica não sou muito bom >< então não vou nem palpitar, mas fico no aguardo, pois é o IDEAL um on\off era o que eu precisava ><, vlw pela iniciativa, no aguardo e acompanhando

BRUNO CARRIJO
15/08/2011, 21:23
Queridos amigos e caro irmão...

Vamos as contas:

Serviço de fresa 280,00
atuador (solenoide) 200,00
serviço de torno 150,00
par de tulipa nova 120,00 obs: Não dá pra começar a adaptação com peça usada.
Outros itens 200,00
mão de obra 150,00
total 1100,00

levando em conta que o sr. Victor meu brother vai realizar este sonho primeiro que os amigos gaioleiros, levando em conta que, por ser uma adaptação e seja feita pela primeira vez e sempre alguma coisa dá errado,e temos que fazer quase tudo de novo.

Então coloque mais 600,00 na soma.

Total 1700,00

considerando que a planetária e a satélite vão continuar quebrando.

Este sonho fica inviável

2° questão

bloqueio de diferencial kaiser.

Vantagens:

Não vai quebrar atoa;

está pronto;

não tem adaptação;

não tem dor de cabeça.

Não tem planetária para quebrar;

desvantagem preço: 2100,00

sei que é polêmico este assunto, o kaiser caro demais.

Solução: Que tal comprar 10 bloqueio de uma só vez? Qual seria o desconto?

Uma coisa lhes digo, o dia que parei de fazer adaptação (do tipo inovação) em minha gaiola, ela não voltou quebrada pra casa.

Se nesse ambiente de reflexão ficar provado que um bloqueio feito por todos der certo ótimo, faço também. Mas reflitam um pouco.

Abraços.

autodemolidora
15/08/2011, 22:49
Cara... Como vc consegue???
Mais fácil quebra o dente de alguma engrenagem... Putz...
kkkkkkk...

Tem que fazer jus ao nome, né!!!!!

Mas não tem jeito... Se você pegar o diferencial na mão vai ver que o jeito mais fácil mesmo é na tulipa.
Não sei como vc consegue quebrá-las, mas por aqui isso nunca aconteceu. Tanto que se for num ferro-velho daqui, o dono te vende uma por 5 reais pq ninguém compra.
Valeu pelas fotos... Interessante.

Boa noite Victor.
Ai uma foto do motivo das quebras...

307459

Mas o melhor de tudo é resolver os problemas...
1° era o diferencial, foram 3, 1comum e 2 bloqueados, dai começaram as tulipas, solucionado tambem, engrenagem, limpo 1 1°, por ultimo aquela ponta de eixo...
Mas quando se entra no obstaculo numa 2° de pé calçado... a plateia delira... não tem preço.
Aproveitando, coloquei uma ignição DIS da motorspice, troço de 1° e o Sergio é 10.
Recomendo.
Abraço.

BrunoHolz
15/08/2011, 23:04
Ta ai a resposta, os pneuzinhos humildes dele com esse motorzão turbinado.. Acho que o jeito é forjar tudo...

Flávio Cadore
16/08/2011, 00:19
Ta ai a resposta, os pneuzinhos humildes dele com esse motorzão turbinado.. Acho que o jeito é forjar tudo...

E ainda com cabeçote "cross flow"...

gaiolarodan
16/08/2011, 20:02

Vamos as contas:

Serviço de fresa 280,00
serviço de torno 150,00
Outros itens 200,00
mão de obra 150,00
total 1100,00

levando em conta que o sr. Victor meu brother vai realizar este sonho primeiro que os amigos gaioleiros, levando em conta que, por ser uma adaptação e seja feita pela primeira vez e sempre alguma coisa dá errado,e temos que fazer quase tudo de novo.

Total 1700,00

Este sonho fica inviável

2° questão

Vantagens:

Não vai quebrar atoa;

está pronto;

não tem adaptação;

não tem dor de cabeça.

Uma coisa lhes digo, o dia que parei de fazer adaptação (do tipo inovação) em minha gaiola, ela não voltou quebrada pra casa.

Se nesse ambiente de reflexão ficar provado que um bloqueio feito por todos der certo ótimo, faço também. Mas reflitam um pouco.

Abraços.

Bruino desculpe a minha falta de conhecimento..... esse bloqueio da para colocar em cambio de brasilia ? como ?.....

Boa semana

Rogério

BRUNO CARRIJO
17/08/2011, 12:38
Rogério.

Este bloqueio é para ser instalado no cambio da kombi, talvez no cambio da variant 2.

O modelo kaiser é : Kl113

se sua gaiola tem cambio de fusca ou brasilia, então você fica limitado a isso.

Pense em colocar uma irs, é ótimo no desempenho.

gaiolarodan
17/08/2011, 13:33
Rogério.

Este bloqueio é para ser instalado no cambio da kombi, talvez no cambio da variant 2.

O modelo kaiser é : Kl113

se sua gaiola tem cambio de fusca ou brasilia, então você fica limitado a isso.

Pense em colocar uma irs, é ótimo no desempenho.

Bruno , já pensei na traseira da kombi, mas acho mais facil fazer uma gaiola com chassi tubolar com traseira de kombi do que adaptar na que tenho, tem que desmontar tudo para adaptar da um trabalho enorme.

No futuro penso em fazer um baja, é um carro que gosto desde criança, e gaiola curto muito, o brinquedo endoida no barro !

Vou adaptar o cambio do bx, vou trocar somente as tampas, e refurar a caixa satelite para colocar a coroa que uso atualmente.
Tambem vou colocar as torres dianteiras do gol, assim ela fica mais alta e macia.
No baja que tenho vontade de fazer penso em colocar a traseira da kombi.

Boa semana !

Rogério

Renatolopes4x4
17/08/2011, 19:17
olá victor, desculpe minha ausencia no outro fórum sobre bloqueio. É que estava trabalhando muito. Você já pensou na possibilidade de colocar um bloqueio de deslizamento limitado na sua gaiola? acho que funciona bem porque é um veículo leve. Estou com um projeto de um e já dei início a construção do mesmo. Pelos relatos que lí funcionou muito bem em um niva.

BRUNO CARRIJO
17/08/2011, 19:42
Renato

seria este da foto?

fc racing
17/08/2011, 22:30
Bruno vc tem uma foto deste bloqueio intalado no diferencial..

VictorCarrijo
18/08/2011, 13:19
Bruno vc tem uma foto deste bloqueio intalado no diferencial..

A funcionalidade desse bloqueio é a mesma do bloqueio com porcas, mas esse é bem mais seguro.

ITALIANO
18/08/2011, 18:23
A funcionalidade desse bloqueio é a mesma do bloqueio com porcas, mas esse é bem mais seguro.

Boa tarde victor, voçe comprou esta peça pronta ou mandou fazer? pois aqui onde moro não temos tornearia boa, e fica dificil levar uma foto e o torneiro fazer igual, voçe ja testou na sua gaiola este sistema? funcionando, qual a possibilidade de voçe mandar fazer ai e enviar pelo correio uma peça desta?

gaiolarodan
18/08/2011, 19:39

Boa noite Victor tudo beleza ?

Esse bloqueio existe pronto para comprar ?

Ele da certo em cambio de brasilia ?

Ele é on/off ou é sempre bloqueado ?

Como funciona ?

Achei muito interessante, se voce puder explicar sobre esse bloqueio fico agradecido e todo o pessoal do forum tambem fica !

Boa semana

Rogério

Flávio Cadore
18/08/2011, 20:02
Este bloqueio da foto está num diferencial de JEEP...o espaço entre as engrenagens da caixa do AP, por ex, tem 25 mm...fica meio apertado.

Renatolopes4x4
18/08/2011, 22:42
Olá Bruno, o bloqueio é esse mesmo da foto. Já está em fase final de construção. Acho que na próxima terça feira ja estará instalado.

VictorCarrijo
19/08/2011, 12:14
Galera,
Leiam o tópico... Esse bloqueio da foto é um bloqueio que apenas limita o deslizamento, tipo aqueles bloqueios 80%. Não tem nada haver com o bloqueio ON/OFF.
Creio que não exista para comprar, tem que mandar fazer mesmo...
Na verdade estamos precisando é de idéias e críticas para projetar esse bloqueio ON/OFF.

Renato... Tira foto das peças aê, para o pessoal ver.

Boas aventuras

mali9ski
19/08/2011, 12:38
Realmente a caixa satelite é do DANA 44, gostei deste modelo vou usar na minha para a dianteira, é bem simples não presisa de torno nem nada vou fazer se funcionar bem posto as minhas considerações

valew

FUKETEIRO
19/08/2011, 13:34
Olá, tive outra idéia analisando as peças na mão, tem como fazer com uma engrenagem da 5 marcha do Gol, só que o acionamento precisa ser feito por fora da caixa, aí vai precisar de manutenção constante, porque vai entrar sujeira mesmo colocando uma coifa em cima...hehe

FUKETEIRO
19/08/2011, 13:38

Vamos as contas:

Serviço de fresa 280,00
serviço de torno 150,00
Outros itens 200,00
mão de obra 150,00
total 1100,00

Total 1700,00

Este sonho fica inviável

2° questão

Vantagens:

Não vai quebrar atoa;

está pronto;

não tem adaptação;

não tem dor de cabeça.

Abraços.

Olá, é um caso a pensar..., tem uns detalhes, não fica "MADE IN HOUSE" , tem o custo maior.... agora se fosse parcelado em 12x no cartão sem juros seria uma boa pra desistir do projeto....hehe.

FUKETEIRO
19/08/2011, 23:08
Após ficar namorando um diferencial um tempinho encontrei um lugar que acho ser mais fácil bloquear o diferencial, em vez de travar a planetária podemos travar a tulipa na carcaça do diferencial, no ponto que está marcado na foto (diferencial e tulipa). Essa parte quando montada fica entre o rolamento e o retentor da tampa do diferencial, onde tem um pequeno espaço vazio que podemos colocar nosso sistema de bloqueio.

Na minha cabeça há duas possíveis maneiras de travar:
Uma é um ou mais pinos que entram na carcaça atingindo um buraco na tulipa; A outra é fazer um anel com dentes que fica dentro da saliência que limita o encaixe das duas peças. Quando empurrados encaixam na tulipa travando-a ao diferencial.

Olha como funciona e engate e desengate do bloqueio do MecArt...hehe
Diferencial Blocante #74 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=dCGWuV_0TnE&feature=related)

gaiolarodan
22/08/2011, 13:34
Olá, é um caso a pensar..., tem uns detalhes, não fica "MADE IN HOUSE" , tem o custo maior.... agora se fosse parcelado em 12x no cartão sem juros seria uma boa pra desistir do projeto....hehe.

EITA COISINHA CARA ESSE BLOQUEIO, OS CARAS ASSUSTAM NO PREÇO

Rogério

Boa semana a todos.

rafa_schlotefeldtt
24/08/2011, 11:59
desculpem a minha ignorancia....mas em vez ligarmos e desligarmos esse bloqueio...não teria como fazer bloqueio por força centrifuga?...tipo embreagem da biz?heheheh:???:

lucasfellini
24/08/2011, 19:32
Vlw pela iniciativa do tópico, estou acompanhando, e gostaria muito de conseguir adaptar um blocante desses ai, só na espectativa

fc racing
24/08/2011, 22:09
muitas idéias
estou tirando proveito delas mas ainda não concegui fazer nada
falta tempo
mas estou acampanhando

VictorCarrijo
25/08/2011, 12:31
desculpem a minha ignorancia....mas em vez ligarmos e desligarmos esse bloqueio...não teria como fazer bloqueio por força centrifuga?...tipo embreagem da biz?heheheh:???:

É interessante essa idéia, mas é muito complexa. Eu não sei como fazer isso no diferencial

http://www.youtube.com/watch?v=w8YMANT-C0s

Bidu
25/08/2011, 21:05
Oi Victor Boa noite! Por acaso meu filho tambem se chama Victor, mas não é pra isto que estou escrevendo é só para dizer que eu estou acompanhando o seu tópico desde o começo por que tenho a mesma vontade que vc. de construir um bloqueio funcional e barato e como amanhã estou indo pro sitio sem minha mulher pra me apurrinhar a cabeça vou ter tempo para desmontar um diferencial de uma velha caravan que eu tinha e ficou por lá jogado e ver se consigo ter alguma idea interessante. Tendo alguma coisa positiva retorno segunda. Um abraço e bom FDS.

VictorCarrijo
26/08/2011, 15:11
Oi Victor Boa noite! Por acaso meu filho tambem se chama Victor, mas não é pra isto que estou escrevendo é só para dizer que eu estou acompanhando o seu tópico desde o começo por que tenho a mesma vontade que vc. de construir um bloqueio funcional e barato e como amanhã estou indo pro sitio sem minha mulher pra me apurrinhar a cabeça vou ter tempo para desmontar um diferencial de uma velha caravan que eu tinha e ficou por lá jogado e ver se consigo ter alguma idea interessante. Tendo alguma coisa positiva retorno segunda. Um abraço e bom FDS.

Fico muito agradecido pelo apoio seu e de outros colegas que também estão acompanhando o desenvolvimento do tópico.
Enfim, é importante que tragam novas idéias, de preferência idéias simples e criativas.
Esse é espírito de um verdadeiro gaioleiro: inventar, criar, adaptar, compartilhar, ajudar. Afinal, se sua gaiola é sempre a melhor de todas, advinha quem é que sempre terá que ficar puxando os outros no atoleiro.
Mas dando continuidade a minha idéia original, preciso de ajuda sobre como vou manipular aquele anel dentro da tampa do diferencial...

autodemolidora
27/08/2011, 00:04
Boa noite Victor.
Não to intendendo muito bem como seria esse "anel', mas acho q o mais facil seria um garfo de engate, e coloca-lo na mesma forma do sistema de embreagem, fazendo um rasgo com um pino guia, esse proprio garfo serviria de guia para o anel.
Como o alojamento do diferencial é redondo, um furo passante para o pino resolveria.
No momento to adaptando tulipas de Golf no meu diferencial, por serem maciços, (ja quebrei 7 tulipas de Kombi e Santana) essas de Golf tem uma mola e um anel de bronze no sistema original, to istudando um bloqueio usando esse sistema, não será on/off, mas a principio permitira curvas e fara algum travamento da tulipa na carcaça do porquinho, não fazendo pressão nas satelites, como o sistema de pino.
Quando tiver algo pronto, posto fotos.

gustavoniederle
05/12/2011, 17:15
Ola pessoal, assim como vcs eu tambem estou intereçado em colocar um blocante na minha Gaiola, mas ja passei horas e horas em cima de caixas satelites e diferenciais tentando entender como poderia tornar isso possivel, a idéia de travar a tulipa até e valida, mas mesmo que fosse funcionar, eu nao colocaria, pois pra nao iria durar nem 2 pegadas, a unica coisa que iria aguentar "talvez", e é a que eu acho que os dois que supostamente conseguiram fazer o blocante on/off fizeram, seria soldar uma das ingrenagens planetarias na caixa satelite e a outra fazer de maneira que se conecte por meio de um garfo (conecta as duas tulipas). A unica desvantagem seria a tração toda em cima de uma roda, o certo seria andar sempre bloqueado e só desbloquear quando for manobrar, mas dependendo do terreno já éra! No meu caso acho que vou optar por um Blocante Kaiser, pois nunca mais pretendo me encomodar com diferencial, de nada adianta ter Motor Injetado, Banco concha, Manometros e em torno de R$ 10.000,00 em investimento em uma gaiola, e deixar para traz o que realmente encomoda... Está é a minha opinião, temos que levar em conta que um diferencial é um item de grande importancia, muita gente sai de um motor a AR para um AP porque nao quer mais stress, com o diferencial é a mesma coisa, não é ?

mali9ski
06/12/2011, 12:24
Ola pessoal, assim como vcs eu tambem estou intereçado em colocar um blocante na minha Gaiola, mas ja passei horas e horas em cima de caixas satelites e diferenciais tentando entender como poderia tornar isso possivel, a idéia de travar a tulipa até e valida, mas mesmo que fosse funcionar, eu nao colocaria, pois pra nao iria durar nem 2 pegadas, a unica coisa que iria aguentar "talvez", e é a que eu acho que os dois que supostamente conseguiram fazer o blocante on/off fizeram, seria soldar uma das ingrenagens planetarias na caixa satelite e a outra fazer de maneira que se conecte por meio de um garfo (conecta as duas tulipas). A unica desvantagem seria a tração toda em cima de uma roda, o certo seria andar sempre bloqueado e só desbloquear quando for manobrar, mas dependendo do terreno já éra! No meu caso acho que vou optar por um Blocante Kaiser, pois nunca mais pretendo me encomodar com diferencial, de nada adianta ter Motor Injetado, Banco concha, Manometros e em torno de R$ 10.000,00 em investimento em uma gaiola, e deixar para traz o que realmente encomoda... Está é a minha opinião, temos que levar em conta que um diferencial é um item de grande importancia, muita gente sai de um motor a AR para um AP porque nao quer mais stress, com o diferencial é a mesma coisa, não é ?

esses tempos tinha um cara do forum que bloqueou 100%, e em uma das rodas adaptou um roda livre, em deslocamentos ele rodava 4x1, e na trilha girava a roda livre e ficava 4x2 100%, e era confiavel.....

Eu também estava matutando em usar duas rodas livres automaticas e bloqueio 100%, mas como as mais acessíveis que são do willys nunca funcionam, eu acho que iriam mais atrapalhar que ajudar......

se tiver condições, o kaiser é melhor opção, em confiabilidade, e não vai mais ter o problema de quebrar as planetarias....

valew........

Cezar candelaria
06/12/2011, 22:08

Grande Gustavo..como tá o amigo..faz tempo não falamos..que bom ver voç~e aqui no forum....voçê vai ter muito aprendizado aqui com a galera, e vai poder ensinar tambem...abraço...

Andre.Conrad
25/11/2017, 20:09
Vamos ressuscitar este tópico.
Tirem suas conclusões, Bloqueio on/off para gaiolas/buggy/baja - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4BbdKK8v13A)
Tem futuro?????

FUKETEIRO
26/11/2017, 08:11
Vamos ressuscitar este tópico.
Tirem suas conclusões, Bloqueio on/off para gaiolas/buggy/baja - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4BbdKK8v13A)
Tem futuro?????
Opa, como foi feito por dentro? rsrs

Ed31utc
02/12/2017, 08:51
Tenho uma ideia mais ou menos de como funciona essa d vídeo cabo atua um garfo que puxa um anel descendo duas satelites tipo as do bloqueio com porca tipo cunha

Ed31utc
02/12/2017, 09:44
Dificuldade anexar fotos

Ed31utc
02/12/2017, 09:56
Usei uma caixa de satélite de caminhão pra explicar mais ou menos com dois risco uma mola e a outra com círculo explicando anel tipo cunha que aciona descendo as engrenagens que travão diferencial

Ed31utc
06/12/2017, 17:59
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3Fv%3DvoqKEJmNMMA&ved=0ahUKEwin_Ky-l_bXAhWIgpAKHaPOCCsQwqsBCCcwAA&usg=AOvVaw22lL4Y8yHj-_PUnUZdRwV1 vi esse será que presta não parece ser difícil fazer

Flávio Cadore
06/12/2017, 18:39
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3Fv%3DvoqKEJmNMMA&ved=0ahUKEwin_Ky-l_bXAhWIgpAKHaPOCCsQwqsBCCcwAA&usg=AOvVaw22lL4Y8yHj-_PUnUZdRwV1 vi esse será que presta não parece ser difícil fazer

A ideia é boa mas não é simples de fazer como parece. Tem bem pouco espaço para trabalhar.

Jr borges
28/04/2018, 08:00
ressucitando novamente o topico galera, ninguem ainda não achou uma solução simples e pratica para um bloqueio on off para as nossas gaiolas?? estou pensando em arriscar nesse sistema da ultima foto mas parece meio complexo e da impressão de não aguentar muito

Flávio Cadore
03/05/2018, 15:15
ressucitando novamente o topico galera, ninguem ainda não achou uma solução simples e pratica para um bloqueio on off para as nossas gaiolas?? estou pensando em arriscar nesse sistema da ultima foto mas parece meio complexo e da impressão de não aguentar muito

Eu dei mais uma implementada no meu bloqueio externo,é bom para quem tem torno porque tem bastante serviço de torno e no final tem um custo relativo mas é uma idéia.

Jr borges
06/05/2018, 11:21
Gaiola motor de moto 4x4 com bloqueio - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Oyhdsx7moI4) olha o seu sistema ai flavio, vc ja colocou em pratica ou esta somente no papel??

Flávio Cadore
06/05/2018, 17:15
Gaiola motor de moto 4x4 com bloqueio - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Oyhdsx7moI4) olha o seu sistema ai flavio, vc ja colocou em pratica ou esta somente no papel??

É legal ver alguém que já fez o sistema, não sei se ele viu alguma postagem minha ou se partiu dele mesmo mas o que importa é que o sistema "existe" ( já faz um tempo que eu postei o sistema).
Eu não coloquei em prática porque não tenho necessidade dele, aqui na minha região não tem trilhas pesadas mas se fosse fazer já colocaria um carretel de guincho na frente.

Jr borges
07/05/2018, 13:42
As vezes nem é pela trilha pesada, se vc passar num lugar onde levanta uma roda tipo algum buraco ja era a roda gira em falso e vc fica, eu estou dando um up grade na minha pra 4x4 ja esta na fase final e mesmo assim penso em por um bloqueio pra ligar somente quando precisar, unico inconveniente das correntes é manutenção mas acho que aguentaria heim

Flávio Cadore
07/05/2018, 15:42
Uma vez fui fazer o retorno numa estrada estreita e não percebi que a valeta era funda e sumiu as rodas traseiras e foi um sufoco para tirar ela de lá, isso que eu tenho o freio seletivo.
As correntes aguentam bastante porque elas não ficam esticando e soltando como na suspensão da moto...no meu kart cross nunca troquei a transmissão, só troquei um pinhão uma vez, e andei muito tempo com ele e abaixo do pau.
Mas o sistema deve funcionar bem porque o cara está fazendo outra gaiolinha e já colocou dois bloqueios, na frente e atrás. Só eu usaria 4 coroas ao invés de 2 coroas e 2 pinhões para diminuir a rotação do segundo eixo.

Jr borges
08/05/2018, 07:57
Uma vez fui fazer o retorno numa estrada estreita e não percebi que a valeta era funda e sumiu as rodas traseiras e foi um sufoco para tirar ela de lá, isso que eu tenho o freio seletivo.
As correntes aguentam bastante porque elas não ficam esticando e soltando como na suspensão da moto...no meu kart cross nunca troquei a transmissão, só troquei um pinhão uma vez, e andei muito tempo com ele e abaixo do pau.
Mas o sistema deve funcionar bem porque o cara está fazendo outra gaiolinha e já colocou dois bloqueios, na frente e atrás. Só eu usaria 4 coroas ao invés de 2 coroas e 2 pinhões para diminuir a rotação do segundo eixo.

Tbm pensei a mesma coisa ou talvez fazer com um corrente de tornado pra aguentar mais, esse outro bloqueio q vai peça fundida do lado entrei em contato com o cara q fabrica, ele garante q aguenta porem fica 2mil pila e vc tem que mandar o cambio la pra ele e esperar no minimo 30 dias pra ele fabricar tudo e mandar de volta

Flávio Cadore
08/05/2018, 10:43
No meu projeto eu usei a coroa da Fazer porque precisa ter o furo central grande para passar a homocinética.

Jr borges
14/05/2018, 21:31
eu ja tive uma ideia semelhante a um amigo aqui do forum, tipo soldar o diferencial e botar uma roda livre automatica em uma das rodas, funcionaria como se fosse uma catraca de bicicleta, quando tivesse torque ele puxaria e quando sobrasse ai ela apenas "deslisaria" sei la, estou desistindo de invetar moda nesse diferencial pq o risco de modificar e quebrar é grande, pensei em adaptar o cambio do bx que é o meu caso para receber uma caixa de satelite do ap e botar um blocante tipo torsen do ap, o torsen pelo que entendi funciona assim quando uma roda patina e outra fica parada aquela que esta girando passa a transferir o torque pra outra roda, um sistema muito engenhoso se não me engano alguns suvs de grife vem original esse tipo de diferencial

Flávio Cadore
14/05/2018, 21:50
Jr, esse esquema da catraca é o bloqueio Kaiser em pessoa...kkkkk...o problema é mesmo quando escapa um lado e o outro traciona e te faz dar um cavalo de pau e rolar morro abaixo...já ouvi relatos sobre isto.
O Torsen é show...sabe onde ele está vindo? Na Amarok. Uma vez eu vi o preço do Torsen para AP e ficava na faixa dos 2.400,00,não me lembro se era sem os impostos ou não... O funcionamento do Torsen é o mesmo do diferencial normal mas o jogo de engrenagens dele faz ele ser blocante "parcial" digamos assim, era usado nos Lancia de rally. Esse bloqueio externo é bom porque é fácil de fazer e fica resistente se bem feito ( e não sai tão caro).

Flávio Cadore
14/05/2018, 23:48
Houve um "lápis" de memória quando eu disse que a Lancia usava o Torsen mas na verdade quem usava eram os AUDI QUATTRO.

Flávio Cadore
15/05/2018, 18:25
Diferencial AP Torsen na Toretto Drag Race por 2.230,00 em 10x. Hehehehe Tem um outro modelo lá por 690,00 mas o cara não disse que sistema é, mas não é o de porca, diz o cara que é bom também.

Jr borges
19/05/2018, 23:39
Diferencial AP Torsen na Toretto Drag Race por 2.230,00 em 10x. Hehehehe Tem um outro modelo lá por 690,00 mas o cara não disse que sistema é, mas não é o de porca, diz o cara que é bom também.

Pois é, achei um torsen ja para cambio de kombi usadinho no ML por 2000 temers, torsen é show de bola ele faz curva livre mas não sei como não deixa patinar, agora esse outro de 690 não é o tal MTZ ou mamute? Se for é o mesmo diferencial com planetarias e satélites só que ele tem 2 planetarias extras q ficam meio soltas e quando uma roda patina muito rapido essa planetaria extra acaba "remontando" os dentes e blocando e quando ele volta ter tração firme desbloqueia, sei lá eu achei meio gambiarra e não muito confiavel

Flávio Cadore
20/05/2018, 00:03
E vai encarar o Torsen do ML?

Jr borges
20/05/2018, 11:26
Ta certo q o video é bem manipulado pela vw e o motora da frontier é frouxo mas da pra ver a falta que faz um blocante Uma Frontier pagando mico para a Amarok - YouTube (https://youtu.be/PPUMaWBlaig)

Jr borges
20/05/2018, 11:29
Ta certo q o video é bem manipulado pela vw e o motora da frontier é frouxo mas da pra ver a falta que faz um blocante Uma Frontier pagando mico para a Amarok - YouTube (https://youtu.be/PPUMaWBlaig)

E vai encarar o Torsen do ML?

Estou na reta final pra terminar minha gaiola 4x4 e estava pensando em por blocante na frente pq atras ainda esta com câmbio de fusca, será que funciona bem um blocante só na frente??

Flávio Cadore
21/05/2018, 18:07
Funcionar, funciona mas acho que não vale a pena investir num bloqueio de 2.000 numa caixa de Fusca.

Jr borges
27/05/2018, 09:52

Funcionar, funciona mas acho que não vale a pena investir num bloqueio de 2.000 numa caixa de Fusca.

Eis ai a questão rsrsrs e pra chassi de fusca não existe outra opção de caixa mais resistente...talvez o melhor bloqueio on off mais em conta, confiavel, robusto e funcional ainda seja esse seu sistema de correntes ja q ele trabalha fora da caixa não ira fazer nenhuma gambiarra na interna da caixa oq pode trazer problemas, eu acho que não chegue nem a 300$$ pra fazer ele, quem sabe no termino do meu projeto de 4x4 eu não tente o fazer