PDA

Ver Versão Completa : Angulo de ataque eixo dianteiro de rural no javali



URSO 4X4
07/08/2011, 14:06
Amigos

Ja faz uns tres anos que adaptei o eixo da rural no meu javali.
Na epoca tinha os feixes originais,e funciono perfeitamente.
So que agora coloquei os feixes da band com jumelo na frente ,nao andei ainda.
Um amigo chegou de visita este final de semana e dice que adaptacao esta errada pois a tampa do rolamento inferior ficou para atras da superior.
Na opiniao dele a tampa do rolamento inferior tem que estar mais avancada q a superior e que devo passar o jumelo para tras para ele ficar melhor para andar na areia,barro,asfalto.
\ atual posicao dos rolamentos dos munhoes.
/ meu amigo diz que para nao passarinhar tem que ficar assim.
Bom espero a opiniao dos conhecedores,sugestoes etc.

desde ja muito obrigado

icojavali2009
08/08/2011, 10:09
Prezado URSO 4X4...já tive algumas vezes situações como essa que vc relata sobre angulo do eixo etc....
Na minha modesta opinião, já que adotou o eixo a 3 anos, pode manter o jumelo na traseira do molejo sem problema....isso não muda nada.
Mas se deseja coloca-los na parte da frente, pode colocar sem problemas, é só manter a forma que o eixo da rural estava no javalo, só tendo o cuidado para mante-lo em distancia adequada para o movimento do cardan, que deve ser variavel o bastante para não cair ou bater no final com a movimentação.
Quanto ao ANGULO, vc deve ajustar com o uso de CUNHAS entre o molejo e o eixo presas pelo parafuso de centro como se fosse mais uma lamina de mola, as vezes para frente ou para trás, a espessura dessas cunhas são variavéis também para cada caso. Achando a melhor ajustagem desse angulo, vc vai rodar no asfalto, areia ou barro sem problemas o resto é tudo balela. Passarinhar como dizem tem origem nesse angulo e convergencia desajustados. Nem é necessário esse amortecedor horizontal transversal que costumam colocar por aí.
Espero que consiga resolver. Já resolví isso várias vezes dessa forma.
abraços
wilson

URSO 4X4
08/08/2011, 20:04
Agradeco meu caro ico novamente sua ajuda.

Coloquei os jumelos para tras o angulo variou consideravelmente.
Meu amigo tinha razao.
Ficou show,hoje apos tres anos dei uma volta de teste.simplesmente formidavel.
Bom agora falta toda a perfumeria.
A luta continua,mais foi dado um passo importante.

Obrigado mais uma vez a vc,e a todos os que contribuirao com a empreitada.

Kim
08/08/2011, 20:40
Urso 4x4!

O ângulo que se refere, chama-se cáster.

ele é famigerado, podendo deixar um veículo sem controle de direção.

Você já pegou um carrinho de supermercado, que a rodinha dianteira está sem rumo, fica jogando de um lado para outro rapidamente????
Isso, para nós jipeiros, é o tal shymme!
É o cáster zero, ou negativo.
Visto pelo lado do motorista, descrevemos assim:
Zero: l
Positivo: /
Negativo: \

Olha o serviço que fiz em meu finado engesa para poder dirigi-lo após a troca das molas
https://lh6.googleusercontent.com/-k3j4t_7DHyU/SAoW1eY6lJI/AAAAAAAAAyI/sS-wupifBMg/s400/DSC00341.JPG

Quando mexeu nos jumelos, deveria ter retirado as sapatas dos feixes junto ao diferencial, e reposicionado o eixo diferencial.

No engesa, na faixa de 5graus.
Jeep, 1grau e 30 minutos
No Java, eu não sei.

Abraços.

Kim.

jeep5
09/08/2011, 15:32
olá amigo URSO
Com os eixos de rural e feixes da band ele tem mais esterço ou ficou na mesma? está mais confortavel, pulando menos? e a estabilidade?
obrigado

URSO 4X4
09/08/2011, 21:48
Posso dizer com eixo de rural e os feixes originais melhoro muito em todos os aspectos.
com os feixes da band so dei unas voltas no quarterao entao nao tenho parametros ainda,estabilidade e freada parece que melhoro,estou com jumelos atras.
e feixe da band de 4 laminas,vou refazer os jumelos,e ai poderei soltar a forca do bruto.
aproveito a oportunidade para agradecer a todos,e espero poder continuar com a sua inestimavel ajuda.

um abraco