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Ver Versão Completa : Melhorias Motor Original Niva - Preciso da receita!!!!



simtesch
06/08/2011, 11:54
Olá Niveiros,
Muito em breve estarei de volta ao mundo dos Nivas!!!!!Já tive Niva no passado com motor original e seu desempenho é razoável!!!!!Queria implementar nesse motor original as melhorias utilizadas por alguns Niveiros no decorrer desses anos.....Então queria a ajuda de vcs no que poderia fazer para "envenenar " suavemente este motor original!!!!!!!!!!!!!!!!De cara trocaria o comando e a polia( aerocar),trocaria o caburador por um weber 460 ou Solex 334,queria trocar os pistões sem muita complicação, uma receita mais branda e simples( se alguém já fez mande comentários e possíveis detalhes). Queria dar uma melhorada na performance só para fazer passeios e trilhas leves com o Nivinha!!!!!
Aguardo sugestões!!!!
abs

Simtesch

Marcelo J Manente
07/08/2011, 10:06
Olá Niveiros,
Muito em breve estarei de volta ao mundo dos Nivas!!!!!Já tive Niva no passado com motor original e seu desempenho é razoável!!!!!Queria implementar nesse motor original as melhorias utilizadas por alguns Niveiros no decorrer desses anos.....Então queria a ajuda de vcs no que poderia fazer para "envenenar " suavemente este motor original!!!!!!!!!!!!!!!!De cara trocaria o comando e a polia( aerocar),trocaria o caburador por um weber 460 ou Solex 334,queria trocar os pistões sem muita complicação, uma receita mais branda e simples( se alguém já fez mande comentários e possíveis detalhes). Queria dar uma melhorada na performance só para fazer passeios e trilhas leves com o Nivinha!!!!!
Aguardo sugestões!!!!
abs
Simtesch

Ola futuro colega,

O sistema mais usado pelos colegas no Brasil é o Nivusca, ou seja, colocar os pistões de Fusca. O que deixa o Niva mais ou menos com 1.7.
Também é possível importar os pistões originais do Niva 1.7. Tem um camarada chamado Jossano que faz essa importação.
Existem receitas com pistões de Tempra, mas dizem que deixa as paredes do motor muito finas.
Me parece que a Aerocar não vende mais o comando e a polia. Vc deve achar estes itens ou importados ou no site da apoio4x4.
Dependendo do que vc quer fazer com o seu Niva, uma dica é manter o tamanho do pneu o mais próximo do original possível, mesmo que seja um pneu agressivo. E Niva fica mais leve e solto.

Para maiores detalhes do Nivusca faça uma busca no Google ou aqui no Brasil4x4 que vc deve achar a receita certinha.

Um abraço.

sraposo
07/08/2011, 12:03
Prezados, bom dia.

Permitam-me fazer o convite de visitar o tópico relativo ao Booster ou o da Motor Spice. O motor do Niva é especialmente responsivo à modificações no sistema de ignição.

Abraços e sucesso no empreendimento!

marcos faria
09/08/2011, 17:32
Ola futuro colega,

O sistema mais usado pelos colegas no Brasil é o Nivusca, ou seja, colocar os pistões de Fusca. O que deixa o Niva mais ou menos com 1.7.
Também é possível importar os pistões originais do Niva 1.7. Tem um camarada chamado Jossano que faz essa importação.
Existem receitas com pistões de Tempra, mas dizem que deixa as paredes do motor muito finas.
Me parece que a Aerocar não vende mais o comando e a polia. Vc deve achar estes itens ou importados ou no site da apoio4x4.
Dependendo do que vc quer fazer com o seu Niva, uma dica é manter o tamanho do pneu o mais próximo do original possível, mesmo que seja um pneu agressivo. E Niva fica mais leve e solto.

Para maiores detalhes do Nivusca faça uma busca no Google ou aqui no Brasil4x4 que vc deve achar a receita certinha.

Um abraço.

Nivusca - retífica de motor, com usinagem e colocação de pistões de fusca 1500 stadandard. Verificar ajuste no cabeçote e regular. Novas juntas. Carburador weber 460 (se quiser pode mudar pra álcool, colocando o do Escort XR3). Novas velas, cabos e bobina de alta performance. Iginição eletronica. Como disse o Marcelo, cuidado com os pneus. Além disso, se conseguir, comando sobe e polia regulável. Cuidado também pra n3ão encher a viatura de acessáorios, pois o pouco peso e uma boa aerodinämica ajudam a andar e economizar. Vc terá aprox. 1.7 cm3, porém, apesar de maior performance, o consumo tende a não reduzir.
Boa sorte!

simtesch
12/08/2011, 11:15
Niveiros,
Estou com uma dúvida em relação ao motor que irei utilizar no meu Niva, o mesmo já está com um motor Ap diesel 1.6 (sem cabeçote) que tem seu desempenho pior que o original, com algumas melhorias ( turbina, intercooler, vetuínhas,etc) posso ter um desempenho similar ao original com a vantagem de ser diesel e relativamente econômico. Mas em contrapartida este motor tem uma durabilidade questionável, talvez não dure nada e não aguente nem trilhas leves/ médias. Achei um Laika inteiro por R$700,00 com motor original rodando, motor razoável pois o cara faz uma viagem semanal de 150km, só os documentos que estão atrasados e a lata que não está muito ok. Com este motor poderia fazer algumas alterações como o Nivusca, uma carburação boa weber 460 e ignição eletrônica,etc. Pode não ficar excelente mas com certeza aguentaria algumas trilhas leves/médias. Só o cabeçote do motor diesel que já está instalado sai por uns R$1000,00 fora as outras coisinhas mais para fazer o mesmo andar, com o Laika bem mais barato!!!!!! Não iria rodar nesse Niva no dia-a-dia, somente para trilhas e passeios. Nivas não tem o nº do motor no documento procede???? poderia legalizar este motor normalmente acho!!!!!