PDA

Ver Versão Completa : Tração 4x4 e alta velocidade



WOT
06/06/2005, 22:56
Comprei na fenajeep uma daquelas plaquinhas originais do painel do jeep (o meu não tinha mais), que mostra a posição das alavancas de marcha, tração e reduzida.
Já tinha reparado antes mas nem tinha dado atenção, agora que achei um bom fórum 4x4 resolvi perguntar....
Está escrito para não ultrapassar 40 Km/h com a tração nas 4 rodas.
Meu jeep jah possui vários itens mais atuais, tal como motor entre outros, mas o câmbio, diferenciais, semi-eixos etc. continuam os do jeep, gostaria de saber o que pode acontecer se eu andar com a 4x4 acionada, a até 80 Km/h, por exemplo, em estradas de barro, Não asfalto.
E se alguém souber responder tb, isso vale só para quando a 4x4 está acionada nas alavancas, ou com o sistema girando só estando ligada a roda livre já é problemático?
Valeu

leopoldo
07/06/2005, 08:14
O jeep willys/ford não tem um diferencial central, portanto não deve passar de 40 km/h em terrenos "secos" como concreto, asfalto, terra batida com pedras, pedregulho. Numa chuva, com terreno escorregadio, é outra história.

Porque?

porque cada pneu (dos 4) tem diferenças entre um e outro - peso sobre êle, pressão, diâmetro, que faz com que um gire numa diferente velocidade do outro, MESMO NUMA LINDA ESTRADA ASFALTADA RETA. É isso que detona os LSD de discos !

porque a geometria da curva faz cada pneu (dos 4) virar numa diferente velocidade um do outro. O diferencial dos eixos compensa só do pneu esquerdo pro direito. Nada entre o eixo a frente e o de trás.

porque cada eixo dos 2 está preso numa suspensão em que eles possam se
aproximar ou afastar, gerando mais diferença

sem o diferencial central, o conjunto da frente vai querer virar de um jeito e o de trás de outro, forçando a caixa de transferência e quebrando os dentes das engrenagens

Só isso.