Ver Versão Completa : Ventoinha Elétrica
julianot
05/08/2011, 12:24
Amigos , andei olhando uns tópicos , mas creio que não entendi direito , minha rural está com motor de opala 4 cilindros , o radiador é resfriado pelo ventilador do motor , eu posso colocar uma ventoinha eletrica como auxiliar?Ou eu tenho que retirar a outra?
Ex.:
Ventoinha Radiador E Condensador Universal Eletroventilador - R$ 78,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190694994-ventoinha-radiador-e-condensador-universal-eletroventilador-_JM)
Marcos Venicio Jankowski
09/08/2011, 21:20
Caro juliano, eu estava pensando em começar um tópico igual, pois estou com a mesma dúvida, Rural, motor opala 4, Helice, ventuinha, ventuinha externa?
COLOMBO1
09/08/2011, 22:08
Amigos, até onde ja pesquisei sobre o assunto, quem colocar a ventuinha elétrica, pode tirar a ventoinha do motor, pois vai ganhar uns poucos cavalos a mais de potencia.
Resta saber qual ventoinha de que carro poder ser colocada, ja me falaram na do monza, vectra, etc.
Mas para ligar a ventoinha, precisa instalar uma adaptação que era usada no tempra, algo como nome de adapatação verão para o tempra, que é na verdade um T de ferro com a rosca para instalar o cebolão de temperatura.
julianot
10/08/2011, 14:38
Sinceramente , pensei em algo bem mais simples amigos , ia comprar uma eletroventoinha universal que coubesse no suporte do radiador , colocaria um temporizador com botão e pronto , ao ligar o carro , depois de alguns segundos ela ligaria automatica , e o botão serve pra ligar ou desligar manualmente...sistema bem simples , apenas para "complementar" o sistema de refigeração normal..so queria saber se alguem ja fez e os resultados...
Marcos Venicio Jankowski
10/08/2011, 15:31
Bem, segundo algumas informações a ventuinha elétrica refrigera menos d q a Hélice (caso eu não estiver correto alguém comente), e tenho um problema com lama, cada vez q entro em um lamaçal a hélice joga o barro até nos documentos, molhando distribuição etc....
Minha intenção era colocar uma ventuinha com termostato entre o radiador e o motor e colocar outra (liganda manualmente) no lado de fora do radiador, assim antes do lamaçal vc ligaria a externa p refrigerar mais rápido e depois com as duas desligadas poderia passar sem jogar lama.
Aguardo comentários.
Ricardo Bambhoo
17/08/2011, 20:38
Galera, na minha coloquei a ventoinha do Astra. Ela vai na frente do radiador, pro lado de fora, lá na frente ! Arranquei fora a que era direto no motor. Na troca, percebi um desempenho bem melhor do motor, ficou mais solto. Alguns parafusos que prendem o radiador serviram direitinho na furação da carcaça da ventoinha. Parte dela foi na fita hellermman mesmo. A Adaptação é relativamente simples...
Waldir Rodrigues de Lima
17/08/2011, 20:47
Galera, na minha coloquei a ventoinha do Astra. Ela vai na frente do radiador, pro lado de fora, lá na frente ! Arranquei fora a que era direto no motor. Na troca, percebi um desempenho bem melhor do motor, ficou mais solto. Alguns parafusos que prendem o radiador serviram direitinho na furação da carcaça da ventoinha. Parte dela foi na fita hellermman mesmo. A Adaptação é relativamente simples...
Boa noite, Ricardo, vc poderia colocar fotos da adaptação?? Ajudaria muito!!!
Marcos Venicio Jankowski
17/08/2011, 20:58
Fotos realmente seriam úteis.
Ricardo Bambhoo
17/08/2011, 21:16
Boa noite, Ricardo, vc poderia colocar fotos da adaptação?? Ajudaria muito!!!
Sabia que essa pergunta ia aparecer. Fiz isso há uns 7 anos e não tirei fotos. Agora a frente tá toda desmonatada pra botar a caixa de direção do maverick... Aproveitei e tirei tb alternador (acho que tb é do Astra, ou do Vectra) , distribuidor, polias, guincho, para-choque e etc pra revisar tudo. Quando montar novamente vou melhorar a adaptação e tirar fotos...
COLOMBO1
25/08/2011, 08:48
Achei esses topicos que falam sobre o assunto e como colocar o cebolão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/71574-eletro-ventilador-auxiliar-no-bf-161-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/1047-ventoinha-auxiliar-no-radiador.html
Ventoinha auxiliar no radiador (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62:ventoinha-auxiliar-no-radiador&catid=37:eletrica)