Ver Versão Completa : Diferencial central X Bloqueio de diferencial
Amigos, qual seria a diferença entre bloqueio do diferencial central e bloqueio do diferencial??? :roll:
Obrigado a tdos
Inté
Léo
BH
Sergio Rocha
06/06/2005, 21:46
Amigos, qual seria a diferença entre bloqueio do diferencial central e bloqueio do diferencial??? :roll:
Obrigado a tdos
Inté
Léo
BH
Bloqueio do dif central é bloquear os dois diferenciais pra girarem juntos.
Bloqueio do diferencial é bloquear as duas rodas de um mesmo eixo pra girarem juntas.
[]'
Mas qdo vc esta em 4x4 os 2 diferencias não estao girando juntos?? 50/50%??
As rodas giram em falso no diferencia central?? ( 1 roda no chao e outra no ar)
:roll:
Inté
Gomes Neto
06/06/2005, 22:17
No caso dos veículos 4x4 com tração permanente, o diferencial central permite que ele trafegue em velocidades mais elevadas sem que fique amarrado e quando é exigido que tanto dianteira quanto traseira funcionem juntos aciona-se o bloqueio.
Em veículos com acionamento 4x2 e 4x4 eu sinceramente naum vejo muita vantagem...???!!! :roll:
Sergio Rocha
06/06/2005, 22:17
Em alguns jipes sim.O land Rover não.Ele tem bloqueio central separado.
O q faz uma roda girar e a outra não é o diferencial no eixo.
Vamos por partes.Imagine um jipe fazendo uma curva.A roda de fora anda um percurso maior do q a de dentro.Então para q elas andem juntas, é necessário q tenham velocidades diferentes.Essa é a função do diferencial. :wink: Quando uma roda fica no ar ela gira e a q está no chão fica parada, isso é um mal necessario decorrente da função do diferencial.Lembra da curva ? Então se coloca bloqueio no diferencial, pra ter sempre as duas rodas de um mesmo eixo girando com a mesma força e velocidade.E aí como fica nas curvas ?Esses bloqueios se forem automaticos deixam pular um dente, daí o barulho q fazem.Se não forem automaticos vc tem q desliga-los quando for fazer uma curva correndo o risco de quebra caso não desligue.
[]'
Minha dúvida seria no caso da TR4, que diz ter bloqueio do diferencial central, e aí qual´seria a vantagem deste recurso??? :roll:
Gomes Neto
06/06/2005, 22:24
Mas qdo vc esta em 4x4 os 2 diferencias não estao girando juntos?? 50/50%??
As rodas giram em falso no diferencia central?? ( 1 roda no chao e outra no ar)
Inté
Se naum houver bloqueio nos diferenciais (dianteiro e traseiro) sim, o eixo cuja roda está no ar perde tração.
Entendeu pq eu naum vejo muita vantagem!! :twisted
Gomes Neto
06/06/2005, 22:36
Na verdade não é uma vantagem propriamente dita, é uma solução de projeto, geralmente aplicada em veículos que a tração dianteira sai direto do motor (parecido com os carros de tração dianteira com homocinética).
Neste caso não existe a caixa da reduzia como nos cj e portanto a solução é o bloqueio central.
[]s
Minha dúvida seria no caso da TR4, que diz ter bloqueio do diferencial central, e aí qual´seria a vantagem deste recurso??? :roll:
leoutg,
O diferencial central, serve para bloquear os dois cardãs que vão para cada um dos eixos, traseiro e dianteiro. Ou seja, quando bloqueado, os eixos cardãs vão girar solidariamente, como se não houvesse diferencial central.
Somente tem diferencial central, carros mais sofisticados, como Pajeros, Subaru´s, AudiQuatro, GranCherokee´s, etc. Normalmente carros de alto desempenho ou 4x4 mais luxuosos. Hilux, Band´s, Rural, CJ´s, num tem.
Veículo que não tem diferencial central não tem bloqueio do diferencial central. Já é bloqueado por natureza.
A vantagem do diferencial central (uso destravado), é poder rodar em 4x4 permanentemente, sem forçar todo o conjunto de transmissão, mesmo em piso não escorregadio. Assim, lama, neve, areia ou asfalto, vc pode rodar tranqquilamente em 4x4, sem se incomodar. Se quiser uma tração ainda mais agressiva, liga a trava do diferencial central. Terás um verdaddeiro jipe. Traciona melhor, mas só pode usar em piso escorregadio. Fica mais pesadão. Fica travadão. Em piso seco, força todo o conjunto da transmissão. Tem que destravar.
Com uma Hilux, uma Band ou um CJ, se o piso não escorregar, só pode rodar em 4x2. Ou melhor, pode usar 4x4 no asfalto, mas vai estragar a transmissão. Evite.
[]´s
Alessandro Henrique
07/06/2005, 12:57
O diferencial central eh necessario para veiculos de tracao integral.
Veiculos que possuem selecao de modo 4x2 para 4x4 nao necessitam deste componente uma vez que a tracao so eh utilizada em baixas velocidades e em situacoes de baixa aderencia.
No caso de veiculos de tracao integral (diferencial central) para uso offroad, ha necessidade do bloqueio.
Quando um veiculo de tracao integral descreve uma curva muito fechada em um terreno de boa aderencia o diferencial central permite que haja a diferenciacao ja que cada uma das quatro rodas descrevera um arco diferente.
Sds.
Besteiras a parte!...
Existem veiculos 4x4 integral que sempre andam em 4x4, como Niva, Defender, Grand Cherokee, etc.
Existem alguns veiculos que tem opção de 4x2, mas também tem opção de 4x4 full-time que é similar ao 4x4 dos 4x4 integrais. É o caso das Pajeros com Super Select como a TR4 e as Cherokee Automaticas.
Todos estes precisam de um diferencial central para poder andar no asfalto sem quebrar nada, pois o eixo dianteiro vai percorer um caminho diferente do traseiro em curvas.
Assim como o diferencial do eixo é necessário para as rodas do mesmo eixo que também percorrem cominhos diferentes em curva.
Sem um bloqueio de diferencial central um veiculo equipado com diferencial central e sem bloqueio nos eixos vai ficar sem tração nenhuma quando uma unica roda perder aderencia.
Quando se bloqueia o diferencial central se fica igual a quase todos os outros 4x4 que não tem diferencial central.
A vantagem de ter um diferencial central e poder andar em 4x4 onde os que não tem não podem. Isso resulta em mais segurança e estabilidade.
Alessandro Henrique
07/06/2005, 13:52
Besteiras a parte!....
Desculpe, mas nao vejo a questao como besteira e sim como necessaria!
Sds.
Besteira não é o topico, mas algumas coisas que falaram...
Como o que voce falou que quem tem 4x2 não precisa.
Fica claro que não conhece veiculos que tem opção de 4x2 e diferencial central, pois tem também opção de 4x4 full-time (dierencial central desbloqueado) além da 4x4 part-time (diferencial central bloqueado).
Generalizar é sempre perigoso, acaba saido besteira...
Alessandro Henrique
07/06/2005, 15:15
Besteira não é o topico, mas algumas coisas que falaram...
Como o que voce falou que quem tem 4x2 não precisa.
Fica claro que não conhece veiculos que tem opção de 4x2 e diferencial central, pois tem também opção de 4x4 full-time (dierencial central desbloqueado) além da 4x4 part-time (diferencial central bloqueado).
Generalizar é sempre perigoso, acaba saido besteira...
O que tem que ficar claro eh que existem veiculos 4x2 com opcao de 4x4. Nestes veiculos o diferencial central pode ser dispensado.
Veiculos com 4x4 full-time sao considerados veiculos de tracao integral, sendo que alguns podem ter opcao de 4x2. Nestes, o diferencial central eh indispensavel assim como o bloqueio.
Me desculpe, mas tenha cuidado com quem voce julga que saiba o que.
Saliento que trabalho na divisao de tracao da Dana aqui na Europa, sendo que bloqueios e eixos constituem o meu dia a dia, estando muito bem interado sobre os sistemas bem como as tecnologias inerentes a este assunto.
Sds.
...Generalizar é sempre perigoso, acaba saido besteira...
Wallace,
Nem sempre é perigoso. Muitas vezes é melhor generalizar para facilitar o entendimento. Mesmo que se corra o risco de deixar a idéia incompleta. Senão, ficam mensagens longas que acabam por desestimular o acompanhamento, e são aborrecidas. Sempre acabará vindo alguém para aprimorar a idéia e terminar o tópico corretamente. Para complementar em mensagens mais curtas. E todos participam.
[]´s
Gomes Neto
07/06/2005, 16:04
Caaaaalllllmmmaaaaa, Galera!!!
Fogueira das vaidades num vai dá naum!!! 8)
Se vcs notarem quase todos explicaram a mesma coisa, só que de fórmas diferentes.
Não confundam descordar, com, explicar de fórma diferente. Às vezes querendo explicar nem sempre achamos as expressões mais acertadas, mas o que vale é esclarecer e acho que valeu.
[]s "Chato dos panos quentes :evil: "
O que tem que ficar claro eh que existem veiculos 4x2 com opcao de 4x4. Nestes veiculos o diferencial central pode ser dispensado.Sim, são 4x4 part-time.
Veiculos com 4x4 full-time sao considerados veiculos de tracao integral,Isso mesmo, repare que 4x4 full-time pode ser traduzido como 4x4 todo o tempo.
sendo que alguns podem ter opcao de 4x2.NÃO, se é 4x4 full-time como o nome mesmo diz é que anda em 4x4 o tempo todo, não tendo como andar em 4x2, ou não seria 4x4 Full-time.
É um erro que algum comentem facilmente, mas que voce como trabalha na Dana neste segmento não poderia errar!
Me desculpe, mas tenha cuidado com quem voce julga que saiba o que.
Saliento que trabalho na divisao de tracao da Dana aqui na Europa, sendo que bloqueios e eixos constituem o meu dia a dia, estando muito bem interado sobre os sistemas bem como as tecnologias inerentes a este assunto.Eu não estou julgando ninguem.
Só que você falou coisas que estão conceitualmente erradas; o que é mais agravante se você trabalha na área.
Só gostaria de resaltar o fato que voce trabalhar na Dana não significa nada para mim, que também trabalhei na Dana e encontrei tanto pessoas muito competentes como completamente incompetentes nos quadros de funcionarios da Dana. Incluido ai até a engenharia de desenvolvimento.
Eu por minha vez sai da Dana e fui trabalhar em outras áreas que achei que me acresentariam mais profisionalmente, como aeronautica, militar, engenharia avançada (modelamento matematico), etc.
Gomes Neto
08/06/2005, 15:55
:shock: ppsss...
http://www.arcadeclassics.com.au/images/GifsAnimadosMK1_Scorpion03.gif
Alessandro Henrique
08/06/2005, 16:22
Caro Wallace,
Nao vejo erro algum na colocacao. Acho que voce nao entendeu direito.
O que eu quis exemplicar eh o que ocorre no super select, tendo considerado o sistema inclusive como full-time.
Neste sistema eh possivel rodar inclusive em 4x2 normalmente.
Lamento que voce tenha encontrado colegas incompetentes na planta onde voce trabalhou, eu ja nao posso dizer o mesmo dos meus colegas.
Sds.
O erro esta ai...
A Super Select tem opção 4x4 Full-time, mas não é uma 4x4 Fulll-time justamente por ter opção de 4x2.
Não que com isso ela seja pior que um 4x4 Full-time que não tem opção de 4x2.
Alessandro Henrique
08/06/2005, 18:58
Acredito que a questao ja foi muito bem esclarecida.
Deixando de lado o preciosismo dos termos na tentativa de enquadrar o sistema como isso ou aquilo, quem determinara o que o veiculo vai ser eh o condutor, em funcao da configuracao escolhida para a transmissao.
Sds.
Sei que o fórum já está off há mto tempo, mas mtas pessoas continuam a visitá-lo e mtas outras continuam a fazer as mesmas perguntas.
Por isso, vale a pena ressaltar que o que o Wallace falou está completamente certo, sem tirar nem pôr.
As outras explicações estão um pouco confusas.
Vale lembrar que esse é um tema essencial p/ quem está se iniciando no mundo off road.
Abraços a todos e um salve p/ o Wallace.
Mitsuba da "máfia dos 3 diamantes" :twisted:
Rodrigo Menezes
12/03/2009, 17:44
Existe algum 4x4 que possua originalmente sistema de bloqueio de diferencial de algum dos eixos ou de ambos os eixos?
leopoldo
13/03/2009, 18:42
Existe algum 4x4 que possua originalmente sistema de bloqueio de diferencial de algum dos eixos ou de ambos os eixos?
Vários.
Olhe a ficha tecnica dos veículo disponíveis.
Rodrigo Menezes
13/03/2009, 22:53
Eu me refiro a um bloqueio por eixo, comandado por algum botão ou alavanca, não o bloqueio de diferencial central. E sem considerar autoblocante de caminhonetes.
Obrigado!
Eu me refiro a um bloqueio por eixo, comandado por algum botão ou alavanca, não o bloqueio de diferencial central. E sem considerar autoblocante de caminhonetes.
Obrigado!
ARB air locker, da uma olhada nisso...
Luciano SHAKALL
15/03/2009, 17:47
"... qual seria a diferença entre bloqueio do diferencial central e bloqueio do diferencial??? ... "
" ... Minha dúvida seria no caso da TR4, que diz ter bloqueio do diferencial central, e aí qual´seria a vantagem deste recurso??? ... "Especificamente sobre o "Bloqueio Central" da TR4:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=663332&postcount=4 (Extraído do tópico "técnicas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43760)") :wink: .
" ... Somente tem diferencial central, carros mais sofisticados, como Pajeros, Subaru´s, AudiQuatro, GranCherokee´s, etc. Normalmente carros de alto desempenho ou 4x4 mais luxuosos ... "NIVAs também têm (Diferencial Central) :twisted: !
" ... Existe algum 4x4 que possua originalmente sistema de bloqueio de diferencial de algum dos eixos ou de ambos os eixos? ... "Você que dizer BLOQUEIO mesmo, e não "LSD" . . . :pensativo: ?
Com certeza, há outros, mas que eu lembre agora, algumas L200 vieram com bloqueio traseiro 100%, acionado eletricamente :concordo: ,
Os chamados Mercedes "classe G" também, só que nos dois eixos (o bloqueio - do diferencial - central dele também é elétrico),
os UNIMOG têm bloqueio por alavanca nos dois eixos :twisted: ,
e a nova Palio Weekend Adventure também possui bloqueio de acionamento elétrico no diferencial (dianteiro) :mrgreen: . . .
[]'s
Rodrigo Menezes
15/03/2009, 23:53
Obrigado Luciano!
Eu realmente me referia a bloqueio 100% no eixo e não LSD.
Por que este é um recurso tão raro de se encontrar originalmente em um 4x4?
Esse sistema da Palio Adventure seria interessante se estivesse num off-road de verdade.
Abraços.
leandro.vilela
13/03/2012, 13:44
para os entendidos...no caso da TR4... uso ela muito na fazenda... esses dias mesmo desatolei um boi do brejo com ela ...então vamos: ela só tem bloqueio de diferencial central ? não tem o bloqueio do diferencial trazeiro ??? quando eu bloqueio o central, posso fazer curvas devagar e fechadas ? porque uso muito a reduzida na fazenda, e a TR4 só reduz bloqueada! ae quero fazer manobras e fico com medo... esterssar o volante indo pra frente e para traz virando, reduzida e bloqueada. como disse a TR4 só reduz bloqueando. acho isso desnecessário... queria reduzir sem bloquear !
Leandro
A TR4 só tem bloqueio central. Esse uso que vc faz é tranquilo. Não pode é usar no asfalto em velocidades mais elevadas.
Abs
rjmatheus
20/08/2012, 17:01
Sergio,
vc comenta que se o diferencial nao for automatico tenho que desligar. Como faço para saber?
Estou planejando um suzuki jimny.
Em alguns jipes sim.O land Rover não.Ele tem bloqueio central separado.
O q faz uma roda girar e a outra não é o diferencial no eixo.
Vamos por partes.Imagine um jipe fazendo uma curva.A roda de fora anda um percurso maior do q a de dentro.Então para q elas andem juntas, é necessário q tenham velocidades diferentes.Essa é a função do diferencial. :wink: Quando uma roda fica no ar ela gira e a q está no chão fica parada, isso é um mal necessario decorrente da função do diferencial.Lembra da curva ? Então se coloca bloqueio no diferencial, pra ter sempre as duas rodas de um mesmo eixo girando com a mesma força e velocidade.E aí como fica nas curvas ?Esses bloqueios se forem automaticos deixam pular um dente, daí o barulho q fazem.Se não forem automaticos vc tem q desliga-los quando for fazer uma curva correndo o risco de quebra caso não desligue.
[]'
guilhermeabreu
20/08/2012, 19:38
para os entendidos...no caso da TR4... uso ela muito na fazenda... esses dias mesmo desatolei um boi do brejo com ela ...então vamos: ela só tem bloqueio de diferencial central ? não tem o bloqueio do diferencial trazeiro ??? quando eu bloqueio o central, posso fazer curvas devagar e fechadas ? porque uso muito a reduzida na fazenda, e a TR4 só reduz bloqueada! ae quero fazer manobras e fico com medo... esterssar o volante indo pra frente e para traz virando, reduzida e bloqueada. como disse a TR4 só reduz bloqueando. acho isso desnecessário... queria reduzir sem bloquear !
LEANDRO
Dei uma rsposta no tópico das MITS para o WÓLMER mas cabe aqui , ele tb estava questionando que a REDUZIDA DO TR4 DELE SÓ ENTRA SE ESTIVER BLOQUEADO , vou repassar aqui :
WÓLMER
Toda vez que vc precisa de REDUZIDA , é pq vc precisa para fazer uma força maior do que o normal e PARA VC FAZER FORÇA MAIOR É PRECISO QUE AS 4 RODAS FAÇAM FORÇA senão se uma só roda fizer a força maior que vc pretende fazer para retirar um outro carro atolado por exemplo , vai quebrar alguma coisa daquela roda , como a COROA/PINHÃO traseiro se só o traseiro estiver fazendo força para uma roda , pode quebrar o semieixo e assim por diante .
O fabricante não fez isto a toa , fez isto para proteger o sistema de tração para que ele não quebre ao vc usar a REDUZIDA para fazer mais força do que o normal , vc pode retirar isto que vc não quer e VAI TER O CARRO QUEBRADO MUITAS VEZES , aí vc decide .
Nas BANDS a reduzida só é engatada se tiver em 4X4 pq se fizer REDUÇÃO sem estar em 4X4 , corre o mesmo rísco que vc quer fazer dno seu TR4 , pois se a BAND vai fazer muita força e sem a tração estar nas 4 rodas , COM CERTEZA VAI QUEBRAR ALGUMA COISA DO EIXO TRASEIRO .
Não faça isto que vc quer fazer .
E outra TODOS OS CARROS QUE TEM DIFERENCIAL CENTRAL , qdo ele esta BLOQUEADO , é sinal de que vai funcionar IGUAL A UM CARRO COM TRAÇÃO NAS 4 RODAS MAIS ANTIGOS QUE NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL , ou seja todos os carros que tem tração nas 4 rodas sem DIFERENCIAL CENTRAL é como se todos eles tivessem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , então não tem problema algum vc andar com o seu TR4 BLOQUEADO E REDUZIDO , não te dará problema algum , se fosse assim todas as BANDS , TRLLER , ENGESAS , CAMPER , JEEP WILLYS , LAND ROVER DEFENDER , TOYOTA HILUX 4X4 , S-10 4X4 , RANGER 4X4 e tantos outros por aí teria problema em usar a REDUZIDA . pois todos estes carros funcionam como se tivesem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO .
Não sei se me fiz entender .
Obs : Dei a minha resposta antes de ler a resposta acima , mas a minha é uma complementação da resposta acima , pois o JORGAO falou a mesma coisa do que eu com outras palavras .
ABRAÇO
paulosergio
20/08/2012, 20:10
Boa noite, eu ja vi em varios topicos e até mesmo em concessionarias, que em um troller por exemplo, nao se deve andar com 4x4 ligado em asfalto etc, etc, etc, pois ele nao tem diferencial e nao tem como compensar diferenca de rotacao etc, etc, etc,. Mas em varios video que ja vi, quando um troller (por exemplo) esta atolado, voce ve claramente que muitas vezes uma roda dianteira esta rodando e a outra nao e vice versa, ou as rodas dianteiras rodam e as traseiras nao e vice versa. Entao eu penso que se assim elas nao tem aquela igualdade de rotacao, porque entao no asfalto nao teriam tambem?
guilhermeabreu
21/08/2012, 00:49
Boa noite, eu ja vi em varios topicos e até mesmo em concessionarias, que em um troller por exemplo, nao se deve andar com 4x4 ligado em asfalto etc, etc, etc, pois ele nao tem diferencial e nao tem como compensar diferenca de rotacao etc, etc, etc,. Mas em varios video que ja vi, quando um troller (por exemplo) esta atolado, voce ve claramente que muitas vezes uma roda dianteira esta rodando e a outra nao e vice versa, ou as rodas dianteiras rodam e as traseiras nao e vice versa. Entao eu penso que se assim elas nao tem aquela igualdade de rotacao, porque entao no asfalto nao teriam tambem?
O TROLLER não tem diferencial central , mas se comporta como se tivesse diferencial centrla BLOQUEADO , ou seja , o CARDÃ DIANTEIRO RODA COM A MESMA VELOCIDADE DO CARDÃ TRASEIRO , é assim que funciona os carros que tem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , e nestes mesmos carros se o DIFERENCIAL CENTRLA ESTIVER DESBLOQUEADO , O CARDÃ DIATEIRO PODE GIRAR EM ROTAÇÃO DIFERENTE DO TRASEIRO .
Mas isto não impede de que num carro com DIFERENCIAL CENTRLA BLOQUEADO , OU OUTRO QUE NÃO TENHA DIFERENCIAL CENTRAL , DE UMA RODA DIANTERIA NÃO GIRAR E OUTRA TRASEIRA TB NÃO .
Por isto que existe o diferencial , que é para que uma roda gire em velocidades diferentes num mesmo eixo , SENÃO , SE AS RODAS DO MESMO EIXO GIRASSEM COM A MESMA VELOCIDADE OS CARROS NÃO FARIAM CURVAS , foi por isto que inventaram o DIFERENCIAL , que quer dizer : uma engrenagem para compensar uma roda girar em velocidade diferente da outra do mesmo eixo .
NUNCA VC VAI VER UM TROLLER EM 4X4 OU UM CARRO COM DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO AS DUAS RODAS DIANTEIRAS GIRAREM E AS DUAS RODAS TRASEIRAS PARADAS , COMO VC FALOU , TODOS OS CARROS TEM QUE TER DIFERENCIAIS , E NUNCA VC VAI VER ISTO , AS DUAS RODAS DIANTEIRAS RODANDO E AS DUAS TRASEIRAS PARADAS OU VICE VERSA ESTANDO ELES EM 4X4 , VC PODE VER SIM UMA RODA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA GIRANDO E UMA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA PARADA .
Espero ter ajudado a esclerecer , ou compliquei mais ainda .
ABRAÇO
O TROLLER não tem diferencial central , mas se comporta como se tivesse diferencial centrla BLOQUEADO , ou seja , o CARDÃ DIANTEIRO RODA COM A MESMA VELOCIDADE DO CARDÃ TRASEIRO , é assim que funciona os carros que tem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , e nestes mesmos carros se o DIFERENCIAL CENTRLA ESTIVER DESBLOQUEADO , O CARDÃ DIATEIRO PODE GIRAR EM ROTAÇÃO DIFERENTE DO TRASEIRO .
Mas isto não impede de que num carro com DIFERENCIAL CENTRLA BLOQUEADO , OU OUTRO QUE NÃO TENHA DIFERENCIAL CENTRAL , DE UMA RODA DIANTERIA NÃO GIRAR E OUTRA TRASEIRA TB NÃO .
Por isto que existe o diferencial , que é para que uma roda gire em velocidades diferentes num mesmo eixo , SENÃO , SE AS RODAS DO MESMO EIXO GIRASSEM COM A MESMA VELOCIDADE OS CARROS NÃO FARIAM CURVAS , foi por isto que inventaram o DIFERENCIAL , que quer dizer : uma engrenagem para compensar uma roda girar em velocidade diferente da outra do mesmo eixo .
NUNCA VC VAI VER UM TROLLER EM 4X4 OU UM CARRO COM DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO AS DUAS RODAS DIANTEIRAS GIRAREM E AS DUAS RODAS TRASEIRAS PARADAS , COMO VC FALOU , TODOS OS CARROS TEM QUE TER DIFERENCIAIS , E NUNCA VC VAI VER ISTO , AS DUAS RODAS DIANTEIRAS RODANDO E AS DUAS TRASEIRAS PARADAS OU VICE VERSA ESTANDO ELES EM 4X4 , VC PODE VER SIM UMA RODA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA GIRANDO E UMA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA PARADA .
Espero ter ajudado a esclerecer , ou compliquei mais ainda .
ABRAÇO
Perfeito Guilherme. É isso aí mesmo. Complementando: Para evitar a situação mencionada em que vemos em alguns atolamentos (1 roda dianteira girando e a outra parada ou 1 traseira girando e a outra parada) faz-se o uso de bloqueios de diferenciais, que simplificando, anulam o efeito do diferencial, fazendo com que as 2 rodas girem iguais. Com isso, sem exageros, sobe-se até parede ou se quebra algum componente (principalmente quando se têm motores chipados, pneus grandes e agressivos e pilotos inexperientes).
rjmatheus
21/08/2012, 09:41
Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?
Abs
Perfeito Guilherme. É isso aí mesmo. Complementando: Para evitar a situação mencionada em que vemos em alguns atolamentos (1 roda dianteira girando e a outra parada ou 1 traseira girando e a outra parada) faz-se o uso de bloqueios de diferenciais, que simplificando, anulam o efeito do diferencial, fazendo com que as 2 rodas girem iguais. Com isso, sem exageros, sobe-se até parede ou se quebra algum componente (principalmente quando se têm motores chipados, pneus grandes e agressivos e pilotos inexperientes).
paulosergio
21/08/2012, 10:10
Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?
Abs
Se eu entendi o que o Guilherme me explicou acima, na terra nao quebra porque é possivel o arraste da roda sem muito esforco na terra e no asfalto se acontecer o arraste pode quebrar algo, pois o atrito é maior no asfalto, certo? ou falei besteira...
paulosergio
21/08/2012, 10:19
Agora, se so os eixos ão "bloqueados" e as rodas não (pq tem diferencial tras e diant) então a compensacao de giro nas curvas que eu acho que sao os maiores problemas sao compensados. Quais sao as diferencas de giros para os eixos senao a diferenca da altura do pneu?
paulosergio
21/08/2012, 10:24
Respondendo a minha propria pergunta, eu acho que a curva em si ja é motivo de diferenca de giro, né
Desnickadu
21/08/2012, 13:42
sim.
Cada uma das 4 rodas tem um angulo de giro diferente, por isso vc precisa do diferencial central e dos eixos.
http://www.ebanataw.com.br/trafegando/concdc01.jpg
Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?
Abs
Acho que a galera aí em cima deve ter tirado sua dúvida.
No caso do troller e pickups, além de todo carro sem diferencial central, é possível encontrar uma grande quantidade de pessoas que usam a tração 4x4 part time (sem diferencial central) no asfalto molhado. Eu não uso. Não vejo necessidade. Mas, tem diversas pessoas que rodam com pneus mud nos jipes no dia a dia e usam o 4x4 em retas e curvas leves para conseguir mais estabilidade nas chuvas, desligando apenas para curvas fechadas. Eu não uso e não vejo necessidade, mas meus pneus do dia a dia são AT.
guilhermeabreu
21/08/2012, 14:00
Perfeito Guilherme. É isso aí mesmo. Complementando: Para evitar a situação mencionada em que vemos em alguns atolamentos (1 roda dianteira girando e a outra parada ou 1 traseira girando e a outra parada) faz-se o uso de bloqueios de diferenciais, que simplificando, anulam o efeito do diferencial, fazendo com que as 2 rodas girem iguais. Com isso, sem exageros, sobe-se até parede ou se quebra algum componente (principalmente quando se têm motores chipados, pneus grandes e agressivos e pilotos inexperientes).
JORGAO
Não citei o BLOQUEIO DO DIFERENCIAL TRASEIRO OU DIANTEIRO OU OS DOIS senão a pessoa que estava em dúvida , ficaria maluco com o acrescimo de mais este detalhe .
Mas falando do BLOQUEIO DO DIFERENCIAL DO EIXO TRASEIRO E DIANTERIO separado assim fica mais claro para entender .
guilhermeabreu
21/08/2012, 14:12
Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?
Abs
RJMATHEUS
Acho que vc não entendeu o que falei , mas esclarecendo com uma resposta mais objetiva a sua pergunta :
SÓ QUEBRA SE NO CASO CITADO POR VC , TIVER PNEUS DE TAMANHOS DIFERENTE NA FRENTE E ATRAS , no caso do TROLLER citado por vc , pode sim andar em 4x4 tanto no asfalto qto na terra que não vai quebrar nada m senão não existirai TROLLER COM TRAÇÃO 4X4 , o caso é que não deve usar a tração 4x4 onde não tem nescessidade de usar , tenho um ENGESA que tem tração 4x4 e 4x4 reduzido , toda vez que viajo e pego muita chuva no asfalto coloco a tração em 4x4 para amior segurança .
COMO FALEI SÓ TE DARÁ PROBLEMA SE VC USAR PNEUS DE TAMANHOS DIFERENTES EM UM DOS EIXO , OU SEJA 2 PNEUS 255X75X15 NA FRENTE E 2 PNEUS 275X75X15 NA TRASEIRA e usar a tração em 4x4 , pq os carros que não tem diferencial central ( ex : TROLLER ) o cardã dianteiro gira em igualdade com o cardã traseiro e o DIFERENCIAL DO EIXO TRASEIRO E DIANTERIO PODE FAZER COM CADA RODA DE CADA EIXO POSSA GIRAR EM VELOCIDADES DIFERENTES , DAÍ SAIU O NOME DE DIFERENCIAL de DIFERENTE .
Logo não temproblema de vc andar no asfalto com tração em 4x4 no TROLLER , mas não deve , pq vc usaria a tração em 4x4 num TROLLER no asfalto para que ???? A única coisa que vai acontecer é vc fazer um desgaste nos componentes do diferencial dianteiro , pq ele estará funcionando sem finalidade , e para isto o motor terá que fazer um pouco de força a mais para empurrar todas aquelas engrenagens fazendo com ele aumente o consumo de combustível .
Esta vendo , não conseguí responder com poucas palavras ,,mas foi .
ABRAÇO
paulosergio
21/08/2012, 14:26
PERFEITA todas as explicacoes, incluindo o esquema dos angulos das rodas em curva, agora nao me restou se quer nenhuma duvida, muito obrigado, valeu mesmo.
guilhermeabreu
21/08/2012, 14:26
Se eu entendi o que o Guilherme me explicou acima, na terra nao quebra porque é possivel o arraste da roda sem muito esforco na terra e no asfalto se acontecer o arraste pode quebrar algo, pois o atrito é maior no asfalto, certo? ou falei besteira...
PAULOSERGIO
Coreto em termos , mas se vc uasr a tração 4x4 no asfalto e no asfalto não tem como escorregar , MAS A RELAÇÃO DO DIFERENCIAL TRASEIRO SENDO IGUAL AO DO DIFERENCIAL DIANTEIRO E OS 4 PNEUS SENDO DO MEMSO TAMANHO , O cardã DIATEIRO E TRASEIRO VÃO GIRAREM NA MESMA VELOCIDADE , E NAS CURVAS A RODA DE FORA GIRA MAIS DO QUE A RODA DE DENTRO , mas aí é que fuciona o DIFERENCIAL não deixando quebrar nada , MAS QDO VC FAZ MANOBRAS FECHAS O EIXO DIANTEIRO " PODE " FAZER UM PERCURSO UM POUCO DIFERENTE DO AIXO TRASEIRO , e sendo no asfalto aí sim pode forçar um pouco as engrenagens num carro que não tem diferencial central , MAS COMO VC ESTA FAZENDO UMA MANOBRA VC NÃO ESTA EM ALTA VELOCIDADE E O PERCURSO É MUITO PEQUENO , POR ISTO NUMA VC VAI QUEBRAR NADA QDO VC FAZ UMA MANOBRA EM 4X4 MESMO QDO NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL , mas vc vai observar que o carro fica ruim de virar , ou seja vira menos , pq ele fica querendo andar em linha reta , MAS ISTO SÓ OCORRE QUE VC FAZ MANOBRAS CURTAS E EXTERÇADO TODO O VOLANTE PARA UM LADO E PARA OUTRO .
Qdo eu faço uma coisa desta , e sabendo disto qdo estou numa trilha e pego um pedaço de asfalto E TENHO QUE FAZER UMA MANOBRA : EU TIRO A TRAÇÃO DE 4X4 , COLOCO EM 4X2 E ASSIM QUE SAÍR DA MANOBRA VOLTO PARA 4X4 NOVAMENTE E NUNCA TIVE UM COMPONENTE DE TRAÇÃO QUEBRADO POR USAR O 4X4 EM ASFALTO EM CURTOS PEDAÇOS DE DISTANCIA , e qdo saio da terra e sei que vou andar mais de 5km em asfalto , TIRO A TRAÇÃO4X4 , não me custa nada e preservo o meu ENGESA " CORAÇÃO VALENTE " intacto .
Mas se andar em asfalto em 4x4 por longos km , e estando com pneus e relações de diferencias iguais , NÃO QUEBRA NADA . MAS NÃO DEVE PQ NÃO PRECISA DE TRAÇÃO 4X4 EM ASFALTO A NÃO SER EM DIAS DE CHUVA , que se vc usar a tração em 4x4 mesmo no asfalto vc aumentará e muito a sua segurança .
guilhermeabreu
21/08/2012, 14:32
Agora, se so os eixos ão "bloqueados" e as rodas não (pq tem diferencial tras e diant) então a compensacao de giro nas curvas que eu acho que sao os maiores problemas sao compensados. Quais sao as diferencas de giros para os eixos senao a diferenca da altura do pneu?
PAULOSERGIO
No caso citado por vc : SE SÓ OS EIXOS SÃO " BLOQUEADOS " E AS RODAS NÃO ?
Ísto não existe , pq se SÓ OS EIXOS SÃO BLOQUEADOS É PQ VC BLOQUEOU AS RODAS , não existe o eixo bloqueado e as rodas não ficarem bloqueadas , aí se o bloqueio for 100% o carro só anda em linha reta , não faz curva , NADA COMPENSA A DIFERENÇA SE UMA RODA RODAR MAIS DO QUE A OUTRA , se uma roda rodar mais do que a outra é pq o semieixo quebrou ou o diferencial quebrou as engrenagens por dentro .
Walter da Camper
21/08/2012, 19:15
Normalmente nessas discussões mecânicas costumo ter a mesma opinião que o Dr. Guilherme, mas dessa vez, permita-me discordar.
Com pneus iguais e em linha reta, TEORICAMENTE, os eixos girariam igualmente, mas na prática não é bem assim.
A grosso modo, uma diferença 5mm na altura do pneu, seja por desgaste ou diferença de calibragem, acarreta uma diferença de deslocamento de mais de 30mm no raio externo do pneu, ou que representa um ângulo de alguns graus no eixo.
O diferencial multiplica isso por 3 ou 4 (dependendo da relação), então um cardã chega na caixa de transferência com um ângulo considerável de diferença em relação ao outro e isso submete todas as peças exteriores à t-case a uma tensão de esforço mecânico, que só terá alívio com o deslizamento de algum dos pneus.
Por isso acho que o aumento de estabilidade (em reta ?!?) não compensa submeter o sistema a esse esforço todo.
Se vai quebrar ou não, isso pode ser questão de diversos fatores, inclusive de sorte.
Uma maneira prática de comprovar isso é a dificuldade de desengatar o 4x4 quando andamos em estrada de terra batida (boa aderência).
Essa resistência da alavanca é devida à tensão mecânica que dificulta o deslizamento da luva de engate sobre o eixo interno da t-case.
Se a questão é segurança no asfalto molhado, é preferível andar um pouco mais devagar e poupar cruzetas, semi-eixos e afins.
Abçs.
paulosergio
21/08/2012, 20:31
PAULOSERGIO
No caso citado por vc : SE SÓ OS EIXOS SÃO " BLOQUEADOS " E AS RODAS NÃO ?
Ísto não existe , pq se SÓ OS EIXOS SÃO BLOQUEADOS É PQ VC BLOQUEOU AS RODAS , não existe o eixo bloqueado e as rodas não ficarem bloqueadas , aí se o bloqueio for 100% o carro só anda em linha reta , não faz curva , NADA COMPENSA A DIFERENÇA SE UMA RODA RODAR MAIS DO QUE A OUTRA , se uma roda rodar mais do que a outra é pq o semieixo quebrou ou o diferencial quebrou as engrenagens por dentro .
Desculpe, quis dizer "eixo cardan" e nao o eixo das rodas.
rjmatheus
21/08/2012, 23:31
Guilherme,
A ideia é garantir mais estabilidade no asfalto, principalmente em percurso com muitas curvas e piso escorregadio (ex. serras).
A questão é que muitos colocam como algo terminantemente proibido, que causa quebra da tração (e/ou componentes). Isso que não fazia sentido para mim... como que numa estrada de terra batida (e seca) a 60km/h fazendo curvas a tração não quebra (e deve ser usada) e no asfalto molhado na mesma velocidade e fazendo curvas a tração quebra.
Tudo bem que o asfalto é mais aderente, mas até que ponto um asfalto molhado é tão mais aderente que uma pista de terra seca?!
RJMATHEUS
Logo não temproblema de vc andar no asfalto com tração em 4x4 no TROLLER , mas não deve , pq vc usaria a tração em 4x4 num TROLLER no asfalto para que ???? A única coisa que vai acontecer é vc fazer um desgaste nos componentes do diferencial dianteiro , pq ele estará funcionando sem finalidade , e para isto o motor terá que fazer um pouco de força a mais para empurrar todas aquelas engrenagens fazendo com ele aumente o consumo de combustível .
Esta vendo , não conseguí responder com poucas palavras ,,mas foi .
ABRAÇO
Normalmente nessas discussões mecânicas costumo ter a mesma opinião que o Dr. Guilherme, mas dessa vez, permita-me discordar.
Com pneus iguais e em linha reta, TEORICAMENTE, os eixos girariam igualmente, mas na prática não é bem assim.
A grosso modo, uma diferença 5mm na altura do pneu, seja por desgaste ou diferença de calibragem, acarreta uma diferença de deslocamento de mais de 30mm no raio externo do pneu, ou que representa um ângulo de alguns graus no eixo.
O diferencial multiplica isso por 3 ou 4 (dependendo da relação), então um cardã chega na caixa de transferência com um ângulo considerável de diferença em relação ao outro e isso submete todas as peças exteriores à t-case a uma tensão de esforço mecânico, que só terá alívio com o deslizamento de algum dos pneus.
Por isso acho que o aumento de estabilidade (em reta ?!?) não compensa submeter o sistema a esse esforço todo.
Se vai quebrar ou não, isso pode ser questão de diversos fatores, inclusive de sorte.
Uma maneira prática de comprovar isso é a dificuldade de desengatar o 4x4 quando andamos em estrada de terra batida (boa aderência).
Essa resistência da alavanca é devida à tensão mecânica que dificulta o deslizamento da luva de engate sobre o eixo interno da t-case.
Se a questão é segurança no asfalto molhado, é preferível andar um pouco mais devagar e poupar cruzetas, semi-eixos e afins.
Abçs.
É por essas e outras que o Walter disse que não uso.
ATENÇÃO: O asfalto molhado tem muito mais atrito que qualquer pista de terra seca! O asfalto encharcado (Lâminas de água sobre a pista) sim, pode chegar a ter um coeficiente de atrito menor.
A tração 4x4 part time é bruta mesmo. Algumas recomendações de veículos com o sistema proibem o uso até mesmo em terra seca, mas isso sim é praticamente 100% ignorado, vide muitas competições que acontecem no seco e ninguém deixa de usar o 4x4, lógico.
Eu tenho uma pajero 2.8 há longos 13 anos e deixei de usar a tração 4x4 dela no asfalto há muito tempo. Choveu, eu tiro o pé. Se quisesse um veículo 4x4 pra asfalto, sem dúvida alguma compraria um subaru.
guilhermeabreu
22/08/2012, 11:41
Normalmente nessas discussões mecânicas costumo ter a mesma opinião que o Dr. Guilherme, mas dessa vez, permita-me discordar.
Com pneus iguais e em linha reta, TEORICAMENTE, os eixos girariam igualmente, mas na prática não é bem assim.
A grosso modo, uma diferença 5mm na altura do pneu, seja por desgaste ou diferença de calibragem, acarreta uma diferença de deslocamento de mais de 30mm no raio externo do pneu, ou que representa um ângulo de alguns graus no eixo.
O diferencial multiplica isso por 3 ou 4 (dependendo da relação), então um cardã chega na caixa de transferência com um ângulo considerável de diferença em relação ao outro e isso submete todas as peças exteriores à t-case a uma tensão de esforço mecânico, que só terá alívio com o deslizamento de algum dos pneus.
Por isso acho que o aumento de estabilidade (em reta ?!?) não compensa submeter o sistema a esse esforço todo.
Se vai quebrar ou não, isso pode ser questão de diversos fatores, inclusive de sorte.
Uma maneira prática de comprovar isso é a dificuldade de desengatar o 4x4 quando andamos em estrada de terra batida (boa aderência).
Essa resistência da alavanca é devida à tensão mecânica que dificulta o deslizamento da luva de engate sobre o eixo interno da t-case.
Se a questão é segurança no asfalto molhado, é preferível andar um pouco mais devagar e poupar cruzetas, semi-eixos e afins.
Abçs.
CARO WALTER
Concordo com vc , o que falei realmente FOI TEÓRICO , pq pneus do mesmo tamanho a gente NUNCA tem na prática , e 1mm que seja de diferença de tamanho , vai se somando esta pequena diferença com 10.000 rotações da roda este 1 mm vira 10cm , e aí as engrenagens vão morder mesmo e acabar quebrando alguma coisa , concordo plenamente com vc , falei que uso a tração no asfalto em chuva , mas é muito difícil de eu fazer isto , me lembrei agora que só usei uma vez qdo estava viajando e peguei uma chuva muito forte e a estrada estava em mal estado com muitas poças de água e tive dois episódios de aquaplanagem mesmo estand a 70km/h , DAÍ PAREI E LIGUEI A TRAÇÃO EM 4X4 , daí seguí a viagem com mais segurança , mas só fiz isto uma vez apenas , o correto é diminuír a velocidade qdo esta em asfalto chovendo .
Walter da Camper
22/08/2012, 14:31
CARO WALTER
Concordo com vc , o que falei realmente FOI TEÓRICO , pq pneus do mesmo tamanho a gente NUNCA tem na prática , e 1mm que seja de diferença de tamanho , vai se somando esta pequena diferença com 10.000 rotações da roda este 1 mm vira 10cm , e aí as engrenagens vão morder mesmo e acabar quebrando alguma coisa , concordo plenamente com vc , falei que uso a tração no asfalto em chuva , mas é muito difícil de eu fazer isto , me lembrei agora que só usei uma vez qdo estava viajando e peguei uma chuva muito forte e a estrada estava em mal estado com muitas poças de água e tive dois episódios de aquaplanagem mesmo estand a 70km/h , DAÍ PAREI E LIGUEI A TRAÇÃO EM 4X4 , daí seguí a viagem com mais segurança , mas só fiz isto uma vez apenas , o correto é diminuír a velocidade qdo esta em asfalto chovendo .
Ufa... que alívio! Que bom que concordamos. Uma discussão ferrenha entre um médico e um advogado sobre mecânica automotiva não ia dar coisa que presta... rs, rs, rs,
Abração.
guilhermeabreu
22/08/2012, 19:29
Ufa... que alívio! Que bom que concordamos. Uma discussão ferrenha entre um médico e um advogado sobre mecânica automotiva não ia dar coisa que presta... rs, rs, rs,
Abração.
GRANDE WALTER DA CAMPER
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHRSRSRSRSRSRSRSRSRSRKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKK Esta foi ótima , para festejarmos esta CONCORDANCIA SÓ EM BANANAL REGADO A MUITA CACHAÇA DA BOA . Pois se a discussão nossa pega mesmo ou vc iria me prender ( advogado ) ou eu iria te internar no sanatório ( médico ) , KKKKKKKKKKKK .
ABRAÇÃO e até lá , que sófaltam apenas duas semanas .
Pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de opinião de vcs, tenho um CJ5 67, faço o bloqueio apenas no Diferencial da Frente ou já faço logo dos dois? tem muita vantagem fazer isso pensando que minhas trilhas são basicamente barro e travassias?
valeu
Walter da Camper
25/09/2013, 09:55
Bloquear os 2 eixos é mais indicado para quem gosta de trilhas com erosões, onde sempre fica com uma (ou mais) roda no ar.
Aconselho instalar primeiro em um dos eixos, preferencialmente aquele em que tiver que mexer no momento (aproveita custo de M.O.). E depois instala no outro apenas quando sentir que seu nível de trilha está pedindo isso.
Preparar jeep aos poucos é legal porque sempre vai renovando o prazer de testar algo novo. Se fizer muita coisa de uma vez aumenta o tempo da viatura no estaleiro e na maioria das vezes não diminui o custo.
Uma dica, se você já tiver o bloqueio e ele for automático (Kaiser, Ensimec...), instala na frente. Se for selecionável (E-Locker, ARB, Macrotorque...) instala na traseira.
Show Walter, valeu pela dica :) vou fazer na frente primeiro então.
Pois é a viatura já está encostada há 2 semanas não aguento mais ficar sem ela...
Abs
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.