PDA

Ver Versão Completa : Pneu grande é para compensar alguma coisa pequena?

Jorge Eloi
02/08/2011, 20:24
Sou jipeiro há pouco tempo. Fiz algumas trilhas como Zequinha e em novembro do ano passado comprei meu primeiro 4x4, um samurai canvas, espoado, com pneus 31’ que foi apelidado de Pulga Atômica pelo meu amigo Jorge.
Jorge é jipeiro “das antigas”... Faz trilhas desde a década de 80 e numa conversa tempos atrás falávamos do tamanho dos pneus e que antigamente quem tinha pneus 35’ era considerado exagerado.
Hoje boa parte dos meus amigos tem em seus jipes pneus de 37’ e alguns já estão migrando para os de 38.5’ e um já usa pneus de 40’!
Perguntei a um dos que já usam 38.5’ o porquê de pneus tão grandes e a resposta estava na ponta da língua:
- É para vencer obstáculos maiores!
Na verdade não é não, pois sempre que vamos para a trilha, tanto ele quanto os outros “pés grandes”, quase sempre optam pela rota mais fácil e desviam de lugares realmente complicados.
Pode parecer bobagem da minha parte, mas acredito que a disseminação de pneus enormes não tem nada de sustentável e vai acabar prejudicando nossa paixão pelo off-road.
Falo de sustentabilidade, pois é nosso dever social e do nosso mais profundo interesse que nossa pratica seja sustentável para continuarmos nos divertindo em nossas trilhas.
A turma do pé grande entra na trilha e vão acelerando feito loucos. Como os carros são altos e potentes geralmente não encontram obstáculos muito complicados e aí começa o problema: sem grandes obstáculos os pés grandes aceleram para levantar o Maximo de barro possível a fim de impressionar os amigos e ficar bem em fotos que nunca serão publicadas em lugar nenhum e que não trarão fama nem fortuna alguma.
Com o passar do tempo e dos pés grandes com o pedal do acelerador encostado no assoalho os obstáculos começam a ser cavados e cavados e cavados até que um trecho de barro divertido se transforma, em pouco tempo, num enorme buraco intransponível para boa parte do jipes com pneus menores.
Quando um obstáculo se torna intransponível, logo surge ao seu lado um desvio, o famoso aborto. Só que para fazer esse aborto é preciso desmatar a lateral da trilha e arvores são derrubadas, em geral as menores e os arbustos e tudo mais que um facão pode cortar sem muito trabalho pesado.
Aí a turma do pé grande volta para fazer a trilha outra vez e, ao invés de enfrentar aquele abismo que eles mesmos criaram eles preferem passar pelo aborto recém aberto e; adivinhem só! Acelerando e levantando lama! Começa a nascer ali um novo abismo que vai gerar um novo aborto que gera mais desmatamento. Depois de algum tempo e alguns abortos abertos, a trilha que tinha 5 metros de largura naquele trecho agora já é uma clareira de 15 ou 20 metros de largura.
No dia que as autoridades se tocarem disso vão proibir de vez nossa entrada em trilhas, como já vem acontecendo em muitos lugares. E nós seremos obrigados a procurar diversão cada vez mais longe, até que se torne inviável praticar off-road.
Não sou contra os pneus grandes, só acho que seu uso deveria ser feito com mais critério e responsabilidade e não para compensar algum tipo de deficiência física ou complexo de inferioridade.
Boas trilhas

Natan Felli
02/08/2011, 20:56
Concordo plenamente!!!
Parabéns jorge eloi...
Vamos preservar a natureza!!!Vamos preservar o offroad

jcnow444
02/08/2011, 22:17
É de se pensar.
Não sou partidário nem dos pneus pequenos, muito menos dos pneus maiores (tanto é que estou no meio termo).

Parabéns pelo texto.

Abraços.

maxdelta
02/08/2011, 23:33
Jorge, vc falou exatamente o q penso! Quando os amigos investem pesado em seus jipes. Os desafios dificeis se tornam fáceis, com o tempo vendem o jipe e vão fazer outra coisa! Ou escolhem trilhas!

É um círculo vicioso, q quem tem pouco dinheiro pra investi fica endividado, e quem pode, bem quem pode pode! Vc compra um jipe: Acha uma trilha estranha, compra um pneu lameiro, aí aparece alguem com pneu grande, aí vc compra o pneu grande, aí vc descobre q este pneu quebra o eixo, munhão, direção, q não foram projetados pra aquela largura e tamanho! Aí gasta-se dinheiro ajeitando um ou outro, depois, o jipe fica fraco, pois pra puxar um bixão fica dificil, coloca turbo, ou algo semelhante, kit de redução, e outras coisas, lá se vai mais uma fortuna!

Quando 35" ficar comum o pessoal vai pular pra 38" depois 42" por fim é melhor andar de retro escavadeira!

Vou ficar com meu 7.50 r16!

[]s

danilobelmonte
03/08/2011, 00:01
Ai que saudades do Firestone Argentino 750x16... Comprados c/ prestações a perder de vista.
Naquela época 33" era BigFoot!

daniloatui
03/08/2011, 00:01
Concordo no ponto de vista de devastar a natureza, mas não culpo grandes pneus e sim mau uso, pois é mais comum abrirem aborto por ter jipe menos preparados e optar por caminho mais facil.
Sempre fui adepto a seguinte configuração de jeep, pneu 7.50 lameiro com guincho e bloquei traseiro. Pronto. Fiz muita trilha assim e passei em tudo com grandes ou pequenas dificuldades, mas nunca usava aborto, pois a graça estava em superar desafios.
Com estes megas jipes fica menos adrenada as trilhas ,pois quantas vezes quase capotei de tanta erosão, fazer uma teia de aranh~de tanta manilha e guincho usado para desatolar um jipe , mas era bacana.
Fiquei anos sem fazer trilha e hoje quero voletar a diversão, mas não consigo fazer as trilhas de antes com esta configuração, pelo simples fato dos pneus não tocarem o chão em determinados pontos de atoleiro, de tão fundo que estão os facões e sendo assim me vi obrigado a colocar pneus maiores, estou colocando 37" e acho um absurdo, mas......
Tendo pneus maiores e suspensão mais articulada, se desgasta menos o jipe para passar nos obstáculos, e usando com critério, não vejo problema.
Sem critério, um jeep original ou monstrinho, detonam qualquer lugar....vai do dono do jipe. E o lixo??????

Loras
03/08/2011, 00:21
A grande maioria dos jipeiros ainda não se conscientizou que álcool e direção não combinam.

Uma questão MUITO simples e ainda pouco praticada.

Chegar no refinamento de considerar o impacto ambiental e a sustentabilidade do off road... vai demorar. Muito.

Uma pena.

Existem diversos pontos que deveriam ser observados:

- Contaminação de solos e água com óleo / graxa / outros químicos;
- Impacto dos pneus no solo;
- Impacto da fuligem (partículas sólidas) da descarga;
- Impacto do CO da combustão;
- Impacto do gasto exagerado de combustível pelos 4x4;
- Uso de árvores e outros meios naturais como pontos de ancoragem;
- Lixo (como bem citou o colega);

Enfim... um dia esse fórum ainda conversará sobre a adaptação de motores elétricos, sistema de resfriamento das baterias... fonte de energia renovável para empurrar os 4x4.

Espero que a natureza aguente até lá.

Abs.

edgar_lopes
03/08/2011, 06:19
Parabéns pelo texto Jorge. Loras, álcool só no jipe e olhe lá, prefiro que seja a diesel.

Grélo
03/08/2011, 14:08
Jorge,

muito bacana seu texto, mas ele só foca um lado da estória.

Eu acho que a proliferação de pneus super grandes tem tb outros fatores como:
1) o acesso à eles, que era coisa impensável anos atrás apesar de existirem há anos nos USA;
2) a estética, afinal os 4x4 ficam lindos mesmo;
3) os veículos 4x4 mais modernos são muito maiores e mais fortes que os velhos antepassados;
4) as trilhas e passeios de antigamente muitas vezes já não são possíveis e outras novas e mais difíceis apareceram.

Antigamente haviam muitas trilhas bem fechadinhas aonde os Trollers de hoje com pneus 35" nem entrariam.
Muitas dessas trilhas estão fechadas.

Mas para citar um exemplo aqui do RJ, a Trilha da Madereira na Bocaina, era uma trilha que os 4x4 íam para passar 2 dias pelo menos, às vezes 3, e hoje com os recursos mais modernos, costumeiramente dá para ir e voltar no mesmo dia e não acho que aumentaram ou estragaram algo nela, mas simplesmente é mais fácil passar por ela.

Sobre a destruição que esses pneus causam eu discordo plenamente e vou embassar;)
Antigamente se faziam trilhas com Jeep's Willys, Engesas e Toyotas. Todos são beberrões comparados aos veículos mais modernos, e os à Diesel soltavam tanta fumaça preta que chegavam a dedetizar o ambiente por onde passavam.
E com os pneus disponíveis antigamente todo mundo fazia trilha no lema: "na dúvida, acelera!";)
Venciam-se muitos obstáculos na ignorância pq esse eram o principal costume ou jeito. Poucos tinham guincho e bloqueio só quando vinham de fábrica ou alguém soldava o diferencial.
E lá se íam lama para o alto, e tb fumaça, fuligem e muito vezes peças quebradas no meio do caminho tb.

Sobre lixo, bem, na Jipenet sempre se joga o lixo na caçamba dos amigos, mesmo que o amigo não queira!!! :D:D:D:D:D

Abraços,

Grélo:D

Tio Eddie
03/08/2011, 14:22
A discussão é boa, o texto bem escrito, o assunto vai e volta aqui no fórum e em outras redes de jipeiros..........

Mas, parece ida sem volta!

SSDD!

[]s

Davi Gonçalves
03/08/2011, 14:42
Sou jipeiro há pouco tempo. Fiz algumas trilhas como Zequinha e em novembro do ano passado comprei meu primeiro 4x4, um samurai canvas, espoado, com pneus 31’ que foi apelidado de Pulga Atômica pelo meu amigo Jorge.
Jorge é jipeiro “das antigas”... Faz trilhas desde a década de 80 e numa conversa tempos atrás falávamos do tamanho dos pneus e que antigamente quem tinha pneus 35’ era considerado exagerado.
Hoje boa parte dos meus amigos tem em seus jipes pneus de 37’ e alguns já estão migrando para os de 38.5’ e um já usa pneus de 40’!
Perguntei a um dos que já usam 38.5’ o porquê de pneus tão grandes e a resposta estava na ponta da língua:
- É para vencer obstáculos maiores!
Na verdade não é não, pois sempre que vamos para a trilha, tanto ele quanto os outros “pés grandes”, quase sempre optam pela rota mais fácil e desviam de lugares realmente complicados.
Pode parecer bobagem da minha parte, mas acredito que a disseminação de pneus enormes não tem nada de sustentável e vai acabar prejudicando nossa paixão pelo off-road.
Falo de sustentabilidade, pois é nosso dever social e do nosso mais profundo interesse que nossa pratica seja sustentável para continuarmos nos divertindo em nossas trilhas.
A turma do pé grande entra na trilha e vão acelerando feito loucos. Como os carros são altos e potentes geralmente não encontram obstáculos muito complicados e aí começa o problema: sem grandes obstáculos os pés grandes aceleram para levantar o Maximo de barro possível a fim de impressionar os amigos e ficar bem em fotos que nunca serão publicadas em lugar nenhum e que não trarão fama nem fortuna alguma.
Com o passar do tempo e dos pés grandes com o pedal do acelerador encostado no assoalho os obstáculos começam a ser cavados e cavados e cavados até que um trecho de barro divertido se transforma, em pouco tempo, num enorme buraco intransponível para boa parte do jipes com pneus menores.
Quando um obstáculo se torna intransponível, logo surge ao seu lado um desvio, o famoso aborto. Só que para fazer esse aborto é preciso desmatar a lateral da trilha e arvores são derrubadas, em geral as menores e os arbustos e tudo mais que um facão pode cortar sem muito trabalho pesado.
Aí a turma do pé grande volta para fazer a trilha outra vez e, ao invés de enfrentar aquele abismo que eles mesmos criaram eles preferem passar pelo aborto recém aberto e; adivinhem só! Acelerando e levantando lama! Começa a nascer ali um novo abismo que vai gerar um novo aborto que gera mais desmatamento. Depois de algum tempo e alguns abortos abertos, a trilha que tinha 5 metros de largura naquele trecho agora já é uma clareira de 15 ou 20 metros de largura.
No dia que as autoridades se tocarem disso vão proibir de vez nossa entrada em trilhas, como já vem acontecendo em muitos lugares. E nós seremos obrigados a procurar diversão cada vez mais longe, até que se torne inviável praticar off-road.
Não sou contra os pneus grandes, só acho que seu uso deveria ser feito com mais critério e responsabilidade e não para compensar algum tipo de deficiência física ou complexo de inferioridade.
Boas trilhas

Como usuário de pneu grande me sinto no direito de responder ao tópico....
Não sei se vc já notou que tudo evolui nesta vida, veja como exemplo os telefones celulares que eram grandes e hj ficaram pequenos, foi o q aconteceu com os pneus eram pequenos e hj são monstros....
O que sinto hoje após ser mto criticado por usar pneus 40 (isso sem o carro andar ainda) é que os carros com motores fracos e mecanica que não suporta pneus acima de 31 ficam irritados qdo alguem chega com pneu 37, 38,5,40 ou maiores.
Quem usa um Dana 70 e um Dana 60 como eu estou usando tem mais que aumentar o pneu, pois se eu colocar um 33 vou ter um vão livre de fusca igual aos que reclamam da trilha, EU qdo entro na trilha não entro p querer me aparecer e sim p passar em lugares dificeis q é por isto que estamos no off road, agora se a pessoa entrar no off road p andar em estrada boa, me desculpa compra uma palio adventure ou uma eco AWD e sai andar nas estradas de terra e não venha falar de quem faz isso por hobby e gasta horrores p enfrentar as trilhas mais dificieis q tem.
Eu sou a favor de cada um se tocar no seu limite seja na bebida e no limite do seu carro.
E qto ao aborto isso só acontece devido aqueles q não consegue passar, que no caso são os menos "equipados", é mais facil comprar um facão de 5 reais do que comprar um guincho, é mais facil usar o facão cortar a arvore e passar ao lado abrindo o caminho p quem vem atras a culpa ñ é de quem tem pneu grande.
Sei que todos tem o direito de iri e vir mas infelizmente no off road ou vc tem equipamento e veiculo p fazer algumas trilhas ou nem saia de casa, pois como disse no inicio tudo evolui e com uma trilha é a mesma coisa se vem um com pneu 31 e fica acelerando igual uma besta quadrada ele tbm vai cavocar o terreno, e uma coisa q sou contra são os offroaders que pensam que trilha é colar o pé no assoalho.

abraços

Lucas Nassif
03/08/2011, 15:37
Tá, pneus grandes "destroem" as trilhas, mas e os pneus recapados (frontieira, 3k, etc)? Esses sim são destruidores de terreno, e nem por isso são deixados de lado. :stop:

Acho que o offroad e cia limitada ganhariam muito mais com uma campanha contra o álcool na trilha do que pra evitar pneus grandes.

De nada adianta ter um jeep todo certinho, pneuzinho, etc, mas que o dono vai pra trilha pra encher a cara e sair fazendo besteira por aí. São raros os que vão pra trilha e não consomem álcool. Eu sou um deles e já cansei de ver nego pra lá de Bagdá, achando que só porque tá na trilha e não tem fiscalização, pode beber a vontade.

Bom, mas como esse não é o tema do tópico, paro por aqui.

[]`s indo de pneus 40" até achar uns maiores! :odedo:

CAVESO
03/08/2011, 15:44
Bacana demais o tópico e plenário de uma boa discussão.

Acho lindo os pneuzões e é ótimo ter cada vez mais acesso a eles, mas percebo que virou moda usá-los nos jipes.

A "sindrome dos bitelos" pegou quase todo mundo.

Ao ponto de vermos jipes despreparados para usar pneus grande usando-os...

Quebra-se uma peça do power train por semana, mas está lá o borrachudo.

Para quem faz rock crawling e trilhas ultra-pesadas, acho que um bitelo faz diferença sim, mas para uso misto, acho exagero.

Eu já fiquei tentado a partir para 37", mas parei nos 35"....rsssss

Abs

Rafiuskiss
03/08/2011, 16:10
O hobby é o mesmo mas as diferenças são enormes..... Existem aqueles que tem sua super maquina, motor potente, pneus enormes e tudo mais para enfrentar o dificilimo obstaculo, nao importa se a viatura dele nao tem cara de nada e foram gastos absurdos para fazer o que ele faz, o que importa é chegar la....E como tem aqueles apaixonados por Willys ou porque cresceu andando em um ou por ouvir as maravilhosas historias que seu avo contava, esse que acha absurdo modificar qualquer coisa em um projeto tão perfeito que se tornou o mito e a trilha é só uma desculpa para por sua paixao no seu habitat natural pra fazer o que ele faz de melhor. Por isso é preferivel escolher os parceiros de trilhas que tenham maquinas e pensamentos iguais, isso torna o passeio muito mais agradavel e divertido para todos.

valdir rainer
03/08/2011, 18:10
Jorge concordo com vc,pra vc ter ideia nesse sabado fomos fazer a trilha da pamonha,e só tinha meu cj3 com pneus 33 e um cj5 com pneus 31,os outros 4 jeeps estavam com 37.
Então nos atoleiros mais fundos os 37 passavam numa boa e quando a gente ia passar ficávamos atolados e tínhamos que usar o guincho.
Conclusão,essas palavras saíram de um amigo com cj5 e pneus 37,ele falou a seguinte no final da trilha.
Valdir com certeza vc se divertiu muito mais do que a gente brincando naqueles atoleiros,indo pra frente e pra traz e usando o guincho enquanto a gente passava e não dava nem tesão.

ereneu alves de oliveira
03/08/2011, 19:14
Lendo este topico na minha opiniao tudo se resume em uma simples palavra: Competição
ninguem gosta de ir na trilha e ver todos passarem por um atoleiro e na sua vez encalhar, lá no fundo mesmo fazendo trilha com companherismo e amizade a competição esta presente, faz parte do instinto humano e ai a coisa começa a pegar
e as mudanças começam.
Quem tem mais condições de gastar sai ganhando e algumas veses so gastando e fazem cada porcaria perigosa e descabida. Meu jeep 51 tem pneus 33 fui obrigado para competir com a maioria 35 ou mais mas faz parte do esporte e se não houver este espirito fica meio chato, gozações, piadas, etc. Faz parte da brincadeira e ninguem quer ser a piada.
Algums jeeps aceitam alguma preparação mas exemplo samurai, vitaras, e algums outros só com modificações profundas, ai o cara com um veiculo destes fica puto.

maxdelta
03/08/2011, 19:45
Lendo este topico na minha opiniao tudo se resume em uma simples palavra: Competição
ninguem gosta de ir na trilha e ver todos passarem por um atoleiro e na sua vez encalhar, lá no fundo mesmo fazendo trilha com companherismo e amizade a competição esta presente, faz parte do instinto humano e ai a coisa começa a pegar
e as mudanças começam.
Quem tem mais condições de gastar sai ganhando e algumas veses so gastando e fazem cada porcaria perigosa e descabida. Meu jeep 51 tem pneus 33 fui obrigado para competir com a maioria 35 ou mais mas faz parte do esporte e se não houver este espirito fica meio chato, gozações, piadas, etc. Faz parte da brincadeira e ninguem quer ser a piada.
Algums jeeps aceitam alguma preparação mas exemplo samurai, vitaras, e algums outros só com modificações profundas, ai o cara com um veiculo destes fica puto.
Eu sempre fui na trilha pra tentar atolar, depois q atolo, ligo o 4x4 e começa a diversão, andar de um pedaço ao outro de um caminho sem nenhuma dificuldade eu chamo de passeio, vc vê lama, e o veículo 4x2 não agarra, não é trilha! O legal é o atolar, o divertido é atolar, o divertido é pilhar, o divertido é vê q todo mundo brincou, atolou e conseguiu tirar a viatura do enrosco! Pneu largo é bonito, o legal do pneu largo é o fato da estabilidade na trilha, um jipe com pneu largo terá mais facilidade de não tombar do q com pneu fino, essa realidade é única coisa q me tenta a ter pneu largo, aqui tem muitas trilhas q o veículo fica meio tombado, quando tá calçado blz, agora tombar dói! Já tombei 1 vez de jipe, e uma vez de band!

ereneu, o motivo de piada aqui na região é o cara voltar rebocado, pq atolar todo mundo atola!

[]s

zeca_cj
03/08/2011, 19:59
"...Eu sempre fui na trilha pra tentar atolar, depois q atolo, ligo o 4x4 e começa a diversão, andar de um pedaço ao outro de um caminho sem nenhuma dificuldade eu chamo de passeio..."

Ou seja, VC GOSTA DE CAVAR A TRILHA.... Jogar lama pro alto em 4x2...
Entendi.

Na minha humilde opiniao o ponto de vista mais sensato foi o de Grélo. Trata-se de evolucao e facilidade ao acesso das novas tecnologias.

Tendo pneu grande ou pequeno acho que o mais importante da trilha é o exercicio do companheirismo e solidariedade que reina. nao importa o pneu, marca, cor ou raca. todos se ajudam e ngm fica pra tras!

fabiano carraro
03/08/2011, 20:26
‪Shamokin Trailride 11-16 (4)‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FSlzlL4qYek&feature=related)

Galera apenas um ato por mil palavras.....este cidadao mesmo de 400" ainda assim arrebentou uma arvore.....e o coitadinho aq do lado esquerdo atolado até os bagos!!!!!

agora quando começarem a me mostrar o suor caindo da testa dos atuais "jeepeiros"ai eu baixo a bola e passo a confiar no cara ao meu lado de olhos fechados seja de pneuzinho ou pneusao

no contrario eu sempre continuarei desconfiando da capacidade de transposiçao e termino da trilha de qualquer carro que seja mesmo estando de jeep com 30" ou 42".......sou do tipo que sempre acreditarei que suor e maos de todos é que tirao maquinas dos enroscos,e nao equipamentos !!!!!

ja andei com carro de 30 a 40 polegadas ,com tudo que é tipo de motor e kct a 4,e nunca vi nenhum terminar trilhas sem a ajuda de todos.

"Pra mim PNEUSAO em jeep sem estrutura pra comporta-lo é que nem carro turbo sem freios excelentes, ou seja carro de muleque irresponsavel em posto de gasolina,querendo pegar o "AMIGO"........kkkkkkkkk"

Eduardo Alemão
03/08/2011, 21:16
Concordo ai com o texto do Jorge.

Eu sou daqueles que, apesar de respeitar os contrários, acha que sair no fim de semana com um monte de homi peludo encervejado até os corno num jipe não é programa! Comprei e mantenho meu Samurai pq quero ir mais longe, apenas isso.

JORGE DELMANTO
03/08/2011, 21:49
Caro Jorge, vulgo Dudu, também conhecido como Eloy, mas carinhosamente chamado de Papai Smurf;

Apesar de vc ter me chamado de velho (das antigas) na sua mensagem, te perdoo pela nossa amizade, afinal, se nao fosse eu nas suas ultimas trilhas, vc ainda estaria por la!

E te lembro um fato que vc nao citou, ou seja, que apesar do Pulguinha ter pneus 32, vc chegou ao fim, sao e salvo, sem quebras, junto de pneus 37, 38...muitos deles quebrados.

Ou seja, pneus nao resolvem tudo....braço, sobriedade, um bom carro, um guincho bem instalado e um belo zequinha, sao tudo de bom em trilhas pesadas, como as q nos fizemos (a do Cachorro Louco em SP).

Sobre seu tema, acho q muito tem haver com evolução das coisas, o resto, puro exibicionismo.

Como te disse, quando comecei, pneus 750x16 fatteo ou os argentinos eram o top. perdiam apenas para os Frontieras...esses sim, sensacionais....mas todos eram 750x 16, ou seja algo proximo dos 33 polegadas, mas muito finos. De cada 100 4x4, 90 eram willys, e 10% engesas (ja tidas como destruidoras de trilha - por pura inveja). Destas engesas, poucas usavam pneus 33, o q era considerado abusrdo, quer pela largura, quer pelo tamanho...

Tinhamos raid com 120 jipes....hj, quase nao se tem mais raids.

Mas o tempo passou....e a evolução surgiu...

Como vc bem sabe, uso no Gemadinha, pneus 35...fui um dos primeiros a encarar isso...nao por desejo, ma sim por necessidade.....as trilhas estao muito fundas e nao sou adepto de abortos (nem criar, nem usar).

M<as passei pelos 750x16, 32, 33 e hj, 35...sempre de forma consciencia.

Como bem disseram acima, a COMPETIÇÃO pode ser um dos fatores de querer ter o carro melhor q o do vizinho...

Competição, querer ser melhor, falta de opiniao propria, egocentrismo, exibicionismo, sei la....

Eu, com velhos 23 anos de off road, chamo de FALTA DE BRAÇO em alguns casos (que chamo de JIPEIROS VIRTUAIS, leias-se, em alguns casos), principalmente nesse bando de gente que nunca teve um 4x4, viu na rua, achou bonito, tem grana sobrando, monta e vai desfilar de "jipeiro" no shopping e super mercado....mas isso é opiniao minha.

Sou do tempo q jipeiro usava arame para consertar o jipe e batatinha chips para tampar radiador!
Afundava na lama para achar ponto de ancoragem....guincho era manual....e o limpador funcionava com barbante!

Hj, os "jipeiros" nao sabem nem abrir o bocal do tanque com a pp chave!

Como bem falaram aqui tb., tudo evolui e pneus, carros melhores e mais potentes nao serao exceção.

Resta-nos saber usa-los com consciencia....puramente isso...E ISSO VC VIU Q NOSSA TURMA NAO TEM, EIS QUE TEM MAIS ALCOOL QUE LAMA NA TRILHA!

Relaxa com a pulguinha...acho valido seu texto....mas veja q o inverso do citado tb ocorre: PNEUS PEQUENOS PODEMS ER CULPADOS TB! Vc chega numa trilha, se assusta com ela, e como tem pneus baixos e carro despreparado, nao vai arriscar passar pelo caminho. Dai abre um atalho....e assim cria-se nova trilha...

CONSCIENCIA é importante.

COMPANHEIRISMO MUITO MAIS...

Abç

Jorge

xicoffck
03/08/2011, 22:11

Falou tudo!
concordo que pneus grandes podem ser por apenas pela estética, pois eu mesmo ja fui vitima disso, quando vi aqueles pneus enormes e largos fiquei doido pra colocalos no meu jeep, mas nem sempre basta ter apenas pneus, e a maioria das trilhas da nossa região creio que onde passa pneus 38 com facilidade tbem passam 31 com um certo aperto mas passam, porém como o jorge disse, os dois casos (leia-se pneus grandes e pequenos) quando não usados com consciência podem causar danos a natureza... o importante é curitr uma trilha com os parceiros conscientes e que trabalhem tbem para evitar ao maximo degradar a natureza!

abraços!

Eduardo_Coton
03/08/2011, 22:29

Abç

Jorge

:palmas::palmas:

Ronaldo B.
03/08/2011, 23:41
Quem tem consciência tem companheirismo, mas infelizmente o companheirismo não gera necessariamente consciência. Já vi muita turma que se junta só prá fazer merda na trilha.

Já fiz trilha com o Ramiro Eli usando pneus 40" e nem por isso vi ele destruíndo a trilha, já fiz trilha com o Ramiro Bin Loco e com o Luiz Akium no tempo que ainda usavamos pneus 31", e nem por isso destruíamos as trilhas.

O que destrói as trilhas não é o tamanho dos pneus, mas sim o que se faz com eles, sejam grandes ou pequenos.

Abraços

Paulo_CW
04/08/2011, 07:07
Pneu grande ou pneu pequeno... q vale é o companherismo e diversão na trilha... mesmo pq pneu grande não significa necessáriamente uma vtr bem preparada... vejo muitos pneuzões q no máximo pulam tartarugas de shopping... pneus q nunca viram barro ou dificuldades a frente.... assim como já vi muito pneuzinho tendo q rebocar os pneuzões tbm....pq tem horas q o bração faz a diferença...

Tbm considero o fato de q pneuzão não estraga trilha... quem estraga é o sujeito espirito de porco atras do volante... vejo sujeitos aqui mesmo do forum q fazem o maior discurso de "NÃO as bebidas nas trilhas, de NÃO a destruição" e nos passeios daqui vejo esses mesmos fazendo exatamente o contrario.... ou seja o velho discurso do "faça q eu falo, não faça q eu faço"....

Grélo
04/08/2011, 08:41
Vou levantar mais uma questão aqui: o que é pneu grande?

Por exemplo um 33" é minúsculo para uma RAM, mas é ignorância pura no Samurai;)

E aí?

O cara de RAM com 35" causará mais danos na trilha que o Samurai com 31"?

Como já disse antes, o que fará diferença é o PÉ!:D:D:D:D:D

Abraços,

Grélo.

Jeanilson
04/08/2011, 09:22
...
O que destrói as trilhas não é o tamanho dos pneus, mas sim o que se faz com eles, sejam grandes ou pequenos.
...
O Ronaldo resumiu bem a minha opinião sobre o assunto.

Não é o equipamento, mas sim a atitude do jipeiro que fará que o seu jipe seja um "destruidor de trilhas" ou não.

Também concordo com o Grélo sobre o motivo dos pneus "gigantes" terem ficados comuns nas trilhas. São os avanços da tecnologia que estão tornando os pneus 40" acessíveis à maioria do povo.

Também que a questão pessoal. Todos aqui fazem off-road por hobby. Depois de algum tempo é natural querer experimentar algo novo, seja através de um upgrade por pneus maiores ou até mesmo trocando a viatura inteira por outra maior e mais potente.

No mais, boa discussão com excelente nível dos participantes :concordo:.

[]'s

Claudio Maggioni
04/08/2011, 11:57
Como usuário de pneu grande me sinto no direito de responder ao tópico....
Não sei se vc já notou que tudo evolui nesta vida, veja como exemplo os telefones celulares que eram grandes e hj ficaram pequenos, foi o q aconteceu com os pneus eram pequenos e hj são monstros....
O que sinto hoje após ser mto criticado por usar pneus 40 (isso sem o carro andar ainda) é que os carros com motores fracos e mecanica que não suporta pneus acima de 31 ficam irritados qdo alguem chega com pneu 37, 38,5,40 ou maiores.
Quem usa um Dana 70 e um Dana 60 como eu estou usando tem mais que aumentar o pneu, pois se eu colocar um 33 vou ter um vão livre de fusca igual aos que reclamam da trilha, EU qdo entro na trilha não entro p querer me aparecer e sim p passar em lugares dificeis q é por isto que estamos no off road, agora se a pessoa entrar no off road p andar em estrada boa, me desculpa compra uma palio adventure ou uma eco AWD e sai andar nas estradas de terra e não venha falar de quem faz isso por hobby e gasta horrores p enfrentar as trilhas mais dificieis q tem.
Eu sou a favor de cada um se tocar no seu limite seja na bebida e no limite do seu carro.
E qto ao aborto isso só acontece devido aqueles q não consegue passar, que no caso são os menos "equipados", é mais facil comprar um facão de 5 reais do que comprar um guincho, é mais facil usar o facão cortar a arvore e passar ao lado abrindo o caminho p quem vem atras a culpa ñ é de quem tem pneu grande.
Sei que todos tem o direito de iri e vir mas infelizmente no off road ou vc tem equipamento e veiculo p fazer algumas trilhas ou nem saia de casa, pois como disse no inicio tudo evolui e com uma trilha é a mesma coisa se vem um com pneu 31 e fica acelerando igual uma besta quadrada ele tbm vai cavocar o terreno, e uma coisa q sou contra são os offroaders que pensam que trilha é colar o pé no assoalho.

abraços

x20000 :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Nava
04/08/2011, 12:31
Concordo que a atitude é mais importante que o tipo de equipamento.

Eu comecei com um nivinha pneus 6.00R16 militar e me divertia muito. Eu sempre fiz trilha com amigos, com jipeiros de verdade, companheiros. Quem tinha equipamento melhor ia na frente, puxava os outros, era tudo alegria. Não escolhia trilha pq sabia que o obstaculo não importava. Sempre fui para trilha para atolar até o nabo mesmo...se fosse pra passar em tudo onde fica a graça da coisa?

Agora cada um tem um perfil. Eu gosto de trilha com lama, sem barranco pra ferrar a lataria, quebrar....tem gente que gosta de pedras, de erosão...e desta forma equipa o carro pra estas situações. Pneus grandes é consequencia desse perfil.

O que ferra tudo é a falta do espirito jipeiro, da camaradagem. Isso sim faz falta!

Hoje tenho uma picape bem equipada e gosto de ir nas trilhas leves dos passeios justamente para ajudar os outros. Ali que tá a graça da coisa! Mas qdo os amigos da velha guarda se juntam, vamos pra lama forte e boa.

cassiano
04/08/2011, 14:33
Vou levantar mais uma questão aqui: o que é pneu grande?

Por exemplo um 33" é minúsculo para uma RAM, mas é ignorância pura no Samurai;)

E aí?

O cara de RAM com 35" causará mais danos na trilha que o Samurai com 31"?

Como já disse antes, o que fará diferença é o PÉ!:D:D:D:D:D

Abraços,

Grélo.

tem mais um detalhe: os pneus offroad têm um problema sério: eles encolhem.

Ano passado comprei um jogo 32. Ficaram bacanas na viatura, mas depois de uns meses (e umas brincadeiras na suspensão), eles ENCOLHERAM... parece que estou usando perfil 50! Por isso estou partindo pro 35!!!

JUNINHO_BITTENCOURT
05/08/2011, 07:18
Para não ficar com 40'' em tudo, nos pneus limitei a 38.5'' kkkkkk

jeisonk
05/08/2011, 11:37
Quem tem consciência tem companheirismo, mas infelizmente o companheirismo não gera necessariamente consciência. Já vi muita turma que se junta só prá fazer merda na trilha.

Já fiz trilha com o Ramiro Eli usando pneus 40" e nem por isso vi ele destruíndo a trilha, já fiz trilha com o Ramiro Bin Loco e com o Luiz Akium no tempo que ainda usavamos pneus 31", e nem por isso destruíamos as trilhas.

Abraços

Ronaldo, também penso assim, resumiu legal o problema.
O que causa o estrago é o cidadão, não a viatura e suas características.

Abs

JUNINHO_BITTENCOURT
05/08/2011, 12:55
Existe:

- O cara que poem pneuzão para aparencia, para deixa o jeep bonito e não faz trilha, ou não entende nada do que deveria ser modificado para estar com aquele pneu. E se fizer trilha provavelmente vai ser um bração.

- O cara que vai na trilha so fazer merd*, beber, faz cavalo de pau no meio de pasto, anda com o jeep em pandarecos. Gosta de brincar de patinar na laminha, jamais deve ter passado 12, 17, 20 hrs numa trilha. Quando quebra não tem uma bendita chave de fenda dentro do carro, não tem cinta, não sabe o que ta fazendo ali, vai estar bebado e quer ter a razão.

e
- O cara que investe os dentes, é apaixonado pelo esporte, este é aquele que vai ter pneuzão, que faz o carro ser melhor cada dia para ter aquele pneu/conjunto grande. Quem é apaixonado cuida, seja da trilha, seja do carro, seja das pessoas, tem responsabilidade, leva o offroad a sério, anda equipado, não enxe a cara trilha, esta la pronto para trabalhar igual um filha da put*. Este começou de carinho modesto, foi humilde, aprendeu, se envolveu e virou sua paixao.

Obvio que há as exeções, nada é regra, se nao o mundo teria seu lado perfeito/imperfeito, mas de um modo geral. Quem investe é porque é apaixonado por isso, logo não vai destruir sua brincadeira (Trilha/Carro).

Experimentem ir numa trilha grande de 4x4, para ver quem são os que encomodam (cavam, derrubam tudo, jogando sujeira para fora), o pneuzudo/ jeepudo que esta careca de tanto quebrar e anda cuidando o tempo todo, so usa onde realmente prescisa, sabe que gastou $ e quer ter um carro bom para a trilha do próximo mes, ou a gurizada com jipe cheio de bebida alcólica, som para fora etc, que andam igual uns retardados, pensando somente naquele momento, em quebrar tudo, ter ''adrenalina''. Digito isso com a boca espumando da raiva lembrando de situações passada com essas criaturas do Jeep Clube espírito de porco 4x4

Parece que estou falando de que tem carro PNEUZUDO não faz nada errado, NÃO é nada disso, É RELACIONADO A PESSOA (como ja dito posts atrás), não do veículo, mas o veículo acaba sendo um reflexo, pois:

O BADERNEIRO- Não tem paciência, não gosta e não vai ficar 1, 2 anos montando um jipe grande,(Também não saberia montar) logo não vai ter nada grande, a não ser que ele compre algo pronto, mesmo assim vai ser dificil ficar pois se ele andar com o ''grande'' do jeito que anda com o ''normal'' vai quebrar toda trilha e vai acabar se desfazendo.

O APAIXONADO- Espera a vida toda para montar o carro, para fazer bem o que mais gosta, logo vai ter um carro: PNEUZUDO, MOTORZUDO, ETC.
É quem faz faz o esporte evoluir, faz as marcas criarem/trazerem novidades.

*P.S: Vale ressaltar que o a teoria Tamanho bagual/Tamanho do pneu não tem relevância e cai por terra.

fabiano caxias
05/08/2011, 13:59
perfeita resposta juninho

oq vejo na minha opiniao

virou mondinha ser off road

ai vc vai em um passeio pago por exemplo ve uns maluco q nao tem explicaçao
acham q tao fazendo uma baita duma trilha pesada e tao pasando em tudo

ai quando se inventam de ir com as maquininhas insuperaveis em uma trilha tipo o nosso juá em dia de chuva,acontece as nabas,arrancam cercas pra passar ,pois corredor de gado nao tem muita conversa,é ali ou ali,nao tem desviar

ai o pessoal dono das terras o redor quer matar parelho,pois nao sabem quem foi
tudo porque virou modinha ser off road

oq termina com nossas trilhas aqui sao as cercas cortadas,os bacanas q aceleram na frente das casas q a vezes é preciso passar,os caras q ancoram guincho em palanque de cerca,os bonecos q enchem as fuça de cachaça e passam do limite da trilha entrando em terras onde nao era pra entrar e por ai vai

os pneus sao detalhes

xicoffck
05/08/2011, 21:45
Para não ficar com 40'' em tudo, nos pneus limitei a 38.5'' kkkkkk

Juro que nunca mais, em trilha alguma irei na sua frente,nem pra puxar um cabo de guincho ou colocar uma cinta, estando vc dentro ou fora do jeep! hahah

Carlos Bernardo
05/08/2011, 23:12
Pode-se falar o que for, mas Jeep com pneu grande é bonito pra kct.

[]´s indo pra 35 ou 37 por pura estética.

Elmer_Jeep
06/08/2011, 12:21
...tanto ele quanto os outros “pés grandes”, quase sempre optam pela rota mais fácil e desviam de lugares realmente complicados.

A turma do pé grande entra na trilha e vão acelerando feito loucos. Como os carros são altos e potentes geralmente não encontram obstáculos muito complicados e aí começa o problema: sem grandes obstáculos os pés grandes aceleram para levantar o Maximo de barro possível ...

Tem certeza que a culpa é dos pneus ?
Cara vc não acha q isso ta meio contraditório ? Afinal, "a turma do pé grande" desvia, acelera ou aborta ?? :screwy:
Será que só quem tem pneu grande faz isso ?

Tem certeza que a culpa é dos pneus ??
Aqui na fronteira com a Venezuela está proibido fazer trilhas numa região que por vários anos foi explorada sem fiscalização alguma, no lado brasileiro deram tudo aos índios e proibiram o acesso aos brancos(discriminação estabelecida por lei) no lado venezuelano o problema não foram pneus grandes mas sim os milhares de pneus pequenos em viaturas despreparadas com condutores desqualificados que não da jamais pra chamar de Jipeiro pois são pessoas sem nenhum compromisso com o off road nem com o meio-ambiente.
Quem paga o pato: as agencias de turismo que atuavam nesta área e os Jipeiros que não podem mais ter acesso às belezas naturais dessa região.

Não sou contra os pneus grandes, só acho que seu uso deveria ser feito com mais critério e responsabilidade
Assim como o uso de qualquer veículo automotor, uso de armas, etc. Tudo exige critério e bom senso. Logo a culpa não está nos pneus ou nos Jipes e sim nos condutores irresponsáveis que andam sob eles.

[]'s

Tio Eddie
06/08/2011, 18:24
Elmer,

Falou e disse :dance:

Atitude, ou melhor, falta de atitude ainda é o maior problema.
No mais, um pouco de bomsenso e de respeito, veículos com manutenção em dia acabam resolvndo.

My 2 cents

[]s

JORGE DELMANTO
08/08/2011, 10:23
Amigos,

Hoje , finalmente, entendi o motivo do Jorge Eloy postar esse topico:

COMPLEXO DE TER COISA PEQUENA !!!!!!!!!

Ele reclama, critica, mas foi localizado tentando aumentar os sapatinhos da pulga atomica....vide foto. nao conseguiu...

Insatisfeito, depois de nao conseguir encaixar os pneus 37 na pulga atomica, soube que esteve num urologista especialista em proteses, :shock:...com 37 vc vai ter nas costas!

Abç

Jorge306320

Vitão Leituva
08/08/2011, 10:58
Caramba, você ta querendo dizer que o Eloy não coloca os 37 porque tem complexo de tamanho !!!! Más somos amigos e vamos incentivar o cara a colocar pneus maiores ...

Abraços

Vitão

Amigos,

Hoje , finalmente, entendi o motivo do Jorge Eloy postar esse topico:

COMPLEXO DE TER COISA PEQUENA !!!!!!!!!

Ele reclama, critica, mas foi localizado tentando aumentar os sapatinhos da pulga atomica....vide foto. nao conseguiu...

Insatisfeito, depois de nao conseguir encaixar os pneus 37 na pulga atomica, soube que esteve num urologista especialista em proteses, :shock:...com 37 vc vai ter nas costas!

Abç

Jorge306320

Renato Sardinha
08/08/2011, 15:32
Vitão, esse cara ai é de alguma equipe????? não conheço

Caramba, você ta querendo dizer que o Eloy não coloca os 37 porque tem complexo de tamanho !!!! Más somos amigos e vamos incentivar o cara a colocar pneus maiores ...

Abraços

Vitão

Vitão Leituva
08/08/2011, 21:59
Grande Sardinha ..

Agora não sei mais !!!!

Abraços

Vitão

Vitão, esse cara ai é de alguma equipe????? não conheço

JORGE DELMANTO
09/08/2011, 00:14
Vitao,

Vamos manter a brincadeira entre nos....hj fui ate a rota explicar q tudo era brincadeira....

Nao achei nada demais no topico.

Ab

Jorge

Francesco Carbone
09/08/2011, 10:19
Pinto não acompanha galo..........

Claudio Maggioni
10/08/2011, 00:56
Pinto não acompanha galo..........

Quero ver a moda agora todas as engesas de pneus 295/75-15....kkkkkkk

Abraços Fran!!!!

valdir rainer
11/08/2011, 09:13
Pneu grande é para compensar alguma coisa pequena?

É sim ,é para compensar a falta de braço,kkkkkkkkkkkkkkkkk

Natan Felli
11/08/2011, 22:04
Pois é..as vezes os pneus pequenos destroem mais do que os grandes...kkkkk
O que conta é quem está atras do volante!!!

Ainda usando 31...mas sonhando com mais

Will4x4
27/08/2011, 03:56
Juninho.

Baderneiro: gasta com cerveja e não sobra pra equipamento.

Apaixonado: gasta com equipamento e não sobra pra cerveja.

:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir: