Ver Versão Completa : Comprar uma TR4 2002
Leonardo Atanes
01/08/2011, 23:45
Estou com uma Duvida, pois estou querendo comprar um outro Jipe 4x4, tenho um Niva estou vendendo por motivo de conforto, pois 4x4 só uso quando vou pescar na Marambaia, ando na areia, mais ai que ta ando 90% na Cidade mais ando pouco com o carro, estava querendo um Vitara Sidekick, mais ai fui pesquizar sobre TR4 e adorei o carrinhho, eu só fico com medo de 1 coisa, manutenção, pois não tenho dinheiro para ficar comprando peças para um carro com tecnologia, porisso venho aqui pedir ajuda aos amigos que tenhão o Pajero TR4 , o que vcs acham Vitara ou TR4 ? Valeu...
dojao campeao
02/08/2011, 10:57
Leonardo, não existe TR4 modelo 2002, só 2003 em diante, até então era IO, o carro é bom e não dá muito problema, mas consome muito e
as peças não são das mais baratas! dojao campeao
Leonardo Atanes
02/08/2011, 17:05
É dojao campeão, é 2003 mesmo me enganei no ano, mais eu rodo bem pouco mesmo o crro fica em casa a semana toda só ando mesmo final de semana, porisso eu quero um carro muito mais confortave para passear com a familia, e depois eu colocarei 1 Kit GNV, já até vi tem que ser aquele Geração 5 é melhor e ta saindo a R$ 3.900,00 mais como eu quase não rodo de carro deixarei isso para depois, mais valeu mesmo pela dica ok, Abração
Leonardo,
Eu iria de TR4 pq é um carro que continua sendo vendido e você terá mais facilidade para encontrar peças de reposição do que o Vitara.
Eu já tive NIVA e posso lhe dizer que o TR4 é mais econômico do que o Niva, então vc não vai se assustar com consumo. A minha Flex (2008/2009) faz 7km/l no álcool e 8,5km/l na gasolina andando com ar ligado na estrada e sem dó. Na cidade essa média cai mais ou menos 1km/l. Não é um consumo abusrdo para um 2.0 16V que anda com a rotação lá em cima a maior parte do tempo. A versão só a gasolina eu sei que tem vários relatos dizendo que era mais econômica do que a flex.
A TR4 é uma ótima opção: muito confortável, vai bem no asfalto e não faz feio no off road. Pode ter certeza que estará em boas mãos, mesmo em péssimos caminhos. Eu acho a tração da TR4 melhor do que a do Vitara, já que vc poderá rodar 4x4 mesmo em terrenos com aderência (asfalto seco ou molhado) o que me parece não é possível no Vitara (acho que ele não tem bloqueio central). Sem contar a praticidade do engate por alavanca com o carro em movimetno (até 80km/h) e sem precisar mexer em roda livra etc.
Se você não conseguir pegar um modelo Flex (que vem com o tanque de 72l) procure os modelos Long Range. Esse modelos eram top de linha (com cambio automático - que pra mim é uma desvantagem, não gosto) e vinha com um tanque de 90l que garantia uma boa autonomia para viagens longas. As demais vinha com tanques de 56l e a autonomia é pequena. Além disso, a LR vem com freio a disco nas quatro rodas e air bag duplo.
Sobre manutençãa, a minha está com 70mil km e não troquei nada além de oleo (a cada 5mil km), filtros, velas, pastilhas dianteiras, pneus, correias e duas borrachas da suspensão. Tudo isso a preço normal de mercado, nenhuma peça com valor extorsivo e tudo na concessionária (revisão programada). Só troquei fora as correias, os pneus e a pastilha, pq era mais barato fora.
Desses 70mil km seguramente andei uns 30mil km em estrada de terra e off road e em estrada de asfalto sempre a giros acima de 4mil RPM. O carro está perfeito, nenhuma reclamação. É o meu carro do dia a dia e de viagens (gosto muito de viagens longas: Uruguai, Argentina, Sul do país, Cebtro Oeste do país etc). Pretendo ficar com ele um longo tempo ainda.
Recomendo. Acho o melhor custo benefício do mercado pra quem quer um carro 4x4.
Abs
Lindóia
Leonardo Atanes
03/08/2011, 00:11
Aacl, valeu mesmo pela força, tô fazendo o maximo para eu pegar uma tr4 , mais a que eu vou pegar é uma 2003 no maximo 2004 é o que o dim dim vai dar rsrsrs será que essas são tão boa quanto a sua ? Pois a sua é mais nova em, vleu meu camarada....
dojao campeao
03/08/2011, 10:09
Leonardo, estamos na 2ª TR e gostamos dela, mas liga prá uma concessionária e pergunta quanto é um alternador, e quanto é uma solenóide que faz o link das luzes testemunhas nos painel em relação a tração e os freios. O 1º dificílmente dá problema, mas se der, não tem reparo, ou coloca-se o original ou vai para adaptações, a 2ª é mais comum dá bronca. Depois da pesquisa, por favor publique aqui. dojao campeao
Leonardo,
comprei uma 2005 com 96 Km, manual. O consumo dela é de aprox 9,5 L/KM.
Até agora eu gastei só com uma revisão geral preventiva.
Eu acho que a TR4 tem uma fama errada devido ao sobrenome Pajero. Não tem nada a ver com Pajero, custo de manutenção, conforto, seguro e etc. O seguro da minha foi o mesmo de um picasso 2004.
Este negocio de manutenção cara é relativa. Se vc ler os tópicos da Land Rover, por exemplo, verá que o pessoal lá também relata que a manutenção é cara se vc levar para oficinas que cuidam de carros seminovos ou novos. Tem muita gente que gasta o normal na manutenção.
Muitos falam do Jimmy. Quero ver quando eles forem fabricados no Brasil. Vão ter os mesmos falados problemas da TR4 de entrada de poeira, água no farol e etc. Não são falhas de projeto e sim de execução. A fábrica onde são montadas as TR4 não se compara a uma fábrica da GM, Citroen, VW e etc.
Minha TR4 responde rápido, tem pneus BF AT, consome um pouco menos do que o Picasso, tem um conforto relativo. Os bancos de trás que não tem muito espaço.
Como vc pegar um carro com 7 ou 8 anos, tens que investir na manutenção preventiva.
É isto.
Afonso.
Leonardo Atanes
07/08/2011, 01:03
Dojão em concessionária é tudo um absurdo, um amigo meu tem uma TR4 e queimou uma peça lá não sei te informar agora o nome, mais ele foi a concessionária e o valor da peça era 4.000,00, e ele conseguiu na Internet vinda de Sampa por 600,00, cocessionária é para Rico, Vlw, não me desanima não ..... Abração
dojao campeao
09/08/2011, 10:47
Leonardo, não estou querendo lhe desanimar, pois como "jipeiro" vibro com a entrada de mais um no "esporte", contudo, entendo que como colegas "foristas", temos que ser sinceros ao transmitir as nossa experiências, pois é melhor um companheiro que continue que um que desista! Sobre manutenção de Mitsubishi em geral é o seguinte: são considerados carros de grife (média, é verdade), e as ccs enfiam a faca, no paralelo para quem tem tino e tempo, consegue-se coisas bem mais em conta (já aconteceu comigo com o eletroventilador), mas nunca é como um carro "comum', vou ter dar + 1 exemplo: na nossa TR atual, quebrou o difusor direito da saída de ar-condicionado no painel (aquela gradezinha de plástico) e fui comprar na autorizada calculando ser coisa de no máximo R$ 50,00, eis a surpresa - custa quase R$ 400,00!!! Um absurdo!!! E desde então está quebrado e fico quando tenho oportunidade "caçando" sem sucesso nos desmanches! Existe um bom viés para comprar peças maiores (motores, câmbios, eixos etc) 0KM, através de competidores da marca, que vez em quando oferece a estes cada promoção incrível, um amigo acaba de adquirir conjunto completo motor (sem injeção/chicote) e câmbio nestas condições por R$ 7.000,00!
dojao campeao