PDA

Ver Versão Completa : Overdrive na Explorer Limited V8

marcoacorreia
01/08/2011, 20:19
PessoALL,

Sou um feliz proprietário a cerca de 25 dias de uma Ford Explorer Limited V8 ano 2000, e apesar de ter lido alguns(muitos) tópicos sobre câmbio, ainda não sei usar e nem como e quando usar o OVERDRIVE do câmbio automático dela.

Alguém pode me ajudar neste esclarecimento?

Abraços e obrigado desde já...

Alessandro,
02/08/2011, 08:50
Marco, parabéns pela aquisição. Não deixe postar (muitas) fotos da máquina.

Câmbio automático é muito simples de se adaptar e tirar melhor proveito. Mas é com a prática que vc pegará o jeito.

O overdrive é acionado automaticamente quando o câmbio já se encontra na última marcha e velocidade constante. Para obter esse acionamento, é preciso manter o acelerador imóvel.
Se vc reparou bem, quando temos o overdrive sinalizado no painel, ele diz: 'OD OFF', ou seja, estando com essa luz acesa, o overdrive está desativado. Para uso na cidade ou estrada, devemos manter o OD acionado, para melhor proveito do câmbio e menor consumo de combustível. Não sei dizer qual a vantagem e desativar o OD na trilha, mas logo alguém aparece para lhe esclarecer.

Ao arrancar com o carro, lembrar que não se trata de um veículo esportivo (apesar da sugestão do nome SUV). Evite arrancas fortes constantes.

Ao perceber que a marcha foi trocada para mais velocidade, dê uma leve aliviada com o acelerador.

Se durante uma aceleração, o carro estiver com giro alto e a marcha não é trocada, alivie o acelerador e retome numa posição mais branda.

Em manobras acionando o 'D' e 'ré', aguarde o carro parar o movimento para a troca da marcha.

Nunca use banguela com câmbio automático, ou seja, não acione a posição 'N' do câmbio, estando num declive.

Estando numa subida e precisando parar o veículo para depois prosseguir o movimento (tipo numa esquina com subida), não fique 'segurando' o carro através do acelerador. Faça uso do freio e só acelere para sair.

Em geral, câmbios automáticos não permitem que o carro seja rebocado com velocidade superior a 60 km/h, mesmo estando o câmbio em 'N'. Não me lembro agora se o caso da Explorer. Melhor pesquisar sobre o assunto para evitar alguma supresa que possa ocorrer.

Que eu me lembre agora, é isso. Logo aparecerão outras dicas.

marcoacorreia
02/08/2011, 13:56
Alessandro,
Muitíssimo obrigado pela explicação e pelo tempo disponibilizado. Eu vi que a luz do OD acende ou apaga somente quando aperto o botãoziniho, é isso mesmo?
Eu tenho uma Ranger 4x2 2009 que no câmbio no lugar da 5o marcha tem o overdrive O conceito seria o mesmo então? Basicamente economia?

Abraços e logo posto fotos da menina! ;-)

Barret
02/08/2011, 14:28
Boa tarde marcoacorreia isso mesmo a luz do od acende e apaga quando acionada e tambem serve como alerta de alguma anomalia no cambio quando em uso normal ela começa a piscar é sinal de problemas no cambio do mais é so curtir a maquina um abraço.

marcoacorreia
05/08/2011, 01:14
Vamos ver se alguém me ajuda então: QUANDO devo utilizar o OD?

Alessandro,
05/08/2011, 08:03
Marco, o uso do OD é padrão e automático.
A questão é quando não usar, apertando o botão para que o OD não seja acionado.

Orleans
09/08/2011, 11:49
PessoALL,

Sou um feliz proprietário a cerca de 25 dias de uma Ford Explorer Limited V8 ano 2000, e apesar de ter lido alguns(muitos) tópicos sobre câmbio, ainda não sei usar e nem como e quando usar o OVERDRIVE do câmbio automático dela.

Alguém pode me ajudar neste esclarecimento?

Abraços e obrigado desde já...

Quando você aperta o botão a transmissão bloqueia eletronicamente a última marcha ascendente. Se o câmbio tiver 4 marchas a 4ª será bloqueada ou 5ª marcha em câmbio com 5 marchas.
Com o O/D Off a transmissão manterá a penúltima marcha e haverá freio motor nas primeiras.

É recomendado desativar o overdrive quando estiver dirigindo com o carro muito pesado, ex: puxando um trailer, em terrenos cheios de aclives e declives e para otimizar o freio motor quando necessário. Não deixando o câmbio se virar sozinho, aumenta sua vida útil. Se for andar em trila leve com baixa velocidade, usa a primeira e segunda.

Já trocou o ATF e filtro? Uma simples troca do ATF pode prolongar em anos a vida útil do câmbio.
Transmissão automática não é bicho de sete cabeças, só fique atento se começar a apresentar mudanças firmes em excesso, trancos, atraso nas mudanças independente da aceleração e patinações. Alguns desses sintomas podem ser resolvidos com uma simples troca de sensor ou ATF, mas também podem significar problemas mais sérios.

Abraços

jpuerro
10/08/2011, 00:37
um outro momento, além dos descritos, que desligo o overdrive é em descidas nas serras... o carro fica em 3ª (freio motor)

abs e bem vindo ao clube!

joao

Alessandro,
11/08/2011, 20:26
João, as dúvidas que tenho com o OD da Explorer é justamente nisso que vc citou.

O OD não atua como se fosse uma 5ª marcha e sua atuação não seria somente sobre a última marcha, ou seja, na 4ª marcha.
Existe OD sobre a 3ª marcha na Explorer?
Considerando o citado acima, o 'impedimento' de engate da 4ª marcha seria apenas com a ação das rodas em declive, ou também durante uma aceleração, limitando a troca de marchas somente até a 3ª?

jpuerro
14/08/2011, 21:23
João, as dúvidas que tenho com o OD da Explorer é justamente nisso que vc citou.

O OD não atua como se fosse uma 5ª marcha e sua atuação não seria somente sobre a última marcha, ou seja, na 4ª marcha.
Existe OD sobre a 3ª marcha na Explorer?
Considerando o citado acima, o 'impedimento' de engate da 4ª marcha seria apenas com a ação das rodas em declive, ou também durante uma aceleração, limitando a troca de marchas somente até a 3ª?

Alessandro, nossas explorers automáticas têm apenas 3 marchas + OD que atua como sobremarcha, portanto funcionando como a 4ª marcha.

aciono o botão (desativando-o o OD portanto, luz acesa no painel) apenas em descidas com curvas como serra, para freio motor (fica portanto em 3ª)...se houver necessidade de mais força motor coloco na posição 2 (isto é, em segunda marcha).

para mais info: Best Cars Web Site - Comparativo Completo (http://bestcars.uol.com.br/comp/exp-cher-7.htm)

abs!

Joelson Xavier
19/07/2015, 17:34
Alessandro, nossas explorers automáticas têm apenas 3 marchas + OD que atua como sobremarcha, portanto funcionando como a 4ª marcha.

aciono o botão (desativando-o o OD portanto, luz acesa no painel) apenas em descidas com curvas como serra, para freio motor (fica portanto em 3ª)...se houver necessidade de mais força motor coloco na posição 2 (isto é, em segunda marcha).

para mais info: Best Cars Web Site - Comparativo Completo (http://bestcars.uol.com.br/comp/exp-cher-7.htm)

abs!

O meu butao do overdrive não está funcionando nem acende nada no painel oque poder ser ?
Adiquirie essa explorer a uma semana ela é uma 97 v6
Desde já obrigado pela ajuda