Ver Versão Completa : Barulho estranho no motor Ranger.
Levei um susto essa semana, na sexta feira a 2 dias atráz, quando fui sair com a ranger 3.0 ano 2007 da minha loja, não foi a primeira partida do dia. liguei o motor e percebí um barulho estranho no motor, tipo uma ruela solta dentro do motor, parece ser na parte de cima,andei um km e parei, desliguei o motor e liguei novamente continuou o barulho andei uns 2 km até em casa o barulho continuava, almocei e depois de meia hora liguei o carro e o barulho não estava mais, levei no mecãnico e o barulho do motor estava ok, ela não esquentou,não baixa óleo e não acendeu o luz do óleo, o mecãnico falou que o barulho provavelmente voltaria e qualquer coisa ligar pra ele na hora que fizer o barulho onde eu estiver desligar o motor . de lá para cá o motor tá blz sem barulho, que acontexeu será? detalhe; ela não perdeu rendimento na hora que fez o barulho. até achei que fosse alguma coisa solta sem ser no motor , mas acho que era no motor mesmo.
NGDaniel
31/07/2011, 21:06
se for um barulho parecendo com alguma coisa batendo na helice é normal... da uma pesquisada no forum que vc vai ver.. são os tuchos que se desregulam e automaticamente se regulam..
Imperador!
31/07/2011, 21:14
se for um barulho parecendo com alguma coisa batendo na helice é normal... da uma pesquisada no forum que vc vai ver.. são os tuchos que se desregulam e automaticamente se regulam..
Quando eu vi a descição associei logo com os tuchos da distribuição.
Não deve ser nada demais, o motor faz a regulagem sozinho e o barulho para mesmo.
Quando eu vi a descição associei logo com os tuchos da distribuição.
Não deve ser nada demais, o motor faz a regulagem sozinho e o barulho para mesmo.
Lí o tópico relacionados aos tuchos de distribuição e parece exatamente o que aconteceu , acho que o mecânico nem tem experiência com esse motor, deve ter desregulado e regulado sozinho.
Qualquer novidade posto aqui, pois vcs que entendem do assunto.
Abraço
Neto
NGDaniel
01/08/2011, 09:42
Esse tipo de informação nem na ford vc vai encontrar.. se brincar só em autorizadas MWM e olha, que tenham efetivamente experiencias com esse motor..
MarcioBahia
18/08/2011, 21:56
Na minha Ranger apareceu pela quarta vez desde que eu comprei ela (tem 9 meses) e geralmente acelero ela um pouco e o barulho acaba. Na concessionária, disseram até que eu deveria trocar o Kit de correntes... no mais, ela funciona muito bem, sem nenhuma queixa da parte mecânica após estes barulhos.
Fregonese
23/08/2011, 22:52
Galera, eu sou proprietário de um troller 3.0. Como o propulsor é o mesmo, quero saber sobre esse ruido. O meu troller apresenta esse ruido de como se algo estivesse batendo nas pás da ventoinha, começa com um ruido pequeno e sobe gradativamente (chega a ficar alto mesmo). Esse ruido não apresenta um padrão de ocorrencia, tanto faz ser logo após a partida ou com o motor quente apos ums 80 km. Desligo e ligo uma ou duas vezes e o ruido desaparece, dando umas pisadas tambem some. O que me deixou grilado é que o mecanico com um estétoscopio adaptado (ponta vareta metálica) disse que o ruido parte da parte dianteira superior do motor (segundo ele da bomba alta). Se algum irmão puder trazer luz ao meu problema sou grato.
NGDaniel
24/08/2011, 07:47
É metalico, parecendo barulho de helice batendo, dura um minuto ou menos, nao tem padrao de ocorrencia, ocorre quente, frio, na partida e ocorre com o motor novo ou usado.. reitero, é normal!
Imperador!
24/08/2011, 09:27
É metalico, parecendo barulho de helice batendo, dura um minuto ou menos, nao tem padrao de ocorrencia, ocorre quente, frio, na partida e ocorre com o motor novo ou usado.. reitero, é normal!
X2!
E pouquíssimos mecânicos/oficinas vão saber disso. Vão tentar logo condenar alguma coisa e não vai resolver.
Dá uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/36710-tuchos-ranger.html
Aqui também pode ser útil: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic.html
Cachoeira
24/08/2011, 22:12
X2!
E pouquíssimos mecânicos/oficinas vão saber disso. Vão tentar logo condenar alguma coisa e não vai resolver.
Dá uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/36710-tuchos-ranger.html
Aqui também pode ser útil: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic.html
Oi NGDanile, Imperador (e demais foristas)
Conforme prometi no post "Primeiro 4x4 - Ranger XLT 2011 - O que acham" de dar um retorno, a troca dos tensionadores (fiz em garantia) não resolveu o problema do tal tec-tec-tec metálico (retratado - pagina 3 do post citado) que se apresenta bem raramente. Depois da troca, passados uns 6.500 km rodados, o barulho (a suposta desregulagem do comando que volta a regular automaticamente) se repetiu.
Qualquer tentativa de solucionar esse inconveniente é mesmo tempo perdido? Alguem aí já conseguiu? Pergunto por causa da garantia do carro... já soube de caso da troca do kit de comando mas não fiquei sabendo do resultado... alguém sabe?
Esses batidos (bem fortes) não prejudicam em nada o motor? O motor durará a mesma coisa com ou sem eles?
Sds. e agradeço
Cachoeira
Imperador!
25/08/2011, 10:24
Como seu carro está na garantia, quando aparecer o barulho leve na concessionária e veja se eles fazem a troca das correntes.
Mas adianto, como já falado, que isso será um mero conforto psicológico, pois esse barulho é normal.
Cachoeira
25/08/2011, 12:23
Como seu carro está na garantia, quando aparecer o barulho leve na concessionária e veja se eles fazem a troca das correntes.
Mas adianto, como já falado, que isso será um mero conforto psicológico, pois esse barulho é normal.
Oi Imperador,
Estou aqui rindo sozinho da sua expressão "conforto pisicológico"...
Sei lá... se não resolve de fato, acho melhor nem mexer para não arrumar outros "desconfortos mecânicos" eh eh eh...
Saudações e mais uma vez agradeço,
Cachoeira.
MarcioBahia
26/08/2011, 02:52
A minha viatura também está com este tal barulho, que cessa ao dar algumas aceleradas. Consultei mais um mecânico, fora da concessionária, e o mesmo me disse o mesmo veredicto da autorizada: corrente de comando. Segundo este me falou, é comum neste motor e em diferentes quilometragens, e o mesmo acusou o modo de como são presas estas engrenagens: por parafusos. Os mesmos, com a vibração, folgam e deformam na rosca, ocasionando o ruído quando a lubrificação diminui. Como isso não dá para ver sem desmontar e, mesmo com acesso à polia, o desgaste é mínimo, recomenda-se a troca por garantia de que não vai ocorrer algo mais grave.
Ele até levantou uma questão interessante: porque que esta polia não poderia ser presa também com uma chaveta? esta seguraria também a força no ato da transmissão do movimento e evitaria estas folgas que nos dão tanta dor-de-cabeça.
Eu estou no dilema: troco logo este Kit (1770,00 no cache aqui em Salvador, original International, na casa de peças, mais uns 350,00 de mão-de-obra) ou convivo com este ruído, com a possibilidade de, se for este desgaste deste parafuso, ter um prejuízo maior? Pois se acontecer como nosso colega que trocou o Kit e o barulho reapareceu, esta transmissão foi muito mal-projetada e, como a minha não está mais na garantia, gastaria uma nota sem necessidade. Antes fosse correia dentada, pois pelo menos era mais barato e teríamos a rotina de trocá-las, trazendo confiabilidade no sistema.
Imperador!
26/08/2011, 09:11
Isso é história para mecânico ganhar dinheiro.
Não haverá prejuízo nenhum no dia que a corrente de comando estragar, as peças que vem no reparo são todas substituídas.
Isso já foi falado por mim e por outros colegas mil vezes aqui no fórum.
MarcioBahia
26/08/2011, 09:28
Amigo Imperador,
Normalmente os relatos daqui do fórum relatam alguma consequência de problemas oriundos deste ruído? ou este pode ser administrado até que apareça outro sintoma? Pergunto assim pois aqui no computador a barra para pesquisa no site está desconfigurada e não tem como daqui eu pesquisar outros itens no fórum, pois não vejo o campo "busca".
Eu sou partidário de que correntes de comando são robustas o suficiente para garantir a integridade e sincronismo do sistema por muito mais tempo que meus 91.100 Km, portanto concordo com o seu ponto de vista. Mas é que quando você escuta relatos de danos sérios à este motor, eu que estou na primeira Ranger, fico preocupado mesmo.
Obrigado!
Cachoeira
26/08/2011, 10:10
... Pois se acontecer como nosso colega que trocou o Kit e o barulho reapareceu, esta transmissão foi muito mal-projetada e, como a minha não está mais na garantia, gastaria uma nota sem necessidade. Antes fosse correia dentada, pois pelo menos era mais barato e teríamos a rotina de trocá-las, trazendo confiabilidade no sistema.
Prezado MarcioBahia e outros
Não sei se o colega ao qual se referiu diz respeito a mim. Se não for, peço que me desculpe...
Eu afirmei na participação anterior que troquei "os tensionadores". Não cheguei a fazer troca do kit de comando...Reafirmo que eu gostaria muito de saber o resultado de alguem que trocou o kit todo...Caso alguém aí saiba...
Apenas comentando:
Tenho poucas noções de mecanica...Mas acho, estou querendo me convencer de um paradoxo: "é um problema normal" deste motor. Explico: Normal por parecer extenso nesse universo de rangers que rodam por aí, aparentemente (não sei se estou certo!), sem causar prejuizos ao bom carro que mostra ser e problema porque um motor não deveria bater (salvo engano, um motor antigo - de corrente - de opala não bate...).
Creio que a Ford sabe (bem) do fato (pois há uma demanda de material relacionada à suas Ordens de Serviço e chamados). Acredito, que talvez não saibam da causa (pressão de oleo que abaixa? quoeficiente da mola do tensionador hidraulico? diametro os furos do tensionador? dinâmica da Corrente? A mesma deveria ser mais leve ou mais pesada? Um parafuso?). Considerando (não sei se tenho razão) que não é um problema (como na direção, tanque de combustivel, parte eletrica e etc) que impacta em risco de vida de seus clientes, eles dão um suporte (ao cliente que obviamente não deve ficar sem um retorno) tentando a troca de algo sem saber da real eficácia. O Tempo passa para todos...a garantia vence ... e vem chegando a nova ranger (novo motor) e mesmo que a atual ranger deixe saudades para muitos, os olhares (fabrica e clientes) mudam de foco...
Sds.
Cachoeira
NGDaniel
26/08/2011, 10:19
Isso é história para mecânico ganhar dinheiro.
Não haverá prejuízo nenhum no dia que a corrente de comando estragar, as peças que vem no reparo são todas substituídas.
Isso já foi falado por mim e por outros colegas mil vezes aqui no fórum.
x2..
Márcio, se fosse esse problema que seu meca relatou ja teriamos milhões de tópicos aqui no forum falando de um problema cronico, motores batidos por essa causa e etc... não é o caso...
Esse motor ja ta bem velhinho para descobrirem algo cronico so agora..
Imperador!
26/08/2011, 10:33
x2..
Márcio, se fosse esse problema que seu meca relatou ja teriamos milhões de tópicos aqui no forum falando de um problema cronico, motores batidos por essa causa e etc... não é o caso...
Esse motor ja ta bem velhinho para descobrirem algo cronico so agora..
Só complementado pela 1001ª vez:
O barulho apresentado é resultado de uma mudança de ajuste na área de comando do motor, que é automaticamente corrigida pela ECU, através de seus parâmetros fixos.
Só uma pequena explanação: a ECU trabalha basicamente com todos tipos de valores. O valores instântaneos, fornecidos pelos sensores do motor (posição do acelerador, bomba de combustível... e situação da corrente de comando. Há também a faixa de valores fixos, que a ECU utiliza para verificar se há algum problema no motor. Por exemplo, a pressão de óleo na faixa aceitável registrado é entre 1 e 5. Se estiver em 6, a luz a pressão do óleo irá acender. Ocorre a mesma coisa com a questão do "barulho do motor" da Ranger. A ECU identifica variação nos parâmetros, só que ela, neste caso, tem meios (não me pergunte quais...) de corrigir e voltar tudo aos parâmetros ideais. Eu só diria que você tem um problema se a ECU não consertasse o defeito, aí poderia haver alguma coisa.
É como se você usasse um marcapasso e ele parasse de funcionar de repente. Quando volta a funcionar, fica tudo normal. Só que no motor não tem perigo de morte.
Imperador!
26/08/2011, 10:36
Eu sou partidário de que correntes de comando são robustas o suficiente para garantir a integridade e sincronismo do sistema por muito mais tempo que meus 91.100 Km, portanto concordo com o seu ponto de vista. Mas é que quando você escuta relatos de danos sérios à este motor, eu que estou na primeira Ranger, fico preocupado mesmo.
Obrigado!
Minha Ranger é 2005 e estou chegando aos 70.000km originais.
Quem me acompanhou no tópico onde refiz o cabeçote dela, viu meu relato que apesar dos 5 anos de uso (apesar da km baixa), a corrente de comando estava numa situação perfeita.
A corrente de comando é homologada para funcionamento enquanto o motor estiver em condições funcionamento, que neste caso é 300.000 km, que também é a vida útil dele.
Carlos A. C. Azevedo
26/08/2011, 11:22
Prezado MarcioBahia e outros
Não sei se o colega ao qual se referiu diz respeito a mim. Se não for, peço que me desculpe...
Eu afirmei na participação anterior que troquei "os tensionadores". Não cheguei a fazer troca do kit de comando...Reafirmo que eu gostaria muito de saber o resultado de alguem que trocou o kit todo...Caso alguém aí saiba...
Apenas comentando:
Tenho poucas noções de mecanica...Mas acho, estou querendo me convencer de um paradoxo: "é um problema normal" deste motor. Explico: Normal por parecer extenso nesse universo de rangers que rodam por aí, aparentemente (não sei se estou certo!), sem causar prejuizos ao bom carro que mostra ser e problema porque um motor não deveria bater (salvo engano, um motor antigo - de corrente - de opala não bate...).
Creio que a Ford sabe (bem) do fato (pois há uma demanda de material relacionada à suas Ordens de Serviço e chamados). Acredito, que talvez não saibam da causa (pressão de oleo que abaixa? quoeficiente da mola do tensionador hidraulico? diametro os furos do tensionador? dinâmica da Corrente? A mesma deveria ser mais leve ou mais pesada? Um parafuso?). Considerando (não sei se tenho razão) que não é um problema (como na direção, tanque de combustivel, parte eletrica e etc) que impacta em risco de vida de seus clientes, eles dão um suporte (ao cliente que obviamente não deve ficar sem um retorno) tentando a troca de algo sem saber da real eficácia. O Tempo passa para todos...a garantia vence ... e vem chegando a nova ranger (novo motor) e mesmo que a atual ranger deixe saudades para muitos, os olhares (fabrica e clientes) mudam de foco...
Sds.
Cachoeira
Calma cara, do jeito que o pessoal por aqui, pelo menos 99%, uma coisa muito rigida é a manutenção. Teve gente aqui que a primeira vez que ouviu esse barulho, pensou que o motor tava começando a moer todo, mas essa só essa regulagem que tava alguns milimetros fora, muitos já escutaram muitas vezes e até hoje nada.
Se voce quiser pode levar na ccs toda vez que o barulho estiver acontecendo, se tiver na garantia, pede pra trocar de novo.
Isso ai é cacuete desse motor:chorandoderir:fica calmo, que tu pode rodar o tempo que tu quiser, se bater os 300 k km, tu vai fazer esse motor e tu se quiser claro, ainda vai poder reaproveitar a mesma corrente :cool::cool:.
:concordo:
Cachoeira
26/08/2011, 11:45
...
Isso ai é cacuete desse motor:chorandoderir:fica calmo, que tu pode rodar o tempo que tu quiser, se bater os 300 k km, tu vai fazer esse motor e tu se quiser claro, ainda vai poder reaproveitar a mesma corrente :cool::cool:.
Oi Foristas
Na verdade, gosto muito da Ranger e tento evito concessionária... . O Esclarecimento é que traz a tranquilidade! Agradeço
Cachoeira
26/08/2011, 11:54
Oi Foristas
Na verdade, gosto muito da Ranger e tento evito concessionária... . O Esclarecimento é que traz a tranquilidade! Agradeço
Neste processo de esclarecimento, destaco essa tranquilidade convicção que vocês trazem ao forum. Nas concessionárias, salvo exceções não encontramos isso
Valeu!
vieira912
26/08/2011, 14:51
Pois lendo a Revista O Mecânico li um artigo falando que tuchos Hidráulicos tem Vida Útil de 120.000 a 140.000 Km e em alguns casos por causa da má qualidade do Óleo ou até mesmo temperaturas ou rotações elevadas eles podem danificar e acabar fazendo barulho pois os mesmos não pressurizam mais o Óleo dentro deles, e o Pior, no artigo da revista fala que o barulho pode ser de vês enquanto ou direto eles não seguem um padrão de Defeito tipo quebrou tem que trocar.
por isto eu pergunto alguem aqui já teve que trocar os Tuchos do NGD 3.0???
até mais.:concordo:
NGDaniel
26/08/2011, 15:09
A informação que tenho é de que esse motor não é pra ser aberto antes dos 300.000 km...
Imperador!
26/08/2011, 15:50
Pois lendo a Revista O Mecânico li um artigo falando que tuchos Hidráulicos tem Vida Útil de 120.000 a 140.000 Km e em alguns casos por causa da má qualidade do Óleo ou até mesmo temperaturas ou rotações elevadas eles podem danificar e acabar fazendo barulho pois os mesmos não pressurizam mais o Óleo dentro deles, e o Pior, no artigo da revista fala que o barulho pode ser de vês enquanto ou direto eles não seguem um padrão de Defeito tipo quebrou tem que trocar.
por isto eu pergunto alguem aqui já teve que trocar os Tuchos do NGD 3.0???
até mais.:concordo:
Nunca vi ninguém trocando os tuchos do NGD (pode até existir...). O mais comum é trocar a corrente e os tuchos tudo junto...
Mas seria até ilógico a International fazer tuchos que durem 150.000km e a corrente 300.000km, se ambos são substituídos na troca da corrente.
O que me parece nessa reportagem é que como todo mau uso, a longevidade do motor é reduzida. Isso é natural.
Não fosse assim, imagine o tanto de Ranger e Troller com motor batido...
vieira912
27/08/2011, 19:34
Nunca vi ninguém trocando os tuchos do NGD (pode até existir...). O mais comum é trocar a corrente e os tuchos tudo junto...
Mas seria até ilógico a International fazer tuchos que durem 150.000km e a corrente 300.000km, se ambos são substituídos na troca da corrente.
O que me parece nessa reportagem é que como todo mau uso, a longevidade do motor é reduzida. Isso é natural.
Não fosse assim, imagine o tanto de Ranger e Troller com motor batido...
Imperador a Revista era de 1992 de lá para cá acredito que deve ter mudado muita coisa.
até mais.
Imperador!
27/08/2011, 19:38
Imperador a Revista era de 1992 de lá para cá acredito que deve ter mudado muita coisa.
até mais.
Tá explicado! :stop:
MarcioBahia
01/09/2011, 20:06
Obrigado, amigos. Eu sou da área de mecânica e concordo com os argumentos sobra a durabilidade do kit de comando. Não é possível que a International projete um motor tão moderno quanto o NGD, opte por transmissão de corrente em vez da correia e que esta não chegue nos 300.000 Km que ela estima para a mesma.
Quanto à parametrização das variáveis do motor, é fato e podemos captar problemas antecipadamente através dos sinais dos mesmos. Este motor, por sinal, possui inúmeros pontos monitorados pela ECU.
Realmente, aqui no fórum ainda não vi nenhum post da galera que fez motor por quebra ou dano da corrente por este barulho.
Abraço!
LEO MUSICO
18/09/2011, 02:47
Ola ! Passei a escutar um barulho no motor da minha ranger 3.o 2008. Quando funciono o motor pela manha ou quando o motor esta totalmente frio , ate que o ponteiro da temperatura alcance 40%,parece esta mais grosso( som grave ) o brarulho, tambem faz um som !tutututu durante 3 segundos e para ! E volta .quando sobe a temperatura para e fica com o barulho normal. Ate que chego a oficina para mostrar ,o barulho para ! ! Se deu pra entender ,gostaria de uma dica sobre este assunto. Ela nao baixa oleo ! Sempre faço as trocas em dia ! Esta com 140 mil km !
Imperador!
18/09/2011, 08:32
OLA ! PASSEI A ESCUTAR UM BARULHO NO MOTOR DA MINHA RANGER 3.O 2008. QUANDO FUNCIONO O MOTOR PELA MANHA OU QUANDO O MOTOR ESTA TOTALMENTE FRIO , ATE QUE O PONTEIRO DA TEMPERATURA ALCANCE 40%,PARECE ESTA MAIS GROSSO( SOM GRAVE ) O BRARULHO, TAMBEM FAZ UM SOM !TUTUTUTU durante 3 segundos e para ! E VOLTA .QUANDO SOBE A TEMPERATURA PARA E FICA COM O BARULHO NORMAL. ATE QUE CHEGO A OFICINA PARA MOSTRAR ,O BARULHO PARA ! ! SE DEU PRA ENTENDER ,GOSTARIA DE UMA DICA SOBRE ESTE ASSUNTO. ela nao baixa oleo ! sempre faço as trocas em dia ! esta com 140 mil km !
O barulho, pelo que eu entendi, é logo quando liga o motor certo? E daí ele se prolonga até o motor esquentar? Ou são dois barulhos diferentes nesse intervalo?
NGDaniel
18/09/2011, 20:09
O barulho, pelo que eu entendi, é logo quando liga o motor certo? E daí ele se prolonga até o motor esquentar? Ou são dois barulhos diferentes nesse intervalo?
A nao ser que as observações do Imperador tragam nova informação, o barulho narrado é NORMAL, até o motor atingir a temperatura normal, o lubrificante ainda está mais viscoso e o motor tem um comportamento mais, digamos, rude, ou seja castanha mais, como os bons e velhos motores a diesel.. aqueceu, pronto.. fica com barulho normal..
Walter L. L. Casitta
18/09/2011, 20:21
Nos motores diesel eletrônicos em alguns regimes de rotação, carga e temperatura a injeção pode ser múltipla. A ECU injeta diesel mais de uma vez antes do ponto normal de injeção dentro de um ciclo. Então nesse momento o motor pode apresentar um ruido diferente do convencional...
Cachoeira
19/09/2011, 12:12
Só complementado pela 1001ª vez:
O barulho apresentado é resultado de uma mudança de ajuste na área de comando do motor, que é automaticamente corrigida pela ECU, através de seus parâmetros fixos.
Só uma pequena explanação: a ECU trabalha basicamente com todos tipos de valores. O valores instântaneos, fornecidos pelos sensores do motor (posição do acelerador, bomba de combustível... e situação da corrente de comando. Há também a faixa de valores fixos, que a ECU utiliza para verificar se há algum problema no motor. Por exemplo, a pressão de óleo na faixa aceitável registrado é entre 1 e 5. Se estiver em 6, a luz a pressão do óleo irá acender. Ocorre a mesma coisa com a questão do "barulho do motor" da Ranger. A ECU identifica variação nos parâmetros, só que ela, neste caso, tem meios (não me pergunte quais...) de corrigir e voltar tudo aos parâmetros ideais. Eu só diria que você tem um problema se a ECU não consertasse o defeito, aí poderia haver alguma coisa.
É como se você usasse um marcapasso e ele parasse de funcionar de repente. Quando volta a funcionar, fica tudo normal. Só que no motor não tem perigo de morte.
Oi Foristas,
Interessante essa informação!
Qual é a frequência que este barulho ocorre na pick-up de vocês? Percebo que na minha acontece +/- 2 a 3 vezes a cada 10.000 kms rodados.
Até mais...
e agradeço
Imperador!
19/09/2011, 12:19
É mais ou menos isso mesmo.
Cachoeira
19/09/2011, 12:31
Oi Foristas,
Interessante essa informação!
Qual é a frequência que este barulho ocorre na pick-up de vocês? Percebo que na minha acontece +/- 2 a 3 vezes a cada 10.000 kms rodados.
Até mais...
e agradeço
Prezados,
Outra curiosidade...
Toda ranger 3.0 faz este barulho? Pergunto porque já conversei com proprietários que não dão noticia do mesmo. Será que não aconteceu ou será aconteceu e nem perceberam/ouviram?
Valeu!
Garcia Guaruja
19/09/2011, 15:44
A minha está com 18.000 km e nunca ouvi/percebi.
Walter L. L. Casitta
19/09/2011, 15:54
O ruido na Ranger é mais discreto, É um pouco mais forte na Triton e muito forte na Hilux e motores Iveco.
Imperador!
20/09/2011, 12:45
Prezados,
Outra curiosidade...
Toda ranger 3.0 faz este barulho? Pergunto porque já conversei com proprietários que não dão noticia do mesmo. Será que não aconteceu ou será aconteceu e nem perceberam/ouviram?
Valeu!
Tanto pode não ter acontecido ou eles não terem ouvido quando aconteceu.
Mas uma coisa é certa, antes do motor ser retificado existe a probabilidade de 90% de você ouvir pelo menos uma vez.
Galera, a minha ranger 2007 3.0 faz esse barulho quase toda semana em períodos variados sempre com temperatura mais baixa.nem esquento mais a cabeça com isso.É só manter as trocas de filtro e óleo em dia , só alegria.
Esse barulho pra mim tb ja é normal. Aconteceu algumas vezes, sempre com o motor frio. Lembro que a primeira vez, meu pai estava de carona e disse "esse teu carro é novo e ja ta fazendo essa barulheira toda". Ai expliquei para ele que isso era caracteristico desse motor.
Depois que some vc nem se preocupa mais.
OI, galera, tenho uma Ranger XLT 2010, tb tenho este problema ela está com 12.000 km e já apresentou algumas vezes estes barulhos com pancada seca ( metal com metal ).
Gostaria de informações tecnicas sobre o assunto.
Prezados,
Outra curiosidade...
Valeu!
Carlos A. C. Azevedo
15/10/2011, 19:24
OI, galera, tenho uma Ranger XLT 2010, tb tenho este problema ela está com 12.000 km e já apresentou algumas vezes estes barulhos com pancada seca ( metal com metal ).
Gostaria de informações tecnicas sobre o assunto.
Rapaiz, só lendo o tópico ai, mas o negocio é esse mesmo, é o auto ajuste da folga da corrente de transmissão do motor, nenhum problema não, é comum...
Imperador!
16/10/2011, 16:56
Isso mesmo, é absolutamente normal.
Todo dono de Ranger se assusta quando escuta a primeira vez, mas basta ler os tópicos do fórum pra descobrir que é exatamente o que o Carlos falou.
rodrigocockpit
16/10/2011, 20:08
Prezados,
Outra curiosidade...
Valeu!
Companheiro, vou te dar uma dica :
procure a oficina Refordiesel, que fica em contagem , ela é centro autorizado International, eles são "o Papa" nesses motores!
Carlos A. C. Azevedo
16/10/2011, 20:14
Cara, se preocupar com esse barulho, sem saber é normal, mas depois de ler isso, se preocurar pode ser só gasto de dinheiro em vão...
Imperador!
17/10/2011, 07:44
Cara, se preocupar com esse barulho, sem saber é normal, mas depois de ler isso, se preocurar pode ser só gasto de dinheiro em vão...
Com certeza. Poucas oficinas sabem realmente o que ele é. Mostrar esse barulho numa oficina é pedir pra eles condenarem todo o conjunto de correntes, retentores e tudo mais que tá relacionado. 2K no mínimo. Detalhe: vai voltar a acontecer, pois é normal.
Em tempo, quando abri o cabeçote do meu motor, mandei dar uma olhada no conjunto de correntes (meu carro está pouco rodado 70mil km- ano 2005) e as correntes ainda estavam perfeitas. Então, mesmo se o carro não for mais rodado, não precisa se preocupar com correntes mesmo. Lembrando que elas rodam no mínimo 150 mil km (mas a International homologou pra 300 mil km - vida útil do motor).
Walter L. L. Casitta
17/10/2011, 08:25
A corrente dura a vida do motor, mas o sistema tencionador é hidráulico e esse pode falhar em algum momento. O conserto pode ser feito sem abrir a caixa de distribuição além de que o problema não impede o funcionamento normal do motor e no caso só um pouco mais de ruído...
ola pessoal gostaria de ajudas pois tenho uma ranger 2010 e devez em quando não é sempre, geral mente quando o motor está totalmente frio e au ligar ou quando ja estou rodando, ala faz um barulho no motos na parte da frente como se fose de metal com metal (tec tec tec...) mais isso não acontece sempre mas quando faz procuro se vejo algo de errado e nada o barulho parece vir de dentro do motor na parte da frente e quando acelero ai para, mas quando deixo contando ai comerça o barulho de novo depois de um tempo com o motor em funcionamento o barulho para e vouta a ficar normal, e não ascende nenhuma luz no painel e me diserão que poderia ser bomba de óleo será ??? me ajudem por favor!!!
É a corrente ou os tuchos da corrente do motor.
Muitas rangers apresentam esse barulho. Eu mesmo troquei todo o kit de corrente (1700 reais em 2008) por causa desse barulho, mas depois de um tempo ele voltou, aí deixei quieto. Ele aparecia, depois ficava uns meses sem aparecer, depois voltava e sumia novamente.
Se estiver na garantia leva na ford e explica oq acontece e pede a troca do kit. Se nao estiver na garantia e o barulho só acontece na hora q vc liga e é rapido pra ele sumir, eu nao trocaria nada. Só trocaria se o barulho aumentesse....
E procura no google barulho no motor da ranger q vc vai achar varios topicos aqui do forum sobre isso.
pro que será que acontece isso? pedera ser por erro de fabricação! ainda ta na garantia ja até agendei par deixar na forde e sera que depois do serviço provavelmente ira voltar o barulho?
No meu caso, segundo o mecanico, os tuchos com o tempo se desgastam e aí nao funcionam direito e aí acontece o barulho, principalmente qnd vc liga o motor.
Eu troquei e depois de uns 20-30milkm voltou a fazer, mas com o tempo sumiu.
NGDaniel
05/12/2011, 07:13
Nildson, Pesquise no forum, esse é o problema que não é problema na Ranger...
É apenas desregulagem momentanea dos tuchos hidraulicos, depois autmaticamente eles se ajustam e para de fazer barulho.. é normal, todas tem..
Imperador!
05/12/2011, 11:27
Nildson, Pesquise no forum, esse é o problema que não é problema na Ranger...
É apenas desregulagem momentanea dos tuchos hidraulicos, depois autmaticamente eles se ajustam e para de fazer barulho.. é normal, todas tem..
Assunto já debatido: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a.html
Na minha XLT 3.0 Diesel 4x4, fez este barulho apenas uma única vez, de manhã com motor frio, por volta dos 15.000km rodados e depois nunca mais. Ja vendi a bela, mas tô com uma saudade mardita do 3.0... Ano que vem chega a New Ford Ranger 3.2. Tô morrendo de vontade de pisar fundo e ouvir o acoplamento viscoso ligar com o Ar Condicionado fazendo aquele barulhão. Será que o motor tem bom torque em baixa rotação ? Será que a gente vai ter que esticar a marcha para não dar tranco no cardã? Tô ancioso para andar no modelo novo.
Greg
MaurícioBsb
05/12/2011, 21:20
Eu ate tentei, mas sem brincadeiras, os relatos deste forum e uma breve conversa com meu vizinho que ficou meio decepcionado com os problemas da dele tirada desde zero me afastaram da ranger 3.0NGD ate procurei a 2.8PS mas só tinha XL e Branca e queria uma completa com todos os vidros elétricos, ABS, airbag etc. neste quesito aqui em Brasilia a Frontier e imbativél!
Daniel.Shimomoto
06/12/2011, 17:17
Eu ate tentei, mas sem brincadeiras, os relatos deste forum e uma breve conversa com meu vizinho que ficou meio decepcionado com os problemas da dele tirada desde zero me afastaram da ranger 3.0NGD ate procurei a 2.8PS mas só tinha XL e Branca e queria uma completa com todos os vidros elétricos, ABS, airbag etc. neste quesito aqui em Brasilia a Frontier e imbativél!
Mauricio;
O NGD é um motor muito bom. Mesmo aqui no fórum o pouco que se vê são problemas pontuais, relacionados em muitos casos a diesel ruim, tal qual se observa na Triton e Hilux. Naturalmente os custos de manutenção dos motores eletronicos são mais elevados (e isso inclui o NGD), o que é assustador num primeiro momento. Ainda mais se o proprietário for deleixado com manutenção.
Todos os motores carregam a sua cruz. O próprio Sprint da MWM tem as suas: Eles carregam o problema do volante de bi-massa, de baixa durabilidade, o trem traseiro de engrenagens que, se desmontado, tem que ser perfeitamente remontado para não virar um moedor de carne e o Sprint eletronico, o consumo elevado em troca de modestos 8cv!
Abs!!!
Marcelo-HPE
06/12/2011, 17:43
Vc falou uma coisa certeira Daniel, todos os motores tem sua cruz para carregar. o 4d56 então carrega 02 cruzes pesadas, um cambio curto e um sistema de arrefecimento mal dimensionado , é um motor muito bom ,porem injustiçado devido as cruzes que carrega.
abs
Carlos A. C. Azevedo
06/12/2011, 20:14
E faz um tempo que não aparece alguem falando por aqui que teve problemas com o combustivel, será que o pessoal se tocou e fez alguma coisa, ou, o menos provavel, o combustivel ta sendo menos "aditivado"? tem alguem lá pelo forum da triton com esses problemas?
Mas a culpa foi da souzaerramos de aumentar a porra da potencia do motor, sem mexer nas peças, muito menos olhar pra como ficaria o comportamento principalmente a temperatura de trabalho.. O cambio curto é culpa da sr também. As cruzes do proprio 4d56 é o alto consumo, fraqueza extrema..
Imagina Marcelo a L200 com o NGD + a caixa da ranger, com um Lift de umas 6'' ia ficar "o carro" HEHEHEHEHEHE
MaurícioBsb
06/12/2011, 21:35
Vc falou uma coisa certeira Daniel, todos os motores tem sua cruz para carregar. o 4d56 então carrega 02 cruzes pesadas, um cambio curto e um sistema de arrefecimento mal dimensionado , é um motor muito bom ,porem injustiçado devido as cruzes que carrega.
abs
Na procura da minha primeira pickup, quase comprei uma L200 HPE amarelinha automatica, mas ao ler esse forum e consultar meu mecânico, ele falou nem pensar, se quiser L200 compra quadradinha e só, dai desisti!
NGDaniel
07/12/2011, 06:37
Na procura da minha primeira pickup, quase comprei uma L200 HPE amarelinha automatica, mas ao ler esse forum e consultar meu mecânico, ele falou nem pensar, se quiser L200 compra quadradinha e só, dai desisti!
Se fosse pra ouvir mecanico vc so anda de fusca, gol e s-10... Ja cansei de falar aqui que essa historia de recomendação de mecanico é a maior fria que existe, eles trabalham e ganham a vida no CONSERTO de veiculos, logo.. quanto mais facil for o motor de mexer (s-10) e quanto mais o veiculo for na oficina deles, MELHOR pra eles, ora bolas..
Agora, bom mesmo é ouvir, como eu ja ouvi, o mecanico dizer que conhece pouco do NGD, porque pouco o viu na oficina....
Qual vc acha que ele vai indicar ?
Imperador!
07/12/2011, 09:35
Mas a culpa foi da souzaerramos de aumentar a porra da potencia do motor, sem mexer nas peças, muito menos olhar pra como ficaria o comportamento principalmente a temperatura de trabalho.. O cambio curto é culpa da sr também. As cruzes do proprio 4d56 é o alto consumo, fraqueza extrema..
Imagina Marcelo a L200 com o NGD + a caixa da ranger, com um Lift de umas 6'' ia ficar "o carro" HEHEHEHEHEHE
A L200 tem um câmbio adequado para o torque do motor...
Um câmbio mais alongado exige um torque maior e por mais tempo, o que infelizmente não dá pra conseguir na L200.
Talvez desse pra dar uma pequena melhorada, mas não seria nada de outro mundo.
Carlos A. C. Azevedo
07/12/2011, 17:13
Eu não recomendo a L200 pra ninguem, é um carro MUITO ESPECIAL pra qualquer um comprar, tem que ter cuidado, não é o caso de o dono servir ao carro, mas tem que tem muito mais cuidado do que uma Ranger 3.0.
ô César, tá de sacanagem, um 3.0 na L200 é da agua pro vinho a mudança AHUHUAHUAHUAHUAHUHUAUHAHU
Sim, o motor é fraco alem da conta, mas não é tudo isso não, a 5ª é um absurdo de curta, a diferença de RPM entre 4ª e 5ª, MENOR QUE 500 RPM, ai num tem a menor condição.. Mas fazer o que né..
Imperador!
07/12/2011, 17:24
Eu não recomendo a L200 pra ninguem, é um carro MUITO ESPECIAL pra qualquer um comprar, tem que ter cuidado, não é o caso de o dono servir ao carro, mas tem que tem muito mais cuidado do que uma Ranger 3.0.
ô César, tá de sacanagem, um 3.0 na L200 é da agua pro vinho a mudança AHUHUAHUAHUAHUAHUHUAUHAHU
Sim, o motor é fraco alem da conta, mas não é tudo isso não, a 5ª é um absurdo de curta, a diferença de RPM entre 4ª e 5ª, MENOR QUE 500 RPM, ai num tem a menor condição.. Mas fazer o que né..
Foi exatamente o que eu disse... que a relação é ruim porque o torque do motor é pequeno para uma relação mais longa.
Com certeza a L200 com o 4M41 ou o NGD ia ficar o bicho!
NGDaniel
07/12/2011, 18:12
Foi exatamente o que eu disse... que a relação é ruim porque o torque do motor é pequeno para uma relação mais longa.
Com certeza a L200 com o 4M41 ou o NGD ia ficar o bicho!
Se a outdoor viesse com um NGD ou com o motor da triton, nem que com um pouco menos de pocotó, entraria no meu roll de opções para proxima troca de viatura, como favorita!
Daniel.Shimomoto
07/12/2011, 20:26
Se a outdoor viesse com um NGD ou com o motor da triton, nem que com um pouco menos de pocotó, entraria no meu roll de opções para proxima troca de viatura, como favorita!
Na verdade o 4D56 brasileiro tem um problema: Repotenciamento indiscriminado.
No exterior ele ganhou até cabeçote de 4 valvulas por cilindro e injeção common rail, homologado para emissões padrão Euro V e nada menos que 178cv!
Enquanto isso no Brasil...143cv, BI, problemas de aquecimento, etc. etc. etc. O mais engraçado é que foruns de carro estrangeiros existe a reclamação de superaquecimento...Mas em motores demais rodados e cansados e não em motores relativamente novos.
Marcelo-HPE
07/12/2011, 20:57
A quarta marcha da l200 triton é 5 marcha da l200 outdoor. a l200 outdoor MT poderia vir mais alongada como a AT.
A minha picape perfeita seria:
Chassi- L200 Savana - chassi da outdoor mais reforçado ainda - muito forte.
Supensão - l200 outdoor - alta ,forte e bem calibrada, a melhor!!
Sistema de tração - l200 outdoor - completo
Cambio- Eaton - Ford Ranger 3.0 bem alongado faz motor trabalhar suave a baixa rpm. se for AT o da Nissan Frontier Nova está a um passo a frente dos outros por ser de 5 marchas.
Motor- Mitsubishi 4m41 3.2 DID (l200 triton) ou MWM 3.0NGD ( Ford Ranger 3.0) - Esses dois brucutus aí empatam , em força bruta e robustez, sendo que o MWM ainda consegue ter mais algumas gramas de torque.
Interior/Cabine - Toyota Hilux, pra mim tem o melhor espaço interno e bancos muito confortáveis ,porêm com os acessórios internos da l200 triton .GPS, tela LCD , etc
Caçamba- Hilux, Frontier e Amarok - empatam com a melhor caçamba.
Capacidade off-road - a l200 outdoor ganha disparado principalmente dos novos sedãs de caçamba .
Está Montada a minha Picape perfeita.
abs.
RGamaJr_4x4
07/12/2011, 21:09
A quarta marcha da l200 triton é 5 marcha da l200 outdoor. a l200 outdoor MT poderia vir mais alongada como a AT.
Cambio- Eaton - Ford Ranger 3.0 bem alongado faz motor trabalhar suave a baixa rpm. se for AT o da Nissan Frontier Nova está a um passo a frente dos outros por ser de 5 marchas.
Motor- Mitsubishi 4m41 3.2 DID (l200 triton) ou MWM 3.0NGD ( Ford Ranger 3.0) - Esses dois brucutus aí empatam , em força bruta e robustez, sendo que o MWM ainda consegue ter mais algumas gramas de torque.
Interior/Cabine - Toyota Hilux, pra mim tem o melhor espaço interno e bancos muito confortáveis ,porêm com os acessórios internos da l200 triton .GPS, tela LCD , etc
Capacidade off-road - a l200 outdoor ganha disparado principalmente dos novos sedãs de caçamba .
abs.
Faltou dizer com o preço de qual...
Marcelo-HPE
07/12/2011, 21:25
Com o preço da S-10 4x2 CS. hehehehe.
Quanto ao 4d56 ,este é o queridinho da Mitsubishi. tanto que no exterior ele roda com 178 cv .
Imperador!
07/12/2011, 21:40
abs.
Nada a acrescendar :palmas:
Falta mandar isso aqui pra alguma montadora.
Ia vender bem mais do que andam vendendo...
Otto Fernandes
05/01/2012, 13:42
Bom dia, o ruido proveniente do motor tem 90% de relação com os tensores das correntes de comando, os tensores possuem uma pré tensão por mola, e quando aceleramos o motor e a rotação aumenta, o óleo do motor ajuda os tensores na correção da folga das correntes, por isso que quando aceleramos o motor o ruido desaparece. Umas das maneiras de corrigir o ruido é substituindo o kit tensionador composto de tensores(02) placas de cotato com a corrente(2), para motores com mais de 400mil Km rodados recomenda-se troca do conjunto tensores,placas de contato,correntes e engregrenagens de acionamento do comando de valvulas.
gui ranger 00
16/01/2012, 13:11
A minha já aconteceu algumas vezes também este barulho...3.0TB, 2008, e com 65 mil/km...parece barulho de motor AP batendo...
A minha aconteceu pela primeira vez! mas em situacao diferente! Estava parado como o motor ligado e ja aquecido. Tinha rodado meia hora mais ou menos em transito pesado de cidade. O ar condicionado tava ligado e o maracador de temperatura do motor estava no meio. Por acaso estava com a janela aberta, ai ouvi o barulho. Parecia que tinha algo vibrando e encostando na grade, tipo metal com metal. Desci na hora e abri o capo. Nada de anormal, a nao ser o barulho. Desliguei e liguei de novo e continiou. Parou so depois que arranquei e andei uns 500m. Como ja tinha noticia dessa caracteristica desse motor, imaginei na hora que seria isso.Mas que deu pra assutar, isso deu. Achei que o motor ia pedir arrego. Ja tem 5 dias e nao voltou a aparecer e nao percebi nada de anormal tb. A viatura ta com 46000km, todas revisoes em ccs e oleo e filtro trocado certinho.Ah, nao sei se tem a ver, mas o dia tava muito quente.
A minha ranger 3.0 2008, tem esse barulho tanto fria como quente, acho que não tem relação com temperatura. E sim como já dito, com a pressão do óleo. Já netei tbem que qdo o oleo fica mais velho "vencido", diminui o barulho. Como mexer em motor é arriscado e caro, melhor se abituar com o barulho.
Cachoeira
21/03/2012, 12:22
Bom dia, o ruido proveniente do motor tem 90% de relação com os tensores das correntes de comando, os tensores possuem uma pré tensão por mola, e quando aceleramos o motor e a rotação aumenta, o óleo do motor ajuda os tensores na correção da folga das correntes, por isso que quando aceleramos o motor o ruido desaparece. Umas das maneiras de corrigir o ruido é substituindo o kit tensionador composto de tensores(02) placas de cotato com a corrente(2), para motores com mais de 400mil Km rodados recomenda-se troca do conjunto tensores,placas de contato,correntes e engregrenagens de acionamento do comando de valvulas.
Oi turma,
Já troquei tensionadores (em garantia) e não adiantou. Também não preocupo com esse barulho mais. Embora chato, estou considerando-o característico deste motor, fruto de uma ocilação de pressão do oleo (que descarrega o tensionador) muitas vezes (nem sempre, segundo alguns - mas comigo foi sempre) aliado à temperatura do motor (que torna o oleo um pouco mais fino...).
Quem já está avisado, não sofre. Eu não sabia, Eu já sofri... hoje tô escaldado ehehe
Uma dica: Nota-se facilmente quando o barulho está começando. Antes de deixá-lo evoluir (piorar), manter a aceleração um pouquinho... assim o tensionador volta a carregar com a pressão necessária, evitando-se o desconforto das batidas.
Espero ter sido útil...
Sds.
Daniel.Shimomoto
21/03/2012, 20:09
O engraçado é que a International prevê esse ruido. A Apostila Tecnica do NGD3.0E/PSE fala que esse ruido pode acontecer eventualmente e é fruto da perda de óleo no tensionador.
A minha EVENTUALMENTE faz esse barulho, as vezes quente, as vezes fria. Mas não é sempre. E já vi outras Ranger fazendo a cada partida do motor.
Abs!!!
Imperador!
21/03/2012, 20:39
O engraçado é que a International prevê esse ruido. A Apostila Tecnica do NGD3.0E/PSE fala que esse ruido pode acontecer eventualmente e é fruto da perda de óleo no tensionador.
A minha EVENTUALMENTE faz esse barulho, as vezes quente, as vezes fria. Mas não é sempre. E já vi outras Ranger fazendo a cada partida do motor.
Abs!!!
Bem lembrado, Daniel.
Eu já cansei de explicar aqui no fórum que esse barulho é absolutamente normal, mas não lembrava dessa referência no manual do motor. Olhei aqui agora e realmente fala disso!
Ola boa noite para todos, Ola MarcioBahia, tambem sou de salvador tenho uma ranger 2010/2011 e esta exatamento com 29000km, ja deixei meu carro 3 vezes sendo que 1 semana cada vez la, e tem o mesmo barulho apresenta, sendo que la eles nao diagnosticaram nada, so um dia que fez o barulho e chamei o mecanico de la mesmo, ele me disse que poderia ser os tuchos calibrando, sendo que eles iriam ainda fazer o procedimento que a ford mandasse, acabei me irritando e me decepicionando, pois um carro desse fazendo esse tipo de coisa muito estranhom, e fora o diferencial que faz o toc toc toc, como se tivesse tudo solto por dentro, barulho de carro velho. Mas ja me desencanei vendo os post de vcs, o que pretendo mesmo é futuramente vender ela e partir para outra pick-up.
Sendo que nao levei mais ela la, e nem pretendo levar, me acomodei com os 2 barulhos.
Imperador!
07/04/2012, 09:28
O pessoal deve ter algum problema de leitura...
Vou colocar uma figura pra mostrar...
E mais uma vez: O BARULHO É NORMAL!!!
O pessoal deve ter algum problema de leitura...
Vou colocar uma figura pra mostrar...
E mais uma vez: O BARULHO É NORMAL!!!
Calma imperador, so citei o relato que aconteceu comigo, que foi o mesmo para as pessoas que vao citar o problema parecido saber que é normal.
relaxe.
Imperador!
07/04/2012, 16:12
90% dos usuários de Ranger e Troller do fórum sabem que esse barulho é normal. Qualquer pesquisa mais séria pelo fórum mostra que além de ser normal, todo mundo que resolveu abrir o motor pra mexer nisso gastou dinheiro à toa.
É meu primeiro carro 4x4, e nunca ia saber disso, geralmente quando vc comprar um carro novo e aparece um barulho que vc nunca ouviu logico que vc fica preocupado, foi o que aconteceu comigo, andei pesquisando e vi varios comentarios uns dizendo que era normal e outros não. por isso que falei. =)
Imperador!
09/04/2012, 23:53
É meu primeiro carro 4x4, e nunca ia saber disso, geralmente quando vc comprar um carro novo e aparece um barulho que vc nunca ouviu logico que vc fica preocupado, foi o que aconteceu comigo, andei pesquisando e vi varios comentarios uns dizendo que era normal e outros não. por isso que falei. =)
Pronto. Agora você sabe que é normal e viu a prova...
Daniel.Shimomoto
10/04/2012, 10:30
Marcio;
Sobre o barulho no diferencial da sua Ranger deixei um post para você.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/102362-barulho-diferencial-ranger-3-0-a-3.html
Abracos!
mjsbs ñ se preocupe é como o pessoal falou o barulho do motor e do diferencial é normal e não incorre em problema convivo com eles a mais de 150.000 km a minha já ta com 250.000, se for por isto que vai trocar de 4x4 pense bem pois o 3.0 é um motor muito bom, tem lá seus macetes, vç esta em salvador e te recomendo após a garantia ou para qualquer duvida de manutenção procurar a Qualicar lá tem o carlinhos ex-ford um bom profissional, 71-34317826, diga que foi Paulo Paranhos que indicou caso necessite, espero que não.
O barulho é normal, segundo as normas, porem quando o motor está frio. Não foi relatado qdo. o motor já está em operação normal. Um bico injetor da minha ranger 3.0 apresentou um vazamento, foi em uma oficina espec. em injeção eletronica e fizeram um teste, enchendo de agua o buraco onde fica o bico. Junto ao bico, borbulhou ar, moral: estava perdendo pressão naquele bico. Feito o reparo (retirado e testado o bico), o barulho tec-tec sumiu.
osnyrangel
21/04/2012, 20:31
Pessoal, estou sem o manual da ranger 3.0,
gostaria de saber qual seria a quantidade ideal de óleo na troca com filtro?
NGDaniel
21/04/2012, 20:39
No manual fala-se em 9 litros, mas cabe apena 8 litros..
Imperador!
21/04/2012, 22:37
No manual fala-se em 9 litros, mas cabe apena 8 litros..
Verdade,,,
Sobre o barulho do motor, eu formulei uma tese, que sempre acontece comigo: o barulho aparece sempre que você liga e desliga o motor repetidas vezes. Por exemplo, você chega numa loja e para o motor por 5 minutos e religa o carro. Depois para de novo... nessa situação, geralmente o barulho aparece...
Alguém observou isso já?
NGDaniel
22/04/2012, 07:20
Vou observar.. até hoje não consegui estabelecer uma regra para o barulho ocorrer, até hoje tinha comigo que ocorria em qualquer situação...
Daniel.Shimomoto
22/04/2012, 14:31
Verdade,,,
Sobre o barulho do motor, eu formulei uma tese, que sempre acontece comigo: o barulho aparece sempre que você liga e desliga o motor repetidas vezes. Por exemplo, você chega numa loja e para o motor por 5 minutos e religa o carro. Depois para de novo... nessa situação, geralmente o barulho aparece...
Alguém observou isso já?
Imperador! e NGDaniel;
O engraçado é que as vezes que fez o barulho do tucho descarregado foi em situações como a que voce descreveu, Imperador e aliado ao veiculo inclinado para a direita. Isso eu reparei bem.
Abraços!
Imperador!
22/04/2012, 15:32
No meu caso, a inclinação não foi fator... no plano mesmo aconteceu...
[QUOTE=Imperador!;1674774]Verdade,,,
rapaiz, acho q vc achou o problema!!!
geralmente é isso, o motor, ja esta quente, paro pra ir ao banco, ou loja, coisa de 5 min, e qdo liga.... tek , tek, da até vergonha!!!, depois um leve toque no acelerador , e já era!!
vou ficar mais atento, mas tenho certeza disto, sempre é assim.. ou qdo esta frio, durante uns 2 segundos na primeira partida!
Imperador!
23/04/2012, 07:37
Esses dois segundos na primeira partida é o tempo que demora pra lubrificação iniciar na parte de cima do motor. ..
O certo sao 8,8 litros pode ser por isso que o barulho na corrente de vcs é mais frequente, eu mesmo troco o oleo e garanto que cabe 8,8 exatamente, com a troca de filtro obviamente...
Daril camassola
23/04/2012, 20:08
Imperador! e NGDaniel;
O engraçado é que as vezes que fez o barulho do tucho descarregado foi em situações como a que voce descreveu, Imperador e aliado ao veiculo inclinado para a direita. Isso eu reparei bem.
Abraços! o meu troller da esse barulho quando frio e inclinado pra tras
Na minha Ranger 2008 começou a aparecer esse barulho somente na 1a ligada do dia, e apenas nos dias mais frios... Notei que enquanto ocorre o barulho, até o conta giro do painel fica desregulado oscilando... Essa questao do Contagiros tambem é normal ?
Abraço
Imperador!
09/05/2012, 09:26
Não... o meu, pelo menos, não apresenta oscilação não...
O que acontece é que enquanto o barulho ocorre, o conta giros nao marca nada... o motor está ligado, fazendo o barulho porem o contagiros nao funciona... quando termina o barulho ele começa a marcar normalmente...
Esse tipo de problema pode ser identificado passando no scaner na concessionaria?
Abç
Imperador!
10/05/2012, 08:15
O que acontece é que enquanto o barulho ocorre, o conta giros nao marca nada... o motor está ligado, fazendo o barulho porem o contagiros nao funciona... quando termina o barulho ele começa a marcar normalmente...
Esse tipo de problema pode ser identificado passando no scaner na concessionaria?
Abç
Sinceramente eu não sei...
Só vai experimentando mesmo... talvez algum outro forista lhe dê uma luz...
Hj cedo sai com a caminhonete... só ocorreu o barulho, contagiros normal.... vai saber hehehehe
Vou deixar quieto e seguir como está...
Abraçao
Imperador!
10/05/2012, 09:45
Hj cedo sai com a caminhonete... só ocorreu o barulho, contagiros normal.... vai saber hehehehe
Vou deixar quieto e seguir como está...
Abraçao
Talvez seja melhor mesmo...
Não adianta procurar chifre na cabeça de cavalo...
Jader Schroeder
19/06/2012, 07:55
Bom dia pessoal;
Seguinte, entrei neste bate papo agora, tomem muito cuidado com este barulho do motor pois, comprei minha Ranger 3.0 em maio/2005, e desde aquela data apresentou um barulho semelhante, pensei que fosse o esticador, troquei e o barulho continuou indo e vindo.
Diante dos comentarios que li, pode até ser a demora do tucho hidraulico em encher e acionar, mas no meu caso e acredito que deve ser o da maioria, um parafuso do tensionador de uma das correntes estava frouxo desde a data da aquisição, e este barulho aparecia e desapareceia, procurei a concessionária e me disseram que era normal, somente em 2010 quando o barulho apareceu e não desapareceu mais resolvi abrir a frente do motor em casa, retirei a tampa frontal bem, o parafuso estava solto, e por muito pouco não estourava tudo, tive de retirar toda a frente e refazer, com solda aluminio, a casa do parafuso a rosca e recolocar novamente pois se comprasse a tampa taria morto.
Portanto aconselho a todos averiguarem esta situação antes que seja tarde, e pior a minha estava fora da garantia mas o problema persistiu por 5 anos......???????? e a FORD??????????? nem ai................
Imperador!
19/06/2012, 09:29
Uma coisa é o barulho acontecer e parar (normal) e outra é não parar...
Como já falado 1 milhão de vezes, se o barulho acontece e para, é normal, com previsão inclusive no manual do motor.
amigos, vou relatar o que aconteceu comigo, em relaçao ao barulho do motor ..
em todas as viaturas que tive, sempre fui rigoroso com trocas de oleo e filtro, sempre troquei os dois juntos, e sempre usei oleo top turbo. Bom tive um troller e agora uma ranger com o NDG 3.0, e o barulho , de vez em quando, estava lá......
Acontece que nunca gostei de colocar óleo até a marca maxima na vareta, segundo meu ponto de vista, se abaixo do minimo prejudica e acima da marca maxima tbm rejudica, sempre deixei da metade pra cima um pouquinho, mas nunca na marca maxima!!
Pra minha surpresa, na ultima troca de oleo, o trocador colocou oleo até a marca max.... na hora passou batido, acontece que a uns 5000km NUNCA MAIS aconteceu a mardito barulho!!!!
Coincidencia ou nao , façam o teste, pra min resolveu (até pode ser coincidencia), mas 5000km e nada!!!
as vezes acontecia o barulho com o motor em marcha lenta, tipo deixar a caminhonete ligada 2-3 minutos.... fazia o famoso tec.tec.tec.... ao dar um toque no acelerador... sumia!!! Agora pode ficar ligado meia hora e nada de barulho
Por favor me falem se acontece com vc's tbm isso.
Oleo até na marca MAX...
Imperador!
19/06/2012, 12:02
Isso pra mim não funciona. Quando faço a troca do óleo mando colocar próximo do nível máximo, exatamante prevedo algum consumo de óleo que pode ocorrer nos 7.000km até a próxima troca.
NGDaniel
19/06/2012, 20:11
Portanto aconselho a todos averiguarem esta situação antes que seja tarde, e pior a minha estava fora da garantia mas o problema persistiu por 5 anos......???????? e a FORD??????????? nem ai................
Um parafuso bambo por 5 anos ??? A international está é de parabens! hehe, tem de mandar pra NASA..
Jader, explica melhor este parafuso solto, erra o tensor da corrente? não moeu lá dentro durante cinco anos?
Isso pra mim não funciona. Quando faço a troca do óleo mando colocar próximo do nível máximo, exatamante prevedo algum consumo de óleo que pode ocorrer nos 7.000km até a próxima troca.
Imperador, coincidencia ou nao.... EU nao sei explicar!! Aconteceu isto comigo, nunca colocava até a marca maxima , deixava um pouco acima do meio, minha camionete nao baixa nada de oleo, nao mudei a marca de oleo (top turbo), nao mudei a marca do filtro (original, MWM, comprado no distribuidor MWN), apenas coloquei oleo até a marca MAX, sem ultrapassar. Troco oleo e filtro a cada 10.000km (e nao abaixa), agora ja esta com quase 6000km da troca e nunca mais o barulho voltou. Será que o esticador regulou? KM atual 94500km..
Tive uma ranger 2.5 que o nivel de oleo da vareta marcava errado, NAO me recordo quantos litros era recomendado para aquele motor (2.5hsd) mas, pela vareta cabia menos 1,5L ( exemplo: era pra colocar 8 litros, mas com 6.5l, ja estava no maximo), entao colocava os mesmos 8litros, e ficava acima da marca max.)
Na ranger 3.0 NGD, é pra colocar 8,8 com troca do filtro, NUNCA medi estes 8,8l, sempre fui pela vareta, pode ser que tenha diferença?? Na proxima troca serei criterioso com a mediçao de óleo (qtos litros vai) e nao irei pela vareta, depois posto aqui a diferença L/ vareta.
Imperador!
20/06/2012, 18:47
gmilani, eu acho que foi uma coincidência. Espero que tenha resolvido.
Sobre essa questão do esticador, ele não tem influência no sincronismo do motor não :concordo:
O máximo que já botei na Ranger de óleo foi 8.3L. É muito difícil secar totalmente o motor do óleo velho. Sempre fica alguma coisa.
Jader Schroeder
21/06/2012, 14:05
Sim do tensor da corrente debaixo, moeu a casa do parafuso, acontece que o parafuso afrouxou mas não caiu pq ele enscostava na tampa frontal que também ficou com a marca do parafuso, e não tinha espaço para cair então, foi comendo até ele virar para um lado e o barulhão aumentou de vez. Hj a Ranger esta com 227.000 km.
Jader, explica melhor este parafuso solto, erra o tensor da corrente? não moeu lá dentro durante cinco anos?
Pois comprei uma Limited 2005 em novembro passado...com 98.000Km..agora já tenho 128 mil..pois começou a aparecer o barulho ocasional...mas desde uma semana...ela começou a ficar dificil de pegar e o ruído, quando pega, fica permanente...algumas vezes mais forte..outras mais fraco..levei em mecanico recomendado...de cara condenou as correntes e leu mau funcionamento no scanner do sensor fase do comando..mas que a possível desregulagem das correntes ocasionaria a leitura do defeito..pois bem...como eu vinha pesquisando e acompanhando esse fórum(excelente, aliás)..resolví ver com meus próprios olhos(fui mecanico de motos por muitos anos e a vários anos tb..kk...tenho alguma boa noção),..pois de cara ao desmontar a tampa do tucho superior da corrente..dei de cara com uma mola entre as duas partes do tucho e me pareceu estar a parte externa virada..para conseguir centralizar essa mola...alguém sabe se essa mola existe dentro do tucho??..pois em todas as gravuras e fotos que achei dessa peça, não vi mola alguma..comprei a ferramenta para travar o volante em PMS...e conferi o ponto do comando...está certinho..óleo no nível e dentro da quilometragem..alguém tem alguma dica ou idéia???ou tem foto ou gravura detalhada do tucho superior ou os dois até..kkk...consegui váruios manuais de trabalho desse motor...treinamentos...muito explicativos...excelentes...fruto de muita pesquisa na nossa amada internet......aguardo alguma luz ou opinião...
grande abraço a todos..
Pois comprei uma Limited 2005 em novembro passado...com 98.000Km..agora já tenho 128 mil..pois começou a aparecer o barulho ocasional...mas desde uma semana...ela começou a ficar dificil de pegar e o ruído, quando pega, fica permanente...algumas vezes mais forte..outras mais fraco..levei em mecanico recomendado...de cara condenou as correntes e leu mau funcionamento no scanner do sensor fase do comando..mas que a possível desregulagem das correntes ocasionaria a leitura do defeito..pois bem...como eu vinha pesquisando e acompanhando esse fórum(excelente, aliás)..resolví ver com meus próprios olhos(fui mecanico de motos por muitos anos e a vários anos tb..kk...tenho alguma boa noção),..pois de cara ao desmontar a tampa do tucho superior da corrente..dei de cara com uma mola entre as duas partes do tucho e me pareceu estar a parte externa virada..para conseguir centralizar essa mola...alguém sabe se essa mola existe dentro do tucho??..pois em todas as gravuras e fotos que achei dessa peça, não vi mola alguma..comprei a ferramenta para travar o volante em PMS...e conferi o ponto do comando...está certinho..óleo no nível e dentro da quilometragem..alguém tem alguma dica ou idéia???ou tem foto ou gravura detalhada do tucho superior ou os dois até..kkk...consegui váruios manuais de trabalho desse motor...treinamentos...muito explicativos...excelentes...fruto de muita pesquisa na nossa amada internet......aguardo alguma luz ou opinião...
grande abraço a todos..
Pois hoje comecei visualizando a parte superior da corrente de distribuição..pelo encaixe da bomba de vácuo..rapá...a enjambra que fizeram no tucho superior...funcionou e ainda funciona....porém a corrente está tão esticada(gasta) que na parte onde é empurrada para tensionar, fica encostando na torre do parafuso de baixo que fixa a bomba de vácuo....resultado....troca do kit completo...já encomendei da RJImports...kit de fabricação nacional....de tres pessoas que ouví falar, boas referencias...claro, não é original e portanto não durará como tal...mas quero ver até onde ele vai...é da marca (originalkit) e vem completo...me saiu por 1000 pilas...ontem liguei para a ford e somente os tuchos sairiam por 1.400 reais...vamos ver então como ficam as coisas..vou tentar fabricar duas ferramentas que me faltam...travador da polia da bomba de alta e da bomba dágua para poder desmontar a tampa da distribuição.....
abraço a todos..
Imperador!
31/07/2012, 15:55
No meu ver, você fez uma economia porca.
O Kit de correntes original MWM custa 1500 reais (sem o desconto). E esse motor não se dá com peças paralelas. E sem tem um canto onde não se deve economizar é na distribuição desse motor.
Espero que eu esteja errado. Boa sorte.
GiovanniP
31/07/2012, 17:47
. E esse motor não se dá com peças paralelas. E sem tem um canto onde não se deve economizar é na distribuição desse motor.
Não é aconcelhado economizar em peças de distribuição de nenhum motor.
A "economia porca" ao meu ver não traz qualquer prejuizo ao motor...apenas ao meu bolso por começar provavelmente a fazer barulhos e se desgastar mais cedo....isso foi em plena consciencia, e pode ajudar a revelar uma peça de boa qualidade..a não ser que vcs tenham já usado dela...pelo menos comentários negativos não ví..preços desse nivel que vcs falaram...aqui não se acha...na loja da MWM o kit custava quase 2.900 reais..a intenção inicial foi explanar os problemas que tive e estou solucionando....ou seja...ajudar e ter tb ajuda...mas....pularam "na minha jugular"...kkkk....obrigado pela recepção..
.talvez eu até volte e poste os resultados finais...kkkkkk
abraços a todos..
Imperador!
01/08/2012, 07:41
A "economia porca" ao meu ver não traz qualquer prejuizo ao motor...apenas ao meu bolso por começar provavelmente a fazer barulhos e se desgastar mais cedo....isso foi em plena consciencia, e pode ajudar a revelar uma peça de boa qualidade..a não ser que vcs tenham já usado dela...pelo menos comentários negativos não ví..preços desse nivel que vcs falaram...aqui não se acha...na loja da MWM o kit custava quase 2.900 reais..a intenção inicial foi explanar os problemas que tive e estou solucionando....ou seja...ajudar e ter tb ajuda...mas....pularam "na minha jugular"...kkkk....obrigado pela recepção..
.talvez eu até volte e poste os resultados finais...kkkkkk
abraços a todos..
A gente aplaude o que acha certo e faz as observações sobre o que fez errado...
Se você comprou por consciência, ótimo, boa sorte pra você, mas você é exatamente o tipo de usuário que bota peça ruim e depois vem reclamar que o NGD é muito sensível.
Acho que faltou uma pesquisa mais aprofundada aí: Kit Corrente Da Distribuição Ranger 3.0 Die 05... Eletrônico - R$ 1.049,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432833591-kit-corrente-da-distribuico-ranger-30-die-05-eletrnico-_JM)
Só uma dica... outros colegas conhecem excelentes lojas online que também vendem o kit original MWM
Pessoal, hoje aconteceu uma coisa estranha. Entrei com minha ranger na garagem, parei e deixei ligada enquanto manobrava o outro carro. Ela começou a fazer um barulhão no motor como se tivesse alguma coisa solta. Abri a tampa e parece que o barulho vinha do cabeçote, parecia estar batendo válvula. Desliguei e conferi óleo, água e temperatura, estava tudo certo. Depois liguei novamente e não apareceu mais o barulho. Ainda não andei nela depois disto. Alguém tem alguma idéia do que seja?
Obs: é uma ranger diesel 3.0, 4x4, 2008 com 110.000 km.
Encontrei o seguinte tópico que fala exatamente do que aconteceu comigo. Parece que não tenho com o que me preocupar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a.html
Cachoeira
25/06/2013, 16:27
Encontrei o seguinte tópico que fala exatamente do que aconteceu comigo. Parece que não tenho com o que me preocupar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a.html
A minha dá esse barulho há muito tempo (desde os vinte e poucos mil kms - hoje está com 75mil kms). Diz que tensionador hidraulico da corrente de comando que perde pressão (descarrega) e a corrente vibra. Para evitá-lo, tão logo começar o barulho (esse barulho começa de mansinho e chega no seu máximo) é só escorar o pé no acelerador. O tensionador carrega e para de incomodar e nem chega no máximo.
já foi muito falado aqui no forum, são vários os casos. Ouvi dizer que quando o filtro de oleo lubrificante (aquele copo) era de cabeça para baixo no ngd 3.0 isso não acontecia.
marcoswiedemann
25/06/2013, 20:48
No meu ver, você fez uma economia porca.
O Kit de correntes original MWM custa 1500 reais (sem o desconto). E esse motor não se dá com peças paralelas. E sem tem um canto onde não se deve economizar é na distribuição desse motor.
Espero que eu esteja errado. Boa sorte.
Imperador
Onde vc encontrou esse Kit original MWM por 1500 dilmas.
vc pode encomenda que transfiro o dinheiro pra sua conta.
tenho que troca da minha viatura mas não acho o kit por menos de 2.000
ja pensei em colocar esse original kit (paralelo) mas ate agora não tem nenhuma referencia se o mesmo foi aprovado ou apresentou defeito.
je entrei em contato com o fabricante e o mesmo da garantia de 6 meses.
se conseguir por esse valor de 1500 pode encomendar e me passa o numero da sua conta que deposito e dinheiro
abraço
marcoswiedemann
25/06/2013, 21:23
90% dos usuários de Ranger e Troller do fórum sabem que esse barulho é normal. Qualquer pesquisa mais séria pelo fórum mostra que além de ser normal, todo mundo que resolveu abrir o motor pra mexer nisso gastou dinheiro à toa.
tenho uma duvida
é possivel a corrente de comando se romper?
por causa do mal funcionamento dos tuchos
Danielsleao
28/07/2013, 00:17
Ola pessoal, não sei aqui é o local ideal para esse post ou devo abrir um novo tópico.Por favor me ajudem nesse sentido.
Há cinco meses troquei de carro com meu pai e estou usando a sua ranger limited 3.0 07/08, atualmente com 93.000 Km rodados, sendo 80 a 90% do uso urbano. Passei meu fusion para ele pq precisei viajar mais e comecei a rodar muito em estrada , por volta de 15.000 Km neste periodo de cinco meses, passando por terrenos irregulares e estradas asfaltadas. Tenho o pé pesado e assumo que exijo bem da viatura, no entanto sempre foi feita a manutençao a cada 10.000 Km.
Há um mês comecei ouvir um barulho estranho no motor como se fosse um bater de valvular, como muitos disseram anteriormente, "tec,tec,tec", que até minha mulher notou.
Levei primeiramente em uma oficina não autorizada, cujo mecanico notou que o óleo estava muito baixo e não sujava nem a vareta. Não entendi o motivo, já que tinha feito a revisão há 02 mêses na mesma oficina e andado 3.000 KM. O mecanico questionou sobre vazamento, óleo, aumento de temperatura, perda de potencia e todas minhas respostas foram negativas. Ao puxar a vareta e ao abrir a tampa do óleo, verificamos um moderado sopro, que tambem foi presenciado ao tirar a mangueira do suspiro. Além disso em cima do cabeçote sai uma pequena fumaça. Ele garantiu que o motor estava mandando muita pressão ao carter e por isso baixando o óleo. Sendo assim precisava abrir o cabeçote e testar os bicos para saber do que se tratava. Certamente não fiz e fui direto fazer um diagnóstico na autorizada FORD. O chefe da oficina me disse uma história parecida que precisava abrir o cabeçote para ver se podia ser desgaste de cilindro ou anel ou problema no bico que pode ter "lavado " o cilindro. NO scaner acusou problema no primeiro bico/cilindro (não sei exatamente). Resolvi deixar o mecanico abrir o cabeçote e vi o tombo: Desgaste no primeiro e quarto cilindro, devendo ser mandado pra retífica e encamisados, saindo numa bagatela de 4 a 5 mil reais , com troca de algumas peças e ainda na dependencia de testar os pistoes e bicos para reaproveitar os funcionantes.
Me assustei no primeiro momento e não autorizei, já que o carro não demonstrava qualquer outra irregularidade alem do barulho, e pensei em vende-lo ou passar numa troca por um carro novo. Decidi guarda-lo na garagem e fuçar outras opções de carro. Mas ante disso visitei outro mecanico de confiançça aqui em SSA e ele me disse que a´lem desse prejuizo acima a corrente de distribuição estava danificada, segundo o posição que a mesma se encontrava e a dificuldade do carro em pegar a frio ou quente. Mais 1800 reais. Ai que desisti mesmo de fazer o serviço.
Maaaasss. nos dias que a ranger ficou parada, eu não funcionei e sua bateria foi embora. Chamei a seguradora que trouxe uma bateria de 60 a que não aguentou mandar carga. Tivemos que tirar a bateria antiga e colocar a nova pra que depois de algumas tentativas ela funcionar. Nesse momento o nível do óleo estava normal, mas uma zoada metálica mais forte apareceu , a fumaça aumentou um pouco , e estava saindo um pouco de óleo pelo cano da vareta, e fezu uma sujeira no local. Imediatamente desliguei o carro e desde entao não tenho funcionado. Acho que só rebocando para a oficina desta vez.
Só lembrando: Em nenhum momento a luz do óleo acendeu, ou a temperatura aumentou ou perdeu potencia. Salvo por observação do mecânico que achou que estava com perda em baixa rotação.
Acham mesmo que vale a pena fazer o motor da Ranger tão cedo?As vezes acho que não resta opção pra mim. Já ouvir falar muito de problemas que vem depois que se abre o motor, sobretudo encamisamento. Talvez so trocando a bateria e o kit de distribuição melhore para fzaer negocio com concessionária, que muitas vezes nem olham o carro direito.
O que vcs acham?
Agradeço a atençao
A minha se tirar a vareta suja tudo, isso desde 0km. Esse motor tem um "sopro forte" mesmo. A concessionária chegou a abrir o motor e depois fechou com as mesmas peças? Isso pode ter sido a ruína do motor...
Danielsleao
28/07/2013, 10:40
A minha se tirar a vareta suja tudo, isso desde 0km. Esse motor tem um "sopro forte" mesmo. A concessionária chegou a abrir o motor e depois fechou com as mesmas peças? Isso pode ter sido a ruína do motor...
Só chegou a tirar o cabeçote, que aparentemente não teve problemas.
Daniel.Shimomoto
28/07/2013, 10:56
Danielsleao
Esquece essa historia de ver a tampa de óleo, ver se assopra pelo respiro só funciona com Mercedes OM352/366. Todos os outros assopram no respiro, vareta ou a tampa do óleo quando retiradas.
O Concessionário falou uma bobagem: Motor como o NGD, ou encamisa todos os pistões e faz completo ou não faz nenhum. Não existe esse negócio de encamisar um (ou dois) cilindros e deixar os demais como estão. Fica ruim até em motores que aceitam tal procedimento (como o MWM D-229 e suas camisas umidas), imagina os que não aceitam.
Aceita um conselho? Ou você se submete a abrir e caçar o problema no motor, dê no que dê, ou então é melhor vender de vez a Ranger. No NGD não aceita meio termo. Abriu ele, se tiver problema tem que mexer. Senão ele fica pior do que estava.
Abraços!
marcoswiedemann
28/07/2013, 19:36
procura outro mecanico de confiança
pois com essa quilometragem acho que não é motor.
esses motores se fizer a troca de oleo e filtros na KM recomendado ele dura mais de 500 mil km.
é recomendado a troca de oleo e filtros com 10mil km mas faça sempre antes, pra evitar problemas.
tem vtr com mais de 200mil km e motor redondo
como seu pai fazia a revisão.
lotomina
16/01/2014, 17:36
Apareceu esse TEC TEC no meu carro, levei na ford.. Estava na garantia, trocaram "a caixa" e não mexeram nas correntes...
Agora em Janeiro o carro saiu da garantia (tem 20 dias) e a ford me deu um orçamento de R$ 11.000 reais pra trocar correntes e tensores...
Estou puto da vida, ja fui la e falei com o setor de qualidade, ficarem de entrar em contato com a FORD pra tentar prorrogar minha garantia.
A justificativa deles é que na epoca q abriram não identificaram problema na corrente e a troca da caixa resolvia o problema, tanto que o carro passou 4 meses sem fazer o TEC TEC...
Estou me sentindo enganado, como se a ford tenha feito apenas um "remendo" no meu caso e agora o problema estourou...
Pergunto a voces, a tese deles de que nao havia problema na corrente ha 4 meses atras procede? Porque meu carro ficou 4 meses sem fazer barulho e voltou agora?
GRATO.
marcoswiedemann
16/01/2014, 18:18
Apareceu esse TEC TEC no meu carro, levei na ford.. Estava na garantia, trocaram "a caixa" e não mexeram nas correntes...
Agora em Janeiro o carro saiu da garantia (tem 20 dias) e a ford me deu um orçamento de R$ 11.000 reais pra trocar correntes e tensores...
Estou puto da vida, ja fui la e falei com o setor de qualidade, ficarem de entrar em contato com a FORD pra tentar prorrogar minha garantia.
A justificativa deles é que na epoca q abriram não identificaram problema na corrente e a troca da caixa resolvia o problema, tanto que o carro passou 4 meses sem fazer o TEC TEC...
Estou me sentindo enganado, como se a ford tenha feito apenas um "remendo" no meu caso e agora o problema estourou...
Pergunto a voces, a tese deles de que nao havia problema na corrente ha 4 meses atras procede? Porque meu carro ficou 4 meses sem fazer barulho e voltou agora?
GRATO.
se vc não conseguir a garantia, vai em um representante MWM, paguei as correntes e tuchos tudo por 1.600, mais 400 de mão de obra.
Imperador!
17/01/2014, 09:44
se vc não conseguir a garantia, vai em um representante MWM, paguei as correntes e tuchos tudo por 1.600, mais 400 de mão de obra.
X2!
Mas depende muito do barulho pra você saber se realmente tem um problema ou não. O barulho "dos tuchos" é natural no motor 3.0 desde que seja intermitente e não se prolongue por muito tempo. A minha 3.0 fez desde que peguei ela e nunca encuquei com isso. Inclusive já postei até a página no manual do MOTOR em que fala que o barulho, nas condições que falei acima, é normal.
Claudio Rech Reginato
17/03/2014, 21:48
X2!
Mas depende muito do barulho pra você saber se realmente tem um problema ou não. O barulho "dos tuchos" é natural no motor 3.0 desde que seja intermitente e não se prolongue por muito tempo. A minha 3.0 fez desde que peguei ela e nunca encuquei com isso. Inclusive já postei até a página no manual do MOTOR em que fala que o barulho, nas condições que falei acima, é normal.
Olá. Sobre o barulho tec tec tec. Tenho uma ranger 2011 3.0 com 41 mil km e gostaria de saber se quando faz o barulho tec tec tec o motor começa a falhar e se o ar estiver ligado fica pior ainda, e isso mesmo ou tem algo errado a mais? abs
Imperador!
17/03/2014, 22:52
ai no seu caso tem que mandar olhar, o motor não falha quando faz o barulho. o funcionamento e normal, exceto pelo barulho...
marcoswiedemann
17/03/2014, 23:22
ai no seu caso tem que mandar olhar, o motor não falha quando faz o barulho. o funcionamento e normal, exceto pelo barulho...
Inperador, me desculpe por perguntar nesse topicomas, como esta a nova ranger 3.2
Poe sua opinião pra nos.
Abraço
Ola pessoal, não sei aqui é o local ideal para esse post ou devo abrir um novo tópico.Por favor me ajudem nesse sentido.
Há cinco meses troquei de carro com meu pai e estou usando a sua ranger limited 3.0 07/08, atualmente com 93.000 Km rodados, sendo 80 a 90% do uso urbano. Passei meu fusion para ele pq precisei viajar mais e comecei a rodar muito em estrada , por volta de 15.000 Km neste periodo de cinco meses, passando por terrenos irregulares e estradas asfaltadas. Tenho o pé pesado e assumo que exijo bem da viatura, no entanto sempre foi feita a manutençao a cada 10.000 Km.
Há um mês comecei ouvir um barulho estranho no motor como se fosse um bater de valvular, como muitos disseram anteriormente, "tec,tec,tec", que até minha mulher notou.
Levei primeiramente em uma oficina não autorizada, cujo mecanico notou que o óleo estava muito baixo e não sujava nem a vareta. Não entendi o motivo, já que tinha feito a revisão há 02 mêses na mesma oficina e andado 3.000 KM. O mecanico questionou sobre vazamento, óleo, aumento de temperatura, perda de potencia e todas minhas respostas foram negativas. Ao puxar a vareta e ao abrir a tampa do óleo, verificamos um moderado sopro, que tambem foi presenciado ao tirar a mangueira do suspiro. Além disso em cima do cabeçote sai uma pequena fumaça. Ele garantiu que o motor estava mandando muita pressão ao carter e por isso baixando o óleo. Sendo assim precisava abrir o cabeçote e testar os bicos para saber do que se tratava. Certamente não fiz e fui direto fazer um diagnóstico na autorizada FORD. O chefe da oficina me disse uma história parecida que precisava abrir o cabeçote para ver se podia ser desgaste de cilindro ou anel ou problema no bico que pode ter "lavado " o cilindro. NO scaner acusou problema no primeiro bico/cilindro (não sei exatamente). Resolvi deixar o mecanico abrir o cabeçote e vi o tombo: Desgaste no primeiro e quarto cilindro, devendo ser mandado pra retífica e encamisados, saindo numa bagatela de 4 a 5 mil reais , com troca de algumas peças e ainda na dependencia de testar os pistoes e bicos para reaproveitar os funcionantes.
Me assustei no primeiro momento e não autorizei, já que o carro não demonstrava qualquer outra irregularidade alem do barulho, e pensei em vende-lo ou passar numa troca por um carro novo. Decidi guarda-lo na garagem e fuçar outras opções de carro. Mas ante disso visitei outro mecanico de confiançça aqui em SSA e ele me disse que a´lem desse prejuizo acima a corrente de distribuição estava danificada, segundo o posição que a mesma se encontrava e a dificuldade do carro em pegar a frio ou quente. Mais 1800 reais. Ai que desisti mesmo de fazer o serviço.
Maaaasss. nos dias que a ranger ficou parada, eu não funcionei e sua bateria foi embora. Chamei a seguradora que trouxe uma bateria de 60 a que não aguentou mandar carga. Tivemos que tirar a bateria antiga e colocar a nova pra que depois de algumas tentativas ela funcionar. Nesse momento o nível do óleo estava normal, mas uma zoada metálica mais forte apareceu , a fumaça aumentou um pouco , e estava saindo um pouco de óleo pelo cano da vareta, e fezu uma sujeira no local. Imediatamente desliguei o carro e desde entao não tenho funcionado. Acho que só rebocando para a oficina desta vez.
Só lembrando: Em nenhum momento a luz do óleo acendeu, ou a temperatura aumentou ou perdeu potencia. Salvo por observação do mecânico que achou que estava com perda em baixa rotação.
Acham mesmo que vale a pena fazer o motor da Ranger tão cedo?As vezes acho que não resta opção pra mim. Já ouvir falar muito de problemas que vem depois que se abre o motor, sobretudo encamisamento. Talvez so trocando a bateria e o kit de distribuição melhore para fzaer negocio com concessionária, que muitas vezes nem olham o carro direito.
O que vcs acham?
Agradeço a atençao
E ai resolveu seu problema? em Salvador só levo minha Ranger 3.0 para um mecanico o Carlinhos da Qualicar, o que ele disser de seu motor pode acreditar, se não resolveu seu problema ainda não custa tentar falar com ele o tel é o 71-34317826.
Acontece a mesma coisa com o meu Ford Ranger XLT 3.0 Diesel 2011. Esse barulho aparece do nada e some do nada também, tô me convencendo que é algo que normal.
Acontece a mesma coisa com o meu Ford Ranger XLT 3.0 Diesel 2011. Esse barulho aparece do nada e some do nada também, tô me convencendo que é algo que normal.
A minha está com 130.000 km e apresentou um tec tec tec que aparecia e sumia... vim aqui para procurar a solução... fiquei mais tranquilo quando li que era normal.
Resolvi trocar o óleo + filtro de óleo e coloquei dois frascos de Militec 200 ml e o resultado: o barulho desapareceu.
Rodrigo Wolpert
19/05/2014, 19:27
A minha está com 130.000 km e apresentou um tec tec tec que aparecia e sumia... vim aqui para procurar a solução... fiquei mais tranquilo quando li que era normal.
Resolvi trocar o óleo + filtro de óleo e coloquei dois frascos de Militec 200 ml e o resultado: o barulho desapareceu.
Na minha quando este barulho aparece é próximo da troca de óleo. Depois que o óleo é trocado como manda o manual de serviço, até a marca MAX da vareta, o barulho desaparece.
NiltonJacarei
24/05/2014, 21:12
:safari-rig: Ai galera, também fiquei preocupado com tal barulho, observei no meu trator "Ranger LIMITED 2011, 60000" o tal barulho e ai passei a observar quando acontecia o barulho, por incrível que pareça esta ligado diretamente ao tanque de combustível, não sei porque mas com o nível de óleo baixo aumenta a espuma dentro do tanque somadas a outras variáveis geram o barulho na hora que você quiser.
Tanque de óleo abaixo de 1/4 + a caminhonete inclinado para o lado esquerdo + a frente com nível abaixo da traseira + espuma do óleo diesel no tanque = a barulho no motor.
O barulho no motor 3.0 NGD já discutido exaustivamente aqui é por causa do sistema de tuchos hiraulicos deste motor geralmente até o motor pegar pressão no sistema de lubrificação fica o tec tec ,mas é normal sem nenhum problema agora barulho tem vários e depende do barulho o tec tec quando liga e as vezes em lenta é normal.,
Reparei que ao ligar o meu carro pela manha a luz do óleo demora uns 3 a segundos para apagar enquanto as outras luzes apagam rapidamente... Isso é normal ou tenho que levar na oficina para verificar?
[]´s
Imperador!
29/05/2014, 20:05
Reparei que ao ligar o meu carro pela manha a luz do óleo demora uns 3 a segundos para apagar enquanto as outras luzes apagam rapidamente... Isso é normal ou tenho que levar na oficina para verificar?
[]´s
Normal. A explicação foi dada pelo papa...
NiltonJacarei
29/06/2014, 20:11
Pessoal estou com uma duvida, observei um barulho estranho, parecido com homocinética com defeito, suspendi o trator e girei o volante todo para direita e para esquerda.
Observei que o pneu esta encostando na barra estabilizadora e em um gancho, não entendi o motivo.
Estou com pneus originais alguém pode me ajudar ou direcionar para algum tópico sobre este problema.
Alinhamento esta normal.
Com o 4x4 ligado da a impressão que nas curvas fica freando o carro ou arrastando algum pneu.
davi rodrigues de farias
18/07/2014, 09:47
O barulho no motor 3.0 NGD já discutido exaustivamente aqui é por causa do sistema de tuchos hiraulicos deste motor geralmente até o motor pegar pressão no sistema de lubrificação fica o tec tec ,mas é normal sem nenhum problema agora barulho tem vários e depende do barulho o tec tec quando liga e as vezes em lenta é normal.,
OLÁ PAPA.
Para resolver o desconforto do barulho da corrente de distribuição , furei a porca que aperta o tencionador com uma broca 10mm , bem no meio , e soldei um bojão de 30ml , isso almentou a reserva de oleo para o tucho estará carregado quando estiver em baixa rotação . conclusão , não tive mais o desconforto do barulho .
abraços.
PS: essa ideia só evoluil por conta de boas explicações de PAPA e IMPERADOR.
Imperador!
18/07/2014, 16:55
OLÁ PAPA.
Para resolver o desconforto do barulho da corrente de distribuição , furei a porca que aperta o tencionador com uma broca 10mm , bem no meio , e soldei um bojão de 30ml , isso almentou a reserva de oleo para o tucho estará carregado quando estiver em baixa rotação . conclusão , não tive mais o desconforto do barulho .
abraços.
PS: essa ideia só evoluil por conta de boas explicações de PAPA e IMPERADOR.
Que inteligente, parabéns! Poste fotos do serviço pra ajudar outros membros do fórum que sofram com o problema!
Se ainda estivesse com a minha, acho que faria esse serviço...
Abs!
JRoberto
18/07/2014, 18:06
Davi, parabéns pela idéia. A quanto tempo você fez isso? Se realmente resolveu, vai ser uma mão na roda pros donos de Ranger, esse barulho é irritante demais. Divide com a gente ai, posta uma fotos.
Abraços.
davi rodrigues de farias
19/07/2014, 08:47
Obrigado amigo. Com Certeza irei postar as fotos .MAS não só eu estou de parabéns, mais voces todos .Postarei as fotos do serviço e das peças ultilizadas assim que possivel.
davi rodrigues de farias
23/09/2014, 11:17
Essa é a peça (coloquei o nome de drf)
478265478266478270478270
Olá pessoal.
Desculpe a demora para postar as fotos , mais estava fazendo alguns testes para confirmar a eficiencia da peça.
Já estou rodando com ela a mais de dois meses e nem sinal daquele barulho humilhante .
A pressão no local não foi alterada , e tem bom exito tanto com oleo em baixa km quanto com 10 mil.
Abraço a todos .
davi rodrigues de farias
23/09/2014, 11:41
davi, parabéns pela idéia. A quanto tempo você fez isso? Se realmente resolveu, vai ser uma mão na roda pros donos de ranger, esse barulho é irritante demais. Divide com a gente ai, posta uma fotos.
Abraços.
olá jroberto .
Postei as fotos
davi rodrigues de farias
23/09/2014, 11:43
olá meu amigo imperador . postei as fotos
Imperador!
23/09/2014, 13:16
olá meu amigo imperador . postei as fotos
Parabéns pelo serviço, ficou bem legal mesmo!
Teria como postar uma foto mais afastada pra gente ver bem a localização desse parafuso?
JRoberto
23/09/2014, 18:17
olá jroberto .
Postei as fotos
Davi, parabéns! Ideia genial, simples e eficaz.
Você fez no de baixo também, ou pela posição em que ele fica não é preciso?
Mantém a gente informado.
Abraço.
davi rodrigues de farias
24/09/2014, 08:28
j. apenas o tensor superior.
davi rodrigues de farias
24/09/2014, 08:33
lembrando , que esse conjunto comprei em uma casa de mangueira hidraulica , e a eficiencia é devido o bojão ter freza de rosca interna , para manter o oleo por mais tempo no interior da peça. OU seja por dentro do bujão é rosca.
JRoberto
24/09/2014, 09:00
Valeu, Davi! Já vai entrar na lista das futuras tarefas aqui.
Abraços.
davi rodrigues de farias
06/10/2014, 11:58
e aí jroberto? já fez a experiencia?
JRoberto
06/10/2014, 18:44
e aí jroberto? já fez a experiencia?
Fala Davi, tudo bem? Ainda não fiz, to trabalhando direto, não sobra tempo pra nada. Mas não ta esquecido não.
E ai funcionando a contento?
[]'s
Cachoeira
07/10/2014, 09:12
Davi, parabéns pela idéia. A quanto tempo você fez isso? Se realmente resolveu, vai ser uma mão na roda pros donos de Ranger, esse barulho é irritante demais. Divide com a gente ai, posta uma fotos.
Abraços.
Prezados,
Minha ranger tem o tec tec desde bem nova (peguei zero) e cheguei, em garantia, trocar tuchos da corrente (NÃO ADIANTA). Hoje com mais de 100.000, continua um "carrão", e faz o tec tec bem de vez em quando (as vezes esqueço que ele existe e ele volta e me lembra). Não fiz nada...apenas aprendi a conviver com ele. Noto que este barulho é progressivo (começa baixo e vai aos poucos "pondo para quebrar"). Aprendi a detectá-lo no início;aí escoro o pé de leve no acelerador aumentando a pressão do óleo, e acabo com o barulho alí mesmo (ele não progride).
Sds.
Imperador!
07/10/2014, 11:13
Prezados,
Minha ranger tem o tec tec desde bem nova (peguei zero) e cheguei, em garantia, trocar tuchos da corrente (NÃO ADIANTA). Hoje com mais de 100.000, continua um "carrão", e faz o tec tec bem de vez em quando (as vezes esqueço que ele existe e ele volta e me lembra). Não fiz nada...apenas aprendi a conviver com ele. Noto que este barulho é progressivo (começa baixo e vai aos poucos "pondo para quebrar"). Aprendi a detectá-lo no início;aí escoro o pé de leve no acelerador aumentando a pressão do óleo, e acabo com o barulho alí mesmo (ele não progride).
Sds.
Como já comentado o barulho é normal, mas a solução do colega forista pode ser útil aos mais incomodados.
Prezados,
Sds.
Meu relato é igual ao seu. Minha tb peguei zero e esta com 129000 agora. "Aprendi" a conviver com o barulho. Engraçado é quando tem alguém junto no carro e fala "TEU MOTOR VAI ESTOURAR!"
Seu entendesse um pouco de mecânica, ia fazer igual ao davi rodrigues de farias (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/85733.html) mas infelizmente dependo de mecânicos.
davi rodrigues de farias
09/10/2014, 17:18
Meu relato é igual ao seu. Minha tb peguei zero e esta com 129000 agora. "Aprendi" a conviver com o barulho. Engraçado é quando tem alguém junto no carro e fala "TEU MOTOR VAI ESTOURAR!"
Seu entendesse um pouco de mecânica, ia fazer igual ao davi rodrigues de farias (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/85733.html) mas infelizmente dependo de mecânicos.
tenta colocar um relogio de pressão de oleo no nipe que tem ao lado do tensor superior , pode ser que apenas essa quantidade de oleo que fica na mangueira possa te ajudar a acabar com o barulho. E é bem facil de colocar , além de que voce vai monitorar melhor a pessão do oleo de seu carro .Na minha coloquei e não me arrependi . A pressão naquele local quando fria contando fica 5 bar e com temperatura de uns 90G fica entre 2 e 2.5 bar .
abraços
davi rodrigues de farias
09/10/2014, 17:23
Galera gasta 30 reais e acaba com esse barulho .
Um abraço para todos do amigo Davi:D
davi rodrigues de farias
09/10/2014, 17:35
Como já comentado o barulho é normal, mas a solução do colega forista pode ser útil aos mais incomodados.
Imperador ... minha viatura , de 1200 à 1350 giros da desbalanciamento do bico 1.Cara tava encomodando pra caramba , e faz um barulho estranho no bico , meu scaner é o ELM 327 uso o programa torque .Gostaria de saber de voce e de outros amigos se voces já balancearam os bicos através de scaner ou terei que coloca-lo realmente em bancada?
PS:consegui uma solução paliativa usando um pouco de oleo lubrificante misturado ao diesel , ele deixou o bico mais lubrificado .
Imperador!
09/10/2014, 18:40
Imperador ... minha viatura , de 1200 à 1350 giros da desbalanciamento do bico 1.Cara tava encomodando pra caramba , e faz um barulho estranho no bico , meu scaner é o ELM 327 uso o programa torque .Gostaria de saber de voce e de outros amigos se voces já balancearam os bicos através de scaner ou terei que coloca-lo realmente em bancada?
PS:consegui uma solução paliativa usando um pouco de oleo lubrificante misturado ao diesel , ele deixou o bico mais lubrificado .
Não existe regulagem de bico via scanner, realmente tem que desmontar e levar num bombista (de preferência bom... kkkk)
JRoberto
10/10/2014, 07:48
Não existe regulagem de bico via scanner, realmente tem que desmontar e levar num bombista (de preferência bom... kkkk)
Davi e Imperador, onde eu compro esse scanner, e ele realmente lê todas as funções da 3.0?
[]'s
Imperador!
10/10/2014, 08:08
Davi e Imperador, onde eu compro esse scanner, e ele realmente lê todas as funções da 3.0?
[]'s
Comprei o meu no Dealextreme (do mais baratinha mesmo...). Todos os scanners baratos lêem a 3.0, o problema e com os carros mais novos e a linha MIT que e mais exigente quanto a protocolos.
JRoberto
11/10/2014, 09:16
Comprei o meu no Dealextreme (do mais baratinha mesmo...). Todos os scanners baratos lêem a 3.0, o problema e com os carros mais novos e a linha MIT que e mais exigente quanto a protocolos.
Anotado, valeu.
[]'s
Cristovão Silva
03/11/2014, 15:55
Ola pessoal.. Eu tenho uma Ford Ranger 3.0 2006 diesel 4x2. Eu vinha na estrada quando um barulho começou a surgir no motor.
É tipo um tac..tac..tac.. como se fosse algo solto la dentro. Depois desse acontecimento, ainda rodei 15 quilometro com com o carro até a cidade. Não aqueceu, não acendeu luz nenhuma no painel, funcionou perfeito. Quando acelero o barulho aumenta, o motor treme, carro sem força, fumaça um pouco quando acelera, troca de marcha perfeito. saiu um pouco de olho pelo escapamento. Levei no mecânico, ele olhou a corrente, tudo ok. tirou a tampa de cima junto com os bicos e ate agora, não descobrimos nada. testou a pressão do olho ate os bicos, tudo ok. Disse que é bom testar os bicos, pois o problema pode ser nos bicos, ou então vai ser no cabeçote.
O que pode ser isso? amigos me ajudem por favor. Desde de já agradeço a todos.
Abraço.
daniel_DF
28/11/2014, 03:24
Venho acompanhando há algum tempo este tópico do fórum, pois sempre esperava que viesse uma explicação técnica e mais simples para o problema do TEC TEC.
Alguns relatos praticamente idênticos aos que eu tive. O barulho começava somente quando carro estava parado e depois da quinta partida seguida. Outras vezes surgia do nada passava um tempão e desaparecia. Acho que passei por todas as etapas relatadas ai, até que uma hora o barulho começou a ser quase diário, pois o incomodo era demais.
Para resolver o problema definitivamente, primeiro passo entrei em contato equipe técnica da MWM e eles informaram que o problema estava relacionado ao sistema corrente e engrenagem e solicitou que eu foi a um representante deles. Como eu confio, muito na concessionária Ford aqui em BSB. Um dia consegui levar o carro para lá e pedi para desmontar para eu poder visualizar o problema. Ao abrir não foi detectado nada, mas uma equipe da MWM foi legal e foi ao local para ver as peças e informou o motivo do problema. Eles citaram o desgaste natural de um corrente de moto ou bicicleta como exemplo, quando a corrente está com problema de fabricação (quando ocorre abaixo de 150 mil km) ou por desgaste natural acima de 150 mil a corrente estica mais do que os tensores são capazes de ajustar e daí surge o barulho. Eles explicaram inclusive que o barulho e mais comum quando o carro ta parado ou em baixa rotação em dias quentes, pois o metal dilata muito e a corrente folga mais ainda.
Resultado da historia toda. Se você não quer mais ouvir o barulho so lhe resta trocar kit corrente. O Kit paralelo custa em Brasília em torno de 950 reais e o original MWM por volta de 1400. Na concessionária só um corrente custava 1331 reais e é a mesma vendida pela MWM. Alguns amigos que tem troller( motor igual ao da Ranger) não recomendam a troca pelo paralelo porque a durabilidade é menos da metade do original.
Sobre o pessoal que falou que o barulho e comum, eu falei com equipe técnica e eles falaram que pela fato corrente ser um conjunto mais robusto, não funciona como a correia dentada que quebra de uma vez, a corrente vai aumentando o barulho e pode rodar ate mais de 80mil km sem quebrar, mas o barulho e progressivo e uma hora ficará insuportável e quebrará.
Obs.: Para quem ainda tem carro na garantia, recomendo ir urgente a concessionária e pedir a troca do kit. Para quem não tem mais esse suporte, recomendo enviar e-mail a MWM e verificar o representante mais próximo e comprar o kit original a mão obra deve ficar em torno de 700 a 900 reais.
Espero que o mistério tenha sanado para quem tinha alguma dúvida
Imperador!
28/11/2014, 07:58
Pode até ser (não é, falaram isso pra você se contentar...), mas veja os relatos de muitos proprietários do fórum que trocaram a corrente por kits originais e não resolveram o problema.
Isso aí é um problema de projeto da MWM (quantos motores no mundo não usam corrente e isso não acontece? Quase todos os motores Ford, o 4M41 da Triton, Full e Dakar... e por aí vai...) e isso não acontece. Agora nem a Ford nem a MWM vai admitir que pisou na bola para evitar um recall...
Aliás, como eu já comentei no fórum, a questão é um descarregamento de tucho que no manual de serviço da MWM referente ao NGD é considerado normal e temporário. Se quiser, mando um print depois.
davi rodrigues de farias
02/03/2015, 11:46
o meu continua sem fazer barulho.
JRoberto
02/03/2015, 17:33
o meu continua sem fazer barulho.
Davi, bom saber que está funcionando legal. Ainda não consegui tempo para fazer, mas tá na lista. Continue nos informando, Valeu!
Abraços
davi rodrigues de farias
02/03/2015, 22:10
combinado j.roberto.
Dar uma olhada no sensor de nivel que coloquei na ranger TOPICO:(ranger 3.0 aquecendo).
JRoberto
03/03/2015, 17:40
combinado j.roberto.
Dar uma olhada no sensor de nivel que coloquei na ranger TOPICO:(ranger 3.0 aquecendo).
Show de bola! Já dei um pitaco lá:concordo:
marcoswiedemann
03/03/2015, 17:46
A minha eu fiz a troca do kit (original MWM) e mais um ejetor de oleo que lubrifica as correntes.
Desde então não escuto mais esse maldito tec tec, isso que ja rodei mais de 15mil km depois da troca.
Sem conta que o motor parece que ganha outra vida fica redondinho.
Na oficina que fiz a troca tinha um motor das nossas ranger, onde o dono não quis fazer a troca do kit e arrebentou a corrente. Nem preciso comenta o prejuízo do cara.
marcos, qual kit você trocou?
marcoswiedemann
04/03/2015, 20:13
marcos, qual kit você trocou?
Comprei o Kit corrente de comando original MWM, na loja ORBID em Porto Alegre.
Amigos, já li e reli os tópicos sobre o motor já sei que é normal o barulho de corrente, tenho uma Ranger 2010 com 101 mil km, uns 3mil Km comecei a notar um tu tu tu tu pela manhã parece barulho de tuchos de motor a gasolina, ele diminui depois que o motor aquece, porem não some, outro detalhe é que não e constante, mantenho o motor acelerado a 1500 rpm e ta tudo bem , fica assim uns 30 segundos ate que o barulho aparece, nao dura mais que 5 segundos e some, e se repete sistematicamente levei na Ford e condenaram os tensores da corrente, mas não garantira que ficava bom, levei em um mecânico que trabalhou anos na ford, condenou o kit de distribuição alegou que a corrente frouxa atrasa o fechamento da válvula e o pistao bate na mesma, levei em um terceiro e condenou a corrente, porem nenhum deles dá certeza ou seja sao dois mil de peças e mais uns mil de mão de obra e nao sei se funcionará ja que na minha cabeça o barulho na pode ser a corrente pois não se ouço o raspar, nem o bater de corrente.(na verdade ela ate faz ao inclinar de lado mas já relaxei)
conclusão estou o a ranger guardada na garagem com medo de quebrar algo mais caro e ninguém garante nada.
acho ainda que algum tucho enche e esvazeia, porque o barulho vai e volta o tempo todo, e quando está frio é muito mais acentuado.
Alguem pode dar uma luz?
marcoswiedemann
13/03/2015, 16:14
Amigos, já li e reli os tópicos sobre o motor já sei que é normal o barulho de corrente, tenho uma Ranger 2010 com 101 mil km, uns 3mil Km comecei a notar um tu tu tu tu pela manhã parece barulho de tuchos de motor a gasolina, ele diminui depois que o motor aquece, porem não some, outro detalhe é que não e constante, mantenho o motor acelerado a 1500 rpm e ta tudo bem , fica assim uns 30 segundos ate que o barulho aparece, nao dura mais que 5 segundos e some, e se repete sistematicamente levei na Ford e condenaram os tensores da corrente, mas não garantira que ficava bom, levei em um mecânico que trabalhou anos na ford, condenou o kit de distribuição alegou que a corrente frouxa atrasa o fechamento da válvula e o pistao bate na mesma, levei em um terceiro e condenou a corrente, porem nenhum deles dá certeza ou seja sao dois mil de peças e mais uns mil de mão de obra e nao sei se funcionará ja que na minha cabeça o barulho na pode ser a corrente pois não se ouço o raspar, nem o bater de corrente.(na verdade ela ate faz ao inclinar de lado mas já relaxei)
conclusão estou o a ranger guardada na garagem com medo de quebrar algo mais caro e ninguém garante nada.
acho ainda que algum tucho enche e esvazeia, porque o barulho vai e volta o tempo todo, e quando está frio é muito mais acentuado.
Alguem pode dar uma luz?
Este barulho do tec tec tec, quando o motor esta frio é característico do kit corrente de comando, e deve trocar o kit completo. Mas se apenas agora vc ta escutando então ainda vai longe ate que as correntes arrebentem.
Mas assim que vc puder faça a troca.
Procure uma autorizada MWM na sua cidade ou mais proxima e compre direto esse kit.
Imperador!
14/03/2015, 09:35
Não posso confirmar com toda certeza, mas mais uma das vantagens da corrente de comando em relação à correia dentada é que caso a corrente estrague não danifica nada no motor. Basta trocar a corrente e recolocar o motor no ponto e rodar.
Isso aí eu teria que confirmar, pois nunca aconteceu comigo, mas tenho a impressão que já li eu algum canto.
http://www.ehow.com/facts_7453735_happen-timing-chain-breaks_.html
como é esse tal barulho? como estou com carro diesel ha pouco tempo, posso estar confundindo com o barulho normal do motor ou é algo fácil de notar a "estranheza"? kkk
marcoswiedemann
14/03/2015, 17:47
Não posso confirmar com toda certeza, mas mais uma das vantagens da corrente de comando em relação à correia dentada é que caso a corrente estrague não danifica nada no motor. Basta trocar a corrente e recolocar o motor no ponto e rodar.
Isso aí eu teria que confirmar, pois nunca aconteceu comigo, mas tenho a impressão que já li eu algum canto.
http://www.ehow.com/facts_7453735_happen-timing-chain-breaks_.html
Não é exatamente assim.
Ja vi um motor que arrebentou a corrente de comando e o motor foi pro saco.
igual a motor que usa correia dentada.
O dono tava apavorado com o gasto, vai ter que troca ate cabeçote.
davi rodrigues de farias
20/10/2015, 11:52
Alguem pode dar uma luz?
olá Mayworm . voce descubriu o defeito?
A minha está com esse tu tu tu tu ....a uns 10 mil km.
Jose Paulo Umbelino Junio
06/01/2016, 08:26
Quando procurei por esse barulho e li sua citação, fiquei bem aliviado, tenho uma Ranger 3.0 113000 km de segunda mão e gastei pra fazer suspensão, motor de partida... na primeira semana ela apresentou esse barulho daí eu acelerava um pouco e o barulho acabava. Gosto desse site por trocar e aprender experiências.
MBMSilva
12/01/2016, 16:23
Olá caros usuários do site.
Inicialmente eu postei um problema que tive em minha ranger, juntamente com a solução. Agora estou postando um outro problema para que vejam e se possível caso alguém tenha visto ou vivido algo parecido posa me dar umas dicas:
se você abrir o capo do carro vai escutar fortes barulhos de batidas, que todos os mecânicos que já andei perguntando dizem ser normal de caminhonetes... mas o que me intriga é um segundo barulho que ouço melhor quando observo próximo aos pneus dianteiros, uma sequencia de TEC TEC TEC TEC... no qual começa fraca e fica um pouco mais forte e sequencias... o ciclo dura por volta de 10 a 20 segundos de tec tec .... para e recomeça e assim sucessivamente, como disse começa fraco e fica mais forte ate o final, já pensei ser barulho de corrente folgada... ou tucho... vale também salientar que apos o motor quente e rodar alguns KM o barulho fica mais nítido, e mais fácil de notar.
Caso alguém possa dar alguma sugestão, dica ou tenha visto algo... agradeço
DADOS UTEIS> 110.000 km rodados > óleo lubrificante 10/40 semissintético acordo manual > filtro de óleo novo >
Abço
Imperador!
12/01/2016, 20:55
Acho que você tá relatando um barulho comum e normal desse motor. Se puder faça um vídeo.
Ou o barulho seria semelhante a esse?
https://www.youtube.com/watch?v=cYlKkLUZHPA
Caso seja, existem duas possibilidades:
1) Ser normal, se acontecer algumas vezes e parar após alguns minutos
2) Anormal, caso seja constante. Aí é o caso de se verificar o kit de correntes.
Só pra ficar claro. Esse motor não bate tuchos tão facilmente assim.
marcelinhodamooca
11/02/2016, 23:23
ranger stomr 3.0 08/09 250mil kms, vem compartilhar as experiencias.
ainda todo original, mes passado troquei somente kit embreagem, e as coisinhas basica. eh um excelente motor e mecanica.
Normalmente sao 3 barulhos mais comum na ranger
1* tec tec tec - esse barulho aparece e some do nada, eh por causa dos tuchos do balancim sem lubrificacao.
para.resolver - deixa o carro em 2500rpm durante 4 minuto e depois marcha lenta 30 segundos para oleo.entra nos buraquinho dos tuchos hidraulico.
2* tu tu tu - esse barulho de manha com motor frio e some depois do motor esquenta em alguns segundos ou minutos, eh por causa do arruela do assentamento do bico injetor que ta dando vazamento de pressao.
para resolver so tirar a arruela velha e coloca uma nova, custa 10 reais..
3*barulho do tensor superior do kit de corrente do comando , as vezes fica muito tempo em marcha lenta,por causa da lubrificacao nao chegue ate ele, mas so vc ta uma volta com carro o barulho some.
Olá, tenho um troller 3.0 que tirei zero e com 7 mil Km começou com este barulho. Atualmente está com 85 mil Km e já aprendi a conviver com este tec tec tec. Já notei que após a troca de oléo o barulho some por um tempo. Depois dos 5 mil rodados com o óleo o barulho retorna. Já esperimentei colocar meio litro de óleo para ver se diminuia e notei que não resolveu muito. Acho que tem a ver com as propriedades do óleo que vai afinando com o passar do tempo e simplesmente aumentar meio litro não resolve muito. Quando comprei o Troller o óleos tinham especificação diferentes da atual. Todos os principais fabricantes (Ipiranga Brutus indicado pela Troller e petrobras Top Turbo) usavam especificação "G". Agora só acho óleo especificação "I". Notei que o ruído aparece cada vez mais cedo. Temos que considerar que o motor está ficando mais velho também. Já li varias vezes sobre trocar a corrente de comando mas não parece a solução definitiva pois muita gente disse que gastou dinheiro a toa. A maioria sai da oficina sem o barulho mas com o óleo novo e diz que sumiu o barulho. Depois de rodar alguns mil km vê que perdeu dinheiro. Abraços
mario_hpb
12/04/2016, 23:34
"2* tu tu tu - esse barulho de manha com motor frio e some depois do motor esquenta em alguns segundos ou minutos, eh por causa do arruela do assentamento do bico injetor que ta dando vazamento de pressao.
para resolver so tirar a arruela velha e coloca uma nova, custa 10 reais.."
tenho reparado ando nesse barulho e que a viatura parece estar mais fraca, como posso confirmar se está vazando compressão mesmo? E como deve ser feito o reparo porque os bicos parecem estar bem enferrujados, se precisar sacar vai dar problema eu acho.
Muito obrigado amigo.
Imperador!
13/04/2016, 15:33
"2* tu tu tu - esse barulho de manha com motor frio e some depois do motor esquenta em alguns segundos ou minutos, eh por causa do arruela do assentamento do bico injetor que ta dando vazamento de pressao.
para resolver so tirar a arruela velha e coloca uma nova, custa 10 reais.."
tenho reparado ando nesse barulho e que a viatura parece estar mais fraca, como posso confirmar se está vazando compressão mesmo? E como deve ser feito o reparo porque os bicos parecem estar bem enferrujados, se precisar sacar vai dar problema eu acho.
Muito obrigado amigo.
Se estivesse vazando compressão pelos bicos você certamente saberia, porque o motor ia ficar marejado de diesel. Isso não ocorre, ocorre?
arrobaUM
18/06/2016, 08:35
Se estivesse vazando compressão pelos bicos você certamente saberia, porque o motor ia ficar marejado de diesel. Isso não ocorre, ocorre?
Concordo. Já troquei essa arruela de dois bicos da minha ranger,o barulho que faz não é "tu tu tu tu", e sim "psi psi psi psi", parecido com uma panela de pressão. Na primeira vez que aconteceu, teve que trocar o bico, R$ 1.000,00. Nessa última vez o mecânico tirou o bico sem danificar,o que me custou 50,00.
Minha ranger também está com um tec tec tec tec,troquei o kit da corrente e permanece. O mecânico que é experiente em motores a diesel disse que podia ser pistão batendo. Aí me deu medo, imagina quanto não deve ser abrir um motor desses e trocar os pistões? Já estou andando assim há uns 20 mil km...
marcelinhodamooca
18/06/2016, 15:52
barulho tec tec tec no cabecote pode ser normal, porque esse motor a regulagem de valvula do cabecote eh automatico, nao manual, porisso faz esse tec tec tec , ta fazendo a regulagem do seu cabecote para deixa em ordem, eu acho, nao sei se esta certo..
Imperador!
19/06/2016, 09:49
Meus amigos, não quero ser chato, mas existem 1001 tópicos no fórum sobre esse assunto "barulho". Já está comprovado que isso é NORMAL nesse motor. O que não é normal é o barulho não parar.
Não é pistão, não é corrente, não é tuchos, nada disso...
Hespanhol
19/06/2017, 08:39
478265
essa é a peça (coloquei o nome de drf)478266478270478270
OLÁ PESSOAL.
DESCULPE A DEMORA PARA POSTAR AS FOTOS , MAIS ESTAVA FAZENDO ALGUNS TESTES PARA CONFIRMAR A EFICIENCIA DA PEÇA.
JÁ ESTOU RODANDO COM ELA A MAIS DE DOIS MESES E NEM SINAL DAQUELE BARULHO HUMILHANTE .
A PRESSÃO NO LOCAL NÃO FOI ALTERADA , E TEM BOM EXITO TANTO COM OLEO EM BAIXA KM QUANTO COM 10 MIL.
ABRAÇO A TODOS .
Bom dia.
Reativando o tópico.
Alguém mais fez o sistema do Davi ?
Se ele ler, por favor informe como está o comportamento do motor.
Obrigado
RODRIGUES DAVID
01/12/2017, 22:15
Bom dia.
Reativando o tópico.
Alguém mais fez o sistema do Davi ?
Se ele ler, por favor informe como está o comportamento do motor.
Obrigado
Olá amigo , vendi a ranger no fim de 2015 , no entanto durante o tempo que possui não voutou a ter o problema do barulho de corrente duarante o dia inteiro.
Danilo Garcia
28/12/2017, 13:30
ranger stomr 3.0 08/09 250mil kms, vem compartilhar as experiencias.
ainda todo original, mes passado troquei somente kit embreagem, e as coisinhas basica. eh um excelente motor e mecanica.
Normalmente sao 3 barulhos mais comum na ranger
1* tec tec tec - esse barulho aparece e some do nada, eh por causa dos tuchos do balancim sem lubrificacao.
para.resolver - deixa o carro em 2500rpm durante 4 minuto e depois marcha lenta 30 segundos para oleo.entra nos buraquinho dos tuchos hidraulico.
2* tu tu tu - esse barulho de manha com motor frio e some depois do motor esquenta em alguns segundos ou minutos, eh por causa do arruela do assentamento do bico injetor que ta dando vazamento de pressao.
para resolver so tirar a arruela velha e coloca uma nova, custa 10 reais..
3*barulho do tensor superior do kit de corrente do comando , as vezes fica muito tempo em marcha lenta,por causa da lubrificacao nao chegue ate ele, mas so vc ta uma volta com carro o barulho some.
Marcelinho
Esse.tu tu.tu é uma ressonância que vc ouve dentro do carro tb? O.meu esta com.isso e qdo coloco ouvido no motor escuto mais pelo lado do filtro de ar.
Olá, tenho um troller 3.0 que tirei zero e com 7 mil Km começou com este barulho. Atualmente está com 85 mil Km e já aprendi a conviver com este tec tec tec. Já notei que após a troca de oléo o barulho some por um tempo. Depois dos 5 mil rodados com o óleo o barulho retorna. Já esperimentei colocar meio litro de óleo para ver se diminuia e notei que não resolveu muito. Acho que tem a ver com as propriedades do óleo que vai afinando com o passar do tempo e simplesmente aumentar meio litro não resolve muito. Quando comprei o Troller o óleos tinham especificação diferentes da atual. Todos os principais fabricantes (Ipiranga Brutus indicado pela Troller e petrobras Top Turbo) usavam especificação "G". Agora só acho óleo especificação "I". Notei que o ruído aparece cada vez mais cedo. Temos que considerar que o motor está ficando mais velho também. Já li varias vezes sobre trocar a corrente de comando mas não parece a solução definitiva pois muita gente disse que gastou dinheiro a toa. A maioria sai da oficina sem o barulho mas com o óleo novo e diz que sumiu o barulho. Depois de rodar alguns mil km vê que perdeu dinheiro. Abraços
Complementando, passei a usar óleo da Ipiranga e o barulho diminui um pouco. Ipiranga 15/40 alta Performance. Estou colocando um pouco mais de 9 litros e tem diminuido muito o tec-tec de tucho
DaviPerpetuo
16/08/2018, 15:03
Poxa... esse barulho que o autor do tópico citou já tem me irritado, principalmente porque tenho em casa 2 3.0, uma 2006 e a do meu pai 2011, ambas na mesma faixa de km. A do meu pai não dá barulho nenhum (exceto o normal de corrente se ficar parado em marcha lenta por muito tempo com o motor quente, está com 130.000km). A minha 2006 está com kit de correntes novo, original MWM, com cerca de 10.000km, raramente faz algum barulho relacionado a corrente, só na partida uma vez ou outra e muito baixo o volume e muito raramente, fica meses sem fazer, mas tem esse danado desse Tec-tec-tec que parece vir de baixo do carro, bem escutado próximo ao pneu dianteiro... PARECE o barulho qdo está vazando compressão pela arruela do bico, ou quando tem apenas uma válvula batendo no motor, mas ambos os casos o barulho é na parte de cima, e o barulho em questão vem de baixo... Minha 3.0 está com 150.000km. Quando a comprei, estava com 130.000km, troquei o óleo (Mobil Delvac power 15w40) e filtros etc (só uso original MWM) e começou esse tec tec tec. Depois de alguns mil km precisei tirar o motor, trocar junta da caixa de distribuição, onde havia um vazamento de óleo, nesse serviço já troquei o kit de correntes, pois já tinha algum desgaste e a M.O. seria a mesma. Bom, após isso não usei mais o óleo Mobil porque não achei pra comprar aqui na minha cidade, então passei a usar o Ursa Super TD 15w40 api CH-4 e por muito tempo não ouvi mais esse barulho, 15.000km que rodei em um ano aproximadamente. Recentemente, achei o óleo Mobil Delvac power e comprei, coloquei no carro. Fiz uma viagem de 1000km, e NÃO SEI se tem relação, mas o danado do tec tec tec voltou! Na hora me lembrei do início, qdo comprei a Ranger era o mesmo barulho, a única coisa em comum era o óleo. Pra tirar a pulga de trás da orelha troquei o óleo pelo Ursa super TD, o barulho nitidamente diminuiu e ficou itermitente, mas não cessou, quando cisma de fazer, faz e pronto. Fria de tudo não costuma fazer, qdo o ponteiro da temperatura começa a subir o barulho começa. Depois que está quente de tudo, fica itermitente, faz por alguns minutos, depois para, seja em rotação mais elevada ou não.
Mas acho que fiz uma besteira, qdo troquei o óleo Mobil pelo Ursa, acabei tirando o filtro de óleo (com 1300km rodados apenas, estava clarinho) e fiquei com dó $$ acabei voltando o mesmo filtro. Agora me ocorre, seria o caso do filtro original estar restringindo mais a passagem de óleo do que deveria?!
Outro dado importante é que troco sempre o óleo e o filtro de óleo com no máximo 5000km. A última troca ainda estava com 4000 e pouco, mas deu 6 meses. A camionete anda bem, não faz fumaça, é extremamente econômica (já fiz 16km/l medidos na boca do tanque, o comp de bordo marcava 17.2) e força tem de sobra, viajo algumas vezes puxando um reboque de 1600kg, e ela vai que vai, já fiz 10.2km/l puxando esse reboque.
Alguém teria alguma ideia??
Vou tentar gravar um vídeo e postar aqui.
Abraço!
DaviPerpetuo
16/08/2018, 20:52
Barulho estranho no motor Ranger 3.0 NGD. Não é corrente. - YouTube (https://youtu.be/zlpBm687kTI)
DaviPerpetuo
16/08/2018, 21:30
Estou com um barulho na minha Ranger também, que não é corrente (o kit é original MWM novo, tem 10.000km), não é arruela de vedação do bico, já fiz teste com água... é um barulho que parece vir da parte de baixo do motor... estranhamente começou depois de trocar o óleo, usei Mobil Delvac Power 15w40 api CI4, geralmente uso Ursa Super TD 15w40 api CH4. Mas já troquei o Mobil pelo Ursa outra vez e o barulho a princípio amenizou, mas ainda persiste... Alguém tem alguma ideia?
(Só uso filtros originais MWM e troco óleo e filtro com no máximo 5 mil km. Ela está com 152.000km. Comprei esse carro com 130.000km e quando comprei, usei o óleo Mobil Delvac power, que sempre usei na minha antiga Ranger 2.5 HSD, depois não achei mais pra comprar o Mobil de 20L na minha cidade e passei a usar o Ursa super TD, o barulho acabou, não sei quando e nem como, pois nem me lembrava mais dele e nunca associei com o óleo.
Como gosto da Mobil e na última compra de óleo achei o danado, comprei e apliquei na vtr. Coincidência ou não o barulho reapareceu... a única coisa em comum entre as duas vezes que ficou com esse barulho chato, quando comprei o carro e fiz a primeira troca de óleo e agora, 22.000km e 1 ano e meio depois, foi o óleo Mobil, não sei nem se estou certo em desconfiar do óleo. Mas agora, mesmo com a troca do óleo não parou. Rodei só 1300km com o Mobil, e já rodei 500km com o Ursa).
Vejam no video:
Barulho estranho no motor Ranger 3.0 NGD. Não é corrente. - YouTube (https://youtu.be/zlpBm687kTI)
d_a_n_51
19/07/2019, 15:27
Estou com um barulho na minha Ranger também, que não é corrente (o kit é original MWM novo, tem 10.000km), não é arruela de vedação do bico, já fiz teste com água... é um barulho que parece vir da parte de baixo do motor... estranhamente começou depois de trocar o óleo, usei Mobil Delvac Power 15w40 api CI4, geralmente uso Ursa Super TD 15w40 api CH4. Mas já troquei o Mobil pelo Ursa outra vez e o barulho a princípio amenizou, mas ainda persiste... Alguém tem alguma ideia?
(Só uso filtros originais MWM e troco óleo e filtro com no máximo 5 mil km. Ela está com 152.000km. Comprei esse carro com 130.000km e quando comprei, usei o óleo Mobil Delvac power, que sempre usei na minha antiga Ranger 2.5 HSD, depois não achei mais pra comprar o Mobil de 20L na minha cidade e passei a usar o Ursa super TD, o barulho acabou, não sei quando e nem como, pois nem me lembrava mais dele e nunca associei com o óleo.
Como gosto da Mobil e na última compra de óleo achei o danado, comprei e apliquei na vtr. Coincidência ou não o barulho reapareceu... a única coisa em comum entre as duas vezes que ficou com esse barulho chato, quando comprei o carro e fiz a primeira troca de óleo e agora, 22.000km e 1 ano e meio depois, foi o óleo Mobil, não sei nem se estou certo em desconfiar do óleo. Mas agora, mesmo com a troca do óleo não parou. Rodei só 1300km com o Mobil, e já rodei 500km com o Ursa).
Vejam no video:
Davi, estou EXATAMENTE com esse barulho no meu Troller 3.0 NDG. Ele fica mais audível quando o giro está caindo (em torno de 1000-1500RPM, igual no seu vídeo). O meu começou depois de uma troca de oleo com Militec.
Meu Troller está com 101mil km e acabei de trocar corrente de distribuição porém o barulho continuou. Observei que ele aparece depois que o carro esquenta, e pensei estar ligado com algo relacionado ao óleo do motor (que quando esquenta afina).
Minha desconfianças eram:
1 - Tuchos e folga na Corrente de distribuição - mas agora que troquei, vi que não resolveu.
2 - Tucho/Balanceiros de válvulas - mas ouvindo por cima do motor eu não noto o barulho nessa região.
3 - Desconfio de bomba de óleo fazendo barulho, pois noto que o barulho vem da parte da frente do motor. E como a bomba é rotativa e o barulho aparece com o óleo quente (fino) acho que faz sentido.
4 - Desconfiei dos bicos também, mas no scanner mostra que está tudo normal. Vi nos comentários do video que você trocou seus bicos também não resolveu.
5 - Já troquei de marca de óleo e não resolveu também.
Esse barulho está me tirando o sono, não encontro a solução e os mecânicos também não sabem dizer.
Cheguei a desconfiar em algo errado dentro do motor (pistão, pino de pistão ou biela) mas acho pouco provável, pois o barulho ocorre entre 1000 e 1500 RPM com carga ou sem carga.
Mistério isso.
Se encontrou a solução, por favor me avise hehehe.
Danilo Garcia
30/07/2019, 20:09
Galera,
Acabei de trocar o kit completo de corrente de comando MWM original e os tuchos tensionadores da corrente descarregam e fazem barulho! Desisto de me preocupar com isso, é chato, uma merda, mas eu ajudei o mec a montar e vi que esta tudo perfeito! É defeito cronico do carro ou espec de oleo...
Vou perder meu tempo tentando resolver outras coisas no carro...
Diegocrazy25
30/07/2019, 22:05
Galera,
Acabei de trocar o kit completo de corrente de comando MWM original e os tuchos tensionadores da corrente descarregam e fazem barulho! Desisto de me preocupar com isso, é chato, uma merda, mas eu ajudei o mec a montar e vi que esta tudo perfeito! É defeito cronico do carro ou espec de oleo...
Vou perder meu tempo tentando resolver outras coisas no carro...
Esquece isso ai irmão. Já vi vários relatos de pessoas que escutaram esse barulho chato. O meu ja foi trocado o kit completo e de vez em quando faz isso tb.
Danilo Garcia
15/09/2019, 22:20
Galera, qual mecanico em SP vcs recomendam para investigar esses barulhos tec tec de tuchos ou sei la o que do NGD?
JRoberto
16/09/2019, 07:53
Galera, qual mecanico em SP vcs recomendam para investigar esses barulhos tec tec de tuchos ou sei la o que do NGD?
Quando comprei a minha levei em uma autorizada Bosch em Artur Alvim, fui muito bem atendido e gostei das instalações. Passo sempre em frente e vejo várias picapes. Não custa tentar.
Serviteste Mecânica Diesel - Av. Aguia de Haia, 4286 Jardim Soraia
Serviteste Mecânica Diesel (http://serviteste.com.br/)
Boa sorte!
Danilo Garcia
16/09/2019, 12:47
Quando comprei a minha levei em uma autorizada Bosch em Artur Alvim, fui muito bem atendido e gostei das instalações. Passo sempre em frente e vejo várias picapes. Não custa tentar.
Serviteste Mecânica Diesel - Av. Aguia de Haia, 4286 Jardim Soraia
Serviteste Mecânica Diesel (http://serviteste.com.br/)
Boa sorte!
Obrigado, vou tentar!
Aline Cabral
18/05/2020, 02:05
Tenho uma Ranger 3.2 Diesel e percebi um barulho como se fosse na ventoinha do motor depois que o carro é desligado.
Desligo o carro e o barulho inicia permanece por uns 30 segundos.
Alguém sabe o que pode ser?
Fiz um vídeo mas não consegui postar aqui.
Tem algum grupo se WhatsApp que eu posso tirar mais dúvidas?
Obrigada
Vi relatos no forúm de usuários que fizeram uma "adaptação" no tucho tensionador da corrente e também de que a MWM mudou o tamanho dos tuchos nos motores mais novos.
Será que só trocando esses tuchos hidráulicos (são dois) resolveria essa barulheira?
Guilherme Bastos
04/12/2020, 19:55
Bom Dia/Noite Amigos, tenho uma ranger 2010 há uns 2 anos já, com 320mil km rodados e em uma viajem ela quebrou tipo um parafuso, perto do motor onde eu costumo tirar(quando dá) o ar do motor...Ela jogou a água fora, mas n deu para observar, nem sequer ver que a água tinha ido toda embora, ai ela superaqueceu e queimou a junta do cabeçote, comprei tudo que meu mecânico pediu e ele fez toda a troca, trocou também a correia que vai na parte frontal do motor...Depois disso ela começou a fazer um barulho ( parecendo muito ser na correia) e quando acelero ela, o barulho se torna mais contínuo, se assemelha um barulho de um rolamento estourado girando. Aparentemente está tudo normal com ela, mesma força de antes...Mas esse barulho está me incomodando demais. Se alguém souber o que pode ser, agradeço!!
Sergio c
04/12/2020, 22:44
A polia-catraca do alternador está boa. A bomba de água foi trocada?
Bom Dia/Noite Amigos, tenho uma ranger 2010 há uns 2 anos já, com 320mil km rodados e em uma viajem ela quebrou tipo um parafuso, perto do motor onde eu costumo tirar(quando dá) o ar do motor...Ela jogou a água fora, mas n deu para observar, nem sequer ver que a água tinha ido toda embora, ai ela superaqueceu e queimou a junta do cabeçote, comprei tudo que meu mecânico pediu e ele fez toda a troca, trocou também a correia que vai na parte frontal do motor...Depois disso ela começou a fazer um barulho ( parecendo muito ser na correia) e quando acelero ela, o barulho se torna mais contínuo, se assemelha um barulho de um rolamento estourado girando. Aparentemente está tudo normal com ela, mesma força de antes...Mas esse barulho está me incomodando demais. Se alguém souber o que pode ser, agradeço!!
Coophamat
05/12/2020, 23:29
Se usou kit de corrente de marca duvidosa, pode gerar ruído mesmo, se usou o mwm deve ser outro defeito.
LÉO RANGER 10
25/12/2020, 23:38
Boa noite amigo!
Eu tenho uma 3.0 2010 desde 2017, comprei a mesma com 100mil km
A minha tive o azar de rachar cabeçote com 142 mil km. Antes de ter este problema tinha barulhos de ter.tec.tec logo quando liga de manhã e depois de motor quente ,então dava umas aceleradas de leve parava,
E depois de cabeçote feitos usado todas peças originais. Revisei bicos os 4 trocados os reparos, juntas, bomba da agua , termostatica, nao quiz trocar a corrente de comando. Ainda continuou o tec.. tec.. tec
..nas mesmas situações, com 165mil km resolvi trocar o kit de corrente. Pois o mecânico falou que seria isso,pois troquei gastei 2500 com peças e mão de obra.
Mas ainda não parou os tec tec.. mas muito de vez enquando acontece.. problema que acredito que são em todos os motores, mas ainda desconfio de bico ijetor, pois tem um deles que quando esta nos 2500 rpm bate mais forte, parece um barulho de valvula, mas muito leve, gostaria de saber se alguém tem uma sugestão sobre os bicos! Abraco
LÉO RANGER 10
25/12/2020, 23:41
Detalhe ! Hoje esta com 180mil km
Com 125 mil km troquei kit embreagem. Essa semana percebi, falta de potência e no arrancar ela apanha muito! Seria embreagem novamente ! Mas tenho desconfiança também seja algum bico !! Oque me dizem!
Obrigado
Coophamat
27/12/2020, 18:47
Detalhe ! Hoje esta com 180mil km
Com 125 mil km troquei kit embreagem. Essa semana percebi, falta de potência e no arrancar ela apanha muito! Seria embreagem novamente ! Mas tenho desconfiança também seja algum bico !! Oque me dizem!
Obrigado
Da uma conferida no sensor MAP, o chicote costuma quebrar o fio bem no sensor, não acusa defeito nenhum no painel, mas ela fica fraca em algumas situações.
Pessoal sou novo aqui. Gostaria de saber se tem algum tópico sobre um barulho que vem do cabeçote quando o motor está quente, parece nos balancim, mas não sei se pode ser isso.
Temperatura no meio, nível de óleo e água normais, sem vazamento.
Ranger 3.0 08/09 4x4 turbo diesel
Andre Petrechi
03/03/2024, 22:21
Olá, boa noite!
Tenho uma Ford Ranger XLT 3.2 Aut., ano 2015/2015, com 115 mil KM rodados.
Ela está apresentando um barulho que parece vir da parte debaixo do motor. A impressão que dá que é entre motor e câmbio. Eu cheguei a mandar abrir e fazer/reforçar o conversor de torque. (Gastei dinheiro a toa, não era o problema).
Os 5 bicos injetores são “novos”, trocados a 10 meses. (Quando comprei a camionete veio com bicos danificados, foram trocados na garantia).
O barulho que ela apresenta é do tipo “estalos” (“tic-tic-tic-tic”), esse barulho acontece com a camionete ligada, mesmo estando em ponto morto. Mas quando eu engato o Drive ou a Ré os estalos ficam contínuos, mais frequentes (o intervalo entre eles diminui), e quando pisa no acelerador os estalos aumentam na medida que a rotação sobe, ou seja, o estalo acompanha a rotação o giro do motor. Esse barulho eu percebi ela estava com uns 95mil KM, mas eu acho que estava desde que peguei ela, eu que não tinha percebido antes (compre ela tinha 90 mil KM).
Eu gravei o barulho (eu sei que por vídeo é difícil, mas ele mostra bem como é o barulho). O link abaixo é um Link compartilhável do Google Drive.
No início do vídeo dá para escutar bem os estalos (sem acelerar a camionete) e a partir dos 50 segundo do vídeos monstra eu acelerando ela em uma pequena rampa da garagem, e mostra os estalos acompanhando o giro do motor:
https://drive.google.com/file/d/1pp_6FwrYe9aLvdjyaBIJCJJgzb8Uq4Bz/view?usp=drivesdk (só copiar o Link no seu navegador).
Eu já fui em vários mecânicos, uns dizem que é regulagem de bico injetor, outros dizem que pode ser a corrente e tuchos, e também, teve outros que disseram que é desgaste prematuro do motor e teria que “fazer o motor”. Mas ninguém soube dizer ao certo o que é.
Alguém tem ideia do que pode ser? Ou alguém já teve o mesmo problema. Quero resolver esse barulho!!!
Desde já agradeço!
Don Romero
07/03/2024, 06:43
Bom dia pessoal! Alguém sabe me informar se a Ranger 3.2 2017 faz barulho na partida a frio? O barulho acontece quando está em marcha mais pesada e some logo após o motor esquentar. Alguém tem alguma ideia?
trapizonga
28/05/2024, 17:26
Tenho uma ranger 3.0 que está fazendo um barulho tipo no cabeçote, mandei medir a pressão de óleo deu 2bar apenas sendo que a pressão normal desse motor e de 4 a 6 bar, o que acho interessante é que troquei cabeçote (coloquei novo) bomba de óleo, comando de válvulas e essa pressão assim. Alguém tem alguma ideia do que seja? Será que é a caixa de distribuição?
RicardoFLN
28/05/2024, 17:49
Tenho uma ranger 3.0 que está fazendo um barulho tipo no cabeçote, mandei medir a pressão de óleo deu 2bar apenas sendo que a pressão normal desse motor e de 4 a 6 bar, o que acho interessante é que troquei cabeçote (coloquei novo) bomba de óleo, comando de válvulas e essa pressão assim. Alguém tem alguma ideia do que seja? Será que é a caixa de distribuição?
A pressão normal desse motor na marcha lenta (800rpm) é de 2,5 a 3,5 bar.
No pau da goiaba (4640 rpm) é de 5,0 a 6,5 bar.
Hoje em dia colocar peça nova não é mais sinônimo de "essa birosca vai funcionar legal!" Tem de conferir as folgas, o que numa bomba de óleo é fundamental.
Te pergunto, por que trocou o cabeçote?
Sds.
trapizonga
28/05/2024, 18:13
Troquei o cabeçote pois estava queimando junta direto, desmontou umas 4 vezes mesmo faceando, o comando de válvulas e o cabeçote também estavam riscados. O que acho interessante é que a bomba de vácuo também está gerando pouco vácuo, freio duro, já abrir ela e notei que está tudo normal por dentro, fiz a manutenção nela de limpeza, coloco óleo novo dentro ela passa 1 dia com mais vácuo (não o essencial) mais melhora muito, depois piora, estou associando esse problema a uma possível falta de lubrificação.
Lembro também que antes de trocar o cabeçote, estava em uma estrada de chão e cair em um buraco, depois desse momento o freio ficou duro e nunca mais ficou bom, imagino se isso tem relação ou só coincidência, talvez tenha trincado ou rachado algo, esse carro está pra me deixar doido kkk
RicardoFLN
28/05/2024, 19:33
Troquei o cabeçote pois estava queimando junta direto, desmontou umas 4 vezes mesmo faceando, o comando de válvulas e o cabeçote também estavam riscados. O que acho interessante é que a bomba de vácuo também está gerando pouco vácuo, freio duro, já abrir ela e notei que está tudo normal por dentro, fiz a manutenção nela de limpeza, coloco óleo novo dentro ela passa 1 dia com mais vácuo (não o essencial) mais melhora muito, depois piora, estou associando esse problema a uma possível falta de lubrificação.
Lembro também que antes de trocar o cabeçote, estava em uma estrada de chão e cair em um buraco, depois desse momento o freio ficou duro e nunca mais ficou bom, imagino se isso tem relação ou só coincidência, talvez tenha trincado ou rachado algo, esse carro está pra me deixar doido kkk
E a planicidade do bloco, foi verificada nessas 4 vezes em que o cabeçote foi faceado? Colocou junta de aço ou de "amianto"?
trapizonga
29/05/2024, 00:20
Na primeira vez que foi trocado a junta foi feito planeamento no cabeçote e colocou junta de aço (durou uns 2 meses até o carro começar a ficar esquentando), da segunda vez foi colocado junta de amianto e feito retifica do cabeçote novamente, a junta só durou 1 dia e partiu, da terceira vez foi colocado novamente junta de aço, mas foi retirado o motor completo trocando bronzinas de mancal, bronzinas de biela, arruela de encosto e anéis de seguimento, bruniu camisas, faceou o bloco e pistões, kit de corrente de comando, trocou bomba de óleo (sem trocar a caixa de distribuição) montou e quando ligou o comando de válvulas travou quebrando os mancais do comando apenas, comprei um cabeçote novo + comando novo montou e o carro ligou mais está assim, estou desconfiado da caixa de distribuição ter sofrido algum tipo de avaria quando cair nesse buraco pois não chega óleo suficiente para abastecer a bomba de vácuo.
trapizonga
29/05/2024, 01:22
E a planicidade do bloco, foi verificada nessas 4 vezes em que o cabeçote foi faceado? Colocou junta de aço ou de "amianto"?
Esqueci de mencionar também que o motor frio pega tranquilamente mas quando esquenta (vai pra temperatura normal) ele fica pesado na partida, já mandei verificar parte elétrica e não tem problema, motor de partida, troquei polos e aterramentos, alternador, bateria. Quando da a partida quando esquenta parece que o motor fica pesado como se a bateria tivesse descarregada.
RicardoFLN
29/05/2024, 09:52
Na primeira vez que foi trocado a junta foi feito planeamento no cabeçote e colocou junta de aço (durou uns 2 meses até o carro começar a ficar esquentando), da segunda vez foi colocado junta de amianto e feito retifica do cabeçote novamente, a junta só durou 1 dia e partiu, da terceira vez foi colocado novamente junta de aço, mas foi retirado o motor completo trocando bronzinas de mancal, bronzinas de biela, arruela de encosto e anéis de seguimento, bruniu camisas, faceou o bloco e pistões, kit de corrente de comando, trocou bomba de óleo (sem trocar a caixa de distribuição) montou e quando ligou o comando de válvulas travou quebrando os mancais do comando apenas, comprei um cabeçote novo + comando novo montou e o carro ligou mais está assim, estou desconfiado da caixa de distribuição ter sofrido algum tipo de avaria quando cair nesse buraco pois não chega óleo suficiente para abastecer a bomba de vácuo.
Veja bem, só trocar os dois rotores da bomba de óleo não garante a plenitude de funcionamento. Tem de verificar a chapa de aço que prende ela dentro da caixa de distribuição, assim como o alojamento dela dentro da caixa. Se a tampa de aço estiver com estriamento (riscos circulares) até dá pra consertar, agora se o alojamento da caixa de distribuição também o estiver, ai tem de trocar. Esse problema faz com que os rotores da bomba de óleo fiquem muito folgados no alojamento, acarretando perda de pressão.
Fora isso tem de conferir a válvula reguladora da pressão de óleo, desmontando-a e conferindo o comprimento da sua mola.
Essa caixa de distribuição tb é equipada com uma válvula de retenção da galeria superior que é pra manter cheio o tensor hidráulico superior, justamente pra não ter barulho nos primeiros segundos ao ligar o motor frio, até que a pressão de óleo encher o tensor, mas ao bem da verdade essa válvula de retenção estar boa ao ruim pouco apita, pois é só mesmo pela questão do barulho ao ligar frio.
Sds.