PDA

Ver Versão Completa : Defeito freio

Tarlis
30/07/2011, 21:58
Boa noite a todos.
Segue o meu problema: estou ficando sem freio quando esterço para um dos lados a direção e depois de umas 2-3 "bombadas" no pedal do freio o mesmo volta a funcionar normal. Qdo piso no freio nestas "bombadas" ouço um barulho de ar...
Já foi trocado o hidrovácuo e o cilindro mestre e o problema continua.
Abs.

homerohermida
30/07/2011, 22:38
Minha sugestão: Que tal dar uma olhada nos mangotes das rodas e verificar se há folga nos rolamentos das rodas dianteiras?

Tarlis
31/07/2011, 12:59
Ok, vou dar uma olhada.

Tarlis
31/07/2011, 13:18
Outras dúvidas:
Quais seriam os sintomas de mau funcionamento do hidrovácuo e do cilindro mestre?
Att.

homerohermida
31/07/2011, 15:48
O problema que acho ser o mais comum do hidrovácuo é o rompimento da membrana do mesmo, ocasionando, entre outras coisas, o aumento do esforço, no pedal, para efetuar a frenagem. Já o cilindro mestre, costuma ocorrer um refluxo de fluido para o reservatório, durante a frenagem. É fácil de perceber, parado numa ladeira com o pé no freio, perceberás que o pedal irá afundar lentamente até o fundo quando o carro descerá a ladeira.

Tarlis
31/07/2011, 21:00
O problema que acho ser o mais comum do hidrovácuo é o rompimento da membrana do mesmo, ocasionando, entre outras coisas, o aumento do esforço, no pedal, para efetuar a frenagem. Já o cilindro mestre, costuma ocorrer um refluxo de fluido para o reservatório, durante a frenagem. É fácil de perceber, parado numa ladeira com o pé no freio, perceberás que o pedal irá afundar lentamente até o fundo quando o carro descerá a ladeira.

Muito obrigado homerohermida, pelas dicas.
Agora é pesquisar o defeito atual para chegar no problema.
Abs.
Tarlis

ORIONE
02/08/2011, 14:01
Só baixa o pedal qdo esterça p/ um dos lados e freia???
Ta parecendo vazamento em um dos flexíveis, q ao se girar a direção e pressurizar, vaza...

O q q rolamento de roda tem a v c/ isso???

homerohermida
02/08/2011, 15:02
O conjunto pastilhas-disco de freio são paralelos entre si. Uma folga nos rolamentos de roda pode comprometer este paralelismo pois o conjunto cubo-disco de freio se inclinará com a parte inferior para fora, como cambagem negativa. Esta inclinação do disco, por menor que seja, afasta as pinças criando uma "folga" que, ao freiar novamente, primeiro as pinças retornam ao lugar "original" e mais no final do curso, freiam efetivamente. Ao girar o volante, mais afastadas ficarão as pastilhas do disco.
Quanto ao vazamento, acredito que o colega descreveria no relato, por ser de fácil visualização.
Mas é tudo pura teoria, não tendo, de minha parte pelo menos, certeza de nada!
Abs

luiz albano
02/08/2011, 19:09
A afirmativa de Homero procede pois aconteceu comigo por decorrencia a folga de rolamento todo sistema sofria um esforço excessivo e como sabemos um dos pequenos defeitos dos troller's com motor 2.8 MWM é que este conjunto realmente gera pouco para a bomba de vácuo e o freio só é realmente eficiente na primeira pisada,ainda mais se tiver calçado acima de 31'',tenho um 2004 e já pensei e estou estudando colocar o sistema hidráulico da F350,por sinal o freio deste é muito eficiente para o conjunto.Bem vale a pena estudar mais o caso
do Tarlis pois o conjunto é caro e erro e tentativa desgasta a todos.

Kim
02/08/2011, 19:48
Caros!

Sobre o hidrobooster!

Vale cada centavo!

Coloquei no engesa, e freia muito, muito mesmo!!!
Segue o esquema de colocação para não alterar o reservatório
https://lh5.googleusercontent.com/-x-z-TxYHLE4/TVj7pMgk9qI/AAAAAAAAH4Y/Jg9_K_FmZHU/s400/hydroboostzz4.jpg

Sistema colocado, so retirei o reservatório, para o capô fechar.
https://lh6.googleusercontent.com/-6_xhyvng4GY/TQFc8inOHLI/AAAAAAAAHjU/ry_BL5Z4Dwg/s640/SAM_1920.JPG

A peça.
https://lh3.googleusercontent.com/-mm0HFTBOJ2A/S_x8Hj0EwfI/AAAAAAAAFqs/dbnEfM11KPQ/s400/25052010%252528009%252529.jpg

luiz albano
02/08/2011, 20:56
Kim este hidrobooster é oriundo de qual veiculo?Pois tive olhando o da F350 e a furação do flange é bem próxima a do hidrovácuo do troller.

Kim
02/08/2011, 21:09
Caro Luiz Albano!

Esse hidro no Brasil é usado pela linha ford (F250, F350 e F4000, lá fora, até os carros de passeio usam, acho que devido à baixa temperatura.
Pois o diafragma congelado de um servo freio pode romper.

Olhe aqui, como fiz a troca, tem tudo passo a passo.
https://picasaweb.google.com/kimcavazin/FreioEFreioDeEstacionamento#

Abraços.

Kim.

luiz albano
02/08/2011, 21:36
ok Kim,obrigado pela dica ,estou no caminho certo.

Tarlis
08/08/2011, 09:34
Bom dia.
Problema do freio resolvido.
Vou tentar explicar.
O jipe estava virando muito mais para a esquerda do que para a direita então foi verificado que uma das barras do sistema de direção, não sei qual delas, mas uma que pode ser regulada, não estava regulada adequadamente e quando o sistema virava mais para a direita o flexível se dobrava e dificultava a passagem do fluído. Foi então regulado a barra (que não sei o nome) e o carro ficou virando igual para ambos os lados e o problema do freio desapareceu.
Abs.
Tarlis

Bernardo Hoelz
26/01/2012, 17:13
All, preciso trocar o cilindro-mestre do meu T4, gostaria de saber se é o mesmo da band acima de 1982, procede? Alguém sabe de um lugar que venda a não ser na concessionária e bem mais em conta?

Abraço!

rby
26/01/2012, 21:48
o que usei foi o da s10 num t4 2003