PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Samurai 1.3 (metal) com danos na coluna e teto



marcus.augusto
30/07/2011, 11:51
Pessoal, gostaria da sugestão de vocês sobre a melhor maneira de iniciar o concerto do meu Suzuki Samurai 98/99 que tombou recentemente na trilha Melancia em Belo Horizonte, cidade onde moro. O carro era utilizado no meu dia-a-dia e para trilhas médias e pesadas, portanto único veículo.

As principais avarias causadas no acidente foram:


Teto afundado
Porta do lado esquerdo amassada
Parabrisa quebrado
Coluna lateral dianteira torta e coluna central esquerda amassada

Infelizmente não sou qualificado para dizer se a estrutua do carro está comprometida. Não possuo seguro nem proteção veicular e por isso afirmo que o serviço será feito com calma e levará algum tempo para ser concluído.

Espero aproveitar a oportunidade e aprendizado para aumentar a segurança do carro, instalando uma gaiola interna. Gostaria de contar com os conselhos de quem já esteve nessa situação e com a experiência dos amigos, e tentar obter o máximo de informação sobre como e onde devo iniciar os serviços de reparo.

Se alguém puder me ajudar a tomar decisões com base nas fotos e montar um check-list ou lista de procedimentos das peças que deverão ser trocadas ou possíveis de serem recuperadas na lanternagem, poderei então procurar um profissional competente para fazer o serviço. A ajuda de vocês será muito importante porque este carro representa uma grande conquista e enorme satisfação pessoal pra mim.

Muito obrigado aos que puderem contribuir!

Lucas Kta
30/07/2011, 13:03
Pessoal, gostaria da sugestão de vocês sobre a melhor maneira de iniciar o concerto do meu Suzuki Samurai 98/99 que tombou recentemente na trilha Melancia em Belo Horizonte, cidade onde moro. O carro era utilizado no meu dia-a-dia e para trilhas médias e pesadas, portanto único veículo.

As principais avarias causadas no acidente foram:


Teto afundado
Porta do lado esquerdo amassada
Parabrisa quebrado
Coluna lateral dianteira torta e coluna central esquerda amassada

Infelizmente não sou qualificado para dizer se a estrutua do carro está comprometida. Não possuo seguro nem proteção veicular e por isso afirmo que o serviço será feito com calma e levará algum tempo para ser concluído.

Espero aproveitar a oportunidade e aprendizado para aumentar a segurança do carro, instalando uma gaiola interna. Gostaria de contar com os conselhos de quem já esteve nessa situação e com a experiência dos amigos, e tentar obter o máximo de informação sobre como e onde devo iniciar os serviços de reparo.

Se alguém puder me ajudar a tomar decisões com base nas fotos e montar um check-list ou lista de procedimentos das peças que deverão ser trocadas ou possíveis de serem recuperadas na lanternagem, poderei então procurar um profissional competente para fazer o serviço. A ajuda de vocês será muito importante porque este carro representa uma grande conquista e enorme satisfação pessoal pra mim.

Muito obrigado aos que puderem contribuir!

putz marcus....quando foi isso? vou acompanhar o tópico pra aprender tb....boa sorte na recuperação da viatura...

Ronaldo B.
30/07/2011, 13:29
Marcus,

Na minha opinião, o estrago não foi tão grande a ponto de comprometer a estrutura do carro, é possível consertar e voltar a ter o carro como era antes. Na mão de um bom funileiro, provavelmente você só tenha que repor o parabrisa, sendo possivel recuperar o teto, coluna e porta. É só o funileiro não ser preguiçoso ou do tipo que acha que tudo se resolve cortando o teto prá colocar outro e trocando a porta.

Procura um bom profissional e em pouco tempo o seu samurai estará de volta a ativa, novo de novo.

Boa sorte.

[]´s

madureira_BH
30/07/2011, 14:03
vai vender ou vai arrumar?:putz:

Fabil
30/07/2011, 21:48
Fala Marquim.. que merda hein? ao menos ninguem se machucou.. conheco um lanterneiro bom que faz o servico nos jipes da turma aqui, é o Rogerio, a oficina dele fica no bairro uniao, perto da minha loja, me liga segunda feira que te passo o fone dele.

após os reparos, mete uma gaiola ai..

no que eu puder te ajudar, estou a disposiçao

T+

geraldo botelho
31/07/2011, 19:23
putz!!!! não desanima, tem como refazer. mas... que dá uma dor no coração...
ainda mais sendo bem parecido com o meu catitu.
tb vou acompanhar o tópico, vai postando fotos conforme for ajeitando.
sucesso.

marcus.augusto
31/07/2011, 19:40
putz marcus....quando foi isso? vou acompanhar o tópico pra aprender tb....boa sorte na recuperação da viatura...

Aconteceu durante a madruga de quinta, desta semana. Muito obrigado, fique à vontade para acompanhar e ver os resultados!

marcus.augusto
31/07/2011, 19:41
Marcus,

Na minha opinião, o estrago não foi tão grande a ponto de comprometer a estrutura do carro, é possível consertar e voltar a ter o carro como era antes. Na mão de um bom funileiro, provavelmente você só tenha que repor o parabrisa, sendo possivel recuperar o teto, coluna e porta. É só o funileiro não ser preguiçoso ou do tipo que acha que tudo se resolve cortando o teto prá colocar outro e trocando a porta.

Procura um bom profissional e em pouco tempo o seu samurai estará de volta a ativa, novo de novo.

Boa sorte.

[]´s

Vlw a força e a dica! Também estou confiante que pode ser feito dessa forma, tenho muito gosto pelo carro e gostaria que o trabalho ficasse de primeira...

marcus.augusto
31/07/2011, 19:44
Fabil, eu já ouvi falar dele sim. Segunda nos falamos e você me passa o contato! Se preferir pode postar lá no tópico que eu abri, acho que outras pessoas podem usar como referência para quando precisarem também. A gaiola é a prioridade após o concerto, segurança em primeiro lugar... mesmo com a noção e consciência do risco temos que ter isso como prioridade sempre!

marcus.augusto
31/07/2011, 19:47
Vou trabalhar pra arrumar, o meu carro é excelente - apesar da aparência assustar o dano não foi tão grande, acho que escolhendo um bom profissional consigo deixá-lo próximo dos 100% novamente.

marcus.augusto
31/07/2011, 19:50
putz!!!! não desanima, tem como refazer. mas... que dá uma dor no coração...
ainda mais sendo bem parecido com o meu catitu.
tb vou acompanhar o tópico, vai postando fotos conforme for ajeitando.
sucesso.

Muito obrigado, dor no coração dá sim - mas também um alívio de não ter acontecido nada mais sério... o carro a gente dá um jeito e põe pra rodar de novo, não irei desanimar não, pode deixar!

geraldo botelho
31/07/2011, 19:57
se vc não tivesse me dito que tinha tombado... jurava que tinha caido algo encima.
aqui na minha região não tem montanhas. mas eu só faço trilha com o cinto de segurança.
o importante é ter saúde pra recomeçar.

DouglasMac
31/07/2011, 23:01
Marcus, ficou no susto...o dano foi pequeno e o camarada do Fabil pôe ZERO!!! Bom que não precisou de gesso e merthiolate. Vai na paz que vai ficar 0KM...

Supercharger
31/07/2011, 23:48
Tá inteirão, meu velho. Isso aí é café pequeno.

MUTS
01/08/2011, 13:25
Parceiro:

Porque vc não faz ele conversível??? ..... Para realizar um bom reparo mantendo a originalidade, terá que ser trocado o teto, as colunas e a porta... Justamente o que prescisa ser eliminado para virar conversível...

Com o que vc economiza, sobra ainda pra fazer a gaiola, que é a sua garantia na próxima trilha....

Se vc meu caso, faria isso.

Abração.

marcus.augusto
01/08/2011, 16:38
Parceiro:

Porque vc não faz ele conversível??? ..... Para realizar um bom reparo mantendo a originalidade, terá que ser trocado o teto, as colunas e a porta... Justamente o que prescisa ser eliminado para virar conversível...

Com o que vc economiza, sobra ainda pra fazer a gaiola, que é a sua garantia na próxima trilha....

Se vc meu caso, faria isso.

Abração.

Não estou convencido disso... você trabalha com esse tipo de serviço (opinião especializada) ou apenas está dando seus 2 centavos?

Na foto dá pra ver que apenas 1 coluna foi comprometida, e ainda sim ela não é a coluna principal, porque eu abriria mão das outras que são muito importantes para a integridade da carroceria e ainda teria todo o trabalho de modificar o documento etc, como eu havia dito anteriormente - o carro é utilizado no dia a dia e não somente trilhas, sendo assim indispensável ter um teto e vidros para conforto e segurança.

Eduardo Alemão
01/08/2011, 17:03
Na foto dá pra ver que apenas 1 coluna foi comprometida, e ainda sim ela não é a coluna principal, porque eu abriria mão das outras que são muito importantes para a integridade da carroceria e ainda teria todo o trabalho de modificar o documento etc, como eu havia dito anteriormente - o carro é utilizado no dia a dia e não somente trilhas, sendo assim indispensável ter um teto e vidros para conforto e segurança.

Eu tb achei, em principio, que era mais negócio serrar tudo e deixar a viatura digamos "conversível"! Mas tu tem razão, se conseguir restaurar com qualidade vale mais o original. O carro tava bonito...
Afinal, o que passou?

Loras
01/08/2011, 17:19
Dependendo do custo, comprar uma carroceria nova é uma opção.

De fato, TODOS os 4x4 são frágeis em capotamento. Defender, Bandeirante, Samurai, etc.

Os tetos / colunas dianteiras não são projetados para aguentar o impacto.

Tempos atrás li um artigo quetionando isso na internet... fizeram o teste com vários SUVs e todos foram reprovados.

Coloque uma gaiola! Se eu tivesse material e mão de obra para fazer aqui em Roraima, já teria em meus 4x4.

Abs.

rogeriomasih
01/08/2011, 18:53
Salvo engano, ele citou que usa o carro na diária...


Parceiro:

Porque vc não faz ele conversível??? ..... Para realizar um bom reparo mantendo a originalidade, terá que ser trocado o teto, as colunas e a porta... Justamente o que prescisa ser eliminado para virar conversível...

Com o que vc economiza, sobra ainda pra fazer a gaiola, que é a sua garantia na próxima trilha....

Se vc meu caso, faria isso.

Abração.

rodrigot4
01/08/2011, 20:16
Boa noite, Marcus.
Olha, cada vez mais arriscado fazer trilha aqui em BH. Estou impressionado com a quantidade de tombamentos/capotamentos, principalmente nas perdidas. Talvez seja somente minha percepção errônea, não sei. Mas eu conto, este ano, um Troller preto, um amarelo (ou laranja,não lembro bem) e o cinza que era do Novais. Mais a Pajero que o Mirim resgatou (que eu não sei de quem era) e provavelmente outros acidentes menores.
Desculpe, mas vou insistir na opinião do Fabil: Põe logo uma Gaiola. Por melhor que fique o conserto, nunca ficará seguro o bastante para um tombamento/capotamento.
Diversão vem em segundo plano. O primeiro é a segurança.
Abraço, e não esquenta que, podendo trabalhar, recupera-se tudo!

Lucas Kta
02/08/2011, 14:04
Boa noite, Marcus.
Olha, cada vez mais arriscado fazer trilha aqui em BH. Estou impressionado com a quantidade de tombamentos/capotamentos, principalmente nas perdidas. Talvez seja somente minha percepção errônea, não sei. Mas eu conto, este ano, um Troller preto, um amarelo (ou laranja,não lembro bem) e o cinza que era do Novais. Mais a Pajero que o Mirim resgatou (que eu não sei de quem era) e provavelmente outros acidentes menores.
Desculpe, mas vou insistir na opinião do Fabil: Põe logo uma Gaiola. Por melhor que fique o conserto, nunca ficará seguro o bastante para um tombamento/capotamento.
Diversão vem em segundo plano. O primeiro é a segurança.
Abraço, e não esquenta que, podendo trabalhar, recupera-se tudo!

é rodrigo...não sei se é porque comecei a acompanhar agora, mas realmente tivemos alguns eventos por aí....é um alerta que tem que ficar para mim e para outros colegas que são iniciantes neste mundo.... por isso que nem me aventuro muito no tópico de trilhas médias e pesadas, pois ainda estou aprendendo as técnicas de condução e tudo mais....

concordo com vc, a segurança tem que vir primeiro...acidentes acontecem até com os colegas experientes como o marcus...

fredbh
02/08/2011, 14:37
O numero de acidentes aumenta também porque a cada ano aumenta a frota de jipes e "jipeiros" na regiao...
O negocio eh ficarmos atentos... parar e estudar todo obstáculo... devagar e sempre :D

MUTS
03/08/2011, 08:07
Não estou convencido disso... você trabalha com esse tipo de serviço (opinião especializada) ou apenas está dando seus 2 centavos?
.

Atuo em seguradora, como perito de automóvel. Acertamos os orçamentos para reparos ou pt dos veículos sinistrados e também tenho Samurai há 12 anos (este atual é o terceiro).
Meu primeiro fiz por 2 vezes a funilaria geral, inclusive do teto por conta de arvores na trilha dos castelhanos em SP e sei quais são as dificuldades para fazer uma boa funilaria nesta região quando as peças estão muito avarias, algumas com chapa dupla não dão acesso para reparo.
Um bom funileiro, com muuuuuita paciência pode reparar muita coisa, mas vai deixar vestígios que serão identificados por quem conhece, ou no caso de uma vistoria por exemplo de seguradora.

Fica apenas minha sugestão.... até hoje ainda não capotei, mas se acontecer, transformaria o mesmo em um conversível....

Alias o meu segundo samuca era conversível e o único inconveniente era o barulho da capota na estrada, mas do resto foi o melhor samurai que tive....

Espero ter ajudado .....

rogeriomasih
03/08/2011, 20:34
O numero de acidentes aumenta também porque a cada ano aumenta a frota de jipes e "jipeiros" na regiao...
O negocio eh ficarmos atentos... parar e estudar todo obstáculo... devagar e sempre :D


Deve ter tb muito novato ´afoito´, que no segundo passeio já acha que sabe tudo. Não falo somente da tua região, mas de todos os locais onde a ´moda´ de 4x4 em aumentando.

marcus.augusto
04/08/2011, 10:25
E o meu checklist e propósito deste tópico tá quase indo pro saco... galera, foco aí na discussão que eu iniciei.

marcus.augusto
17/08/2011, 18:10
Pessoal, ainda estou em dúvida quanto a pintura... acho que vai ser necessário re-pintar o veículo todo após o serviço de lanternagem/funilaria já que a pintura antiga provavelmente não vai bater com a cor da nova, isso está certo mesmo?

Fabil
17/08/2011, 21:21
realmente e meio complicado acertar o ton em pinturas metalicas. mas sinceramente? vc vai continuar fazendo trilhas certo? obviamenrte vai arranhar/amassar de novo, será que vale a pena gastar grana p/ pintar o carro inteiro? já desamassou?

marcus.augusto
18/08/2011, 01:36
realmente e meio complicado acertar o ton em pinturas metalicas. mas sinceramente? vc vai continuar fazendo trilhas certo? obviamenrte vai arranhar/amassar de novo, será que vale a pena gastar grana p/ pintar o carro inteiro? já desamassou?

Verdade fabil, o carro vai ralar de novo na trilha com certeza! Acho que vou dar um jeito de pintar só onde precisar tentando acertar a cor o melhor que der e o resto é botar ele com a lata reta de novo... ainda não orçei por falta de $$$tempo$$$, hehehehe - to segurando as pontas e to perguntando algumas coisas pra pensar melhor antes de fazer.

maxdelta
18/08/2011, 15:19
Verdade fabil, o carro vai ralar de novo na trilha com certeza! Acho que vou dar um jeito de pintar só onde precisar tentando acertar a cor o melhor que der e o resto é botar ele com a lata reta de novo... ainda não orçei por falta de $$$tempo$$$, hehehehe - to segurando as pontas e to perguntando algumas coisas pra pensar melhor antes de fazer.
Sou do tipo de pessoa q coloca um adesivo no jipe sempre q aparece um arranhado novo! Faça o q vc resolveu fazer! Já pensou em envelopar o veículo na cor do veículo? Quem envelopa carro novo é no intuito do arranhão não afetar a pintura original! Mas no seu caso, envelopar é pra não precisar pintar o samurai de novo!

[]s

marcus.augusto
18/08/2011, 15:23
Sou do tipo de pessoa q coloca um adesivo no jipe sempre q aparece um desenho novo! Faça o q vc resolveu fazer! Já pensou em envelopar o veículo na cor do veículo? Quem envelopa carro novo é no intuito do arranhão não afetar a pintura original! Mas no seu caso, envelopar é pra não precisar pintar o samurai de novo!

[]s

Sim, considerei a possibilidade. Pintar o Teto, a porta e o capô de novo é 70% do carro, então já iria fazer o serviço completo, mas como enventualmente vai cagar tudo de novo na trilha to considerando pintar parcialmente e mandar envelopar se isso for mais barato e esteticamente mais bacana.

maxdelta
18/08/2011, 15:32
Uma vez eu soube de um caso, um dono de defender, foi numa trilha, com o carro todo envelopado mas era transparente, e os adesivos eventuais q tinha da defender estavam sob o adesivo!

Um amigo meu tem uma ranger cabine dupla prateada q a pintura do teto e do capô estão precisando de uma pintura, ele envelopou com preto fosco o teto e o capô, ficou lindão! Aqui na região tem um opala envelopado com preto fosco e um ford ka vermelho, com envelopado com um negócio q é parecido com fibra de carbono!

[]s

marcus.augusto
18/08/2011, 15:37
Se eu arrumar um desses aí verde, nem o documento preciso trocar! Vou orçar e volto aqui pra dizer como vai ser!

Abraçs

marcus.augusto
21/08/2011, 18:25
Bom pessoal, hoje consegui fazer uma avaliação com um lanterneiro... as possibilidades por ordem de facilidade:

Trocar o teto antigo por um usado em condições - deve ser bastante difícil arrumar um, mas existe sempre a possibilidade de encontrar um samuca que não tenha sido capotado ou que tomou porrada de frente, motor batido ou outro incidente que não tenha afetado as colunas. Quem tiver algum, souber de algum mande MP, grato!

Lanternar o teto amassado - o serviço ficaria meia boca considerando que pelos amassados do teto e pela coluna torta vai ser muito complicado deixar no jeito sem que dê pra notar... mas como o carro é pra trilha isos não é o principal problema, o problema é que o valor da mão de obra seria mais cara que trocar o teto inteiro, por isso essa é a segunda opção por enquanto.

Teto Canvas, reforço interno e santo antônio... foi a opção que eu menos discuti com ele, primeiro porque achar um teto canvas deve ser tão difícil quanto um rígido, outra é que as modificações para isso seriam tão caras quanto a lanternagem - então preciso analisar melhor esse caso e colher mais informações pra saber se isso é uma possibilidade ou uma besteira que estou falando...

No mais... agradeço a opinião e sugestão de todos até agora

maxdelta
22/08/2011, 19:43
Bom pessoal, hoje consegui fazer uma avaliação com um lanterneiro... as possibilidades por ordem de facilidade:

Trocar o teto antigo por um usado em condições - deve ser bastante difícil arrumar um, mas existe sempre a possibilidade de encontrar um samuca que não tenha sido capotado ou que tomou porrada de frente, motor batido ou outro incidente que não tenha afetado as colunas. Quem tiver algum, souber de algum mande MP, grato!

Lanternar o teto amassado - o serviço ficaria meia boca considerando que pelos amassados do teto e pela coluna torta vai ser muito complicado deixar no jeito sem que dê pra notar... mas como o carro é pra trilha isos não é o principal problema, o problema é que o valor da mão de obra seria mais cara que trocar o teto inteiro, por isso essa é a segunda opção por enquanto.

Teto Canvas, reforço interno e santo antônio... foi a opção que eu menos discuti com ele, primeiro porque achar um teto canvas deve ser tão difícil quanto um rígido, outra é que as modificações para isso seriam tão caras quanto a lanternagem - então preciso analisar melhor esse caso e colher mais informações pra saber se isso é uma possibilidade ou uma besteira que estou falando...

No mais... agradeço a opinião e sugestão de todos até agora

Tem outras possibilidades tb! Vc pode: Solicitar a alguem pra tirar o molde em fibra de vidro do teto e coluna de um samurai metal top! Cortar a coluna e Jogar fora o teto! E fazer estilo o teto do canvas! Mas é aquele negócio, quando vc faz fica um preço, quanto vc manda fazer dobra, triplica o preço!

Como vc usa pra trilha, bem tem um tr4, capotado de um amigo meu, q foi desamassado no carinho! Tá bem bizonho, mas só usa na trilha!

Mas de qualquer forma é dificil opinar, afinal quem vai gastar é vc! Idéias mirabulosas eu tenho, ao meu ver lanternar é melhor, mas tb há opção de se fazer um teto novo, uma coluna nova, e o ideal seria fazê-los sem os desenhos normais do veículo!

Boa sorte!

marcus.augusto
22/08/2011, 23:40
Tem outras possibilidades tb! Vc pode: Solicitar a alguem pra tirar o molde em fibra de vidro do teto e coluna de um samurai metal top! Cortar a coluna e Jogar fora o teto! E fazer estilo o teto do canvas! Mas é aquele negócio, quando vc faz fica um preço, quanto vc manda fazer dobra, triplica o preço!

Como vc usa pra trilha, bem tem um tr4, capotado de um amigo meu, q foi desamassado no carinho! Tá bem bizonho, mas só usa na trilha!

Mas de qualquer forma é dificil opinar, afinal quem vai gastar é vc! Idéias mirabulosas eu tenho, ao meu ver lanternar é melhor, mas tb há opção de se fazer um teto novo, uma coluna nova, e o ideal seria fazê-los sem os desenhos normais do veículo!

Boa sorte!

Essa opção da fibra passou pela minha cabeça, porém acho que provavelmente será a mais cara. Não encontrando o teto, acho que irei direto pra lanternagem mesmo, mas só depois de tentar antes com o teto já que o concerto se for feito dessa maneira é mais simples, mais barato e talvez fique 100%. O que eu não posso e não gostaria é de gastar muito! Estou ganhando tempo, investigando e colhendo as informações direito - daí é pensar com tranquilidade antes de decidir, de qualquer maneira obrigado por sua contribuição.

Loras
23/08/2011, 15:19
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/94589-desmontando-samurai-com-pneus-37-a.html

Aqui tem uma carroceria canvas que pode lhe servir...

Abs.

marcus.augusto
23/08/2011, 15:45
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/94589-desmontando-samurai-com-pneus-37-a.html

Aqui tem uma carroceria canvas que pode lhe servir...

Abs.

Mas esta seria a minha última opção por enquanto... até porque os danos na minha foram poucos a ponto de descartá-la. Além disso tenho algumas adaptações, então é melhor tentar arrumar ou trocar o teto do que enfiar uma carroceria canvas e gastar absurdos com isso. Mesmo assim obrigado, está anotado já!

Fabil
23/08/2011, 16:23
a carroceria dos samurais até 95 sao diferentes dos pós 96, apesar dos pontos de fixaçao do chassis " iguais no olhômetro" nao sei se sao milimetricamente identicos...

fora outros detalhe do quais eu tenho certesa de que sao diferentes, por exemplo o trilho dos bancos dianteiros sao COMPLETAMENTE diferentes, no mais será que fixaçao de painel, tubulaçao de ar condicionado, furos p/ chicote eletrico etc sao iguais?

Marquin, sossega a piriquita, para de inventar moda e reforma seu samurai com teto de metal mesmo, a menos que vc ache um carroceria canvas completa de samurai helicoidal. tentar colocar pedaços da carroceria dos samurai feixe nao vai dar certo.. a frente é completamente diferente, painel frontal, para-malas, capô, nada serve.

marcus.augusto
23/08/2011, 16:39
Marquin, sossega a piriquita, para de inventar moda e reforma seu samurai com teto de metal mesmo

Escrevi abaixo outra msg porque a internet deu pau e eu não consegui enviar da primeira vez.

marcus.augusto
23/08/2011, 17:04
Marquin, sossega a piriquita, para de inventar moda e reforma seu samurai com teto de metal mesmo

Vou fazer isso com certeza! Não falei nada diferente disso Fabil... sei que coloquei em discussão mas foi apenas pra acrescentar uma possibilidade a mais e uma base de comparação. Mas já considerei em 90% a chance de querer trocar o teto inteiro do que mandar lanternar, já que a mão de obra acaba saindo mais cara e o trabalho mais demorado e o resultado pior.

A lata do meu samuca tá perfeita, só amassei o teto e isso não inviabiliza a carroceria toda... não tem nada desalinhado, foi só um tombo. Para os que estão lendo à partir daqui as opções que estou considerando são:

- Trocar o teto
- Reformar o teto

No mais, to sossegado - já arrumei um teto pra comprar e agora estou aguardando orçamento do lanterneiro pra saber o que sairá mais barato/melhor (custo-benefício) mesmo.

marcus.augusto
29/08/2011, 14:01
(...) considerei em 90% a chance de querer trocar o teto inteiro do que mandar lanternar, já que a mão de obra acaba saindo mais cara e o trabalho mais demorado e o resultado pior. (...) orçamento do lanterneiro pra saber o que sairá mais barato/melhor (custo-benefício) mesmo.

Bom pessoal, mudança de planos. Achei que tinha 90% de chance de fazer a coisa de um jeito e no fim eu resolvi fazer de um outro... Levei em consideração a opinião de vocês e também dos profissionais que me atenderam e o carro já está na oficina fazendo a lanternagem, espero ter fotos do serviço para registrar o progresso aqui.

Deixo o meu abraço aos amigos que tiveram a paciência e a compreensão para me instruir... Uma das muitas vantagens de ser novo é poder aprender com os mais velhos e experientes! Obrigado.

marcus.augusto
05/09/2011, 10:49
Após 1 semana de internação já tenhos notícias do hospital! A coluna e o teto já voltaram pro lugar e agora o carro vai começar a parte de funilaria/lanternagem para deixar a lata lisa novamente, com as costuras e soldas refeitas pra não ficar nenhuma marca ou ponto de ferrugem e pra obviamente receber a pintura.

310477

marcus.augusto
09/09/2011, 13:16
To em dúvida quanto as borrachas do vidro do parabrisa, alguém já precisou trocar? Também preciso saber onde posso conseguir um vidro novo... já tentei na Divinal por indicação de alguém aqui no fórum mas parece que eles não trabalham com linha automotiva mais.

Agradeço a ajuda.

rogeriomasih
09/09/2011, 20:19
To em dúvida quanto as borrachas do vidro do parabrisa, alguém já precisou trocar? Também preciso saber onde posso conseguir um vidro novo... já tentei na Divinal por indicação de alguém aqui no fórum mas parece que eles não trabalham com linha automotiva mais.
Agradeço a ajuda.

manda fazer um vidro novo.

já tive que tirar o meu parabrisa e foi necessário substituir a borracha. Não lembro ser era de opala ou ômega. deve ter umas genéricas no metro. não ficou nenhuma pedaço da original para servir de amostra?

marcus.augusto
29/09/2011, 09:56
não ficou nenhuma pedaço da original para servir de amostra?

Pois é, acho que as borrachas são de opala mesmo, quanto ao vidro os orçamentos que eu fiz ficaram muito caros... de assustar mesmo!

Aqui uma foto de como está indo o serviço, pessoal é bastante primoroso e está fazendo um trabalho cuidadoso e devagar.

313684

rogeriomasih
30/09/2011, 18:23
é...parece que vai renascer novo de novo...ehehehe

:-)

marcus.augusto
25/10/2011, 11:52
Atualizando...

Lanternagem 90%, faltando apenas alguns deltalhes para mandar para a pintura. O local dificultou o trabalho e os danos exigiram muito trabalho do lanterneiro, mas sem dúvida olhando pro carro agora a conclusão é que o trabalho dele foi primoroso e que ele é bastante habilidoso!

Ainda bem que eu não cortei o teto!

marcus.augusto
25/10/2011, 11:56
Resolvi dar umas garibadas também... não custa nada ter um carinho né!

maxdelta
25/10/2011, 19:33
Hum... blz! Já está quase pronto pra outra!