Ver Versão Completa : turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?
comprei este turbo na intenção de adaptar no motor 314s de uma band, gostaria receber opinioes sobra a adaptação.
Glauco mendes
28/07/2011, 19:38
Ed parece pequena qual seria a configuração dela?
Glauco,
Entao, tambem estou pensando nisso, mas pelo number part 504.340.177, alimenta um motor 3.0 HPI diesel do caminhao Iveco 2011, um dos ultimos lançamentos. Pode ser que ela seja uma turbina mais moderna. Onde comprei, tinha uns 20 motores destes, destruidos pela iveco e sucateados.
Iveco - Turbocharger
Daily 3.0 HPI
Engine: F1C
Capacity: 2998 ccm
Power: 146 HP
Build: from Jan.2006
Turbocharger (Art.-Nr.: 8900-2891)
Part Number/s
49189-02913
Comparison Number/s
504137713
504340177
http://en.turbolader.net/Turbocharger-Catalogue/8900-2891/504137713/49189-02913.aspx
Fe_jipeiro
29/07/2011, 19:15
To achando q essa turbina vai ficar pequena ....
Glauco mendes
29/07/2011, 19:24
já ia falar em ti Felipe achei ela parecida com a K-16 , mas tive a impressão de ser pequena o bom seria consultar uma tabela para ver qual a configuração, pois ela atende até motores 3.0 , mas ñ esqueça Ed que seu motor é 3.6 Lt's!!
Abs..
já ia falar em ti Felipe achei ela parecida com a K-16 , mas tive a impressão de ser pequena o bom seria consultar uma tabela para ver qual a configuração, pois ela atende até motores 3.0 , mas ñ esqueça Ed que seu motor é 3.6 Lt's!!
Abs..
3.6 ... pucha, nao sabia!! um conhecido me falou que é uma .30, neste caso oque aconteceria se eu a coloca-se? obrigado pelas respostas.
Glauco mendes
30/07/2011, 12:30
Ed se a turbina for pequena para seu motor , ela ñ vai dar conta e ainda vai embuchar devido ao fluxo de ar reduzido....
Essa Turbina é TGV????????
Deixarei meu comentário.
No Fuzila, coloquei uma turbina Holset, que é grande bacarai!!!
https://picasaweb.google.com/kimcavazin/MotorNoChassi#5522162801237838946
O cano de entrada, é 3", como também o de saída.
Olhando uma F4000, com o mesmo motor, mecânica, usa uma garret, que parece de brinquedo...
Então, pergunto, qual a capacidade cúbica de seu motor?
Qual o RPM máximo dos dois motores?
Já se sabe que a turbina vai num 3.0L.
Entendeu, não é o tamanho físico da coisa, mais sim sua capacidade de trabalho.
Verifique isso, pois acho que dá conta sim!
Caveso, não é uma tgv, só tem WG!
Abraços.
Kim.
Fe_jipeiro
30/07/2011, 13:54
Falae Kim,
Esse turbina q botou no Cummins, é a mesma que tenho na minha band !!! Soh que a minha eh da Borgwarner ....
Abs...
jorge.duarte
31/07/2011, 01:00
Pessoal mais um comentário.
A turbina correta para o 3.0 é a T2 com carcaças .35 .48. Lembre tamanho não é documento, vc pode ter uma turbina gigante e não ter fluxo de ar, suficiente para gira-la. Segue um link para estudo
Tudo sobre Turbo (http://www.drkmaster.kit.net/)
Abs
Glauco mendes
31/07/2011, 09:34
Po Bacana este link...
Fe_jipeiro
31/07/2011, 12:34
Esse link é intreressante msm !! Já tinha visto ele....
Show... Ele mostra um resumo bem legal ...
interessante que a parte quente é bem pqna, medindo pelo lado esterno 100mm e a fria +-130mm.
Mas nao nos esqueçamos que é de um caminhao 3/4, acredito que por ter menor diametro, ela consiga uma maior rotação, enchendo melhor os cilindros...
o certo ou errado?
qunto posso pagar numa turbina destas? esta semi nova foi usada em motores de teste pela iveco...
Fe_jipeiro
01/08/2011, 19:33
edwint,
O fato que é de um caminhão, mesmo assim não podemos comparar com nosso motor, pois o volume é diferente internamente, um é 3.0 e outro 3.7 ... O fato de ela ser menor, pode fazer com que ela fique trabalhando sempre cheia, o ar enviado será mais quente, devido o conjunto ser pequeno e ainda poderá causar contra-pressão no seu motor ... juntando tudo isso, vc poderá perder a turbina mais cedo e tb poderá prejudicar o motor, com contra-pressão e excesso de calor na entrada e saída do ar/gases ... Sem contar, que o volume de ar produzido por ela, não será sufuciente para gerar uma boa performance no seu motor, comparando, por exemplo, com uma apl240 ou a k-16 do Cummins 4BTAA que uso ...
O valor por ela, realmente nãio sei, pois essas turbinas costumas ser meio carinhas.. para vc ter noção, um apl240 da garret nova, cosegue hj por uns R$800,00, a k-16 da Borg q uso, vai achar na faixa de uns R$ 1450 a 1600,00 .... esse daí nova, se não for o mesmo preço da k-16, será mais caro.
É arriscado fazer essa experiência ... se fosse uma turbina de um motor maior, ai ficaria tranquilo, pq o máximo que poderia acontecer, é de ela nãio encher/gerar o que pode ...
Nos próximos 2 posts, seguem algumas fotos da k-16 para compararmos ... Nota-se, a diferença no tamanho dos rotores e compressores ...
E um outro ponto que acabei de perceber, é que vc não terá posição para botar ela no coletor de escape e ligar os mangotes corretamente ... Terá que fazer uma flange, jogando a turbina mais pra fora e meio inclinada, devido a posição da saída do ar que vai pra admissao....
Fe_jipeiro
01/08/2011, 19:41
Seguem, algumas fotos da turbina k-16 para comparação:
Fe_jipeiro
01/08/2011, 19:42
Mais fotos ...
jorge.duarte
02/08/2011, 00:08
qunto posso pagar numa turbina destas? esta semi nova foi usada em motores de teste pela iveco...
Edwint,
Tua intenção já era turbinar ou apareceu a oportunidade e vc quer comprar a turbina? Pergunto isso, pois acho que vale mais a pena comprar um "kit" para teu carro. Na ultima cotação que fiz SPA TURBO(melhor kit, na opinião de um amigo mecanico), ficou em R$ 1.700 pratas, plug and play, tubo bem que a minha é uma hilux 3.0, mas acredito que o preço nao deve variar muito. vc estará comprando um kit novo com garantia e pode pagar em 3 ou 4 vezes. A contrario dessa que terá que moldar canos na descarga, admissão, suporte aqui furo ali, etc...e não sabe o estado da turbina. Veja o que é melhor pra vc, fica aqui minha opinião. Abs.
Edwint,
Tua intenção já era turbinar ou apareceu a oportunidade e vc quer comprar a turbina? Pergunto isso, pois acho que vale mais a pena comprar um "kit" para teu carro. Na ultima cotação que fiz SPA TURBO(melhor kit, na opinião de um amigo mecanico), ficou em R$ 1.700 pratas, plug and play, tubo bem que a minha é uma hilux 3.0, mas acredito que o preço nao deve variar muito. vc estará comprando um kit novo com garantia e pode pagar em 3 ou 4 vezes. A contrario dessa que terá que moldar canos na descarga, admissão, suporte aqui furo ali, etc...e não sabe o estado da turbina. Veja o que é melhor pra vc, fica aqui minha opinião. Abs.
Jorge, é essa a razao, me apareceu essa turbina por um preço bem barato R$300,00 e é muito nova, e acabei adquirindo. Tenho uma band 314s a qual estou montando p/ uso misto da pensei em utilizar-la.
jorge.duarte
02/08/2011, 08:35
Jorge, é essa a razao, me apareceu essa turbina por um preço bem barato R$300,00 e é muito nova, e acabei adquirindo. Tenho uma band 314s a qual estou montando p/ uso misto da pensei em utilizar-la.
Legal,
Achei barato tb. Beleza manda bala e instala. Se achar melhor compra um kit sem turbina, que fica na faixa de R$ 700, menos trabalho, serviço mais limpo, poucas adaptações. Essa coisa de tamanho de carcaça, rotor, etc...só na prática para saber o resultado, ou usar alguma configuração já testada e recomendada por usuario e/ou fabricante. Se nunca usaram essa turbina em nenhuma Band, vc só saberá se vai ficar boa, instalando e usando! Em Diesel geralmente usa pressão baixa 0.8 a 1.0 kgf, então acredito que a sua funcionará bem. Para ter uma ideia, na Hilux a turbina usada é uma T2, que também é recomendada para carros 1.0...por ai tens uma ideia que tamanho não é documento. Resumindo a grosso modo o link, carcaça fria determina quando começa a pressurizar, e a quente, quanto volume de ar ela vai empurrar.
Abs e boa sorte
Fe_jipeiro
02/08/2011, 15:32
Jorge / Edwint,
Não é bem assim ... Turbina pequena em motor grande, pode trazer prejuízo e dos grandes !!! E atualmente, é ao contrário, os motores diesel modernos, estão trabalhando com pressão mais alta do que os motores de Ciclo Otto ...
Testar na prática, até concordo se for feito estudo para isso, agora na cara e coragem, eu não arrisco, as vezes por causa de 800,00 vc terá q gastar 8.000 para fazer o motor completo, devido as consequências do mal dimensionamento do turbo, sem contar das dores de cabeça sobre a confiabilidade do conjunto... Outro detalhe é que a pressão do turbo, não significa nada, o que importa é o volume do ar que a turbina fornece para o motor, e qto menor a turbina, menos volume terá e com maior temperatura ... ai o risco de colocar uma turbina pequena em um motor de maior litragem...
Na citação "carcaça fria determina quando começa a pressurizar, e a quente, quanto volume de ar ela vai empurrar." O correto é o contrário da afirmação... a parte fria é que fornece ar para o motor e a parte quente da turbina, é responsável por encher o caracol quente, fazendo a parte fria empurrar e pressurizar o volume de ar para a admissão.....
Outro ponto, é que já falei anteriormente, essa adaptação vai acabar saindo o mesmo preço do que um kit novo .... devido a flange q citei que terá que ser feita pra colocar a turbina na posição correta no coletor.... Somente como informação, liguei há pouco tempo(cerca de 2 meses) na Turbo anhanguera, e um kit completo para o 14b (com turbina) saia mais barato do que se comprasse só o kit sem turbina, a diferença era de 400,00 a menos pro kit sem turbina ..... deve ser o mesmo valor para os motores OM314 e 364 ...
O que aconselho a fazer, é ligar para 2 ou 3 lojas q mexer com turbinas, e para alguns mecanicos de preparação de motores a diesel, e perguntar sobre o tamanho dos eixos e compressores dessa turbina, para verificar se ela eh muito menor do que uma apl240 por exemplo .... Se eles falarem que não serve a turbina para o seu motor, aconselho tentar pegar um kit, dando essa turbina na negociação, assim vc não perderá din din e terá um kit correto para o seu motor....
Já testei algumas turbinas na minha band e para cada uma tive um resultado diferente ... e hj escolho por uma turbina q não limite em alta, e que não demore para encher ... pois se pegar uma viagem longa, tipo o dia inteiro com motor a 2500 - 3000 rpm trabalhando com 1kg ou mais de pressão numa turtina pequena, que restringe o volume de ar, qdo voltar da viagem, terá que trocar a turbina, se não acontecer no meio do caminho.....
O melhor custo benefício de turbina para as bands, são as apl 240 com .42/.48 de rotor 49,5mm (essas turbinas são as convencionais e mais utilizadas, gerando uma performance considerável e com pressão até 1,2 - 1,3 kg)....
Bom .. fica ai minha dica .. e pensando no bem estar do seu motor ... rsrsrs ... Mas faça isso q falei, procure casas especializadas e tire maiores informações sobre o uso dela no motor da band ...
Abs....
comprei uma turbina garret pro meu 710 com motor 364 A e custou R$1600... nada muito absurdo se é pra adaptar melhor utilizar um produto usado e comprovado por outros do que inovar, pode ate ficar bom mas e depois se danificar o motor? e mesmo ficando bom como ficaria uma possivel manutençao numa turbina dessa???
otimas informaçoes, obrigado galera pela ajuda, caso alguem queira complementar as informacoes acima, fiquem a vontade.
Felipe Françoso
11/08/2011, 00:34
Fe_Jipeiro, boa noite!
Qual a medida da sua K16? Pois achei uma turbina aqui perto, da garret mas só vi o caracol frio marcando .43 e o quente era menor, mas já era das turbina moderna com válvula integrada igual a sua, vc acha que serve no motor 608 ou fica muito pequena? (valor R$700) zerada na caixa
Fe_jipeiro
11/08/2011, 11:52
Fala Xará .. tudo blza??
Então essa turbina ae vai ficar pequena no nosso motor... deve ser de algum 2.8 por ai...
A turbina k16, tem varios modelos e configurações.... precisa analisar....
Sobre a k-16 do cummins 4BTAA q uso, não tenho as medidas do rotor e compressor dela(nunca medi, pois a anciedade de instalar era tanta ehhehe ) .... mas ela pode se comparar com uma .48/.48 ... mas bem apimentada... pois, para vc ter noção, ela gira mais e manda mais volume e potencia do q a gt-25 do MWM 6cil ... que é uma .50/.63, que tb nao sei as medidas de rotor e compressor .... e essa turbina nova, no mecado, vc nao acha a menos de 1.200,00, pelo menos nunca vi ... o preço médio dela eh de 1500,00 .... a não ser que pegue direto na fabrica, ou algum conhecido, algo do tipo ....
Abs...