Ver Versão Completa : Escolha entre radios
Natan Felli
27/07/2011, 23:09
Olá pessoal já li quase todos os tópicos mas não me decidi ainda entre px ou py!
Dúvidas radio px é ruim para comunicação em pouca distancia...
Quais as vantagens e desvantagens do radio px em relação ao py...
Natan Felli
27/07/2011, 23:39
E o que me dizem do dual band...
vale a pena...é muito dificil operar
Tio Eddie
28/07/2011, 12:03
Antes de decidir entre px/py, que tipo de rádio as pessoas com quem você anda utilizam?
Natan Felli
28/07/2011, 20:14
Ai que ta alguns px outros py, mas varios estão migrando para py!
Me diga quais as vantagens de cada um...
A diferença de antenas tipo 11m , 2m...
Tio Eddie
28/07/2011, 20:28
PY (2m) fala mais, melhor, é mais caro, precisa de curso e obtenção de indicativo mas indiscutivelmente "é mais rádio" que os px.
PX (faixa do cidadão) fala menos, beem mais barato, a carterinha sai rápido e é baratex, e resove para trilhas, comboios, etc...
Agora se todos tem py e vc px, de nada serve e vice versa
Complementando
Dá uma olhada no site da LABRE LABRE (http://www.labre.org.br/)
[]s
Natan Felli
28/07/2011, 22:24
Blz, mas e o tamanho da antena no px, influencia em o que...
e aquela história que px não funciona com veiculo lado a lado é verdade
Att
Natan,
Não existe dual band PX e PY. Esqueça isso.
Os dual band que existem são V/UHF na maioria.
Eddie,
Os custos em relação a ANATEL de radioamador e faixa do cidadão, são praticamente os mesmos. Você tem que pagar os mesmos R$ 14 por ano. A cada 10 anos vc tem que renovar a licença de estação, que custa o mesmo tanto, ou um pouco mais.
Natan Felli
29/07/2011, 21:59
Valeu pmarc agora entendi o dual band serve para se comunicar com py e com radio de mão certo...
O py precisa de algo mais que o px ou é so mesmo rádio e antena!!!
Valew
Luzemario
30/07/2011, 10:56
Blz, mas e o tamanho da antena no px, influencia em o que...
e aquela história que px não funciona com veiculo lado a lado é verdade
O tamanho da antena é proporcional a frequência de rádio usada. Frequências mais baixas usam antenas maiores, porque o tamanho da antena segue uma proporção do comprimento de onda. Antena maior não necessariamente quer dizer alcance maior, exceto se ela for maior em múltiplos do comprimento de onda da frequência que você está usando.
O PX opera na faixa de 27MHz. O comprimento de onda é de 11 metros, então a antena tem que ter uma proporção de 11m.
O VHF que a gente conhece por PY (as letras variam conforme a região do Brasil) normalmente é utilizado em 146MHz, que é a faixa de comprimento de onda de 2m. Assim, a antena tem que ter uma proporção de 2 metros.
A faixa de UHF fica em torno de 435MHz, assim a antena tem que ser numa proporção de 70cm. Muitas antenas para uso móvel são múltiplos das faixas de VHF e UHF (chamadas dual bander).
O PX, assim como qualquer outro rádio receptor em qualquer frequência, seja radioamador ou não, fica "surdo" se houver uma estação com muita potência em um canal adjacente (um canal muito próximo) do que você está utilizando, porque o receptor tenta "filtrar" o sinal indesejado diminuindo o controle automático de ganho. Isso faz com que o sinal que está no canal que você quer ouvir (que provavelmente será mais fraco do que o cara que está do teu lado) não seja recebido.
Para resolver o problema, é só se afastar um pouco da estação que está muito perto, ou pedir ao colega que está no outro canal um tempo para que você possa falar com a estação distante, ou chamar seu amigo para a frequência do seu vizinho e todos falarem no mesmo canal. Às vezes ajuda ir para um canal bem longe do que está sendo usado pela estação muito próxima, mas geralmente uma transmissão ao lado do seu carro "entope tudo".
Natan Felli
30/07/2011, 23:39
Valew luzemario, agora sim entendi, recebi uma aula..
Tenho uma antena de px aki em ksa ela mede mais de 2m...aquelas utilizadas em caminhoes!
Sera que não tem problema eu instalar no 40 canais?
E se optasse por py tenho que comprar só radio e antena ou algo a mais?
Qual a melhor antena para mata fechada?
Att