Ver Versão Completa : Caminhão 4x4 Engesa EE-15 - Little Nervous...
Cláudio Brasília
27/07/2011, 12:34
É com imensa satisfação, que cumpro o dever de informar mais um componente, que entra para a Família e para Frota 4x4 Brasil, ainda, desde o início deste mês...
DEUCE AND A HALF - LITTLE NERVOUS
4X4GARAGE
27/07/2011, 12:41
muito show o caminhão!!!!!gostaria de ver era ele puxado pelo towbar isso sim!!!
[]s
Cláudio Brasília
27/07/2011, 13:00
muito show o caminhão!!!!!gostaria de ver era ele puxado pelo towbar isso sim!!!
[]s
Prezado 4x4Garage,
Seu desejo é uma ordem: existe um video na web, que mostra isto; postado pelo proprietário anterior, Sr. Tadeu, o qual relatou-me haver viajado pelo nosso continente, quase que inteiramente, rebocando este veículo com seu outro veículo 4x4, um motor-home denominado Chupa-Cabra:
‪4x4 na Tora Video 3‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Ohmm2xO-MzE)
Vejo que tens uma oficina bem organizada, pena que um bocado longe, senão iria pedir-lhe que me ajudasse em uma reforma; felicitações, pela reforma do jeep da Patroa. Bom proveito a todos, um grande abraço e saudações.
PS: Uma breve busca na web, pelo argumento "4x4 Na Tora" irá apresentar-lhe outros videos.
Cláudio Brasília
27/07/2011, 13:16
Motorização OM-352 Mercedes-Benz, maçarico...
Mercedes-Benz OM352 engine - Tractor & Construction Plant Wiki - The classic vehicle and machinery wiki (http://tractors.wikia.com/wiki/Mercedes-Benz_OM352_engine#cite_ref-0)
http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/Manual%20de%20Instru%C3%A7%C3%B5es%20-%20Motores%20Industriais.pdf
Motor OM352 Reacondicionamiento (http://aaunimog.com.ar/frames/Motor_OM352_Reacondicionamiento/Motor_OM352_Reacondicionamiento-001.htm)
Cláudio Brasília
27/07/2011, 13:42
Prezados,
Por favor, desculpem-me, pois não lembro mais onde consegui este manual, para apresentar os devidos créditos; certamente ao pessoal de O&M da extinta Engesa. Grande abraço e saudações.
Cláudio Brasília
27/07/2011, 15:36
Prezados(as) Amigos(as),
Continuando nosso breve relato, para apresentar esta viatura... Muito embora este veículo não esteja mais original, pois foram feitas modificações com vistas a melhorar ainda mais seu desempenho no off-road; apresento aqui as especificações e dimensões originais de um veículo Engesa EE-15. Existe um erro na especificação aqui apresentada e facilmente encontrada na web, relativo ao motor, pois sabemos que um OM-352 é constituído de seis cilindros em linha e este não é um V6. Este veículo apresenta no CRLV 130CV como potência da motorização; seus eixos foram trocados para montagem Spring Over Axle - SPOA de eixos Mercedes-Benz (dianteiro trator com roda-livre AVM), dos antigos veículos LK1113 traçados, que usam rodas de 8 furos, com freios de acionamento hidráulico e os pneus que estão lá são os Goodyear, modelo G377, 18 lonas radiais, borrachudos e ressulcáveis, medida 12.00R20, para uso com câmara de ar; alterações estas que, acredito, devem ter mudado as medidas de entre-eixo, do vão-livre e da bitola, para maior. Grande abraço a todos e saudações.
Cláudio Brasília
27/07/2011, 16:02
Motor Mercedes-Benz OM-352; existem de 4 a 5 versões de blocos e/ou cabeçotes deste motor e este das fotos é turbinado, provavelmente um OM-352A, que pode alcançar 190HP ou até mais, dependendo de sua configuração; a versão OM-352LA, como a nomenclatura indica, utiliza intercooler...
PS:Parabéns aos aniversariantes de hoje:
# Bandinho (57)
# Fernando Cezar (48)
# rubensnvs (45)
# du (44)
# Luciano_RPO (42)
# luis mota (40)
# o Lobo (36)
# ALEXKALIL (36)
# DR CHRYSLER (35)
# lmadeir (32)
# Maurício Vitara (31)
# cristiano florindo costa (30)
# otaviosoma (26)
# YuriFEI (23).
Opa Cláudio!
Relatório completo!!!
Show de bola!!!
Parabéns pela aquisição!
Abraços.
Kim.
Cláudio Brasília
27/07/2011, 19:19
Prezado Kim,
Muito obrigado pelos parabéns; foi uma oportunidade única, que não poderia deixar passar de jeito nenhum e penso que ainda faltam algumas ou mesmo muitas outras informações neste relato, pois não tive muito tempo para pesquisar e, ainda, estou aprendendo sobre este veículo. Um grande abraço e saudações.
PS: Seu Fuzileiro está muito bacana, pois tenho acompanhado; parabéns, também.
Belo exemplar da marca!
Parabéns!
Cláudio Brasília
27/07/2011, 19:44
Belo exemplar da marca!
Parabéns!
Prezado CAVESO,
Muito obrigado; devo-lhe parabéns e, também, à sua máquina, que está muito bem montada, representando a sobrevivência da marca Engesa através do tempo. Grande abraço e saudações.
ENGESA - UUUHHHAAA!!!
Glauco mendes
27/07/2011, 19:48
Que bacana Claudio parabéns pelo bruto!!!
Abs..
Prezado CAVESO,
Muito obrigado; devo-lhe parabéns e, também, à sua máquina, que está muito bem montada, representando a sobrevivência da marca Engesa através do tempo. Grande abraço e saudações.
ENGESA - UUUHHHAAA!!!
Só falta andar!!!:twisted::chorandoderir:
Cláudio Brasília
27/07/2011, 20:03
Que bacana Claudio parabéns pelo bruto!!!
Abs..
Prezado Glauco Mendes,
Congratulações, também; muito grato pela ajuda com as peças e amigo solidário. Grande abraço e saudações.
4X4GARAGE
22/11/2011, 23:14
ola Claudio,ve se consegue mais dados do chupa cabra pra gente!!!troco com minha veraneio heim!!!
[]s
Bira IJC
24/01/2012, 08:35
Massaaaaa!!!!!
A jóia da coroa! Parabéns Cláudio!
Abraços,
Bira.
Cláudio Brasília
12/02/2012, 23:31
Prezado 4x4Garage,
O Chupa-Cabras acho que ele não vende não, pois tentamos primeiro, mas fiquei mais inclinado no Engesa, mas o motorhome é a mesma mecânica, com eixos de caminhão Mercedes Benz traçado (eixo dianteiro motriz antigo), acho que de caminhão LK1113 ou LK1313LA e chassis de ônibus encurtados e suspensão SPOA com barra de torção na estabilizadora; não tenho certeza, mas acho que o motor é mais forte, talvez, um OM366LA. Grande abraço e saudações.
ola Claudio,ve se consegue mais dados do chupa cabra pra gente!!!troco com minha veraneio heim!!!
[]s
Cláudio Brasília
12/02/2012, 23:41
Prezado Bira,
Muito obrigado pelos parabéns; este caminhãozinho é jóia mesmo e não precisa fazer nada, vou colocar apenas rádios de comunicação e antenas (PX e PY), bancos mais confortáveis, alguns instrumentos no painel (clinômetro, pressão no turbo, pressão de óleo, horímetro, temperatura, amperímetro, conta-giros, etc), e sobrealimentar a admissão, com turbina e intercooler, para ganhar uns cavalinhos a mais e poder atravessar Los Andes (Passo de San Francisco), algum dia destes, sem muita perda de rendimento. Um grande abraço e saudações.
Massaaaaa!!!!!
A jóia da coroa! Parabéns Cláudio!
Abraços,
Bira.
Cláudio Brasília
21/02/2012, 15:53
Alguns a serem acrescentados...
Cláudio Brasília
21/02/2012, 16:22
Para isto aqui temos um intercooler, que vai ser cortado, para ajustar ao tamanho do radiador; um turbo Biagio BBV-100FB remanufaturado; um kit para turbinamento do OM352A, com freio motor e instrumento manômetro para 3Kgf/Cm2...
Se precisar de peças para sua restauração fale com o pessoal da COTRAMS no endereço abaixo.
Cotrams (http://208.43.63.220/~cotrams/novo/)
Abs,
Mineiro
Cláudio Brasília
21/02/2012, 18:40
Prezado Caxamba,
Grato pela indicação, mas estas peças poderá encontrar com mais facilidade em:
UPDIESEL - REVENDEDOR AUTORIZADO BIAGIO | TURBINAS 352 - 366 - 112 - 113 - K16 - K24 - K27 (http://www.updiesel.com.br/)
http://www.deltapecas.com.br
Grande abraço e saudações.
Se precisar de peças para sua restauração fale com o pessoal da COTRAMS no endereço abaixo.
Cotrams (http://208.43.63.220/~cotrams/novo/)
Abs,
Mineiro
Casa da transmissão4x4
21/02/2012, 18:48
Pessoal, eu tive a satisfação de conhecer pessoalmente o Claudio como tambem o seu caminhão, o Claudio em sua casa me tratou muito bem, me mostrou seu caminhão com todos os detalhes, e olha que caminhão !!! Essa maquina vai longe..rsrs..
Cláudio Brasília
21/02/2012, 19:11
Pessoal, eu tive a satisfação de conhecer pessoalmente o Claudio como tambem o seu caminhão, o Claudio em sua casa me tratou muito bem, me mostrou seu caminhão com todos os detalhes, e olha que caminhão !!! Essa maquina vai longe..rsrs..
Grande Amigo Danilo,
Muito obrigado pela ajuda com peças e pela grande amizade; sempre que puder, quando estiver passando por Brasília, venha para ver as novas ferramentas e andamento dos projetos. Grande abraço e saudações.
NGDaniel
21/02/2012, 19:31
Engezasso heim ..
Quando crescer, quero ter um assim, so pra passear hehehehehe
abs,
estyvybeykr
21/02/2012, 21:18
Claudio muito show de bola esse brinquedinho, vim tarde mas tô aqui pra te parabenizar.
Forte Abraço
Estevão
Casa da transmissão4x4
19/03/2012, 21:28
E ai Claudio, alguma novidade do Bruto ???
Abraço.
Att.
Danilo.
estyvybeykr
20/03/2012, 09:49
Será que o Claudio desistiu desse projetinho. KKKKKKKKKKKK
Estevão
André.cc
20/03/2012, 20:32
que bacana hem!!parabéns..
Cláudio Brasília
16/07/2012, 19:11
Novidade,
Achei um link (são três páginas), com vista explodida e códigos de peças do eixo dianteiro:
FRONT AXLE FRONT AXLE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_001__1)
Grande abraço e saudações.
PS: Aqui, link logo abaixo, tem um post no Forum com peças que sobraram de uma reforma e estão à venda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/106898-caixa-de-transferencia-e-eixo-dianteiro-trator-mercedes-benz.html
Cláudio Brasília
16/07/2012, 19:14
Será que o Claudio desistiu desse projetinho. KKKKKKKKKKKK
Estevão
Prezado Estevão,
Não tem como desistir, pois é tal como uma cachaça...lol... Grande abraço e saudações.
Casa da transmissão4x4
16/07/2012, 19:25
Claudio, como anda o projeto ??? Minha pick-up pifou o motor, e assim que a retifica acabar eu vou dá um pulo no DF para a gente convesar.
Abraço meu amigo !!!
Cláudio Brasília
16/07/2012, 19:53
Claudio, como anda o projeto ??? Minha pick-up pifou o motor, e assim que a retifica acabar eu vou dá um pulo no DF para a gente convesar.
Abraço meu amigo !!!
Prezado Danilo,
São vários projetos, em andamento paralelo e, desta forma, dá-se um empurrão em um e deixa os outros em stand-by e, depois, vice-e-versa; assim, aos poucos, todos vão andando. Ok, lamento que o seu motor tenha pifado (se precisar de algum manual deste motor é só solicitar, que talvez tenha aqui no arquivo geral), mas não se preocupe, pois pode vir quando for possível, porque aqui tudo não tem pressa mesmo. Grande abraço e saudações.
DARTAGNAM2002
30/09/2017, 23:12
Claudio boa noite.
Amigo tem uns calços que vão por forada carcaça deste eixo para não entrar poeira , como resolveu isto?
Jose Vilela
15/10/2018, 18:12
Claudio, boa noite.
Vi os posts de 2012 sobre seu caminhão Engesa EE 15.
Parabéns pela máquina.
Você ainda tem este caminhão ?
Conseguiu turbinar como você pretendia?
Eu pergunto isto, porque também tenho um Engesa EE 15 e estou tendo problemas em conseguir turbinar.
Existe uma séria interferência em meu caminhão entre o hidroar do sistema de freio e o duto de descarga da turbina.
fmcoutinho
18/10/2018, 22:42
Claudio, boa noite.
Vi os posts de 2012 sobre seu caminhão Engesa EE 15.
Parabéns pela máquina.
Você ainda tem este caminhão ?
Conseguiu turbinar como você pretendia?
Eu pergunto isto, porque também tenho um Engesa EE 15 e estou tendo problemas em conseguir turbinar.
Existe uma séria interferência em meu caminhão entre o hidroar do sistema de freio e o duto de descarga da turbina.
Olá. José,
Eu tb possuo um EE 15 (motor MB OM 352) e estou a procura de proprietários para troca de informações.
O meu tá no maçarico e o mecânico botou um monte de dificuldades para turbinar, por enquanto deixei como está
Já tive problema (quebrouduas vezes) com o semi-eixo (bengala) traseiro. É uma bengala bem longa, cerca de 110 cm e aparentemente foi alongada com solda. Parece ser do caminhão D60 / D70 com um "implante" de uns 10 cm. Por um acaso vc conhece alguma Bengala original que caiba nesse caminhãozinho ??? Qual está usando no seu ??? Diferencial e semi eixos MB mesmo ??? O meu aparentemente o diferencial e relação é da F4000 das antigas .
No mais o caminhão é muito bom, confiável e muito gostoso de dirigir. Se conseguir turbinar então vai ficar um Show !!!
Um abraço.