Ver Versão Completa : Amortecedores traseiros, me ajudem por favor.
Tanque Russo
27/07/2011, 10:31
Olá meus caros amigos, mandei a sportage para o mecanico, fazer uma revisão basica, bom estava com o amortecedor traseiro vazando oleo, resolvi trocar os mesmo, comprei pelo ML, em uma empresa X , peguei os mesmos, instalei, mas o carro ficou duro, muito duro...confesso que nunca andei em um carro tão ruim, parece que esta rebaixado, bom os amortecedores são da marca "gabriel" uns brancos, de origem americana, segundo o mecanico, eles são de dupla ação por isso são duros. Coloquei tb um par de molas, as mesmas usei do monza , pois a quantidade de ELOS é a mesma, e tem o formato funil.Me ajudem quem ja trocou esses amortecedores, quem tem mais experiência, por favor.
Djalma colombo
27/07/2011, 11:45
Bom dia tanque, depende da sua pretensão: trila ou uso diario. Os amortecedores poder ser usado os da besta gs, tanto dianteiro como traseiro as marcas, sendo novos q maioria é boa para uso diário, porem para trilha é melhor os of shok, bem mais caros. As molas se forem para uso com gnv, qualque uma vai ficar mais duro um pouco, caso contrario a variação é minima, normalmente o pessoal usa as da zafira, ficam muito boas e mais altas.
Tanque Russo
27/07/2011, 12:06
olá obrigado por responder, seguinte, as molas ficaram perfeitas, e ficou um pouco mais alta sim, acho que linha GM são as ideais. agora os amortecedores..sem comentários, o carro ficou tão ruim mas tão ruim, que nem meu primeiro carro era assim ( rebaixado na mola, amortecedor ruim), esses amortecedores, de dupla ação são mais duros mesmos, segundo o lojista, não sei ainda o que vou fazer, por isso abri esse topico para saber da galera o que costuma usar.
Sabe que acho que esses amortecedores não são da sportage coisa nenhuma , na caixa estava escrito , sportage etc e tal, mas na hora que o mecanico foi colocar, no furo que prende o mesmo na parte inferior, segundo o mecanico, era menor a furação, teve que abrir mais o furo. obrigado por me ajudar.
Amortecedores de dupla ação não são mais duros não, são exatamente iguais aos de ação simples, a unica diferença é que de dupla ação age tanto no fechamento quanto na abertura.
Com absoluta certeza os amortecedores estão com problema ou não são pra sportage, o mais provavel é a segunda opção, pois como vc disse teve que alargar o olhal pra caber no prisioneiro.
Troque-os o mais rapido que puder, pois amortecedor muito duro trinca o chassi a medio prazo.
[]s
(DU)
Tanque Russo
28/07/2011, 07:34
Obrigado Duarte pela ajuda, eu até pensei que fossem as molas, vejam que se eu tentar balançar o carro, ele não balança em nada a traseira, esta duro, duro, vou dar um olhada vou fazer o teste colcoar os amortecedores velhos, e ver se são eles, se não forem colocarei as molas antigas, e assim ver o problema, depois posto aqui para uma falar para vcs.,
obrigado por enquanto.
ANIBALCL
28/07/2011, 08:56
Amortecedores de dupla ação não são mais duros não, são exatamente iguais aos de ação simples, a unica diferença é que de dupla ação age tanto no fechamento quanto na abertura.
Com absoluta certeza os amortecedores estão com problema ou não são pra sportage, o mais provavel é a segunda opção, pois como vc disse teve que alargar o olhal pra caber no prisioneiro.
Troque-os o mais rapido que puder, pois amortecedor muito duro trinca o chassi a medio prazo.
[]s
(DU)
Edu, eu vou precisar trocar os meus amortecedores e por causa das molas da Besta os originais da Sportage
não dão conta e a viatura pula muito. eu vou mandar fazer sob encomenda na Off Limits e estava pensando
em pedir pra por uns 15%-20% de carga a mais por causa das molas, será que fica muito duro ?
eu mandei recondicionar os originais com 20% ( vai saber se fizeram na medida exata...)
e antes de instalar eu não conseguia mover a haste com as mãos. ficou excelente o carro não pulava mais
e ficou com sensação de carro novo não tava duro dando pancada tava absorvendo bem os impactos.
só que essa performance não durou quase nada e eles voltaram a ficar fracos como os originais
agora quando passo em uma sequencia de desniveis o carro parece um low rider ! kkkkkkkkk .
agora fiquei na dúvida se peço pra fazer com 10% ou 15% mais carga/forte/duro que o original
ou se os 20% serão demais.
Anibal
Acredito que 15% é suficiente...
Se me permite um pitaco, fazer amortecedores sob medida não deve ser muito barato, coloca os da besta que tem o curso maior, são em torno de 20% mais firmes e bem mais baratos.
[]s
(DU)
ANIBALCL
28/07/2011, 09:21
Anibal
Acredito que 15% é suficiente...
Se me permite um pitaco, fazer amortecedores sob medida não deve ser muito barato, coloca os da besta que tem o curso maior, são em torno de 20% mais firmes e bem mais baratos.
[]s
(DU)
Edu, os da Besta dianteiros na verdade são menores e bem mais fracos
que os originais Monroe usados. os traseiros também ficaram bem ruins
com as molas mais fortes.
vai sair beeeeem caro mesmo a brincadeira mas esses paralelos
não deram certo e os da Monroe turbogás que seriam iguais aos
originais custam a metade dos Off limits e perde a garantia
segundo os lojistas que consultei, pois não constam mais
como originais
Estranho, os amortecedores da besta são um pouco mais curtos mesmo, mas são mais firmes devido ao motor diesel que é mais pesado.
Na dianteira eu uso os amortecedores originais com molas da besta e ficou perfeito.
Na traseira uso os amortecedores coven da besta e tbm ficou perfeito.
[]s
(DU)
ANIBALCL
28/07/2011, 10:01
Estranho, os amortecedores da besta são um pouco mais curtos mesmo, mas são mais firmes devido ao motor diesel que é mais pesado.
Na dianteira eu uso os amortecedores originais com molas da besta e ficou perfeito.
Na traseira uso os amortecedores coven da besta e tbm ficou perfeito.
[]s
(DU)
bom, eu comprei da marca "genérico" rssss, pode ser por isso que são tão ruins.
foi numa loja de peças para vans, lá na Joaquina Ramalho. mas a 220 conto o par
num podia querer muita coisa né ? eu comprei mais pra testar mesmo.
os amortecedores traseiros, tb genéricão, ficaram mais moles que os originais usados
e talvez por causa do cilindrinho de GNV de 90kg piorou mais ainda e
eu tb num ajudo nada na relação peso/potência...
as minhas molas da Besta são mais grossas 17mm contra 14mm das originais,
tanto que o lift está só nas molas, não uso calços e ficou bem legal, mais firme
mas sem ficar duro demais, só que o carro pula muito, os amortecedores não tão
dando conta do recado.
bom fica a dica então, parece que esses Corven são os melhores como alternativa
aos Monroe. no site da Monroe tem as especificações e códigos pra quem quiser dar uma olhada.
custam uns 200 e tanto cada unidade, ia ficar uns 800-900 pra trocar os 4 e tem que fazer pedido.
Adriano-RS
28/07/2011, 22:13
Edu, eu vou precisar trocar os meus amortecedores e por causa das molas da Besta os originais da Sportage
não dão conta e a viatura pula muito. eu vou mandar fazer sob encomenda na Off Limits e estava pensando
em pedir pra por uns 15%-20% de carga a mais por causa das molas, será que fica muito duro ?
eu mandei recondicionar os originais com 20% ( vai saber se fizeram na medida exata...)
e antes de instalar eu não conseguia mover a haste com as mãos. ficou excelente o carro não pulava mais
e ficou com sensação de carro novo não tava duro dando pancada tava absorvendo bem os impactos.
só que essa performance não durou quase nada e eles voltaram a ficar fracos como os originais
agora quando passo em uma sequencia de desniveis o carro parece um low rider ! kkkkkkkkk .
agora fiquei na dúvida se peço pra fazer com 10% ou 15% mais carga/forte/duro que o original
ou se os 20% serão demais.
Boa noite ANIBALCL,
Ja conversamos um tempo atraz a respeito dos amortecedores OffShox. Sou representante da marca para o RS, e tenho instalados na minha Sportage 4 FX5, com calibragem igual a original, ja utilizo a 6 meses e ao meu ver não precisa ser mais duro que isso. na dianteira as molas são originais, na traseira uso uma da linha GM (Zafira/GNV) que sao 6cm maiores que as originais e mais grossos os elos, o que tirou a bunda caida que ela tinha, rsrssssss
Cheguei a utilizar essas molas com os amortecedores antigos da marca Corven aplicação originail, a diferença é grande, tem uma rua em particular que passo diariamente, arranco do semaforo, a subir, um calçamento de paralelepipedos bem irregular, subia com a traseira picando, com os OffShox acabou isso, a estabilidade muda muito, pra melhor, valem o investimento.
Qualquer duvida, se puder ajudar, estou a disposição.
um abraço,
Adriano-RS
28/07/2011, 22:41
Olá meus caros amigos, mandei a sportage para o mecanico, fazer uma revisão basica, bom estava com o amortecedor traseiro vazando oleo, resolvi trocar os mesmo, comprei pelo ML, em uma empresa X , peguei os mesmos, instalei, mas o carro ficou duro, muito duro...confesso que nunca andei em um carro tão ruim, parece que esta rebaixado, bom os amortecedores são da marca "gabriel" uns brancos, de origem americana, segundo o mecanico, eles são de dupla ação por isso são duros. Coloquei tb um par de molas, as mesmas usei do monza , pois a quantidade de ELOS é a mesma, e tem o formato funil.Me ajudem quem ja trocou esses amortecedores, quem tem mais experiência, por favor.
Boa noite Tanque Russo,
A marca Gabriel é muito conhecida, tem boa fama tanto nos EUA com na Europa (mercado de reposição). Pode ter vindo pra voce um que não seja da Sportage mesmo, pode fazer uma verificação basica nas medidas aberto e fechado, ou procurar pelo codigo (deve ter algum no proprio corpo do amortecedor), pode ter dado o azar de ter defeito e em ultimo caso, não ser um Gabriel original, existe falsificação de tudo, ja vi de peças Sachs e Valeo por exemplo...
Boa sorte ai na resolução do problema, um abraço.
ANIBALCL
29/07/2011, 07:57
Boa noite ANIBALCL,
Ja conversamos um tempo atraz a respeito dos amortecedores OffShox. Sou representante da marca para o RS, e tenho instalados na minha Sportage 4 FX5, com calibragem igual a original, ja utilizo a 6 meses e ao meu ver não precisa ser mais duro que isso. na dianteira as molas são originais, na traseira uso uma da linha GM (Zafira/GNV) que sao 6cm maiores que as originais e mais grossos os elos, o que tirou a bunda caida que ela tinha, rsrssssss
Cheguei a utilizar essas molas com os amortecedores antigos da marca Corven aplicação originail, a diferença é grande, tem uma rua em particular que passo diariamente, arranco do semaforo, a subir, um calçamento de paralelepipedos bem irregular, subia com a traseira picando, com os OffShox acabou isso, a estabilidade muda muito, pra melhor, valem o investimento.
Qualquer duvida, se puder ajudar, estou a disposição.
um abraço,
Adriano, o meu caso as molas dianteiras são bem mais grossas, 3mm a mais que as originais
por isso os amortecedores não estão segurando na extensão. na compressão não tem problema pois as molas dão conta do recado sozinhas.
eu preciso que o amortecedor seja mais firme na extensão do que na compressão mas acho que
isso não existe, rssss
talvez uns 10% de carga sejam suficientes, o que voce acha ?
abraço !
Tanque Russo
29/07/2011, 12:43
Boa noite Tanque Russo,
A marca Gabriel é muito conhecida, tem boa fama tanto nos EUA com na Europa (mercado de reposição). Pode ter vindo pra voce um que não seja da Sportage mesmo, pode fazer uma verificação basica nas medidas aberto e fechado, ou procurar pelo codigo (deve ter algum no proprio corpo do amortecedor), pode ter dado o azar de ter defeito e em ultimo caso, não ser um Gabriel original, existe falsificação de tudo, ja vi de peças Sachs e Valeo por exemplo...
Boa sorte ai na resolução do problema, um abraço.
Olá Adriano obrigado por me ajudar, hoje estarei colocando os amortecedores antigos, para ver se são as molas, ou amortecedores, Bom o vendedor me falou muito bem desses amortecedores. Vou levar na loja, e prefiro os originais, KIA koreanos mesmo, na verdade somente um amortecedor esta estourado, o outro esta bom. vamos aguardar , obrigado a todos.
Djalma colombo
29/07/2011, 13:16
Bom galera euto usando nadianteira da minha as molas originais com amortecedores da besta da marca ALEN SHOCKS, são chineses, as uns quatro meses e tão respondendo super bem, natraseira molas originasi e amortecedores da besta tambem com kit gnv de 15 m cubicos, e tá legal. Havia feito o lift com molas da zafira normal e calços de 30mm na dianteira, ficou show, mas por ter ficado mais alto que os joelhos da patroa e meus pais ja terem artrose, acabei voltando a altura normal, e tá ótima! As molas da palio sw são mais dura que as da zafira eos amortecedores pode ter sido azar mesmo.
Adriano-RS
29/07/2011, 21:50
Adriano, o meu caso as molas dianteiras são bem mais grossas, 3mm a mais que as originais
por isso os amortecedores não estão segurando na extensão. na compressão não tem problema pois as molas dão conta do recado sozinhas.
eu preciso que o amortecedor seja mais firme na extensão do que na compressão mas acho que
isso não existe, rssss
talvez uns 10% de carga sejam suficientes, o que voce acha ?
abraço !
Boa noite AnibalCL,
É a grande sacada dos amortecedores OffShox, eles atuam (segurando),em média 3x mais na expanção do que na compressão.
Essa caracteristica é que ajuda a minimizar o efeito de "rolling", quando voce faz uma manobra brusca no sentido de desviar de algum obstaculo, nao pemite que o veiculo fique balançando.
Por experiencias que ja tive quanto a definir em % quanto mais firme ou macio deva ficar o amortecedor, desaconselho, vou explicar por que:
É um calculo muito tecnico, deve ser feito por um preparador capacitado, com base em desmpenho aferido.
Se voce informar os dados corretos, lift, molas maiores, GNV, tipo de uso principal (offroad, urbano, viagens) o departamento de engenharia vai escolher um setup mais favoravel, levando em conta a sua escolha de mais macio, igual ao original ou mais duro.
Para o caso de uso urbano/rodoviario, aliado a trilhas recreativas ou passeios offroad, o setup igual ao original ja garante grande melhora no uso urbano/rodoviario, nao fica tão duro para as trilhas e aumento muito a estabilidade.
Lembrando que o sistema Monotubo Pressurizado a Nitrogenio dos OffShox, mesmo na calibragem original ja é muito mais firme que um bitubo convencional, inclusive se voce apenas trocar os amortecedores, sem mecher nas molas vais perceber que vai elevar um pouco a carroceria.
Um abraço,
Adriano-RS
29/07/2011, 21:58
Olá Adriano obrigado por me ajudar, hoje estarei colocando os amortecedores antigos, para ver se são as molas, ou amortecedores, Bom o vendedor me falou muito bem desses amortecedores. Vou levar na loja, e prefiro os originais, KIA koreanos mesmo, na verdade somente um amortecedor esta estourado, o outro esta bom. vamos aguardar , obrigado a todos.
Boa noite Tanque Russo,
Quando troquei as molas tambem fiquei com a impressao que eram muito duras, para testar as molas solte os amortecedores na parte de baixo, deixando as molas trabalharem sem a interferencia dos amortecedores assim, ai balance a carroceria, pode ser no parachoque traseiro mesmo voce vai ver que as molas trabalham bastante, as minhas parecem que vao fazer a traseira sair do chão.
Lembrei de um detalhe, quando se vai instalar amortecedores tem que fazer eles trabalharem antes de instalar, pressionar para fechar todo puxar ate abrir totalmente, lembro de ter ouvido relatos de amortecedores que nao funcionam direito por falta desse procedimento.
um abraço,
Tanque Russo
02/08/2011, 17:05
Boa noite Tanque Russo,
Quando troquei as molas tambem fiquei com a impressao que eram muito duras, para testar as molas solte os amortecedores na parte de baixo, deixando as molas trabalharem sem a interferencia dos amortecedores assim, ai balance a carroceria, pode ser no parachoque traseiro mesmo voce vai ver que as molas trabalham bastante, as minhas parecem que vao fazer a traseira sair do chão.
Lembrei de um detalhe, quando se vai instalar amortecedores tem que fazer eles trabalharem antes de instalar, pressionar para fechar todo puxar ate abrir totalmente, lembro de ter ouvido relatos de amortecedores que nao funcionam direito por falta desse procedimento.
um abraço,
olá amigo, coloquei os amortecedores antigos o carro ficou bom, segundo o mecanico os antigos estão bons ainda, eu só resolvi trocar pois já que estava comprando a mola, aproveitei a troca dos amortecedores. Bom levei na loja o cara vai trocar os amortecedores para mim, sendo eles de outra marca, as molas eu coloquei do monza, 7 elos, formato funil, servem perfeitas.
Os amortecedores, se tiver algum amigo que precisar eu vendo eles, só não sei a marca o vendedor me falou mas esqueci.
abração gente
cegandrade
03/08/2011, 10:46
Boa noite Tanque Russo,
um abraço,
Adriano
A informação procede, ja troquei amortecedores de carros anteriores e o mecanico sempre sangra o amortecedor antes de colocar.
Segundo ele se nao sangrar, que é fechar e abrir o amortecedor lentamente com a mao umas 10 vezes, ele nao ira funcionar perfeitamente no carro.
O por que isso acontece eu nao sei, mais ja vi gente que trocou em casa sem sangrar e ficar duro.
Batalha1984
18/06/2013, 21:58
tambem estou a procura de amortecedores novos para a minha vtr. tenho visto dos mais variados preços, de 100 reais cada a 300 cada... alguem ja fez orçamento com a off schok? mandei um formulario solicitando, mas tenho medo da pedrada... não que eu não ache que deva investir na vtr, mas pq tenho varias coisas para fazer nela nesse momento...
Batalha1984
18/06/2013, 21:59
ainda, peguei minha vtr já levantada... o lift na carroceria é visivel, mas como faço pra saber se tmem foi feito lift na suspensão?
tambem estou a procura de amortecedores novos para a minha vtr. tenho visto dos mais variados preços, de 100 reais cada a 300 cada... alguem ja fez orçamento com a off schok? mandei um formulario solicitando, mas tenho medo da pedrada... não que eu não ache que deva investir na vtr, mas pq tenho varias coisas para fazer nela nesse momento...
Fiz há 2 meses, somente os 4 amortecedores deu 2200.
Batalha1984
19/06/2013, 10:04
Qual marca rDuran? Ai em curitiba? Encontra peças facil ai? Aki no interior é dureza
Qual marca rDuran? Ai em curitiba? Encontra peças facil ai? Aki no interior é dureza
Os da Off-shox foram esse preço
Aqui em curitiba, gastei entorno de 1700, com mão de obra
-Frente
- Amortecedor Besta GS 16 Lugares (Monroe)
- Molas Besta GS16 Lugares Reforçada (Aliperti)
-Trás
- Amortecedor Besta GS 16 Lugares (Monroe)
- Molas Zafira 2001 (Aliperti)
Carro a Diesel, não são molas pra GNV, gostei muito do resultado, subiu 1 palmo na frente e atrás
Batalha1984
21/06/2013, 00:33
Obrigado rDuran. Estou procurando o amortecedor traseiro da besta... Moro no interior do interior do Pr... Aki consegui por 400 o par, mas acho q consigo por menos... Ainda quero ir pro py pra comprar os espaçadores de roda (as minhas ja estao pegando na lata) e as rolas livres da AVM... Qdo for pra curitiba com a viatura dou um grito... Abs
cegandrade
21/06/2013, 12:29
Aqui no interior do rio a troca das molas pelas do zafira gnv mais os amortecedores da besta gs e mao de obra ficou em R$550,00.
Caro Tanque russo . as molas de Monza seriam as dianteiras do 2.0? e você usa na traseira da sportage? sua suspensão é sem lift? pois a minha é original. agradeço