Conectar

Ver Versão Completa : Consumo Grand Cherokee 2005 4.7.

Marcelo_grand
26/07/2011, 16:27
ola a todos, ha 1 mes comprei uma grand cherokee ano 2005 4.7, carro maravilhoso tanto que ja e minha segunda grand cherokee, na semana passada viajei de sao paulo ate curitiba (420 km) e notei que na estrada ela feis 6 km com 1 litro nao muito diferente na cidade que esta fazendo 4,5 queria saber se esta normal se nao oq precisa ser feito para melhorar o consumo, tenho ciencia que estamos falando de um carrao 4x4 pesado e com um motor v8, mais seria otimo se conseguisse rodar mais 2, 3km pelo menos na estrada...
desde ja agradeco a todos. otima tarde.

Marcelo_grand
26/07/2011, 16:28
Eskeci de menciona que nao ultrapassei os 120km/h.

cadgcao00
26/07/2011, 17:21
tem um grand cherokee 1998 v8 5.2 ela faz 9km por litro a 90km/h

a 120km/h deve faze 7

fmarare
26/07/2011, 18:09
ola a todos, ha 1 mes comprei uma grand cherokee ano 2005 4.7, carro maravilhoso tanto que ja e minha segunda grand cherokee, na semana passada viajei de sao paulo ate curitiba (420 km) e notei que na estrada ela feis 6 km com 1 litro nao muito diferente na cidade que esta fazendo 4,5 queria saber se esta normal se nao oq precisa ser feito para melhorar o consumo, tenho ciencia que estamos falando de um carrao 4x4 pesado e com um motor v8, mais seria otimo se conseguisse rodar mais 2, 3km pelo menos na estrada...
desde ja agradeco a todos. otima tarde.

Tenho uma igual 2004 a até 115 km/h ela faz na estrada entre 7,6 a 8 em média. Se, ex., na Castelo Branco com piloto automático até 115 km/h ela faz 8,2 km/l. Causa de alto consumo: pneu calibrado(33libras). filtro de ar em bom estado, velas, combustível de boa qualidade, câmbio estiver mudando marcha em tempo correto. Precisa se acostumar um tempo com ela.

DR CHRYSLER
26/07/2011, 18:18
se o carro estiver com velas,filtors no geral e sistema de injeção limpo talvez consiga melhorar mais um pouquinho esse consumo
mais não é muita coisa alem disso não ok

drchrysler

Carloshts
26/07/2011, 21:31
Seja gentil com o pé que o cinsumo pode melhorar.

Marcelo_grand
27/07/2011, 17:25
Ola amigo, percebo tb que ela passa de 1 para 2 marcha so a 2500 rpm axo que forca um pouco o consumo e na estrada a 120 km/h o giro fica tb em 2500rpm parece falta uma marcha.

awdman
20/06/2012, 22:43
Olá pessoal, boa noite!!

Sou novato aqui e gostaria de saber a média de consumo de uma Grand Cherokee 4.7 blindada! Ano 2005, com uso moderado, sem passar dos 100km/h

Obrigado!!

Falcon-MG
28/01/2013, 18:15
Olá a todos!
O tópico é antigo mas se enquadra em uma das dúvidas que tenho.
Recentemente comprei meu primeiro 4x4, uma GC WK 4.7 2005, não vejo falando dela por aqui, mas penso que em questão de consumo deve ser um pouco melhor que o modelo anterior WJ pois teve algumas melhorias.
As médias que ela tem feito está bem abaixo do que imaginei, faz 3,3km/l na cidade e 5,5km/l na estrada, isso com filtros e velas novos, gasolina aditivada da petrobrás que é o mesmo tipo de abastecimento que o antigo dono fazia e ele me disse que estava pelo menos 8km/l na estrada.
Minhas dúvidas são:
O que mais pode influenciar no consumo?
Posso usar o óleo semi-sintético 15w40?
Posso instalar velas de maior durabilidade como platinum e iridium ou somente as tradicionais recomendadas no manual?
(atualmente está com as recomendadas)

Obs. foi passado o scanner e está tudo ok.

Quem puder opinar agradeço muito.

Abraços!!

IgorHp
28/01/2013, 22:17
Eu tenho há 6 anos uma ZJ 5.9 ano 98. A minha média no transito está entre 4.5 e 5km por litro.(transito fluindo) Na estrada entre 8 e 9. Pelo fato do seu carro ser mais novo, teria que ter médias melhores. Vamos lá, primeiramente a manutenção tem que estar em dia.(filtro, velas, pneus e etc)de preferencia peças originais. Use sempre gasolina aditivada (BR, Vpower) se puder$ use gasolina Podium nas viagens, pois o combustivel conforme o manual de preferencia tem que ter acima de 91 octanas. Ouitro detalhe, vc tem que conhecer o carro na forma de dirigir, saber aproveitar o torque para não acelerar muito. Na estrada use o piloto automático. Quanto ao óleo pode usar o 15w40, pois é o recomendado pelo fabricante.

jeep2000
28/01/2013, 23:36
Marcelo,

Você só esqueceu de contar pro pessoal que de Curitiba a SP é metade do trecho de serra, e a outra metade também.
E que durante esse caminho precisa dar umas aceleradas com bastante vontade, aquelas que a Cheroca faz barulho de V8 de filme americano, senão fica atras dos caminhões que ocupam as duas faixas de rolamento na subida e só vai conseguir ultrapassá-los quando chegar nos trechos de descida de faixa tracejada.

E mesmo nos poucos trechos planos do percurso, fica bastante dificil manter a velocidade constante por conta do trafego, ilustrado pelos vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=2eCp8GV2W5o

Pequeno desvio feito no trecho de serra

http://www.youtube.com/watch?v=0ch42_6j0uA

Por isso, acredito que 6km/l na Regis Bittencourt esteja de muito bom tamanho.

Para fazer 8 ou 9km/l na estrada com uma WK 4.7 V8 é facil.
Basta andar a 60km/h constantes em estradas planas como a Bandeirantes ou Castello Branco em SP.

Lucas88
31/01/2013, 15:02
Eu tenho há 6 anos uma ZJ 5.9 ano 98. A minha média no transito está entre 4.5 e 5km por litro.(transito fluindo) Na estrada entre 8 e 9. P

Boa tarde amigos do forum,
IgorHP como tu consegue essa media? numa ladeira com ela desligada? (brincadeira haha)
possuo uma ZJ 5.2 98, e a media dela na estrada é entre 7 a 7,5 andando a 100 110km/h.
porém antes de trocar os pneus (medidas originais 225 goodyer 100% asfalto), consegui 8,5km/l, agora com pneus 235 AT o meu melhor foi 7,4km/l andando a 100 110km/h. (medias todas feitas pelo computador de bordo)
ah e a medida na cidade é cerca de 4km/l não chega a 5.

Outra coisa IgorHP, quais os peus que tu usa?
abraço

IgorHp
31/01/2013, 22:08
A minha é toda original. Pneus 225x70x16. Essa média é com transito fluindo sem muito anda e para. E na estrada quando viajo para Cascavel, não tem muitos aclives e declives e a estrada são boas. Sempre viajo cedo, entre quatro e cinco horas da manhã sem transito na estrada. Talves se eu morasse em SP ou RJ não conseguiria essas médias, como o colega citou no caso as serras. As medidas foram feitas no computador de bordo e nas bomba de gasolina. Outro detalhe as 5.9 são mais economicas que as 5.2. Pelo comentario do pessoal que tem. Também uso somente gasolina pódium quando viajo.

Lucas88
31/01/2013, 22:29
IgorHP, a minha é toda original também, apenas coloquei os pneus hankook AT um pouquinho maiores porque acho que fica mais bonito.
Já minha media na cidade é muito ruim, acho que devido a cidade pequena que é sempre quadras pequenas anda e para anda e para em esquinas.. sempre trajetos curtos..
Porém na estrada, aqui na minha região não tem serra é so reta que não tem fim.. então deve ser só pela medida dos pneus? fariam toda essa diferença? e outra quse sempre uso gasolina comum.
e uma pergunta tu afirmou que as 5.9 são mais economicas que as 5.2, sabe explicar o motivo? o cambio é diferente? relação?
abraço.

Rustão
31/01/2013, 23:51
A minha é cravado 5km/l cidade e 8km/l estrada.
Média feita no odometro e quantidade de litros gastos.
Quando fiz usando o comp de bordo essa média era menor.
pneu 225 70 R16

Falcon-MG
17/02/2013, 00:04
Eu tenho há 6 anos uma ZJ 5.9 ano 98. A minha média no transito está entre 4.5 e 5km por litro.(transito fluindo) Na estrada entre 8 e 9. Pelo fato do seu carro ser mais novo, teria que ter médias melhores. Vamos lá, primeiramente a manutenção tem que estar em dia.(filtro, velas, pneus e etc)de preferencia peças originais. Use sempre gasolina aditivada (BR, Vpower) se puder$ use gasolina Podium nas viagens, pois o combustivel conforme o manual de preferencia tem que ter acima de 91 octanas. Ouitro detalhe, vc tem que conhecer o carro na forma de dirigir, saber aproveitar o torque para não acelerar muito. Na estrada use o piloto automático. Quanto ao óleo pode usar o 15w40, pois é o recomendado pelo fabricante.

Igor, o jeep tá redondo pois o dono anterior fez revisão tudo certinho mas conferi tudo novamente, por enquanto estou com pé bem leve pois sei que faz muita diferença o modo de condução, é difícil, mas que dá vontade de socar a botina dá.
O óleo recomendado no manual é o 5w30 sintético, mas todos que perguntei usam o 15w30 semi.
Bom também acho que teria que fazer pelo menos 8 na estrada.

Falcon-MG
17/02/2013, 00:07
A minha é cravado 5km/l cidade e 8km/l estrada.
Média feita no odometro e quantidade de litros gastos.
Quando fiz usando o comp de bordo essa média era menor.
pneu 225 70 R16

Acho que por via das dúvidas o melhor seria fazer a média pelo abastecimento, apesar de que no meu caso pelo comp. de bordo tá batendo redeondo.

Falcon-MG
17/02/2013, 00:11
Sei que as velas são novas, mas não tirei para conferir o tipo e modelo, pode ser isso, velas incompatíveis.

Lucas88
26/02/2013, 00:40
Falcon, na minha limited 98 estava usando o 20w50 semi, porém na ultima troca (mil km antes da km prevista até), não tinha o 20w50 semi, apenas um 15w50 semi, pergunto esse oleo pode ser usado sem problemas? grato

Rustão
26/02/2013, 10:22
Falcon, na minha limited 98 estava usando o 20w50 semi, porém na ultima troca (mil km antes da km prevista até), não tinha o 20w50 semi, apenas um 15w50 semi, pergunto esse oleo pode ser usado sem problemas? grato

Fala Lucas,
Sei que a pergunta foi direcionada, mais vou dar meu pitaco rsrs
A diferença é que se trocar o oleo, quando voce for dar na partida vc vai ter um oleo mais fino, em vez de 20 vai ser 15 de viscosidade.
Quando ele esquentar vai continuar ( 50 ).
Na minha opnião não tem problema algum.
Se falei alguma besteira me corrijam.
Abraço

Lucas88
26/02/2013, 13:38
Rustão, vlw pela resposta, a pergunta foi direcionada porque vi que ele estava falando sobre isso, mas qualquer um que respondesse blz.
enfim, coloquei o 15w50 mesmo, mas ainda estou confuso, pois cada um fala um oleo diferente nos topicos, já vi 10w40 15w40 20w50 agora o falcon disse que o indicado é o 5w30 (confesso que esse eu nunca tinha visto nos topicos).
e tu usa qual na tua? sei que é uma laredo, e a minha 98 é limited, mas o oleo indicado é o mesmo certo?
e outra coisa, ngm viu ou soube me responder o porque a LX 5.9 é mais economica que a 5.2 (segundo o igorHP)? o cambio é diferente, relação mais longa ou mais "inteligente" nas trocas?
abraço

Rustão
26/02/2013, 14:05
Rustão, vlw pela resposta, a pergunta foi direcionada porque vi que ele estava falando sobre isso, mas qualquer um que respondesse blz.
enfim, coloquei o 15w50 mesmo, mas ainda estou confuso, pois cada um fala um oleo diferente nos topicos, já vi 10w40 15w40 20w50 agora o falcon disse que o indicado é o 5w30 (confesso que esse eu nunca tinha visto nos topicos).
e tu usa qual na tua? sei que é uma laredo, e a minha 98 é limited, mas o oleo indicado é o mesmo certo?
e outra coisa, ngm viu ou soube me responder o porque a LX 5.9 é mais economica que a 5.2 (segundo o igorHP)? o cambio é diferente, relação mais longa ou mais "inteligente" nas trocas?
abraço

A minha é uma limted 5.2 98, eu uso 20W50 mineral, e troco sempre filtro e oleo com 4mil km.
No manual da minha fala que pode ser colocado o 20W50.
Em relação a economia, só tendo os 2 carros e dirigidos pela mesma pessoa, andando nos mesmos lugares, senão fica dificil afirmar isso.
abraço

IgorHp
26/02/2013, 19:40
Sim o modelo do cambio da 5.2 para 5.9 são diferentes o da 5.2 é o 44RE e o da 5.9 é 46RE.

Lucas88
01/03/2013, 01:59
o que influencia diretamente no consumo, além do modo de pilotar, filtro de ar, pneus calibrados balanceados e com geometria em dia, e as velas? quais sao as velas indicadas pra ela? o escapamento influencia? a minha limited 98 está sem o catalizador, ele está no lguar mas está oco por dentro, o cara abriu tirou e fechou novamente e o ronco ficou lindo haha.

Falcon-MG
07/03/2013, 14:25
o que influencia diretamente no consumo, além do modo de pilotar, filtro de ar, pneus calibrados balanceados e com geometria em dia, e as velas? quais sao as velas indicadas pra ela? o escapamento influencia? a minha limited 98 está sem o catalizador, ele está no lguar mas está oco por dentro, o cara abriu tirou e fechou novamente e o ronco ficou lindo haha.

lucas, desculpe, agora que vi sua pergunta, na verdade o óleo 5w30 é o que está recomendado no manual da minha WK 2005, falei com meu mecânico ele disse que poderia usar o 15w40 semi-sint. sem problema algum, trocando sempre com 5mil km ou 6 meses, mas ainda tenho dúvidas quanto a usar o 5w30 sintético por causa dessa matéria aqui: Óleos lubrificantes automotivos | Auto-motivo (http://escolademecanica.wordpress.com/2007/11/18/oleos-lubrificantes-automotivos-e-algumas-classificacoes/) , no gráfico SAE tem a relação temperatura/viscosidade.
No seu caso o Rustão confirmou pelo manual que pode ser usado o 20w50, se você colocou o 15w50 acredito que não vai haver problema pois preservou a viscosidade para alta temperatura.

Lucas88
07/03/2013, 15:27
mas com relação ao consumo, o que influência diretamente, além do modo de dirigir, os pneus calibragem/tamanho/geometria, velas, filtro de ar, o que mais? o escapamento influência? pois como já citei a minha limited está com o catalizador totalmente oco, foi tirado o interior pq tava batendo. pergunto isso teria alguma interferencia no consumo? o resto do escapamento ta original.
quanto ao oleo, a recomendaçao é outra pois a tua é 2005, motor 4.7, a minha é 98 com 5.2.
e alguem sabe as velas recomendadas para o v8 5.2 98? as minhas ja fazem uns 50mil km que troquei.
aguardo

Falcon-MG
07/03/2013, 17:10
mas com relação ao consumo, o que influência diretamente, além do modo de dirigir, os pneus calibragem/tamanho/geometria, velas, filtro de ar, o que mais? o escapamento influência? pois como já citei a minha limited está com o catalizador totalmente oco, foi tirado o interior pq tava batendo. pergunto isso teria alguma interferencia no consumo? o resto do escapamento ta original.
quanto ao oleo, a recomendaçao é outra pois a tua é 2005, motor 4.7, a minha é 98 com 5.2.
e alguem sabe as velas recomendadas para o v8 5.2 98? as minhas ja fazem uns 50mil km que troquei.
aguardo

"No seu caso o Rustão confirmou pelo manual que pode ser usado o 20w50, se você colocou o 15w50 acredito que não vai haver problema pois preservou a viscosidade para alta temperatura."

Já li aqui no forum que retirar o catalizador influencia no consumo pois ela tem uma sonda lâmbida na entrada e outra na saída do catalizador, o ideal seria você fazer um mapeamento e análise geral do funcionamento, sistema de alimentação comb., sensores, sistema arrefecimento...
Meus deslocamentos na cidade são de pequenos percursos, uso mais em fins de semana sei que faz o consumo ser maior.

alderaban
08/09/2013, 16:25
se o carro estiver com velas,filtors no geral e sistema de injeção limpo talvez consiga melhorar mais um pouquinho esse consumo
mais não é muita coisa alem disso não ok

drchrysler sou novo aqui e gostaria de ajuda, compre uma grand cherokee limitd v8 5.9 blindada e gostaria de saber o consumo dela pois mandei encher o tanque ate em cima rodei 68km. nacidade e ela já deceu duas barra do marcador quempuder mim ajuder.

VGraf
08/09/2013, 18:30
A minha esta sem o catalisador e na pista de boa, 100km/h+-(90-110) , ja cheguei a fazer 8.3km/l media. Nunca tive problemas com luz acesa em razao disto.

Carriola
09/09/2013, 15:36
A minha é uma 5.7 V8 2006 blindada e faz 3km/l na cidade e 8km/l na rodovia.

Falcon-MG
10/09/2013, 09:49

Acho que dependendo do trânsito a sua está dentro da média, a minha é 4,7 e está na média de 3,5 a 4 km/l na cidade, o problema aqui é muito sobe e desce.

Carriola
11/09/2013, 11:03
Exatamente... o problema é o anda e para do transito e subida e descida.

A minha consegue ser economica na estrada. Meu Captiva 2.4 bebe mais na rodovia q a Cherokee... e não anda metade.

Falcon-MG
11/09/2013, 11:56
Exatamente... o problema é o anda e para do transito e subida e descida.

A minha consegue ser economica na estrada. Meu Captiva 2.4 bebe mais na rodovia q a Cherokee... e não anda metade.

Na minha opinião a captiva deveria fazer pelo menos 10 km/l, pois é mais leve, e com esse motor 2.4 - 4 cilindros 16 válvulas.

cheroka
11/09/2013, 12:38
tenho uma WJ V8 4.7, rodo com pneus mud 315/75 R16, lift kit long arm 6,5", snorkel e filtro de ar KN, faço mais ou menos 6,5 km/l de média mista - estrada e cidade (trânsito de SP)

pelos relatos de vcs, até que num tá ruim, mas se fizesse pelo menos 8 ia ser lindo...hehehehe

Carriola
12/09/2013, 10:11
A Captiva é pesada e o motor é pouco pra ela. 2.4 de 170cv. A minha é 2010, ainda com injeção normal. As novas com injeção direta deve ser um pouco melhor.
A merda tb é o cambio. 4 marchas... patina demais e alem de tudo estica muito pra começar a andar bem. Complicado isso.

A Cherokee V8 mesmo ficaria mais economica se o cambio fosse de 6 ou até 8 marchas.
Tanto que a Audi tem uns Modelos V8 q bebem menos q muitos V6 por ai.

Abraços

Falcon-MG
13/09/2013, 09:33
A Captiva é pesada e o motor é pouco pra ela. 2.4 de 170cv. A minha é 2010, ainda com injeção normal. As novas com injeção direta deve ser um pouco melhor.
A merda tb é o cambio. 4 marchas... patina demais e alem de tudo estica muito pra começar a andar bem. Complicado isso.

A Cherokee V8 mesmo ficaria mais economica se o cambio fosse de 6 ou até 8 marchas.
Tanto que a Audi tem uns Modelos V8 q bebem menos q muitos V6 por ai.

Abraços
É, o cambio de 4 marchas não ajuda.
Eu penso que quem quer ter um V8 pesado não tem como ficar pensando em economia, se o carro tiver dentro da manutenção correta o consumo será sempre dentro do normal para o porte do carro, mas se compararmos o consumo de outros de 4 cilindros como o vectra 2.0 e astra por exemplo que fazem 5 a 6 na cidade eu acho que estou no lucro, meu golzinho 1.6 custa fazer 7.

Carriola
17/09/2013, 09:33
Mas é isso amigo.

Motor para ser economico não depende somente de ser moderno. Um motor 1.0 de tres cilindros, com turbo, injeção direta e comandos variaveis não vai ser economico se vc colocar num carro de 2 toneladas. Ele vai sofrer e vai beber.

É a mesma coisa a Captiva... ela é pesada, o cambio é ruim para o carro. Isso não casa.
Tenho uma Zafira também. O motor de 128cv tem torque, é robusto, mas com o cambio de 4 marchas e o peso ela acaba bebendo bastante.

Diferente do Civic. É um motor moderno, um cambio moderno e um carro com peso bom. O Corolla na versão atual ficou ruim com o 1.8... tanto q precisaram colocar um 2.0 nele.

O mesmo acontece com nossos carros. Eu duvido que minha Grand ficaria mais economica com um V6. Duvido. Com o V8 as vezes eu ja acho que estica muito e demora pra embalar.

Motor economico precisa estar no carro e cambio certo. Por isso hj temos cambio de 8 marchas (primeiras mais reduzidas e as ultimas bem longas) e motor com turbo, injeção direta. E sem esquecer do uso de alumínio e aço especial para redução de peso.

Abraços

Falcon-MG
17/09/2013, 12:48
É isso aí, não tem milagre mesmo, é tudo engenharia.

cheroka
17/09/2013, 16:20
ao contrário, as Laredo (6cc) bebem tanto quanto as V8...são tidas como melhores nas trilhas em razão da quantidade de eletrônica embarcada nos V8.

achei q o cambio da Captiva 4cc fosse 6 marchas, como o da V6...o consumo deve ser próximo uma da outra, então

AlexNogueira
18/09/2013, 06:35

Carriola, a minha é exatamente como a sua, HEMI 2006 blindada, a dica é utilizar ao máximo o piloto automático, fazendo o sistema MDS deste motor desligar 4 cilindros... Você nem percebe diferença em desempenho porque ele só desliga os 4 quando não são precisos mesmo os 8... Dá pra fazer 5 a 6 na cidade e 14 na estrada a 100km/h (10 a 12 se ficar em 150). Mas é só encostar no pedal que o V8 acorda e a média vai embora, rsrsrs...

Carriola
18/09/2013, 11:14
Exatamente... usar o maximo o piloto automatico.

A Captiva 2.4 ganhou o cambio de 6 marchas no modelo 2012. As anteriores é tudo 4 marchas.
E em 2010 elas perderam o limitador de velocidade. As primeiras V6 parava em 160km/h.

Abraços

cheroka
18/09/2013, 11:40
A Captiva 2.4 ganhou o cambio de 6 marchas no modelo 2012. As anteriores é tudo 4 marchas.
E em 2010 elas perderam o limitador de velocidade. As primeiras V6 parava em 160km/h.

Abraços

deixa eu tirar uma dúvida...coloquei minha TR4 à venda e um cara ofereceu uma Captiva V6 AWD 2009 na troca.

alguém sabe como é o mercado deste carro? vou trocar a TR4 e pegar um diesel, então, vou pegar a Captiva, se valer a pena e trocá-la na outra semana...heheeh

fica à dúvida...vale a troca?

obrigado,

Carriola
18/09/2013, 11:44
Vale amigo... mas precisa saber como está a manutenção da Captiva. Precisa estar totalmente em dia.

É um Chevrolet, mas importado. É tudo caro pra mexer.

Abraços

cheroka
18/09/2013, 16:57
Vale amigo... mas precisa saber como está a manutenção da Captiva. Precisa estar totalmente em dia.

É um Chevrolet, mas importado. É tudo caro pra mexer.

Abraços

opa, valeu, obrigado
vou ver se marco com o cara então para ver o carro...

abs

jaimepaulo
18/09/2013, 20:45
Carriola, a minha é exatamente como a sua, HEMI 2006 blindada, a dica é utilizar ao máximo o piloto automático, fazendo o sistema MDS deste motor desligar 4 cilindros... Você nem percebe diferença em desempenho porque ele só desliga os 4 quando não são precisos mesmo os 8... Dá pra fazer 5 a 6 na cidade e 14 na estrada a 100km/h (10 a 12 se ficar em 150). Mas é só encostar no pedal que o V8 acorda e a média vai embora, rsrsrs...

Caro Alex!
Vendo seu Post fiquei deveras impressionado pelo consumo da sua WK.
A minha GC é Laredo 2000 6 cilindros e o máximo que consegui foi 9,2Km/l no trajeto Curitiba-Chapecó andando a 100Km/h.
Estou pensando em futuramente adquirir uma WK 5.7
Agora eu te pergunto, essa média de 14Km/l você conseguiu fazer em qual trajeto?
Um abraço,
Jaime Paulo

AlexNogueira
19/09/2013, 10:10
Caro Alex!
Vendo seu Post fiquei deveras impressionado pelo consumo da sua WK.
A minha GC é Laredo 2000 6 cilindros e o máximo que consegui foi 9,2Km/l no trajeto Curitiba-Chapecó andando a 100Km/h.
Estou pensando em futuramente adquirir uma WK 5.7
Agora eu te pergunto, essa média de 14Km/l você conseguiu fazer em qual trajeto?
Um abraço,
Jaime Paulo

Olá, Jaime!
Eu recomendo muito a WK 5.7, vale a pena investir um pouco mais... Eu iri comprar a WJ 2004, confesso que até achava mais bonita, mas os avanços da WK me fizeram mudar de idéia, principalmente esse 5.7 e a Quadradrive II... A minha teve um dono cuidadoso e o Sandro (Dr. Chrysler) sempre foi mecânico dela, fui na oficina dele em SP pegar e fazer revisão)...

Eu consigo essa média de estrada na Dutra, entre Rio, SP e cidades da Reião Serrana e dos Lagos, BR101, Via Lagos, etc... Na cidade, quando pego vias expressas sempre aciono o piloto automatico para melhorar um pouco.

Carriola
23/09/2013, 09:04
Se vc usar o Piloto ela desliga 4 cilindros... então fica realmente economica. Uma Castelo Branco a 110km/h no piloto automatico ela faz mais de 12 facil.

Abraços

RenatoPhilippsen
23/09/2013, 10:14
Olá,
Comprei na semana passada uma Laredo 4.0 6cc 1998.
Está fazendo algo em torno de 4,5 km/l na cidade.

Será que dá pra melhorar um pouco isso aí?
Estou andando na manha, sem acelerar muito.

Não sei o estado das velas, cabo de velas e filtro de ar.

Se continuar assim vou ter que me associar à petrobrás! hahahaha

Carriola
23/09/2013, 10:56
Amigo.. vc comprou um carro pesado com motor 6 bocas. Não tem segredo.

É tentar manter tudo em dia: carro limpo, todos os filtros trocados a cada troca de oleo, velas, cabos, alinhar, balancear, manter a pressão correta dos pneus e usar o carro de uma forma consciente.

Infelizmente vc nunca vai passar por 6km/l no seu carro amigo. Nunca mesmo.

Abraços

RenatoPhilippsen
23/09/2013, 11:02
Obrigado pela resposta!

Vou dar uma revisada nesta parte de filtros, velas, cabo de velas e pneus. Depois conto se o consumo melhorou.

Fazendo 6... ou até 5,5km/l já estaria louco de faceiro! hehehe

Abraços!

Carriola
23/09/2013, 13:54
É bem aquela coisa amigo... as vezes o caminho mais curto, não é o mais economico.

Eu tenho uma WK V8 Blindada 5.7. Não vale a pena pegar rua com muito cruzamento, asfalto ruim e subidas.
Pra mim as vezes compensa dar uma volta maior, mas num fluxo constante e continuo.

Por ex.... as vezes é melhor pegar uma marginal com transito lento do q uma via limpa cheia de semaforos. Precisa colocar no papel os custos de pastilhas, discos, amortecedores e conforto.

Abraços

RenatoPhilippsen
25/09/2013, 15:58
Pois é, eu penso assim também. Tento sempre evitar a tranqueira do centro da cidade... Vou trabalhar sempre pelas perimetrais...

Abraços

RenatoPhilippsen
25/09/2013, 16:05
Vou aproveitar o tópico para pedir uma opinião de vocês, que são bem mais experientes que eu.

Quero trocar as velas e os cabos de velas da minha Laredo 6cc.
Não pude ainda verificar o estado das velas, mas os cabos estão muito velhos. São cabos laranja, da Mopar, estão cheios de trincas. Certeza que deve ter fuga. Até o final de semana vou ver se consigo ver o estado das velas, mas acredito estarem velhas também.

Já vi vários tópicos aqui falando de velas, mas vi que há muita divergência quanto qual é a melhor.
Eu pretendo colocar o GNV na viatura em breve. Vi que isso também influencia na escolha do cabo e das velas.

Então peço a opinião de vocês, qual seria o cabo e a vela ideal para comprar????

Não me importo de comprar no mercado livre, ou mesmo no ebay. Pretendo eu mesmo fazer a troca. Gosto da filosofia do "Do-it-yourself".

Desde já, obrigado pela atenção!

Carriola
25/09/2013, 17:09
Amigo... nada melhor q o modelo original de cabos e velas.

RenatoPhilippsen
03/10/2013, 15:51
Realmente, Carriola, acredito que o melhor seja as originais mesmo.
Apenas pensei que pudesse haver algum modelo superior ao original. Mas é melhor colocar o que recomenda o manual.

Obrigado pela ajuda amigo!

RenatoPhilippsen
03/10/2013, 16:14
Essa semana tive um tempinho livre e retirei as velas pra dar uma olhada no estado (menos uma, que não consegui tirar, pois minha chave de vela trancava no alternador... D:).

Elas estavam razoaveis... Nem muito velhas, nem muito novas.... Aproveitei para dar uma limpada nelas.

Comprei também um daqueles aditivos que prometem limpar os bicos injetores.

Ainda, fiz balanceamento e geometria...

Não sei qual das medidas foi eficaz, mas o consumo dela já melhorou. Estou fazendo 5km/l, o que acredito ser bem razoável, já que ainda estou emocionado com o primeiro carro 6cc que dirigi, e dou umas aceleradas meio violentas as vezes)...

AlexNogueira
06/10/2013, 00:10
Essa semana tive um tempinho livre e retirei as velas pra dar uma olhada no estado (menos uma, que não consegui tirar, pois minha chave de vela trancava no alternador... D:).

Elas estavam razoaveis... Nem muito velhas, nem muito novas.... Aproveitei para dar uma limpada nelas.

Comprei também um daqueles aditivos que prometem limpar os bicos injetores.

Ainda, fiz balanceamento e geometria...

Não sei qual das medidas foi eficaz, mas o consumo dela já melhorou. Estou fazendo 5km/l, o que acredito ser bem razoável, já que ainda estou emocionado com o primeiro carro 6cc que dirigi, e dou umas aceleradas meio violentas as vezes)...

Eu NÃO sei se as velas BOSCH Super4 de quatro eletrodos podem ser usadas nos Jeeps... Mas elas são muito superiores: não falham a centelha, queimam melhor, não precisam de regulagem, são "eternas", rsrsrs... Eu as utilizo em outro carro e valem o investimento mais alto!

Carriola
07/10/2013, 14:15
Essa vela é boa mesmo amigo. O problema é o custo... custa quase 10x mais que a vela normal. Dependendo de quanto tempo vc vai ficar com o carro, não compensa.

Sem falar que precisa acertar o modelo correto do seu carro, caso contrario é problema futuro.
Conheço quem ja trocou cabos de vela por modelos que achava superiores e depois de 1 ano o motor começou a ter problemas. Foi descobrir que os cabos mandavam corrente errada e ferrou o motor.

Eu sou da seguinte opnião: Se fosse bom, vinha de fabrica.

Abraços

AlexNogueira
07/10/2013, 20:56
Essa vela é boa mesmo amigo. O problema é o custo... custa quase 10x mais que a vela normal. Dependendo de quanto tempo vc vai ficar com o carro, não compensa.

Sem falar que precisa acertar o modelo correto do seu carro, caso contrario é problema futuro.
Conheço quem ja trocou cabos de vela por modelos que achava superiores e depois de 1 ano o motor começou a ter problemas. Foi descobrir que os cabos mandavam corrente errada e ferrou o motor.

Eu sou da seguinte opnião: Se fosse bom, vinha de fabrica.

Abraços

Verdade! No nosso HEMI não podem ser utilizadas... Ainda bem, são 16 velas! Quando comprei o carro as velas estavam na minha lista de manutenção preventiva e coloquei originais mesmo... Quando o Sandro (Dr.Chrysler) me deu a conta das velas caí pra trás, rsrsrs... "Que defunto caro!!!"

Até concordo contigo, "fosse bom vinha de fábrica", mas havendo opção muito mais barata eu ainda penso que as montadoras vão optar pelo menor custo...

Carriola
09/10/2013, 16:28
Na verdade não amigo... pq hoje elas tem normas para cumprirem. É assim, se realmente for necessario para melhorar o desempenho, reduzir o consumo e poluição, vai vir de fabrica.

Lembre-se... a 10 anos atras todo carro vinha com acendedor de cigarros. Hj não vem pq as montadoras não querem fazer parte dos riscos q os cigarros causam... tanto q a Hyundai ta querendo tirar o acendedor e colocar uma USB.

Abraços

Thomaz_nitro
11/10/2013, 08:08
Honda e toyota tbm, apenas a tomada de 12v...

Juliano Nitsch
11/10/2013, 10:37
Verdade! No nosso HEMI não podem ser utilizadas... Ainda bem, são 16 velas! Quando comprei o carro as velas estavam na minha lista de manutenção preventiva e coloquei originais mesmo... Quando o Sandro (Dr.Chrysler) me deu a conta das velas caí pra trás, rsrsrs... "Que defunto caro!!!"

Até concordo contigo, "fosse bom vinha de fábrica", mas havendo opção muito mais barata eu ainda penso que as montadoras vão optar pelo menor custo...
Não sou fã de velas Bosch, já tive muitos problemas com falha, prefiro muito mais NGK e logicamente se tiver a disposição, melhor mesmo é a Champion. Já foi cara, hj acho razoável pagar de R$ 16,00 a R$ 20,00 por esta vela. Qualidade e durabilidade bem maior. Atenção pois o modelo usado na 6 cil é diferente da V8. Ate mais.

Carriola
18/10/2013, 11:51
Quem dera a vela do meu carro custasse 20 reais cada uma... kkkkk

Abraços

jgmosi
27/12/2013, 15:49
Tenho uma laredo 98 e uma limited 2007 4.7 ... A laredo faz sempre perto de 4.5km/l na cidade e chega a fazer 9 km/l sem transito, sem aclives e sem passar dos 115 km/h(até 2000 rpm)..no estilo geriátrico de condução.. ja a v8 faz 3.5 a 4km/l na cidade e dificilmente faz mais de 7 na estrada.. a v8 é menos sensível em relação a diferença de velocidade.. o consumo é praticamente o mesmo a 100 e a 120 e o giro pouco muda.. Pra ter uma idéia viajando de 95 a 105 km/h ela fez 7.3 e viajando de 120 a 130 fez 6.8.. Ja a 6 canecos a relação é exponencial pois cada aumento de velocidade exige mais do motor, a mesma não faz 7 km/l a 140... grande vantagem dos modelos antigos é o tanque de 92 litros.. ja a modelo mais novo é 70 litros .. a cada 200 e poucos km tem q abastecer..

M_Gross
13/01/2014, 21:50
Não podemos simplesmente comparar V6 ou 6L com V8, pois existe o fator Litragem e tecnologia.

No caso do V8, se não me engano, apenas o HEMI tem a função de desligar 4 pistões.

Years
Engine
Power
Torque
Notes

2005–2010
3.7 L PowerTech (http://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_PowerTech_engine#3.7) V6 (http://en.wikipedia.org/wiki/V6_engine)
210 hp (157 kW)
235 lb·ft (319 N·m)
Laredo, Limited

2005–2007
4.7 L PowerTech (http://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_PowerTech_engine#4.7) V8 (http://en.wikipedia.org/wiki/V8_engine)
235 hp (175 kW)
290 lb·ft (393 N·m)
Laredo, Limited

2008–2009
4.7 L PowerTech (http://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_PowerTech_engine#4.7) V8
305 hp (227 kW)
334 lb·ft (453 N·m)
Laredo, Limited

2005–2008
5.7 L Hemi (http://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_Hemi_engine#5.7) V8
330 hp (246 kW)
375 lb·ft (508 N·m)
Limited, Overland

2009–2010
5.7 L Hemi (http://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_Hemi_engine#5.7) V8
357 hp (266 kW)
389 lb·ft (527 N·m)
Laredo, Limited, Overland

2006–2010
6.1 L Hemi (http://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_Hemi_engine#6.1) V8
425 hp (317 kW)
425 lb·ft (576 N·m)
SRT-8

2005 (2007-2008 in NA)–
3.0 L OM642 (http://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_OM642_engine) Diesel V6
215 hp (160 kW)
376 lb·ft (510 N·m)
Laredo, Limited, Overland

Carriola
21/01/2014, 17:34
O motor V8 5.7 desliga os cilindros, mas isso só ameniza o consumo extremamente elevado do carro.

bonissoni
22/01/2014, 09:50
O motor V8 5.7 desliga os cilindros, mas isso só ameniza o consumo extremamente elevado do carro.

não só o 5.7 amigo, mas todos os HEMI desligam 4 dos 8 cilindros :p

Possuimos aqui também uma S10 FLEX, faz em torno de 4-5km/l no Álcool, logo os 6-7 km/l da cherokaa, por mais que seja na gasolina,valem mais a pena pelo conforto/segurança/desempenho na estrada, agora dentro da cidade é deferente...kkk

Carriola
06/02/2014, 13:12
Sua S10 ainda é economica amigo... pq a minha Zafira com motor 2.0, mais leve, gasta a mesma coisa... Até mais.

cemecor
24/05/2014, 11:27
nos motores HEMI não existe desligamento de 4 cilindros em baixas rotações, mas uma diminuição na taxa de compressão e redistribuição de injeção de combustível(sistema MDS)...

em relação ao consumo, eu tenho uma Overland 5.7 e nunca consegui uma média superior a 8 km/l, só se for em cima de um reboque rsrsrsrs... realmente na cidade, se vc souber dirigir, sem arrancadas bruscas e em baixas rotações, ela fica muito econômica, tipo carro 2.0... mas em rodovia ela pode manter um consumo de 7 a 8 km/l a 100km/h... eu só dirijo acima de 140km/h, o consumo fica em 5km/l... também já coloquei 200mk/h na máquina, parece que o motor não tem fim, muito ignorante mesmo, fico imaginando uma SRT8... dane-se o consumo, o negócio é acelerar o jipão... se for para pensar em economia, eu vou para uma camioneta diesel dura, barulhenta, instável e com som original horroroso... as cherokees têm um excelente custo-benefício, são incomparáveis em luxo, conforto, potência, segurança e estilo... principalmente as V8...

AlexNogueira
24/05/2014, 22:22
nos motores HEMI não existe desligamento de 4 cilindros em baixas rotações, mas uma diminuição na taxa de compressão e redistribuição de injeção de combustível(sistema MDS)...

em relação ao consumo, eu tenho uma Overland 5.7 e nunca consegui uma média superior a 8 km/l, só se for em cima de um reboque rsrsrsrs... realmente na cidade, se vc souber dirigir, sem arrancadas bruscas e em baixas rotações, ela fica muito econômica, tipo carro 2.0... mas em rodovia ela pode manter um consumo de 7 a 8 km/l a 100km/h... eu só dirijo acima de 140km/h, o consumo fica em 5km/l... também já coloquei 200mk/h na máquina, parece que o motor não tem fim, muito ignorante mesmo, fico imaginando uma SRT8... dane-se o consumo, o negócio é acelerar o jipão... se for para pensar em economia, eu vou para uma camioneta diesel dura, barulhenta, instável e com som original horroroso... as cherokees têm um excelente custo-benefício, são incomparáveis em luxo, conforto, potência, segurança e estilo... principalmente as V8...

Eu penso que podemos dizer que são "desligados" ou "desativados". O que ocorre é que nos cilindros 1,4,6 e 7 as válvulas de admissão e de escapamento permanecem fechadas e as duas velas (de cada cilindro) não centelham, durante a atuação do MDS. Assim, as válvulas são fechadas após a fase de explosão do cilindro e os gases quentes ficam presos, fazendo uma ação de mola dentro da câmara. O nome MDS vem daí: o motor passa a deslocar 2,85L ao invés de 5,7L.
Jeep Grand Cherokee WK - Engines (http://wkjeeps.com/wk_engines.htm#MDS)

Mas para isso é fundamental o óleo correto (exclusivo do HEMI, sintético 5W-20) porque são tuchos hidráulicos especiais nestes cilindros que mantem as válvulas fechadas, e a viscosidade é importante para a atuação das válvulas em milésimos de segundos. Se usar o óleo 5W-30 das outras Cherokees o MDS não funciona.

Acima de 120Km/h o MDS não funciona. O máximo que já consegui foram 13Km/L não passando de 90Km/h, de São Paulo ao Rio, quando comprei o carro (ABSOLUTAMENTE TUDO trocado e revisado pelo Sandro) e queria testar o sistema (e também ter experiencia com a Cherokee, rsrsrs).

Abraços!

cemecor
25/05/2014, 17:36
AlexNogueira, grato pela excelente explanação sobre o MDS...

fgtan
07/07/2015, 14:22

Alex tudo bem? Comprei a minha Overland semana passada e na estrada rodei 120km na Airton Sena/Carvalho Pinto a 120km/p hora fincado via piloto automatico...fez 7km/lt.

na volta, acionei o piloto nos 100km/h e por incrivel que pareca, fez 6,3km/lt.

Como sei que o MDS foi ativado? Tem algum indicador no painel? nao sei se está funcionando ou não...está bem longe dos 10-12 informados por ti.
Forte abc!

bassjacobass
16/12/2015, 19:56
Peço ajuda para adquirir uma Grand Cherokee 2006, 5.7. HEMI.
O carro está em boas condições de motor, com menos de 50.000 km, com as primeiras revisões na concessionária. Após este período, fez somente trocas de óleo, pois o carro tem ficado guardado. O que me chamou a atenção foi a mensagem no painel, indicando : 'SPARE / LOW PRESSURE'.
Outro alerta é o símbolo da injeção, que no meu Passat, por exemplo, poderia indicar FAULT na Sonda Lambda ou algo parecido, até alguma sujeira de gasolina podre, rs. Sendo mensagem de cor amarela, não fiquei muito preocupado.
Mas alguém saberia informar o que pode ser?
Lendo as opiniões de donos desses carros, vi que tem uma suspensão dianteira subdimensionada para o peso da makina. Mas pode ser o uso, não sei.
Para mim, não seria para trilhas, de forma alguma. Mas para viajar com a família, em estradas pavimentadas, coisa que não faço todos os finais de semana.
Se comprar, iria começar trocando óleos, filtros e fluidos, bicos, velas, de forma preventiva, pra ter um excelente carro num ótimo custo benefício, por muito tempo.
Por favor, aguardo suas considerações.

Obrigado

Abraço.

bassjacobass
16/12/2015, 20:00
Entrei em contato com a Chrysler, Jeep, a msg é referente a pressão do step.
Fico no aguardo de suas impressões.

Muito obrigado.

Bass.

Obrigado. Sei que o assunto é outro motor, mas não achei discussões recentes sobre o 5.7.

Falcon-MG
17/12/2015, 11:08
Peço ajuda para adquirir uma Grand Cherokee 2006, 5.7. HEMI.
O carro está em boas condições de motor, com menos de 50.000 km, com as primeiras revisões na concessionária. Após este período, fez somente trocas de óleo, pois o carro tem ficado guardado. O que me chamou a atenção foi a mensagem no painel, indicando : 'SPARE / LOW PRESSURE'.
Outro alerta é o símbolo da injeção, que no meu Passat, por exemplo, poderia indicar FAULT na Sonda Lambda ou algo parecido, até alguma sujeira de gasolina podre, rs. Sendo mensagem de cor amarela, não fiquei muito preocupado.
Mas alguém saberia informar o que pode ser?
Lendo as opiniões de donos desses carros, vi que tem uma suspensão dianteira subdimensionada para o peso da makina. Mas pode ser o uso, não sei.
Para mim, não seria para trilhas, de forma alguma. Mas para viajar com a família, em estradas pavimentadas, coisa que não faço todos os finais de semana.
Se comprar, iria começar trocando óleos, filtros e fluidos, bicos, velas, de forma preventiva, pra ter um excelente carro num ótimo custo benefício, por muito tempo.
Por favor, aguardo suas considerações.

Obrigado

Abraço.

Rapaz, motor hemi é um espetáculo, a tração 4x4 quadra-drive dessas GC é muito show, mas deve verificar tudo que for possível para não ter surpresas, o ideal é levar a um especialista em jeep, mesmo que tenha que pagar pela avaliação, passar o scanner, levantar o carro, verificar se não tem gambiarras, testar o câmbio inclusive veja se o fluido está vermelho claro, veja se o óleo do motor não tem bolhas ou coloração estranha, a tração 4x4, reduzida, veja se o liquido de arrefecimento está com aditivo correto, ande bastante e deixe aquecer para ver se não tem vazamentos.
Se comprar um carro com boa procedência e bem cuidado, vai ter só alegrias.

O que você tem que fazer se não tiver comprovação de manutenção é só seguir o manual, mas além do que mencionou a correia e as mangueiras do arrefecimento e verifique os freios.

Esse alerta no painel de instrumentos é indicativo de funcionamento incorreto dos dispositivos do motor ou transmissão, pode ser uma coisa simples, como por exemplo a tampa do tanque solta, combustível ruim, com o scanner dá pra saber o que está acontecendo.

Boa sorte!

bassjacobass
17/12/2015, 17:11
Falcon,
E de grande valia sua observação.
Estou mais confiante na compra. Ele é de boa procedência, só estou aguardando documentos da blindagem para fazer a proposta.
O carro nunca foi para a trilha ou lama. Só estradas pavimentadas.
Ao comprar, ele seguirá direto para a Jeep. Já falei com o gerente da oficina. A idéia é não ter dúvidas e atualizar a Makina e seguir o manual daqui pra frente.
Depois passo as impressões.

Muito obrigado!

Abs

Bass

Gustavo Freitas Gandolfi
17/04/2017, 08:05
Bom dia a todos, essas máquinas tem sede mesmo !!!
Mas o prazer de dirigir e passar bons momentos com as Cherokas, isso não tem preço (pelo menos para mim)
Tenho GC WJ 2004 V8 4.7 , e ela faz na cidade 4,5 e em rodovia 7,5 a 8,0 (entre 100 a 120 km/h). É mais do que normal para um carro que anda apenas 4x4 e tem 2 cardãs. Lógico, tem alguns casos que fogem á normalidade, mas isso se deve há vários fatores em relação á manutenção normal do veículo e fluídos corretos. Abraço a todos.

waltemirlima
22/04/2017, 23:26
Bom dia ! Vc está comprando essa em qual cidade?

viniciusbernava
13/10/2020, 18:33
Eu penso que podemos dizer que são "desligados" ou "desativados". O que ocorre é que nos cilindros 1,4,6 e 7 as válvulas de admissão e de escapamento permanecem fechadas e as duas velas (de cada cilindro) não centelham, durante a atuação do MDS. Assim, as válvulas são fechadas após a fase de explosão do cilindro e os gases quentes ficam presos, fazendo uma ação de mola dentro da câmara. O nome MDS vem daí: o motor passa a deslocar 2,85L ao invés de 5,7L.
Jeep Grand Cherokee WK - Engines (http://wkjeeps.com/wk_engines.htm#MDS)

Mas para isso é fundamental o óleo correto (exclusivo do HEMI, sintético 5W-20) porque são tuchos hidráulicos especiais nestes cilindros que mantem as válvulas fechadas, e a viscosidade é importante para a atuação das válvulas em milésimos de segundos. Se usar o óleo 5W-30 das outras Cherokees o MDS não funciona.

Acima de 120Km/h o MDS não funciona. O máximo que já consegui foram 13Km/L não passando de 90Km/h, de São Paulo ao Rio, quando comprei o carro (ABSOLUTAMENTE TUDO trocado e revisado pelo Sandro) e queria testar o sistema (e também ter experiencia com a Cherokee, rsrsrs).

Abraços!

Meu caro, sabe dizer se usar por exemplo o óleo 5W-30, só para não ativar o MDS.. É prejudicial ao motor?