Ver Versão Completa : Motor opala 4cc + cambio C10 3 marchas
julianot
26/07/2011, 11:39
Amigos , recentemente apreceu uma oportunidade , um cambio de c10 3 marchas , creio que seja modelo clarck.Queria saber dos amigos ,esse cambio fica bem com o motor de opala 4 cilindros?Ou fica xoxo?Dei uma lida nuns tópicos , algum defendem a combin ação , outros metem o pau.Minha F75 não é tracionada , logo , se perder potencia posso ficar na mão em alguma subida..queria saber da opinião dos amigos....Abraços
titimoser
26/07/2011, 13:37
eu optaria por uma 4 ou 5 mchs de chevette ou do proprio opala pois nao vai usar tracao..
pelo fato da primeira ser marcha ser mais reduzida do que a da c 10 3 mchs..
abraco..
titimoser
26/07/2011, 13:42
quanto vai pagar na caixa 3 mchs c 10
julianot
26/07/2011, 14:17
400 reais , adaptada em baixo e revisada
titimoser
26/07/2011, 18:21
bom o preco!!
mas nao vai ter muita forca na primeira, a nao ser que mude a relacao do diferencial..
Marcos Venicio Jankowski
18/08/2011, 07:19
Tem q ter cuidado, pois pode ser uma caixa 3 marchas do Jeep, pois muitos acham q todas as 3 marchas são da C-10.
edmar alberto
22/10/2011, 16:50
amigo vc tem que ter a capa seca c20 e embreagem,o arranque so o da c20 serve,embreagem c10 com volante não serve no motor opala
bom o preco!!
mas nao vai ter muita forca na primeira, a nao ser que mude a relacao do diferencial..
Amigo, qual seria a melhor relação, para opala 4cc com cambio c10 3m?
georgevalle
28/03/2012, 08:27
Juliano como ja falaram antes com certeza não vai ficar bom pois a 1ª da C-10 é muito longa e o motor 4cc do opala não vai ter força para movimentar a viatura em uma subida por exemplo se não tiver a reduzida (seu caso) vai queimar muita embreagem, para tentar compensar isso poderia procurar uma relação de C&P mais reduzida mas isso vai reduzir muito a velocidade final da viatura pois na caixa da C-10 a 3ª é direta como a 4ª das caixas 4 marchas, no teu caso iria de caixa de chevete que tem a 1ª bem reduzida e a 4ª direta com este câmbio e tem a capa seca original GM para esta adaptação que é a capa seca dos opalas 4 e 5 marchas de 82 acima dai fica tudo certinho sem gambiarra ou então coloca caixa de opala mesmo (se bem que no opala a 1ª é um pouco mais longa que a do chevete) e a viatura vai ficar muito boa.
Marco-Maga
29/03/2012, 00:02
Amigo, qual seria a melhor relação, para opala 4cc com cambio c10 3m?
Jean,
Fica muito bom o motor de opala 4cc com cambio clark 3 marchas..
Vc só precisa colocar um volante e plato de 10" A20,capa seca e embreagem de A20, fica show e anda muito... E fucinho do arranque "tatuzinho"...
Só pra dar uma dica. Eu comprei ha pouco tempo um cambio de Maverick V8/Galaxie 3 marchas, é o mesmo 260-t 3 marchas da c-10 muda relações, carcaça e ele vem com canhão(rabeta). Esse cambio tava adaptado num opala 6 cilindros, interessante é a furação onde prende na capa seca que é bem mais fechada do que na C-10 então o cara refez os furos na própria capa seca de opala. embreagem usa a de opala antigo(estria grossa) que bate certo no eixo piloto.
tem foto do cambio ai pindurado na capa seca de opala338776
georgevalle
29/03/2012, 11:38
Dodger outra vantegem de fazer como esta que você tem é que utiliza o motor de partida original do opala e tambem foi adaptado o trambulador externo (das caixas de opala tlec, tlec) assim não fez a adaptação da tampa para cambio em baixo, mas continuo insistindo que para o Julianot o maior problema vai ser a falta de força do motor para arrancar pois a 1ª dessas caixas é muito longa.
Poisé, eu tbém acho que quanto menos marchas vc tem, mais motor vai precisar.
mas cabe dar uma estudadinhas nas relações de marchas, o opala 4 cilindros vinha com caixa 3 marchas tbém(cambio na coluna) tem que achar as relaçoes e comparar com as de c-10. Mas geralmente estas caixas de 3 marchas de caminhonete tem a 1ª bem curta, ai pode ser que fique bom.
OPala 3 marchas
1a: 2,79:1
2a: 1,68:1
3a:1,00:1
C-10 3 marchas:
1ª: 3,17:1
2ª: 1,75:1
3ª: 1:1
Vai ficar um buraco pouquinho maior entre a primeira e segunda, que na C-10 tem primeira pouca cisa mais curta e segunda pouca coisa mais longa.
Bom, ótimo num deve ficar não pq nem quando saia de fabrica era ótimo, mas nada demais. deve pra rodar tranquilo, ainda mais se der um trato no motor de opala(carburador melhor, ignição eletronica, um rebaixo no cabeçote, etc.).
Melhor pra estes cambios é um motor mais torcudo. quando instalei o 3 marchas no motor Falcon 3.6 podia arrancar tanto de 1ª quanto de 2ª se tivesse no plano.
georgevalle
30/03/2012, 07:57
Eu falo que não vai ficar exelente porque tinha na rural bege motor falcon 3.6 e caixa C-10 3 marchas e mesmo o motor sendo bem mais forte que o opala 4 a arrancada era xoxa, ja na rural vermelha com caixa C-10 4 marchas onde a 1ª é mais curta a tocada é bem melhor tudo bem que tem motor maior (4.1i) mas nota-se a diferença de esforço que o motor tem que fazer para arrancar depois tudo bem e na bege no barro/erosão mesmo reduzida ficava fraca precisa queimar embreagem em algumas situações, neste caso como não é um caso de quebra onde precisa trocar a caixa rapidamente para poder por a viatura para andar sugiro procurar mais e comprar uma caixa melhor para a F-75 para não se arrepender depois principalmente pela viatura não ter a reduzida que em uma necessidade podemos utilizar, ja tive uma F-75 com caixa 3 marchas do jeep e sempre que estava carregada para entrar em casa que tinha uma entrada com rampa precisava reduzir para não queimar embreagem.
E eu tava conferindo o cambio que eu tenho aqui acho que só pra 6 cilindros e V8 mesmo, a primeira e segunda são mais longas que a do Opala e bem mais logas que as de C-10, se colocar num F-75 sem redução e motor de opala 4 cil acho que num iria sair do lugar não, só fumaceando embreagem...
Amigos,
estou com dificuldadena instalação do cambio, pois a alavanca esta ficando meio na frente do banco, como eu fação para mudar a posição dela???
antonio umino
16/04/2012, 14:20
Qual. alavanca.???? a do cambio ou da reduzida.
georgevalle
17/04/2012, 08:36
Acredito que o Jean esta falando da alavanca do cambio, no cambio dele deve ter a alavanca na tampa da caixa daí fica bem esquisito mesmo, provavelmente vai ter que fazer umas curvas na alavanca para atrapalhar menos, outra opção é adaptar a tampa da caixa do jeep 3 marchas na caixa da C-10 se mão me engado foi o Antonio que sugeriu assim, umas fotos viriam a calhar.
fbmiguel4x4
20/04/2012, 19:47
Essa conversa muito me interessa. Meu amigo Marco Maga prefere o clark 3m, meu outro amigo Bruno diz que um câmbio de Chevet jr 5m fica bom também. Ando muito na estrada, na cidade e faço trilha leves e médias. Mais alguns argumentos ai contra ou favor por favor.
Abraço
Fernando Miguel
georgevalle
23/04/2012, 08:07
Fbmiguel com certeza iria de chevete jr 5 marchas pois a 1ª é bem reduzida e a 5ª é overdrive e você citou que anda bastante na estrada e a 5ª over vai economizar um pouco de combustível.
marcelo102021
09/05/2012, 22:38
Amigos tenho uma f-75 com caixa de c-10 e motor de opala 4cc, na cidade andando em simples realmente falta motor e ela apanha nas arrancadas. Em relação as trilhas (com ela reduzida) a caixa fica otima pelo fato da primeira ser mais longa. No seu caso aconselharia voce optar por uma caixa de chevette jr 5 marchas que fica no capricho na cidade, ja na trilha voce tem a opção das demais marchas.
Mauro-F75
10/05/2012, 11:46
Caro Juliano,
Acabei de colocar o opala 4 cilindros e um cambio de 5 marchas de opala. Ficou ótimo a saída em 1ª melhorou muito em relação ao original, eu tinha OHC, a grande diferença é que a faixa de torque máxima do opala é em 2000 rpm contra 3500 do georgia, esse fato aliado ao cambio do opala ajudou demais na saída. Tambem a 5ª é muito bem vinda na estrada. Uso um diferencial bem longo 11/45 dá pra viajar a 100km/h em 3000rpm
Minha sugestão é que use 5 marchas de opala ou de chevette, já que vai gastar faça um serviço definitivo, alem do que esse conjunto usa embreagem do opala
Um abraço
Mauro
Marco-Maga
10/05/2012, 11:55
Caro Juliano,
Acabei de colocar o opala 4 cilindros e um cambio de 5 marchas de opala. Ficou ótimo a saída em 1ª melhorou muito em relação ao original, eu tinha OHC, a grande diferença é que a faixa de torque máxima do opala é em 2000 rpm contra 3500 do georgia, esse fato aliado ao cambio do opala ajudou demais na saída. Tambem a 5ª é muito bem vinda na estrada. Uso um diferencial bem longo 11/45 dá pra viajar a 100km/h em 3000rpm
Minha sugestão é que use 5 marchas de opala ou de chevette, já que vai gastar faça um serviço definitivo, alem do que esse conjunto usa embreagem do opala
Um abraço
Mauro
Mauro,
E como fez com a flange pra reduzida com esse cambio do opala??
antonio umino
10/05/2012, 14:07
X2 Tenho um cambio de opala não sei se é 4 ou 5 marchas.
Como vc fez pra adaptar a caixa de reduzida????
até mais.
antonio umino
10/05/2012, 15:37
Esta é a foto da caixa que tenho.
a de traz é a caixa de 4 marchas original do opala 75 (tlec tlec)
a da frente não sei de que opala é. tem semelhança com o de 5 marchas.. Parece ser o mesmo cambio do chevette
com a tampa do cambio do opala. Coloquei o cardan para ver se a luva servia no cambio. é o mesmo do de 4 marchas...
Gostaria de saber se este cambio é 4 ou 5 marchas. Pois na tampa de lata onde tem o tubo de engate de marchas
é de 6 parafusos, e tem flexas indicando 6 e 4........ deve ser cilindros....como está colocada na parte da frente e o
engate de marchas por dentro é na parte da frente. não tem como colocar a tampa com o tubo virado na parte de traz.
Afinal que câmbio é esse.
Grato..
até mais.
346739
X2 Tenho um cambio de opala não sei se é 4 ou 5 marchas.
Como vc fez pra adaptar a caixa de reduzida????
até mais.
oliverasap
10/05/2012, 20:12
a da frente não sei de que opala é. tem semelhança com o de 5 marchas.. Parece ser o mesmo cambio do chevette
com a tampa do cambio do opala. Coloquei o cardan para ver se a luva servia no cambio. é o mesmo do de 4 marchas...
Gostaria de saber se este cambio é 4 ou 5 marchas. Pois na tampa de lata onde tem o tubo de engate de marchas
é de 6 parafusos, e tem flexas indicando 6 e 4........ deve ser cilindros....como está colocada na parte da frente e o
engate de marchas por dentro é na parte da frente. não tem como colocar a tampa com o tubo virado na parte de traz.
Grato..
até mais.
346739cambio de traz como ja mencionado opala 4 marchas clec clec...
o da frente e um cambio sim opala 5 marchas..
esse cambio da frente se assemelha muito ao 5 marchas do chevet.. mais com suas diferencas
1 capa seca nessa mesma posicao parte superior teria um comcavo onde entraria o motor arranque..
2 (parte traseira cambio ate saida luva cardan) e mais curta..essa ai e longa..
3 alavanca desse 6 parafusos(opala) chevet 3 parafusos um cada lado e um traseiro..
4 detalhe pra concluir ..se realmente e 5 ou 4 m`moderno..e so manipular a alavanca..
...mais pode ter certeza e os dois opala....
antonio umino
10/05/2012, 20:26
Oliveira... Então. este cambio (da frente) tem uma chapa com 6 furos. O tubo de alojamento da alavanca está posicionado na parte da frente.. Por dentro tem um engate. que com certeza é neste tubo na parte da frente. Quero dizer este tubo virado na parte de traz a alavanca não alcança os engates... Este câmbio é bem parecido com o do chevette.. Na parte de aluminio é que está a diferença.
Pergunto...
1 capa seca nesta posição parte superior teria um concavo onde entra o motor de arranque/// a capa seca é do opala.
2(parte traseira cambio ate saida luva do carda) e mais curta.. essa ai e longa... Esta parte é feita de aluminio e tem 6 parafusos
3 alavanca desse 6 parafusos(opal) chevette tem 3 parafusos. um cada lado e um trazeiro..... esta caixa é 6 parafusos.
a minha pergunta se relaciona se este cambio (opala) 6 parafusos, com o tubo de engate na frente é 4 ou 5 marchas..
Outra é possivel colocar adaptador de caixa de reduzida neste cambio?? tal qual Deeptec. adaptabrasil.???
Segundo uns entendidos nos opalas tem vários tipo de caixa de cambio.
os trec trec.
depois um cambio de 4 marchas com alavanca sobre a caixa.
outro parecido com esta caixa mas a caixa tem uns vincos de reforço que dizem ser 5 marchas.
e os ultimos modelos com outro tipo de caixa de cambio...
aí o que tenho em mão é este que está na foto..... Será que é 4 marchas (tipo chevete) ou é 5 marchas???
um abraço. Obrigado pela explicação.
Grato..
até mais.
346739
Antonio esse seu cambio parece muito com um que tenho aqui que é do opala 6cc 5 marchas, um amigo me deu uma dica que é infalivél, se for igual é 6cc e dependendo do seu numero de identificação podera ser 4 ou 5 marchas, amanhã pego o numero do meu sabia de cabeça mas esqueci, abraço.346788
cambio de traz como ja mencionado opala 4 marchas clec clec...
o da frente e um cambio sim opala 5 marchas..
esse cambio da frente se assemelha muito ao 5 marchas do chevet.. mais com suas diferencas
1 capa seca nessa mesma posicao parte superior teria um comcavo onde entraria o motor arranque..
2 (parte traseira cambio ate saida luva cardan) e mais curta..essa ai e longa..
3 alavanca desse 6 parafusos(opala) chevet 3 parafusos um cada lado e um traseiro..
4 detalhe pra concluir ..se realmente e 5 ou 4 m`moderno..e so manipular a alavanca..
...mais pode ter certeza e os dois opala....
Aumentamos o preço do litro do licor de Jaboticaba para $200,00 kkkkkkkk, porém para você ainda tenho o prazer de presentear,abraço:concordo:
georgevalle
11/05/2012, 09:01
Antonio só para complicar mais um pouco, tenho no opala uma caixa dessas igual a da frente (moderna), a parte de traz a tampa traseira de aluminio (tanto a tua como a minha) tem o aspecto das caixas do opala 5 marchas pois é nesta tampa que ficam as engrenagens tanto da ré como da 5ª e a caixa 4 marchas essa tampa na parte baixo dela é menor pois não tem o rolamento do eixo da 5ª marcha, mas a caixa 4 marchas pode ser montada com a tampa certa dela com com a tampa da 5 marchas (é o meu caso pois quando montei a caixa não tinha a tampa do 4 marchas) falo isso pois estranhei que você falou que o cardã deu certo na caixa mais antiga (clek-clek) e na moderna isso me dá a certeza que se trata de uma caixa 4 marchas moderna porque nas 5 marchas a luva é diferente o entalhado é igual a do chevete mas não cabe na caixa do chevete o entalhado é igual mas a espessura é diferente no opala é grossa a não ser que você tenha uma caixa dos últimos opalas que eram 6 cilindros e 5 marchas (são relativamente raras e muito valorizadas pois sairam poucas unidades foram dois anos de produção apenas).
georgevalle
11/05/2012, 09:16
Antonio quanto a adaptação da reduzida creio que o melhor é comprar esses kit's prontos pois pelo que vi dos kit's dão certo na caixa do opala a unica diferença é que vai ter que utilizar a luva do cardã do opala e não a que vem (tambem não sei se vem a luva) pois como falei antes a luva do chevete é mais fina e tem o entalhado diferente do opala (a não se que fosse opala 5 marchas mas a grossura da luva é diferente), mas acredito que o pessoal que faz adaptações não usa a caixa do opala por dois motivos 1º preço é bem mais cara que a caixa do chevete e 2º a primeira é mais longa e no off-road é melhor a primeira mais curta por isso mesmo a caixa do chevete junior é mais procurada.
Vou tirar o motor e caixa do opala (4 cilindros a alcool com a caixa do 6) para colocar o que está na rural (silverado com clark 260f) e farei a reduzida desquitada que será mais barato pois preciso simplesmente fazer uma tampa para fechar a reduzida e colocar um cardãzinho com a vantagem de poder montar o motor mais proximo do radiador e mais alto pois terei um cardã entre a caixa e a reduzida e assim para poder elevar o motor sem precisar cortar a lataria.
antonio umino
11/05/2012, 13:17
Georgevalle.... Esta caixa de cambio 4 ou 5 marchas...Se for a de 5 marchas loteria acertei... pensei em fazer a adaptação separada da caixa de reduzida.
Tal como vc vai fazer.... Como meu motor é Willys BF 184... e caixa seca também willys. tenho que fazer uma flange entre o cambio e a caixa seca ou melhor uma caixa seca para motor BF e cambio opala ou cheva... e a Reduzida fazer um adaptador isto é fechar a parte dianteira onde vai o cambio Willys. com rolamento e retentor.... Andei pensando em rolamento da roda dianteira dos Gol Parati...2 carreiras de bola e blindado. Mais a luva do opala sem as cruzetas com um eixo para receber a engrenagem da reduzida. É uma idéia. vamos ver.
Ok... um abraço até mais..
Mauro-F75
11/05/2012, 16:50
346903346904
Marco
A flange foi feita por um mecanico de Caraguatatuba especializado em Jeep e Rural, ele já tem o modelo ele mesmo corta as chapas e solda, pelas fotos vc vê que é coisa de 1ª
Abraço
Mauro
antonio umino
11/05/2012, 21:02
Mauro F 75. Esta adaptação esta parte trazeira que é um adaptador da reduzida
Este mecânico de Caraguá. faz e vende como se fosse um kit..???.
Me parece bem feito.
até mais.
346903346904
Marco
A flange foi feita por um mecanico de Caraguatatuba especializado em Jeep e Rural, ele já tem o modelo ele mesmo corta as chapas e solda, pelas fotos vc vê que é coisa de 1ª
Abraço
Mauro
Putz sensacional, acho que faço isso,valeu.....:concordo:
antonio umino
13/05/2012, 16:40
Lopes......
347165Nesta foto veja onde vc marcou tem o eixo da penca ou trem de engrenagens.
este eixo tem mais ou menos 3 cm Outra este tem o furo deste eixo..na caixa seca (capa do volante do motor)
346788Nesta foto o local do eixo da penca na caixa seca não tem furo...do eixo da penca.
Que cambio será 4 marchas do 6 cilindros. ou
5 marchas do 4 cilindro. ou
5 marchas do 6 cilindros
Bom obrigado por enquanto.... alguém deve saber. Ok...
Um abraço.
Antonio esse seu cambio parece muito com um que tenho aqui que é do opala 6cc 5 marchas, um amigo me deu uma dica que é infalivél, se for igual é 6cc e dependendo do seu numero de identificação podera ser 4 ou 5 marchas, amanhã pego o numero do meu sabia de cabeça mas esqueci, abraço.
georgevalle
14/05/2012, 08:19
Antonio reparou que a caixa do Mauro é opala e não as "tradicionais" chevete ela tem o trambulador grande com seis parafusos, essa adaptação é mais facil de fazer do que a de cardã (no meu caso pensei no cardã com a finalidade de levantar o motor do opala 4 algo que você não precisa pois vai manter o BFão) neste kit é feito uma chapa de ferro grossa (+/- 20mm) com o furo de duas medidas uma igual a tampa da caixa do willys para dar encosto no rolamento da reduzida e do outro lado com o furo igual à saida da caixa (que tambem deve isolar bem com silicone pois a saida da caixa não é usinada externamente pelo que lembro) e nesta chapa solda os suportes da caixa, corta a luva do cardã mantendo o encaixe e corta um eixo da caixa da willys para emendar na luva atendendo o batente do rolamento da reduzida, fica um serviço 100% alem de manter os óleos das caixas separadas pois mantem o retento da caixa de marchas, acho que não precisa comprar kit pronto basta tem um pouco de paciência com um bom torneiro.
Mauro-F75
14/05/2012, 10:16
George,
Outras vantagens são: não mudar em nada os cardãs e a instalação bem facil de luz de ré porque já tem o interruptor
Aos amigos que perguntaram se o mecanico faria um kit, vou ver com ele e depois coloco aqui
Abraços
Antonio reparou que a caixa do Mauro é opala e não as "tradicionais" chevete ela tem o trambulador grande com seis parafusos, essa adaptação é mais facil de fazer do que a de cardã (no meu caso pensei no cardã com a finalidade de levantar o motor do opala 4 algo que você não precisa pois vai manter o BFão) neste kit é feito uma chapa de ferro grossa (+/- 20mm) com o furo de duas medidas uma igual a tampa da caixa do willys para dar encosto no rolamento da reduzida e do outro lado com o furo igual à saida da caixa (que tambem deve isolar bem com silicone pois a saida da caixa não é usinada externamente pelo que lembro) e nesta chapa solda os suportes da caixa, corta a luva do cardã mantendo o encaixe e corta um eixo da caixa da willys para emendar na luva atendendo o batente do rolamento da reduzida, fica um serviço 100% alem de manter os óleos das caixas separadas pois mantem o retento da caixa de marchas, acho que não precisa comprar kit pronto basta tem um pouco de paciência com um bom torneiro.
Foi isso que entedi George, deve ficar boa demais o bom é que ja tenho o cambio, vou trabalhar nisso,abraço
George,
Outras vantagens são: não mudar em nada os cardãs e a instalação bem facil de luz de ré porque já tem o interruptor
Aos amigos que perguntaram se o mecanico faria um kit, vou ver com ele e depois coloco aqui
Abraços
A juda ai Mauro pois isso poderia facilitar embora não parece ser dificil, quem pegar um kit na mão passa o esquema para o outro,abraço
antonio umino
14/05/2012, 12:48
Na foto do Cambio mais a caixa de reduzida. me parecia que era de Aluminio..
Então é uma chapa de ferro. George ou mais alguém que fez a adaptação na caixa opala dá uma luz para tal empreitada.
Pois também tenho o cambio não sei se é 4 ou 5 marchas. do 6 ou 4 cilindros..... pois, o final na tampa onde tem 6 parafusos, pelo que estou vendo na foto é possivel fazer a adaptação.....
No tópico do jeep. o amigo Vavarusso. tá fazendo um adaptador na caixa do chevette....
Com a luva do chevette, mais um pedaço do entalhado do jeep.. emendou as duas e casou as duas peças (caixa chevete na reduzida Willys).... Bom gente posta aí como estão fazendo..... Embora tenha também o cambio de 3 e 4 marchas willys original.
Ok,, Tá valendo. um abraço.
Mauro-F75
14/05/2012, 14:29
Antonio,
É de chapa de aço pintada de prata, não de alumínio. Na minha opinião é fundamental que seja cambio de 5 marchas, por causa do escalonamento.
Abraço
Mauro
georgevalle
16/05/2012, 08:50
Antonio não fiz esta adaptação ainda, mas considero relativamente facil, principalmente se você tiver a caixa original da willys para fazer a chapa para adaptar na reduzida onde tem que fazer o encaixe do rolamento é só copiar as medidas e na caixa do opala ou do chevete (que fica melhor por ter a 1ª mais curta) fica tudo como está é como você falou que Vavarusso está fazendo unindo a luva da caixa ao entalhado do willys e nesta união deve ter o encosto do rolamento pois é ele que vai segurar este novo eixo, sugiro tambem fazer o alongador desse eixo para que este tenha apoio na tampa da reduzida (só para garantir ja que ele não terá o apoio como nas caixas originais willys que vem do rolamento de agulha do piloto) e assim evitar qualquer vibração na engrenagem de saida.
Pessoal,
estou com um problema, fui trocar meu kit de embreagem (platô + disco), porém ao trocar, minha embreagem ficou enforcada, pensamos q force o colar e não era, ao comparar o anterior com o atual, percebemos que o platô atual é chapéu chinês e antigo unha, o novo estava ficando muito alto no chapéu chinês, com isso informava a embreagem, tentamos todas as formas possíveis, porém nada deu certo, ele acha q o platô está defeituoso.... Levei até um susto qdo cheguei na mecânica vi um grupo de mecânicos de oficinas diferentes ajudando meu mecânico a tentar solucionar o problema, ainda assim não deu certo, até que meu mecânico tomou a decisão de colocar platô do opala que possui o mesmo tamanho do antigo, porém tem de ser feita novas furacões.... Já estou estressado com tudo isso, me ajudem a solucionar este mistério!!!!!
antonio umino
28/03/2014, 10:02
Jean.
Tanto o chapeu chines, como o de garfo (gafanhoto)....
O problema seria de regulagem da haste da embreagem....
Tem mais um porém.
Ao montar o disco no volante, ela tem o lado certo para ser colocado...
O disco tem um lado em que o cubo (onde vai o eixo piloto), tem que montar com o lado menor para o lado do volante.
e com a parte maior para o lado do Plato...
Tem mais um lance.... O garfo da embreagem, foi colocado no lugar certo...????
Pois depois de montado no lugar, o garfo não ficou no lugar certo no cubo do rolamento...
abçs
Jean.
Tanto o chapeu chines, como o de garfo (gafanhoto)....
O problema seria de regulagem da haste da embreagem....
Tem mais um porém.
Ao montar o disco no volante, ela tem o lado certo para ser colocado...
O disco tem um lado em que o cubo (onde vai o eixo piloto), tem que montar com o lado menor para o lado do volante.
e com a parte maior para o lado do Plato...
Tem mais um lance.... O garfo da embreagem, foi colocado no lugar certo...????
Pois depois de montado no lugar, o garfo não ficou no lugar certo no cubo do rolamento...
abçs
Boa tarde,
infelizmente a marca q comprei não da ajuste de haste.... Não quero partir para adaptações radicais, como o platô do opala, então vamos tentar outro esquema.... Vamos alongar o garfo hoje a tarde, para ver se o curso vai ficar maior, dando mais folga para embreagem trabalhar!!!
guilherme_atti
17/07/2014, 22:59
Boa noite galera sou novo por aqui gostaria de tirar algumas duvidas sobre qe caixa usar na f75.
Tenho uma caixa 4m, gostaria de trocar de motor para por um mais potente e continuar com caixa de 4x4. Oqe seria melhor mater a caixa d 4m ou colocar uma caixa de C10 3m com flange para a caixa de 4x4, pois n vou usar para trilha qero ela para andar na cidade e qe atinja uma boa velocidade tipo ums 120km mas q mantenha as 4x4, sobre o motor estava pensando em um falcon4.9 n sei se com este motor vou atingir minhas expectativas, alguem ai poderia ajudar!
Desde ja agradeço a todos.
georgevalle
18/07/2014, 09:43
A caixa 4 original não aguenta nem opala 6 quem dirá falcon 4.9, já a clark 260t C10 3 marchas aguenta bem o tranco e ainda está com valor bom, agora quanto a andar a 120 nem em sonhos para isso vai precisar trocar a relação dos diferenciais que devem ser 8x43 para 9x44 (da rural), quanto a manter o 4x4 sem problemas.
guilherme_atti
18/07/2014, 12:24
Obg vou fazer isso msm só vou ter qe ir de atras dessa relação 9x44.
Douglas Zierhut
27/09/2014, 22:00
Comprei uma F75, motor de opala 4cc, a caixa é de c10 3 marchas, no asfalto anda bem, mais não tem força de arrancada, se apura para subir algum top forte. O que devo fazer para deixa-la mais forte na primeira? sem precisar reduzi-la (é 4x4)
antonio umino
27/09/2014, 23:04
Douglas. boa noite
Bem Vindo ao Fórum....
Se tem velocidade mas não tem força de arrancada...
Com certeza o seu diferencial deve estar bem longo... por exemplo 11x45, ou 11x 47...
Para ter força tem que ter menos dente no pinhão e mais dente na coroa....
Outra coisa que influi em força são os pneus..
abçs
Senhores na caixa de c10 3m com motor de opala, vcs colocaram a embreagem com acionamento hidraulico ou a cabo? e qual a pedaleira vc colocaram? a que instalei está muito alta e pesada.