Ver Versão Completa : Preparação Grand Cherokee Limited LX 5.9 ( RJ )
colbertv8
26/07/2011, 01:39
Primeiramente boa tarde a todos, fico muito feliz de poder participar desse forum onde mesmo antes de participar, já sanava muitas de minhas duvidas...:bye:
Sou proprietario de um Jeep grand cherokee limited lx V8 ( nem blindada e nem GNV ) e gostaria de preparar o motor ( claro que suspensão, freios e cambio também ).
Moro no Rio de janeiro e não conheço nenhum lugar que eu possa fazer o serviço, gostaria de saber se alguem conhece no Rio de janeiro lugares de confiança onde se possa fazer preparação de motores V8.
Tenho em mente ganhar torque e potencia. não ligo muito para o consumo ( até porque senão não teria buscado tanto um carro sem GNV e muito menos um V8 ) pelo contrario, eu só uso gasolina podium BR por conta da octanagem. Quero praticamente dobrar a potencia do motor original. Ela vem com um motor V8 5.9( 360v8) 255hp e 49kgfm torque o que faz com que ela chegue de 0a100 em aprox 7segundos original de fabrica ), gostaria de conseguir aprox. 450/500hp :twisted:, seja com preparação aspirada ou sobre-alimentada. (sou fã desde pequeno dos motores V8 e sempre que pude acompanhei clubes de tal.)
Uma outra duvida: Tenho em mente a substituição do sistema do escape completo de 8x1 para para 8x2 ( 1 escape para cada 4 Cilindros ) só que eu teria de usar dois catalizadores, correto? e como eu poderia fazer com a sonda de leitura do catalizador? ( não tenho em mente retirar os catalizadores não, na verdade eu usaria dois iguais ao original pois acredito que não teria tanta restrição de ar pois teriam de filtrar apenas a metade do que filtrava)... Alguma dica??
Como muitos perguntam, ja respondo então: Por que um projeto desse num carro desses? é simples: ninguem espera muito de uma SUV pelo seu tamanho e peso e quando a comprei tive oportunidade de surpreender muitos desavisados nas ruas e principalmente nos eventos automobilisticos ( encontros / trackdays e etc...), o que me fez ter essa ideia de projeto... sou suspeito para falar do carro, mas posso afirmar que entre as SUV ela ainda está acima de muitas conhecidas novas tanto em performance quanto em conforto e luxo interior, mas isso nem todo mundo aceita ( inclusive um dono de X5 que teve de ver para crer :freaking:)
Com isso gostaria de saber dicas de lugares que eu possa fazer esse projeto aqui no rio de janeiro e também, claro, se alguem se habilitar a dar dicas para o projeto, ficaria bastante grato.
grande abraço!
colbertv8
26/07/2011, 15:16
Outra duvida
Alguem sabe até quantos cavalos ou torque o cambio original suporta?
Caso seja necessario algum retrabalho, saberia o que seria necessario?
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Uma dica que deixo:
A gasolina podium BR pode parecer mais cara por abastecimento, mas a distancia percorrida com ela é bem maior e o motor responde um pouco melhor, para voces terem ideia, abasteci 3 vezes completamente o tanque com os 3 tipos de gasolina:
comum: andei apenas 325km (aprox) até ela chegar perto do fim do tanque ( E )
aditivada: andei 450km ( aprox) até ela chegar ao mesmo nivel do tanque de cima ( E )
Podium BR: Estou usando no momento e o tanque esta marcando exatamente na metade com 378km tendo ainda a metade para ser usado ( incrivel )
Outra dica é o Militec-1 ( que alguns ja devem ter ouvido falar ) que reduz o atrito de metais e por isso diminui o esforço do motor, aumentando performance e diminui o consumo.
O militec-1 pode ser usado em qualquer lugar que tenha atrito entre metais... inclusive quem quiser saber mais sobre: Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/) ... Comprei o meu na faixa de 75 reais 200ml aqui no rio de janeiro ( fast break - barra da tijuca )
Motores (gasolina, álcool, diesel): aplique 60ml por litro de óleo, a cada 20.000 km ou 500 horas. Em condições severas dobre a quantidade (trabalhos superiores a 5.000 rpms).
Motores 2 tempos (motos, barcos, jetskis , karts): aplique 60ml por litro de óleo 2 tempos
Câmbio manual: aplique 60ml por litro de óleo, a cada 48.000 km ou 1.000 horas.
Câmbio automático: aplique 30ml por litro de óleo, a cada 48.000 km ou 1.000 horas.
Diferenciais: aplique 30ml por litro de óleo, a cada 48.000 km ou 1.000 horas.
Caixas de redução e compressores de ar: aplique 100ml por litro de óleo, na primeira aplicação. Posteriormente, 60ml por litro de óleo, a cada 1.000 horas.
Sistemas hidráulicos: aplique 20ml por litro de fluido hidráulico, a cada troca de fluido.
( eu particularmete nao usei no cambio, pois está chegando a hora de trocar o oleo, mas não sei se usarei no cambio não, pois também ouvi falar que o cambio atomatico usa atrito para funcionar e o militec acaba com atrito... ) mas no resto eu uso e aprovo ( as peças, claro, devem estar em bom estado para o funcionamento, pois ele nao faz milagres kkkkkk...)
abraço!
Colbertv8,
o Rodrigo da 4Crawl conhece muito da linha Jeep e entende de preparação, balanceamento de motores e etc... dá uma conversada com ele que talvez ele possa te indicar algum lugar ou alguém para fazer o que vc quer;)
Abração:D
Grélo.
Um dos melhores, se não for o melhor, conhecedor de V8, preparaçoes etc aqui no Rio se chama Leleo da LR Service.
Ele tem VARIOS V8 entre mustangS, Fords, camaro, inclusive uma ZJ 5.9l igual a sua que usa no dia-a-dia.(tudo dele) Fora os inúmeros carros de clientes que utilizam a sua oficina.
É um cara nota 1000
LR Service: mecanica geral, mecanica de automoveis, oficina mecanica, chip de potencia, v8 (http://www.lrservice.com.br/)
christian hackbarth
03/08/2011, 23:20
A gasolina podium BR pode parecer mais cara por abastecimento, mas a distancia percorrida com ela é bem maior e o motor responde um pouco melhor, para voces terem ideia, abasteci 3 vezes completamente o tanque com os 3 tipos de gasolina:
comum: andei apenas 325km (aprox) até ela chegar perto do fim do tanque ( E )
aditivada: andei 450km ( aprox) até ela chegar ao mesmo nivel do tanque de cima ( E )
Podium BR: Estou usando no momento e o tanque esta marcando exatamente na metade com 378km tendo ainda a metade para ser usado ( incrivel )
aproveita a oficina e manda dar uma conferida no teu marcador do tanque. essa diferença toda de consumo não existe nem entre aditivada e comum, muito menos entre comum e podium. o v8 tem baixa taxa de compressão, não aproveita tanto a maior octanagem.
dificilmente o cambio aguenta o aumento de torque que tu pretende, mas isso não é grande problema, devem ter kits pra esse cambio lá fora.
samukanvas
04/08/2011, 02:33
Colbertv8,
o Rodrigo da 4Crawl conhece muito da linha Jeep e entende de preparação, balanceamento de motores e etc... dá uma conversada com ele que talvez ele possa te indicar algum lugar ou alguém para fazer o que vc quer;)
Abração:D
Grélo.
Fala Fabio,
Obrigado. É de pessoas como vc que o offroad precisa :palmas:
Abs,
Rodrigo
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colbertv8,
Me envia um email em rodrigo@4crawl.com.br que te passo o contato de umas 3 oficinas realmente especialistas em V8.
Abs
andretomasi
05/08/2011, 00:32
Quanto à resistência do câmbio, o 44RE aguenta até uns 250HP, enquanto o 46RE aguenta até uns 350HP sem passar dos limites dele.
Pra aguentar 400 - 500HP sem dar incômodo, só refazendo o câmbio com um kit.
[ ]'s
André,
já que vc conhece disso, e quanto ao Wrangler e Cherokee? Até quanto vc acha que o cambio auto deles aguentam?
Abração,
Grélo.
andretomasi
05/08/2011, 15:41
André,
já que vc conhece disso, e quanto ao Wrangler e Cherokee? Até quanto vc acha que o cambio auto deles aguentam?
Abração,
Grélo.
A automática AW4 como a da XJ aguenta até 250 - 300HP original, acima disso já começa a dar problema bem cedo. Com um kit simples dá pra aguentar 350HP, e refazendo a caixa dá pra chegar em 450 - 500HP com confiabilidade.
O câmbio manual do Wrangler antigo AX5 aguenta até 200HP, não sei a respeito dos mais novos.
[ ]'s
Obrigadão André:D
Meus sonhos eram 3:
1) Ter um 4x4 fera;
2) Ter um carro conversível;
3) Ter um V8:D
Já realizei 2 com meu Jeep que tá animalzinho, conforme vc pode ver no link da minha assinatura.
Agora, quanto ao V8, um dia quem sabe eu não faça esse escambo com uma mecânica V8 bacaninha;)
Aliás, para meu uso seria só pelo ronco e pelo torque.... qualquer V8 original até mesmo das Grand Cherokee's já seria ideal:D:D:D:D:D
Abraços,
Grélo.
andretomasi
05/08/2011, 19:42
O mais "fácil" seria manter tua caixa de transferência e transplantar um V8 + CA de uma Grand Cherokee mesmo, principalmente pela questão da eletrônica, painel, etc.
Também tenho um sonho que um dia pretendo realizar, que é ter um CJ5 V8 auto preparado pra trilhas e manter a XJ preparada pra expedições e viagens mais longas. Minha idéia é comprar uma Grand V8 e tirar a mecânica pra colocar no CJ. Um dia chego lá :D
[ ]'s
Wilsonaa
06/08/2011, 00:49
tem umas dicas de preparação neste link , me pareça que o conversor de torque também tem que ser modificado
Transmission Modifications (http://www.gadgetonline.com/Transmission.htm#Torque%20Converter:)
T+
Wilson
andretomasi
06/08/2011, 01:28
tem umas dicas de preparação neste link , me pareça que o conversor de torque também tem que ser modificado
Transmission Modifications (http://www.gadgetonline.com/Transmission.htm#Torque%20Converter:)
T+
Wilson
Faz parte da preparação, bem como os shift kits, shift controllers, transmission cooler, etc etc.. tem muita coisa possível de se mexer pra "preparar" uma Cheroka, não só no CA.. só depende do bol$o :D
[ ]'s
Renato Fraga
06/08/2011, 12:23
Primeiramente boa tarde a todos, fico muito feliz de poder participar desse forum onde mesmo antes de participar, já sanava muitas de minhas duvidas...:bye:
Sou proprietario de um Jeep grand cherokee limited lx V8 ( nem blindada e nem GNV ) e gostaria de preparar o motor ( claro que suspensão, freios e cambio também ). ....Tenho em mente ganhar torque e potencia. ....gostaria de conseguir aprox. 450/500hp :twisted:, seja com preparação aspirada ou sobre-alimentada. (sou fã desde pequeno dos motores V8 e sempre que pude acompanhei clubes de tal.)..... Tenho em mente a substituição do sistema do escape completo de 8x1 para para 8x2 ( 1 escape para cada 4 Cilindros ) só que eu teria de usar dois catalizadores, correto? e como eu poderia fazer com a sonda de leitura do catalizador? ( não tenho em mente retirar os catalizadores não, na verdade eu usaria dois iguais ao original pois acredito que não teria tanta restrição de ar pois teriam de filtrar apenas a metade do que filtrava)... Alguma dica??
grande abraço!
Olá Colbert, também sou apaixonado por V8, tenho um Dodge Charger R/T onde já fiz muitas experiências em termos de preparação e hoje venho aos poucos montando um novo motor forte para uso diário. Já fiz motor comprimido com blower, aspirado, supertaxado, já brinquei bastante, aproximadamente 5 configurações diferentes, mas sempre com recursos limitados e pouca pesquisa o que sempre deixava alguma coisa a desejar no resultado.
Aprendi que mexer num V8 basicamente depende de equilíbrio e harmonia entre seu componentes. Não adianta um supercomando de válvulas sem taxa de compressão, uma supertaxa de compressão sem usar os pistões adequados, e assim por diante!!!!
O que facilita um pouco a vida de quem quer mexer com V8 é que existe muita fonte de pesquisa, basta digitar no google "How a build a 360 mopar magnum" e verás a quantidade de refeências que vai encontrar. Fique atento que sua pesquisa deve ser baseada nos motores magnum da linha Mopar. Vai achar muita coisa da linha LA.
Indo direto ao assunto, chegar aos 500hps num motor aspirado, poder exigir muito investimento e resultar em um motor inviável para o uso comum. Diante disso terá problemas para adequar as faixas de torque e potëncia do seu motor ao conversor de torque do seu câmbio. Entretanto, na faixa de 350hps, estamos falando de algo mais real. Substituindo pistões, cabeçotes, balancins de válvulas, comando de válvulas e coletores de admissão e escape, você chega a um resultado aproximado. Pistões Dome podem te dar até 11,5 de taxa de compressão. Cabeçotes edelbrock com vávlulas maiores e câmaras equalizadas e dutos com fluxo otimizado sozinho conseguem te dar quase 60hps. Balanceiros 1,6:1 com roletes livram o atrito e oferecem um levante maior e mais rápido das vávlulas. Coletor de admissão adequa a "plena" para os novos regimes de rotação bem como o coletor de escape que deve facilitar a exaustão da câmara. Isso pode te custar bem caro e não chegar ao resultado desejado.
Levando em conta a opção de fazer uma preparação sobrealimentada, com um supercharger Rootz ou uma turbina paxton ou Vortech você consegue uma potência/torque descomunal com um comportamento mais dócil do motor quando você desejar andar de boa com seu carro. Terá problemas também com o conversor de torque, mas admito que mais fácil de resolver diante do caso de uma preparação aspirada como a desejada.
O legal desses sobralimentadores é que existem muitos kits prontos para cherokee e apesar de exigir alterações nos componentes internos do motor, pode te entregar uma cavalaria maior se comparado ao investimento necessário para obter algo parecido numa preparação aspirada. Não abafam o escape, deixando a sinfonia maravilhosa do V8 livre potencializada ainda com a explosão da sobrealimentação.
A questão do catalizador e as 2 sondas lâmbidas, não sei dizer de imediato, mas existe uma forma de enganar o módulo quando se faz alguma alteração no sistema. Já ví alguma coisa em alguns dos fóruns da vida. Sei que existe um tipo de emulador que resolve esse problema.
Bom, finalizando, uma coisa deve-se ter consciência. A GrandCherokee tem um motor robusto forte e durável, um câmbio adequado, mas seus eixos deixam bem a desejar no quesito resistência. Leve em consideração que com uma preparação no motor no nível que você deseja, vai resultar numa reação em cadeia. Vai precisar mexer em câmbio, cardãs, semi eixos, etc etc etc.
Vai de SRT8 duma vez!!!!!!!! Hehehehehe
Abraços
colbertv8
06/08/2011, 19:27
Poxa galera, gostaria muito de agradecer a todos que escreveram aqui no topico com o intuito de ajudar e esclarescer algumas duvidas, esse é meu primeiro topico e ja estou super satisfeito e agradecido com a união da galera...
Realmente o projeto é delicado e para ser feito aos poucos (com muito cuidado e dedicação para os detalhes), quem sabe uns 350hp ja estejam de otimo tamanho? quando falei 500hp foi um pouco daquela empolgação de numeros ( coisa tipica de um v-oitero apaixonado por criar cavalos embaixo de seu capo ), claro que sou louco para poder chegar nos 500hp, mas acho que 350hp num motor que rendia 245 já é uma mudança boa, não? eu vou deixando aqui neste topico noticias do projeto para que possam acompanhar...
nesta terça levarei o carro para fazer troca de oleo do motor, limpezas, troca de velas e cabos, entre algumas coisas... em breve vou remapear o modulo ( Superchips (http://www.superchips.com/) de forama facil e funcional ) ja para obter algum ganho em potencia, torque e consumo...
Agora deixando uma outra dica para quem possui carros com sistema OBD2 e que tenha um celular com sistema operacional android é o programa TORQUE para android, que quando conectado ao carro via adaptador bluetooth OBD2, ve em tempo real todos os dados do carro, sensores e medições ( potencia, torque, temperaturas da transmissão, oleo, liquidos, temperatura de entrada de ar no intake, mistura de ar combustivel, veocidades, tudo... ) o programa custa por volta de 9 reais e o adaptador não é caro não...
colbertv8
07/08/2011, 23:53
Só pra constar, esses são meus filhotes...
https://lh6.googleusercontent.com/-nyZ1YMd8I_I/Tj9NPlsw_EI/AAAAAAAACUA/FXRrinHMqBs/Filhotes.png
andretomasi
08/08/2011, 00:00
Eu acho que concordo com o Renato, compra uma SRT8 logo!
http://www.youtube.com/watch?v=9uRSn2IioAA
[ ]'s
colbertv8
08/08/2011, 03:04
Eu acho que concordo com o Renato, compra uma SRT8 logo!
Aí que tá... a SRT8 já é conhecida por ser forte e rapida... perde o fator surpresa, entende??
Quero montar a "SUV" no estilo "Sleeper". senão já tinha ido para a SRT8. Fora que aqui no RJ é muito mais comum ver SRT8 passando nas ruas aqui do que uma LX 5.9 ( ainda mais: inteira, não blindada ou sem GNV ) a minha é novinha, bem cuidada ( até pq sou chato com detalhes e cuidados no carro )
Bom, ao certo vou fazendo aos pouquinhos tudo que der, não vou correr para nao perder os detalhes e nem fazer mal feito... =P
Michael Machado
09/08/2011, 09:37
Onde no RJ tem esse SRT8?? Barra? Zona sul??? Nunca vi!! Deve ser linda!
colbertv8
09/08/2011, 11:03
não disse esse modelo especifico, mas sim "Srt8's", um pouco mais antigas... pelo menos na barra e recreio vejo com uma certa frequencia... linda mesmo está a Srt8 2012 =)
Michael Machado
10/08/2011, 10:14
É dessa mesmo que eu estou falando, é de babar!
samukanvas
10/08/2011, 10:26
Cara, chip não deve vir muito de motor... Chip = poneis malditos!!!
Eu aplicaria uma grana num controlador de câmbio antes de chip. Até porque vc terá que refazer programação na hora da preparação.
Abs
Renato Fraga
11/08/2011, 01:11
http://image.jpmagazine.com/f/jeep-parts/superchips-flashpaq-off-road-jeep-programmer/17126056/superchips-off-road-programmer.jpg
Pois é, acho que o que ele se referiu foi ao "Superchips", aparelho interface ligado à tomada OBDII Com ele, muda-se alguns parâmetros da configuração do motor, nada mais que alguns malditos pôneis em termos de potência, entretanto muda-se vários parâmetros do câmbio como shift point por exemplo e limitadores de velocidade como também calibragem do velocímetro. Já ajuda a tentar adequar a transmissão à potência adicional.
Acredito que o maior problema numa preparação mais radical é adequar o conversor de torque.
Abraços
colbertv8
13/08/2011, 00:39
exatamente isso renato, superchips flashpaq ... ele altera tudo mesmo e voce mesmo pode programar em casa de tão simples que é...
Rodrigo,
Você tem na loja os adesivos MOPAR?
Ou sabe quem tem?
colbertv8
13/08/2011, 17:32
Uma pergunta:
Alguem sabe qual "simulador" de sonda é usado para fazer modificações no sistema de escapamento do carro e catalizador?? eu não acho ele e nem vejo falar sobre em lugar algum...
Não quero tirar o catalizador não, apenas vou separar os canos dividindo em 2 canos, 1 para cada coletor ( o original é um cano para os 8 cilindros ) e por isso vou utilizar 2 catalizadores originais para que o fluxo menor de gases passe com folga sem causar nenhuma restrição, mas a leitura do catalizador ficaria "perdida", me obrigando a usar um "simulador" e o resto de cada cano de 3 polegadas, com abafador esportivo no final.
Outra duvida:
O sensor que ativa a ventoinha queimou ontem, como eu estava na rua, longe de casa, fiz uma ponte ( no fio do sensor ) e liguei a ventoinha direto, até aí beleza... mas o caso é: Será que essa temperatura que não passa mais dos 70º pode realmente ter aumentado tanto o consumo?? pois depois disso o carro consome quase que o dobro... ( seria coincidencia ou fato? )
Abraço!
Colbert,
a injeção lê que a temperatura está baixa e enriquece a mistura.
é como se fôsse um carro carburado andando o tempo todo c/afogador puxado...bebe mesmo!
colbertv8
14/08/2011, 03:45
Colbert,
a injeção lê que a temperatura está baixa e enriquece a mistura.
é como se fôsse um carro carburado andando o tempo todo c/afogador puxado...bebe mesmo!
então é isso... o consumo tá praticamente o dobro hehehehehhe... essa mistura mais rica não seria boa para o motor? dá diferença em desempenho? ou é melhor voltar para a temperatura correta?
abração!
Em tese o desempenho deve melhorar, sim.
em alguns carros isso é notório ao rodar com motor ainda ffrio. Tive uma saveiro 2.0 que fria era um foguete.
É basicamente o mesmo resultado de se usar um chip de potencia: mistura mais rica. Mas uma visita a uma boa oficina do ramo seria interessante, para certificar-se de que não haverá nenhum tipo de prejuízo (além do maior consumo).
colbertv8
14/08/2011, 20:58
pergunta:
Alguem sabe qual "simulador ou emulador" de sonda é usado para fazer modificações no sistema de escapamento do carro e catalizador?? eu não acho ele e nem vejo falar sobre em lugar algum... ( OBS: não uso GNV )
Não quero tirar o catalizador não, apenas vou separar os canos dividindo em 2 canos, 1 para cada coletor ( o original é um cano para os 8 cilindros ) e por isso vou utilizar 2 catalizadores originais para que o fluxo menor de gases passe com folga sem causar nenhuma restrição, mas a leitura do catalizador ficaria "perdida", me obrigando a usar um "simulador" e o resto de cada cano de 3 polegadas, com abafador esportivo no final.
andretomasi
14/08/2011, 21:12
Simuladores de Sonda - TURY Gás (http://tury.kit.net/simuladores.htm)
[ ]'s
colbertv8
15/08/2011, 02:12
Simuladores de Sonda - TURY Gás (http://tury.kit.net/simuladores.htm)
[ ]'s
Meu caro, eu poderia usar isso mesmo sem usar GNV?? faria algum mal no carro ou na parte eletrica?
Uma pergunta importante:
Alguem sabe onde encontrar no Rio de janeiro a ventoinha do radiador para a LX 5.9? ela é eletrica e a minha acho que está "morrendo", faz uns barulhos de fricção e está mais fraca... muitas vezes fica parada ao ponto de só funcionar depois de eu dar uma rodada nela com o dedo... ( está morrendo não... acho que já está agonizando mesmo... heheheheh )
Abração!
andretomasi
15/08/2011, 13:35
Pode usar sim, o funcionamento é bem simples, o aparelho é basicamente um pequeno conversor de voltagem que produz um sinal igual ao da sonda original, de 0 a 5v por exemplo.
[ ]'s
colbertv8
15/08/2011, 15:51
Pode usar sim, o funcionamento é bem simples, o aparelho é basicamente um pequeno conversor de voltagem que produz um sinal igual ao da sonda original, de 0 a 5v por exemplo.
[ ]'s
otimo então... Muito obrigado meu caro!
(x2)Uma pergunta importante:
Alguem sabe onde encontrar no Rio de janeiro a ventoinha do radiador para a LX 5.9? ela é eletrica e a minha acho que está "morrendo", faz uns barulhos de fricção e está mais fraca... muitas vezes fica parada ao ponto de só funcionar depois de eu dar uma rodada nela com o dedo... ( está morrendo não... acho que já está agonizando mesmo... heheheheh )
phil.lima
19/08/2011, 12:19
Amigo Colbert, tava procurando por mecânica da Limited 98 e olha... achei um tópico seu aqui no 4x4 Brasil...
Em breve, se Deus quiser, poderemos trocar informações dessas carretas... estou pra pegar uma Grand Limited 5.9 V8 ano 1998... que é do meu tio...
Um abraço. Phil, do Muay Thai do Ivan.
colbertv8
19/08/2011, 16:16
Faaaaaaaaaaaaaala meu caro... tudo bom?? muito bom carro meu caro, to adorando dia apos dia...
Abração!
Michael Machado
20/08/2011, 12:39
Jeep é jeep!! Tava pensando em vender o meu mas cada dia que passa eu mudo de idéia. E ainda to de olho no commander :)
colbertv8
02/09/2011, 12:29
Fica aí a dica para quem mora no Rio de janeiro e precisa de um lugar de confiança pra consertar o seu Jeep... seja cherokee, grand cherokee e também chrysler / dodge...
L & S Auto Técnica
Rua Figueira de Melo, 436 São Cristovão perto do pavilhão ( feira dos paraibas ) - Tel 2585-2754 ( Gustavo Longue ) abre as 8 Horas da manhã...
Não sei se voces conhecem São Cristovão ou a "feira dos paraibas", caso conheça, voce entra na Figueira de Melo pelo Campo de São Cristovão, voce vai ver uma grande coluna de concreto na entrada a uns 100mts a sua esquerda, é exatamente nesse portão voce vai ver varias cherokee, grand cherokee, chrysler, dodge....
Pode procurar o gustavo, o cara é de confiança e faz um trabalho serio e de qualidade, além de ser um grande conhecedor do carro... (qualquer coisa pode falar que foi o colbert da 5.9 que indicou)
( to postando isso porque eu fiquei perdido um tempo no Rj procurando alguem que mexesse no carro quando o comprei, pois eu tinha um mecanico de confiança na familia a mais de 25 anos e ele não mexe com esse tipo de carro )
Marcelo CTBA
17/10/2011, 02:53
Olá Pessoal,
Achei super legal os comentários de todos sobre a Grand Cherokee 5.9 (360) Lx. Também sempre fui apaixonado por V8. No meu caso também gosto muito de uma boa trilha (quanto mais pesada melhor!!! ehehe). Então ha aproximadamente 1 mês comprei uma Grand Cherokee 360 no intuito de transforma-la COMPLETAMENTE para uma carro de trilha... Paguei muito barato... R$ 17.000,00 (valor médio das Grand como motor 318-5.2l aqui em Curitiba). E acreditem se quiser... muito, muito inteira e impecável por dentro (que na verdade pra mim só interessava mesmo o motor (360) e a caixa (46RE). Enfim... Observei alguns comentários bem interessantes sobre a resistencia dos eixos... Realmente os eixos deixam muito mesmo a desejar nos quesitos durabilidade e resistência - muito facil de moer (principalmente o frontal). Então é claro que para poder colocar um carro destes na trilha tinha que fazer algumas pequenas mudanças estruturais... Precisam ver que bacana e que monstrengo tá ficando... Arranquei fora: Eixos inteiros (com carcaça, diferencial, eixo, rodas, penus, freios etc...tudo), suspensão inteira que JÁ SUBSTITUÍ POR FEIXE DE MOLA (ehehe) na frente e atrás e olha que ela é monobloco hein..., arranquei fora também o radiador (normal e ar condicionado) porque todos sabem que a Grand ferve MUITO principalmente com aquela berreira que é o radiador do ar condicioado na frente, ADEUS ABS etc... vou botar pneus 37" e ela vai ficar um pouco mais alta que a original (cerca de 45cm a mais). Logo que for possível vou postar algumas fotos de sua preparação para o deleite de todos e especialmente de nosso amigo colbert. Lugar de V8 SUV é na trilha...
Abraço.
Que grosseria, hein!!! Ahahahahhaha
Manda fotos logo!!! ;)
Abraços,
Grélo.
Marcelo CTBA
18/10/2011, 06:43
Olá Grélo,
Vou mandar as fotos logo logo... Só vou esperar o término da montagem da suspensão, da montagem dos eixos e do sistema de direção. Mas segue o link da oficina que está fazendo o processo de customização para ver que bacana é o trabalho que eles fazem lá. ADO JENSEN CUSTOM CARS - www.adojensen.com.br (http://www.adojensen.com.br) . No youtube também tem muitas coisas bem legais...
Um grande abraço à todos,
Marcelo.
colbertv8
19/10/2011, 02:04
Marcelo, quero ver as fotos hein!!! gosto mto de projetos com a grand cherokee, mas não tenho coragem de por uma LX na lama não heheheh... pra isso eu tenho uma laredo tbm =P... no meu caso eu uso a LX apenas no asfalto das ruas ( que por vez parecem trilha devido a tanto buraco ) e no autodromo ( trackdays )... acabei de trocar, buchas, barras, amortecedor de direção, pivos, tudo tudo da dianteira e pretendo ainda esse mês colocar molas e amortecedores feitos por encomenda com cerca de 5 a 7cm mais baixos que o original e bem mais firmes ( para curvas ) ja que vou usar pneus 285 nas 4 rodas abaixo do limite do alargador de paralama... o cambio, eu devo transforma-lo com kits em um 48RE nivel 5, e o motor receberá um kit stroker 410 ( 6.7 ), cabeçotes de performance entre outras coisinhas ( supercharger a principio rodando a 0,4 / unichip, etc...) .... uma coisa que aprendi "na marra" foi que vale muito, mas muito mais apena trazer as coisas de fora do que procurar e pagar por aqui... pois alem de nao achar, voce paga muito caro por peças que mesmo taxadas na importação saem pela metado do preço... como é exemplo do kit de freios que encomendei da willwood com pinças / pastilhas de ceramica e discos ventilados perfurados de 14pol dianteira e 13pol traseira... me sairam praticamente o preço de um kit de freios ( do tamanho original ) melhorzinho aqui... ja os catalisadores, botarei dois magnaflow de 3pol in/out ( 1 pra cada lado ) e os dois sairam por 700reais + taxas... no final das contas o que vale mesmo é a busca correta para nao ter arrependimento...!
Abração!
Marcelo CTBA
19/10/2011, 21:53
Grande Colbertv8,
Cara... tá ficando MUITO legal essa sua LX (como vc disse, fator surpresa MESMO ehehehe)... hoje mesmo fui até a oficina do Ado (que está montando meu carro) e juro que pensei em vc e no nosso amigo Grélo. Recebi a notícia de que meus eixos forjados e relações que pedi da YUKON chegam amanhã... Amanhã ou depois vou até lá e tiro umas fotos pois a suspensão traseira já está montada... Enfim... Como vc tem razão quando diz que uma coisa bem feita não tem preço, ou seja, o preço de algumas peças que "resolvem" é BEM mais barato do que fazer 3, 4 vezes (experiência própria)... Com relação à preparação de uma G. Cherokee para trilhas confesso que no pricípio fiquei meio inseguro pois faltava uma detalhe, o chassis. Agora, depois de ver o projeto e verificar as evoluções da construção do carro digo que não tem nenhum projeto mais arrojado e legal do que uma G. Cherokee para trilhas principalmente sendo monobloco. Na verdade o meu objetivo era mesmo de provar que não tem nada mais legal do que um V8 na trilha pois a febre do diesel é bem complicada aqui no Brasil... Pode ver... nosso motor "original" 360 tem 50k de torque à 2.300rpm (se me lembro bem) e o diesel 3.0 turbo injetado do troller??? ehehehe... agora vai dar "pano pra manga" hein???
Grande abraço!!!
Mracelo.
colbertv8
20/10/2011, 02:26
hehehehe, mas isso com certeza!!! o 360v8 tem um torque absurdo e com certeza vai deixar mtos donos de "supostos torcudos diesel" surpreendidos nas trilhas... eu adoro ver os V8 fazendo bonito seja no asfalto ou na terra, e torço para que seu projeto seja um sucesso!! inclusive fiquei curioso conforme aos eixos forjados que voce citou, vc mandou fazer ou comprou? pois os eixos foram uma coisa a qual ainda não comecei a procurar! ( mas ja deveria ter... heheheheh )
Abração!!
MARCELOLUCHESI
20/10/2011, 10:20
....Para mim trilha tem que ser Gasolina. Levanta o Giro na Hora. A aceleração é ainda mais rápida em comparado com um turbo diesel mesmo chipado. O mais legal desses motores V8 é que vc pode deixar quase apagar o veiculo (tem muito torque em baixa) e quando precisar é só da uma pisadinha de leve que ele já acorda. Vejo muito na trilha esses 3.0 turbo chipado para 247Cv é um demonio também, mas tem aquele 1,5 segundo de retardo até começar encher a turbina. Não acelera na hora que nem o motor Gasolina. Acho que para ser mais rápido que o Gasolina só se fosse elétrico.
Antigamente era Raro ver GC na trilha e de uns 2 anos para cá parece que virou febre. o que tem de gente colocando GC na trilha tem duas cidade aqui perto de Caxias do Sul que o pessoal do jeep clube de lá deve ter 7 ou 8 Isso que essas cidades devem ter no maximo 40mil habitantes cada hahaha.
Eu não sei por qual motivo o pessoal colocava mais as XJ na trilha que as ZJ? Uns achavam que era porque a XJ tinha chassi, mas na verdade as 2 são monoblocos. Outros diziam que a era por ser mais leve e menos eletrónica E a capacidade off road da XJ era maior por mais alguns motivos... Eu ainda não sei o real motivo. Na verdade as 2 são muito boas.
andretomasi
20/10/2011, 12:26
Marcelo, na verdade usam mais a XJ pra trilha porque ela é mais espartana, menos coisas pra estragar, menos acabamentos, etc; quem tinha ZJ tinha como carro de luxo e cuidava bem; agora que estão ficando bem velhinhas e desvalorizadas, o pessoal tá começando a usar ZJ na trilha também porque virou Jeep barato.
[ ]'s
MARCELOLUCHESI
20/10/2011, 14:07
Marcelo, na verdade usam mais a XJ pra trilha porque ela é mais espartana, menos coisas pra estragar, menos acabamentos, etc; quem tinha ZJ tinha como carro de luxo e cuidava bem; agora que estão ficando bem velhinhas e desvalorizadas, o pessoal tá começando a usar ZJ na trilha também porque virou Jeep barato.
[ ]'s
OK! Realmente a XJ dá para entrar quase de mangueira dentro praticamente igual ao TJ é só tirar os carpetes e abrir os tampões. A outra vantagem que a da XJ é "brincar no 4x2"
Jean Batistelli
21/10/2011, 11:23
O grande fator do aumento das Zjs nas trilha com certeza é o valor, pois desvalorizou muito (Idade, consumo), eu utilizo uma em trilhas, gosto muito, ela ficaria melhor se tivesse saído uma versão com cambio manual como as Xjs, nos Eua existe umas até 93 mais assim mesmo são raras.
colbertv8
30/10/2011, 07:08
Agora uma pergunta que pode parecer boba, mas que eu não consigo chegar a uma conclusão...
Trocando o sistema de escape da Zj, de 8x1 para 4x1+4x1 dimensionados + 1 catalisador high flow para cada, eu devo fazer:
-sem ligação alguma entre eles.
-Em H.
-Em X pipe.
Essa duvida esses dias não me saí da cabeça e cada um fala uma coisa, aí me perco hehehehehe...
o que acham e por que?
georgevalle
30/10/2011, 10:40
Colbertv8 estou montando uma para trilha e vou montar 4x1 + 4x1 sem ligação entre eles irei ligar as sondas em somente um conjunto, tambem vou fazer um desvio (para ficar direto quando abrir como fiz na rural com motor da silverado 4.1i que ficou bem legal) na cidade ando sem muito ronco e quando vou acelerar de verdade abro a valvula.
colbertv8
08/11/2011, 01:00
Agora uma pergunta simples, mas que cada um responde uma coisa...
O farol auxiliar da Zj usa que lampada?? me falaram h3 / h7 / h1...cabou que eu não troquei ainda e não pude ver o kit xenon pra ela... sei que o farol é HB1, mas o auxiliar eu não faço ideia e não acho escrito no manual em lugar algum...
Outra duvida fica melhor usar o Dot 4 ou o 5.1?? ( ja fui informado por alguns mecanicos que o dot 5 não deve ser usado, apenas o 5.1 ou os originais 3 e 4 do manual )
(antes da preparação to fazendo toda a manutenção do carro...)
abraço!
andretomasi
08/11/2011, 01:08
Xenon tá proibido no Brasil..
Se no manual indica DOT 3, tanto faz usar o 4 ou o 5.1, só vai gastar mais $, a não ser que tenha feito muitas modificações no sistema de freios com discos maiores, etc, ou aumentado a potência do veículo, necessitando de um ponto de ebulição mais alto.
DOT 5 é feito com silicone, não pode trocar o 3/4/5.1 por ele porque vai ferrar com o sistema de freio, e não funciona em ABS.
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colbertv8
08/11/2011, 15:37
Xenon tá proibido no Brasil..
Se no manual indica DOT 3, tanto faz usar o 4 ou o 5.1, só vai gastar mais $, a não ser que tenha feito muitas modificações no sistema de freios com discos maiores, etc, ou aumentado a potência do veículo, necessitando de um ponto de ebulição mais alto.
DOT 5 é feito com silicone, não pode trocar o 3/4/5.1 por ele porque vai ferrar com o sistema de freio, e não funciona em ABS.
[ ]'s
sim meu caro, botei discos de freio slotados e pastilhas de alta performance nos freios, e o dot 3 tá dando fade ao ponto de as vezes me deixar sem freio quando abuso um pouco deles principalmente quando preciso parar depois dos 180km/h ( no autodromo as vezes mais que isso na reta )... dei uma melhorada no motor com Chip retrabalhado (unichip) + cold intake, filtro e escape ( em breve 2 4x1)...o que ja me rendeu em dinamometro (para acerto do unichip) 44cavalos e 8kgfm a mais de torque e um menor consumo de 10% a 90% de aceleração... 100% ele abre a tampa do tanque e a gasosa vai embora!
já o xenon, no meu doc tá legalizado pois o antigo proprietario ja utilizava e legalizou, mas só tá nos farois, eu gostaria de botar nos milhas, mas eu não faço ideia de qual lampada é usada =).
judagrey
11/01/2012, 11:03
Que boa notícia, alguem mais querendo tirar uns poneis do motor v8 das grand cherokee.
Estou À procura deles também, mas estou partindo pra indução forçada de ar.
Como o calculo de potencia é = torque em kg x rpm / 716.2 então entende-se que a potencia é diretamente ligada à rotação em que o torque se apresenta, ou seja, pra eu tirar maior potencia eu nao preciso necessáriamente aumentar o torque e sim preciso aumentar a rpm em que o torque aparece pra que eu consiga obter mais potencia sem forçar o cambio.
Com base nisso eu comprei uma grand cherokee 318(é, como consegui uma rodando por 9200 só tendo que trocar o farol dianteiro, 1 lanterna e 1 tampão eu acabei optando pela 5.2 e nao pela 5.9).
Como o curso desse motor é relativamente curto e as bielas relativamente longas(155mm a biela e 84mm de curso) eu consigo atingir rotações elevadas, lógico que no ultimo estágio da preparação.
Mas como precisamos comecar por algum lugar, eu vou comecar de leve, pra ver como ela responde, escolhi montar o turbo rear mounted, já aproveitando a posição do turbo pra fazer um snorquel, já que pretendo usar ela com potencia total somente no asfalto, deixando ela "original" pra uso na lama.
O kit se compõe de uma turbina hx55 com caracol quente 1.26 e frio .70 se eu não me engano, eixo dela é 76mm e rotor 68mm, capaz de empurrar 99.4 LB/min de fluxo que seria capar de empurrar 990hp. A idéia é fazer o turbo pegar mais tarde pra simplesmente aumentar em pouco o torque porém manter o torque até o corte, e alterar o corte dela. E lógico, já ir me preparando com peças pro carro aguentar a potencia no ultimo estágio(que não tenho pressa em alcancar).
Como é só um experimento, irei usar o escape original que já tem uma boa bitola pra um "coletor de turbo", usarei só os canos até o final, colocarei o turbo no lugar do ultimo abafador, lubrificacao da turbina vai ser puxada do filtro de oleo(já que o sensor de pressão de óleo é em um lugar praticamente impossivel de alcancar pra puxar o oleo de lá) e usarei uma bomba eletrica pra puxar o óleo devolta para o motor.
Primeiro estágio vai consistir em simplesmente montar o turbo, meter um par de bicos siemens de 60lb pulsando na suplementar(a soma de todos os bicos originais é equivalente a 168 lb pra esse modelo da minha que tem bicos de 21lb, que se nao me engano é o mesmo das 5.9, ou seja, pra 255hp com folga usa-se 168 lb entao fazendo regra de 3 temos 1.51cv/LB, entao somando 168 + 120lb = 288lb e multiplicando por 1.51 a gente conseguiria teoricamente alimentar 434hp na mesma situação.)
Mas como eu não tenho como programar a injeção dela por nao ter os mapas(eu reprogramo central de marea turbo pro clube do marea inclusive ja atingi altas potencias no meu proprio marea(417hp na roda medidos no topdyno de curitiba sem correcao de altitude, o que daria um pouco mais de 500hp no motor) eu vou ter que escolher entre:
Usar na gasolina limitando a muito pouca pressão, já que o motor dá 26 graus de ponto até o corte, que se eu manter esse ponto com mais de 0.4bar as canaletas iriam quebrar.
Ou Usar no alcool e poder usar até 1 bar de pressão, porém precisaria de injetores 30% maiores pra compensar a diferenca da relacao estaquiométrica necessária pro novo combustível. E como o enriquecimento por temperatura da gasolina é diferente do alcool, iria ter que me contentar em ter que esquentar bem o carro antes de sair.
Outra opção é fazer e85 misturando 85% de alcool com 15% na gasolina, assim a partida do carro facilitaria, e me limitaria à 0.8 bar de pressão, o que está mais que excelente.
Agora eu preciso confeccionar a tampa da pressurização pra ela e trocar a ventoinha mecanica por eletrica, pra liberar o espaço ali na frente pra passar a tubulacao da pressurizacao E pra ver se resolve o problema de aquecimento(ela está superaquecendo quando fico em um dia quente parado no tráfego, creio que seja problema da embreagem eletromagnética da ventoinha).
Povo por favor se alguém está interessado em trocar informações no assunto eu agradeceria muito, pois é uma preparação longa e que vai demorar um bom tempo, e sem muita informaçao em relação ao carro fica difícil de ir pra frente.
Grande abraço e por favor me digam o que acham da tentativa.
Michael Machado
11/01/2012, 11:55
Colbert, qual é o dia que tu faz essa brincadeira no autódromo?? Gostaria de ver essa brincadeira, ainda mais vendo uma grand cheroka andando nos 180km!!
Pq vocês não turbinam uma BMW M3 e vão curvar a 180km/h no autódromo?
Jeep é pra passear e fazer trilha a 18km/h.
andretomasi
11/01/2012, 14:33
Colbert, qual é o dia que tu faz essa brincadeira no autódromo?? Gostaria de ver essa brincadeira, ainda mais vendo uma grand cheroka andando nos 180km!!
180 até minha Sport sem preparação nenhuma chega. Quero ver é passar de 200km/h e não sair rolando igual um tijolo depois de uma curva ou ondulação na pista. Centro de gravidade alto, suspensão de grande curso, etc.. como o FAPO disse, porque não fazer isso com um veículo que foi projetado pra isso?
Só falta começarem a rebaixar as Cherokas, daí sim :putz:
[ ]'s
Michael Machado
12/01/2012, 00:10
Fapo e André,
Gosto é gosto, eu no máximo consigo andar a 120km, isso na Av. Brasil e na reta da grajaú - jpa. Quero ver rodar 180km com qualquer carro aqui no rj. Tudo parado, trânsito o tempo todo e pardal de limite de velocidade. :P
Xenon tá proibido no Brasil..
Se no manual indica DOT 3, tanto faz usar o 4 ou o 5.1, só vai gastar mais $, a não ser que tenha feito muitas modificações no sistema de freios com discos maiores, etc, ou aumentado a potência do veículo, necessitando de um ponto de ebulição mais alto.
DOT 5 é feito com silicone, não pode trocar o 3/4/5.1 por ele porque vai ferrar com o sistema de freio, e não funciona em ABS.
[ ]'s
André, o q faria se fosse preparar a XJ? Supercharger? Stroker?
Lendo alguns de seus posts, vi que é muito técnico quando o assunto é mecânica. Queria saber sua opinião relacionada a Kits Strokes.
Falei com esse fabricante do link abaixo na Florida e ele disse que só é preciso usinar o bloco, o kit vem completo com pistões forjados para transformar de 4.0L para 4.7L. Deve ficar um canhão, o custo X benefício é excelente. Tem para todos os Jeeps, até JK.
Link:
Titan Engines.com | Viewing: Jeep Stroker Complete Engine Upgrade Kit - Jeep Strokers - Best place for Automotive Parts, Jeep Strokers, Engine Kits and High Quality Service! (http://titanengines.com/jeep-strokers/jeep-stroker-complete-engine-upgrade-kit.html)
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=CRRlSbiX0Rk
Pra quem quer turbinar ZJ's, chegou a hora de refletir!
http://www.youtube.com/watch?v=O0Iq3MrewQs
Acabo de falar com ele novamente. Disse que também vende bloco usinado por U$400.00
No caso da XJ, ela salta de 190hp 225lbft para 265hp 345lbft. Mais potente e torque parelho se comparado ao Magnum 360cid (5.9L). :shock:
andretomasi
12/01/2012, 19:16
Tem kit stroker pronto pra ir até 5.0 :pular:
Eu faria um kit desses, quem sabe um supercharger.. mas acho que tem muita coisa pra mexer antes de mexer no motor, pra começar que os Dana 30/35/44 vão pro espaço rapidinho, os freios já são ruins, etc, antes de mexer demais no motor eu partiria pra Dana 60, freios melhores, suspensão, etc.
[ ]'s
Tem kit stroker pronto pra ir até 5.0 :pular:
Eu faria um kit desses, quem sabe um supercharger.. mas acho que tem muita coisa pra mexer antes de mexer no motor, pra começar que os Dana 30/35/44 vão pro espaço rapidinho, os freios já são ruins, etc, antes de mexer demais no motor eu partiria pra Dana 60, freios melhores, suspensão, etc.
[ ]'s
Concordo.
A maior vantagem que vejo nesse kit stroker é o aumento significativo do torque nos motores 6 cilindros, torque de V8.
Reduz o RPM, trabalha mais frio, maior durabilidade, ...
Um V8 com 6 bocas! :)
Fora isso, é capricho.
andretomasi
13/01/2012, 07:54
O motor original já é forte o suficiente pro conjunto; é possível quebrar várias coisas sem ter mexido no motor. Imagina mexendo então. Eu sou da opinião de que uma repotencialização do motor deve ser acompanhada de uma preparação no resto do veículo. De nada adianta fuçar no motor até tirar 800cv e continuar usando disquinho de freio de 20cm de diâmetro por exemplo. Além do que, de nada adianta um motor de 1000cv num jeep de trilha, se o torque não aumentar proporcionalmente, bem como a aplicação deste torque pelo sistema de tração, etc. Senão vai ter que andar igual motor AP, acelerando no talo e esquentando o tempo todo. Por aí vai, cada utilização é uma preparação diferente. Vai preparar pra correr, faz uma coisa. Vai preparar pra meter no barro, é outra coisa. Mas o cara que quer preparar um Audi A3 pra andar no barro não faz mais sentido do que um que quer preparar uma ZJ pra correr em pista. Escolheu a ferramenta errada pra aplicação desejada.
[ ]'s
juliano muller
18/01/2012, 23:31
Opa, já que o Marceloctba desapareceu, tá aí a cria dele e já ta andando! O home nao tava brincando!!
328868328869
Abç
colbertv8
20/01/2012, 15:28
Reprogramei o modulo, com o SCT tuner que veio lá de fora com 3 programações 91oct, 95oct e 98oct... to usando o 95oct ( só uso podium ), o mesmo também reprogramou os timings do cambio e desligou o gerenciador do torque...
Conclusão, consegui na Av. das americas sentido ( recreio-barra ) chegar aos 210km/h... que eu devo filmar na proxima vez ( fica dificil segurar o carro e filmar ) e a aceleração está absurdamente melhor, principalmente a resposta do cambio e os giros usados nas mudanças... Recomendo pra quem quiser o SCT tuner... ( http://www.hemifevertuning.com )
Quanto ao resto do projeto, vou ter de dar uma pausa pois levei uma cacetada no carro a 40km/h e quebrei os farois e a ponta do parachoque, enquanto o peugeot 207 deu PT... ( presente de fim de ano )... o infeliz não me viu do lado dele e simplesmente cruzou minha frente como se eu nao existisse (como nao me viu ou não me ouviu? tbm gostaria de saber)
mas pra esse ano ainda vem muita coisa... pelo menos um kit de cambio americano que transforma o cambio num 48re level5 um kit stroker e outras coisinhas ( talvez o supercharger ).
Por enquanto é só... depois posto fotos...
colbertv8
20/01/2012, 15:43
Ahhh....
Obs: fui levar na jeep pra fazer o orçamento do conserto... só os conjunto optico esquerdo, parachoque, paralama esquerdo e pintura deu 19mil reais... WOOOOWWW...
Cara, meu carro era todo originalzinho... sem arranhao, sem nadinha, com manutenção em dia... dá uma raiva isso...
pedro bonadio
20/01/2012, 16:00
Fuja da concessionária, é sempre muito caro.
colbertv8
09/05/2012, 16:48
O motor original já é forte o suficiente pro conjunto; é possível quebrar várias coisas sem ter mexido no motor. Imagina mexendo então. Eu sou da opinião de que uma repotencialização do motor deve ser acompanhada de uma preparação no resto do veículo. De nada adianta fuçar no motor até tirar 800cv e continuar usando disquinho de freio de 20cm de diâmetro por exemplo. Além do que, de nada adianta um motor de 1000cv num jeep de trilha, se o torque não aumentar proporcionalmente, bem como a aplicação deste torque pelo sistema de tração, etc. Senão vai ter que andar igual motor AP, acelerando no talo e esquentando o tempo todo. Por aí vai, cada utilização é uma preparação diferente. Vai preparar pra correr, faz uma coisa. Vai preparar pra meter no barro, é outra coisa. Mas o cara que quer preparar um Audi A3 pra andar no barro não faz mais sentido do que um que quer preparar uma ZJ pra correr em pista. Escolheu a ferramenta errada pra aplicação desejada.
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Justamente a inteção é essa... Fazer um carro Inesperado... afinal é muito facil preparar uma SRT8 ou qlqr esportivo pois todos sabem que anda... a minha intenção é montar um Sleeper, um carro que ninguem espera que tenha a performance a qual terá... vendo o video abaixo voce esperaria isso do carro?
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QAbXZH7YSs8
nem eu esperava... e é exatamente isso que eu acho sensacional... quanto aos freios, suspensão, e etc, será tudo retrabalhado, inclusive ja vi kit de freios de 14pol para frente e 12 pol para traseira Willwood ( não plug and play, porém vale apena )
Todo carro bem trabalhado pode ser usado em qualquer tipo de aplicação, basta fazer um bom trabalho e ter condição de bancar a loucura... heheheheheheh
Abração!
Michael Machado
16/05/2012, 12:38
colbertv8, vc é dono de uma grand cherokee preta com um plástico no farol do lado esquerdo????
colbertv8
16/05/2012, 20:44
colbertv8, vc é dono de uma grand cherokee preta com um plástico no farol do lado esquerdo????
Depois que tomei uma cacetada, passei a ser sim.... mas era dono de uma inteirinha.... heheheheheheh
Michael Machado
17/05/2012, 09:33
É, às vezes passo por vc na freguesia. Realmente tua cheroka esta em boa condição. O problema é arrumar um bom lanterneiro. Já achaste?
colbertv8
17/05/2012, 14:20
É, às vezes passo por vc na freguesia. Realmente tua cheroka esta em boa condição. O problema é arrumar um bom lanterneiro. Já achaste?
heheheheh, é, de vez enquando estou por lá na casa dos meus pais... tenho outra lá... uma laredo ( impecavel ).
Olha, eu até achei lanterneiro, o problema é confiar... pq além de trocar as peças, eu quero mandar pintar o carro todo e depois vitrificar...
347904é coisa pequena, porem é chato deixar o carro sem confiar no lugar... o carro tava inteirinho, poxa...
347905 adesivo que ganhei com o SCT tuner... eu ia botar do lado de fora encima do 5.9litre, mas não ia durar nem 1 dia, ja que me levaram até o J do jeep traseiro ( pessoal é muito vandalo mesmo... )
347903 aí são os dois filhotes....
Michael Machado
17/05/2012, 23:28
É você mesmo. Que parada hein?? 19 mil isso ae?? É basicamente o preço do carro. Não acha melhor comprar uma lateral de um usado??
colbertv8
18/05/2012, 16:31
É você mesmo. Que parada hein?? 19 mil isso ae?? É basicamente o preço do carro. Não acha melhor comprar uma lateral de um usado??
Sim, eu ja arrumei as peças... saí tudo + mão de obra por volta de 3mil... mas quero aproveitar e pintar o carro todo tbm e depois mandar vitrificar. o problema é que só depois de junho que o ano começa a ficar "bom" pra mim heheheheh
Michael Machado
18/05/2012, 23:09
To ligado, sei como é!
Se eu soubesse disso antes, falava com o meu mecânico. Ele tinha uma dessas largada no pátio dele. Com 100 reais tu levava a lateral. Ele vendeu a bichinha por 2.500 com motor e tudo.
Guilherme ZJ
20/05/2012, 19:35
Daí cherokeiros, boa noite, estou a procura há algum tempo de dados técnicos e de manutenção no motor da ZJ V8 5.9, tipo torques em parafusos diversos, folgas, apertos, medidas e sobre-medidas etc.
Visto que aqui o assunto é preparações, esses dados já devem estar até decorado pros senhores.
Consegui tabelas de tudo quanto é tipo mas nenhuma delas consta esses dados do motor V8 5.9 da Cherokee e creio que seja o mesmo da Dakota V8
Será que alguém pode me passar essas informações ?
Desde já agradeço
andretomasi
20/05/2012, 21:33
Tu tem o FSM dela?
[ ]'s
Guilherme ZJ
20/05/2012, 21:35
Tu tem o FSM dela?
[ ]'s
O que é FSM ?
andretomasi
20/05/2012, 21:42
Factory Service Manual, o popular "manual do mecânico", é o que eles usam na concessionária pra ajudar os mecânicos totalmente despreparados a fazerem os serviços nos carros da marca. Lá tem as especificações das peças e detalhes de manutenção.
Volta ali no fórum de Cherokees/etc e olha os primeiros tópicos, tem um fixo com o link pra baixar os manuais.
[ ]'s
Guilherme ZJ
20/05/2012, 21:43
Beleza André, vou olhar lá sim.
Valeu
andretomasi
20/05/2012, 21:56
Lá tem o manual de manutenção da caixa dela também, olha na pasta Transmissao, é o arquivo ATSG_42_44_46_blabla pra caixa da tua v8.
[ ]'s
Guilherme ZJ
20/05/2012, 22:00
Lá tem o manual de manutenção da caixa dela também, olha na pasta Transmissao, é o arquivo ATSG_42_44_46_blabla pra caixa da tua v8.
[ ]'s
Tô baixando tudo que eu posso dela aqui mesmo dizendo que é vírus. rss
Meu anti vírus é nervoso mesmo.
Valeu cara
andretomasi
20/05/2012, 22:04
Dizendo que é vírus? Eu conferi aqui antes de postar, e o Google checa também os arquivos que vão pra lá. Que antivírus é esse?
[ ]'s
Guilherme ZJ
20/05/2012, 22:06
Dizendo que é vírus? Eu conferi aqui antes de postar, e o Google checa também os arquivos que vão pra lá. Que antivírus é esse?
[ ]'s
Baixei alguns que dizia que esse arquivo poderia danificar o computador e tal.
Perguntava se queria baixar assim mesmo.
Claro que eu baixei, confiei no site.
Meu anti vírus é o Avira
Guilherme ZJ
20/05/2012, 22:13
Outros diz assim:
"Desculpe, não somos capazes de escanear esse arquivo de vírus. arquivo excede o tamanho máximo que nós fazemos a varredura. download de qualquer maneira (https://docs.google.com/uc?export=download&confirm=no_antivirus&id=0B61K0Knlu0R1U3JLd1htZkxNbDA)"
Fica frio cara, baita ajuda aqui sua.
Valeu mesmo
cadgcao00
07/06/2012, 21:06
lindo som da Magnaflow na zj 5.2
5.2L Jeep ZJ 3" Side Exhaust - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1-s3_hXJRWc)
Michael Machado
10/06/2012, 11:49
O ronco é bonito.
gabriel-cj61
11/07/2012, 01:10
essa cherokee 5.9 é tração integral, ou seja, 4x4 sempre? ou tem como andar só com tração traseira?
valeu, abraço
Guilherme ZJ
11/07/2012, 07:38
essa cherokee 5.9 é tração integral, ou seja, 4x4 sempre? ou tem como andar só com tração traseira?
valeu, abraço
Todas são 4x4 integral. Só se tirar o cardam dianteiro, o que alguns fazem, para andar com tração 4x2.
Gabriel, até onde eu sei, a tração da Limit v8 é integral, mas só movimenta as rodas dianteiras depois de uma patinada.
Aprendi isso depois de atolar várias vezes trilhando com a minha.
Estrada de chão, 4x4 reduzida sempre.
Espero ter ajudado.
Badia
essa cherokee 5.9 é tração integral, ou seja, 4x4 sempre? ou tem como andar só com tração traseira?
valeu, abraço
colbertv8
20/10/2012, 22:28
É.... de volta ao forum... Comprei todas as peças para consertar o filhote ( só falta o painel frontal que tá preso no porto ), mas o projeto vai ser tocado pra frente...
Comprei também Xenon 3000k para os milhas, milhas novos, farois novos, setas e lanternas novas, parachoque novo, tudinho...
Agora também comprei umas besteirinhas: Coletor dimensionado Headman, Kit de freios de performance com pastilhas de ceramica, Rodas 19 e Pneus 255/55R19 ( praticamente a mesma circunferencia total da original ) cabos de vela 10,0mm mopar, velas, tbi, sensor tps, Filtro com Cold air intake e etc... Estou agora a procura de um kit supercharger ( de preferencia Lysholm ) mas ta dificil achar hehehehe...
A duvida atual é: Tem como usar 2 amortecedores por roda??? reparei que no eixo traseiro de alguns carros os amortecedores são montados em lugares diferentes ( não reparei ainda na minha Zj se também é)... geralmente de um lado na frente do eixo / do outro lado atras do eixo. Daria para colocar 2 amortecedores? um na frente e outro atras dos dois lados?? to querendo deixar a suspensão mais firme e por isso vou fazer molas mais firmes (4dedos mais baixas) e usar amortecedores mais firmes...
Valeu rapaziada...
Renato Fraga
21/10/2012, 17:28
Não precisa colocar 2 amortecedores por roda para deixar sua suspensão mais firme.
Precisa sim de um jogo de amortecedores adequados para sua necessidade.
Abraços
colbertv8
22/10/2012, 03:39
Não precisa colocar 2 amortecedores por roda para deixar sua suspensão mais firme.
Precisa sim de um jogo de amortecedores adequados para sua necessidade.
Abraços
Sim, eu sei, mas é que acho esquisito essa disposição da montagem dos amortecedores... um na frente e outro atras do eixo... será que essa montagem tem algum diferencial em desempenho?
Renato Fraga
23/10/2012, 02:37
Geralmente essa disposição é encontrada em suspensões por feixes de molas.
A intenção é atenuar com a ação dos amortecedores, o efeito axle wrap sofrido pelo eixo durante as acelerações e frenagens.
Abraços
colbertv8
15/05/2013, 01:52
aos poucos o projeto vai andando... ( de surpresa a esposa ficou gravida aí atravancou um pouco o andamento ) mas as peças continuam chegando... e ja existe agora um projeto para a pintura... vamos ver no que dá...
Faz tempo que vc não atualiza o tópico... posta aí como está sua ZJ hoje.
Abração,
Grélo.
Guilherme ZJ
23/09/2013, 14:08
Geralmente essa disposição é encontrada em suspensões por feixes de molas.
A intenção é atenuar com a ação dos amortecedores, o efeito axle wrap sofrido pelo eixo durante as acelerações e frenagens.
Abraços
Bom...acho que nunca é tarde pra gente aprender, então gostaria de deixar registrada aqui a minha dúvida devidamente destinada ao companheiro Renato Fraga.
O que seria esse efeito axle wrap ?
colbertv8
23/09/2013, 15:17
Faz tempo que vc não atualiza o tópico... posta aí como está sua ZJ hoje.
Abração,
Grélo.
Meu caro... hoje o projeto ainda não está avançado... por conta de dois motivos... o conserto do carro ( tomei uma cacetada ) e o nascimento da minha filha... mas hoje estou indo buscar o carro na oficina (conserto e pintura nova, tematica "Mopar") para seguir adiante o projeto...
no mais, alguns mods ja estão em casa esperando: Escape dimensionado, catalisadores high flow (1 para cada lado), abafadores sem restrição, freios de performance, pastilhas de ceramica, intake completo, molas feitas sob encomenda ( mais baixas cerca de 5cm e mais firmes ), amortecedores kyb monomax, kit completo de buchas dianteiros e traseiros urethane, espaçadores 55mm AVM, rodas 19pol "nurburgring" preto fosco, pneus goodyear wrangler hp 255/55R19, sistema de som completo para ligar ao radio original ( 2 amps + 3 kits 2 vias + 2x12 ) e por ae vai... chegando o carro começo a esquematizar a parte boa...
Fabiano Klug
23/09/2013, 18:26
Amo as LX 5.9, um dia terei uma.
Helberv8
23/09/2013, 19:28
Bom...........eu queria ver como ficou o skema do 8x2.....tem condição de postar umas fotos pra gente ver??? tenho vontade de fazer na minha ZJ mas na mesma hora da dó de mexer na originalidade do carro.....mas o som deve ficar maravilhoso!!!
colbertv8
24/09/2013, 01:43
Bom...........eu queria ver como ficou o skema do 8x2.....tem condição de postar umas fotos pra gente ver??? tenho vontade de fazer na minha ZJ mas na mesma hora da dó de mexer na originalidade do carro.....mas o som deve ficar maravilhoso!!!
Ainda não instalei... ta tudo em casa esperando o carro chegar...
de qualquer forma, vou sempre postando no grupo que criei do face...
se alguem quiser participar... https://www.facebook.com/groups/JeepGrandCherokeeRJ/
Helberv8
24/09/2013, 09:33
Tô lá acompanhando!!!
colbertv8
26/12/2013, 18:10
444727 atualmente está assim....
colbertv8
26/12/2013, 18:11
444728
Aos poucos o projeto vai tomando forma...
agora só falta a parte mecanica...
444728
Aos poucos o projeto vai tomando forma...
agora só falta a parte mecanica...
Como anda o projeto?
Quero ibagens do interior! Ou não mecheu em nada?
Fabiano Klug
09/04/2014, 12:57
Tais determinado hein John....
Quero acordar cedo, abrir a porta e ver uma VTR V8 estacionada na garagem. Não vejo a hora.
colbertv8
30/07/2014, 12:12
Evento do Clube da cherokee e grand cherokee RJ:
https://www.facebook.com/groups/JeepGrandCherokeeRJ/
No dia 6 de agosto ... A LOCALIZAÇÃO SERÁ A MESMA DO 1º ENCONTRO... POSTO IPIRANGA AO LADO DA REVENDEDORA MINI / CONDOMINIO MANSÕES, EM FRENTE AO POSTO BR "MAP" ...
Evento tradicional + reunião para organização do passeio do clube...
Ja estou estudando desenhos para a confecção de adesivos do clube para distribuir nos proximos eventos...
Esperamos todos que puderem por lá!!! grande abraço!!
Chegaremos por lá entre 20hrs e ficaremos até o ultimo sair =)
Venha e se quiser traga seus amigos!
colbertv8
30/07/2014, 12:53
Atualizando:
472509
Cassiano Jeep
31/07/2014, 10:31
Rapaz, se eu estive mais perto iria, estou em ctba. mas vou acompanhar pelo forum.
.472604
rogerio_zx
31/07/2014, 12:54
foi lifitada? qual foi a receita???
Cassiano Jeep
31/07/2014, 14:02
Olá Rogerio, ergui 4 polegadas, kit montado pela oficina onde levo. molas novas atrás e o calço na frente. e novos amortecedores. sem mais alterações.... ficou massa, falta apenas 4 pneus mais bonitos.
Fabiano Klug
31/07/2014, 14:54
Olá Rogerio, ergui 4 polegadas, kit montado pela oficina onde levo. molas novas atrás e o calço na frente. e novos amortecedores. sem mais alterações.... ficou massa, falta apenas 4 pneus mais bonitos.
Cassiano, ficaria muito agradecido de pudesse nos dar mais informações de valores, onde conseguimos esse kit e umas fotografias de como ficou pois estamos instalando no GNV aqui e depois irá passar por uma revisão na suspensão e esse lift ajudaria a equilibrar a altura do carro com o peso extra na traseira.
Cassiano Jeep
31/07/2014, 16:16
Caro Fabiano, fiz aqui em Curitiba, em uma oficina especializada em Cherokees até podemos dizer. eles preparam para trilha inclusive, e tem uma deles que é animal. Dá uma olhada no google, no site deles e na pág facebook deles que tem bastante foto. É LIDERSUL MECANICA. Líder Sul Mecânica (http://www.lidersulmecanica.com.br) , o valor que gastei foi R$ 1,5 mil incluindo tudo m.o. e peças, amortecedores, etc.
472630472631472632
Fabiano Klug
31/07/2014, 16:23
Bacana, vou trocar umas ideias com eles Cassiano.
dmbranco
29/12/2015, 17:34
Atualizando:
472509
Ficou linda! Mas perdeu um pouco do efeito surpresa que você queria evitar com a SRT. Quem olha, sabe que a bichinha foi mexida. Se quiser lembrar de como ela era antes de tudo isso, basta olhar pra minha :)
519219
Miltinho
30/12/2015, 11:44
Daniel... Bateu uma saudade deste negão!
Que bom saber que voce está com ele ainda e mantendo o mesmo impecavel!
Este foi um dos melhores carros que tive, e sinceramente, bateu um arrependimento depois que vendi para voce!
Forte Abraço!
Ficou linda! Mas perdeu um pouco do efeito surpresa que você queria evitar com a SRT. Quem olha, sabe que a bichinha foi mexida. Se quiser lembrar de como ela era antes de tudo isso, basta olhar pra minha :)
519219
Tá ficando linda a vtr, os adesivos laterais ali da Mopar fico animal rs.
Só me diz um negócio, como fico a iluminação do farol com essas lentes novas? Fico iluminando mais?
Leonir Tochetto
18/06/2017, 11:03
Olá pessoal!Sou novo aqui no fórum!! Estou montando uma gaiola para competição , e estou usando o motor V8 5.2 da cherokee e também o câmbio,eixos da F250 4x4 com pneus 37 pol.
Vou dar uma mexida no motor espero ganhar uns 330cvs. Mas tenho uma duvida, ser que o câmbio automático irá aguentar?
Se tiver alguém para me ajudar no projeto desde já fico grato.
Abraço.
Tsilva2700
26/08/2021, 07:13
Amigo, bom dia! Sou novo aqui no fórum. Tenho uma Gran cherokee 5.2 e estou preparando o motor dela. Agora preciso preparar o câmbio para suportar a nova cavalaria. Que kit seria este que vc fala? Muito obrigado!
Tsilva2700
26/08/2021, 07:33
Bom dia! Sou novo aqui no fórum. Estou preparando o meu motor é um 5.2 vou por um Stroker 390. Porém o câmbio não sei o que fazer. Poderia me ajudar? Valeu amigo!
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