Ver Versão Completa : Caixa de Câmbio X Reduzida
Existe alguma incompatibilidade para que se acople a caixa de câmbio de quatro marchas do CJ5 na caixa redutora do CJ3B ? Em conversa com alguns mecânicos me disseram que não dá, eis que há incompatibilidade entre as engrenagens ou coisa parecida, eis que foi uma conversa bem rápida. Pergunto pois para colocar o AP no meu Jipe, me aconselharam a colocar uma caixa de quatro marchas, que seria melhor para o desempenho deste propulsor da Volkswagem.
Olá Everton
Existe sim. O entalhado (eixo secundário) do câmbio 4 marchas possui estrias finas. Já a engrenagem da reduzida do CJ3 possui estriado grosso. E não dá p/ trocar as engrenagens de uma reduzida na outra, pois a do CJ3 possui contagem de dentes diferente .... :(
Já as reduzidas do CJ-5 possuem o mesmo número de dentes e há dos dois tipos: c/ estriado fino e grosso. :wink:
A única "solução" que vejo seria cortar a ponta do entalhado e soldar uma ponta com estriado fino. Se eu faria isso no meu Jeep ? Muito difícil, teria que achar um cara muuuuuito bom p/ fazer a emenda ... :roll:
Abraços
É Flávio, vou ter que marchar nas latinhas $$$$$$ :cry: , comprar duas caixas (reduzida e câmbio) para o meu Jipe para poder otimizar o uso do AP nele (o pessoal bem que me avisou que não seria fácil o AP em Jipe)... :evil:
Thiago Rodeghel
01/10/2003, 17:13
É Flávio, vou ter que marchar nas latinhas $$$$$$ :cry: , comprar duas caixas (reduzida e câmbio) para o meu Jipe para poder otimizar o uso do AP nele (o pessoal bem que me avisou que não seria fácil o AP em Jipe)... :evil:
Fala aí Epiro :D
Tenha calmaaaa :D tem um lugar em Sampa q tem soluções para câmbios de Jeeps :D .
O site é www.piradiesel.com.br , talvez eles possam resolver isso para vc :D , ou pelo menos achar uma solução. :roll:
Se fosse vc colocava logo um Clark 4m ou 5m :D , é bem melhor 8) para o AP :D
[s] APzeiros
Fabio Buoso
01/10/2003, 17:56
Amigos
Vou aproveitar a ocasião e fazer uma pergunta pertinente ao tema...vcs informaram que a reduzida do CJ3 não serve no câmbio do CJ5, e no caso da reduzida do CJ5 mas de um câmbio 3 marchas? Ela serve no câmbio 4 marchas do CJ5??
Tenho um câmbio 4 marchas em casa, mas está sem a reduzida e ví uma caixa de redução de um câmbio 3 marchas pra vender, mas fiquei na dúvida se serviria ou não..
[]´s
Olá Fábio
vcs informaram que a reduzida do CJ3 não serve no câmbio do CJ5,
Ops, vamos com calma !! :!: A reduzida do CJ-3 serve sim no CJ-5, desde que o entalhado do câmbio do CJ-5 seja com estriado grosso. O que não serve é usar engrenagens da reduzida do CJ-5 com uma reduzida do CJ-3, ou seja, as engrenagens das duas caixas reduzidas não são intercambiáveis ... :wink:
e no caso da reduzida do CJ5 mas de um câmbio 3 marchas? Ela serve no câmbio 4 marchas do CJ5??
Há dois tipos de câmbio 3 marchas p/ o CJ-5: com 1ª "seca" e c/ 1ª sincronizada. E há dois tipos de entalhados, estria fina ou grossa. Já os câmbios 4 marchas são todos estriados finos, embora também haja 2 tipos de câmbios 4 marchas, da Rural e do Maverick, usado também nos Jeeps. Os do Jeep/Maverick certeza absoluta que o estriado é fino.
Mas resumindo a conversa toda: se sua reduzida for do CJ-5, não há problema: se o estriado da engrenagem não "bater" com a do câmbio, basta você trocar essa engrenagem. A engrenagem a que me refiro é que vai no ponta do entalhado do câmbio, mas por dentro da reduzida. Infelizmente, não sei o nome "técnico" dela ... :roll:
Para você ter acesso a essa engrenagem, basta retirar a tampa traseira da reduzida, que você já "dá de cara"com ela ...
Abraços
Fabio,
As reduzidas do CJ-5 são idênticas, independente do câmbio ser de 3 ou 4 marchas, salvo que algumas reduzidas tem o estriado fino ou grosso. Mas isso independe do câmbio, e sim do ano de fabricação do Jeep. :wink:
[s] reduzidos,