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Ver Versão Completa : Retentor traseiro motor OHC



Sydney66
25/07/2011, 20:25
Pessoal sou novo por aqui. O fórum é muito bom e já encontrei diversas coisas úteis para mim, mas sobre esse assunto ainda não. Meu motor OHC é de 1977 e portanto seu retentor traseiro (lado da volante) é uma gaxeta formada por 2 meia-luas, parecidas com a do motor da GM. É possível fazer alguma coisa para poder utilizar o retentor do modelo de 1981 em diante, ou terei que mudar o bloco todo. Ou tem alguém aqui que conseguiu resolver aquele vazamento que teima em persistir, acho que é a qualidade dessas gaxetas.....
Agardeço mais uma vez por qualquer informação.

regisbellini
25/07/2011, 21:39
Boa Noite Sidney66,

o problema esta na qualidade da gaxeta. Esses que vendem barato não duram nada e volta a vazar rapidamente. Segundo o ultimo mecanico que mexeu e resolveu, encomendou uma importada na faixa dos R$100 e nunca mais tive problema. Agora se quiser colocar retentor terá que mexer no bloco.

abs,
Regis

Robertux
27/07/2011, 00:42
Embora meu Jeep seja 1976 ele veio com um BF 161 adaptado. Quando resolvi voltar no original, comprei um motor que era de uma F 100 posterior a 81, portanto ele já veio com retentor traseiro e ignição eletrônica original, além do carburador Solex H34 SEIE de corpo duplo.
Quando eu estava procurando um motor para comprar, comentei com meu mecânico que eu queria colocar o sistema de retentor traseiro em vez de gaxetas, caso comprasse um mais antigo, e ele me falou que era possivel mas teria que usinar o bloco e o virabrequim para colocá-lo, mas como achei um mais novo não precisei fazer, então não tenho como detalhar o trabalho a ser feito.

Sydney66
27/07/2011, 18:24
Embora meu Jeep seja 1976 ele veio com um BF 161 adaptado. Quando resolvi voltar no original, comprei um motor que era de uma F 100 posterior a 81, portanto ele já veio com retentor traseiro e ignição eletrônica original, além do carburador Solex H34 SEIE de corpo duplo.
Quando eu estava procurando um motor para comprar, comentei com meu mecânico que eu queria colocar o sistema de retentor traseiro em vez de gaxetas, caso comprasse um mais antigo, e ele me falou que era possivel mas teria que usinar o bloco e o virabrequim para colocá-lo, mas como achei um mais novo não precisei fazer, então não tenho como detalhar o trabalho a ser feito.
Regis e Roberto, agradeço aos dois pela contribuição. Vou adquirir uma gaxeta importada de qualidade. Substituir esse motor no momento não penso, pois além de estar muito sartisfeito com ele (faz 9,8 km/l em velocidade de cruzeiro), ele sofreu uma reforma anos atrás que o deixou bem disposto, teve os dutos polidos e foi taxado com utilização dos pistões do modelo a álcool.
[] Sydney

maxdelta
27/07/2011, 20:38
Regis e Roberto, agradeço aos dois pela contribuição. Vou adquirir uma gaxeta importada de qualidade. Substituir esse motor no momento não penso, pois além de estar muito sartisfeito com ele (faz 9,8 km/l em velocidade de cruzeiro), ele sofreu uma reforma anos atrás que o deixou bem disposto, teve os dutos polidos e foi taxado com utilização dos pistões do modelo a álcool.
[] Sydney
Onde vc conseguiu o pistão pra alcool? Fiz motor do meu, queria ter colocado pistão pra alcool! Ia troca pra gm150, mas quando abri o motor e vi q todas as peças eram standard, e poderiam ficar ainda standard, dei uma chance ao ohc!

Esse fim de semana vou testá-lo na trilha!

Quanto a sua dúvida em relação ao retentor, me disseram q na retifica tem como modificar pra receber um retentor, como o bloco voltou antes de eu saber deste detalhes fica pra próxima!

[]s

Sydney66
27/07/2011, 21:10
Ola Max.
Realmente os pistões a álcool hoje são raríssimos. Essa reforma que lhe falei foi em 2002, na época nào tive dificuldades em obtê-lo, mas agora.....
Valeu pela dica, mas esse motor só rodou de lá para cá 25000 km, por isso não quero mexer nele agora, apesar de em tempo já ser quase 10 anos!! rsrs
Por hora vou adquiirir uma gaxeta importada, mas se eu souber de alguma loja com estoque antigo que tenha informarei aqui no fórum.
Abs.